segunda-feira, 30 de julho de 2012

PM monta cerco e fecha ponto de vendas de armas no Sertão da PB


Armas estavam em casa e moradores fugiram, mas foram detidos (Foto: Divulgação/13ºBPM)
A Polícia Militar montou um cerco e fechou um ponto de venda de armas na tarde do sábado (28) na cidade de Santana de Mangueira, no Sertão da Paraíba. De acordo com o 13º Batalhão da PM, policiais vigiaram o local por mais de 24 horas até incadirem a casa e apreender as armas. Foram encontrados duas espingardas calibre 12 e dois revólveres calibre 38, além de muita munição.

No fim da tarde do sábado o juiz do município expediu um mandado de busca e apreensão e os policiais invadiram a residência, onde foi encontrado o armamento. Quatro pessoas foram detidas e autuadas pelos crimes de posse ilegal de armas e ameaça de morte. Eles foram encaminhados à delegacia de Itaporanga.Ninguém estava na casa, mas os policiais identificaram que os moradores havia fugido e localizaram os suspeitos.Segundo a polícia, quatro pessoas foram presas. As investigações começaram depois que um homem ameaçou um pedreiro com um revólver no Centro da cidade na tarde da sexta-feira (27). A vítima procurou a polícia, que passou a realizar diligências e descobiru que ele havia entrado em uma casa. Policiais militares passaram a sexta-feira e o sábado de vigília cercando a casa.
g1

Começam nesta segunda as inscrições para o vestibular da UEPB


Nesta segunda-feira (30) começam as inscrições para o Vestibular 2013 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Este ano estão sendo oferecidas 2.856 vagas, sendo 50% das vagas destinadas ao sistema de cotas de inclusão, que envolvem alunos oriundos da rede pública de ensino, e as outras 50% para o sistema de cota universal. A inscrição poderá ser feita pela internet e custará R$ 90. As inscrições vão ocorrer até o dia 15 de agosto e os estudantes vão ter 41 cursos de graduação entre as opções.

A presidente da Comvest disse que a expectativa é o número de inscritos seja semelhante ao de 2011, quando se inscreveram 31 mil candidatos. No dia 18 de agosto, após o fim das inscrições, será preparado pela Comvest o esquema operacional para que o vestiular seja realizado sem qualquer imprevisto.
Além das vagas destinadas ao processo seletivo tradicional da instituição, também estão sendo ofertadas 2.856 vagas para serem preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes serão analisados mediante a prova do Enem. “Este ano decidimos aumentar em 50% o número de vagas destinadas ao Sisu”, afirmou a presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Comvest), Ana Alice Sobreira.
Para se inscrever no vestibular, o candidato deve acessar o site da Comvest, para preencher o formulário eletrônico e imprimir o boleto de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 90, que poderá ser quitado até o dia 17 de agosto. As provas do processo seletivo serão realizadas nos dias 2 e 3 de dezembro, das 8h às 13h. O resultado final do vestibular será divulgado no dia 8 de janeiro de 2013.
No ato da inscrição, o candidato optará por apenas um curso de graduação no seu respectivo turno e uma língua estrangeira (inglês ou espanhol). Ao final do preenchimento de todos os campos obrigatórios, o sistema emitirá o número do protocolo de inscrição.
g1

Corpo de policial rodoviário que se afogou na PB é sepultado em Curitiba


Agente da PRF se afoga durante treinamento na Paraíba (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)Agente da PRF se afogou durante um treinamento
na PB (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
O corpo de policial rodoviário federal, Fernando Luís de Sousa Pires, que morreu após se afogar durante um treinamento na Praia de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, chegou em Curitiba por volta das 16h de domingo (29). O sepultamento será às 10h desta segunda-feira (30), no Cemitério Jardim da Saudade, na capital. O policial foi velado durante a madrugada por familiares e amigos.
corpo foi trazido de João Pessoa para o Paraná em um jato da Polícia Federal. O translado deveria ter ocorrido no sábado (28), mas acabou sendo adiado por causa dos procedimentos para doação do fígado, córneas e rins do agente.
g1

Viagens de trem são retomadas após acidentes na Paraíba


Após acidentes envolvendo dois trens em Cabedelo, as viagens foram suspensas na manhã desta segunda-feira (30), mas às 11h, assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos informou que as linhas voltaram a funcionar normalmente.

De acordo com a CBTU na capital paraibana, o primeiro acidente foi registrado emCabedelo, na estação do Renascer III, foi registrado por volta das 6h e envolveu um trem e um Ford Escort que passava pelo cruzamento da pista com a linha férrea. O segundo, registrado por volta das 8h, aconteceu quando um dos vagões de um outro trem descarrilou durante uma manobra, também em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. Em nenhum dos acidentes houve feridos.

