terça-feira, 14 de agosto de 2012

Operação policial cumpre mandados de busca e apreensão em Sta Rita, PB


Armas apreendidas durante a operação 'Alerta Vermelho' em Santa Rita, Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)Armas apreendidas na operação 'Alerta Vermelho'
em Santa Rita, Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Treze mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante uma ação envolvendo as polícias Civil e Militar em Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa, nesta terça-feira (14). O delegado Bruno Victor Germano, titular da 6ª Delegacia Distrital em Sta Rita, disse que o objetivo da ação denominada de “Alerta Vermelho” é cumprir os mandados e localizar os pontos de tráfico de entorpecentes no município, na tentativa de diminuir o índice de criminalidade.

“É importante que a população utilize bastante o 197 (Disque Denúncia). Que ajuda a desencadear esse tipo de trabalho”, explicou o delegado Gustavo Germano. O material apreendido está sendo encaminhado para a Central de Polícia em João Pessoa.
A operação contou com cerca de 50 policiais e teve início na madrugada desta terça-feira. O delegado disse que um adolescente foi detido. Também foram apreendidas duas armas, munições e peças de motocicletas. Segundo o delegado, um local suspeito de funcionar como ponto de desmanche de motocicletas foi encontrado durante a ação. Até as 6h30 a polícia ainda não tinha informação sobre apreensão e entorpecentes. O balanço final na operação será divulgado ainda nesta terça-feira.
G1

Prefeitura de João Pessoa convoca servidores com acúmulo de cargos


A Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de João Pessoa anunciou nesta segunda-feira (13) que está convocando 2.680 servidores municipais detectados em situação de acúmulo de cargos a se apresentar na Sead e prestar esclarecimentos, a partir desta terça-feira (14).

A convocação é feita após a divulgação de um levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que identificou 31.161 casos de acúmulo ilegal de cargos públicos em 564 órgãos da administração municipal e estadual. As irregularidades foram descobertas a partir de um cruzamento feito nas folhas de pagamento do mês de fevereiro de 2012.

Segundo a assessoria da Sead, o objetivo da convocação não é punir o servidor, mas descentralizar pagamentos. Os casos que revelarem acumulações ilícitas se enquadrarão no que determina a Constituição da República e terão que ter as distorções corrigidas.

Calendário
De acordo com a convocação, assinada pela secretária de Administração, Rosa Gondim, foi preparado um calendário para as apresentações. Entre os dias 14 e 20 deste mês, os servidores da Secretaria de Saúde deverão prestar esclarecimentos sobre a legalidade no acúmulo de cargos. Entre os dias 21 e 27, será a vez dos servidores da Educação. Por fim, os servidores das demais secretarias deverão se apresentar entre os dias 27 e 31.

A relação nominal dos servidores em situação de acumulação está no site da Prefeitura de João Pessoa, e o telefone para contato é (83) 3218-9033. Os servidores deverão se apresentar perante a Comissão de Acumulação de Cargos, situada na Secretaria de Administração, no Centro Administrativo Municipal (CAM), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Legislação
De acordo com a Constituição Federal, a proibição de acumular cargos estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista (e suas subsidiárias) e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.

Observa-se, ainda, que o fato de o servidor licenciar-se, sem vencimentos, de um cargo, emprego ou função pública, sendo este inacumulável, não o habilita a tomar posse em outro cargo, emprego ou função pública, pois caracteriza o exercício cumulativo de cargos, empregos e funções, vedado pela Constituição Federal, conforme o STF.

No entanto, é lícita a acumulação de dois cargos de professor; professor e técnico ou científico; dois cargos e empregos privativos profissionais de saúde; um cargo de juiz e outro de magistério; membro do Ministério Público com outro do magistério; e vereador mais outro cargo – contanto que haja compatibilidade de horários entre os serviços.
G1
.

Cinco homens assaltam loja no Bairro dos Ipês, em João Pessoa


Cinco homens assaltaram na tarde desta segunda-feira (13) uma loja na avenida Tancredo Neves, no Bairro dos Ipês, em João Pessoa. As imagens do circuito interno de segurança mostram que alguns dos suspeitos estavam com os rostos cobertos e outros não esconderam a face. O Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) informou que os ladrões roubaram dinheiro do caixa da loja, além de seis capacetes.
De acordo com o Ciop, alguns dos homens estavam armados com facas e, após o assalto, fugiram em direção a uma mata do bairro de Mandacaru. A Polícia Militar, juntamente com equipes da Rondas Ostensivas Táticas em Motos (Rotam), entrou no mato fazendo rondas atrás dos suspeitos, mas até as 17h, nenhum havia sido preso.
As filmagens da câmera de segurança do estabelecimento mostraram que um dos suspeitos revistou um cliente que estava no local em busca de dinheiro e celulares. Outro suspeito chega a tentar roubar a tela de um computador, mas desiste e acaba jogando-a no chão. As testemunhas falaram que os cinco homens agiram de forma violenta durante todo o assalto.
Policiais fizeram rondas em uma mata de Mandacaru, próximo ao local do assalto (Foto: Walter Paparazzo/G1)Policiais fizeram rondas em uma mata de Mandacaru, próximo ao local do assalto
(Foto: Walter Paparazzo/G1)

Festival de Cinema Francês acontece em agosto na PB; veja programação




Cena do filme 'E agora aonde vamos?' que será exibido em João Pessoa durante festival francês (Foto: Divulgação)Entre os dias 17 e 23 de agosto a capital paraibana vai receber o Festival Varilux de Cinema Francês. Serão exibidos 17 filmes  no Cinespaço MAG Shopping em João Pessoa. O preço da entrada segue a tabela de preço do cinema. Confira a programação completa do festival:
Dia 17
14h – E agora aonde vamos? (Et Maintenant, on va où?), DCP, FRANÇA - 110 min.
16h10 – O barco da esperança (La Pirogue), DCP, FRANÇA - 87 min.
18h– Polissia (Polisse), FRANÇA - 134 min.
20h35 – Adeus Berthe (Adie Berthe ou I’enterrement de Mémé), FRANÇA - 100 min.

Dia 18
14h– Titeuf, FRANÇA - 77 min.
15h35 - A filha do pai (La Fille Du Puisatier), DIGITAL MOBZ, FRANÇA - 105 min.
17h40 – A vida vai melhorar (Une Vie Meilleure), FRANÇA - 10 min.
19h50 – Um evento feliz (Um Heureux Événement), FRANÇA - 110 min.
22h – Intocáveis (Intouchables), DIGITAL MOBZ, FRANÇA - 112 min.

Dia 19
14h– Titeuf, FRANÇA - 77 min.
15h35 – Paris-Manhattan (Paris-Manhattan), FRANÇA - 87 min.
17h10 – Aqui em baixo (Ici Bas), FRANÇA - 100 min.
19h15 – My way, o mito além da música (Cloco), FRANÇA - 148 min.
22h – E agora aonde vamos? (Et Maintenant, on va où?), DCP, FRANÇA - 10 min.

