quarta-feira, 4 de julho de 2012

Lourdes Sarmento (PCO) diz que é candidata à prefeitura de João Pessoa


Foi confirmado nesta quarta-feira (4) que o Partido da Causa Operária (PCO) terá candidatura própria na disputa pela prefeitura de João Pessoa nas eleições de outubro. O nome indicado pelo partido mais uma vez será o da funcionária pública Lourdes Sarmento. A indicação, segundo ela, foi oficializada em uma conferência nacional do partido realizada em São Paulo no sábado (30).

Lourdes disse que tinha o desejo pessoal de concorrer ao cargo de vereadora. “Existe uma pressão popular nesse sentido. Apesar de eu explicar que o coeficiente é muito alto e eu também não ganharia”, disse. A candidata do PCO contou que a maior votação que já teve na briga pela prefeitura foi de 6 mil votos e a menor de cerca de 5 mil votos.
Mesmo tendo uma votação inexpressiva Lourdes Sarmento vem disputando praticamente todas as eleições majoritárias na Paraíba, tanto que ela já perdeu as contas de quantas vezes concorreu à prefeitura da capital. “Eu acho que essa é a terceira ou quarta vez”, disse a candidata do PCO. No entanto, o G1 pesquisou junto à Justiça Eleitoral e confirmou que 2012 será a quinta disputa para o executivo municipal enfrentada por ela. Antes Lourdes participou dos pleitos de 1996, 2000, 2004, 2008 e ainda concorreu ao Governo do Estado em 2002, 2006 e 2010.
Apesar de saber que não ganha, Lourdes disse o partido prefere concorrer com candidatura própria para ter um espaço para exposição de suas ideias. “No nosso partido a pessoa é um instrumento da política, vamos ser candidata mais uma vez para defender as ideias do partido e também para nos tornar mais conhecidos”, afirmou.
g1

Ambulantes vendem faixas de campeão na porta do Pacaembu


Vendedores ambulantes acordaram cedo para tentar lucrar com o otimismo corintiano. Faixas do Corinthians campeão da Taça Libertadores já são vendidas na Praça Charles Müller, em frente ao estádio do Pacaembu. Gastando entre R$ 10 a R$ 30, os alvinegros podem adquirir a lembrança antes mesmo do jogo contra o Boca Juniors, nesta quarta, às 21h50m (horário de Brasília).
A TV Globo transmite a partida ao vivo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo a partir das 21h, com flashes ao vivo do Pacaembu.
faixa campeão corinthians pacaembu (Foto: José Gonzalez/Globoesporte.com)
Do lado de dentro do estádio, a equipe de produção contratada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) começa a montar o palco onde o troféu será entregue, logo após a partida.
Pacaembu (Foto: Jose Gobzalez / Globoesporte.com)
Na rua, torcedores sem ingresso tiram fotos do estádio, visitam o Museu do Futebol e tentam alguma informação sobre bilhetes sobrando. Sem sucesso. As entradas estão esgotadas desde a semana passada.
RIVAIS NA ÁREA
Torcedores do Boca na frente do hotel do time (Foto: Tiago Maranhão/SporTV)
Um grupo com cerca de 100 torcedores do Boca Juniors já está circula na porta do hotel da equipe argentina, na Zona Sul de São Paulo. Vários deles ainda não têm ingressos e fazem plantão no local para tentar ver, além dos ídolos, algum dirigente que possa ter alguma entradas sobrando.
Durante a madrugada, houve foguetório e duas explosões mais fortes. Pela manhã, porém, o clima é bem mais tranquilo. Os jogadores estão em quartos com isolamento acústico e não são incomodados.

