quinta-feira, 26 de julho de 2012

Cão é resgatado após passar uma semana em buraco na Paraíba


Cachorro Leopardo é retirado de buraco na Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)'Leopardo', um vira-lata que estava desaparecido há uma semana, foi encontrado nesta quarta-feira (25) em um buraco, de aproximadamente 5 metros, no bairro Cristo Redentor em João Pessoa. O animal foi resgatado com a ajuda de pessoas que passavam pelo local e pelo dono. "Apesar do nome, ele é muito manso", disse Maria do Socorro, dona do animal.
Ela contou que o cachorro desapareceu no dia 19 de julho. “Meu marido deixou a porta aberta e Leopardo fugiu”, disse Maria que já havia perdido as esperanças de achar o cão. Após uma semana, Antônio Antero da Silva, marido de Maria, escutou latidos e achou semelhante aos de Leopardo. Ele seguiu o som e se deparou com o cachorro dentro de um buraco.
Antônio conseguiu colocar comida e água para o cão. “O bueiro é fundo, não tem como a gente entrar, mas os bombeiros conseguem”, disse Maria do Socorro horas antes de Leopardo ser resgatado. Enquanto aguardavam a chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros, os moradores viram um veículo de uma empresa de serviços elétricos passar pelo local e pediram auxílio. Os eletricistas emprestaram a escada e um dos moradores desceu para resgatar o animal. Uma das primeiras pessoas que Leopardo viu no momento do resgate foi Antônio. Ele recebeu Leopardo com um forte abraço.
Os moradores contaram que o bueiro estava tampado, mas um morador da região resolveu abrir uma estrada no local e acabou destampando o buraco.
Maria do Socorro disse que uma hora após o resgate, uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou no local e os moradores informaram que já haviam retirado o animal do buraco. Após o resgate, a população providenciou uma tampa e fechou o buraco para evitar um outro acidente. "A gente ficou preocupado porque poderia ter caído uma criança", disse Maria do Socorro que está feliz por ter encontrado o seu Leopardo.
g1

Mecânico é assassinado por engano em Campina Grande, diz Polícia Militar


A Polícia Militar registrou na noite da quarta-feira (25) o homicídio de um homem de 22 anos, no bairro do Novo Horizonte, em Campina Grande. De acordo com a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), dois homens em uma moto abordaram a vítima, que trabalhava como mecânico, por volta das 21h30 e dispararam várias vezes. Segundo a polícia, a vítima não tinha antecedentes criminais ou qualquer envolvimento com o tráfico.

Padaria assaltada e carro levado
Conforme informações repassadas pelo pai do mecânico à guarnição da Polícia Militar, que foi até o local do crime, o mecânico teria sido assassinado por engano. De acordo com a Copom, a vítima levou nove tiros, sendo cinco deles apenas na cabeça. Ainda conforme a polícia, o homicídio poderia ser tratado como crime de execução, já que nenhum objeto foi  levado da vitíma. O pai do mecânico assassinado afirmou para polícia que o filho não possuía inimigos. A polícia realizou rondas pelo bairro, mas até as 7h desta quinta-feira (26), nenhum suspeito havia sido preso.
A Polícia Militar também registrou por volta das 17h da quarta-feira (25) um assalto a uma padaria no bairro do Tambor, em Campina Grande. Segundo a Copom, o dono da padaria teria sido abordado por dois homens em uma moto enquanto estava no carro. Rendido, o empresário foi levado para dentro do estabelecimento, onde os assaltantes pegaram produtos e aproximadamente R$ 700, conforme a PM.

Na saída, um dos assaltantes levou o veículo do dono da panificadora, uma Mitsubishi Pajero. Rondas policiais foram feitas, mas nem o carro, nem o dinheiro foram recuperados. Nenhum suspeito havia sido preso até as 7h desta quinta-feira (26).
g1

Dois bairros de João Pessoa ficarão sem água nesta quinta, diz Cagepa


A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou que o fornecimento de água será suspenso nos bairros Colinas do Sul e Planalto da Boa Esperança, em João Pessoa, nesta quinta-feira (26).

