terça-feira, 3 de julho de 2012

Mãe suspeita de jogar recém-nascido em buraco é solta na Paraíba


A mulher que é suspeita de jogar o filho em um buraco depois de dar à luz na cidade deSolânea, no Brejo paraibano, recebeu a liberdade provisória e está internada no Hospital Municipal da cidade. De acordo com a Polícia Civil, ela passou mal enquanto estava presa da delegacia distrital e foi levada para o hospital da cidade, onde ficou internada.
O delegado Diórgines Ferreira disse que o juiz de Solânea concedeu a liberdade provisória depois de sucessivos casos de mal-estar da suspeita. "Ela foi levada para o hospital e atendida pela mesma médica que a recebeu quando ela teve o filho. Ela vai ficar sete dias internada e depois receberá acompanhamento social e psicológico em casa. A suspeita já não está mais sob custódia da polícia, e sim da Justiça", disse.

O delegado informou que vai concluir o inquérito em 30 dias e que deve ouvir o susposto pai da criança, um comerciante, que poderia ter motivado a suspeita a tentar abortar o filho. Ela será indiciada por abandono de incapaz com o agravante de ter causado lesões corporais à criança, segundo o delegado.
Diórgines revelou que antes de jogar a criança no buraco no quintal de casa, a adolescente de 18 anos teria cortado a placenta na tentativa de abortar o menino e, por isso, estaria passando mal. "Ela fez tudo de caso pensado e deve responder por isto, mas é preciso entender os fatos", concluiu.
O estado de saúde da criança é grave. Ele continua internado no Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba se alimentando através de sonda. O menino está sendo chamado de Vitório no hospital pelo fato de ter sobrevivido.
A Polícia Militar chegou até a suspeita depois que ela deu entrada no hospital de Solânea alegando cólicas e hemorragia. A médica teria desconfiado de uma tentativa de aborto e chamou a polícia, que acompanhou a mulher até a casa dela e descobriu que as dores e o sangramento era porque ela tinha acabado de dar à luz uma criança. O menino foi encontrado vivo em buraco no quintal da casa.
A mãe foi presa em flagrante. Ainda de acordo com a polícia, ela estaria grávida há nove meses e tentou esconder da família e do pai da criança com receio da atitude de todos. A Polícia Civil informou que a suspeita seria transferida para o Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, em João Pessoa, mas acabou recebendo a liberdade provisória e agora aguarda o julgamento em liberdade, com a condição de não sair da comarca de Solânea.
g1

Programa seleciona 3 mil candidatos para retirar a CNH de graça na Paraíba


Já está disponível a lista  com os 3 mil candidatos selecionados no Programa de Habilitação Social, que oferece Carteira Nacional de Habilitação de graça para candidatos de baixa renda. A lista foi divulgada na segunda-feira (2) no site www.habilitacaosocial.pb.gov.br. Os selecionados têm até 13 de julho para apresentar os documentos necessários para ter direito as aulas nas autoescolas. No total, 108.730 candidatos se inscreveram para concorrer ao benefício.

