quinta-feira, 31 de maio de 2012

No dia mundial sem tabaco, veja as 10 Boas razões para deixar de fumar


CONHECENDO O CIGARRO POR DENTRO

* A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4700 substâncias tóxicas
* O alcatrão presente no cigarro, contém mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas
*A nicotina juntamente com o monóxido de carbono provoca diversas doenças cardiovasculares e estimula o aparelho gastrointestinal a produzir ácido clorídrico, que pode causar úlcera gástrica













10 BOAS RAZÕES PARA DEIXAR DE FUMAR

1ª A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes;
2ª A quantidade de nicotina livre é muito maior nos charutos do que nos cigarros, pois o pH da fumaça dos charutos é mais elevado. Esta nicotina livre é bem absorvida pela mucosa da boca e pode explicar porque os fumantes de charutos apresentam maior incidência de câncer de boca e língua;
3ª O cigarro é responsável por 30% das mortes de câncer e 20% das mortes por ataques cardíacos;
4ª A nicotina é a droga presente no tabaco que causa a dependência e pode ocasionar aborto nas mulheres;
5ª Os processos farmacológicos e comportamentais que determinam a dependência do tabaco são similares aos que determinam a dependência de drogas, como heroína ou cocaína.
6ª O tabagismo passivo é causa de doenças, inclusive câncer de pulmão em não fumantes saudáveis (fumantes passivos);
7ª Os filhos de pais fumantes quando comparados com os filhos de não fumantes apresentam uma maior freqüência de infecções respiratórias, mais sintomas respiratórios como alergias e taxas ligeiramente menores de aumento da função pulmonar à medida que o pulmão amadurece;
8ª A simples separação de fumantes e não fumantes dentro de um mesmo espaço pode reduzir, mas não elimina, a exposição de não fumantes à poluição tabagística ambiental;
9ª O cigarro provoca 200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora);
10ª Fumar provoca disfunção erétil (impotência) em homens.
Vale o questionamento, fumar vale a pena?

Fontes de pesquisa:

INCA - Instituto Nacional do Câncer

Wikipédia - Tabagismo

Atividades marcam Dia Mundial Sem Tabaco no Recife

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o cigarro é responsável pela morte de cerca de 200 mil pessoas por ano no Brasil. Para tentar diminuir índices como esse, é celebrado internacionalmente, nesta quinta-feira (31), o Dia Mundial sem Fumo. Governo e instituições irão se reunir com diversas ações ao longo do dia, no Recife, para promover atividades de conscientização, com exames, palestras e distribuição de material educativo.

No Pátio do Livramento, no bairro de Santo Antônio, no centro da capital pernambucana, haverá uma feira de saúde, em parceira entre o Sesc e a Coordenação de Controle de Tabagismo da prefeitura. Serão oferecidos serviços de atendimento de graça e orientação especial para quem deseja parar de fumar.

“Nós estaremos para mostrar às pessoas sobre os males que o cigarro causa, como câncer, doenças da boca, cardiovasculares. Estaremos com a clínica odontológica do Sesc dando essas orientações e ensinando o autoexame. Vamos estar com Senac, fazendo aferição de pressão. E a Secretaria Municipal de Saúde estará orientando os locais que têm o programa para quem quer parar de fumar”, informou Mônica Regina, coordenadora de Educação em Saúde do Sesc.

A feira do Pátio do Livramento prestará atendimento até às 12h. “A gente sabe que o cigarro tem mais de 4,5 mil substâncias e não prejudica apenas a saúde da pessoa, mas também o meio ambiente. Estaremos para alertar a população, não para pedir para parar de fumar, porque isso parte da consciência de cada um, mas vamos orientar, prevenir”, informou Mônica Regina. Na ocasião, será distribuído material educativo com orientações sobre as doenças e tratamentos causados pelo consumo do cigarro.

Durante a manhã, ainda haverá atividades, como palestras e apresentação de vídeos, na Unidade de Saúde da Família do bairro do Coqueiral, e das comunidades do Planeta dos Macacos e Guarulhos, localizadas em Jardim São Paulo. No final da tarde, a equipe do Centro de Prevenção e Reabilitação de Alcoolismo (CPTRA) irá realizar uma ação com apresentações folclóricas, depoimentos de ex-fumantes, distribuição de brindes e jantar na sede da entidade, localizada na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, no bairro da Tamarineira.
g1

Agra surpreende e anuncia volta da candidatura a prefeito


O prefeito Luciano Agra (PSB) tomou coragem e decidiu bater chapa com Estelizabel Bezerra na convenção do PSB que escolherá o candidato que vai disputar a prefeitura de João Pessoa nas eleições de outubro. Agra, que no começo do ano divulgou carta desistindo da candidatura, decidiu com base em pesquisas ir para o confronto. A decisão ocorre um dia antes do encontro do PSB para lançamento do programa de governo da pré-candidata Estelizabel.

Em carta enviada ao presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ele enfatiza que a candidatura de Estelizabel não decolou e nem conseguiu unir o partido. "A expectativa de manter unida a base partidária em torno da pré-candidatura do PSB infelizmente não se consolidou. O que presenciamos foi uma intensa desagregação, fruto da atipicidade da situação", afirma.