Viúva de Arafat autoriza exumar corpo após suspeita de envenenamento


A viúva de Yasser Arafat, Suha Arafat, autorizou a exumação do corpo do líder palestino, morto em 2004, após a divulgação de um estudo indicando resíduos da substância tóxica polônio em suas roupas.
Suha Arafat, que mora atualmente na ilha de Malta, no Mar Mediterrâneo, também pediu que seja feita uma autópsia para verificar se há indícios do material químico nos restos mortais de seu marido.
A decisão da viúva de Arafat ocorre um dia depois de a rede de TV Al Jazeera, sediada no Catar, ter publicado um estudo indicando que a substância radioativa e altamente tóxica foi encontrada em objetos que Arafat usava na época em que ficou doente, inclusive sua escova de dentes.
O estudo, realizado pelo Instituto Suíço de Radiofísica, indica 'níveis anormais do elemento raro e radioativo denominado polônio'.
Segundo o cientista do instituto, François Bochud, o estudo revelou 'uma quantidade não explicada e elevada de polônio-210'.
Nesta quarta feira, a Autoridade Nacional Palestina (ANP) disse à agencia de notícias palestina Maan que aceitou exumar o corpo de Arafat do local onde ele está enterrado, o complexo de ANP, em Ramallah, na Cisjordânia.
A ANP também informou que realizará uma investigação internacional para tentar esclarecer o mistério sobre a morte do ex-líder palestino.
Morte
Yasser Arafat, fundador do movimento Fatah e líder da Organização de Libertação da Palestina (OLP), é considerado o principal símbolo da luta nacional dos territórios autônomos pela criação de um Estado independente.
Em outubro de 2004, quando se encontrava sitiado pelo Exército israelense no quartel general da Autoridade Nacional Palestina em Ramallah, Arafat ficou gravemente doente de forma repentina.
As causas de sua morte, que ocorreu no dia 11 de novembro de 2004 em um hospital francês, não foram explicadas até hoje.
Houve suposições e rumores de que ele sofria de câncer, cirrose ou Aids, mas nenhuma das hipóteses foi provada.
Com a descoberta dos resíduos de polônio em seus pertences, ressurge a suspeita de que o líder palestino teria sido vítima de um assassinato.
Exame
De acordo com o instituto suíço, para comprovar que o envenenamento com polônio foi a causa da morte do líder palestino, seria necessário verificar se a substância se encontra em seus ossos ou na terra que encobriu o corpo.
O instituto também afirmou que os exames devem ser feitos rapidamente, pois, com o tempo o polônio desaparece.
A exumação do corpo, entretanto, não depende apenas da autorização da ANP, que já foi dada, mas também da permissão de Israel, que controla as fronteiras da Cisjordânia, para transferir as amostras retiradas do local para o laboratório na Suíça.
A substância polônio é a mesma que matou o ex-espião russo, Alexander Litvinenko, morto em Londres em 2006, após beber chá envenenado.
Suha Arafat, que forneceu os objetos de seu marido aos exames do instituto suíço, disse à Al Jazeera que 'pelo menos fiz algo para demonstrar que sua morte não foi natural, mas, sim, decorrência de um crime'.
De acordo com a rede de TV árabe, o polônio só consegue ser produzido a partir de um reator nuclear, uma vez que se trata de um elemento raro e de difícil fabricação.
g1

Mais de cem saltam de ponte da Rússia amarrados em cordas


Cerca de 135 pessoas pularam de uma ponte suportadas por uma corda na Rússia. O salto quase sincronizado foi filmado e disponibilizado no YouTube na última segunda-feira (2). Já foram mais de 20 mil visualizações das imagens (veja aqui).
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem informou que se tratava de um pulo de bungee jump. Alertado por leitores de que não era bungee jump, o G1 checou com outras fontes e retirou o termo do texto e do título. O erro foi corrigido às 15h11.)
O salto foi comemorado por espectadores, segundo registro do vídeo.
Pessoas "balançam" na ponte após salto (Foto: Reprodução)Pessoas "balançam" na ponte após salto (Foto: Reprodução)

Morre menino infectado com febre maculosa em Porto Feliz, SP


Morreu na madrugada desta quarta-feira (4) o garoto de cinco anos que estava internado em estado grave no Hospital Regional, em Sorocaba (SP).
Ele faz parte da família de Porto Feliz(SP) que foi internada na semana passada com suspeita de doença infecto-contagiosa.
A mãe do garoto havia morrido no dia 26 de junho. O exame necroscópico confirmou que ela foi vítima de febre maculosa. Após o ocorrido, o sobrinho, os dois filhos e o marido também foram internados e a casa da família, interditada.
Nesta terça-feira (3), a Secretaria de Saúde confirmou o pai da família como o terceiro caso da doença na cidade. A suspeita é que o homem, que é trabalhador rural, tenha sido o responsável por levar os carrapatos transmissores da doença até a casa. Ele continua internado em estado grave no Hospital Regional.
"Ele é trabalhador rural, teve uma infestação de carrapatos e deve ter sobrado carrapatos no ambiente", afirma Cláudia Meirelles, secretária de Saúde da cidade. A propriedade rural onde o homem trabalha, em Itu (SP), deve ser vistoriada por agentes da Vigilância Sanitária nos próximos dias.
A filha do casal, de um ano, e sobrinho foram transferidos para a Santa Casa de Porto Feliz, mas passam bem.
Até o momento, ninguém mais apresentou sintomas da doença na cidade. A Secretaria de Saúde informou que todas as medidas de prevenção foram tomadas para evitar novas contaminações. A casa foi dedetizada e os animais de estimação da família estão em quarentena no setor de zoonoses da prefeitura. Uma campanha de conscientização será feita para alertar a população sobre os sintomas da doença e as formas de evitar o contágio.