Para outras informações, a população pode entrar em contato com a Cagepa, gratuitamente, pelo telefone 115.
A interrupção ocorrerá das 7h às 19h, e será necessária para que técnicos da Cagepa executem serviços de manutenção corretiva em equipamentos da Estação Elevatória de Água Tratada, localizada no reservatório do Colinas do Sul.
g1

Recém-nascida é sequestrada em hospital de Campina Grande


Uma bebê recém-nascida foi raptada na manhã desta quarta-feira (25) no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), emCampina Grande, lugar onde nasceu na semana passada. A mãe deu à luz gêmeas na semana passada e uma morreu no parto. Quem acompanhava a mãe e a filha sobrevivente era uma cunhada, que precisou viajar para a casa da família, em Areia. Com a ausência da familiar, uma mulher desconhecida se ofereceu para acompanhá-las.
A mãe, que preferiu não se identificar, disse que a mulher estava dando apoio a ela, mas que, nesta manhã, disse que ia levar a bebê para fazer exames “no coraçãozinho e orelhinha”. Depois disso, ela não apareceu mais.

A menina saiu do ISEA enrolada em uma manta verde, com o cartão de vacina e atestado de que tinha nascido viva. A equipe do hospital liberou a saída porque acreditava que a mulher era mãe da bebê. A direção do ISEA informou que, de agora em diante, as crianças só vão poder sair da unidade hospitalar supervisionadas por alguém da equipe de enfermagem.
A polícia já está à procura da suspeita, que tem cerca de 40 anos, pele negra e cabelos encaracolados. De acordo com o Boletim de Ocorrência, ela usava piercing no nariz, calça do tipo legging, colada no corpo, e um colete de acompanhante. A polícia recebe denúncias através do Disque Denúncia 197.
A polícia desconfia que a mulher já estava há alguns dias no hospital, disposta a sequestrar um bebê. As investigações estão sob responsabilidade da delegada Alba Tânia, que vai ouvir a cunhada da mãe, a direção do ISEA e pessoas que viram a suspeita sair do hospital.
g1

Grife colombiana inventa 'pulseira-xícara'


Modelo usa 'pulseira-xícara' da marca colombiana Mai Petit em desfile em Medellín nesta quarta-feira (26) (Foto: Raúl Arboleda/AFP)Modelo usa 'pulseira-xícara' da marca colombiana Mai Petit em desfile em Medellín nesta quarta-feira (26) (Foto: Raúl Arboleda/AFP)
g1

Porca de 410 quilos é resgatada após cair em lagoa nos EUA


Dois departamentos de bombeiros participaram na terça-feira (24) do resgate de uma porca de 410 quilos que havia caído em uma lagoa em Southwest Ranches, no estado da Flórida (EUA), segundo reportagem da emissora de TV "NBC Miami".
A porca chamada "Strawberry", de dois anos de idade, foi salva por bombeiros dos departamentos de Pembroke Pines e de Southwest Ranches. Cerca de 12 bombeiros e voluntários ajudaram a retirar o suino da lagoa.
Porca de mais de 400 quilos foi resgatada após cair em rio. (Foto: Divulgação/Pembroke Pines Fire Rescue)
g1

Incluir '9' em agenda do celular vira tarefa para filho, neto e sobrinho


Os celulares da Grande São Paulo ganharão um número “9” neste domingo (29) e os usuários já começam a atualizar as agendas de seus aparelhos. A mudança vai afetar apenas celulares com o DDD 11. Entre os idosos, há quem afirme que domina todas as funções de um celular e que fará a mudança com a maior facilidade e outros que contarão com a ajuda de filhos, netos e sobrinhos para se adaptar.

Moradora do bairro do Limão, ela afirmou na terça-feira que o filho de 31 anos é seu ajudante frequente para assuntos tecnológicos e que também presta auxilio ajudando a mãe a navegar na internet. "Ele até fala para eu fazer cursos, mas não me desperta interesse me aprofundar tanto." Para ela, a ajuda do filho acaba sendo também uma forma de se relacionar com ele, estar próxima.
É o caso da advogada Carmem Lúcia Carlos, de 65 anos. “Mexo em bastante coisa no celular e na internet. Mas também acho que tem muita função que a gente acaba nem usando. Vou pedir para o meu filho atualizar a agenda”, relatou Carmen, que é especialista em direito previdenciário.
Raimundo, que pedirá ajuda ao sobrinho (Foto: Márcio Pinho/G1)
O número do telefone celular de Carmem será um dos cerca de 42 milhões existentes na Grande São Paulo e que vão receber um 9. A mudança vale inicialmente para essas linhas com DDD 11, dos 64 municípios da região metropolitana. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a mudança foi necessária porque os oito dígitos permitiam apenas 44 milhões de combinações. Com a introdução do nono dígito, serão possíveis 90 milhões de combinações, o que permitirá a venda de novas linhas ainda por muitos anos. A partir de agosto ocorrerão interrupções gradativas das chamadas feitas sem o nono dígito.

