quarta-feira, 11 de julho de 2012

Adolescente é assassinada com tiros no rosto em João Pessoa


Uma adolescente de 13 anos foi morta no início da noite da terça-feira (10) no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. De acordo com a Polícia Militar, a adolescente foi atingida com pelo menos quatro tiros. Três tiros atingiram o rosto da jovem. Com esta morte, sobe para 86 o número de mulheres assassinadas só este ano na Paraíba.
A PM informou que a vítima estaria na frente da casa de uma amiga quando foi abordada por dois homens em uma motocicleta, que já chegaram atirando e, em seguida, fugiram. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local, mas a adolescente morreu antes mesmo da chegada do socorro.
Familiares teriam relatado à polícia que não estavam satisfeitos com as amizades da jovem. A linha de investigação é de que ela tenha sido alvo de uma rixa entre grupos rivais. A vítima teria um namorado, que seria um traficante da região. Ele foi assassinado na semana passada.
g1

Após morte de animais na PB, visitas ao Projeto Peixe-boi são suspensas


Estão suspensas as visitas ao Projeto Peixe-boi Marinho da Barra do Rio Mamanguape, no Litoral Norte paraibano. A medida foi tomada após a morte de dois animais no último fim de semana na unidade.  "Foram mortes muito rápidas e inesperadas, pois os animais estavam bem até então",  o diretor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra do Rio Mamanguape, Sandro Roberto.
Segundo Sandro, as visitas estão suspensas até que sejam entregues os laudos com as causas das mortes dos animais. Outros dois peixes-boi que sobreviveram estão sob cuidados e provavelmente serão encaminhados para o Centro de Mamíferos Aquáticos em Pernambuco.
g1

Após negociação com Ministério da Saúde, indígenas soltam reféns na PB


Foram liberados por volta das 16h desta terça-feira (10), os dois funcionários da Sesai que foram mantidos reféns por indígenas potiguaras desde a manhã desta segunda-feira (9) na aldeia Ibiraquara, emMarcação, no Litoral Norte paraibano.

A ação dos índios é para chamar atenção das autoridades e pedir melhorias na saúde. O Ministério do Saúde enviou nota às 16h30 comunicando que os reféns foram liberados e marcando uma reunião no dia 31 de julho para discutir a reivindicação dos indígenas. Na reunião, também será apresentado o plano estratégico do ministério para diminuir as taxas de mortalidade infantil e combate à desnutrição.

O Ministério da Saúde também informou que vai dispensar a chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara, Roberta Amaral, conforme exigido pelos índios. Segundo a assessoria, a Sesai de Brasília está enviando uma equipe de servidores para apoiar o distrito nos encaminhamentos mais urgentes referentes à gestão, à assistência e ao saneamento.

Pouco antes de serem liberados, o homem e a mulher feitos reféns pediam a presença de autoridades: "Eu peço a presença do doutor Odon Bezerra, como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, que ele se me movimente junto com a Comissão de Prerrogativas. Que traga também o procurador federal e respostas de Brasília, do Ministério da Saúde, da Funai, da Poícia Federal”, apelou um dos reféns, o supervisor do Imip, Jean Miguel Formiga. “Nós estamos sozinhos aqui”.
Entenda o caso“A gente trabalha com a causa indígena, eu estou há 14 anos na saúde indígena, tentando ajudar, querendo o melhor para a saúde do povo potiguara e a gente se sente injustiçado por estar aqui. Na realidade, nós não fizemos nenhum mal à comunidade indígena para a gente estar assim isolado aqui dentro”, lamentou a chefe.
Os índios das cidades de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição prenderam os dois, que são funcionários da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), para reivindicar melhorias na saúde dos povos indígenas e a saída da chefe do Sesai na Paraíba, Roberta Amaral, que também estava sendo mantida refém.

g1

Disque denúncia vai orientar mulheres vítimas de violência na PB


Mãe se reuniram na Secretaria de Diversidade Humana (Foto: Walter Paparazzo/G1)
O disque denúncia 197 tem agora uma nova função. Além de viabilizar a denúncia os policiais receberam treinamento para orientar as mulheres vítimas de violência que entram em contato com o sistema para denunciar qualquer tipo de atentado sofrido. Os policiais participaram de uma oficina da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana.

De acordo com a gerência do disque denúncia, o número de denúncias realizadas pela população através do sistema aumentou consideravelmente ultimamente. No primeiro semestre deste ano foram feitas 2.320 denúncias oriundas de 100 municípios, enquanto no mesmo período do ano passado foram recebidos 818 registros de 40 cidades.

