quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Inscrições para vestibular da UEPB terminam nesta quarta-feira (15)


Nesta quarta-feira (15) terminam as inscrições para o Vestibular 2013 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Este ano estão sendo oferecidas 2.856 vagas, sendo 50% das vagas destinadas ao sistema de cotas de inclusão, que envolvem alunos oriundos da rede pública de ensino, e as outras 50% para o sistema de cota universal. A inscrição está sendo feita pela internet e custa R$ 90. Estão sendo oferecidas vagas em 41 cursos de graduação dispostos nos campi de Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna.

A presidente da Comvest disse que a expectativa é o número de inscritos seja semelhante ao de 2011, quando se inscreveram 31 mil candidatos. No dia 18 de agosto, após o fim das inscrições, será preparado pela Comvest o esquema operacional para que o vestiular seja realizado sem qualquer imprevisto.
Além das vagas destinadas ao processo seletivo tradicional da instituição, também estão sendo ofertadas 2.856 vagas para serem preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes serão analisados mediante a prova do Enem. “Este ano decidimos aumentar em 50% o número de vagas destinadas ao Sisu”, afirmou a presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Comvest), Ana Alice Sobreira.
Para se inscrever no vestibular, o candidato deve acessar o site da Comvest, para preencher o formulário eletrônico e imprimir o boleto de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 90, que poderá ser quitado até o dia 17 de agosto. As provas do processo seletivo serão realizadas nos dias 2 e 3 de dezembro, das 8h às 13h. O resultado final do vestibular será divulgado no dia 8 de janeiro de 2013.
No ato da inscrição, o candidato optará por apenas um curso de graduação no seu respectivo turno e uma língua estrangeira (inglês ou espanhol). Ao final do preenchimento de todos os campos obrigatórios, o sistema emitirá o número do protocolo de inscrição.
G1

Carro do Google Street View é visto mais uma vez em João Pessoa


Carro do Google Street View está na Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)Carro do Google Street View foi visto na terça-feira (22) no Centro de João Pessoa
(Foto: Walter Paparazzo/G1)

Desde outubro os carros do Google Street View são vistos pelas ruas de João Pessoa e Campina Grande. Na quarta-feira (22) um dos veículos foi visto mais uma vez no Centro da capital. Os carros do Google Street View possuem 15 lentes que captam imagens em 360 graus de vários pontos da cidade.
G1

João Pessoa e Campina Grande são incluídas no Google Street View


As ruas das cidades de João Pessoa e Campina Grande na Paraíba, passam a integrar o sistema Google Street View, da empresa Google, esta semana. Além das duas maiores cidades da Paraíba, o sistema foi disponibilizado para mais outras 75 cidades espalhadas pelo restante do Brasil. A intenção da empresa é mapear o país tendo em vista a realização da Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas do Rio em 2016. O recurso do Street View permite aos internautas um passeio virtual em 360 graus pelas ruas das principais cidades do mundo.

De acordo com o Google, as cidades vão ficar disponíveis aos poucos para todos os usuários do Street View e até o fim de semana todos terão acesso. Ainda segundo a Google, pelo menos 1 bilhão de usuários acessam o Street View mensalmente.
Na capital paraibana, os principais bairros do perímetro urbano podem ser vistos, apesar de alguns pontos turísticos, como orla, não estarem disponíveis pelo sistema. Em Campina Grande, o Google Street View atende quase que a totalidade das áreas urbanas da cidade. Incluindo pontos conhecidos dos campinenses como o Açude Velho e o Parque do Povo.
João Pessoa teve os principais bairros incluídos no sistema, menos sua orla (Foto: Reprodução/Google Street View)João Pessoa teve os principais bairros incluídos no sistema, menos sua orla
(Foto: Reprodução/Google Street View)
Campina Grande é a outra cidade paraibana incluída no Google Street View (Foto: Reprodução/Google Street View)Campina Grande é a outra cidade paraibana incluída no Google Street View
(Foto: Reprodução/Google Street View)
Avenida Epitácio Pessoa pode ser vista pelo Google Street View (Foto: Reprodução/Google Street View)Avenida Epitácio Pessoa pode ser vista pelo Google Street View (Foto: Reprodução/Google Street View)
Açude Velho, às margens da Rua Severino Ribeiro Cruz foi incluída no Google Street View (Foto: Reprodução/Google Street View)Açude Velho, às margens da Rua Severino Ribeiro Cruz foi incluída no Google Street View
(Foto: Reprodução/Google Street View)