Novidade
G1 foi até o Centro de Referência do Idoso, na Zona Norte de São Paulo, órgão da Secretaria Estadual da Saúde, e constatou que a inclusão do nono dígito ainda era novidade para a maioria deles na última terça-feira (24). Quatro idosos afirmaram que não se preocupam com a mudança porque têm o aparelho apenas para receber ligações dos filhos. E, por isso, nem sequer possuem uma agenda gravada.

Não era o caso do comerciante aposentado Raimundo José de Lima, de 74 anos, que tem no celular uma agenda cheia de telefones de seus familiares e amigos no Estado de Pernambuco. Ele já encarregou o sobrinho de 18 anos de resolver o “pepino” da inclusão do nono dígito. “Não tenho mais paciência de aprender essas coisas. Meu sobrinho está mais acostumado, vai mudar tudo com a maior facilidade”, disse o morador do Tremembé.
Já a também aposentada Alzira de Azevedo, 67, dispensou qualquer ajuda. “Vou entrar e editar os números. Não tem segredo.”, resumiu.
Uma possibilidade para atualizar automaticamente a agenda é usar aplicativos para smartphones oferecidos na internet.
VEJA COMO SERÁ A MUDANÇA
AFETADO
Todos telefones celulares com prefixo 11 ganham nono dígito. O código 11 é usado em 64 cidades da Grande SP
QUANDO
A partir de 29 de julho de 2012

CRONOGRAMA
A partir de 29 de julho
Ligações com oito dígitos ainda serão completadas.
A partir de 8 de agosto
Começa a fase de interceptação, com avisos sobre a mudança, que serão dados de forma alatória. Operadores poderão optar por completra automaticamente a ligação após dar o aviso.
A partir de 18 de agosto
Todas as ligações feitas de fora do Estado para um DDD 11 sem o uso do nono dígito serão interceptadas e não mais serão completadas automaticamente.
 
A partir de 28 de agosto
Todas as ligações dentro do Estado de São Paulo para telefones de DDD 11 sem o uso do nono dígito serão interceptadas e não serão mais completadas automaticamente.
A partir de 16 de outubro
Ligações na Grande SP sem o uso do nono dígito serão interceptadas e não poderão mais ser completadas automaticamente.
A partir de 15 de janeiro
Deixam de ser emitidos avisos para todos os casos de ligações que precisam da inclusão do nono dígito.
PERGUNTAS E RESPOSTAS:
A mudança vai atingir quais usuários?
Quem tiver número de celular com código 11 será afetado. São usuários que têm telefones celulares em 64 cidades da Grande São Paulo.

O nono dígito será adicionado aos números de todo o Brasil?
O processo de inclusão do nono dígito ocorre inicialmente apenas nos municípios do estado de São Paulo com DDD 11. A mudança deve ser ampliada para todo o Brasil, mas não há previsão.

Quando os telefones móveis no DDD 11 terão nove dígitos?
A partir de 29 de julho de 2012.

Qual é a lista das cidades com código 11?
As cidades são, segundo a Anatel: Alumínio, Araçariguama, Arujá, Atibaia, Barueri, Biritiba-Mirim, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jandira, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Juquitiba, Mairinque, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Morungaba, Nazaré Paulista, Osasco, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Salto, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, São Roque, Suzano, Taboão da Serra, Tuiuti, Vargem, Vargem Grande Paulista e Várzea Paulista.

Os números dos telefones fixos também irão mudar?
Não. Continuarão com 8 dígitos.

Os números de rádio irão mudar?
Não. Os números que são usados como terminais de rádio não irão mudar.

O usuário pode optar por não incluir o 9?
Não, a mudança será automática e obrigatória.

A mudança de número custa algo?
Não, ela é gratuita e de responsabilidade das operadoras.

Será preciso incluir o nono dígito para enviar SMS?
Sim, a mudança também afeta o envio de mensagens.

Quem ligar de fixo para celular da área 11 também precisará incluir o nono dígito?
Sim. Quem ligar de qualquer telefone - seja fixo ou móvel - para um telefone móvel da área 11 terá de discar o nono dígito para que a ligação seja completada.

Como serão feitas as ligações de outros estados?
Da mesma forma como são feitas hoje, mas com a inclusão do nono dígito. Exemplo: 0 + código da operadora + 11 + 9XXXX-XXXX.

As ligações serão completadas caso não seja incluído o número 9?
Nos primeiros dez dias, serão completadas normalmente. A partir de 8 de agosto, as ligações serão interceptadas gradualmente, e o cliente receberá um aviso sobre a mudança do número.