Animais como cavalos, bois, porcos e até mesmo cães também podem ser infectados. A transmissão, porém, só é feita por meio da picada do carrapato; não há transmissão de homem para homem ou de animal para homem. Além disso, o artrópode precisa ficar em contato com a pele por pelo menos três horas para que a vítima seja infectada.
Carrapato

A febre maculosa é uma infecção provocada por uma bactéria transmitida ao homem por meio do carrapato estrela, encontrado principalmente em locais onde há capivaras. Por isso, a doença costuma aparecer com mais frequência na zona rural.
Os primeiros sintomas são febre, dor de cabeça e dores pelo corpo, e aparecem de dois a 14 dias após a picada. Ainda podem surgir lesões na pele. A taxa de mortalidade da doença pode chegar a 20% dos casos.
Carrapato precisa ficar em contato com a pele por três horas para infectar a vítima (Foto: Reprodução/TV TEM)Carrapato precisa ficar em contato com a pele por três horas para infectar a vítima (Foto: Reprodução/TV TEM)

Empresário desaparecido é flagrado em pousada, diz polícia


O delegado José Augusto Fernandes, que investiga o desaparecimento de Demival Vasques Filho, de São José do Rio Preto (SP), disse nesta quarta-feira (4) que o empresário foi visto em uma pousada em Foz do Iguaçu (PR), onde se hospedou entre domingo (1º)  e segunda-feira (2).
Demival está desaparecido deste sábado (30). O carro dele, no entanto, foi flagrado atravessando a Ponte da Amizade, na fronteira entre Brasil e Paraguai, no domingo (1º), pelas câmeras de segurança do local.
As imagens da pousada estão sendo enviadas para a Delegacia de Investigações Gerais para comprovar se trata-se ou não de Demival e devem ser analisadas por familiares. O carro e a placa foram confirmados pelo proprietário do local. "Ainda não sabemos se era ele ou não, vamos analisar as imagens. Mas o jovem não fez contato com a família, nem respondeu aos apelos de desaparecimento. Mas é possível que seja ele sim e esteja bem. O caso já está praticamente esclarecido. ”, afirma o delegado.

Como não compareceu ao seus compromissos no dia seguinte, a família notou seu desaparecimento. Nesta segunda-feira (2), a polícia abriu investigação para tentar esclarecer o caso.
Entenda o caso

O empresário desapareceu no último sábado (30) após a comemoração do seu aniversário de 30 anos. Segundo informações da polícia, ele saiu de uma festa, por volta das 2h, dirigindo seu carro, um Golf prata.
Demival, há um ano, durante entrevista à TV Tem (Foto: Reprodução / TV Tem)Demival, há um ano, durante entrevista à TV Tem (Foto: Reprodução / TV Tem)

Pais devem reforçar supervisão a crianças para evitar afogamentos


A chegada das férias escolares muda a rotina das famílias e, principalmente, das crianças que passam a ter mais tempo livre. É justamente nesses períodos que o número de acidentes aumenta. Os pais ou responsáveis devem ficar atentos e reforçar a supervisão, principalmente, nos locais com água como praia, clubes, colônia de férias, e mesmo berçários e creches, que funcionam fora do período letivo. Na segunda-feira (2), dois bebês de 1 e 2 anos se afogaram ao cair dentro da piscina de um berçário emGoiânia. As crianças sobreviveram, mas o estado de saúde delas é grave.
Segundo levantamento da ONG Criança Segura – feito a partir de dados sobre mortalidade do Ministério da Saúde –, o afogamento ocupa o segundo lugar no ranking de mortes de crianças por acidentes no Brasil (a primeira causa é o trânsito). No ano de 2010 foram registrados 1.184 óbitos de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.