Dia 20
14h – Um evento feliz (Um Heureux Événement), FRANÇA - 110 min.
16h10 - Uma Garrafa no mar de Gaza (Une Bouteille à La Mer), DIGITAL MOBZ – FRANÇA - 99 min.
18h – Intocáveis (Intouchables), DIGITAL MOBZ, FRANÇA - 112 min.
20h05 – O monge (Le Moine), FRANÇA - 101 min.
22h15 – Aliyah (Aliyah), FRANÇA - 90 min.

Dia 21
14h – Aqui em baixo (Ici Bas), FRANÇA - 100 min.
16h – O monge (Le Moine), FRANÇA - 101 min.
18h - Paris-Manhattan (Paris-Manhattan), FRANÇA - 87 min.
19h40 – A arte de amar (L’art d’ aimer), FRANÇA - 85 min.
21h15 – My way, o mito além da música (Cloco), FRANÇA - 148 min.

Dia 22
15h45 – Americano (Americano), FRANÇA - 95 min.
17h40 – Adeus Berthe (Adie Berthe ou I’enterrement de Mémé), FRANÇA - 100 min.
19h40 - A filha do pai (La Fille Du Puisatier), DIGITAL MOBZ, FRANÇA - 105 min.
21h45 – Polissia (Polisse), FRANÇA - 134 min.

Dia 23
14h – Americano (Americano), FRANÇA - 95 min.
16h - A vida vai melhorar (Une Vie Meilleure), FRANÇA - 110 min.
18h10 – O barco da esperança (La Pirogue), DCP, FRANÇA - 87 min.
19h50 – Aliyah (Aliyah), FRANÇA - 90 min.
21h40 – Uma Garrafa no mar de Gaza (Une Bouteille à La Mer), DIGITAL MOBZ – FRANÇA - 99 min.

G1

Depósito de material reciclável pega fogo em Campina Grande, na PB


Um incêndio na madrugada desta terça-feira (14) destruiu parte da estrutura de um depósito de material reciclável em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. De acordo com o 2º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), o fogo se alastrou pelo depósito, que armazena material reciclável e funciona também como sucata de veículos. O telhado do estabelecimento desabou.
O incêndiou começou às 3h30 da terça-feira e duas equipes foram enviadas ao local. Segundo o Corpo de Bombeiros, o depósito tinha mais de seis toneladas de material reciclável, entre plástico, papelão e metal. Os bombeiros levaram quase duas horas até conseguir conter o fogo. "Nós ficamos fazendo um trabalho preventivo após a contenção das chamas porque se tratava de um material altamente inflamável que tiha sido condensado para o fogo não voltar", disse o tenente Diego Martins.

O local fica no bairro da Conceição, em Campina Grande. Segundo os bombeiros, a estrutura do prédio não ficou comprometida com o incêndio e não representa risco de desmoronamento. O proprietário do depósito disse que o prejuízo foi de mais de R$ 30 mil. Equipes continuam trabalhando no local até as 9h30 desta terça.
Apesar do trabalho na madrugada, as chamas voltaram a tomar conta do estabelecimento pela manhã desta terça-feira. Às 7h30 mais duas equipes foram enviadas para o local para conter um novo foco de incêndio que atingiu o restante do material que não havia sido queimado no incêndio da madrugada. Será realizada uma perícia para identificar as causas, mas os bombeiros acreditam que um curto circuito teria dado início ao fogo.
G1

Galinha põe ovo de 170 gramas e surpreende casal britânico


Uma galinha surpreendeu o casal britânico Steve e Annie Egginton ao colocar um ovo de 170 gramas em uma propriedade em Chew Magna, Somerset, no Reino Unido, segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mail".
Galinha surpreendeu donos ao colocar um ovo de 170 gramas. (Foto: Reprodução/Daily Mail)Galinha surpreendeu donos ao colocar um ovo de 170 gramas. (Foto: Reprodução/Daily Mail)
O ovo é três vezes maior do que o tamanho normal. A galinha colocou o ovo gigante no dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Londres (27 de julho), dia que Annie também comemorava 59 anos de idade.
Steve, de 60 anos, que cria galinhas há mais de três décadas, disse que nunca viu nada parecido. "Nunca vi um ovo desse tamanho", afirmou ele.
G1

Lutador de MMA é preso ao ser encontrado nu em igreja nos EUA


O lutador de MMA (artes marciais mistas) Jason Miller, de 31 anos, foi preso em Mission Viejo, no estado da Califórnia (EUA), após ser encontrado nu dentro de uma igreja, segundo reportagem da emissora de TV "KTLA".
Jason Miller foi preso após ser encontrado nu em igreja. (Foto: Reprodução/KTLA)Jason Miller foi preso após ser encontrado nu em igreja. (Foto: Reprodução/KTLA)
Um pastor chamou a polícia na segunda-feira depois de encontrar livros, CDs e molduras espalhados pelo chão, além do produto de um extintor de incêndio que havia sido pulverizado pela igreja.
Ao chegar ao local, a polícia achou Miller deitado nu em um sofá.
G1

Atirador que matou 2 e feriu 4 no Texas resistia a despejo, diz polícia


O homem que abriu fogo contra policiais na segunda-feira próximo a um campus da tradicional universidade A&M em College Station, no Texas, foi identificado como Thomas Caffall, de 35 anos. O ataque deixou três mortos, incluindo o próprio Caffall, e ao menos quatro feridos, três deles policiais.
O atirador abriu fogo de dentro de uma casa perto do campus, ao resistir a uma ordem de despejo. O tiroteio durou cerca de 30 minutos. Ele foi baleado, preso e acabou morrendo em decorrência dos ferimentos.
Os outros mortos são um policial, identificado como Brian Bachmann, que cumpria a ordem de despejo, e um civil do sexo masculino.
Outros três policiais e uma mulher também ficaram feridos, segundo o policial local Scott McCollum. A mulher, de 55 anos, deu entrada em cirurgia. O policial foi atingido na perna e foi levado ao hospital, enquanto os outros dois não sofreram ferimentos graves.
Policiais estaduais no local do tiroteio desta segunda-feira (13) em College Station, no Texas (Foto: AP)
A mãe do suspeito divulgou uma nota dizendo que ele estava "doente" e que lamentava que sua situação tenha levado a isso, segundo uma TV local.
O anúncio da presença do atirador foi feito em um post no site da universidade, por volta das 12h30 locais, mesmo horário de Brasília.