Tintin exibe filmes metalinguísticos nesta quarta em João Pessoa


Cena do curta-metragem O Sanduíche que será exibido na sessão do Tintin Cineclube em João Pessoa (Foto: Reprodução)Cena do curta-metragem O Sanduíche que será
exibido no Tintin Cineclube  (Foto: Reprodução)
O Tintin Cineclube apresenta uma sessão de cinema metalinguístico nesta quarta-feira (15) em João Pessoa.  Serão exibidos cinco filmes que se utilizam, cada um a sua maneira, do próprio fazer cinematográfico como principal dispositivo narrativo e estilístico de suas estórias. A sessão é gratuita e acontece no Espaço Cine Digital no Espaço Cultural.
Confira a lista com os filmes que serão exibidos:
O Filme do Filme Roubado do Roubo da Loja de Filmes, de Júlio Pecly, Marcelo Yuka e Paulo Silva [fic, 7’, 2006, RJ]
Assalto a uma locadora na zona sul do Rio de Janeiro.

O Filme Mais Violento do Mundo, de Gilberto Scarpa [fic, 17’, 2009, MG]
Raimundo, produtor de cinema fracassado, pede ajuda financeira ao amigo e produtor de sucesso J.C. para realizar seu próximo projeto. J.C. condiciona o apoio à mudança de estilo de Raimundo. Raimundo terá que fazer um filme visando o grande público e seguindo a cartilha do velho produtor: violência, sexo, não atores, favela e muitos tiros. Raimundo faz o que o produtor manda, mas um fato inesperado ameaça a conclusão do filme.

De Volta ao Quarto 666, de Gustavo Spolidoro [doc, 15’, 2008, RS]
Qual o futuro do cinema? Em 1982, em Cannes, Wim Wenders convidou diversos cineastas a responderem esta pergunta. 26 anos depois, a pergunta continua a mesma, mas Wenders está do outro lado da câmera.

Pornographico, de Haroldo Borges e Paula Gomes [fic, 17’, 2008, BA]
O velho projecionista de um cinema pornô redescobre o sentido da própria vida quando proporciona o contato de uma jovem prostituta com o mundo mágico do cinema.

O Sanduíche, de Jorge Furtado [fic, 12’, 2000, RS]
Os últimos momentos de um casal, a hora da separação. O fim de alguma coisa pode ser o começo de outra. Outro casal, os primeiros momentos, a hora da descoberta. Encontros, separações e um sanduíche. No cinema o sabor está nos olhos de quem vê.

Serviços
Tintin Cineclube
Na quarta-feira (15) às 19h30
No Espaço Cine Digital localizado naFundação Espaço Cultural  - rua Abdias Gomes de Almeida, nº. 800 no bairro Tambauzinho
Entrada é gratuita
G1

Moto cai em bueiro aberto e forma congestionamento em João Pessoa

Um homem que conduzia  sua moto acabou caindo em buraco na avenida Boto de Menezes, no bairro Tambiá, por volta das 12h30 desta terça-feira (14). Em forma de protesto, Paulo César Fialho, não retirou sua moto do buraco, o que acabou resultando em um grande congestionamento. “Vou tirar algumas fotos para fazer um Boletim de Ocorrência para entrar com uma ação pedindo uma reparação de danos”, disse Paulo César. A prefeitura informou que vai entrar com um pedido de reparação na avenida, e que o problema deve ser resolvido o mais rápido possível. (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Projeto itinerante 'A Mata Atlântica é Aqui' acontece em João Pessoa


O projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, começou nesta terça-feira (14) no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). Durante 15 dias, estudantes e o público em geral poderão conferir palestras, oficinas e diversas atividades educativas gratuitas no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). A atividade da Fundação SOS Mata Atlântica é em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

João Pessoa volta a receber a exposição, que esteve na capital em novembro de 2010, totalmente reformulada no seu quarto ciclo anual. A cidade foi a primeira do Brasil a elaborar o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica. Com o plano, foram priorizadas 20 áreas verdes para conservação ambiental, além dos parques urbanos já existentes. Quem quiser saber mais sobre o assunto, vai ter a oportunidade na quinta-feira (16), quando o livro “Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de João Pessoa” será lançado na exposição itinerante.

Projeto 'A Mata Atlântica é Aqui' acontece em João Pessoa (Foto: Divulgação/Secom-PB)
Quarto ciclo 
Nesta nova fase, serão visitadas 14 cidades litorâneas nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina e São Paulo. O quarto ciclo do projeto tem como tema a região costeira e os ambientes marinhos e vai mostrar a importância do mar para a conservação das nossas florestas.


Segundo a coordenadora do projeto, Romilda Roncatti, a exposição tem o objetivo de mobilizar a sociedade e mostrar como a Mata Atlântica está diretamente relacionada ao seu dia a dia, sensibilizando-a para atitudes diárias que podem fazer diferença na sua qualidade de vida.

Nesta nova jornada, os dois caminhões adaptados viajaram juntos. Um deles será palco para a realização de atividades de educação ambiental, enquanto o outro, transformado numa sala de aula itinerante, concentrará atividades como encontros, debates, reuniões, treinamentos e cinema.

Escolas e grupos interessados podem realizar visitas monitoradas, agendadas pelo telefone (83) 3218-9841. Os caminhões contam, ainda, com estruturas próprias para receber deficientes físicos. Além disso, quem tiver interesse em se tornar um voluntário também pode participar. Em caso de dúvidas sobre qualquer uma das atividades, basta entrar em contato pelo e-mail itinerante@sosma.org.br ou monitora@sosma.org.br. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.sosma.org.br.

Confira a programação desta semana:

Quarta-feira (15)
10h as 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul
10h – Debate: “Planos de Mata Atlântica e o pioneirismo de João Pessoa”. Facilitadora: Dra. Ligia Tavares – geógrafa, ambientalista e professora do Departamento de Geociências da UFPB.
14h – Oficina: “O que é uma tartaruga marinha?”, em parceria com a Associação Guajiru. Facilitadora: Rita Mascarenhas.
15h – Jogo: Quebra-Cabeça da Desova, em parceria com a Associação Guajiru.
16h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.

Quinta-feira (16)
10h as 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul
10h – Lançamento do livro “Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de João Pessoa”
10h – Oficina: “Design Ecológico”, em parceria com a Semam – Cepam. Facilitadora: Adna Ramos.
11h – Oficina: “Curiosidades sobre a arara”, em parceria com a Semam
14h – Oficina “Filtro biológico”, em parceria com a Semam – Cepam. Facilitador: Luis Lima.
15h – Lançamento da Plataforma Ambiental, na Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba.
15h – Oficina: “Curiosidades sobre a jibóia”, em parceria com a Semam.
16h – Teatro “Vozes da Mata Atlântica”, em parceria com a Apan.

Sexta-feira (17)
10h as 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul
10h – Oficina: “Sabão ecológico”, em parceria com a Sudema.
11h – Oficina: “Curiosidades sobre a raposa”, em parceria com a Semam.
14h – Oficina: “Produção de mudas – mini viveiro didático”, em parceria com a Semam.
15h – Jogo: Quebra-Cabeça da Desova, em parceria com a Associação Guajiru.
16h – Jogos educativos: Jogo Ludo Ambiental.