Adulto
Ainda de acordo com o estudo, 64% das mortes foram de crianças de 0 a 9 anos de idade. A maior incidência de óbitos por afogamento ocorreu com a faixa etária de 9 a 14 anos (36%), seguido de perto pelo grupo de 1 a 4 anos (35%). Na sequência estão crianças de 5 a 9 anos (26%) e bebês com menos de um ano (3%). O levantamento revela que os meninos são as maiores vítimas (67%) em relação às meninas (33%).
Para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), dez segundos de desatenção por parte de um adulto podem ser suficientes para que uma criança se afogue em uma piscina, banheira ou mesmo em um balde. Por isso, antes de qualquer outra medida de segurança, é preciso haver sempre o acompanhamento de um adulto.
“Criança se afoga até em casa. Se em um momento de distração o adulto é negligente e deixa uma criança pequena sozinha na banheira, enquanto vai apagar o fogo de uma panela no fogão, a criança pode morrer afogada”, exemplifica o assessor de comunicação do CBMGO, major Claison Alencar Pereira.
Quando tem piscina por perto a situação não é diferente, já que as crianças não têm uma percepção clara de risco. Cabe ao adulto o dever de estabelecer os limites do que a criança pode ou não pode fazer e de cuidar para que a criança não os ultrapasse. “Essa regra vai para pai, mãe, coordenador de berçário ou monitor de colônia de férias. Eles devem ter critérios que os permitam ter o controle sobre as crianças. São os responsáveis por elas”, enfatiza o major Alencar.
Em Goiás, Corpo de bombeiros dá dicas sobre primeiros socorros em caso de afogamento (Foto: Reprodução TV Anhanguera)
Nos clubes, além da família há outras pessoas como os guarda-vidas. O major explica que é preciso verificar se há guarda-vidas supervisionando, se a brincadeira acontece em locais públicos e se há sinalização de tamanho e de profundidade da piscina.
Casa
Mesmo em casa o adulto deve se precaver para deixar o ambiente seguro. Segundo a coordenadora de mobilização da ONG Criança Segura, Lia Gonsales, em casa pode haver uma falsa sensação de que está tudo sob controle. “A supervisão ativa do adulto responsável deve ser a mesma em casa, no clube ou em qualquer lugar. Quando o ambiente é familiar do adulto e da criança a atenção deve ser até maior, pois os pais podem se distrair mais”, enfatiza.
Uma dica para dar um pouco mais de segurança para a criança é colocar um colete salva-vidas, mas não as boias de braço, que são consideradas brinquedos. “Mesmo assim, o colete não tira o papel de supervisão. Em casa ou em outro lugar a prevenção é a mesma.”, observa Lia.
Outra atitude preventiva é dar preferência para a entrada da criança na aula de natação a partir dos 4 anos de idade. Lia comenta que nesta fase a criança passa a ter mais consciência do corpo, já anda e já corre com mais autonomia em relação aos bebês.
No entanto, a coordenadora adverte que o ensino da natação é apenas uma forma de prevenção, não dá discernimento para a criança ir sozinha para a piscina. “A natação ou o colete não tiram a responsabilidade de supervisão do adulto”, pontua.
Nos períodos em que a piscina não é muito usada, durante o inverno ou período chuvoso, uma alternativa é a instalação de redes que tampem a piscina.
“Ainda assim é preciso ficar atento, pois a criança, até os 14 anos, não tem condição estrutural para perceber o risco que correm. Isso acontece porque explorar faz parte do desenvolvimento da criança. Esse comportamento é natural, mas o adulto precisa fazer com que a criança faça essa exploração com total segurança. Tudo é uma questão de ambiente mais supervisão”, resume.
Escola
O major do Corpo de Bombeiros Claison Alencar Pereira destaca que nas escolas que têm piscina, há a exigência de isolamento. O objetivo é impedir o livre acesso das crianças. Desta forma, elas não poderão utilizar o espaço sem que haja o acompanhamento de um responsável.
A orientação da ONG Criança Segura para o pais que continuarão trabalhando e optaram por deixar o filho em um berçário ou colônia de férias é que, antes de fazerem a escolha, é importante conhecer o local, verificar as instalações, se a piscina está cercada ou com restrição de acesso.
Lia Gonsales observa que é importante saber quantos adultos vão ter por criança. Segundo ela, o número depende da idade e que o ideal é um adulto para quatro crianças de até 4 anos. “Se as crianças forem um pouco mais velhas, o grupo poderá ser um pouco maior. De qualquer forma, quanto mais adultos, melhor”, diz.
Orientação
Mesmo que a criança não tenha percepção de risco, é válido desde cedo conversar com ela sobre como se comportar quando estiver brincando na água. O adulto pode ressaltar a importância de respeitar a sinalização, obedecer as orientações do guarda-vida e falar o que pode e o que não pode ser feito.
Os pais também dizer para os filhos que é errado empurrar o colega na piscina. A criança também não deve não simular afogamento, pois isso pode mascarar uma situação mais grave. “Essas informações podem ser dadas aos poucos de uma forma que elas entendam. Uma coisa útil é ensiná-los a telefonar para os serviços de emergência e ter esses números sempre a mão”, diz Lia.
A coordenadora adverte que a criança deve nadar e brincar sempre acompanhada, pois sozinho é mais perigoso.
Confira algumas dicas de segurança para evitar afogamentos de crianças
O primeiro passo ao constatar um afogamento é manter a calma e ligar imediatamente para o serviço de emergência 193. O bombeiro do outro lado da linha está apto a te orientar até a chegada da viatura no local. Por incrível que pareça, muita gente, no momento de tensão, até esquece o número do Corpo de Bombeiros Militar.
Nunca deixar uma criança sozinha quando estiver próxima da água.
- Crianças devem usar colete salva-vidas sempre que estiverem próximas de área de banho.
- Boias de braço não são coletes salva-vidas.
- Mantenha baldes e bacias com água fora do alcance das crianças e deixe os vasos sanitários sempre com a tampa fechada.
- Mantenha as portas dos banheiros e lavanderias sempre fechadas.
- Crianças em banheiras devem ser observadas a cada segundo.
- Ensine a criança a nadar após os quatro anos.
- Tenha certeza de que áreas são seguras onde as crianças nadam, rios, lagos e praias. Cavas, tanques de pesca e represas não são locais seguros para banhos.
- Em praias, dê preferência aos locais supervisionados por salva-vidas.
- Isole a piscina – faça uma cerca de proteção com altura mínima de 1.50m e 12cm no máximo entre as barras verticais. O cercamento reduz os afogamentos de 50% a 70%.