Segundo o superintende do Detran, Rodrigo Carvalho, lembrou que a CNH representa bem mais que uma permissão para dirigir. "Além de ser reconhecida como identidade civil, a carteira de habilitação abre portas para o mercado de trabalho”, disse.
Os candidatos selecionados que não apresentarem a documentação serão eliminados e substituídos pelos que estão no cadastro reserva. Em João Pessoa, a apresentação dos documentos está sendo realizada no Centro Social urbano de Mandacaru, no Centro Social Urbano do Rangel e no Programa Cidadão do Varadouro. Nas demais regiões geoadministrativas, os selecionados serão atendidos nas Ciretrans , Sines e Centros Sociais Urbanos indicados a cada candidato na própria lista.
Os candidatos selecionados serão encaminhados para aulas teóricas e práticas nos 40 Centros de Formação de Condutores que aderiram ao programa. Pelo contrato, o pagamento das aulas só será efetuado após a aprovação do candidato em todos os exames aplicados pelo Detran.
Vagas
O Habilitação Social reservou metade das vagas para inscritos no Cadastro Único do Programa Bolsa Família. As demais vagas foram distribuídas da seguinte forma: 15% para pessoas com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que estejam desempregadas há mais de 1 ano; 20%  para alunos matriculados na rede pública de ensino nos programas ProJovem e Brasil Alfabetizado e 10% para pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, bem como aqueles que tenham cumprido medida sócio-educativa de internação, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de acordo com requisitos estabelecidos pela portaria da superintendência do Detran.
Já 5% para Beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), inclusive pequenos agricultores, assim como beneficiários de outros programas sociais. Em geral, os critérios de desempate foram associados ao tempo de desemprego, número de dependentes, menor renda familiar e maior média escolar (no caso das vagas destinadas aos estudantes). Das 3 mil vagas oferecidas, nesta primeira etapa, 80% foram destinadas à primeira habilitação e 20% para adição ou mudança de categoria.
O programa atende aos 223 municípios paraibanos que foram divididos em 14 regiões geoadministrativas. Na primeira região, que inclui João Pessoa e mais 13 municípios, foram inscritos 41.550 candidatos. Só na capital, foram 30.080 candidatos.
De acordo com o governo da Paraíba, para tirar a carteira de habilitação cada candidato gasta em torno de R$ 700. Por meio do programa Habilitação Social, o Governo do Estado, além de dispensar as taxas do Detran, paga pelos serviços dos Centros de Formação de Condutores, bancando totalmente os custos da Carteira Nacional de Habilitação para os candidatos contemplados.
g1

Peixe de 150 kg aparece na praia na Córsega


Um gigantesco e raro peixe-sol (Luvarus Imperialis) foi encontrado morto na praia de Palombaggia, próximo a Porto Vecchio, na ilha francesa da Córsega, nesta terça-feira (3).
O peixe, de 1,5 metro e cerca de 150 quilos, chamou a atenção de pescadores e de turistas.
Peixe de 150 kg aparece na praia na Córsega (Foto: Pascal Pochard-Casabianca/AFP)Peixe de 150 kg aparece na praia na Córsega (Foto: Pascal Pochard-Casabianca/AFP)
Peixe de 150 kg aparece na praia na Córsega (Foto: Pascal Pochard-Casabianca/AFP)Peixe de 150 kg aparece na praia na Córsega (Foto: Pascal Pochard-Casabianca/AFP)
Peixe de 150 kg aparece na praia na Córsega (Foto: Pascal Pochard-Casabianca/AFP)Peixe de 150 kg aparece na praia na Córsega (Foto: Pascal Pochard-Casabianca/AFP)

Médico informa a homem de 65 anos que ele estava grávido na Suécia


Um homem sueco de 65 anos foi informado por seu médico que estava grávido, segundo a imprensa local.
Gösta Eloffson ficou sabendo da "gravidez" após um exame de urina. Ele teve de refazer o exame para acabar com o mal entendido.
Segundo o médico, o primeiro exame teria sido corrompido pela presença de uma bactéria semelhante à que uma mulher grávida poderia ter.
"O médico brincou que eu estava grávido, então me disse que eu teria que fazer outro exame. Nós demos boas risadas", disse Eloffson, morador de Ragunda. "Agora está tudo bem. Não estou grávido."
"Tenho um barriga grande, mas está claro que foi um erro de diagnóstico."
Gösta Eloffson, o 'homem grávido' (Foto: Reprodução)Gösta Eloffson, o 'homem grávido' (Foto: Reprodução)

