domingo, 1 de julho de 2012

Após freada brusca, motorista perde o controle e tomba em João Pessoa


Mãe e filho passaram por um susto na manhã deste domingo (1) em João Pessoa, capital da Paraíba, o carro seguia na BR-230, no sentido Cabedelo, Região Metropolitana, quando  tombou em uma curva.
Segundo informações do tenente Alves, do Corpo de Bombeiros, a condutora teria freado de forma brusca, durante uma curva nas proximidades do Hospital de Emergência e Trauma, quando perdeu o controle e virou na pista.
 A criança de quatro anos, que estava no banco de trás do veículo e não sofreu ferimentos. A mãe dele,  foi socorrida por equipes do Samu e Corpo de Bombeiros, se queixando de dores na região lombar, ela teve que ser removida do carro pelo porta-malas porque a porta estava bloqueada. Até o meio dia deste domingo (1) a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou aoG1 que foram registrados quatro acidentes nas estradas federais no estado.

Condutora do veículo perdeu o controle na curva e tombou na BR-230 em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1PB)Condutora do veículo perdeu o controle na curva e tombou na BR-230 em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1PB)

Criança de quatro anos é assassinada em casa na Paraíba


Uma criança de quatro anos de idade foi assassinada a tiros na noite deste sábado (30) na comunidade Cabral Batista, no Bairro dos Novais, em João Pessoa. O crime aconteceu por volta das 22h e teria sido motivado por vingança.
De acordo com informações do Tenente Sobreira, da Polícia Militar, cerca de cinco homens fortemente armados procuravam o pai do menino por causa da execução de um jovem de 17 anos, que teria acontecido na última quinta (28).Como não encontraram o homem, atiraram contra o filho dele, explicou o tenente.
Segundo a avó da criança, ele teria pedido para que ela fechasse a porta de casa porque homens armados se aproximavam. Já de acordo com informações da Polícia, duas mulheres estavam na casa e tentaram bloquear a porta da casa com a geladeira. Uma delas foi atingida por um tiro de raspão na região do tórax, mas passa bem.
O menino ainda foi socorrido pelos PM’s com um tiro na cabeça e outro nas costas. Ele foi levado para o Hospial de Emergência e Trauma, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
g1

STF nega recurso da UFPB sobre eleição de reitor; caso vai para o STJ


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto, negou, nesta sexta-feira (29), o recurso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que pedia a anulação do segundo turno das eleições para reitor da instituição que aconteceram no último dia 6 de junho. Após a negativa, o ministro encaminhou o processo ao Superior Trinbunal de Justiça, que ainda deve analisar o caso.
O segundo turno das eleições foi inicialmente suspenso por decisão do Conselho Universitário (Consuni) e só deveria ser realizado depois que a greve dos professores acabasse. Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no entanto, anulou a decisão e determinou que o pleito acontecesse no dia 6.

A candidata apoiada por Rômulo Polari, o atual reitor, Lúcia Guerra, orientou seus eleitores que não votassem. Isso e mais o fato de que as aulas estavam paradas devido à greve resultou em uma abstenção de mais de 80%. A candidata Margareth Diniz, ficou na liderança com 94,61%.

"Acho que é precipitada essa comemoração. O recurso foi negado, mas foi encaminhado para o STJ, segundo resumo da decisão disponível no site do STF", declarou Lúcia Guerra.

O resumo da decisão foi divulgado na página do STF. O próximo passo é do Consuni, que tem que aprovar o relatório da Comissão Eleitoral que reconhece a vitória de Margareth Diniz como legítima e dentro da normalidade. O G1 tentou entrar em contato com a assessoria de Rômulo Polari, que além de reitor é presidente do Consuni, para saber o que será feito, mas as ligações não foram atendidas. Margareth Diniz também não atendeu às ligações.
 g1

Motorista fica nu e se exibe em cima de veículo nos EUA


Um motorista identificado como John Brigham, de 45 anos, protagonizou um incidente bizarro em Scottsdale, no Arizona (EUA). Brigham saiu de seu carro, tirou a roupa e subiu em outro veículo em um cruzamento movimentado da cidade, segundo a TV "ABC 15".
Motorista tirou a roupa e subiu em cima de outro veículo. (Foto: Reprodução)
Em seguida, o suspeito roubou o carro de uma mulher, mas se envolveu depois em um acidente com outros cinco veículos. A polícia acredita que Brigham estava dirigindo de forma perigosa e em alta velocidade.
Após o acidente, ele saiu correndo e tentou roubar outros veículos.
Incidente bizarro ocorreu em Scottsdale, no estado do Arizona. (Foto: Reprodução)
g1