Sábado (18)
10h as 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul.
10h – Oficina: “Coleta seletiva”, em parceria com a Semam – Cepam. Facilitadora: Yohanna Ribeiro
11h – Oficina: “Curiosidades sobre o tucano”, em parceria com a Semam.
14h – Oficina: “Geotinta”, em parceria com a Semam – Cepam. Facilitador: Fernando Gomes
15h – Oficina: “Curiosidades sobre o papa cacau”, em parceria com a Semam

Domingo (19)
10h as 17h – Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul
10h – Oficina: “Meliponicultura”, em parceria com a Semam
11h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica
14h – Oficina: “Meliponicultura”, em parceria com a Semam
15h – Mini-curso: Técnicas básicas de fotografias. Ministrante: Daniel Fuzer, biólogo e fotógrafo
16h – Jôgos educativos: Jogo da Memória e Jogo Caminho das Água
s


G1

Carcereiros são demitidos nos EUA após ‘xavecarem’ detenta


Dois agentes penitenciários foram demitidos pela cadeia do condado de Oconee, no estado da Geórgia (EUA), depois que eles enviaram um pedido de amizade no Facebook para uma detenta de 23 anos enquanto ela ainda estava presa na prisão, segundo a emissora "NBC".
Dewayne Powers (esq) e Andrea Rogers foram afastados por comunicação inapropriada com a detenta. (Foto: Divulgação)
Dewayne Powers e Andrea Rogers foram afastados por comunicação inapropriada com a detenta de 23 anos.
De acordo com as autoridades, os dois carcereiros também foram flagrados em conversas de teor sexual com a presa. Powers também enviou uma mensagem para o celular da jovem.
G1

Cadela disputa posto de mais alta do mundo no livro dos recordes


A cadela Cooper, que está na disputa pelo recorde de mais alta do mundo (Foto: Reprodução/"Daily Mail")A cadela Cooper, que disputa o recorde de mais alta
do mundo (Foto: Reprodução/"Daily Mail")
Com cinco anos de idade, a cadela Cooper entrou na disputa pelo posto de mais alta do mundo no "Guinness", o livro dos recordes. Os juízes estão analisando se a cachorra, que tem cerca de um metro de altura quando fica nas quatro patas, é maior do que a atual campeã, segundo o jornal "Daily News".
A disputa é acirrada, já que a detentora do recorde, a cadela americana Nova, teria apenas 2,5 centímetros a menos do que Cooper, de acordo com o jornal. As duas cachorras são da raça dog alemão.
A dona da cadela, a atriz americana Wendy Pace, mudou-se recentemente de Londres para Nova York. Ela protagoniza uma peça teatral chamada "Escute! O Rio", em que uma dos personagens, uma cachorra desprezada por ser caolha, é inspirada em Cooper.
Pace afirmou ao "Daily Mail" que a ideia inicial era que a grande cadela atuasse no palco, mas desistiu porque "ela não é uma boa atriz". Cooper adora cães pequenos e tem como melhor amigo um dachschund, um cãozinho-salsicha chamado Pablo.

O atual recorde pertence à cadela Nova, que vive com a dona Ann Suplee no estado de Illinois, nos EUA. A cachorra chega a devorar 13,6 quilos de comida por semana, segundo o jornal.
"Ela vai e diz 'oi', as pessoas a amam. É incrível que ela seja tão alta que as pessoas não tenham que abaixar para fazer carinho, ela é perfeita para pessoas em camas de hospitais", afirma a dona, que leva Cooper para visitar pessoas doentes e em tratamento em centros de saúde.
Apesar do tamanho, a raça dog alemão é conhecida por ser brincalhona. A cadela Nova é 20,3 centímetros mais alta do que sua mãe, segundo o "Daily Mail".
G1