Bebê que se afogou tem melhora em quadro clínico, diz boletim médico


Uma das crianças que se afogaram em uma piscina de um berçário no Setor Serrinha, em Goiânia, apresentou  melhora no quador clínico, segundo o boletim médico divulgado na manhã desta terça-feira (3) pelo Hospital da Criança, onde a menina está internada. Apesar do estado parcialmente grave, ela já respira sem ajuda de aparelhos.
A pedido dos pais, outro bebê não teve o boletim médico divulgado. Mas, segundo a equipe médica do Instituto Goiano de Ortopedia, onde ele está internado, não houve mudanças no quadro clínico do menino de 2 anos desde o dia do afogamento. Até a noite anterior, ele estava em estado gravíssimo.
O acidente com as duas crianças aconteceu na manhã de segunda-feira (2). Logo após os pais deixarem os filhos no berçário, uma funcionária sentiu falta da menina de 1 ano e 9 meses. Ela foi encontrada dentro da piscina. Uma monitora socorreu a criança, mas, segundo a polícia, no desespero, a funcionária do berçário saiu com a menina do local e o portão permaneceu aberto, momento que o outro bebê também caiu na piscina. O pai de um aluno ajudou no resgate. As crianças tiveram parada cardíaca.
“Eu fiz massagem cardíaca no peito dele, como manda os primeiros socorros e depois respiração boca a boca”, conta Dalmo Cassiano de Souza.

Na manhã desta terça-feira (3), um dia após o acidente no berçário no Setor Serrinha, a movimentação foi pequena. Apenas um pai apareceu para deixar o filho. Os funcionários falaram que a unidade vai funcionar normalmente.
Quando souberam da notícia, os pais das crianças entraram em choque. Durante uma entrevista na tarde de segunda-feira (2), a mãe de uma das crianças disse emocionada que acredita na recuperação do filho, mesmo que ele esteja em estado gravíssimo. “Eu sirvo um Deus de milagre e, aonde a medicina não vai, Deus vai. Sei que ele vai voltar pra mim perfeito e sadio”, declara Nivian Faleiros.
Investigação
Fotos do berçário, feitas pela polícia, mostram que a piscina é cercada por grades altas, mas, segundo a Polícia Civil, o portão estava aberto, o que teria facilitado a passagem das crianças. A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depai) vai investigar se houve negligência da direção do berçario.
“Alguém deixou esse portão aberto. A primeira criança se acidentou. A monitora socorreu essa criança e se esqueceu de fechar o portão da piscina e o que dá acesso à área de lazer. Temos que apurar em que situação aconteceram esses fatos”, relata a delegada Renata Vieira.
O Conselho Municipal de Educação (CME) de Goiânia afirmou que o berçário onde as duas crianças se afogaram não possui autorização para funcionar. Segundo o secretário geral do conselho, Lindomar Rezende Rodrigues, a unidade, que seria uma filial da escola Alegria do Saber, não poderia estar em funcionamento. "Até o presente momento, ela [a instituição] não protocolou o processo de autorização junto ao conselho", diz o secretário geral.
Os donos do berçário, no entanto, alegam que possuem os documentos necessários. "O Conselho Municipal de Educação emitiu um documento para nós, uma declaração, que diz exatamente que a instituição está apta a funcionar. Nós somos acompanhados pelo conselho e pela própria Secretaria Municipal de Educação", garante.
Efeitos do afogamento
O pediatra Henrique Gomide, do Instituto Goiano de Pediatria (Igope), onde o menino vítima de afogamento está internado, explica que durante o afogamento, a vítima aspira água e para de respirar. O coração fica mais lento e bombeia menos sangue para o resto do corpo, o que pode levar a uma parada cardíaca. Como o cérebro também deixa de receber oxigênio pode haver sequelas neurológicas, como o comprometimento da fala e da coordenação motora. A água também entra para os pulmões e pode levar a uma pneumonia.
g1