- Evite colocar brinquedos próximos à piscina. Isto atrai as crianças. Mais de 40% dos proprietários de piscinas não sabem realizar os primeiros socorros.

- Evite deixar objetos flutuantes no interior da piscina (bóias, brinquedos e câmaras de ar), que atraiam a curiosidade das crianças.

- Crianças devem sempre estar sob a supervisão de um adulto. Oitenta e nove por cento (89%) das crianças não têm supervisão durante o banho de piscina. Oitenta e quatro por cento (84%) dos afogamentos em piscinas ocorrem por distração do adulto (hora do almoço ou após).
- Leve sempre as crianças com você caso necessite afastar-se da piscina.

- Boa parte dos afogamentos acontece em razão de 10 segundos de desatenção, tempo, por exemplo, de pegar uma toalha.
(Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás – CBMGO)
g1

Cientistas descobrem partícula subatômica inédita


Cientistas anunciaram nesta quarta-feira (4) a observação de uma partícula subatômica inédita até então. Eles veem fortes indícios de que se trate do “bóson de Higgs”, a “partícula de Deus”, única partícula prevista pela teoria vigente da física que ainda não tinha sido detectada em laboratórios, e que vinha sendo perseguida ao longo das últimas décadas.
Pela teoria, o bóson de Higgs teria dado origem à massa de todas as outras partículas. Se sua existência for confirmada, portanto, é um passo importante da ciência na compreensão da origem do Universo. Se ele não existisse, a teoria vigente deixaria de fazer sentido, e seria preciso elaborar novos modelos para substituí-la.
“Eu não tenho muita dúvida de que, na física de partículas, é o evento mais importante dos últimos 30 anos”, afirmou Sérgio Novaes, pesquisador da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), que faz parte da colaboração CMS. "Eu acho que é um momento histórico que a gente está vivendo", completou.
Apesar do grande impacto na física teórica, a descoberta ainda não representa um avanço direcionado a nenhum campo específico da tecnologia.
'Partícula de Deus'
O “bóson de Higgs” ganhou o apelido de “partícula de Deus” em 1993, depois que o físico Leon Lederman, ganhador do Nobel de 1988, publicou o livro “The God Particle” (literalmente “a partícula de Deus”, em inglês), voltado a explicar toda a teoria em volta do bóson de Higgs para o público leigo. Ainda não há edição desse livro em português.
A nova partícula tem características “consistentes” com o bóson de Higgs, mas os físicos ainda não afirmam com certeza que se trate da “partícula de Deus”. Para isso, eles vão coletar novos dados para observar se a partícula se comporta com as características esperadas do bóson de Higgs.
Maior máquina do mundo
O anúncio foi feito em Genebra, na Suíça, sede do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês). As conclusões foram baseadas em dados obtidos no Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), acelerador de partículas construído pelo Cern ao longo de 27 quilômetros debaixo da terra, na fronteira entre a França e a Suíça.
Essa máquina, considerada a mais poderosa do mundo, foi construída especificamente para estudos de física de partículas, e a descoberta desta quarta é a mais importante que já foi feita lá até o momento.
Dois resultados, uma conclusão
A descoberta foi confirmada por especialistas do CMS e do Atlas, dois grupos de pesquisa independentes que fazem uso do LHC. Apesar de usarem o mesmo acelerador de partículas, as duas colaborações científicas trabalham com detectores diferentes e seus resultados são paralelos. Os resultados antecipados hoje ainda serão publicados em revistas científicas.
Os cientistas medem a massa das partículas como se fosse energia. Isso porque toda massa tem uma equivalência em energia. Se você calcula uma, tem o valor das duas. A unidade de medida usada é o gigaelétron-volt, ou "GeV".