CPI recebe três depoentes ligados a Cachoeira nesta quarta


Os integrantes da CPI Mista que investiga as relações do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos e empresários, ouvem na manhã desta quarta-feira (15) três depoimentos de pessoas suspeitas de envolvimento no esquema do contraventor.
O primeiro depoimento esperado é de Hillner Braga Ananias, ex-segurança do ex-senador Demóstenes Torres, que teve o mandato cassado em julho sob acusação de favorecer Cachoeira. Para o mesmo dia, está previsto o depoimento do ex-presidente do Departamento de Trânsito (Detran) de Goiás, Edivaldo Cardoso de Paula, e da empresária Rosely Pantoja. Todos são apontados como colaboradores de Cachooeira nos jogos ou nos negócios.

Rosely Pantoja é sócia da Alberto & Pantoja Construções, empresa tida pela Polícia Federal como integrante do esquema. De acordo com a Polícia Federal, a Alberto & Pantoja é truma empresa de fachada, que teria recebido recursos da construtora Delta.
Hillner Ananias teve o nome citado em ligações captadas pela Polícia Federal durante as investigações da operação Monte Carlo, que resultou na prisão de Cachoeira, em fevereiro. Nesta terça, ele obteve habeas corpus no Supremo Tribunal Federal garantindo direito de permanecer calado.
Já o ex-presidente do Detran de Goiás aparece em gravações da polícia referentes a um repasse de verbas do governo estadual para uma das empresas de Cachoeira. Ele ainda é suspeito de ter sido indicado para o cargo por Cachoeira.
O quarto depoimento previsto para esta quarta foi adiado para a próxima semana. O ex-policial aposentado Aredes Correia Pires, não foi localizado pela Polícia Legislativa para prestar depoimento nesta quarta. Segundo a Polícia Federal, teria recebido um dos aparelhos de rádio Nextel distribuídos pelo contraventor goiano na tentativa de evitar grampos. O depoimento foi remarcado para a próxima quarta-feira (22).
G1

Índia anuncia que enviará missão a Marte em 2013


O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, confirmou nesta quarta-feira (15) que seu país planeja uma missão espacial para Marte já em 2013, um objetivo que, segundo Singh, representará um "passo gigantesco" em matéria de ciência e tecnologia.
Segundo fontes citadas pela imprensa indiana, a primeira missão do país asiático a Marte tem o objetivo de pôr um veículo espacial na órbita marciana, o qual seria lançado através de um foguete já em novembro de 2013, para obter dados do clima, da geologia, da origem, da evolução e das condições de vida no planeta vermelho.
Foto de 12 de julho de 2010 divulgada nesta quarta (15) mostra satélite indiano. País anunciou missão para Marte em 2013 (Foto: AP)
O anúncio do primeiro-ministro da Índia foi realizado durante seu discurso no aniversário da independência do país.

Até o momento, o governo indiano já repassou US$ 2,25 milhões (R$ 4,54 milhões) para o desenvolvimento do projeto, que está sendo desenvolvido pela Organização Índia de Investigação Espacial (ISRO).
'Nossa nave espacial irá a Marte e recopilará importantes informações científicas. Para nós, será um passo gigantesco em matéria de ciência e tecnologia', afirmou Singh, de acordo com o comunicado oficial emitido por seu escritório.
A Índia mantém um ativo programa espacial com periódicos lançamentos de satélites. Há quatro anos, o país asiático lançou sua primeira missão à lua, a Chandrayaan 1, com a qual descobriu algumas evidências de água neste satélite natural da terra.
No entanto, o programa espacial indiano recebe muitas críticas por parte de sua população, já que a grande maioria dos cidadãos do país vive em condições de pobreza.
G1