A mensagem pedia que moradores e estudantes evitassem a área.
O texto afirmava que um "atirador ativo" estava próximo ao Kyle Field, campo de futebol do campus.
O atirador abriu fogo desde dentro de uma casa a cerca de dois quarteirões do campus, segundo a universidade.
mapa tiroteio texas 1 (Foto: 1)
"Fomos orientados a ficar fechados", disse Keith Randall, um empregado que estava dando expediente no campus. "Eles só nos disseram para permanecer onde estávamos."
Mais tarde, a universidade informou e a polícia confirmou que o atirador, que se entrincheirou na casa após disparar, estava sob custódia, mas ainda pedia que a área fosse evitada.
College Station fica a pouco mais de 140 quilômetros a noroeste de Houston. Cerca de 50 mil estudantes moram na cidade.
A universidade estava vazia, segundo uma porta-voz, porque o próximo semestre letivo deve começar apenas em 27 de agosto.
Outros casos
O incidente ocorre oito dias após um tiroteio em um templo da religião Sikh ter deixado sete mortos em um subúrbio de Milwaukee, no estado do Wisconsin e quase um mês depois da matança em um cinema do Colorado que deixou 12 mortos e 58 feridos durante a estreia de um filme da série Batman.

Nos dois incidentes, os criminosos haviam comprado legalmente as armas que utilizaram para cometer os massacres.
G1

Universidade Estadual divulga calendário do processo seletivo de monitorias para o semestre 2012.2


A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou edital e calendário para seleção de monitores do semestre letivo 2012/2. Os interessados têm o período de 27 de agosto a 3 de setembro para efetuar suas inscrições nas secretarias dos respectivos departamentos de seus cursos, conforme o quadro de vagas.

Só pode se submeter ao processo o estudante que, por meio de seu histórico escolar emitido pela Coordenação do Curso ou pela PROEG, comprovar ter cursado, com aproveitamento satisfatório, o componente curricular objeto da seleção; apresentar Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) igual ou superior a 7,0 (sete); não ter sido reprovado em mais de três componentes curriculares durante a sua vida acadêmica, nem ter reprovação no componente curricular objeto da monitoria.

No tocante à seleção, os testes terão uma prova escrita e, quando for necessário, prova prática, versando sobre conteúdos desenvolvidos nos componentes curriculares objetos da seleção. Todo o processo será dirigido pelo departamento que aloca os componentes curriculares objetos da seleção.

Será considerado aprovado no processo de seleção de monitores o candidato que obtiver, na prova, nota igual ou superior a 7,0 (sete). E para efeito de classificação, será levada em consideração a média ponderada dos seguintes itens: prova, média obtida no componente curricular objeto da seleção e Coeficiente de Rendimento Escolar.

O candidato só será considerado aprovado e classificado no Processo de Seleção se a sua média final for igual ou superior a 7,0 (sete). Em caso de empate serão considerados, por ordem, os seguintes critérios de desempate: nota da prova, média obtida no componente curricular objeto da seleção e CRE.

O resultado da seleção, uma vez homologado pelo Departamento, será encaminhado à PROEG, por ordem de classificação, até o dia 18 de setembro de 2012.

CALENDÁRIO PARA O PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA - 2012.2
DIA/MÊS
PROGRAMAÇAO
15 de agosto de 2012
Data limite para envio, aos Departamentos, dos Planos de Monitoria pelos professores.
17 de agosto de 2012
Publicação de Edital de convocação para o processo seletivo 2012.2 pelos departamentos
27 de agosto a 03 de setembro de 2012
Período de Inscrições nas secretarias dos Departamentos
10 a 13 de setembro de 2012
Seleção dos Monitores
17 de setembro de 2012
Homologação e divulgação do resultado da seleção pelos Departamentos
18 de setembro de 2012
Envio à PROEG da relação dos monitores selecionados, com os seguintes resultados (Nota da Prova, Média do Componente, CRE e Média Final).
24 de setembro de 2012
Início das atividades de Monitoria, Período 2012.2.
01 de outubro de 2012
Publicação de Portaria, pela PROEG, com a relação dos bolsistas, por Departamento, conforme critério estabelecido no Art. 32.

Confira:
Fonte: Site da UEPB

Universidade Estadual divulga calendário do processo seletivo de monitorias para o semestre 2012.2


A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou edital e calendário para seleção de monitores do semestre letivo 2012/2. Os interessados têm o período de 27 de agosto a 3 de setembro para efetuar suas inscrições nas secretarias dos respectivos departamentos de seus cursos, conforme o quadro de vagas.

Só pode se submeter ao processo o estudante que, por meio de seu histórico escolar emitido pela Coordenação do Curso ou pela PROEG, comprovar ter cursado, com aproveitamento satisfatório, o componente curricular objeto da seleção; apresentar Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) igual ou superior a 7,0 (sete); não ter sido reprovado em mais de três componentes curriculares durante a sua vida acadêmica, nem ter reprovação no componente curricular objeto da monitoria.

No tocante à seleção, os testes terão uma prova escrita e, quando for necessário, prova prática, versando sobre conteúdos desenvolvidos nos componentes curriculares objetos da seleção. Todo o processo será dirigido pelo departamento que aloca os componentes curriculares objetos da seleção.

Será considerado aprovado no processo de seleção de monitores o candidato que obtiver, na prova, nota igual ou superior a 7,0 (sete). E para efeito de classificação, será levada em consideração a média ponderada dos seguintes itens: prova, média obtida no componente curricular objeto da seleção e Coeficiente de Rendimento Escolar.

O candidato só será considerado aprovado e classificado no Processo de Seleção se a sua média final for igual ou superior a 7,0 (sete). Em caso de empate serão considerados, por ordem, os seguintes critérios de desempate: nota da prova, média obtida no componente curricular objeto da seleção e CRE.

O resultado da seleção, uma vez homologado pelo Departamento, será encaminhado à PROEG, por ordem de classificação, até o dia 18 de setembro de 2012.

CALENDÁRIO PARA O PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA - 2012.2
DIA/MÊS
PROGRAMAÇAO
15 de agosto de 2012
Data limite para envio, aos Departamentos, dos Planos de Monitoria pelos professores.
17 de agosto de 2012
Publicação de Edital de convocação para o processo seletivo 2012.2 pelos departamentos
27 de agosto a 03 de setembro de 2012
Período de Inscrições nas secretarias dos Departamentos
10 a 13 de setembro de 2012
Seleção dos Monitores
17 de setembro de 2012
Homologação e divulgação do resultado da seleção pelos Departamentos
18 de setembro de 2012
Envio à PROEG da relação dos monitores selecionados, com os seguintes resultados (Nota da Prova, Média do Componente, CRE e Média Final).
24 de setembro de 2012
Início das atividades de Monitoria, Período 2012.2.
01 de outubro de 2012
Publicação de Portaria, pela PROEG, com a relação dos bolsistas, por Departamento, conforme critério estabelecido no Art. 32.