Tempestade deixa 11 mortos nos EUA


Uma violenta tempestade atingiu a região de Washington e o leste dos Estados Unidos no sábado (30), deixando ao menos 11 mortos e 3,7 milhões de residências sem energia elétrica, informou a imprensa local.
Queda de árvore deixou carro destruído em Lynchburg, na Virgínia. (Foto: Parker Michels-Boyce/The News & Advance/AP)
Pelo menos 11 pessoas morreram nas tempestades provocadas pela onda de calor, enquanto os estados de Maryland, Virginia, Virginia Ocidental e Ohio se declararam em emergência.
O jornal "Washington Post" revelou que uma pessoa morreu na região da capital americana ao ser atingida por um cabo elétrico, e que outras quatro faleceram devido à queda de árvores nos estados vizinhos de Virgínia e Maryland.
Frances Lukens observa estragos provocado por queda de árvore em sua casa em Lynchburg, na Virgínia. (Foto: Parker Michels-Boyce/The News & Advance/AP)
O "Richmond Times-Dispatch" noticiou a morte de ao menos seis pessoas na Virgínia.
Na manhã de sábado, os habitantes da capital dos Estados Unidos encontraram as ruas repletas de árvores, galhos, postes derrubados e lixo devido aos fortes ventos.
Arrancadas pela tempestade, árvores bloqueavam completamente algumas estradas da região.
A tormenta ocorre após temperaturas muito elevadas na região, acima dos 38 graus.
O presidente Barack Obama declarou estado de emergência na Virgínia Ocidental, onde 688 mil pessoas ficaram sem eletricidade. O governador Earl Ray Tomblin pediu calma à população.
"Nossas equipes de resgate têm a imperiosa necessidade de chegar às pessoas com dificuldades", disse Tomblin. "Peço a todos os cidadãos da Virginia Ocidental que não utilizem as estradas, exceto em caso de urgência absoluta".
O governador da Virgínia, Bob McDonnell, também declarou o estado de emergência assinalando que a tormenta provocou os piores danos no sistema elétrico na história do estado.
A agência americana para gestão de crise (Fema) trabalha ativamente com as autoridades locais nas zonas afetadas pela tormenta (Indiana, Kentucky, Ohio, Virgínia Ocidental, Virgínia, Maryland, Pensilvânia e Washington), informou o departamento de Segurança Nacional.
Em Ohio, 500 mil usuários permaneciam sem energia elétrica, segundo a companhia AEP, que previu para entre 5 a 7 dias a normalização do serviço.
g1

Crocodilo de 6,17 m entra para o Guinness como maior do mundo


Um crocodilo gigante que foi capturado no ano passado na cidade de Bunawan, nas Filipinas, foi reconhecido neste domingo (1º) pelo Guinness, livro dos recordes, como o maior do mundo. A porta-voz do Guinness, Anne-Lise Rouse, disse que o crocodilo de água salgada apelidado de "Lolong" mede 6,17 metros e pesa mais de uma tonelada.
'Lolong' mede 6,17 metros e pesa mais de uma tonelada. (Foto: AP)'Lolong' mede 6,17 metros e pesa mais de uma tonelada. (Foto: AP)
'Lolong' foi capturado no dia 3 de setembro. (Foto: Jeoffrey Maitem/Getty Images)'Lolong' foi capturado no dia 3 de setembro de 2011. (Foto: Jeoffrey Maitem/Getty Images)

Portuguesa x Santos marca duelo de gerações entre Dida e Neymar


Não seria absurdo dizer que Dida poderia ser pai de Neymar. Aos 38 anos, o consagrado e experiente goleiro da Portuguesa, de volta ao futebol depois de dois anos parado, terá um desafio diferente e indigesto. Campeão do mundo com a Seleção em 2002, como reserva de Marcos, o atleta vai encarar o craque de moicano, de 20 anos, maior esperança do futebol nacional para liderar a possível conquista da Copa de 2014, no Brasil.
O duelo de gerações colocará à prova a eficiência de Dida, que estreou sem sofrer gols pela Lusa na vitória por 1 a 0 contra o São Paulo, na última rodada do Campeonato Brasileiro, e de Neymar, artilheiro do Santos na temporada com 29 gols em 29 jogos. Se a Portuguesa conta com seu "paredão" para vencer em casa e seguir subindo na tabela, o Peixe aposta suas fichas no atacante para, enfim, conseguir o primeiro triunfo na competição nacional.
Portanto, quando Portuguesa e Santos iniciarem a partida deste domingo, às 16h, no Canindé, mais do que apenas o jogo válido pela sétima rodada do Brasileirão, o confronto marcará o encontro da mais nova joia nacional diante de um goleiro repleto de história, que largou a aposentadoria para retornar aos gramados.