No anúncio, o CMS disse que observou um “novo bóson com a massa de 125,3 GeV” – com margem de erro de 0,6 GeV para mais ou para menos – “em 4,9 sigmas de significância”. Esses “sigmas” medem a probabilidade dos resultados obtidos. O valor de 4,9 sigmas representa uma chance menor que um em 1 milhão de que os resultados sejam mera coincidência. Por isso, os cientistas consideram esse número como uma confirmação da descoberta.
Paralelamente, o grupo Atlas afirmou que “exclui a não-existência de uma partícula com a massa de 126,5 GeV, com a probabilidade de 5 sigmas”. A pequena diferença entre os números dos dois grupos -- de 125,3 GeV para 126,5 GeV -- não é considerada significativa pelos físicos.
Em 2011, pesquisadores dos dois grupos de pesquisa do Cern já haviam “encurralado” o bóson de Higgs, quando identificaram a faixa em que encontrariam a partícula – a massa estaria entre 115 GeV e 130 GeV.
Na última segunda, pesquisadores norte-americanos também tinham encontrado “forte evidência” da existência da partícula, em experiências com um acelerador próprio, o Tevatron.
Ilustração de uma colisão entre partículas promovida pelo acelerador LHC. É com experimentos como esse que os cientistas estudam partículas como o bóson de Higgs (Foto: Cern)
Decaimento
Um dos motivos pelos quais é tão difícil detectar o bóson de Higgs é a sua instabilidade. Essa partícula dura muito pouco tempo e rapidamente se transforma – decai, no jargão científico – em outras. Para encontrar a nova partícula anunciada nesta quarta, eles estudaram o resultado destes decaimentos.

Para confirmar se o bóson descoberto é mesmo a “partícula de Deus”, será necessário estudar a fundo os decaimentos. O Modelo Padrão – conjunto de teorias mais aceito para explicar as interações da natureza e as partículas fundamentais que constituem a matéria – prevê o decaimento do bóson de Higgs em diferentes partículas, cada uma em determinada quantidade.
Tanto o CMS quanto Atlas concentraram seus esforços em duas partículas específicas: os fótons, que é como a luz se manifesta, e os bósons Z, que medeiam a chamada força fraca. O resultado foi suficiente para identificar a existência de uma partícula inédita, mas não para caracterizá-la em detalhes.
O próximo passo dos cientistas é testar os vários decaimentos decorrentes dessa partícula. Se os resultados continuarem sendo coerentes com o Modelo Padrão, será confirmado que ela é mesmo o bóson de Higgs.
Caso haja divergências, pode ser que explicações teóricas alternativas sejam adotadas. Já existe uma, chamada de supersimetria, que faz adendos ao Modelo Padrão e prevê a existência de vários bósons de Higgs com pequenas divergências entre si. Enquanto estas experiências não mostrarem resultados, é impossível afirmar qual dos modelos se adéqua melhor à natureza.
Cientistas brasileiros envolvidos na pesquisa do Cern falaram ao G1 e relatam 'clima de festa'. "Tinha uma fila que eu nunca vi no Cern. Estava todo mundo empolgado", relatou Denis Oliveira Damazio, contratado pelo Laboratório Nacional de Brookhaven, nos Estados Unidos, que trabalha na sede do centro suíço.
Representação gráfica de colisão de prótons realizada no LHC (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)

Aumenta o número de homicídios em Patos em relação ao mesmo período de 2011


Enquanto as cidades de João Pessoa e Campina Grande apresentaram diminuição no número de assassinatos em 2012 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Polícia Militar e Secretaria de Segurança Pública, a cidade de Patos apresenta um aumento nas estatísticas.

Até o dia 05 de julho de 2011, Patos registrou 32 homicídios contra 33 contabilizados no mesmo período deste ano. Um pequeno aumento, mas que revela que a violência continua desenfreada na cidade.

