sexta-feira, 6 de julho de 2012

TCE identifica casos de acúmulo ilegal de cargos públicos na Paraíba


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou que foram descobertos 31.161 casos de acúmulo ilegal de cargos públicos na Paraíba. Por lei, somente é permitido exercer dois cargos públicos e mesmo assim há algumas condições. Isto vale apenas para as profissões de professor e médico e é preciso ter compatibilidade nas jornadas de trabalho. Mas o TCE descobriu que em um desses casos, um servidor da área do magistério recebe 13 contracheques.
As irregularidades foram descobertas a partir de um levantamento nas folhas de pagamento do mês de fevereiro de 2012. As acumulações de cargos foram identificadas em 564 órgãos da administração municipal e estadual. Segundo o presidente do TCE, conselheiro Fernando Catão, todos os gestores públicos já foram comunicados das irregularidades a fim de que adotem as providências cabíveis.

Quanto ao caso do funcionário que recebe 13 salários, Catão disse que se trata de uma situação grave, mas que vai apurar com cautela. Pelo levantamento do Tribunal de Contas, são 1.375 professores e 1.548 médicos que registram acúmulo ilegal no serviço público. Pela Constituição Federal, tanto o professor como o médico só podem ter dois empregos públicos. Um novo levantamento deve ser realizado no mês de novembro com os dados informados ao Tribunal referentes ao mês de setembro
.Ele disse que 281 gestores desses 564 órgãos já procuraram saber quais são as irregularidades. Segundo Catão, para os casos em que persistirem acumulações ilegais de cargos públicos serão abertos procedimentos específicos no Tribunal de Contas para apurar se houve omissão dos gestores ou se houve má-fé dos servidores que recebem vários salários por vários cargos diferentes.
g1

Mais um suspeito de morte de menino de 4 anos é preso na Paraíba


Mais um suspeito de participação no homicídio de uma criança de 4 anos, foi preso na noite da quinta-feira (5), em uma casa no bairro Colinas do Sul, em João Pessoa. O crime aconteceu  no dia 30 de junho no Bairro dos Novais, na capital. Outros três suspeitos, sendo um deles adolescente,  foram detidos no dia 1º de julho
De acordo com o tenente Benedict Pontes, do 1º Batalhão da Polícia Militar,  o homem já responde por outros homicídios.O suspeito foi encaminhado para um presídio de João Pessoa. Segundo a polícia, os suspeitos vão responder pelos crimes de homicídio qualificado, formação de quadrilha e corrupção de menores.
Dupla suspeita de matar criança de 4 anos foi detida em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Entenda o caso
Na noite de 30 junho, um menino de 4 anos foi assassinado dentro de casa na comunidade Cabral Batista, no Bairro dos Novais, em João Pessoa. Segundo o tenente Sobreira, da Polícia Militar, cerca de cinco homens armados procuravam o pai do menino, mas como ele não foi encontrado o grupo atirou contra o menino.
Segundo a avó, o menino pediu para ela fechar a porta de casa porque homens armados se aproximavam. Já de acordo com informações da polícia, duas mulheres estavam na casa e tentaram bloquear a porta da casa com a geladeira. Uma delas foi atingida por um tiro de raspão na região do tórax e passa bem.
O menino foi ferido na cabeça e nas costas. Os policiais ainda encaminharam o menino para o Hospital de Emergência e Trauma, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu.
g1

Bebê é transferido de helicóptero de Pernambuco para hospital da PB


Uma criança de dois meses deu entrada no Hospital de Trauma de Campina Grande na tarde da quinta-feira (5) depois de ser transferido de helicóptero do estado de Pernambuco. A criança teve uma parada cardiorrespiratória e o estado de saúde dele é considerado grave.
De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a criança estava internada no Hospital Regional do Agreste, emCaruaru, Pernambuco. O bebê teve complicações respiratórias e sofreu uma parada cardiorrespiratória em seguida. Ele foi levado para Campina Grande porque, segundo a secretaria de saúde de Pernambuco, era o local mais próximo com Unidade Neonatal.
O hospital de Caruaru entrou em contato com a direção do hospital campinense e garantiu a vaga. Em seguida, o helicóptero da Polícia Rodoviária Federal foi solicitado e fez o transporte da criança. Apenas a equipe médica acompanhou o pequeno paciente e os familiares viajaram de carro. Foi a primeira vez que o Hospital de Campina Grande recebeu um resgate feito de helicóptero. O bebê, que completou dois meses na quinta (5), está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) infantil do Hospital de Trauma. O estado dele é considerado grave.
g1