Quando as chamadas usando os números antigos deixam de ser completadas?
As chamadas feitas para números do DDD 11 usando números com 8 dígitos não serão mais completadas 90 dias após a mudança e o assinante será orientado a usar a nova numeração. Mensagens não serão mais enviadas. O aviso deixa de ser dado em 15 de janeiro.

O cliente tem um pedido de portabilidade pendente. O que acontecerá com ele?
O processo de portabilidade acontecerá normalmente.

O que irá acontecer com os créditos do cliente quando o número for mudado?
O saldo dos assinantes, em créditos, nos telefones pré-pagos, não será alterado pela mudança da numeração.

Por que os números de celulares terão o nono dígito?
Para aumentar o número de combinações entre os números e, assim, aumentar o número de linhas possível. Na região do DDD 11 já existem 42 milhões de chips em uso ou já aprovados para venda (95% do possível).

Há previsão do uso de dez dígitos para números do DDD 11?
Não. Com o inclusão do nono dígito, ficam liberadas para celular as combinações com oito números que hoje só são usadas para fixos e que começam com 2, 3, 4 e 5, além do número 1. Com isso, as combinações possíveis chegarão a 90 milhões. O zero após o nove não será usado inicialmente para não haver confusão com as chamadas a cobrar, que começam com o “90”.

Quando ocorreu a última mudança?
Em 1998, algumas prestadoras originárias do Sistema Telebrás operavam com sete dígitos. Naquele ano, a Anatel publicou uma resolução padronizando o uso do celular no Brasil, e todas as operadores passaram a oferecer linhas com oito dígitos. A adaptação ocorreu até 2003.

As promoções feitas para conquistar clientes, como a distribuição de chips pré-pagos, é responsável por esse crescimento? É algo que deve ser mudado?
A Anatel diz não ver problema nas estratégias de distribuição de chips. Ao contrário, avalia  que se enquadram na atribuição da agência de disseminar a telefonia no Brasil.
g1

Polícia prende 18º suspeito de matar PM de UPP do Alemão, no Rio


Polícia divulgou fotos de suspeitos de matar PM de UPP (Foto: Editoria de Arte / TV Globo)Polícia divulgou fotos de suspeitos de matar PM de UPP (Foto: Editoria de Arte / TV Globo)
Policiais da Divisão de Homicídio (DH) prenderam, na madrugada desta quinta-feira (26), o traficante Regis Eduardo Batista, conhecido como "RG". O criminoso é um dos suspeitos de participar do assassinato da soldado Fabiana Aparecida de Souza, de 30 anos, na comunidade Nova Brasília, no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. A PM foi morta na noite de segunda (23), durante um ataque de criminosos à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
Regis foi localizado no Morro do Chapadão, em Costa Barros. Ele é um dos homens de confianças do traficante Luís Fernando Nascimento Ferreira, o "Nando Bacalhau", líder do tráfico daa localidade. De acordo com a polícia, ele possui 27 mandados de prisão por vários crimes, entre eles homicídio, roubo e tráfico de drogas e ainda é apontado como integrante de uma quadrilha de ladrões de carros.
Até o fim de quarta-feira (25), 17 pessoas tinham sido presas e quatro menores apreendidos em operações da Polícia Militar, suspeitos de participar do ataque à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), que terminou com a morte da soldado.
Na manhã de quarta, a polícia divulgou as fotos de quatros suspeitos de participar do assassinato da soldado, entre elas a de Regis. De acordo com a polícia, os outros suspeitos foram identificados como Ilan Sales, o "Capoeira", Alan Montenegro, o "Da Lua", e Fernando Batista, o "Alemão". Quem tiver informações pode ligar para a central, através do número (21) 2253-1177.

Patrulhamento reforçado
Fabiana foi baleada no peito e foi socorrida pelos colegas. Ela chegou a ser levada para um posto médico dentro da própria comunidade, mas não resistiu. A soldado, que estava na polícia havia pouco mais de um ano, era solteira e não tinha filhos. Um cinegrafista amador registrou o momento da troca de tiros. Nas imagens, é possível ouvir o barulhos dos disparos.

O corpo da policial foi enterrado na manhã de quarta, no Cemitério do Riachuelo, no município de Valença, no interior do estado.

Após o ataque, o Batalhão de Operações Especiais (Bope), que faz buscas aos criminosos nesta terça-feira (24), informou que vai patrulhar a região por tempo indeterminado. Por volta 11h30, três suspeitos foram detidos, um deles menor de idade, por homens Bope. Eles foram levados para a 21ª DP (Bonsucesso). Os dois maiores possuem antecedentes criminais.