De acordo com a CBTU, testemunhas afirmaram que o condutor avançou a via férrea e não
conseguiu ultrapassá-la, sendo atingido pelo trem, que vinha em baixa velocidade por conta da proximidade da Estação Renascer. O trem jogou o veículo fora da linha. O automóvel chegou a bater e danificar o muro e o portão da estação. No acidente que causou o descarrilamento, por sua vez, a causa teria sido um problema em um dos trilhos.

Carro bate em trem em Cabedelo, na Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Com a decarrilamento, as viagens ficaram suspensas das 8h atés as 11h, de acordo com a CBTU. Como o descarrilamento ocorreu apenas em um dos vagões, o problema pode ser resolvido ainda na manhã desta segunda (30). Ainda conforme a CBTU, o problema no trilho não acarretou na mudança dos horários de partidas e chegadas, uma vez que o trabalho de correção aconteceu dentro da grade de horários.
De acordo com a Polícia Militar, o condutor do carro envolvido na colisão com o trem fugiu do local. Conforme informações da Compainha de Policiamento de Trânsito (CPTran) repassadas à assessoria da CBTU, o motorista do carro envolvido na colisão com o trem não tinha habilitação para conduzir carros.
g1

Exército sírio bombardeia Aleppo e diz ter retomado área rebelde


Disparos de artilharia e morteiros ecoaram na manhã de segunda-feira (30) por toda Aleppo, e um helicóptero militar zumbia sobre um bairro que o Exército sírio disse ter recapturado dos rebeldes em combates pelo controle da maior cidade do país.
Hospitais e clínicas improvisadas nas áreas controladas pelos rebeldes, na zona leste da cidade, estavam se enchendo de vítimas após uma semana de combates em Aleppo, polo comercial que até então permanecia praticamente à parte da revolta contra o presidente Bashar al Assad, iniciada há 16 meses.
Integrantes do exército rebelde comemoram em tanque tomado de forças do governo em Anadan, a 5km de Aleppo (Foto: Junot Diaz / AFP)
"Alguns dias recebemos cerca de 30 a 40 pessoas, sem incluir os corpos", disse um jovem paramédico na clínica. "Há alguns dias recebemos 30 feridos e talvez 20 cadáveres, mas metade desses corpos estava despedaçada. Não podemos saber de quem eram."
O Observatório Sírio de Direitos Humanos, grupo oposicionista com sede na Grã-Bretanha, disse que 18 foram mortas no domingo na região de Aleppo, num total de 150 mortas em toda a Síria, sendo dois terços delas civis.
Os rebeldes disseram que retém o controle sobre o bairro de Salaheddine, apesar da ofensiva governamental. O governo, porém, disse ter expulsado seus inimigos da região. "O controle completo foi retirado dos pistoleiros mercenários", disse um militar não-identificado à TV estatal síria na noite de domingo. "Em alguns dias, a segurança vai voltar à cidade de Aleppo."
A ofensiva militar repete a tática usada em Damasco semanas atrás, quando o governo usou seu esmagador poderio militar para eliminar os rebeldes bairro a bairro.
As forças de Assad estão determinadas a não perderem Aleppo, pois uma derrota nessa cidade seria um duro golpe estratégico e psicológico. Mas especialistas militares acreditam que os rebeldes estão mal armados e mal comandados para derrotar o Exército.
Jornalistas da Reuters em Aleppo não foram capazes de chegar a Salahaddine, após o anoitecer de domingo para verificar quem controla o bairro. O Observatório Sírio disse que os combates prosseguiam.
A guerra paralisou o habitual burburinho comercial nesta cidade de 2,5 milhões de habitantes. Os mercados públicos funcionam, mas pouca gente faz compras. Mas multidões de homens e mulheres esperam quase três horas para comprar quantidades limitadas de pão subsidiado.
Os combatentes rebeldes, muitos deles de áreas rurais próximas a Aleppo, continuam no controle de partes da cidade, deslocando-se nelas com rifles e roupas camufladas.
entenda os conflitos na Síria VALE 3 (Foto: Editoria de Arte / G1)