‘Fui demitida pela minha maquiagem de egípcia’, diz funcionária de hospital


Francine Siddaway, de 28 anos, diz ter sido demitida do hospital onde trabalhava em Cambridge, no Reino Unido, por causa de sua maquiagem do tipo egípcia, informa o Daily Mail. Ela, que considera processar a ex-empresa, disse à publicação que prometeu nunca mudar sua aparência por ninguém.
“Eu gosto da aparência da maquiagem egípcia. Ela é a minha armadura e é importante para que eu me sinta bem”, contou Siddaway, que trabalhou no hospital durante três anos e meio. “Eles disseram que a minha maquiagem é ofensiva, mas como isso pode ser verdade se outros funcionários me elogiavam?”
Siddaway disse à publicação que a “implicância” com sua maquiagem veio na mesma época de um corte de funcionários no hospital. “É óbvio o porquê de eles, de repente, terem um problema com a minha maquiagem”, disse.
O hospital, conta o “Daily Mail”, afirma que a razão para a demissão foi “insubordinação”.  “Todos os funcionários assinam um contrato em que dizem concordar com as políticas do código de vestimentas da empresa.” O estabelecimento também a acusa de deixar o trabalho sem autorização.
g1

Cabeleireiro usa meditação para cortar cabelos de olhos fechados


Tian Hao, um cabeleireiro chinês, conta que usa a técnicas de meditação para cortar os cabelos de suas clientes com os olhos fechados, informa o portal austríaco Austraian Times.
Hao afirmou à publicação que “sente a aura” dos cabelos de seus consumidores na hora do corte.
“É preciso muita concentração, mas eu nunca tive um acidente com as tesouras”, explicou o cabeleireiro. Para finalizar o penteado, ele seca as mechas e usa um tipo de aspirador para estilizar.
O site afirma que Hao cobra 400 libras por corte de cabelo.
g1

Empresário diz ter localizado corpo de Madeleine McCann em Portugal


O empresário sul-africano Stephen Birch disse à polícia portuguesa ter provas de que o corpo da menina Madeleine McCann, desaparecida em 2007, está enterrado no quintal da casa de outro empresário, Robert Murat, vizinho ao resort em Algarve onde ela foi vista pela última vez.

Birch, que é empresário do ramo imobiliário, disse ao jornal português “Correio da Manhã” ter chegado à conclusão após uma exaustiva investigação do caso, desde o desaparecimento da menina, com a ajuda inclusive de um equipamento de geo radar.
A polícia britânica afirmou nesta quarta-feira que existe uma "possibilidade" de que Madeleine McCann, a menina desaparecida em 2007 durante as férias em Portugal, esteja viva e pediu às autoridades deste país a reabertura do caso.   "Acreditamos sinceram (Foto: AP)


Segundo o empresário, que disse ter invadido a propriedade várias vezes, Madeleine foi enterrada a meio metro de profundidade numa área que foi cimentada na casa de Murat. O britânico mora ao lado do Ocean Club, na Praia da Luz, onde a família McCann passava férias quando a criança desapareceu, em 3 de maio.

Ao jornal “PT”, Robert Murat disse que lamenta a atenção dada à “loucura e estupidez” do empresário sul-africano. “Isso não faz sentido nenhum”, disse o britânico. “Podem levar tudo para a Polícia Judiciária, que é quem deve investigar, e dar-lhe toda a informação.”

Murat chegou a ser investigado na fase de investigações do caso, e sempre se declarou inocente.