 "Nós vamos servir de ponte entre a vítima e o órgão ao qual ela deve procurar. Hoje o Governo do Estado disponibiliza várias ferramentas de combate a esse tipo de violência, como os centros de referência, as casas-abrigo e as delegacias. É importante destacar que a Delegacia da Mulher é o local para que se faça a queixa e a vítima não pode deixar de procurá-la”, destacou o gerente operacional do disque denúncia, João Micena.

Disque denúncia
A ligação para o 197 é gratuita e pode ser feita de celular ou telefone convencional, de qualquer lugar do Estado. O serviço funciona 24 horas e o denunciante não precisa se identificar. Pelo e-mail gintel.denuncia@ssp.pb.gov.br o cidadão poderá enviar documentos, imagens e vídeos que complementem a denúncia feita por telefone. As principais prisões desencadeadas a partir do 197 podem ser acompanhadas pelo twitter @diskdenunciapb.

As informações repassadas por telefone ajudaram a polícia a prender em flagrante 92 pessoas, apreender 22 armas de fogo, mais de 15 quilos de drogas, 143 máquinas caça-níqueis, além de veículos, motocicletas e mais de R$ 10 mil de tráfico de drogas. O tráfico de entorpecentes e os homicídios são os crimes mais denunciados e correspondem a aproximadamente 55% dos informes.
Violência contra a mulher
Recentemente também houve o caso daprofessora universitário Briggida, que foi assassinada dentro de seu apartamento em junho deste ano e o principal suspeito é o ex-marido que está foragido. Em junho, duas mulheres foram esquertejadas e colocadas em sacos plásticos em João Pessoa. Duas mulheres também foram mortas pelos seus companheiros, segundo a Polícia Civil, nas cidades de Boqueirão e Sapé no mesmo mês.Na terça-feira (10), parentes de outras vítimas da violência na Paraíba se reuniram na Secretaria da Diversidade Humana, em João Pessoa, para planejar ações e saber como estão o andamento de outros casos, como o de Aryane, que foi encontrada morta em abril de 2010 no Km 30 da BR-230. Na noite da terça-feira (10) uma adolescente de 13 anos foi assassinada com três tiros no rosto em João Pessoa.
No início do ano, 12 de fevereiro, cinco mulheres foram estupradas e duas delas mortas na cidade de Queimadas, no Agreste da Paraíba. A ONG Centro 8 de março aponta que 86 mulheres foram mortas este ano na Paraíba.
g1

EUA estudam liberar porcos, macacos e cavalos em avião comercial, diz TV


O Departamento de Transportes dos Estados Unidos estuda a possibilidade de liberar porcos, cavalos e macacos em aviões comerciais, segundo a rede de TV Fox News.
A avaliação é de que eles podem entrar na aeronave, caso sejam animais usados para dar apoio emocional ou psiquiátrico a seus donos.
Segundo a reportagem, as companhias aéreas podem ter o direito de proibir animais mais 'incomuns', como roedores, aranhas, cobras e outros répteis.
Leia mais notícias na página principal do Planeta Bizarro. Conheça também a página doPlaneta Bizarro no Facebook.
g1

Ferrari dourada chama atenção em rua na China



ferrari dourada (Foto: Peter Parks/AFP)Uma Ferrari 458 Italia dourada chamava a atenção em uma rua de Xangai, na China, na última terça-feira (10). O modelo customizado foi fotografado pela reportagem da France Presse (Foto: Peter Parks/AFP)
ferrari dourada (Foto: Peter Parks/AFP)A 458 Italia é originalmente oferecida em 38 cores, mas não em dourado, segundo o site da marca
(Foto: Peter Parks/AFP
)

Filhote de panda gigante morre aos seis dias de vida no Japão


Um panda gigante recém-nascido morreu na manhã desta quarta-feira (11) no zoológico de Tóquio com suspeita de pneumonia.
Uma funcionária encontrou o filhote deitado sem respirar com a barriga para cima no peito da mãe.
Ainda foi feita uma tentativa de reanimá-lo com massagem cardíaca, mas o panda bebê foi declarado morto uma hora depois.
O último filhote do programa de reprodução em cativeiro do zoológico de Tóquio havia nascido em 1988 e enviado à China.
Pandas gigantes tem uma taxa de natalidade baixa e inseminação artificial é comum para espécies que estão em contato com o público.
O filhote havia sido, no entanto, concebido naturalmente e seu nascimento, que teve uma grande cobertura da mídia, foi muito comemorado em todo o Japão.
O bebê ainda nem havia recebido um nome e passou o início da semana na incubadora. Elehavia voltado para os braços da mãe na terça-feira.
O filhote de panda (Foto: Cortesia do Parque Zoológico de Tóquio)
A mãe, Shin Shin, e o pai, Riri, foram trazidos da China pouco antes do tsunami do ano passado e ficaram famosos ao sobreviver a tragédia.
O zoológico de Tóquio gasta US$ 1 milhão por ano com o casal.
O filhote no colo da mãe (Foto: Cortesia do Parque Zoológico de Tóquio)O filhote no colo da mãe (Foto: Cortesia do Parque Zoológico de Tóquio)