Confira:
Fonte: Site da UEPB

Médicos retiram agulha do pênis de homem na China


Médicos retiram uma agulha do pênis de um homem na China, relata o "Huffington Post".
Segundo a publicação, o homem foi ao hospital reclamando de dores no estômago.
Os médicos fizeram um exame de raio-X e verificaram uma agulha de acupuntura na bexiga do homem.
O paciente então admitiu ter inserido o material nem seu pênis voluntariamente, enquanto assistia a um vídeo pornô.
Ele relatou que, a princípio, a agulha pareceu uma "boa ideia", que mas logo sentiu uma dor muito forte e precisou ir ao hospital.
O material foi retirado cirurgicamente.
Raio-X mostra a agulha no corpo do paciente chinês (Foto: Reprodução)Raio-X mostra a agulha no corpo do paciente chinês (Foto: Reprodução)

Cientistas identificam vírus que causa comportamento bizarro em cobras


Cientistas dos Estados Unidos identificaram o vírus responsável por uma doença grave em cobras e serpentes, conhecida como Doença do Corpúsculo de Inclusão Viral (IBD, na tradução da sigla do inglês). A contaminação costuma causar comportamento bizarro e até a morte nestes animais.
As cobras infectadas com o vírus parecem estar bêbadas, ficam encarando o vazio e chegam a dar nós no próprio corpo, entre outros sintomas. Os pesquisadores da Universidade da Califórnia estudavam um surto de IBD em um aquário na cidade de São Francisco, quando se depararam com a causa do mal.
Jiboia residente de um zoológico de Puerto Vallarta, no México (Foto: Carlos Jasso/Reuters)
O vírus afeta mais as jiboias e similares da família Boidae e as pítons, dizem os cientistas. O estudo foi publicado na edição desta terça-feira (14) do site "mBio", publicação da Sociedade Americana para a Microbiologia.

Em praticamente todo o DNA dos exemplares de cobras havia sequências que combinavam com o arenavírus. A partir deste achado, os cientistas puderam isolar o vírus usando pele de cobra manipulada em laboratório.
A descoberta representa uma classe totalmente nova de arenavírus, dizem os pesquisadores. Para encontrar a origem da doença, pesquisadores extraíram DNA da pele de cobras afetadas pela doença e usaram técnicas para fazer o sequenciamento do genoma dos animais.
Cura
A descoberta é o primeiro passo para o desenvolvimento de vacinas e tratamentos para a doença, de acordo com os cientistas.

Michael Buchmeier, professor de doenças infecciosas da Universidade da Califórnia e um dos responsáveis pela pesquisa, classificou a descoberta de "uma das coisas mais excitantes que aconteceram na virologia em um longo tempo".
Buchmeier diz que até agora os microorganismos da família dos arenavírus só haviam sido identificados em mamíferos. Encontrá-los em cobras foi uma surpresa, afirma o pesquisador.
G1

Cientistas identificam vírus que causa comportamento bizarro em cobras


Cientistas dos Estados Unidos identificaram o vírus responsável por uma doença grave em cobras e serpentes, conhecida como Doença do Corpúsculo de Inclusão Viral (IBD, na tradução da sigla do inglês). A contaminação costuma causar comportamento bizarro e até a morte nestes animais.
As cobras infectadas com o vírus parecem estar bêbadas, ficam encarando o vazio e chegam a dar nós no próprio corpo, entre outros sintomas. Os pesquisadores da Universidade da Califórnia estudavam um surto de IBD em um aquário na cidade de São Francisco, quando se depararam com a causa do mal.
Jiboia residente de um zoológico de Puerto Vallarta, no México (Foto: Carlos Jasso/Reuters)
O vírus afeta mais as jiboias e similares da família Boidae e as pítons, dizem os cientistas. O estudo foi publicado na edição desta terça-feira (14) do site "mBio", publicação da Sociedade Americana para a Microbiologia.

Em praticamente todo o DNA dos exemplares de cobras havia sequências que combinavam com o arenavírus. A partir deste achado, os cientistas puderam isolar o vírus usando pele de cobra manipulada em laboratório.
A descoberta representa uma classe totalmente nova de arenavírus, dizem os pesquisadores. Para encontrar a origem da doença, pesquisadores extraíram DNA da pele de cobras afetadas pela doença e usaram técnicas para fazer o sequenciamento do genoma dos animais.
Cura
A descoberta é o primeiro passo para o desenvolvimento de vacinas e tratamentos para a doença, de acordo com os cientistas.

Michael Buchmeier, professor de doenças infecciosas da Universidade da Califórnia e um dos responsáveis pela pesquisa, classificou a descoberta de "uma das coisas mais excitantes que aconteceram na virologia em um longo tempo".
Buchmeier diz que até agora os microorganismos da família dos arenavírus só haviam sido identificados em mamíferos. Encontrá-los em cobras foi uma surpresa, afirma o pesquisador.
G1

Idoso desaparece de hospital no DF um dia após ser internado


Uma família de Samambaia procura há um mês um parente de 79 anos que desapareceu do Hospital de Base de Brasília um dia depois de ser internado. Parentes do homem fizeram ocorrência na polícia e já espalharam mais de mil cartazes em várias regiões do Distrito Federal em busca de informações sobre o paradeiro dele.
Abidias Martins de Souza foi internado após cair e bater a cabeça. A Secretaria de Saúde informou ao G1 que não localizou o prontuário do idoso. Segundo a pasta, não existe estatística sobre fuga em hospitais e, com exceção dos pacientes psiquiátricos e dos menores de idade, os internados podem sair na hora que desejarem.
Segundo a família, o homem não sofre de problemas mentais. A casa dele fica em Samambaia. Um médico disse para a família que ele “fugiu” um dia depois de ter dado entrada no hospital.

A moradora entrou em contato com a família do idoso, mas os parentes não o encontraram no local indicado. Informações sobre o paradeiro dele podem ser dadas pelo 3459-2464.
“Já tem mais de mês que a gente está à procura dele, e nenhum resposta. Ninguém sabe, ninguém viu. Eu quero encontrar meu pai”, disse a filha, Gildeci de Souza.

Ceilândia
Depois que a imagem de Souza foi divulgada pelo DFTV, da Rede Globo, uma moradora de Ceilândia disse que viu o idoso em uma parada de ônibus na QNO 15. Ela disse que o idoso parecia "desorientado".
G1

Polícia divulga foto de mulher que assaltou restaurante na Tijuca


A Polícia Civil divulgou, na manhã desta terça-feira (14), a foto da mulher que foi morta na segunda-feira (13) durante assalto a um restaurante na Tijuca, Zona Norte do Rio.

Segundo a polícia, Ivone Fernandes Mendonça, de 35 anos, já tinha sido condenada a 13 anos de prisão por roubo com resistência. Além dela, outros dois criminosos morreram durante confronto com a polícia. Ela estava no regime aberto e estava foragida desde 2010.