Já com relação ao mês de junho, Patos registrou uma queda este ano(6 homicídios) contra 9 no mesmo mês do ano passado.

Apesar de impressionar pela violência e recorrência, a Paraíba registra uma redução de 17,12% no número de homicídios no mês de junho, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Conforme o comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, foram 146 assassinatos no mês de junho do ano passado, contra 121 este ano no estado. Em João Pessoa, este ano, foram contabilizados 51 homicídios em junho, e no ano passado aconteceram 53 assassinatos no mesmo mês.

Dados divulgados pelo comando do 2º BPM apontam que houve uma redução de mais de 66% nos crimes de homicídios no mês de junho de 2012, na cidade de Campina Grande. Enquanto em junho de 2011, foram registrados 24 assassinatos, no mesmo período deste ano ocorreram 8 homicídios.

O balanço preciso em todo o estado não foi divulgado ainda pela Secretaria de Segurança Pública, apesar das autoridades afirmarem que houve diminuição.

Hora Exata
JEFTE NEWS

Wilson Filho quer Zona Franca do Semiárido nordestino


Frisando que não pode existir Brasil forte com um Nordeste fraco, o Deputado Federal Wilson Filho (PMDB-PB) tem dedicado grande parte do seu mandato para a criação da Zona Franca do Semiárido Nordestino, a ser localizada, inicialmente, em um raio de 100 quilômetros em torno de Cajazeiras-PB, englobando uma área que abrangerá os Estados da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Em fase de instalação, a Comissão Especial da Zona Franca do Semiárido Nordestino, da Câmara dos Deputados, examinará a PEC 19/11, de autoria do Deputado Wilson Filho.

“Há muito tempo, o Nordeste sente necessidade de que haja uma visão ampla da realidade nordestina do semiárido, e de um modelo de desenvolvimento nacional a partir daquela região”, disse Wilson Filho. Para ele, o estabelecimento de uma Zona Franca no Nordeste possibilitará a criação de milhares de empregos, melhorará o índice de desenvolvimento humano do semiárido, acelerará o PIB nordestino, criará maior quantidade de renda e fará do sertão um polo de desenvolvimento nacional.

“Vejam exemplos de lugares no mundo que venceram a aridez do deserto e tornaram-se verdadeiros paraísos, como o Estado de Israel, além de Dubai, que, ao instituir-se como uma Zona Franca, possibilitou prosperidade e abundância de bem estar em uma localidade em que só havia areia, e mais nada. Uma zona franca no semiárido permitirá a transformação em realidade de um sonho de séculos, no sentido de o semiárido virar um jardim de progresso”, declarou o Deputado Wilson Filho.

Assessoria
JEFTE NEWS

Paraíba terá 2º maior investimento do Minha Casa Minha Vida do país


O Governo do Estado, por intermédio da Companhia de Habitação Popular da Paraíba (Cehap), assina na próxima sexta-feira (6), convênio com o Banco do Brasil para construção de 1.948 casas populares em  Campina Grande. As moradias são destinadas para famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos. O projeto é o segundo maior investimento do Programa Minha Casa Minha Vida no Brasil.

A solenidade de assinatura do documento vai ser realizada no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), a partir das 10h. Estão confirmadas as presenças do governador Ricardo Coutinho, do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, da presidente da Cehap, Emilia Correia Lima, do representante nacional do Banco do Brasil, além de diversas autoridades locais.

O novo conjunto habitacional vai ser construído nos bairros Três Irmãs e no das Cidades, nos loteamentos Raimundo Suassuna e Acácio Figueiredo. As unidades terão área de 36,87 m² (casa normal) e 41.02 m² (casas para portadores de necessidades especiais), com sala, cozinha, dois quartos e banheiro adaptado.

As residências terão toda infraestrutura básica, como esgotamento sanitário, abastecimento de água, pavimentação, eletrificação, adutora, reservatório elevado, duas escolas e dois centros de saúde. A obra está orçada em R$ 93.720.228,00.

Investimento - De acordo com o gerente de Negócios Imobiliários do Banco do Brasil na Paraíba, Jaynilson Custódio Rodrigo, o convênio vai representar o primeiro maior investimento do Nordeste dentro do Programa Minha Casa Minha Vida financiado pelo banco.

"É de grande relevância a parceria com a Cehap, pois teremos a certeza do êxito na condução e conclusão do processo que representa o segundo maior do Brasil e o primeiro do Nordeste em números de unidades habitacionais”, avalia Jaynilson.