Portuguesa:
 o técnico Geninho deve manter o 3-5-2 que venceu o São Paulo no último fim de semana. O atacante Ananias, recuperado de dores na coxa, pode voltar ao time, mas deve ficar no banco de reservas. Mudança certa é a saída de Luis Ricardo, que cumpre suspensão. O jovem Alê, de apenas 19 anos, é uma opção para a vaga na lateral direita. Geninho ainda pode deslocar Ivan para a direita e promover Raí a titular na esquerda. Assim, a Lusa deve entrar em campo com Dida; Rogério, Gustavo e Lima; Alê (Raí), Moisés, Guilherme e Léo Silva e Ivan; Diego Viana e Vandinho.A Portuguesa vai empolgada pela vitória na última rodada sobre o São Paulo, também no Canindé. A Lusa tem sete pontos, três a mais que o Peixe, que ainda está atrás da primeira vitória no Brasileirão. O jogo será transmitido para todo o Brasil pelo canal Premiére, por meio do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances, em Tempo Real.

header as escalações 2
Santos: apesar de ter algumas dúvidas em virtude de atletas no departamento médico, o técnico Muricy Ramalho, do Alvinegro, não deve mudar a equipe titular do Peixe, em relação ao time que treinou nos últimos dias no CT Rei Pelé. A provável novidade da partida será a estreia de Douglas (antes chamado de Wesley Douglas), jovem lateral-direito de 19 anos. Além do atleta recém-promovido da base, a outra surpresa para a torcida santista é a possível volta de Paulo Henrique Ganso, desfalque contra o Coritiba, ele está relacionado para o jogo contra a Lusa. Já Elano deve seguir no banco. Desta forma, o provável Santos terá: Rafael; Wesley Douglas, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Henrique, Arouca e Ganso; Neymar e Borges.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Portuguesa: Luis Ricardo, suspenso. William Xavier, Leandro Silva e Ricardo Jesus, lesionados.
Santos: Fucile, David Braz, Pedro Castro, Crystian, Galhardo, Bernardo, lesionados. Maranhão, barrado.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Portuguesa: os zagueiros Gustavo e Rogério.
Santos: os zagueiros Bruno Rodrigo e Edu Dracena.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Raphael Claus (SP) apita o jogo, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP). Raphael Claus arbitrou três partidas no Brasileirão, marcou 116 faltas (média de 38,7 por jogo), aplicou 10 amarelos (3,3 po jogo), nenhum vermelho e assinalou dois pênaltis. O campeonato tem média de 4,59 amarelos, 0,22 vermelhos e 37,7 faltas.

header fique de olho 2
Portuguesa:
 Guilherme. O volante chegou a ser afastado da Lusa e perdeu o início do Brasileirão por conta das negociações com o Corinthians. O volante disse ter sido até ameaçado por torcedores da Portuguesa. Mas isso ficou para trás. Ele voltou a ser titular na partida contra o São Paulo, jogou bem e foi aplaudido no Canindé. Agora, ele espera fazer um gol no Santos para selar as pazes com a torcida.
Santos: Neymar e Ganso. O atacante do Santos, artilheiro do time na temporada, com 29 gols em 29 jogos, marcou contra o Coritiba, no empate por 2 a 2, e é a principal esperança de bolas na rede do time. O craque tentará manter média de um gol por partida. Já o camisa 10 retorna para a equipe e deve melhorar a qualidade do passe no meio.