O policiamento foi reforçado em todo o entorno do Alemão. Circulam pelas principais vias da região patrulhas do 16º BPM (Olaria) e do 22º BPM (Maré). No interior da favela, homens do Bope vasculham ruas e becos atrás dos criminosos.
O coordenador das UPPs, coronel Rogério Seabra, disse, na manhã desta terça, que os coletes à prova de balas usados nas unidades não seguram tiro de fuzil.
Segundo ele, os policiais das UPPs usam equipamentos adequados para ações cotidianas. Mas o oficial nega que ocorram mudanças no trabalho das UPPs daqui em diante.
g1

Dia dos Avós: maioria dos netos acha que visita poucas vezes os avós


Mais de metade das crianças acha que visita poucas vezes os avós e a maioria fica triste por estes não os irem buscar à escola e não conhecerem os seus amigos. A conclusão é de um estudo feito num jardim de infância de Alenquer.

«Gostava de ir vê-los mais vezes, porque gosto muito deles e tenho saudades», conta uma das crianças entrevistadas para o mestrado em Política Social de Cristina de Oliveira sobre as relações entre avós e netos, a que a Lusa teve acesso.

Nas entrevistas aos meninos do jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer, houve uma queixa feita por mais de metade das crianças (52,2%): visitam poucas vezes os avós e gostariam de os ver com mais frequência.

Apenas três em cada dez crianças (30,4%) não recebem visitas dos avós, mas todos apresentam justificações para tal acontecer: «O avô queria vir, mas não sabe o caminho e depois pode perder-se», explica uma das crianças. Os mais novos desculpam esta ausência com a distância física, a idade e a incapacidade física: «Os avós são muito velhinhos e não sabem conduzir», conta um outro.

Apenas uma em cada cinco crianças diz que os avós os vão buscar à escola, de acordo com o estudo «Relações Intergeracionais: Um estudo na área de Lisboa», da investigadora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Avós são vistos como queridos, simpáticos e bem dispostos

A maioria dos netos vê os avós como pessoas «queridas» (30,4%), «simpáticas» (26,1%) e «bem dispostas» (17,4%). Já 13% caracteriza-as como «velhos», mas de forma carinhosa: «A minha avó é muito velhinha, mas eu gosto muito dela, é uma querida».

A atenção que os mais velhos lhes dedicam também não passa despercebida a alguns: «Estão sempre connosco a perguntar se está tudo bem e se quero comer ou beber um compal».
Nove em cada dez crianças convivem com os avós, mas existe uma «diferença enorme» entre os que conseguem estar com todos os avós (26,1%) e os que se encontram apenas com os vivem mais perto (65,2%).

Quando estão juntos, a maioria aproveita para brincar (apenas 17,4% disse não brincar com os avós porque «têm sempre muito trabalho»). Os jogos tradicionais, como as escondidas, apanhada, cabra-cega ou macaca são os mais habituais. Mas há quem tenha brincadeiras normalmente associadas a desenhos animados: «Brincamos às Winx¿s, eu faço de fada boa e a minha avó é a minha irmã».

Nenhum dos inquiridos vive com os avós, mas a grande maioria (82,6%) visita-os. Questionados sobre se gostariam de viver com os avós, 73,9% das crianças foram unanimes: «Gostava muito, porque eles estão-me sempre a perguntar se tenho fome e assim faziam bolos todos os dias», resume uma das crianças.
FONTE: TVI24

'É retrocesso absurdo', diz mãe que fez parto em casa sobre decisão no RJ


A opção de dar à luz o bebê em casa é uma decisão que deve ser da mãe e não do médico obstetra. Essa é a opinião da comerciante Mariana Maffeis Feola, de 29 anos, que teve sua filha Joana, de 1 ano e 6 meses, no quarto de sua casa em São Paulo, em fevereiro de 2011. Ela questiona o posicionamento do Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj), que anunciouproibição e punição a médicos que atuem em partos domiciliares.

É uma pena esse cenário brasileiro e até mesmo a ignorância das mulheres, que permitem que os médicos interfiram nesse momento tão especial"
Mariana, que é filha da apresentadora Ana Maria Braga, considera a medida do conselho retrógrada. "Os representantes do Cremerj não são deuses para proibir as mulheres de terem seus filhos em casa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) defende o direito da mãe de escolher. O que acontece no Brasil é que há um cartel das maternidades, que age em prol das cesarianas, para o lucro maior dos médicos. Esse é um modelo falido, como já mostram países mais desenvolvidos. Alguns estados são retrógrados e provincianos. Com certeza, o Cremerj vai ter de voltar atrás porque o que estão fazendo é um retrocesso absurdo."