Cientistas descobrem 'cupins-bomba camicases' na Guiana Francesa


Especialistas belgas encontraram uma nova espécie de cupim na Guiana Francesa com uma característica curiosa e que, até hoje, nunca havia sido documentada.
À medida que envelhecem e se tornam menos capazes de cumprir as tarefas do dia a dia, os insetos desse grupo começam a armazenar cristais sólidos que produzem uma reação química quando misturados com outras secreções do animal.
Como resultado, seu poder defensivo aumenta, o que lhes confere grande utilidade para a colônia.
Já se sabia antes que alguns tipos de cupins, para defender sua comunidade, podem literalmente "se explodir", liberando uma enxurrada de produtos químicos sobre seus inimigos.
Assim, quando confrontados com uma ameaça à integridade da colônia, estes cupins cometiam suicídio para defender seu grupo.
No caso dos cupins da Guiana Francesa, explicam os especialistas, a diferença é que cabe aos insetos mais velhos a responsabilidade do "suicídio coletivo" frente a uma ameaça. Ou seja, tornam-se camicases, ou "cupins-bomba", da colônia.
Cupim (Foto: Robert Hanus/ Université Libre de Bruxelles/BBC)
Corrosão letal
"Um estudante de graduação em meu laboratório, Thomas Bourguignon, estava pesquisando a ecologia comunitária dos cupins e coletando amostras, quando, de repente, se deparou com algo realmente especial", disse à BBC o professor Yves Roisin, da Universidade Livre de Bruxelas.

Roisin explica que ao romper partes de seu corpo, os cupins da espécie Neocapritermes taracua liberam substâncias tóxicas que são jogadas sobre os invasores, corroendo seus corpos.
"As secreções tóxicos para a defesa são normalmente armazenados nas glândulas salivares, mas esta espécie transporta uma 'mochila' com dois tipos de cristais sólidos do lado de fora do corpo. Quando o cupim 'explode', os dois são misturados para produzir uma substância tóxica mais potente", afirmou Roisin.
Ainda não se sabe como esses cupins conseguem sintetizar os cristais. Também é desconhecido se outras espécies deste gênero desenvolveram um mecanismo semelhante. "Há cerca de cinco ou seis espécies deste gênero, mas até agora encontramos a presença de cristais do lado de fora do corpo apenas da Neocapritermes taracua", disse Roisin. O estudo foi publicado na revista americana "Science".
g1

Cientistas descobrem 'cupins-bomba camicases' na Guiana Francesa


Especialistas belgas encontraram uma nova espécie de cupim na Guiana Francesa com uma característica curiosa e que, até hoje, nunca havia sido documentada.
À medida que envelhecem e se tornam menos capazes de cumprir as tarefas do dia a dia, os insetos desse grupo começam a armazenar cristais sólidos que produzem uma reação química quando misturados com outras secreções do animal.
Como resultado, seu poder defensivo aumenta, o que lhes confere grande utilidade para a colônia.
Já se sabia antes que alguns tipos de cupins, para defender sua comunidade, podem literalmente "se explodir", liberando uma enxurrada de produtos químicos sobre seus inimigos.
Assim, quando confrontados com uma ameaça à integridade da colônia, estes cupins cometiam suicídio para defender seu grupo.
No caso dos cupins da Guiana Francesa, explicam os especialistas, a diferença é que cabe aos insetos mais velhos a responsabilidade do "suicídio coletivo" frente a uma ameaça. Ou seja, tornam-se camicases, ou "cupins-bomba", da colônia.
Cupim (Foto: Robert Hanus/ Université Libre de Bruxelles/BBC)
Corrosão letal
"Um estudante de graduação em meu laboratório, Thomas Bourguignon, estava pesquisando a ecologia comunitária dos cupins e coletando amostras, quando, de repente, se deparou com algo realmente especial", disse à BBC o professor Yves Roisin, da Universidade Livre de Bruxelas.

Roisin explica que ao romper partes de seu corpo, os cupins da espécie Neocapritermes taracua liberam substâncias tóxicas que são jogadas sobre os invasores, corroendo seus corpos.
"As secreções tóxicos para a defesa são normalmente armazenados nas glândulas salivares, mas esta espécie transporta uma 'mochila' com dois tipos de cristais sólidos do lado de fora do corpo. Quando o cupim 'explode', os dois são misturados para produzir uma substância tóxica mais potente", afirmou Roisin.
Ainda não se sabe como esses cupins conseguem sintetizar os cristais. Também é desconhecido se outras espécies deste gênero desenvolveram um mecanismo semelhante. "Há cerca de cinco ou seis espécies deste gênero, mas até agora encontramos a presença de cristais do lado de fora do corpo apenas da Neocapritermes taracua", disse Roisin. O estudo foi publicado na revista americana "Science".
g1

Victor Ramos, zagueiro do Vitória, é assaltado em Salvador


O zagueiro do Esporte Clube Vitória, Victor Ramos, foi assaltado na noite de domingo (29), no Porto da Barra, em Salvador. De acordo com informações do jogador, o assaltante puxou uma corrente de ouro no valor de R$ 7 mil de seu pescoço e seu segurança particular saiu do carro em direção ao assaltante.
O segurança tentou pegar o homem que corria pelas areias da praia do Porto da Barra, mas não conseguiu alcançá-lo.
A 14ª Companhia Independente da Polícia Militar da região informou que não há nenhum registro na unidade em nome do jogador.
Victor Ramos disse ainda que não ficou ferido e foi treinar normalmente na manhã desta segunda-feira na Toca do Leão, no Barradão. O zagueiro embarca às 15h para São Paulo, juntamente com a equipe do Vitória, onde joga na terça-feira (31) contra o São Caetano, pela série B do Campeonato Brasileiro.