Mergulhadores morrem após pânico em gruta submarina no sul da Itália


Quatro mergulhadores, sendo três homens e uma mulher, morreram afogados ao ficarem presos dentro de uma caverna submarina conhecida como 'Gruta do Sangue', no Cabo Palinuro, na província de Salerno, sul da Itália, considerada uma das mais bonitas do país.
O acidente ocorreu no último sábado, 30 de junho.
Segundo as investigações em curso, a passagem dos mergulhadores teria dispersado uma nuvem de areia ou lama, o que teria tornado a água turva e impedido que eles vissem onde estavam os outros mergulhadores e também a rota de saída.
Outra possível causa da morte dos mergulhadores pode ter sido a queda de uma parede da gruta, que teria bloqueado a passagem.
Mergulhares não teriam conseguido achar saída depois de nuvem de areia (Foto: cilentonelmondo/BBC)
Todas as vítimas moravam na Itália. São elas: Andrea Petroni e Douglas Rizzo, chefe do grupo, ambos com 41 anos de idade e naturais de Roma; Susy Cavaccini, de 36 anos, de Salerno; e Panaghiotis Telios, de 23 anos, de origem grega, mas residente na Calábria.
Mas, de acordo com mergulhadores que participaram da imersão com as vítimas e que conseguiram se salvar, a causa mais provável da tragédia foi a perda de orientação.
Estado de choque
Em depoimento a autoridades italianas eles afirmaram que a visibilidade é precária na localidade e há muitas ravinas, depressões no solo provocadas pela erosão da água.
Segundo eles, é possível que os quatro mergulhadores tenham ficado presos em um desses inúmeros buracos após perderem visibilidade.
O restante do grupo que conseguiu voltar à superfície teria percebido a situação de perigo a tempo, mas não pôde avistar os outros, que teriam ficado presos nos meandros da gruta.
Em estado de choque, eles disseram que perceberam o perigo ao ver a nuvem de areia e voltaram rapidamente à superfície, onde pediram socorro para tentar salvar os companheiros.
As tentativas de encontrar os quatro mergulhadores vivos não foram, entretanto, bem sucedidas. Os corpos foram recuperados por agentes especializados do corpo de bombeiros local algumas horas depois do inicio da imersão.
O juiz Renato Martuscelli, que coordena as investigações, proibiu o acesso à gruta e pediu a uma equipe de profissionais especializados filmasse todos os trechos da caverna submarina e o local onde os corpos foram encontrados.
As autoridades também estão apurando se as vitimas tinham todos os equipamentos necessários para a imersão, como a corda que permanece amarrada ao barco para percorrer o caminho de volta em caso de dificuldade.
Alto risco
A 'Gruta do Sangue', onde ocorreu o acidente, é semi-submersa e possui este nome devido à cor vermelha das paredes internas que se reflete nas águas do mar. A caverna submarina faz parte do complexo de grutas do Cabo Palinuro.
De acordo com especialistas, as grutas do Cabo Palinuro são uma área muito difícil para os mergulhadores e as imersões podem ser extremamente perigosas.
As dificuldades se devem ao próprio percurso, formado de trilhas compridas, cheias de curvas e com becos sem saída. Além disso, há exalações de sulfeto de hidrogênio, um gás altamente tóxico que pode provocar a morte se for inalado.
Outros mergulhadores morreram nesta área, segundo os especialistas ouvidos pela imprensa italiana, quase sempre devido à imprudência ou ao pouco conhecimento do lugar.
O Cabo Palinuro, no Parque Natural do Cilento, é um promontório calcário que avança pelo mar numa das áreas mais bonitas do território italiano. Em alguns pontos, chega a 200 metros de altura e mergulha no mar até 50 metros de profundidade.
O tipo de consistência da rocha favoreceu a formação calcária e a erosão, resultando em 35 grutas submarinas, que são consideradas um dos principais pontos de interesse da espeleologia marinha da Europa.
A caverna mais visitada do complexo é a 'Gruta Azul', com 85 metros de comprimento e 90 de largura.
g1

Passageiros relatam pânico após fogo em turbina de avião

Entre os passageiros que embarcaram na noite desta segunda-feira (2), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, em um voo da American Airlines com destino a Dallas, nos Estados Unidos, a sensação era de alívio na manhã desta terça (3).