Homem é multado e coloca fogo em carro, em Montes Claros, Norte de MG


Um homem de 25 anos foi preso, nesta terça-feira (10), no Centro de Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais, depois de ser multado e colocar fogo no próprio carro. Segundo a Polícia Militar (PM), ele dirigia o veículo quando foi parado em uma blitz.
Ainda de acordo com a PM, insatisfeito com a multa que recebeu, o motorista ateou fogo dentro do próprio veículo.
"Ele falou que é o segundo carro que compra e não conseguia pagar os impostos. Achou bem colocar fogo no próprio carro e nos desafiou, dizendo que nós não levaríamos o carro para o depósito. É um incendiário, colocando em risco as próprias pessoas com uma possível explosão", disse o sargento Charles Souto, da Polícia Militar.
Segundo o policial, o carro estava com documentação atrasada desde 1999 e o condutor era inabilitado. O motorista não quis falar sobre o incidente. O carro foi apreendido.
Os bombeiros estiveram no local, e o fogo foi controlado rapidamente.
g1

Cinegrafista amador registra pouso de paraquedista após acidente no ar


Um cinegrafista amador registrou o momento em que o paraquedista Alex Adelmann, de 33 anos, pousou em solo após ser atingido pela asa do avião emBoituva (SP).
Adelmann morreu. Ele acompanhava dois paraquedistas que fariam um salto duplo de instrução. O objetivo era filmar o salto para depois corrigir e aprimorar os movimentos.
Segundo o advogado da família de Adelmann, o instrutor e os alunos saltaram do avião praticamente juntos. Por causa da velocidade, os paraquedistas foram impulsionados para a frente nos primeiros segundos de queda livre. Neste momento, de acordo com a família, o piloto da aeronave teria feito um mergulho na direção dos três, atingindo Alex com a asa esquerda, na altura da nuca. Com o impacto, ele foi projetado violentamente contra os alunos.
Imagens feitas pela polícia mostram o estrago provocado pelo impacto na asa da aeronave. Um funcionário do Centro de Paraquedismo, onde houve o acidenteu, contou que o piloto comunicou o acidente pelo rádio. “O piloto, na comunicação, disse que havia se chocado, que havia danificado um pouco a asa, e tinha batido em uma pessoa em queda livre. Então a gente saiu no sentido de auxilio mesmo, de tentar prestar pelo menos os primeiros socorros”, afirma.

Para o presidente da Federação Paulista de Paraquedismo, Francisco Leite de Carvalho, houve erro no procedimento. “O que aconteceu ai, vamos dizer, vamos considerar ai, não foi fatalidade. É sim uma quebra de normas. Jamais poderia ter acontecido um fato desse, de uma aeronave chocar com paraquedista no ar”, ressalta.
As imagens amadoras mostram o momento em que Alex se aproximava do solo, inconsciente, e o socorro aos outros dois paraquedistas. O funcionário do Centro disse que percebeu que havia algo errado. “Eu falei: o paraquedas dele não abriu, o paraquedas dele não abriu. De repente, acho que o principal e o reserva abriram”, conta.
O piloto do avião esteve na noite de segunda-feira (9) na delegacia e afirmou que não fez nenhuma manobra arriscada. O investigador Raul Carvalho ouviu o piloto e os dois sobreviventes e afirma: “Eles colocaram uma velocidade um pouco acima do normal para o salto. Fizeram um salto com maior velocidade e isso não foi avisado, segundo o próprio piloto, pelos componentes da equipe que estavam no ar. Então ele desceu também em velocidade mais compatível com a descida deles, em média 300km por hora”, afirma.
Técnicos da aeronáutica também passaram o dia no Centro de Paraquedismo.
A policia já requisitou os equipamentos usados pelos paraquedistas, inclusive o capacete com a câmera que pode ter gravado o acidente. O delegado não descarta fazer uma acareação entre o piloto e os paraquedistas.
g1

Arcebispo emérito do Rio vai ser enterrado na tarde desta quarta-feira


Recomeçaram às 6h desta quarta-feira (11), as missas de corpo presente do cardeal dom Eugenio Sales, arcebispo emérito do Rio, na Catedral Metropolitana, no Centro do Rio.