Há cerca de dez anos, o município de Campina Grande não recebia um empreendimento habitacional de grande porte. Atualmente, a Cehap está concluindo três empreendimentos de pequenas proporções que estavam em andamento desde 2004.

"Isso demonstra o reconhecimento que o Governo do Estado tem, que a Cehap tem, da importância e da necessidade de Campina Grande ter um investimento grande na construção de moradias para enfrentar o déficit habitacional. Campina é uma cidade que precisa de trabalho e nós estamos respondendo às reivindicações da população campinense”, ressalta a presidente da Cehap, Emília Correia Lima.

Secom
JEFTE NEWS

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO JOÃO PEDRO DE VÁRZEA


A prefeitura de Várzea confirmou a Vale FM nesta terça-feira (03) a programação oficial do João Pedro.

Na Sexta; Sábado e Domingo de 05:00 da tarde às 10:00 da noite Tenda Eletrônica com participação de Paulo Cassiano; Banda Eclipse e  Os 4 do Xamego

No Parque do Juazeiro:

Sábado dia 07 de Julho

Flor da Pelé
Amazan
Ariaxé

Domingo dia 08 de Julho 

Luiz Bento e Forrozão Aruanda.
Aviões do Forró
Espora de Ouro. 

Clédia Lopes 

Denúncias sobre propaganda eleitoral irregular podem ser feitas pela internet


Denúncias sobre propaganda eleitoral irregular podem ser feitas por meio do site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

A denúncia on-line é encaminhada ao juiz eleitoral e o trâmite pode ser acompanhado via internet.

De acordo com o TRE, o principal objetivo é receber informações sobre propagandas ilegais em vias públicas, locais de uso comum, como cinema e ginásios, além de estabelecimentos comerciais.

As denúncias também podem ser feitas à comissão de direito eleitoral da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), segundo o presidente da comissão de Ribeirão, Leandro Stocco.

O Ministério Público e os cartórios eleitorais também estão aptos a receberem as denúncias, que serão encaminhadas à Justiça Eleitoral.

Uol
JEFTE NEWS
�ões e" � d `� �#� morrágica da dengue. Quanto ao número de óbitos, em 2011 foram registrados nove durante todo o ano, e em 2012, dois óbitos foram confirmados até agora.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Júlia Vaz, alerta sobre a importância da prevenção no período chuvoso. "Mesmo com os dados epidemiológicos apresentando redução dos casos em relação ao mesmo período de 2011, com o aumento das chuvas no Estado, as Secretarias Municipais devem manter o controle de forma vetorial de forma intensa e a vigilância ativa de novos casos”, enfatiza. Vaz ressalta que 82% dos casos notificados de dengue na Paraíba estão concentrados em 23 municípios, o que representa apenas 10% do total de municípios.

JP Online
JEFTE NEWS

Casos de dengue clássica crescem em 167 cidades na Paraíba


O número de casos notificados de dengue clássica, no período de primeiro de janeiro até 29 de junho deste ano, chega a 7.228 na Paraíba. Dos 223 municípios paraibanos, foram notificados casos de dengue em 167. Os dados fazem parte do mais recente boletim epidemiológico da doença divulgado ontem pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

O informativo da SES mostra queda de 33,8% no número de casos notificados de dengue em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2011 foram notificados 10.906 casos. Contudo, apesar da redução, em apenas uma semana, houve um aumento de 11,68% nas notificações de dengue. Enquanto de primeiro de janeiro a 22 de junho foram 6.472 notificações, em apenas uma semana o quantitativo subiu para 7.228, crescendo em 756. O mais recente boletim mostra que os casos de dengue clássica subiram 25,27% em uma semana, saindo de 1.931, entre primeiro de janeiro a 22 de junho, para 2.419, aumento de 488 ocorrências.

Ainda segundo o boletim, de primeiro de janeiro até o último dia 29, foram registrados 52 casos de dengue com complicações e 34 de febre hemorrágica da dengue. Quanto ao número de óbitos, em 2011 foram registrados nove durante todo o ano, e em 2012, dois óbitos foram confirmados até agora.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Júlia Vaz, alerta sobre a importância da prevenção no período chuvoso. "Mesmo com os dados epidemiológicos apresentando redução dos casos em relação ao mesmo período de 2011, com o aumento das chuvas no Estado, as Secretarias Municipais devem manter o controle de forma vetorial de forma intensa e a vigilância ativa de novos casos”, enfatiza. Vaz ressalta que 82% dos casos notificados de dengue na Paraíba estão concentrados em 23 municípios, o que representa apenas 10% do total de municípios.

JP Online
JEFTE NEWS

Aniversariante do dia



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...