A foto de outro envolvido no assalto também foi divulgada. Antônio Barbosa Rodrigues, que morreu durante o confronto com a polícia e caiu na calçada ao lado do restaurante Brasa Gourmet é natural do Ceará, onde tem mandado de prisão expedido contra ele por latrocínio consumado.

O terceiro suspeito de ter participado do assalto, Magno Barbosa Casemiro, de 36 anos, conhecido como Professor, estava no regime semiaberto e estava foragido desde 2008.

Antônio Barbosa Rodrigues (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Antônio Barbosa Rodrigues
(Foto: Renata Soares/G1)
Participação de ex-funcionário
O delegado da 18ª DP (Praça da Bandeira), Orlando Zaccone,  informou que a polícia trabalha com a possibilidade da participação de um funcionário ou ex-funcionário no crime. Segundo Zaccone, testemunhas disseram que os criminosos se comunicavam com rádio e que uma pessoa orientava onde o dinheiro estaria escondido. Os policiais já estão fazendo o rastreamento das ligações dos aparelhos apreendidos.


Magno Barbosa Casemiro de 36 anos, conhecido como Professor, que seria o líder do grupo, era evadido do sistema penitenciário, segundo a polícia, e morador da Rocinha.  Durante o confronto, ele foi baleado e chegou a ser levado para Hospital do Andaraí, na Zona Norte, mas já chegou morto à unidade.
Além dos três mortos no confronto, outras duas pessoas da quadrilha teriam estado no restaurante e, segundo o delegado, há possibilidade de mais três criminosos terem colaborado com o crime de fora do estabelecimento, totalizando oito envolvidos no episódio.
De acordo com a Polícia Militar, funcionários que estavam no local relataram que foram levados pelo menos R$ 10 mil, além de pertences das vítimas. Nenhum cliente nem funcionário ficou ferido.
Como aconteceu
Seis criminosos entraram no estabelecimento Brasa Gourmet por volta das 10h30. Uma mulher bem vestida e com acessórios de grife anunciou o assalto. Cerca de 20 funcionários estavam no local. Policiais do 4º BPM (São Cristóvão)  foram chamados. Houve troca de tiros. A mulher que anunciou o assalto e mais dois comparsas morreram. Três suspeitos conseguiram fugir pelo telhado do estabelecimento, segundo testemunhas. Na ação, foram apreendidas quatro armas e uma bolsa.

De acordo com o tenente-coronel Ronal Freitas, comandante do 4º BPM (São Cristóvão), chegaram ao local, foram surpreendidos por uma dupla de criminosos, que atirou na direção dos PMs. "Nossa abordagem foi bastante técnica, por isso não houve nenhum inocente ferido", afirmou o comandante , ressaltando que no momento que os criminosos chegaram já havia cliente no local.
Bolsas e armas apreendidas em assalto na Tijuca  (Foto: Janaína Carvalho/G1)Bolsas e armas apreendidas em assalto na Tijuca (Foto: Janaína Carvalho/G1)

Gol sofre prejuízo de R$ 715,1 milhões no 2º trimestre


aérea Gol (Foto: Divulgação)Aeronave da Gol (Foto: Divulgação)
A companhia aérea Gol dobrou no segundo trimestre o resultado negativo sofrido um ano antes, impactada por uma combinação de desvalorização do real frente ao dólar e custos elevados com combustível.
A segunda maior companhia aérea do país encerrou o segundo trimestre com prejuízo líquido de R$ 715,1 milhões, praticamente o dobro do resultado negativo apurado um ano antes, de R$ 358,7 milhões.
Com isso, a companhia fechou o primeiro semestre com prejuízo líquido de R$ 756,5 milhões, mais que o dobro da perda de R$ 289,31 milhões em igual período de 2011.
A companhia revisou suas estimativas de desempenho para 2012 e agora espera encerrar o ano com margem operacional (Ebit) negativa, contra perspectiva anterior de margem de 4% a 7% por cento. No trimestre passado, a margem Ebit ficou negativa em 19,4% e no semestre, em -8,7%.

A Gol também revisou sua expectativa de demanda no mercado doméstico em 2012 para crescimento entre 6% e 9%, contra expectativa anterior de expansão de 7% a 10%. Além disso, a empresa reduziu sua estimativa de aumento de oferta de assentos este ano.
"Os altos custos com combustível, a depreciação do real frente ao dólar americano que impacta diretamente 55% das despesas operacionais da companhia e o aumento nos custos com tarifas relacionadas a operação aérea no Brasil impactaram significativamente os resultados da Gol e do setor aéreo nacional", afirmou a companhia no balanço assinado pelo novo presidente-executivo da companhia, Paulo Sérgio Kakinoff.
A Gol tem adotado importantes medidas de redução de custos, buscando elevar sua rentabilidade, como a redução de 80 a 100 voos diários, além de demissão de pessoal.
No início de junho, a empresa demitiu 190 tripulantes, com objetivo de "manter seu plano de negócios disciplinado e a sustentabilidade de sua operação".
Em abril, a companhia aérea havia anunciado a redução de sua estrutura administrativa, eliminando uma vice-presidência (de Clientes e Mercado) e quatro posições de diretoria. Também foram suprimidas 26 posições de gerências média e sênior. Ao todo, foram eliminados 31 cargos.
Na ocasião, a companhia justificou a decisão "em função de suas iniciativas de adequação à nova capacidade operacional e ao ambiente macroeconômico".
No início de abril, 131 funcionários da empresa já haviam sido demitidos. A empresa informou que, além desses, outros 28 tripulantes aderiram ao programa de demissão voluntária oferecido pela empresa e 46 pediram licença não remunerada. Com isso, os desligamentos chegaram a 205 trabalhadores.
G1

Banco do Brasil tem lucro de R$ 3 bilhões no 2º trimestre


O Banco do Brasil anunciou nesta terça-feira (14) ter registrado lucro líquido de R$ 3,008 bilhões no segundo trimestre, que representa uma queda de 9,7% sobre o ganho obtido um ano antes. Porém, na comparação com o mesmo período do ano anterior, foi verificada alta de 20,2%.
A inadimplência da carteira de crédito ficou em 2,1% no trimestre até junho, alta de 0,1 ponto percentual na comparação com igual período de 2011 e queda de 0,1 ponto em relação aos 2,2% dos três primeiros meses deste ano. O banco ressalta que o resultado é menor que o do Sistema Financeiro Nacional (SFN), que registrou inadimplência de 3,8% no mesmo período.