Em maio deste ano, as buscas pela menina completaram cinco anos sem resolução. Os pais Gerry e Kate McCann, que chegaram a ser suspeitos, disseram que não perderam a esperança de encontrar Madeleine viva.
g1

ONG recebe 113 pedidos de adoção de cadela ferida por bomba caseira


A cadela 'Menina', ferida por uma bomba caseira jogada por um ex-integrante da equipe técnica do cantor Thiaguinho, ex-Exaltasamba, no sábado (30), em Campinas (SP), recebeu 113 pedidos de adoção até a manhã desta sexta-feira (6). A assessoria da União Protetora dos Animais (UPA), Organização Não-Governamental (ONG) que tem a guarda do animal, informou que a cadela continua internada, mas que voltou a caminhar na quinta-feira (5). O produtor do músico José Manoel Giardini Sobrinho assumiu em depoimento a responsabilidade pelo artefato. Ele foi demitido após o ocorrido.

A alta médica da cadela, segundo a UPA, deve ocorrer na próxima semana. Em seguida, ela deve ficar sob responsabilidade de um voluntário, pelo prazo de 60 dias, antes de ser encaminhada para adoção.

O período é necessário para recuperação da cadela, uma vez que ela ainda recebe medicamentos com morfina para aliviar dores e não houve avaliação sobre a surdez parcial ou total, identificação, regularização de vacinas e controle de verminoses, de acordo com a União Protetora dos Animais.
Sem conversaA assessoria da UPA informou que não foi comunicada oficialmente pelo cantor Thiaguinho sobre o intuito do músico em querer adotar o animal. Para isso, segundo a ONG, é necessário informar o nome, endereço e justificar a intenção. O músico disse que entraria com o pedido de adoção nos próximos dias. Sobre possível favorecimento ao cantor, em virtude da repercussão do caso, a assessoria reiterou que o lado financeiro não será único argumento levado em consideração: "amor, dedicação e tempo diponível para cuidar de 'Menina' serão os diferenciais", segundo a UPA.

Cachorra sofreu ferimentos após pegar explosivo atirado por integrante da banda do cantor Thiaguinho (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)O valor do tratamento pago por Thiaguinho ao hospital veterinário na tarde de quarta (4) não foi informado pela UPA e pela assessoria do músico. Ele aproveitou a visita para postar uma foto na rede social Twitter ao lado da cachorra. "Visitando a "Menina"! Toda dócil.. Tomando sol! Estou feliz por ela estar bem.. Que Deus a abençõe!", disse em uma das mensagens. Procurada pelo G1, a assessoria do pagodeiro não soube dizer em qual data ele fará o pedido formal para adoção do animal.

Investigações
Titular da Delegacia de Proteção aos Animais, o delegado Antônio Erivelton Piva Junior informou que a conclusão do inquérito está "bem encaminhada". Até quinta-feira, ele ouviu os depoimentos do ex-produtor, um borracheiro que trabalha próximo ao local, duas funcionárias do hotel que recebeu a equipe técnica de Thiaguinho, além de dois taxistas.

"O ex-produtor se comprometeu a me passar os nomes de três ou quatro funcionários da banda que estavam no local, para prestarem depoimento, até esta sexta-feira. Tudo deve ser concluído até a próxima semana", resume. O crime tem pena de três meses a um ano de detenção, além de multa a ser definida pela Justiça.
'Menina' terá 60 dias de recuperação antes de ser levada para adoção   (Foto: Fernando Pacífico / G1)