Segundo os passageiros, uma das turbinas do Boeing 767 pegou fogo, fazendo a aeronave retornar a Cumbica 50 minutos após decolar. No saguão do hotel onde passaram a noite, na Zona Norte da capital paulista, o que se ouvia nesta manhã eram relatos sobre o susto no voo 946. Aqueles que não conseguiram uma definição de um novo voo, porém, queixavam-se da demora da empresa realocá-los.
Em nota, a American Airlines informou apenas que o avião apresentou "um problema mecânico", e que já se encontrava em manutenção nesta manhã. Questionada, a assessoria de imprensa afirmou que não irá especificar qual foi a falha apresentada.
família american airlines (Foto: Letícia Macedo/G1)
“Na madrugada de terça-feira (3), o voo 946 da American Airlines, de São Paulo para Dallas, apresentou um problema mecânico logo após a decolagem. A aeronave 767-300, com 219 passageiros a bordo, retornou para São Paulo com a finalidade de realizar manutenção e solucionar o defeito. O voo, que decolou às 0:08, pousou normalmente às 0:48. O voo foi cancelado e os passageiros receberam toda a assistência da companhia aérea, sendo levados para um hotel próximo. Eles serão realocados em outros voos, na data de hoje [terça-feira]. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente, no entanto a segurança de nossos passageiros e da tripulação é nossa prioridade”, informa o texto.

Recém-casados, a médica psiquiatra Mariana Lopes, de 27 anos, e o advogado Thiago Donassolo, de 31 anos, que moram em Porto Alegre, fariam uma conexão em Dallas para chegar ao Hawai, onde passariam 17 dias em lua de mel. Eles estavam sentados bem próximo à turbina que apresentou defeito. “O bico da aeronave já tinha saído do chão quando começaram as explosões. Nada muito barulhento, era parecido com fogos de artifício”, contou o advogado.
A empresária Kenia Caprini, de 41 anos, a filha Thays Avila, de 16 anos, e a enteada Isabella Caprini, de 20 anos, também se recuperavam do susto nesta manhã e viram o momento em que uma aeromoça correu para pegar o telefone. “Ninguém dizia o que tinha acontecido. Quando fui perguntar, ela me disse para pegar uma revista para ocupar a cabeça”, afirmou Thays. Kenia teve o impulso de se levantar para pegar o celular e ligar para o marido. “Queria dizer: ‘tchau, estou caindo’, mas as meninas não deixaram”, disse a empresária. Finalmente, ela pegou no braço de um americano que estava ao seu lado. “Eu grudei no braço dele. Não queria cair sozinha”, contou.Ao ver o clarão, Mariana se assustou. "Eu pensava: freia, ejeta minha poltrona porque vai explodir. O chão era tudo o que a gente queria”, disse a médica. “A gente sabe que o piloto fez o procedimento correto, mas quando se está lá em cima, a vontade é descer o mais rápido possível”, declarou Donassolo. Já no alto, as explosões pararam, segundo os passageiros. Porém, restava ainda o cheiro de fumaça e a angústia de não saber o que estava acontecendo.
voo american airlines turbina casal (Foto: Letícia Macedo/G1)
Apesar do apuro, ninguém deixou as poltronas. “Tinha gente rezando, tremendo, mas ninguém se levantou”, observou a dona de casa Doracy Mota, de 72 anos, que viajava para visitar a neta acompanhada pela filha, a professora universitária Sandra Denise Mota, de 46 anos. “Estava no lado oposto e vi a hora em que ele [o avião] liberou o combustível. Achei que a gente ia morrer”, disse a professora que passaria o 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos, com a filha. “Nós tínhamos programado de ver os desfiles e a final da Libertadores. Estou levando camisetas do Corinthians para ela e o marido.”
Quando o avião tocou o solo cerca de 50 minutos mais tarde, os passageiros aplaudiram intensamente. Ninguém ficou ferido. “Minha mãe e eu fomos praticamente as últimas a deixar o avião. Quando o piloto saiu da cabine até os tripulantes aplaudiram. Tenho certeza de que eu devo a minha vida à perícia desse piloto”, afirmou.
g1

Prouni recebeu inscrições de mais de 450 mil candidatos, diz MEC


O processo seletivo do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni) recebeu 874.273 inscrições de 456.973 candidatos, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação na manhã desta terça-feira (3). As inscrições terminaram às 23h59 da segunda-feira (2). Cada candidato teve a possibilidade de escolher duas opções de curso, por isso o número de inscrições é maior que o número de inscritos.