A instituição financeira afima que o cédito impulsionou as receitas financeiras. Segundo o banco, as receitas de intermediação financeira totalizaram R$ 28,6 milhões no trimestre, alta de 10,4% ante o primeiro trimestre. O banco destaca que as receitas de operações de crédito e leasing somaram R$ 18,2 milhões, uma expansão de 5% sobre os R$ 17,3 milhões registrados no mesmo período do ano passado.
A carteira de crédito ampliada, que inclui garantias prestadas e títulos privados, cresceu 20,3% na comparação anual e 7,5% no confronto trimestral, para R$ 508,183 bilhões. O BB afirma que fechou o semestre com participação de mercado de 19,5%, líder dentro do SFN.
Redução dos juros
O BB afirma que com as reduções de juros iniciadas no dia 4 de abril já impactaram nos resultados e o desembolso médio diário em operações de CDC cresceu 65,8%.

O índice de Basileia do banco ficou em 14,61% (pro forma, que considera emissões de dívida subordinada realizadas no segundo trimestre elegíveis a capital de Nível II), ante 14,38% um ano antes e 14,26% no primeiro trimestre.
O retorno sobre o patrimônio do BB no período ficou em 21,4% no trimestre.
Os ativos totais do banco alcançaram R$ 1,051 trilhão ao fim do trimestre, evolução de 16,3% ante mesmo período do exercício anterior e de 4,6% em relação a março de 2012.
*Com informações de agências
G1

Aniversariante do dia





Correios abrem vagas de estágio para Santa Luzia, Junco, São Mamede e Várzea



A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) está com inscrições abertas para processo seletivo que irá preencher 43 vagas de estágio, no Estado da Paraíba, e formar cadastro de reserva.
Este processo seletivo destina-se ao preenchimento de 43 vagas e formação de cadastro de estagiários de nível médio, sendo 37 vagas para o turno MATUTINO e 06 vagas para o turno VESPERTINO, para as localidades e para os cursos descritos nos municípios de Santa Luzia, Junco do Seridó, São Mamede e Várzea, entre outras cidades da PB.
Os estudantes dos cursos de direito, administração, psicologia, enfermagem, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia civil, engenharia produção, arquitetura, geoprocessamento e relações públicas podem participar do processo seletivo.
Para se candidatar, o interessado deve estar matriculado com frequência efetiva em uma das instituições de ensino médio conveniadas com a ECT, ter obtido média mínima de 6 nas disciplinas cursadas no último semestre e ter concluído pelo menos o primeiro ano.  Já para o curso de direito, o estudante deverá ter concluído 50% das disciplinas.
Remuneração – Os Correios oferecem bolsa-estágio de R$ 285,68, mais R$ 75,79 de auxílio-transporte, R$ 160,91 de vale-alimentação, além de seguro contra acidentes.
Os estudantes devem se cadastrar no sitewww.correios.com.br/institucional/concursos/correios  e preencher a ficha de inscrição. As inscrições podem ser realizadas até 15 de agosto.
Fonte: SERTAO1

REVELAÇÕES: Generais admitem que Exército brasileiro só aguentaria 1 hora de guerra


Assinada em 2008, a Estratégia Nacional de Defesa (END) prevê o reaparelhamento das Forças Armadas do país em busca de desenvolvimento e projeção internacional, mirando a conquista de um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, poucas medidas previstas no decreto tiveram avanços desde então.

O Exército, que possui o maior efetivo entre as três Forças (são 203,4 mil militares), está em situação de sucateamento. Segundo relato de generais, há munição disponível para cerca de uma hora de guerra.

O G1 publica, ao longo da semana, uma série de reportagens sobre a situação do Exército brasileiro quatro anos após o decreto da END, assinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foram ouvidos oficiais e praças das mais diversas patentes - da ativa e da reserva -, além de historiadores, professores e especialistas em segurança e defesa. O balanço mostra o que está previsto e o que já foi feito em relação a fronteiras, defesa cibernética, artilharia antiaérea, proteção da Amazônia, defesa de estruturas estratégicas, ações de segurança pública, desenvolvimento de mísseis, atuação em missões de paz, ações antiterrorismo, entre outros pontos considerados fundamentais pelos militares.

O Exército usa o mesmo fuzil, o FAL, fabricado pela empresa brasileira Imbel, há mais de 45 anos. Por motivos estratégicos, os militares não divulgam o total de fuzis que possuem em seu estoque, mas mais de 120 mil unidades teriam mais de 30 anos de uso.

Carros, barcos e helicópteros são escassos nas bases militares. O índice de obsolescência dos meios de comunicações ultrapassa 92% - sendo que mais de 87% dos equipamentos nem pode mais ser usado, segundo documento do Exército ao qual o G1 teve acesso. Até o início de 2012, as fardas dos soldados recrutas eram importadas da China e desbotavam após poucas lavadas.

A Estratégia Nacional de Defesa elencou entre os pontos-chave a proteção da Amazônia, o controle das fronteiras e o reaparelhamento da tropa, com o objetivo de obter mobilidade e rapidez na resposta a qualquer risco. Defesa cibernética e recuperação da artilharia antiaérea também estão entre os fatores de preocupação.

Um centro de defesa contra ataques virtuais começou a ser instalado pelo Exército em 2010, em Brasília, mas ainda é enxuto e não conseguiu impedir ataques a uma série de páginas do governo durante a Rio+20, em junho deste ano.

O Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), iniciativa que busca vigiar mais de 17 mil quilômetros de divisas com 10 países, começará a ser implantado ainda em 2012, com um teste na fronteira do Mato Grosso do Sul com Paraguai e Bolívia.

Segundo o general Walmir Almada Schneider Filho, do Estado-Maior do Exército, a Força criou 245 projetos para tentar atingir os objetivos da Estratégia Nacional de Defesa. Ele afirma que os recursos, porém, chegam aos poucos.

Nos últimos 10 anos, a percentagem do Produto Interno Bruto (PIB) investido em defesa gira em torno de 1,5%, segundo números do Ministério da Defesa - em 2011, o valor foi de R$ 61,787 bilhões. Durante a crise econômica, entre 2003 e 2004, o índice chegou a 1,43%. O maior percentual foi registrado em 2009, quando 1,62% do PIB foram destinados para o setor.

Em 2012, o Exército receberá cerca de R$ 28,018 bilhões, mas 90% serão destinados ao pagamento de pessoal. Desde 2004, varia entre 9% e 10% o montante disponível para custos operacionais e investimentos.

A ideia do ministro da Defesa, Celso Amorim, é elevar gradativamente os gastos com defesa para a média dos demais países dos Brics (Rússia, Índia e China), que é de 2,4%. Segundo afirmou em audiência no Senado, o objetivo é fazer o Brasil ter maior peso no cenário internacional.

“Nós perdemos nossa capacidade operacional, sabemos dessa defasagem. A obsolescência é grande. Por isso, um dos nossos projetos busca a recuperação da capacidade operacional. Até 2015, devemos receber R$ 10 bilhões só para isso”, afirma o general Schneider Filho, responsável pelos estudos da END no Estado-Maior do Exército.