Traficante 'morto' é preso ao celebrar casamento de US$ 1,1 milhão


Um traficante colombiano procurado pelosEstados Unidos, dado como morto em 2010, foi preso na celebração de gala de seu casamento em uma ilha.
A notícia da captura de Camilo Torres Martinez, conhecido como 'Fritanga' se tornou o principal tema de conversas na Colômbia.
Não é para menos: para o seu casamento, Fritanga alugou uma ilha paradisíaca, localizada em um parque nacional caribenho, e contratou cantores e grupos musicais.
Entre os convidados de sua extravagante festa na Ilha Mucura, localizada a duas horas de barco de Cartagena, também estavam atrizes conhecidas, modelos, apresentadores de televisão e até mesmo alguns funcionários públicos.
A extravagante celebração foi avaliada em mais de 2 milhões de pesos (cerca de US$ 1,1 milhão).
Nada mal se considerarmos que Fritanga, membro proeminente da quadrilha dos Urabeños, teve sua extradição pedida pelos Estados Unidos em outubro de 2010 e, em dezembro do mesmo ano, foi considerado oficialmente morto.
'Relação de negócios'
O traficante foi preso na semana passada, quando os convidados de seu casamento já comemoravam havia oito dias.
De acordo com alguns testemunhos, os convidados - mais de 200 - chegaram a pensar que a operação policial fazia parte do 'show'.
A divulgação dos nomes de alguns dos convidados mais famosos também levantou questões sobre a natureza de seu relacionamento com o traficante de drogas.
'Nós não temos capacidade de verificar os antecedentes de pessoas que nos contratam', tentou justificar o cantor Jean Carlos Centeno.
Para muitos colombianos, no entanto, a festa destaca uma proximidade perturbadora entre alguns setores do entretenimento colombiano e o narcotráfico, laços remanescentes da época áurea de Pablo Escobar.
E essa não é a única conexão que preocupa as autoridades colombianas. O tabelião que emitiu o atestado de óbito de Torres Martinez está sendo investigado.
A Ilha Mucura, onde fica o luxuoso Hotel Punta Faro, alugado por Fritanga para a festa, é propriedade do Estado colombiano.
E o fato de que o líder dos Urabeños se sentiu confiante o suficiente para organizar uma celebração também gerou muitas perguntas.
Fritanga, entretanto, agora precisa se preocupar com sua possível extradição para os Estados Unidos e, claro, com o adiamento da sua noite de núpcias.
g1

Mulher seminua derruba portão e invade casa na Zona Oeste de Aracaju


Uma mulher aparentemente drogada ficou seminua e derrubou o portão de alumínio de uma residência localizada na Rua Bahia, no Bairro Siqueira Campos, Zona Oeste deAracaju (SE), no início da manhã desta sexta-feira (6). Segundo testemunhas, por volta das 5h ela começou a gritar que havia corpos dentro da residência e que eles precisavam ser retirados.
Muito nervosa, a mulher derrubou o portão da residência. Ela entrou e disse que procurava pelos corpos. A mulher recusou a ajuda de pessoas que passavam pela rua. Muitos tentaram convencê-la a deixar a casa, mas ela preferiu ficar sentada próximo ao portão.
Os vizinhos decidiram entrar na residência e retirar facas e outros objetos que pudessem ser usados por ela após ameaças de suicídio. Assustados, eles acionaram a polícia, que entrou em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As equipes chegaram ao local por volta das 6h30.

Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) tiveram que organizar o trânsito, complicado na região por causa de motoristas que, curiosos, reduziam a velocidade para assistir à cena.
Equipes do Corpo de Bombeiros também auxiliaram na ocorrência. A mulher, que estava transtornada, teve de ser imobilizada.
O proprietário da residência, que estava no trabalho, foi chamado e ficou supreso com o ocorrido. Funcionário do Departamento de Criminalística, ele ficou preocupado com a possibilidade de a mulher encontrar uma arma, guardada no andar de cima da casa.  "Mas, por sorte, fui informado que ela andou apenas pelos cômodos do piso térreo", disse o dono da casa, que não quis ter o nome divulgado. Questionado sobre a existência de corpos no local, desmentiu. "Ela estava transtornada e falava coisas sem sentido. Claro que não há corpos no interior da casa."
Por volta das 6h45, policias convenceram a mulher a seguir para o hospital. Ao se aproximar da ambulância, no entanto, ela ficou agressiva e teve de ser imobilizada mais uma vez. Após ser colocada na maca, um dos policiais teve de amarrar as pernas da mulher, que se debatia.
Ela foi encaminhada ao Hospital São José, localizado na Avenida João Ribeiro, na Zona Norte da capital, onde foi medicada. O Departamento de Serviço Social da unidade de saúde foi acionado para tenta localizar familiares e informar sobre o ocorrido.
g1