O Prouni é o programa do governo federal criado em 2004 para oferecer bolsas integrais ou parciais em universidades particulares do Brasil a estudantes de baixa renda. As inscrições foram abertas para todos os candidatos que se encaixem nos critérios sócio-econômicos estipulados pelo MEC e fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011.
Ainda de acordo com o MEC, São Paulo foi o estado com o maior número de inscritos (132.220), seguido por Minas Gerais (117.175), Bahia (72.233), Rio de Janeiro (64.776) e Rio Grande do Sul (62.585).
De acordo com o ministério, serão oferecidas nesta edição do programa 90.311 bolsas, sendo que 52.487 delas são integrais e 37.824 de 50% da mensalidade, em 1.316 instituições privadas de ensino superior.
Primeira chamada do Prouni será divulgada na quinta-feira (5) (Foto: Reprodução)
Cronograma
A primeira chamada será realizada nesta quinta-feira (5), e os candidatos aprovados devem comprovar a documentação junto às instituições de ensino superior para efetivar a matrícula entre os dias 5 e 13 de julho.
A segunda chamada será divulgada no dia 20, com comprovação das informações entre os dias 20 e 26. Os candidatos que não forem convocados nas duas primeiras chamadas podem optar por participar da lista de espera entre os dias 2 e 4 de agosto. A convocação de candidatos na lista de espera terá início no dia 7 de agosto.
Requisitos
Podem concorrer às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro de 2012). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa. Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.
Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.
g1

Paraíba tem 757 idosos com mais de 100 anos


Ela viu a construção do Açude de Bodocongó (1917), a inauguração do Mercado Público de Campina Grande (1925), que depois se transformou em Feira da Prata, além da inauguração do edifício dos Correios (1933), e principalmente viu de perto o crescimento da Liverpool brasileira, quando Campina Grande ganhou status como a segunda maior produtora de algodão mundo. Assim foi o início da vida de dona Maria Celestina dos Santos, agricultora que nasceu em 1910 e passou toda sua vida acompanhando o crescimento da riqueza oriunda da terra.

Tal época, a do ouro branco, iniciada na década de 1940 e eternizada nos livros de história de Campina Grande, assim como fatos que marcaram o surgimento da Rainha da Borborema, hoje são apenas lembranças distantes na cabeça dessa senhora de 101 anos, que faz parte de um seleto número de paraibanos que romperam a fronteira de um século de experiência e ainda servem de inspiração para a vida de muita gente.

De acordo com o senso realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 757 paraibanos completaram cem anos, ou superaram essa marca deixando para a trás a média de expectativa de vida do brasileiro que, também segundo o IBGE, é de 73 anos. Desse total, 234 são homens e 523 são mulheres que confirmam que elas têm mais tempo na terra que eles. Só em João Pessoa são 22 senhores e 90 senhoras nessa faixa etária, enquanto que em Campina Grande, 19 vovôs e 58 vovós completavam o grupo que pode ter aumentado um pouco, ou ainda hoje estar desfalcado. Os demais vivem em outras cidades paraibanas.

Próxima a completar 102 anos, no próximo dia 5 de julho, as marcas do tempo são muitas. Sem enxergar há cinco anos, após ser vítima de glaucoma, e com dificuldades para escutar em um dos ouvidos, dona Maria Celestina encontra nos sete filhos, 25 netos, 15 bisnetos e oito tataranetos seu combustível para viver.

Apesar de atualmente não estar próxima de todos, ela diz ainda se recordar de quando sentiu o calor da presença de todos na casa de uma de suas filhas, Maria José Fernandes, 60 anos, moradora do distrito de São José da Mata.