header o que eles disseram

Moisés, volante da Portuguesa: "O Santos tem jogadores de qualidade, como Neymar, Ganso e Arouca, que sempre podem fazer a diferença. Não podemos nos descuidar na marcação, mas também precisamos atacar. Espero que possamos ter esse equilíbrio para buscar a vitória e mais três pontos importantes. Vencer dois clássicos seguidos nos daria uma confiança ainda maior para a sequência da competição"
Muricy Ramalho, técnico do Santos: "É um time que passou por uma fase não boa no Paulistão. Ganhou um bom clássico contra o São Paulo e é sempre complicado jogar no Canindé. Será um jogo duro, como todos no Brasileiro"
header números e curiosidades
* Este é o pior início de Campeonato Brasileiro na história do Santos. Pela primeira vez desde 1971, quando o Campeonato Brasileiro começou a ser disputado, o Santos não conseguiu vitória alguma em suas seis primeiras partidas na competição.
* Além do jejum de vitórias (sete partidas sem ganhar, contando a Libertadores), o Santos vive um momento de escassez de gols. Depois de marcar 79 gols em 31 jogos até a decisão do Campeonato Paulista, o Peixe marcou apenas cinco gols em suas últimas dez partidas. Nestes jogos, o Santos conseguiu apenas uma vitória, empatou cinco vezes e sofreu quatro derrotas.
* No Canindé, a Portuguesa já disputou 15 partidas nesta temporada, obtendo oito vitórias, quatro empates e sofrendo apenas três derrotas, para Paulista e Santos no Paulistão, e Vasco no Brasileiro. Em 2012, a Lusa marcou 23 gols no Canindé e sofreu nove.
* Nas últimas cinco vezes que Portuguesa e Santos se enfrentaram no Canindé, houve quatro empates (0 a 0 no Brasileiro 2001; 1 a 1 no Torneio Rio-SP 2002; 0 a 0 no Brasileiro 2008 e 1 a 1 no Paulistão 2010) e uma vitória santista por 2 a 0 no Paulistão deste ano.
g1

Em meio à guerra contra o tráfico, mexicanos escolhem novo presidente


Aterrorizados com tiroteios, sequestros e massacres na guerra contra os cartéis da droga, os mexicanos vão às urnas neste domingo (1º) para escolher o próximo presidente do país, 128 senadores e 500 deputados federais. Se as pesquisas se confirmarem, Enrique Peña Nieto caminha para pôr o partido que governou o México por grande parte do século passado, o PRI, de volta ao poder.
A última sondagem, feita pela empresa Buendía & Laredo para o jornal 'El Universal', mostrou Peña Nieto, do opositor Partido Revolucionário Institucional, subindo 4,2 pontos percentuais, para 41,2% das intenções de voto, em comparação a uma pesquisa publicada em 18 de junho.
arte - méxico - candidatos eleições 2012 (Foto: Arte/G1)
A pesquisa menos favorável ao candidato do PRI é a do jornal Reforma, que aponta 41% das intenções de voto para Peña Nieto, contra 31% para o esquerdista Andrés Manuel López Obrador, da coalizão Movimento Progressista, e 24% para Josefina Vázquez Mota, do governista Partido Ação Nacional (PAN) - que não obteve muito apoio do atual presidente para decolar sua campanha.
Os candidatos firmaram na última quinta um pacto no qual se comprometem a aceitar os resultados da eleição, em meio a temores de que López Obrador poderia não admitir sua provável derrota e comandar protestos, como fez em 2006. O esquerdista recentemente acusou seus rivais de tramarem uma fraude eleitoral dizendo ter pesquisas próprias que apontavam sua liderança, mas participou do evento e assinou o documento, assim como o restante dos candidatos.
Partidários de Enrique Peña Nieto seguram as mãos durante campanha em Toluca, no dia 27 (Foto: Tomas Bravo/Reuters)
Violência na pauta
Quando o presidente Felipe Calderón chegou ao poder, em 2006, lançou uma ofensiva militar para combater as drogas que deixou mais de 50 mil mortos - e até agora não conseguiu acabar com o poder dos cartéis. Segundo uma pesquisa do instituto Pew Research publicada no dia 20 de junho, oito em cada dez mexicanos apoia a política de Calderón, embora 47% digam que há progressos contra a guerra ao narcotráfico e 30% achem que o governo está perdendo.
"Tomara que vença o candidato que puder acalmar essa situação. Estamos cansados de tantas mortes. Dá medo sair de casa: começou um tiroteio quando comprava o uniforme do meu neto e vi o vendedor cair morto", contou à agência de notícias France Presse Elia Espinoza, dona de casa de 56 anos, em um comício.
Segundo escreveu o jornalista e autor Alan Riding em um artigo no jornal 'New York Times', "ao invés de derrotar os cartéis, [a política antidrogas de Calderón] trouxe a violência a uma escala não vista no México desde 1920, embora muito disso ocorra entre as gangues da droga. E mesmo quando os chefões do tráfico assassinam jornalistas e corrompem generais, o senhor Calderón defendeu sua política - com o apoio americano. Então, sim, os mexicanos querem mudança."
Partidário de Lopez Obrador usa máscara do candidato em comício na Cidade do México, na última quarta-feira (27) (Foto: Alfredo estrella/AFP)
Segundo a análise, o PRI precisava de uma cara nova e viu em Peña Nieto uma boa saída para se reapresentar ao poder. O partido governou o México entre 1929 e 2000, quando foi retirado do poder pelo PAN em uma eleição presidencial. À época, a vitória do PAN foi vista como uma conquista da democracia, mas os problemas econômicos e o aumento da violência no país parecem estar abrindo caminho para a volta do PRI.
Os mercados financeiros mexicanos já embutiram nos preços dos ativos uma vitória de Peña Nieto, então uma vitória apertada que coloque em risco o seu mandato e as reformas econômicas pode assustar investidores e atingir os preços.
Peña Nieto prometeu fazer uma reforma fiscal e a abrir a estatal de petróleo Pemex para mais investimento privado, rompendo com as tradições do PRI, que nacionalizou a indústria de petróleo do México em 1938.
* Com informações da Reuters e AFP
g1