'Amigos da Síria' pedem que presidente Assad deixe o poder


A conferência de Amigos da Síria pediu nesta sexta-feira (6) que o presidente do país, Bashar al Assad, deixe o poder.
O comunicado do grupo diplomático, que reuniu cerca de 100 países em Paris, também afirma a intenção de aumentar de maneira "maciça" a ajuda à oposição síria, principalmente em "meios de comunicação".
O grupo também pede uma "resolução urgente e vinculante" do Conselho de Segurança da  ONU sobre o tema, retomando o frustrado plano de paz do enviado Kofi Annan e também o acordo firmado na semana passada, em Genebra, que prevê uma transição política na Síria.
O governo Assad enfrenta, desde março de 2011, uma violenta revolta.A conferência pediu ao Conselho de Segurança que "imponha medidas" para assegurar o respeito desta resolução, no âmbito do capítulo VII da Carta das Nações Unidas, que permite sanções e inclusive o recurso à força contra os que não a respeitarem.

"Os participantes concordaram e afirmaram claramente que aqueles cuja presença comprometeria a credibilidade da transição (na Síria) deverão ser afastados", razão pela qual ressaltaram que o presidente sírio "deve abandonar o poder", afirma o texto.

A próxima reunião do grupo Amigos do Povo Sírio acontecerá no Marrocos, e a Itália declarou estar disposta a receber a seguinte, indica o texto.
A repressão jogou o país em um conflito violento, beirando a guerra civil, que já deixou mais de 15 mil mortos, em sua maioria civis, segundo a oposição.
Imagem divulgada pela oposição síria nesta sexta-feira (6) mostra estragos na cidade de Homs, que teriam sido causados por bombardeio de forças oficiais (Foto: AFP)Imagem divulgada pela oposição síria nesta sexta-feira (6) mostra estragos na cidade de Homs, que teriam sido causados por bombardeio de forças oficiais (Foto: AFP)

Prefeitura de Santa Luzia entregará amanhã várias obras


A Prefeitura Municipal de Santa Luzia convida toda a população para participar nesta quinta-feira dia 05/07/12 a solenidade de entrega de obras.
 

PROGRAMAÇÃO

•    17:00h – Visita as obras da 2ª etapa da construção do SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO.
Local: Rua Nezinho Medeiros – Bairro: Frei Damião.

•    17:30h – Inauguração da Passagem Molhada saída para a Comunidade Saco dos Moisés.
Local: Final da Rua Arlindo Bento de Morais – Bairro: São José.

•    20:00h –
    Inauguração de Obras de Pavimentação do Bairro São José;
    Entrega das Reformas da Farmácia Básica do município e da Secretaria Municipal de Promoção Humana;
    Anúncio Oficial do Início das Obras de Construção do Açude Pinga.


•    21:00h – Show com a Banda Aryaxé em frente Igreja de São José Operário no Bairro São José.


Fonte: Sertão1.com

Saúde libera R$ 101,5 milhões para 45 hospitais universitários do país


Em meio a uma grave crise nos hospitais universitários do país, o Ministério da Saúde anuncia nesta sexta-feira (6) a liberação de mais de R$ 101,5 milhões para 45 deles. Vinte estados de todas as regiões mais o DF serão beneficiados. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.