Falta munição - Dois generais da alta cúpula, que passaram para a reserva recentemente, afirmaram ao G1 que o Brasil não tem condições de reagir a uma guerra. “Posso lhe afirmar que possuímos munição para menos de uma hora de combate”, diz o general Maynard Marques de Santa Rosa, ex-secretário de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa.

“A quantidade de munição que temos sempre foi a mínima. Ela quase não existe, principalmente para pistolas e fuzis. Nossa artilharia, carros de combate e grande parte do armamento foram comprados nas décadas de 70, 80. Existe uma ideia errada de que não há ameaça. Mas se ela surgir, não vai dar tempo de atingir a capacidade para reagir”, alerta o general Carlos Alberto Pinto Silva, ex-chefe do Comando de Operações Terrestres (Coter), que coordena todas as tropas do país.

“Nos últimos anos, o Exército só tem conseguido adquirir o mínimo de munição para a instrução. Os sistemas de guerra eletrônica (rádio, internet e celular), a artilharia e os blindados são de geração tecnológica superada. Mais de 120 mil fuzis têm mais de 30 anos de uso. Não há recursos de custeio suficientes”, diz Santa Rosa. Ele deixou o Exército em fevereiro de 2010, demitido por Lula após chamar a Comissão da Verdade, que investiga casos de desaparecidos políticos na Ditadura, de “comissão da calúnia”.

Segundo o Livro Branco, documento que reúne dados sobre a defesa nacional, o Exército possui 71.791 veículos blindados, a maioria deles comprados há mais de 30 anos. Apenas um é do modelo novo, o Guarani, entregue em 2012 e que ainda está em avaliação. Um contrato inicial de R$ 41 milhões foi fechado para a aquisição dos primeiros 16 novos carros de combate. No último dia 7, um novo contrato foi assinado para a aquisição de outras 86 viaturas Guarani, ao custo de R$ 240 milhões.

"Nenhuma nação pode abrir mão de ter um Exército forte, que se prepara intensivamente para algo que espera que nunca ocorra. A população tem que entender que é preciso ter essa capacidade ociosa, sempre, para estar pronto para dar uma resposta se um dia for necessário", defende o general Fernando Vasconcellos Pereira, diretor do Departamento de Educação e Cultura do Exército.

Riscos e ameaças - Para saber quais equipamentos, tecnologias e armas precisam ser compradas e que outras mudanças são necessárias, o Exército criou o Grupo Lins, que reúne uma equipe para prever cenários de conflitos ou crises - internos ou externos - em que a sociedade e os políticos possam exigir a atuação dos militares até 2030.

O objetivo é antever problemas, sejam econômicos, sociais, de segurança pública ou de calamidade, e saber quais treinamentos devem ser dados aos soldados até lá.

Nesses cenários, a Amazônia e as fronteiras estão entre as maiores preocupações. O texto revisado da Estratégia Nacional de Defesa, entregue pelo governo ao Congresso Nacional em 17 de julho, destaca "a ameaça de forças militares muito superiores na região amazônica”.

Para impedir qualquer ataque, o Exército prepara o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), que, através de um conjunto de sensores, radares e câmeras, permitirá a visualização de tudo o que ocorre nas fronteiras em tempo real. Os equipamentos facilitarão a repressão ao tráfico de drogas e armas, ao contrabando e aos crimes ambientais. A previsão é de que o sistema esteja totalmente operando em 2024.

O alto valor que o governo pretende passar para o Sisfron - R$ 12 bilhões até 2030 – movimentou o mercado nacional e fez com que empresas se unissem buscando soluções para vencer a licitação em andamento. Entre as interessadas estão Odebrecht, Andrade Gutierrez e Embraer, que fizeram parcerias com grandes indústrias do setor.

Para o historiador e criador do Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Geraldo Cavanhari, o Exército está em transformação e precisa se adequar para os inimigos do futuro. “O inimigo, seja interno ou externo, agora está extremamente bem armado. Por enquanto, não temos ameaças explícitas, mas temos que cuidar da nossa casa e estar preparados para responder, caso seja necessário”.

O general da reserva Carlos Alberto Pinto Silva diz que o problema continua sendo o orçamento. "Um coronel argentino me disse que eles aprenderam na guerra nas Malvinas que, se não existe a capacidade mínima de responder, não dá tempo para adquirir. Não adianta chorar depois”, afirma.

Mudança de percepção - Estudioso da área, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ronaldo Fiani entende que a abertura democrática e a criação do Mercosul provocaram mudanças na forma da população conceber a proteção do país, Consequentemente, foram feitos cortes nos investimentos militares. “O fim da ditadura e a união dos países latinos fez com que houvesse enfoque em integração, com diminuição do investimento na área militar", explica.

Burocracia, crises financeiras e déficit fiscal também são entraves para maior disponibilidade de recursos. “A única forma dos militares receberem mais investimentos é se integrando à pesquisa acadêmica e às empresas, como ocorre nos países desenvolvidos", diz Fiani.

O general Walmir Almada Schneider Filho concorda com o professor. “No primeiro mundo, o povo tem a mentalidade de que defesa e desenvolvimento caminham juntos e complementam-se. Um impulsiona o outro. Nós não queremos chegar neste patamar [de país voltado para a guerra], mas criar uma mentalidade de defesa, para que o povo discuta o assunto", diz.

“Eu acho que a redução dos investimentos tem relação com o período militar e a própria mentalidade da população, que vê como melhor alternativa aplicar os recursos em outro setor fundamental, como saúde, educação, etc", acrescenta Schneider Filho.

"Não há um palmo sobre o território brasileiro que não esteja sob a responsabilidade de uma tropa do Exército. Somos a organização mais presente em todo o território e que tem meios de chegar o quanto antes em qualquer situação. Por isso, assumimos cada vez mais responsabilidades e temos que ter capacidade para atuar em situações de emergência”, diz o general José Fernando Yasbech, também do Estado-Maior do Exército.

Yasbech se refere aos múltiplos empregos do Exército em ações civis dentro do país, como as operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), como a Constituição determina o emprego militar em casos graves de segurança pública. Além disso, o militares são convocados para o apoio em caso de enchentes, abertura de estradas, construção de pontes, distribuição de ajuda humanitária, apoio em eleições, combate à dengue e à aftosa, entre outros.

Proteger - Em 2012, mais uma linha de atuação está sendo aberta: os militares serão responsáveis pela defesa e proteção de infraestruturas estratégicas do país, como hidrelétricas, usinas nucleares, indústrias essenciais e centros financeiros e de telecomunicações a partir da criação do projeto Proteger. O programa terá recursos na casa dos R$ 9,6 bilhões e reunirá órgãos públicos dos estados e informações necessárias para prevenir, conter ou reprimir ataques ou acidentes nesses locais.