Ele encerra a carta revelando o desejo de ser candidato em lugar de Estelizabel. "Quero ser candidato para unir forças, o partido, as demais legendas e dar sequência ao trabalho que estamos desenvolvendo na Prefeitura de João Pessoa, e, acima de tudo, fortalecer o nosso projeto político, solidificando as bases imprescindíveis da capital para as disputas futuras em 2014, nos cenários estadual e nacional".

O presidente municipal do PSB, Ronaldo Barbosa, não quis se pronunciar sobre a carta de Luciano Agra. Ele disse que só depois de ter acesso ao documento é que vai emitir sua opinião.

JP Online
JEFTE NEWS

Mais casos de catarata na Paraíba


A Paraíba registrou aumento de 65,58% no diagnóstico de catarata, no ano passado, em relação a 2010. O número saltou de 6.328 para 10.478 casos. Só nos 3 primeiros meses de 2012, a patologia já foi identificada em 1.992 pessoas. A doença, que acomete principalmente idosos a partir de 60 anos, causa opacidade aos olhos e pode levar à cegueira total. A cura só ocorre após realização de cirurgia, que está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o representante da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e ex-presidente da Sociedade Paraibana de Oftalmologia, Ivandemberg Veloso Lima, os números não mostram aumento de novos casos, mas, sim, a expansão do tratamento.

Ele explica que catarata é um problema que ocorre, naturalmente, na maioria das pessoas que alcançam os 60 anos de idade. É uma espécie de película criada pelo organismo para cobrir o globo ocular. A finalidade é proteger os olhos e evitar a agressão causada pela cor azul, proveniente da radiação solar, nos idosos.

Inicialmente, o corpo cria uma opacidade que barra apenas a tonalidade azul, mas, em algumas pessoas, essa proteção aumenta e inibe também a atuação de outras cores. Ela provoca embaçamento visual progressivo e pode evoluir até para a cegueira total, caso não seja iniciado o tratamento. Apesar de acometer principalmente idosos, a doença pode ser causada por outras razões, como traumatismo, diabetes e uso de alguns tipos de medicamentos.

A cura totalmente só chega após a realização de cirurgia. E é exatamente nesse ponto onde residia o problema, na Paraíba.

Segundo o médico, até 2011, havia no Estado uma grande dificuldade para os pacientes obterem a cirurgia. O motivo era questão financeira. Apesar de ser coberta pelo SUS, o governo federal não estava liberando os recursos para pagar pelas cirurgias, que são caras e inacessíveis para pacientes carentes.

“Por isso, havia muita cirurgia represada. Isso começou a melhorar a partir de 2011, quando as despesas começaram a ser pagas e os médicos passaram a fazer os procedimentos e até a salvar vidas”, conta.

De acordo com o oftalmologista, 90% dos pacientes só ficam curados, de fato, após realização de cirurgia, que é muito simples. “Ela é feita com uso de laser, sem anestesia e dura apenas 15 minutos”, explica o especialista.

O procedimento está disponível na rede pública de saúde. Para ter acesso, é necessário que o paciente procure uma unidade do Programa de Saúde na Família (PSF). Após ser analisado pela equipe do serviço, ele é encaminhado para um oftalmologista, que solicita exames e agenda a operação. “A cirurgia é segura, eficiente e rápida e permite até que as pessoas deixem de usar óculos”, detalha Ivandemberg.

JP Online
JEFTE NEWS

Comissão aprova regulamentação da profissão de diarista


A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou nesta quarta-feira (30) o Projeto de Lei 7279/10, do Senado, que regulamenta a profissão de diarista. A relatora, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), sugeriu a aprovação da proposta, com emendas. Conforme o texto aprovado, diarista é o trabalhador que presta serviço no máximo uma vez por semana para o mesmo contratante, em ambiente residencial, sem vínculo empregatício. Ele deverá receber o pagamento pelos serviços prestados no dia da diária.

O texto do Senado considera diarista o trabalhador que presta serviço até dois dias por semana para o mesmo contratante.

Como a legislação não define quantos dias são necessários pra se criar vínculo empregatício, atualmente cabe ao Judiciário decidir quem pode ser considerado diarista (trabalhador autônomo, sem vínculo) ou empregado doméstico (com vínculo). Há duas correntes de entendimento: a primeira acredita que o vínculo empregatício do doméstico se configura com a prestação de serviço de, pelo menos, duas vezes por semana, enquanto a outra entende que só há vínculo empregatício a partir da prestação de trabalho por três dias semanais.

Sandra Rosado optou por modificar o número de dias, a partir de sugestões de representantes dos trabalhadores. “Chegou-se a um consenso que mais de um dia de trabalho para o mesmo contratante já deve ser considerado como vínculo empregatício”, explicou.


Inscrição no INSS
A relatora Rosado também retirou do texto a obrigação de o diarista apresentar ao contratante comprovante de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como contribuinte autônomo ou funcional. “A nenhum outro trabalhador autônomo são obrigatórias por lei a inscrição e a contribuição à Previdência Social”, destacou. Segundo ela, a proteção previdenciária é muito importante para qualquer trabalhador, mas a adesão ao sistema público de seguro social deve se dar de forma espontânea, “por um processo de conscientização, e não por imposição da lei”.

De acordo com a autora do projeto, a ex-senadora Serys Slhessarenko, a proposta atende à reivindicação da campanha "Legalize sua doméstica e pague menos INSS", patrocinado por entidades de empregados domésticos. "Já é hora de resgatarmos a dignidade do trabalho doméstico no Brasil de forma definitiva", afirmou.

JEFTE NEWS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...