As missas ocorrerão a cada duas horas até as 15h, quando o corpo será enterrado. Dom Eugenio ficará no chão da cripta da Catedral ao lado de outro corpo de seu antecessor, o cardeal dom  Jaime Câmara, morto em 1971.

As portas da igreja não foram fechadas. Durante toda a noite e madrugada, milhares de fiéis, amigos, religiosos e admiradores de dom Eugenio passaram pela Catedral para se despedir. A vigília foi realizada na Capela do Santíssimo Sacramento, que fica atrás do altar. Pontualmente, às 6h os sinos da Catedral tocaram, dando início às missas desta quarta-feira.
A cripta da Catedral Metropolitana já está preparada para receber o corpo do cardeal. No espaço, no subsolo da igreja, apenas bispos e cardeais são sepultados. O túmulo de dom Eugenio fica em frente ao de Monsenhor Ivo Antonio Calliari, responsável pela construção da Catedral do Rio.
Cripta onde dom Eugenio será sepultado na Catedral do Rio (Foto: Carolina Lauriano/G1)
Ele é o segundo cardeal a ser enterrado no chão da cripta da Catedral do Rio.  Segundo a Arquidiocese, a cripta tem 25 mil nichos que podem ser adquiridos por qualquer pessoa, mas o chão do local é reservado aos bispos da Igreja.
Segundo o presidente da Comissão Especial Governamental - JMJ 2013, Luiz Pugialli, amigo de dom Eugenio por mais de 20 anos, mais de quatro cardeais do Brasil já confirmaram presença para o sepultamento.
O caixão do cardeal foi levado para a Catedral pelo caminhão do Corpo de Bombeiros, seguido por um comboio. Ao chegar à catedral, ele foi recebido por uma salva de palmas e pela banda da Polícia Militar. Uma pomba, que simboliza a paz, pousou sobre o caixão no momento em que foi solta.De acordo com a Arquidiocese do Rio, o enterro será realizado na quarta porque o irmão de dom Eugenio e arcebispo emérito de Natal (RN), dom Heitor de Araújo Sales, e o bispo auxiliar de dom Eugenio, bispo dom Karl Joseph Romer, estão vindo do interior da Suíça.
Dom Eugenio morreu às 22h30 desta segunda-feira (9), aos 91 anos, após sofrer um infarto em casa.
Os fiéis já aguardavam do lado de fora desde a manhã. O caixão foi recebido pelo governador Sérgio Cabral, pelo prefeito Eduardo Paes e pela arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, que às 12h30 celebrou missa. Sobre o caixão, foi colocado uma bandeira do Brasil.
Pomba, que simboliza a paz, pousa sobre caixão (Foto: Rodrigo Vianna/G1)
A Polícia Militar executou o Hino Nacional e a Marcha Pontifícia. Por um tapete vermelho estendido na porta da igreja, o caixão foi levado por homens do Corpo de Bombeiros até a porta do templo.
Por volta das 10h30, os fiéis começaram a chegar à Catedral para participar da cerimônia. Segundo a moradora de Vila Isabel Ieda Duque Accioli, dom Eugenio fará muita falta à Igreja. “Ele era um cardeal muito participante. Deu a vida dele pela Igreja. Era muito carismático. Vai fazer falta. Era uma pessoa fechada, mas de muito bom coração”, afirmou a fiel. Já Maria de Fátima Moreira Santo, que vai todos os dias à igreja, nesta terça resolveu ir assistir à missa na Catedral para prestar uma última homenagem ao cardeal

g1.

Músico que se jogou de prédio em chamas em Caxias do Sul deixa UTI


O músico Diego Vezzaro, 27 anos, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, na noite desta terça-feira (10). O guitarrista da banda de pagode Constelação foi internado em estado grave após ter se jogado do 6º andar de um prédio em chamas no dia 16 de junho.
Segundo o hospital, o músico foi transferido para um quarto no final da tarde desta terça e já recebeu a visita de amigos e familiares. O boletim médico informa que ele caminha com auxílio e se alimenta bem. No entanto, ainda não há previsão de alta.
Sobre o caso
O músico Diego Vezzaro, também conhecido como "Piruca", se preparava para mais um show na noite de 16 de junho quando foi surpreendido por um incêndio no apartamento onde sua mãe mora em Caxias do Sul. Para escapar do fogo, ele se atirou do 6º andar e caiu sobre o telhado de uma casa ao lado.

O guitarrista foi internado em estado grave na UTI, onde permaneceu 25 dias internado - boa parte deles respirando com ajuda de aparelhos e em coma induzido. A recuperação do jovem está sendo acompanhada por cirurgiões plásticos e neurocirurgiões. Vezzaro sofreu fraturas no rosto e queimaduras de segundo grau no tórax, no abdome e no rosto

g1.