“Foi na minha missa”, limitou-se a agricultura aposentada se referindo à festa centenária de aniversário que foi relembrada pela filha como um dos momentos mais emocionantes da história da família. “A gente conseguiu reunir todo mundo aqui e foi celebrada uma missa para comemorar os 100 anos de mamãe.

Foi muito bonito. Ela é um exemplo de vida para todos nós”, contou Maria José, que garantiu que a mãe ainda vai todas as semanas à igreja e nunca mudou o cardápio por conta da idade e saúde.

“Ela tem uma saúde de ferro. Só gosta de comer comida que dá força. Ela pede pra fazer pirão de mocotó, feijão preto, come farinha. Acho que é isso que dá força a ela para passar o dia acordada com a gente e ir pra igreja toda semana. Lá já tem o lugarzinho dela”, contou Maria José.

Perguntada sobre o lado bom de viver muito, a tataravó demorou a responder, mas não deixou de surpreender até quem convive com ela. “Eu gosto de viver com minha família”, apontou, que com mais facilidade foi direta em falar se há um lado ruim de ultrapassar os cem anos. “Sinto saudade das minhas amigas.

Todas já morreram”, disse cruzando os braços e reclamando com mais frequência do frio que sente diariamente.

JP Online
JEFTE NEWS 

Foram registrados 80 assassinatos de mulheres este ano na Paraíba até o último dia 25 de junho.


As mulheres são vítimas destes crimes bárbaros principalmente quando o motivo é passional. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds), foram registrados este ano 80 assassinatos de mulheres na Paraíba até o último dia 25 de junho. Os dados contabilizam todos os homicídios que tiveram mulheres com vítimas na Paraíba, independente da motivação.

Conforme informações da Seds, em 196 municípios paraibanos não houve registro de homicídios este ano, os chamados 'Crimes Violentos Letais Intencionais' (CVLI), com vítimas do sexo feminino. “Em 2010 foram 135 assassinatos de mulheres, em 2011 aconteceram 146”, disse o secretário de Segurança, Cláudio Lima.

Segundo a secretária da Mulher e Diversidade Humana do Estado, Iraê Lucena, existe uma casa abrigo em João Pessoa e outra em Campina Grande, com objetivo de atender as mulheres vítimas de violência doméstica. “É essencial que as mulheres denunciem, é a melhor forma de evitar o assassinato da mulher.

Estamos ainda analisando a possibilidade de implantar serviço de atendimento especializado às mulheres nas delegacias distritais dos municípios”, afirmou.

De acordo com a Organização Não Governamental Centro 8 de Março, que analisa crimes envolvendo mulheres como vítimas, o maior motivo é o sentimento de posse do homem sobre o sexo feminino, além do envolvimento das mulheres com as drogas.

Além disso, segundo a coordenadora Irene Marinheiro, as vítimas ainda denunciam muito pouco seus agressores.

JP Online
JEFTE NEWS

Crueldade em mortes por assassinatos assusta os paraibanos


Os primeiros meses do ano vêm demonstrando uma grande incidência de crimes bárbaros, com vítimas esquartejadas, executadas a sangue frio, torturadas e em geral mortas com requintes de crueldade na Paraíba. A população está assustada e os especialistas analisam os casos como geralmente marcados por motivos irracionais, passionais ou por envolvimento da vítima em crimes como o tráfico de entorpecentes.

Não há dados oficiais relativos aos índices de crimes bárbaros na Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds), nem sua relação com os números gerais de homicídios em 2012.

A estatística mais atualizada sobre o total de homicídios registrados no Estado é de janeiro a maio deste ano. No período, 667 assassinatos foram contabilizados na Paraíba, de acordo com os dados oficiais do Núcleo de Análise Criminal e Estatística da Seds, divulgados em 4 de junho. Este número representa uma redução de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 697 pessoas assassinadas.

Para os especialistas, assassinatos desta natureza são objetos de repúdio e deixam marcas profundas entre familiares e amigos das vítimas e até em pessoas que não têm proximidade com os alvos da violência.

"A complexidade do tema é visível e impossibilita precisar as características predominantes, mas se pode identificar traços de personalidade compatíveis entre os que recorrem a este delito.