O repasse será feito pelo Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), estabelecido em janeiro de 2010. Essa é a primeira parcela do pagamento referente a este ano. A próxima, de R$ 168,5 milhões, deve ser liberada em 60 dias, segundo o ministério.
O dinheiro deverá servir para "serviços de custeio", e cada hospital vai definir onde precisa investir o montante.
Além desses R$ 270 milhões, o REHUF prevê que os hospitais universitários recebam mais R$ 315 milhões do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação (MEC) para cobrir despesas com obras e equipamentos.
De acordo com o texto do Diário Oficial, a liberação da verba fica condicionada à comprovação, por parte dos hospitais, da necessidade de pagamento imediato, para que isso não comprometa o fluxo de caixa do Fundo Nacional de Saúde.
O hospital que ficará com a maior quantia é o Hospital São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com R$ 10,6 milhões. Esta semana, as cirurgias no local chegaram a ser suspensas por falta de recursos.
No Rio de Janeiro, os hospitais universitários federais Clementino Fraga Filho, São Francisco de Assis e Gafrée e Guinle, a Maternidade Escola e cinco institutos (de ginecologia, doenças do tórax, neurologia, psiquiatria, e puericultura e pediatria) vão ganhar, ao todo, mais de R$ 7,7 milhões. Só o hospital Clementino Fraga Filho, conhecido como Hospital do Fundão, vai receber quase R$ 4 milhões.
Nas demais regiões, o hospital que terá menos recursos financeiros do governo é o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, em Belém (PA), com R$ 40 mil.
g1

ProUni: divulgada 1ª lista de aprovados


O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira, o resultado da primeira chamada do Programa Universidade Para Todos (ProUni), que distribui bolsas para estudantes em faculdades particulares. Para saber se foi selecionado, o candidato deve acessar o site do ProUni.

Os convocados têm até dia 13 julho para comparecer à instituição para a qual foi selecionado, apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A previsão é que a segunda chamada seja divulgada no próximo dia 20, sendo que o prazo para comprovação das informações e entrada na matrícula vai até 26 de julho.

Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem pedir inclusão na lista de espera. O período para manifestação de interesse na lista vai de 2 a 4 de agosto. A partir de 7 de agosto, serão feitas as convocações dos integrantes.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou que, para o segundo semestre de 2012, 456.973 candidatos aplicaram para uma bolsa, o que resultou em 874.273 inscrições entre 28 de junho e 2 julho - cada estudante tinha direito de escolher até duas opções de cursos. São oferecidas 90.311 bolsas de estudos em 1.316 instituições de ensino superior de todo o país. O número de cursos chega a 322.

Os estados que tiveram o maior número de inscritos foram São Paulo (132.220), Minas Gerais (117.175), Bahia (72.233), Rio de Janeiro (64.776) e Rio Grande do Sul (62.585).

Puderam se candidatar às 52.487 bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933). As 37.824 bolsas parciais foram destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866) por pessoa.

Criado em 2004, o ProUni já ofereceu mais de 1 milhão de bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Extra
JEFTE NEWS

Pronaf: Paraíba terá R$ 300 milhões


O setor da agricultura familiar na Paraíba deverá ser contemplado com R$ 300 milhões em crédito para o fortalecimento da atividade no período da safra 2012/2013. A verba será disponibilizada pelo governo federal, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Em comparação com o ano anterior, quando foram disponibilizados R$ 140 milhões para a Paraíba, o valor que será destinado para crédito terá um acréscimo de 114,28%.

Para o governador Ricardo Coutinho, que participou ontem da solenidade de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, a ampliação dos recursos disponibilizados pelo governo federal para a Paraíba em relação ao ano passado será fundamental para o fortalecimento dos agricultores familiares do semiárido diante da seca e da incerteza sobre as condições climáticas no próximo ano.

"Investir na agricultura familiar é a melhor forma para promover a inclusão social e produtiva nos Estados com a garantia para os agricultores de crédito, assistência técnica e um mercado de consumo. Estou feliz e vejo como desafio qualificar mais a produção da agricultura familiar”, ressaltou.

Em todo o país, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2012-2013 disponibilizará R$ 22,3 bilhões para a agricultura familiar, com ações de ampliação dos serviços de assistência técnica, extensão rural, crédito, garantia de preços e comercialização.

Os agricultores familiares também terão R$ 18 bilhões à disposição para custeio, investimento e comercialização do Pronaf. Esse valor é 40% superior ao destinado no plano 2011/2012, quando chegou a R$ 16 bilhões.