Mariana teve o acompanhamento de duas enfermeiras obstetrícias e de uma doula (mulher que oferece apoio emocional para a parturiente antes, durante e após o parto). "A minha recuperação pós-parto foi imediata. Já pude cuidar da minha filha logo após o nascimento, pude amamentá-la em seguida."
Segundo ela, o parto tem seu "tempo natural". "Quanto mais intervenções forem colocadas nesse momento, mais chances de ocorrer problemas para a mãe e para o bebê." No caso dela, o processo ativo de parto durou cerca de oito horas.
Ela relata que o parto é um trabalho dos dois: do bebê e da parturiente. "Não pode haver intervenção nessa relação. É uma pena esse cenário brasileiro e até mesmo a ignorância das mulheres, que permitem que os médicos interfiram nesse momento tão especial. É assim que nascemos, naturalmente, há milênios."
Mariana Maffeis Feola, 29 anos, abraça sua filha Joana, que nasceu durante parto domiciliar (esq.) e em seguida comemora com sua doula Marcelly Ribeiro (Foto: Arquivo Pessoal/Marcelly Ribeiro)
Preparação
Segundo Mariana, o período de preparação para o parto domiciliar foi grande. "Todas as mulheres que optam por esse processo, que é fisiológico, procuram desde bibliografia, encontros com gestantes, fazem consultas de pré-natal, procuram as doulas e ouvem profissionais que participam de partos naturais."

Ela diz ter optado pelo parto em casa após se decepcionar com o acompanhamento feito pelo médico obstetra. "No terceiro mês de gestação comecei a frequentar um grupo de gestantes com essa experiência. Troquei de médico obstetra. Ele nem soube da minha decisão. Percebi que o modelo de assistência dele não condizia com os meus ideiais e meus princípios. No sétimo mês eu passei a ter apenas acompanhamento exclusivo das enfermeiras. Para o momento do parto, tive um médico obstetra de plantão (que não foi acionado), caso ocorresse a necessidade de uma remoção para o hospital."
Mariana diz que, antes da gravidez, sabia desse tipo de modelo de parto. "Tinha conhecimento de que, no exterior, em países de primeiro mundo, ele é muito adotado, é um modelo obstétrico bastante estudado. Cada vez mais se vê a presença de enfermeiras obstetrícias e das doulas apoiando as gestantes de baixo risco. Entrei nesse mundo quando fiquei grávida mesmo. Estudei muito para isso. A leitura e os relatos de partos domiciliares foram muito importantes para mim."
Mariana Maffeis Feola, 29 anos, amamenta sua filha Joana logo após o parto domiciliar (Foto: Arquivo Pessoal/Marcelly Ribeiro)

Hoje, Joana está com 1 ano e 6 meses, saudável e ainda amamentando. "Vou amamentar por tempo indeterminado. Nunca gostei de mamadeira, nunca gostei de leite de vaca, que nunca tomei e não quero ver isso dentro de casa", diz Mariana.
Papel do pai
A decisão pelo parto domiciliar tem de ser conjunta, segundo Mariana. "Meu marido acompanhou todas as reuniões. Foi uma decisão conjunta. O seu companheiro precisa ter 100% de certeza que você será capaz de fazer o parto. Meu marido foi muito importante na ocasião do parto. Ele fez algumas massagens que aliviaram a dor, deu apoio físico e moral. É um nascimento orgânico e o ambiente domiciliar é mais confortável e insubstituível."

Decisão polêmica
As resoluções do Cremerj de proibir e punir disciplinarmente médicos que participarem da realização de partos domiciliares têm causado polêmica. O conselho já havia acionado o órgão de São Paulo contra um médico que defendia o parto em casa. O depoimento dele foi exibido em uma reportagem sobre o assunto no Fantástico.

A decisão causou revolta em profissionais que atuam na área. O Cremerj publicou duas resoluções na última quinta-feira (19). Uma delas proíbe que médicos façam partos em casa. A segunda proíbe que as doulas acompanhem os partos nas maternidades.
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) informou que vai entrar, até a sexta-feira (27), com uma ação civil pública contra as resoluções 265 e 266/2012 do Cremerj.
Humanização do parto
Dados do Ministério da Saúde sobre partos realizados no país, somando informações das redes pública e privada, mostram que o nascimento de bebês por cesariana já é maior do que a quantidade de partos naturais. Em 2010, dado mais recente do governo, foram 1,49 milhão de cesarianas contra 1,36 milhão de partos naturais.