Premiê espanhol anuncia novas medidas para cortar gastos


O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, anunciou nesta quarta-feira (11) novas medidas de ajuste destinadas a reativar a economia do país, que incluem uma reforma da administração e um aumento do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA).
Premiê espanhol Mariano Rajoy gesticula durante sessão no parlamento em Madri, nesta quarta-feira (11) (Foto: Reuters)
O novo pacote de medidas de ajuste exigido por Bruxelas representa, incluindo novos cortes e arrecadação, 65 bilhões de euros até o fim de 2014, segundo Rajoy.
"Em seu conjunto, o pacote de consolidação fiscal, incluindo arrecadação e redução de gastos, representará uma quantia de 65 bilhões de euros nos próximos dois anos e meio", declarou o primeiro-ministro.
Nesta segunda-feira (9), a zona do euro obteve um "acordo político" sobre a recapitalização financeira da Espanha, na reunião celebrada em Bruxelas, em meio ao crescente temor sobre a dívida espanhola. Em coletiva à imprensa, o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker disse que 30 bilhões de euros serão disponibilizados para a Espanha até o fim do mês, "para necessidades urgentes do setor bancário".

O IVA reduzido para alguns produtos subirá de 8% a 10%, informou o chefe de governo, mas o imposto permanecerá em 4% para produtos de primeira necessidade, que incluem alimentos básicos.
Entre as medidas o destaque é o aumento do IVA, de 18% a 21%, assim como a alta dos impostos sobre o tabaco e uma reforma das taxas no setor do meio ambiente. A medida era rejeitada pelo governo, mas foi exigida pela Comissão Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
Rajoy também anunciou uma reforma da administração que deve permitir uma economia de 3,5 bilhões de euros.
A reforma prevê a redução do número de empresas públicas e uma diminuição de 30% do número de vereadores.
A União Europeia aliviou a situação da Espanha, que entrou em recessão no primeiro trimestre, e deu um ano a mais, até 2014, para o país reduzir o déficit público a menos de 3% do PIB.
Depois de ter aprovado um orçamento austero para 2012, a Espanha deve intensificar os esforços e terá que aplicar "medidas adicionais", destacou Rajoy aos deputados, depois que o governo obteve de Bruxelas uma suavização da meta de redução do déficit.
g1

Vendas no varejo recuam 0,8% em maio, mostra IBGE


As vendas no comércio varejista brasileiro voltaram a cair, registrando recuo de 0,8% em maio, na comparação com o mês anterior, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quarta-feira (11). Essa é a maior queda desde novembro de 2008, quando havia sido registrado recuo de 1,3%.
"Essa queda é resultado da desaceleração da indústria, quadro em que até as projeções de PIB vêm caindo", afirmou Reinaldo Pereira, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No ano, o indicador tem alta de 9% e, em 12 meses, de 7,3%. Na comparação com maio do ano passado, o varejo cresceu 8,2%.
Em maio, a receita nominal não registrou variação, após mostrar resultados positivos por dois meses seguidos na comparação com abril. Já em relação a maio de 2011, a variação foi de 10,8%. No ano, a receita acumula alta de 11,9% e , em 12 meses, de 11,4%.

Hipermercados
Na comparação mensal, das oito atividades pesquisadas pelo IBGE, três registraram quedas:  outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,2%), combustíveis e lubrificantes (-0,8%) e móveis e eletrodomésticos (-3,1%). Entre as altas estão os ramos de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,5%), livros, jornais, revistas e papelaria (1,6%). As outras duas atividades, que com as anteriores formam o varejo ampliado, mostraram alta de 1,5% para veículos e motos, partes e peças e de -11,3% para material de construção.
O comportamento do varejo muda na comparação anual. De todas as atividades pesquisadas,  apenas a de livros, jornais, revistas e papelaria registrou queda, de 3,6%. Por ordem de relevância estão: 9,0% para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; 9,3% para móveis e eletrodomésticos; 10,9% para Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, entre outros.