Após um mês, bebê Neymar tem alta e já está em casa no Guarujá, SP


Trigêmeos foram batizados em homenagem ao craque Neymar (Foto: Arquivo Pessoal)Trigêmeos foram batizados em homenagem ao craque Neymar (Foto: Arquivo Pessoal)










O bebê Neymar, último dos trigêmeos que nasceram em Guarujá, no litoral de São Paulo, a receber alta, já está em casa. Neymar, que estava internado desde o dia 18 de julho, precisou ficar no hospital até que ganhasse peso suficiente para ser liberado. Ele é um dos trigêmeos de um casal de torcedores do Santos que batizou os filhos em homenagem ao craque do Peixe. Os irmãos de Neymar se chamam David e Lucas, nomes que fazem uma analogia ao filho do jogador.
Neymar, David e Lucas nasceram no dia 18 de julho no Hospital Santo Amaro. Logo depois de nascerem, os três se tornaram a atração principal do hospital, divertindo médicos e enfermeiros por causa dos nomes. David e Lucas voltaram para casa com a mãe. Já o pequeno Neymar precisou ficar quase um mês na encubadora.
Agora, o pequeno Neymar pesa 1,990 quilo. Já os irmãos David e Lucas pesam aproximadamente 2,5 quilos. "Ele ainda é o mais magrinho dos três, mas ficamos muito felizes em tê-lo em casa. Agora aumenta a correria, mas vale a pena", diz a mãe, que conta com contribuições de vizinhos e amigos para arrecadar fraldas, roupas e sapatos para o trio.O bebê nasceu com 1,75 quilo. Por isso, ficou internado durante 28 dias sendo alimentado por uma sonda, já que não conseguia mamar. Na tarde desta terça-feira, a mãe da criança, Márcia Cristina Nascimento Domingos, recebeu o telefonema com a notícia de que o filho recebeu alta. "Fiquei surpresa. Eu ia ao hospital todos os dias, já que agora comecei a amamentá-lo. Não sabia que ele já seria liberado", conta.
G1
 

Quatro travestis são baleadas em pontos diferentes de Rio Preto, SP


Quatro travestis foram baleadas na madrugada desta quarta-feira (15) em São José do Rio Preto (SP). Segundo algumas testemunhas que presenciaram a ação, um homem que pilotava uma moto aparentando ter entre 40 a 50 anos, estava armado e começou a atirar nas vítimas que estavam em pontos diferentes da cidade.
(Correção: as informações iniciais da Polícia Militar eram de três vítimas e não quatro como ocorreu de fato. Apenas um homem cometeu os crimes. A informação foi retificada às 9h.)
Segundo a Polícia Militar a ordem dos fatos pode ter ocorrido da seguinte forma: o motociclista assassinou a primeira vítima, de 30 anos em uma estrada de terra que segue para a Fonte Santa Terezinha, local segundo os policiais, conhecido como ponto de prostituição. A travesti estava ajoelhada no momento do disparo. O carro dela estava estacionado na Avenida Cenobelino.
Após a ação, o homem atirou na segunda vítima, de 24 anos, nas proximidades de um restaurante que fica na mesma Avenida Cenobelino. Ele desceu da moto que pilotava e seguiu até a esquina da Rua São João onde atirou na mão e no ombro da terceira vítima, de 21 anos. O motorista segundo testemunhas acenou e mandou beijos para outras travestis que também estavam no local.
O suspeito seguiu ainda para o centro da cidade na esquina da Rua General Glicério, com a Prudente de Moraes, onde atirou na quarta travesti, de 25 anos, que foi atingida na mão. Algumas testemunhas que viram o atentado, disseram que o motociclista já havia passado várias vezes pelos locais antes de cometer os crimes. As câmeras que ficam na área central da cidade serão analisadas para ver se a ação foi flagrada. Uma das vítimas levada para o Hospital de Base e a outra para a Santa Casa. O caso será investigado.
G1

Manifestação de motoristas de vans deixa trânsito parado na Zona Norte


Cerca de 3.500 motoristas de vans se concentram no início da manhã desta quarta-feira (15) na Avenida Maracanã, no Maracanã, Zona Norte do Rio de Janeiro. Eles ocupam três faixas da avenida, entre Rua Mata Machado e Rua Professor Eurico Rabelo e entre Avenida Maracanã e Avenida Professor Manoel de Abreu, como mostrou o Bom Dia Rio.