O zagueiro chegou ao E.C.Vitória no início deste ano após assinatura de contrato entre o Vitória e com o time belga Standard Liège. O jogador foi revelado pelo Vitória e, em 2009, negociado com o time da Bélgica, com quem tem contrato até 2014. Em 2011, foi emprestado ao Vasco da Gama e rescindiu seu vínculo com o clube carioca.

victor ramos; esporte clube vitória (Foto: Divulgação/E.C.Vitória)Zagueiro chegou no ínicio de 2012 ao Vitória. (Foto: Divulgação/E.C.Vitória)

Kawasaki faz recall de 15.150 unidades da Ninja 250R no Brasil


Kawasaki Ninja 250R (Foto: Divulgação)Kawasaki Ninja 250R (Foto: Divulgação)
A Kawasaki convocou nesta segunda-feira (30) 15.150 unidades da Ninja 250R para recall no Brasil. Segundo a marca, um problema no sensor de queda - dispositivo que desliga a moto em caso de tombo - pode fazer o motor desligar com a moto em movimento, trazendo riscos de acidentes para o motociclista, ocupantes e terceiros. Modelos 2009, 2010, 2011 e 2012 fazem parte do chamado. Os proprietários devem procurar uma concessionária da marca para a troca gratuita do kit do sensor de queda. A Kawasaki informa que existe uma deficiência no isolamento contra vibrações do sensor de queda do veículo, que é montado em um suporte e fixado no chassi da motocicleta. Isto pode fazer com que o pêndulo interno do sensor se desloque para cima.
Desse modo, a unidade de controle elétrica (ECU) pode interpretar que o veículo tombou, cortando o funcionamento do motor repentinamente, mesmo com o veículo sendo conduzido de forma normal. A empresa disponibiliza, para mais informações, os telefones (11) 4422-9309 para a grande São Paulo e 0800 773-1210 para outras localidades ou o site kawasakibrasil.com.
g1

Cláudia Jimenez é transferida para o quarto, diz hospital


A atriz Cláudia Jimenez, de 53 anos, permance internada do Hospital Pró Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo o boletim médico divulgado na manhã desta segunda-feira (30), Claudia, que estava na Unidade Coronariana Intensiva, foi transferida para um quarto comum.
Ainda segundo o boletim, ela se encontra "clinicamente estável, lúcida e em recuperação conforme o planejado".
A atriz foi operada no último dia 23 pelo médico Edson Nunes, com uma equipe de profissionais, para trocar a válvula aórtica. De acordo com o médico, a cirurgia ocorreu como planejada.
Ainda não há previsão de alta.
g1

Idosa achada morta em São Conrado foi enterrada em quintal de casa


Alpha Dias Kieling foi encontrada no quintal de casa (Foto: Reprodução)Alpha Dias Kieling foi encontrada no quintal de
casa (Foto: Reprodução)
Alpha Dias Kieling, de 76 anos, encontrada morta no início da noite de domingo (29), nos fundos de casa, na Rua Golf Club, em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi enterrada em um buraco, segundo informações da Divisão de Homicídios (DH),
De acordo com as primeiras informações polícia, o corpo foi encontrado pelo filho da idosa, o empresário Robert Dannenberg, da Geo Eventos. A polícia vai aguardar o laudo da perícia para saber as causas da morte.
Robert havia registrado queixa do desaparecimento da mãe no último dia 20, na 15ª DP (Gávea). Ela teria dito que iria viajar para Teresópolis, na Região Serrana, e não fez mais contato desde então.
De acordo com a polícia, Robert prestou depoimento no domingo. Ele contou que já tinha estado na casa anteriormente e não tinha percebido nada de anormal, como arrombamentos e, aparentemente, não deu por falta de objetos na casa. No domingo, ele decidiu retornar à casa e ao sentir forte mau cheiro no quintal, chamou a equipe da 15ª DP, que ao escavar o local, encontrou o corpo da idosa.
Empresário Robert Dannenberg é filho da idosa Alpha Dias Kieling (Foto: Renata Soares / G1)Segundo inspetores da DH, depois do anúncio do desaparecimento de Alpha, equipes da 15ª DP foram à Teresópolis. Mas chegando lá, vizinhos informaram que ela não aparecia na casa havia tempo.
Pelo Facebook, o empresário lastimou a morte da mãe e agradeceu aos amigos por todo o apoio e oração. Segundo ele, o enterro dela será nesta terça-feira (31), no Cemitério do Caju, na Zona Portuária da cidade.
g1

Aniversariante do dia


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...