De acordo com o IBGE, o segmento de hipermercados registrou o principal impacto na formação da taxa do varejo (47%). "Este desempenho foi influenciado pelo aumento do poder de compra da população, decorrente do aumento da massa de salários, bem como pelos gastos decorrentes da comemoração do Dia das Mães", diz o IBGE, em nota.
Por região
O comércio de todas as unidades da Federação mostraram alta, com as principais altas partindo de Roraima (24,0%); Amapá (15,0%); Tocantins (13,8%); Pará (12,8%) e Espírito Santo (12,5%). Quanto à importância na composição da taxa do comércio varejista, estão, por ordem, São Paulo (9,8%); Paraná (11,3%); Minas Gerais (6,8%); Rio Grande do Sul (8,0%) e Bahia com 8,9%.

g1

Veja a primeira imagem do menino Pedro Paulo após fim do sequestro


A primeira foto do menino Pedro Paulo após o fim do sequestro foi divulgada nesta quarta-feira (11). O pai de Pedro, Jurandir Mellado, enviou a imagem à mãe do garoto, Elisângela Mellado, por telefone, ainda na noite desta terça-feira (10).
Assim que soube da liberação do garoto, Elisângela, muito emocionada, agradeceu a todos pelas orações. "O meu filho está vivo e está bem. É isto que importa agora, glória a Deus. Eu quero agradecer primeiramente a Deus. Sem ele, nada disso estaria acontecendo, e queria agradecer a todas as pessoas do Brasil inteiro que oraram para que o meu filho pudesse voltar para nossa família. Eu só tenho a agradecer a todos vocês pela corrente positiva. Agora eu vou esperar o Pedro Paulo que logo estará aqui", disse a mãe.

Entenda o caso
O menino Pedro Paulo Lemes, de cinco anos, foi sequestrado por dois homens de sua residência, no Centro de Imperatriz, no dia 27 de junho. Ele e a babá foram levados como reféns. Os sequestradores trocaram de veículo, deixando na estrada a caminhonete da família da criança e a babá, e seguiram em outro carro, em direção à cidade de Sítio Novo, TO.
O sequestro do menino Pedro Paulo ganhou destaque nacional e a família vinha realizando diversos apelos pela localidade e nas redes sociais. Fotos do garoto foram espalhadas pela região. As investigações, que seguiam sobre sigilo até agora, contavam apenas com o depoimento da babá e de um lavrador que teria visto os sequestradores trocando de veículo.
O pai do garoto, Juradir Mellado chegou a afirmar em entrevista coletiva, realizada no dia 3 de julho, que a família não tinha dívidas ou inimigos. Ele disse que pagaria o valor pedido pelos sequestradores e que não estava interessado na prisão dos mesmos, apenas na libertação da criança.
De acordo com a polícia, Pedro Paulo deve retornar ainda hoje à Imperatriz, com o pai, no helicóptero do Grupo Tático Aéreo, da Polícia Militar do Maranhão.
g1

Anvisa alerta para risco de consumo de suplemento alimentar


O consumo de alguns suplementos alimentares pode causar graves danos à saúde das pessoas. É o que alerta a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em informe publicado nesta terça-feira, que ainda suspendeu a distribuição, divulgação, comércio e uso do Oxielite Pro, com medida válida em todo país.

De acordo com a Anvisa, o produto, fabricado por empresa desconhecida, possui a substância dimethylamylamine (DMAA) na composição. O DMAA é um estimulante usado, principalmente, no auxílio ao emagrecimento, aumento do rendimento atlético e como droga. Essa substância, que tem efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central, pode causar dependência, além de outros efeitos adversos, como insuficiência renal, falência do fígado e alterações cardíacas, e pode levar à morte. No Brasil, o comércio de suplementos alimentares com DMAA é proibido.

Na última semana, a Anvisa incluiu o DMAA na lista de substâncias proscritas no país, fato que impede a importação dos suplementos que contenham a substância, mesmo que por pessoa física e para consumo pessoal. Além do Oxielite Pro, o DMAA é encontrado na composição de suplementos alimentares, como Jack3D e Lipo-6 Black.

— O forte apelo publicitário e a expectativa de resultados mais rápidos contribuem para uso indiscriminado dessas substâncias por pessoas que desconhecem o verdadeiro risco envolvido — afirma o diretor de Controle e Monitoramento Sanitário da Anvisa, José Agenor Álvares.

O alerta da Anvisa ressalta, ainda, que muitos desses suplementos alimentares não estão regularizados junto à agência e são comercializados irregularmente no país. Segundo o diretor da Anvisa, são produtos fabricados a partir de ingredientes que não passaram por avaliação de segurança.

— Esses suplementos contém substâncias proibidas para uso em alimentos como: estimulantes, hormônios ou outras consideradas como doping pela Agência Mundial Antidoping — explica Álvares.

As regras da vigilância para produtos importados
A regulamentação sanitária brasileira permite que pessoas físicas importem suplementos alimentares para consumo próprio, mesmo que esses produtos não estejam regularizados na Anvisa. Entretanto, esses suplementos não podem ser importados com finalidade de revenda ou comércio ou conter substâncias sujeitas a controle especial ou proscritas no país, como é o caso do DMAA.