Real completa 18 anos; você lembra como era o dinheiro antes?


Neste domingo (1º), o real completa 18 anos em circulação no país. A moeda – a quinta à qual os brasileiros tiveram que se acostumar em uma década – marcou o final do período de instabilidade monetária e altas taxas de inflação, que chegaram a atingir 5.000% ao ano – de julho de 1993 a junho de 1994.

Antes do real, a moeda que circulava no país era o cruzeiro real (CR$), vigente de 1º de agosto de 1993 até 30 de junho de 1994. Ele funcionava junto com a Unidade Real de Valor, a URV, cujo valor, em cruzeiros reais, variava diariamente. 
Em 1º de julho de 1994, uma URV passou a ser igual a R$ 1. Para a equivalência, o valor da nova moeda foi fixado com a cotação da URV do dia anterior, que era de 2.750 cruzeiros reais. Dessa forma, CR$ 5.000 equivaliam a cerca de R$ 2 – o suficiente para comprar, na época, meio quilo de carne, três litros de leite ou duas latas de refrigerante, por exemplo.

Como comparação, em São Paulo, o
 preço médio da cesta básica em maio deste ano era de R$ 283,69.Preços

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) calcula mensalmente o preço da cesta básica em 17 capitais brasileiras. Para se ter uma ideia, em junho de 1994 o preço da total da cesta era de CR$ 148.561,94. Se levado em conta o valor da URV de 2.750 cruzeiros reais, seria o equivalente a R$ 54 no dia 1º de julho de 1994 (ou seja, sem a inflação de lá para cá).
InflaçãoDe acordo com levantamento da consultoria Economática, de maio de 1989 até junho de 1994, a inflação média anual pelo IGP-M (índice da "inflação do aluguel, por ser usado para calcular os reajustes grande parte dos contratos), por exemplo, atingiu os robustos 1.874,9%. Nos 18 anos de lá para cá (de 30 de junho de 1994 a 31 de maio de 2012), ficou em 11,96% ao ano.

O IPCA, índice usado pelo governo para a "inflação oficial" do país, teve variação média de 507,3% de dezembro de 1979 até junho de 1994. Nos 18 anos seguintes, a taxa média anual foi de 8,28%.
Em outro exemplo, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que mede a inflação na cidade de São Paulo, variou 50,75% em junho de 1994. Em maio deste ano, a taxa foi de 0,35%.
g1

Estado da Paraíba tem o maior e o menor candidatos do Brasil


O município de Assunção, localizado na região do Cariri paraibano, a 94,5 quilômetros de João Pessoa, tem pouco mais de três mil habitantes. Sem grandes atrativos naturais e com uma economia minguada, a cidadezinha chamou a atenção pela chapa montada para fazer oposição ao atual prefeito, Luiz Waldvogel de Oliveira (PTB).

O candidato a vice-prefeito, confirmado em convenção realizada na tarde da sexta-feira (29), é Joellison Fernandes, conhecido nacionalmente como Ninão, um dos homens mais altos do mundo. Ele compõe chapa ao lado de Nezinho França.

Com seus 2,29m de altura, Ninão (PT do B) enfrentará problemas diferentes dos que está acostumado a enfrentar no seu cotidiano. O município que ele pretende co-administrar não possui grandes atrativos físicos, tem uma vegetação pobre - formada basicamente por caatinga - e as atividades econômicas se resumem em pequenas produções agropecuárias.

Além disso, a cidade que tem no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) sua principal fonte de renda e é um dos mais atingidos pelas estiagens prolongadas que têm castigado várias regiões da Paraíba.

O MENOR CANDIDATO
E não é apenas Ninão que chamará a atenção da disputa eleitoral deste ano pela estatura física. No outro extremo, Santino Feliciano da Silva, um anão de apenas 1,08 m, vai disputar uma das vagas da Câmara Municipal de João Pessoa, pelo PV.