Existe uma relação de resolução máximo dos conflitos interiores e exteriores através da violência explícita e absoluta, onde há inclusive interesse do agressor na exposição gratuita do crime praticado", afirma a psicóloga Silvânia Barbosa.

Segundo o cientista político José Maria Nóbrega, especialista que estuda o fenômeno da violência, tais mortes são reflexo não apenas da carência de infraestrutura do aparato estatal, como também do modo de analisar a segurança pública.

"Não existem estudos empíricos sobre isso, mas para quem faz gestão da política de segurança pública, são dados simples e fundamentais", afirmou o pesquisador da Universidade Federal de Campina Grande.

Para o estudioso, a explosão da violência no Nordeste atinge direitos básicos de cidadania. "A desigualdade social e de renda e a pobreza não são fatores determinantes para o controle dos homicídios em taxas suportáveis. O problema está na 'engenharia institucional', ou seja, na eficácia das instituições responsáveis pela garantia da lei e da ordem", disse.

Jornal da Paraiba
JEFTE NEWS

Crueldade em mortes por assassinatos assusta os paraibanos


Os primeiros meses do ano vêm demonstrando uma grande incidência de crimes bárbaros, com vítimas esquartejadas, executadas a sangue frio, torturadas e em geral mortas com requintes de crueldade na Paraíba. A população está assustada e os especialistas analisam os casos como geralmente marcados por motivos irracionais, passionais ou por envolvimento da vítima em crimes como o tráfico de entorpecentes.

Não há dados oficiais relativos aos índices de crimes bárbaros na Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds), nem sua relação com os números gerais de homicídios em 2012.

A estatística mais atualizada sobre o total de homicídios registrados no Estado é de janeiro a maio deste ano. No período, 667 assassinatos foram contabilizados na Paraíba, de acordo com os dados oficiais do Núcleo de Análise Criminal e Estatística da Seds, divulgados em 4 de junho. Este número representa uma redução de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 697 pessoas assassinadas.

Para os especialistas, assassinatos desta natureza são objetos de repúdio e deixam marcas profundas entre familiares e amigos das vítimas e até em pessoas que não têm proximidade com os alvos da violência.

"A complexidade do tema é visível e impossibilita precisar as características predominantes, mas se pode identificar traços de personalidade compatíveis entre os que recorrem a este delito.

Existe uma relação de resolução máximo dos conflitos interiores e exteriores através da violência explícita e absoluta, onde há inclusive interesse do agressor na exposição gratuita do crime praticado", afirma a psicóloga Silvânia Barbosa.

Segundo o cientista político José Maria Nóbrega, especialista que estuda o fenômeno da violência, tais mortes são reflexo não apenas da carência de infraestrutura do aparato estatal, como também do modo de analisar a segurança pública.

"Não existem estudos empíricos sobre isso, mas para quem faz gestão da política de segurança pública, são dados simples e fundamentais", afirmou o pesquisador da Universidade Federal de Campina Grande.

Para o estudioso, a explosão da violência no Nordeste atinge direitos básicos de cidadania. "A desigualdade social e de renda e a pobreza não são fatores determinantes para o controle dos homicídios em taxas suportáveis. O problema está na 'engenharia institucional', ou seja, na eficácia das instituições responsáveis pela garantia da lei e da ordem", disse.

Jornal da Paraiba
JEFTE NEWS

Febraban lança consulta de cheques gratuita pela internet


Quem tem dúvidas se um cheque está bloqueado, sustado ou foi roubado já pode checar a informação, gratuitamente, pela internet. Recém-lançado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Portal Cheque Legal permite que empresas e pessoas físicas consultem a situação do cheque e evite possíveis transtornos.

Para utilizar o serviço basta acessar o site www.chequelegal.com.br e preencher o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do emissor do cheque e o código CMC7 (no rodapé do cheque) e o número do CPF ou CNPJ de quem está consultando o cheque.

Extra
JEFTE NEWS

Aniversariante do dia




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...