Cada país controla esses produtos de maneira específica e, em muitos casos, não são realizadas avaliações de segurança, qualidade ou eficácia antes da entrada desses suplementos no mercado.

O caso dos produtos brasileiros
No Brasil, alimentos apresentados em formatos farmacêuticos (cápsulas, tabletes ou outros formatos destinados a serem ingeridos em dose) só podem ser comercializados depois de avaliados e registrados junto à Anvisa antes de serem comercializados. De acordo com o diretor da Anvisa, produtos conhecidos popularmente como suplementos alimentares não podem alegar propriedades ou indicações terapêuticas.

— Propagandas e rótulos que indicam alimentos para prevenção ou tratamento de doenças ou sintomas, emagrecimento, redução de gordura, ganho de massa muscular, aceleração do metabolismo ou melhora do desempenho sexual são ilegais e podem conter substâncias não seguras para o consumo — alerta Álvares.

O Globo
JEFTE NEWS

NORDESTE TERÁ 1ª INDÚSTRIA DO BRASIL DE COMBUSTÍVEL FEITO COM ALGAS MARINHAS


O estado de Pernambuco, no Nordeste, deve receber a partir do último trimestre de 2013 a primeira planta industrial de biocombustível produzido com algas marinhas, que promete contribuir na redução do envio de CO2 à atmosfera.

O projeto, uma parceria entre o grupo brasileiro JB, produtor de etanol no Nordeste, e a empresa See Algae Technology (SAT), da Áustria, contará com investimento de 8 milhões de euros (R$ 19,8 milhões) para montar em Vitória de Santo Antão – a 53 km de Recife – uma fazenda vertical de algas geneticamente modificadas e que vão crescer com a ajuda do sol e de emissões de dióxido de carbono (CO2)

Segunda a empresa, é a primeira vez no mundo que este tipo de combustível será fabricado e comercializado. Atualmente, a tecnologia só é desenvolvida para fins científicos. Laboratórios dos Estados Unidos e até mesmo do Brasil já pesquisam a respeito.

No caso da usina pernambucana, o biocombustível será produzido com a ajuda do carbono proveniente da produção de etanol, evitando que o gás poluente seja liberado na atmosfera e reduzindo os efeitos da mudança climática.

De acordo com Rafael Bianchini, diretor da SAT no Brasil, a unidade terá capacidade de produzir 1,2 milhão de litros de biodiesel ou 2,2, milhões de litros de etanol ao ano a partir de um hectare de algas plantadas.

O produto resultante poderá substituir, por exemplo, o biodiesel de soja, dendê, palma ou outros itens que podem ser utilizados na indústria alimentícia aplicado no diesel – atualmente 5% do combustível é biodiesel.

“É uma reciclagem [do CO2 emitido] e transformação em combustível. Um hectare de algas consome 5 mil toneladas de dióxido de carbono ao ano. O CO2, que é o vilão do clima, passa a ser matéria-prima valorizada”, explica Bianchini.

Mas como funciona? – Em vez de criações de algas expostas, a SAT planeja instalar módulos fechados com até cinco metros de altura que vão receber por meio de fibra óptica a luz do sol (capturada por placas solares instaladas no teto da usina). Além disso, há a injeção de CO2 resultante do processo de fabricação do etanol de cana.

De acordo com Carlos Beltrão, diretor-presidente do grupo JB, a previsão é que projeto comece a funcionar a partir de 2014 e seja replicado para outra unidade, instalada em Linhares, no Espírito Santo. “Hoje nossa missão é tentar trabalhar e chegar ao carbono zero. Nós produzimos CO2 suficiente para multiplicar esse investimento em dez vezes”, disse Beltrão.

O biocombustível de algas ainda precisa ser aprovado e validado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Bioquímicos – Além dos combustíveis, outros produtos resultantes do processamento de algas marinhas geneticamente modificadas são os bioquímicos como o ácido graxo ômega 3, utilizados pela indústria alimentícia e de cosméticos.

O ômega 3, que contribui para reduzir os níveis de colesterol no corpo humano e combate inflamações, é normalmente encontrado em óleos vegetais ou em peixes.

Com a extração desse ácido das algas processadas e comercialização com empresas brasileiras, Bianchini espera contribuir com a redução da pesca de espécies marinhas que já sofrem com o impacto das atividades predatórias. “Seria uma alternativa para reduzir a sobrepesca e também para não haver mais dependência somente do peixe”, disse. (

Globo Natureza
JEFTE NEWS

PRF registra 115 acidentes devido a presença de animais na pista em 2012 na Paraíba


Polícia Rodoviária Federal registrou no primeiro semestre deste ano 115 acidentes nas rodovias e estradas federias da Paraíba devido a presença de animais na pista, resultando em 59 feridos e morte de 12 pessoas. 