Os recursos do plano serão distribuídos ainda nos Programas de Seguro da Agricultura Familiar (R$ 480 milhões); Garantia Safra (R$ 412 milhões); Garantia de Preços da Agricultura Familiar (R$ 90 milhões); PAA (R$ 1,2 bilhão em compras diretas); PNAE (R$ 1,1 bilhão); assistência técnica (R$ 542 milhões); Garantia de Preço Mínimo (R$ 347 milhões) e fomento às atividades produtivas rurais do Brasil sem Miséria (R$ 81 milhões).

O Plano Safra foi apresentado em cerimônia comandada pela presidente Dilma Rousseff, pela manhã, no Palácio do Planalto.

Na Safra 2011/2012, na Paraíba, o plano atende mais de 100 mil famílias, com aplicação de recursos superiores a R$ 140 milhões.

JP Online
JEFTE NEWS

Saiba como funciona o teste de HIV feito em casa


O novo exame de HIV pode ser feito em casa e é muito parecido com um teste de gravidez comum.

O kit poderá ser comprado em qualquer farmácia e deve chegar às lojas nos próximos meses.

Depois de 20 anos de discussão, um painel de especialistas aprovou o teste no fim de maio.
O OraQuick é o primeiro exame desse tipo a ser aprovado no mundo. Ele é feito a partir de uma amostra de saliva.

O resultado fica pronto entre 20 e 40 minutos.

Eficácia
O teste é eficiente em 90% dos casos, mas em caso de resultado negativo deve ser repetido em três meses para confirmação.

Nos Estados Unidos, 1,2 milhão de pessoas estão infectadas pelo HIV, mas 20% delas não sabem que carregam o vírus.

O exame deve ajudar a diminuir esse número e contribuir para a redução de novos contágios.
Todo ano o país registra 50 mil novos casos.

R7
JEFTE NEWS

Propaganda eleitoral começa amanhã em jornais, revistas e na internet; multas chegam a R$ 30 mil


Com o encerramento dos registros de candidaturas nesta quinta-feira (5), os candidatos estão liberados para iniciar a propaganda eleitoral nesta sexta-feira (6), pelo menos nos jornais, revistas e nas redes sociais. As propagandas nas televisões e rádios só iniciam no dia 21 de agosto.

O candidato que cometer infrações pode pagar multa de até R$ 30 mil. As propagandas em jornal impresso e revistas devem ser pagas. Em caso de jornais, o anúncio pode ocupar até ⅛ (um oitavo) de página e em revistas, ¼ (um quarto) de página. A multa infratora, nesse caso é de R$ 1 mil a R$ 10 mil.

O juiz Inácio Jairo explicou que nas redes sociais a propaganda não é paga, mas o candidato só pode divulgar material em sítio próprio cadastrado na Justiça Eleitoral e com provedor brasileiro. As infrações nesse caso serão multadas com valores que variam entre R$ 5 mil e R$ 30 mil.

As propagandas em televisões e rádios só começam no dia 21 de agosto e deve durar até o dia 4 de outubro. O horário reservado para as propagandas políticas será de uma hora por dia, tanto para TV, como para o rádio.

Os horários no rádio serão às 7h da manhã e ao meio-dia, sendo 30 minutos de propaganda em cada faixa. Na televisão, os horários reservados serão às 13h e às 20h30. Assim como o rádio, cada faixa terá 30 minutos de exibição.

Também podem ser multados os veículos de imprensa que não respeitarem as normas. Segundo o Juiz Jairo, a multa para imprensa varia de R$ 21 mil até R$ 101 mil. “O jornalista não pode dar tratamento privilegiado. A emissora de televisão, por exemplo, tem que dar tratamento igual. Só o candidato pode falar por ele mesmo, outras pessoas não podem fazer campanha pelos candidatos. Já no horário eleitoral, não tem problema, quem quer que seja pode aparecer e falar pelo candidato”, explicou.

Pedro Callado
JEFTE NEWS

Aniversariante do dia



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...