Segundo o Centro de Operações Rio, já há retenções no trânsito. O tráfego está praticamente parado para quem segue em direção ao Centro desde a Rua Teodoro da Silva, em Vila Isabel, na Zona Norte, e Avenida Marechal Rondon, em São Francisco Xavier, no subúrbio do Rio.

Os motoristas de vans deixam apenas uma das cinco faixas de rolamento da Avenida Maracanã. A concentração se iniciou na madrugada desta quarta-feira, na Avenida Radial Oeste, no Maracanã, e em São Conrado, na Zona Sul. A manifestação é organizada pelo Movimento em Defesa do Transporte Alternativo, que prevê a saída das vans por volta das 10h em direção ao Aterro do Flamengo, na Zona Sul.
Depois os motoristas deixam as vans e seguem em passeata para a Cinelândia, no Centro. Eles cobram da Prefeitura do Rio, antes das eleições, um novo processo licitatório para a categoria, a permissão para usar as faixas preferenciais e o bilhete único. Com a paralisação, cerca de 1,8 milhão de usuários de vans deverão ser afetados, segundo os organizadores do movimento.
Equipes da CET-Rio e da Guarda Municipal estão no local orientando o tráfego. A alternativa para fugir do engarrafamento é seguir pela Rua São Francisco Xavier, no Maracanã, pela Rua Mariz e Barros, na Tijuca, ou pela Rua Visconde de Niterói, na Mangueira, em direção ao Centro. O Rio de Janeiro tem cerca de 6 mil vans legalizadas, onde trabalham 40 mil pessoas. Cerca de 1,8 milhão de pessoas usam o transporte diariamente.
G1

Borboleta sofre deformidades após acidente nuclear no Japão, diz estudo


O acidente na usina nuclear de Fukushima, no Japão, que começou um dia após um terremoto de 9 graus de magnitude e um tsunami em 11 de março do ano passado, pode ter causado deformidades em uma espécie de borboleta da região.

Esses animais são um bom indicador dos efeitos da radiação, pois têm um organismo bastante sensível às mudanças ambientais.
Um estudo sobre o tema, conduzido pela Universidade de Ryukyus, arquipélago situado na província de Okinawa, no sul do país, foi publicado agora na revista "Scientific Reports". Quem liderou a equipe foi o professor Atsuki Hiyama.
bORBOLETAS FUKUSHIMA JAPÃO (Foto: Universidade de Ryukyus/Scientific Reports/Divulgação)
Adultos e larvas da espécie Zizeeria maha foram coletados entre maio e setembro do ano passado, poucos meses após o vazamento de três reatores da usina. Em maio, 12% dos espécimes já apresentavam anormalidades relativamente brandas – que se mostraram piores quatro meses depois. Isso pode ter sido provocado tanto por fatores externos quanto internos, como a ingestão de alimentos contaminados.
bORBOLETAS FUKUSHIMA JAPÃO 2 (Foto: Universidade de Ryukyus/Scientific Reports/Divulgação)
Ao longo do estudo, os pesquisadores encontraram nos insetos atrofias e assimetrias nas asas, malformações nos olhos e antenas com pontas duplas. As anormalidades também foram reproduzidas experimentalmente em indivíduos de uma área não atingida pelo vazamento.
Os cientistas também fizeram cruzamentos da espécie em laboratório e viram que as aberrações biológicas ficaram ainda mais graves após algumas gerações.
bORBOLETAS FUKUSHIMA JAPÃO 3 valendo (Foto: Masaki Iwata/Universidade do Ryukyus/AP)
Os impactos da exposição à radiação sobre a saúde dos moradores de Fukushima ainda são incertos, mas as alterações genéticas e fisiológicas nessas borboletas já são um indicador do tamanho do problema causado pelo colapso da usina. Segundo os pesquisadores, o acidente de 2011 pode, a longo prazo, destruir ecossistemas e acarretar doenças crônicas.
bORBOLETAS FUKUSHIMA JAPÃO 4 (Foto: Chiyo Nohara/Universidade do Ryukyus/AP)Asas e olhos de espécie de borboleta sofreram alterações (Foto: Chiyo Nohara/Universidade do Ryukyus/AP)