No primeiro semestre de 2011, foram registrados 127 acidentes, com 88 feridos e duas mortes. Em 2012, se comparado com os dados do mesmo período do ano anterior, foi registrado uma diminuição no número de acidentes e feridos. Entretanto, o número de mortes já é superior a todo o ano passado, quando ocorreram sete mortes.

Ações da PRF – Na tentativa de diminuir o número de ocorrências envolvendo a presença de animais na pista, a PRF esta realizando uma campanha na qual informa que deixar animais soltos é crime previsto em lei. Além disso, o proprietário poderá ser responsabilizado em caso de vítima fatal, podendo responder por homicídio, assim como também poderá ser acionado pelos danos materiais causados.

A Polícia Rodoviária Federal recolheu este ano 604 animais que estavam soltos às margens das rodovias paraibanas. Os motoristas que visualizarem animais soltos nas rodovias federais devem ligar para o telefone de emergência da PRF, o tridigito 191, informando a localidade. Desta forma, o motorista estará contribuindo para que acidentes graves sejam evitados.

Ocorrência ontem - Na manhã de ontem (09/07), na BR 230, km 492,7, em Cajazeiras, ocorreu um atropelamento de um animal que estava solto na pista de rolamento da rodovia. Por sorte ninguém ficou ferido. Entretanto, ainda assim o proprietário do animal foi identificado e preso por policiais rodoviários federais, sendo conduzido à Polícia Civil de Cajazeiras.

Conheça a Lei
Lei das Contravenções Penais – Art 31: Omissão na guarda de animais. 
Além disso o proprietário poderá responder por homicídio, em casa de acidentes que ocasionem vítimas fatais.

Assessoria

Paraíba se revela uma grande produtora de virais e ganha notoriedade no país


Na década de 1960, o pintor norte-americano Andy Warhol profetizou que "um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama”. Meio século depois, essa afirmação nunca pareceu tão atual. Muitas das chamadas celebridades instantâneas vem ganhando notoriedade através dos virais que surgem todos os dias e atraem milhares de acessos em sites de compartilhamento ao redor do mundo.

O termo viral se refere vídeos, imagens, músicas e tudo que se espalha na internet de forma rápida, como um vírus. Após Luiza, que estava no Canadá, voltar para casa, da repercussão de “O Protesto Mais Bonito da Universidade” e do vídeo “Grandfhone Vancouver - Miss Me”, de um estudante da Universidade Federal de Campina Grande que, em uma semana, obteve cerca de 150 mil acessos, a Paraíba volta a ficar em evidência através da internet. A motivação para mais um viral, dessa vez, foi o futebol, mais precisamente a conquista corintiana da Taça Libertadores da América, na última quarta-feira.

A agência de publicidade Sin Comunicação, localizada em João Pessoa, ganhou destaque nacional esta semana graças a uma brincadeira interna com um colega corintiano. Se o Boca Juniors vencesse o time paulista, o redator Masao Yogi iria trabalhar caracterizado de gueixa. Em contrapartida, caso o Corinthians ganhasse o título, os que apostaram suas fichas no time argentino precisariam trabalhar com maquiagem feminina no dia seguinte à partida. E foi justamente isso que aconteceu. As fotos foram divulgadas na internet e a repercussão foi tanta, que sites como o globoesporte.com.br e globo.com aprovaram a iniciativa bem humorada e a espalharam pelo país, através de matérias abordando a paixão da torcida corintiana.

De acordo com Zeh Guilherme, diretor de convergência da I2 Inteligência, empresa ligada à agência Sin Comunicação, especializada em gerenciamento da comunicação em redes sociais, assessoria de imprensa e monitoramento, este tipo de ação projeta a empresa no mercado, além de melhorar o ambiente de trabalho. “O clima nas agências de publicidade é sempre propício à criatividade, todos sempre estão antenados nos acontecimentos”, enfatizou.

Um detalhe é que ideia da aposta partiu de uma mulher que não é torcedora, a controller da agência onde ocorreu a brincadeira, Ana Carla Bezerra, que apesar de não acompanhar futebol se solidarizou com o único colega corintiano da equipe que usou a camisa do time para trabalhar no dia do jogo e foi alvo de brincadeiras dos colegas. “Como Masao é um corintiano fanático e estava todo mundo brincando com ele. Resolvi então propor a brincadeira”, explicou. Os rapazes não gostaram muito da experiência de usar batom e sombra, mas o corintiano ficou de alma lavada.

I2 Inteligência
JEFTE NEWS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...