São mais de seis mil infraestruturas estratégicas existentes no país, sendo que 364 estão entre as mais críticas, conforme levantamento do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

"O trabalho será tanto no sentido de prevenir acidentes nessas estruturas como também de identificar riscos e, eventualmente, contê-los", diz o general José Fernando Yasbech, que responde pelo projeto.

O trabalho começará no Paraná, com a implementação de um centro de ação conjunta com polícia, Bombeiros e Defesa Civil para defender a Usina de Itaipu.

“O reaparelhamento das Forças Armadas vai além de apenas dizer que um país pacifista está tomando uma atitude de se tornar mais bélico. O emprego dos militares tem sido bem diferente nos últimos anos, seja em ações de defesa civil, de segurança pública, de apoio aos órgãos estaduais. E isso demanda alterações estruturais profundas na política, na mentalidade da população e em investimentos”, diz Iberê Pinheiro Filho, mestre em Relações Internacionais e estudioso da Estratégia Nacional de Defesa.

Procurado para comentar a atual situação do Exército, o ex-ministro de Assuntos Estratégicos Roberto Mangabeira Unger, que escreveu o texto da Estratégia Nacional de Defesa, disse que se considerava "moralmente impedido de falar" devido à "relação íntima e especial com as ações e tarefas de que tratará a reportagem".

"Direi apenas o que escrevi na dedicatória de um livro que dei à biblioteca do Exército, por mãos do general que a comanda: o Exército brasileiro é a mais importante instituição do Brasil", afirmou Mangabeira Unger ao G1.

Já o ex-ministro da Defesa Nelson Jobim, que também assinou a END em 2008, disse que não iria comentar a situação, pois não ocupa mais o cargo.

G1
idows:w � w r �7 p� : 0px; -webkit-text-size-adjust: auto; -webkit-text-stroke-width: 0px; ">O alto valor que o governo pretende passar para o Sisfron - R$ 12 bilhões até 2030 – movimentou o mercado nacional e fez com que empresas se unissem buscando soluções para vencer a licitação em andamento. Entre as interessadas estão Odebrecht, Andrade Gutierrez e Embraer, que fizeram parcerias com grandes indústrias do setor.

Para o historiador e criador do Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Geraldo Cavanhari, o Exército está em transformação e precisa se adequar para os inimigos do futuro. “O inimigo, seja interno ou externo, agora está extremamente bem armado. Por enquanto, não temos ameaças explícitas, mas temos que cuidar da nossa casa e estar preparados para responder, caso seja necessário”.

O general da reserva Carlos Alberto Pinto Silva diz que o problema continua sendo o orçamento. "Um coronel argentino me disse que eles aprenderam na guerra nas Malvinas que, se não existe a capacidade mínima de responder, não dá tempo para adquirir. Não adianta chorar depois”, afirma.

Mudança de percepção - Estudioso da área, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ronaldo Fiani entende que a abertura democrática e a criação do Mercosul provocaram mudanças na forma da população conceber a proteção do país, Consequentemente, foram feitos cortes nos investimentos militares. “O fim da ditadura e a união dos países latinos fez com que houvesse enfoque em integração, com diminuição do investimento na área militar", explica.

Burocracia, crises financeiras e déficit fiscal também são entraves para maior disponibilidade de recursos. “A única forma dos militares receberem mais investimentos é se integrando à pesquisa acadêmica e às empresas, como ocorre nos países desenvolvidos", diz Fiani.

O general Walmir Almada Schneider Filho concorda com o professor. “No primeiro mundo, o povo tem a mentalidade de que defesa e desenvolvimento caminham juntos e complementam-se. Um impulsiona o outro. Nós não queremos chegar neste patamar [de país voltado para a guerra], mas criar uma mentalidade de defesa, para que o povo discuta o assunto", diz.

“Eu acho que a redução dos investimentos tem relação com o período militar e a própria mentalidade da população, que vê como melhor alternativa aplicar os recursos em outro setor fundamental, como saúde, educação, etc", acrescenta Schneider Filho.

"Não há um palmo sobre o território brasileiro que não esteja sob a responsabilidade de uma tropa do Exército. Somos a organização mais presente em todo o território e que tem meios de chegar o quanto antes em qualquer situação. Por isso, assumimos cada vez mais responsabilidades e temos que ter capacidade para atuar em situações de emergência”, diz o general José Fernando Yasbech, também do Estado-Maior do Exército.

Yasbech se refere aos múltiplos empregos do Exército em ações civis dentro do país, como as operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), como a Constituição determina o emprego militar em casos graves de segurança pública. Além disso, o militares são convocados para o apoio em caso de enchentes, abertura de estradas, construção de pontes, distribuição de ajuda humanitária, apoio em eleições, combate à dengue e à aftosa, entre outros.

Proteger - Em 2012, mais uma linha de atuação está sendo aberta: os militares serão responsáveis pela defesa e proteção de infraestruturas estratégicas do país, como hidrelétricas, usinas nucleares, indústrias essenciais e centros financeiros e de telecomunicações a partir da criação do projeto Proteger. O programa terá recursos na casa dos R$ 9,6 bilhões e reunirá órgãos públicos dos estados e informações necessárias para prevenir, conter ou reprimir ataques ou acidentes nesses locais.

São mais de seis mil infraestruturas estratégicas existentes no país, sendo que 364 estão entre as mais críticas, conforme levantamento do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

"O trabalho será tanto no sentido de prevenir acidentes nessas estruturas como também de identificar riscos e, eventualmente, contê-los", diz o general José Fernando Yasbech, que responde pelo projeto.

O trabalho começará no Paraná, com a implementação de um centro de ação conjunta com polícia, Bombeiros e Defesa Civil para defender a Usina de Itaipu.

“O reaparelhamento das Forças Armadas vai além de apenas dizer que um país pacifista está tomando uma atitude de se tornar mais bélico. O emprego dos militares tem sido bem diferente nos últimos anos, seja em ações de defesa civil, de segurança pública, de apoio aos órgãos estaduais. E isso demanda alterações estruturais profundas na política, na mentalidade da população e em investimentos”, diz Iberê Pinheiro Filho, mestre em Relações Internacionais e estudioso da Estratégia Nacional de Defesa.

Procurado para comentar a atual situação do Exército, o ex-ministro de Assuntos Estratégicos Roberto Mangabeira Unger, que escreveu o texto da Estratégia Nacional de Defesa, disse que se considerava "moralmente impedido de falar" devido à "relação íntima e especial com as ações e tarefas de que tratará a reportagem".

"Direi apenas o que escrevi na dedicatória de um livro que dei à biblioteca do Exército, por mãos do general que a comanda: o Exército brasileiro é a mais importante instituição do Brasil", afirmou Mangabeira Unger ao G1.

Já o ex-ministro da Defesa Nelson Jobim, que também assinou a END em 2008, disse que não iria comentar a situação, pois não ocupa mais o cargo.

G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...