Santino, como é conhecido, sempre gostou de política e cresceu circulando pelos corredores da Assembléia Legislativa e dos principais órgãos públicos. Muito conhecido na cidade, ele tem uma voz aguda como a de uma criança, compra roupas em lojas infantis (tamanho 6 anos) e calça número 25.

Santino é falante e faz planos para o caso de ser eleito. "Vou trabalhar muito", diz, levantando a bandeira da defesa dos direitos dos portadores de necessidades especiais, em especial a acessibilidade. "Eu sinto isso na pele todos os dias", justifica.

RECORDE
Como registro das candidaturas de Ninão e Santino, a Paraíba poderá entrar no Guiness Book (O livro dos recordes) por ter os candidatos mais alto e mais baixo das eleições de 2012.

Hora Exata
JEFTE NEWS

Agricultora paraibana de 40 Anos está grávida de quíntuplos


A agricultora sertaneja Maria da Silva, 40, moradora da zona rural de Pombal, no Sertão paraibano, está grávida de quíntuplos. A surpresa foi descoberta na última quinta-feira, quando ela fez um exame de ultrassom que comprovou a existência de cinco sacos gestacionais.

De acordo com os geneticistas, a chance de acontecer uma gravidez desse tipo, sem que se tenha feito tratamento de fertilização, é de uma a cada 40 milhões de mulheres. A gravidez é considerada de alto risco. Moradores do município farão campanha para ajudar na compra do enxoval para os bebês.

De acordo com a agricultora, que está com um mês e meio de gestação, o tamanho da barriga foi o que lhe causou a desconfiança de que se tratasse de mais de um bebê. ”Eu tenho um filho de 11 anos de idade e pela experiência de mãe, desconfiei de que o tamanho d eminha barriga não era comum para apenas um mês e meio de gestação. Foi então que decidi ir a clinica fazer o ultrassom e tive a surpresa de que não era somente um, mas cinco”, disse a agricultora.

Emocionada, Maria da Silva está se preparando para a gravidez que oferece riscos, conforme geneticistas. “Estou muito emocionada e ao saber da notícia, esqueci até o exame de ultrassom na clinica. Farei de tudo para que a gravidez seja sadia e que os bebes nasçam com saúde”, contou.

O funcionário público Zildo de Sousa foi um dos primeiros a visitar a grávida após saber da notícia. Ele é um dos vários moradores que demonstraram curiosidade em relação à gravidez inusitada e agora irá fazer campanhas para conseguir doações para o enxoval e outras despesas da gravidez dos quíntuplos. “Já estamos nos mobilizando para ajudar, porque é um caso inusitado e ela terá muitas despesas e precisará do apoio de todos”, destacou.

A agricultora que mora no sítio Lajedo, na zona rural de Pombal e se mudou para cidade. Ela está desempregada e o marido,Valmir Lima Gomes trabalha como pedreiro.

O geneticista Adriano Azevedo de Mello, Mestre em Genética e Doutorando em Biologia Celular e Neurociências, explicou que o caso é raríssimo. “As gestações múltiplas são consideradas de alto risco, para a mãe e os filhos, que geralmente nascem prematuros e necessitam de cuidados especiais ao nascimento. Dentre os partos múltiplos naturais, os de trigêmeos são menos frequentes que os de gêmeos, sendo mais raros ainda os de quadrigêmeos e de quíntuplos”, disse. Segundo ele, as causas para o nascimento de gêmeos têm influências genéticas, hormonais e idade materna. “Não tenho conhecimento de estudos sobre alimento ou exercício influenciando esse tipo de gravidez”, explicou.

Em caso de inseminação, resolução do CFM limita quantidade de embriões – Em casos de inseminação existe uma resolução do Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM no 1.957/2010) que regulamenta o número de embriões que podem ser implantados. “O número máximo de oócitos e embriões a serem transferidos para a receptora não pode ser superior a quatro. Em relação ao número de embriões a serem transferidos são feitas determinações. Em mulheres com até 35 anos: até dois embriões); mulheres entre 36 e 39 anos: até três embriões e mulheres com 40 anos ou mais: até quatro embriões”, explicou.

Casos idênticos e formação de gêmeos – O especialista Adriano Azevedo lembrou que houve recentemente nos Estados Unidos o caso de uma mãe que, após tratamento, deu a luz a oito filhos. “Muito esporadicamente assinala-se o nascimento de um número de gêmeos superior a cinco, mas não há registro confiável de que tenham sobrevivido”, revelou. Ele explicou que a formação de gêmeos pode ocorrer por múltipla ovulação ou problemas durante a formação das primeiras células do embrião, que nesse caso se dividem gerando dois ou mais embriões.