De acordo com o governo federal, 98% dos partos realizados no país são hospitalares, mas diversas ações estão sendo feitas para que as mulheres tenham um parto humanizado, que significa ter uma “ambiência adequada, equipes qualificadas, tecnologia disponível, direito acompanhante e tratamento digno”.
Sobre a decisão do Cremerj, de vetar a presença de doulas e parteiras, o ministério afirma que as doulas são um “instrumento humanizador” do parto e reconhece que a assistência prestada pelas parteiras é uma realidade em diversos locais do país. Por conta disto, investe na capacitação dessas profissionais, integrando-as ao trabalho feito no Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, de acordo com o governo, as decisões anunciadas pelo Cremerj não afetam as políticas federais para a saúde.
"Sou otimista sobre a decisão do Cremerj de proibir e punir os médicos e de impedir a atividade das doulas durante os partos domiciliares. Acho que terão de voltar atrás. Isso vai contra toda a literatura internacional, que indica o parto normal como mais eficaz e seguro para o bebê e para a mãe", diz Marcelly Ribeiro, doula que acompanhou o nascimento de Joana e prestou assistência para Mariana durante o parto em casa.
Mariana Maffeis Feola, 29 anos, disse que sua recuperação pós-parto domiciliar foi imediata (Foto: Arquivo Pessoal/Marcelly Ribeiro)Mariana diz que sua recuperação pós-parto domiciliar foi imediata (Foto: Arquivo Pessoal/Marcelly Ribeiro)

Roberto Jefferson, presidente do PTB, se interna para exames no Rio


Roberto Jefferson em imagem desta quarta-feira (18) em convenção do PTB (Foto: Ed Ferreira / Agência Estado)Roberto Jefferson em convenção do PTB
(Foto de arquivo: Ed Ferreira / Agência Estado)
O presidente nacional do PTB e ex-deputado federal Roberto Jefferson se internou na manhã desta quinta-feira (26), no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. De acordo com assessoria do hospital, o político vai fazer uma série de exames. Ele faz tratamento contra um tumor no pâncreas.
O ex-deputado que denunciou o esquema do mensalão,chegou por volta das 8h ao hospital.
O médico dele, José Ribamar Azevedo, informou no último dia 20 que Jefferson deverá ser submetido a uma cirurgia para retirada do tumor no próximo sábado (28).
g1

Lucro do Santander recua para R$ 3,2 bilhões no 1º semestre


O Santander Brasil anunciou nesta quinta-feira (26) ter registrado lucro líquido de R$ 3,2 bilhões nos seis primeiros meses de 2012, queda de 4,3% sobre o mesmo período do ano anterior. Só no segundo trimestre, os ganhos registrados foram de R$ 1,464 bilhão, que representa um recuo de 17,1% sobre os três meses anteriores e de 5,5% sobre o segundo trimestre de 2011. Os resultados estão de acordo com o padrão contábil brasileiro BR Gaap.

O índice de inadimplência acima de 90 dias ficou em 4,9%, aumento de 0,1 ponto percentual. no trimestre - em pessoa física, o nível registrado foi de 7,3% e em pessoa jurídica, de 2,6%. Quanto aos atrasos de 60 dias, o índice de inadimplência recuou 0,1 ponto percentual, para 6,0%.
De janeiro a junho, a operação brasileira respondeu por 26% do resultado global do Grupo Santander.

As despesas de provisão para créditos de liquidaçãoduvidosa, líquidas de receitas de recuperação de crédito, somaram R$ 6,9 bilhões no primeiro semestre, uma alta de 47,0% sobre o mesmo período do ano passado e de 23,2% no trimestre. "Este aumento é consequência da conjuntura econômica e de um mix de negócios focado no varejo."

No final de junho, a carteira de crédito ampliada somou R$ 217,0 bilhões, uma alta de 17,3% em 12 meses e de 2,8% no trimestre. "O maior salto na comparação anual foi de pequenas e médias empresas, que evoluiu 23,5%, e de financiamento ao consumo, em sua maior parte de veículos, que teve alta de 19,2%. Já no trimestre, destaque para grandes empresas, com 5%, e pessoa física, com 3,5%", disse o banco, em nota.
“Alcançamos um resultado importante dentro de um cenário econômico complexo e estamos preparados, com força comercial cada vez maior, para acelerar no segundo semestre, quando alguns fatores conjunturais devem se mostrar mais favoráveis”, diz Marcial Portela, presidente da instituição financeira.
Santander mundial
O Santander, maior banco da zona do euro, viu o lucro do primeiro semestre cair pela metade após ter feito baixa contábil de desvalorizados ativos imobiliários espanhóis, apesar de os depósitos na Espanha terem saltado durante o período.