Jornal da Paraíba
JEFTE NEWS

Professor prevê substituição do livro didático e do caderno por computadores e tablets nas salas de aula


As mudanças tecnológicas tão aceleradas do mundo moderno vão chegar de vez à sala de aula e é bem possível que computadores, tablets e outras plataformas substituam o livro didático e o caderno. A previsão é do sociólogo e professor da Universidade de Ottawa (Canadá), especialista em internet. Ele participou do 5º Congresso Internacional da Rede Católica de Educação, que se encerra amanhã (1º), em Brasília.
“É difícil dizer o que será a civilização no futuro. Aquilo que vamos construir não é imaginável agora. Nos estamos em um momento de grande transformação cultural”, avalia o especialista.
Ele não descarta, no entanto, que as crianças continuem aprendendo habilidades básicas do mundo pré-digital, como a escrita à mão. “A priori, eu diria que é importante ensinar a escrever a mão. É importante manter isso assim como fazer o cálculo mental, apesar de todo mundo ter calculadora”, defende.
Para Lévy, mudarão os materiais pedagógicos e mudarão as competências dos estudantes. “Os alunos do futuro serão pessoas criativas, abertas e colaborativas. Ao mesmo tempo, serão capazes de se concentrar com uma mente disciplinada. É necessário equilibrar os dois aspectos: a imensidão das informações disponíveis, colaborações e contatos; com [a capacidade de] planejamento, realização de projetos, disciplina mental e concentração”.
O sociólogo defende o uso das redes sociais para ensino e aprendizagem. Ele mesmo obriga os seus alunos a criarem grupos no Facebook, postarem textos ou vídeos e participarem de grupos de discussão. “O Facebook é apenas uma das mídias sociais em um contexto de participação. Não são as novas mídias que terão impacto negativo. São as pessoas que postam coisas negativas. É como se perguntar qual o impacto negativo da linguagem porque tem muita mentira. Não é a linguagem que tem impacto negativo, são os mentirosos!”, comparou.
Pierre Lévy acredita que a nova cultura baseada na informática e a economia do conhecimento impliquem novas formas de sociabilidade: ambientes mais colaborativos, em rede e autoorganizados formando uma memória coletiva.
Essas transformações exigirão habilidades que precisam ser ensinadas como a capacidade dos alunos em avaliar as fontes de informação, identificar orientações, ter atitude crítica quanto aos conteúdos.
Ao ser indagado pela Agência Brasil se o país, com baixo índice de aprendizagem generalizado e ainda com número elevado de adultos analfabetos, conseguirá formar seus estudantes com essas capacidades Pierre Lévy foi otimista: “Eu fico sempre surpreso ao ver até que ponto os brasileiros têm uma ideia negativa do seu próprio país. Primeiramente, vocês estão se transformando na quinta potência econômica do mundo, com uma taxa de crescimento muito elevada. Sim, tem analfabetismo, mas, apesar disso, há um esforço muito importante focado na educação, e o que eu vejo sempre que venho para cá é um monte de pessoas dedicadas para trabalhar na educação.”
Para o sociólogo, o Brasil está ciente de que o futuro do país está no investimento na educação. “Não fiquem desesperados e continuem com esse entusiasmo extraordinário”, completou. Lévy reconhece que os problemas existem, mas ressalta que eles têm que ser resolvidas com “as ferramentas de hoje e com a visão do futuro”.
Agência Brasil
JEFTE NEWS

Colecionadores pagam até R$ 100 em nota de R$ 1


Notas de R$ 1 são relíquias na mão de colecionadores. Em sites de leilão online a cédula, que parou de ser fabricada em 2005, é vendida por até R$ 20. As classificadas como “flor de estampa”, mais raras, com mais tiragem e em bom estado, chegam a valer R$ 100. Mais de 150 milhões dessas cédulas verdinhas ainda estão em circulação no país. Para muitos ela serve como amuleto da sorte. “Eu tenho uma nota de R$ 1 embaixo do meu Buda, dentro de um pratinho com arroz. É bom para trazer dinheiro”. Acredita a aposentada Therezinha Xavier, de 79 anos.

Pão francês e frango
Em 1994, ano do lançamento do Plano Real, com R$ 1 era possível comprar 10 pãezinhos ou 1 quilo de frango. A propaganda foi tão eficaz, que o consumo da carne de frango no Brasil passou de 14 quilos por pessoa em 1994, para 40 quilos em 1998, de acordo com a União Brasileira de Avicultura (Ubabef).

Lojas de R$ 0,99
Com a criação do Plano Real surgiram as lojas de "R$ 0,99", onde era possível comprar diversos produtos com apenas uma notinha. Com o passar dos anos a moeda foi se desvalorizando, e os preços aumentaram. Agora as lojas são de "R$ 1,99".

O Real nasceu há 18 anos e tinha por objetivo estabilizar economicamente o país e controlar a inflação que assolava o Brasil. Mesmo não sendo mais fabricada, a nota verdinha de R$1 continua valendo. As cédulas que ainda circulam, estão sendo substituídas aos poucos pelas moedas de mesmo valor, pelo Banco Central.

Extra
JEFTE NEWS

Brasil ultrapassa 50 milhões de usuários no Facebook, diz pesquisa


O Brasil ultrapassou os 50 milhões de usuários ativos no Facebook, conforme dados do site de pesquisas "Social Bakers", divulgados nesta sexta-feira (29). O país tem hoje 51 milhões de pessoas inscritas na rede social.

No início de maio, o Brasil ultrapassou a Índia e se tornou o segundo maior país no Facebook. A população brasileira na rede social perde apenas para a americana.

O "Social Bakers" mede o tamanho dos países dentro do Facebook a partir da quantidade de usuários ativos mensais de cada local. Em maio, o Brasil tinha 46 milhões de usuários no site.

Em um ano, a base de usuários da América Latina e Caribe no Facebook cresceu 47%, chegando a 168 milhões de pessoas na rede social em junho deste ano, segundo o “Social Bakers”. Do total de usuários registrados no Facebook, 19% moram na região.

O Brasil foi o país que mais cresceu na América Latina e Caribe entre junho de 2011 e deste ano. A base de usuários brasileiros aumentou 144% no período. Em segundo lugar ficou o Haiti, com 91%, seguido pelo Paraguai (56%), Guatemala (41%) e Peru (41%).

G1
JEFTE NEWS

Início dos Arraiás em Várzea - PB 2012



A Prefeitura Municipal de Várzea, através da Secretaria de Cultura e demais secretarias Municipais, há dias que vem trabalhando em função da “festa julhina” que será realizada nos dias 06, 07 e 08 de julho no Município, conhecida popularmente como João Pedro.
 
As festividades em si, já tiveram início há alguns dias, com os tradicionais forrós pé-de-serra na zona rural, arraiás da Creche e Escola Municipal e agora é a vez dos arraiás das ruas do Município fazerem suas apresentações, que darão início, hoje dia 29 de junho e vai até a sexta-feira do João Pedro.
 
Em reunião com os secretários municipais, representantes políticos, presidentes de associações rurais, responsáveis pelas quadrilhas de ruas e representantes da sociedade civil, no mês de junho, ficou decidido que os arraiás das ruas seriam realizados no Pavilhão do Forró, ao lado do Mercado Público, como forma de “aquecer” o centro da cidade para o João Pedro.
 
Abaixo segue a Programação:
 
29/06 - Arraiá da Rua Francisco Freire – às 19h ao lado do Mercado Público – Resp. Marli Dias, Didi e Martinho Neto;
30/06 - Arraiá da Rua Francisco das Chagas – às 19h ao lado do Mercado Público - Resp. Azevedo;
01/07 - Cavalgada e Arraiá do Conjunto Habitacional – às 19h ao lado do Mercado Público – Resp. Dasdores Nascimento;
02/07 - Arraiá da Rua Manoel Dantas – às 19h ao lado do Mercado Público – Resp. Claudiano;
03/07 - Arraiá da Rua 11 de Janeiro – às 19h ao lado do Mercado Público – Resp. Ivan Lucena;
04/07 - Arraiá da Melhor Idade – às 19h ao lado do Mercado Público – Resp. Marlito Amaral;
05/07 - Arraiá da Rua Anísio Marinho – às 19h ao lado do Mercado Público – Resp. Moradores;
06/07 – Arraiá dos Programas Sociais – às 19h ao lado do Mercado Público - Resp. SETRAS; E início do João Pedro na tenda mix, ao lado da Praça Joaquim Marinho;
07/07 - João Pedro – às 21h no Parque de Eventos Inácio Bento de Morais;
08/07 - João Pedro – às 21h no Parque de Eventos Inácio Bento de Morais, finalizando o João Pedro com a Banda Aviões do Forró;
09/07 - Quadrilha da Poeira – às 19h ao lado do Mercado Público;
Todas as fotos no site de Várzea - PB. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...