A instituição disse que completou 70% das baixas contábeis exigidas pela retomada de imóveis e empréstimos irrecuperáveis exigidas por reguladores, em uma tentativa tardia de reconhecer perdas da crise imobiliária de 2008.
Apesar de estar em linha com as provisões pedidas pelo governo espanhol, operadores ficaram surpresos que o banco tenha abatido as perdas tão cedo neste ano.
"As provisões que estamos fazendo vão nos permitir colocar as baixas contábeis imobiliárias na Espanha atrás de nós até o final deste ano", disse o presidente do conselho do banco, Emilio Botin, em comunicado.
O banco sofreu menos que outros rivais na Espanha com a crise no país devido aos seus negócios diversificados no Brasil, México, Polônia e Reino Unido. A América Latina responde por metade do lucro do Santander.
Porém, analistas apontaram as menores receitas na região e maiores perdas em crédito, especialmente no Brasil, onde a economia está passando por desaquecimento, elevando os calotes no setor bancário.
"O Brasil foi a grande decepção", disse Jaime Beceriil, do JP Morgan.
O banco espanhol teve lucro líquido de 1,7 bilhão de euros após a baixa contábil de 2,78 bilhões de euros em ativos imobiliários espanhóis. O lucro para o período antes das provisões foi de 3 bilhões de euros, em linha com o que analistas previam.
g1

A vida é como jogar uma bola na parede


A vida é como jogar uma bola na parede:
Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul;
Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde;


Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca;
Se a bola for jogada com força, ela voltará com força.

Por isso, nunca "jogue uma bola na vida" de forma
que você não esteja pronto a recebê-la.

A vida não dá nem empresta;
não se comove nem se apieda.

Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir
aquilo que nós lhe oferecemos.

Seis pessoas são assassinadas na Zona Norte de SP


Seis pessoas foram mortas entre a noite desta quarta-feira (25) e a madrugada desta quinta-feira (26) em três endereços próximos na Zona Norte de São Paulo. Segundo a Polícia Militar, não há indícios de que os crimes tenham alguma relação.
O primeiro caso aconteceu na Rua Morro do Livramento, por volta das 21h30. Homens em duas motos dispararam vários tiros contra cinco pessoas - quatro adultos e um adolescente - que jogavam baralho em um lava-rápido. As vítimas foram levadas a um pronto-socorro, mas três delas morreram durante atendimento de urgência, incluindo o dono do estabelecimento.
Depois do expediente, o local era ponto de encontro dos vizinhos para jogar baralho. O crime assustou quem mora na região. “Todo mundo na minha rua falou que parecia filme de terror, foi muito tiro”, disse uma moradora que não quis ser identificada.

Também no Jaçanã, uma pessoa morreu vítima de disparos de arma de fogo na madrugada desta quinta-feira (26). Segundo a Polícia Militar, a vítima foi baleada na Rua Águas de Chapecó, a cerca de 3 km do crime no lava-rápido. A PM foi acionada às 0h45 para uma ocorrência de vítima baleada, e ao chegar ao local já encontrou a pessoa morta.
O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP
Mais tarde, por volta das 2h, outras duas pessoas foram mortas na Rua das Flores, já no bairro do Tremembé. Segundo a PM, até o início desta manhã não havia indícios de relação entre os dois casos. Por enquanto, eles são tratados como ocorrências isoladas.
Homicídios aumentam em SP
Nesta quarta, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo informou que o total de homicídios dolosos (quando há a intenção de matar) cresceu 21% na capital paulista e 8,39% no estado no primeiro semestre de 2012. No estado, o crescimento no número de homicídios se deve ao registro de 2.183 casos no semestre de 2012, contra 2.014 no mesmo período de 2011, um aumento de 169 ocorrências. Na capital paulista, o total de homicídios chegou a 585 no semestre, contra 482 nos seis primeiros meses do ano passado.

Se comparado os dados de homicídios registrados em junho do ano passado com o mês de junho de 2012, o aumento no número de assassinatos foi de 46,9%. A partir do número divulgado nesta tarde, São Paulo tem atualmente taxa de 10,3 casos de homicídios por cada 100 mil habitantes, e saiu da faixa recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima, disse que o estado enfrenta uma "criminalidade muito violenta" e que parte do aumento nos números pode estar relacionada a vinganças praticadas por criminosos.
"É uma linha que a polícia está investigando, ainda não tem uma confirmação de 100% de todos os casos, mas a realidade é que tem uma criminalidade muito violenta", disse.
g1

Aniversariante do dia



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...