Aniversariante do dia


Várzea - PB fica em primeiro lugar nas escolas públicas de 1º a 4º anos da paraíba


O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta terça-feira (14) os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2011. Veja os melhores colégios públicos da Paraíba, segundo os dados. 

MELHORES ESCOLAS PÚBLICAS DE 1º A 4º ANOS DA PARAÍBA

MUNICÍPIONOME DA ESCOLAREDEIDEB 2011
VARZEAEMEIF SANDOVAL RUBENS DE FIGUEIREDOMunicipal6,6
BOA VISTAEEEFM TEODOSIO DE OLIVEIRA LEDOEstadual6,4
JOAO PESSOACENTRO EST EXP DE ENS A SESQUICENTENARIOEstadual6,4
JOAO PESSOAEMEF ARUANDAMunicipal6,3
JOAO PESSOAEMEF DR JOSE NOVAISMunicipal6,2
POMBALEMEF MATILDE DE CASTRO BANDEIRAMunicipal6,2
CAMPINA GRANDEESCOLA SANTO ANTONIO 1Municipal6,1
POMBALGR ESC MUL VIDA NOVAMunicipal6,1
PICUIEMEF PRES TANCREDO DE ALMEIDA NEVESMunicipal6,0
JOAO PESSOAEEEFM FERNANDO MOURA CUNHA LIMAEstadual5,9
SAO DOMINGOS DO CARIRIE M E I F M JOAO MARTINS DOS SANTOSMunicipal5,9
  • Fonte: Inep/MEC

MELHORES ESCOLAS PÚBLICAS DE 5º A 9º ANOS DA PARAÍBA

MUNICÍPIONOME DA ESCOLAREDEIDEB 2011
JOAO PESSOAINSTITUTO DOM ADAUTOEstadual5,3
JOAO PESSOAEMEF ARUANDAMunicipal5,2
JOAO PESSOAEMEF PADRE PEDRO SERRAOMunicipal5,1
JOAO PESSOAEMEF ZUMBI DOS PALMARESMunicipal5,0
JOAO PESSOAEMEF ESCRITOR LUIZ AUGUSTO GRISPIMMunicipal4,7
JOAO PESSOAEMEF LIONS TAMBAUMunicipal4,7
JOAO PESSOAEMEF PROFA ANA CRISTINA ROLIN MACHADOMunicipal4,7
JOAO PESSOAEMEF INDIO PIRAGIBEMunicipal4,6
ESPERANCAEMEF DOM MANUEL PALMEIRA DA ROCHAMunicipal4,6
JOAO PESSOACENTRO EST EXP DE ENS A SESQUICENTENARIOEstadual4,6
JOAO PESSOAEEEF FRANCISCO CAMPOSEstadual4,6
JOAO PESSOAEMEF PROFESSOR HUGO MOURAMunicipal4,6
POMBALEMEF DECISAOMunicipal4,6
POMBALEMEF NOSSA SENHORA DO ROSARIOMunicipal4,6
SANTA LUZIAEEEFM ARLINDO BENTO DE MORAISEstadual4,6
  • Fonte: Inep/MEC
  • Fonte: UOL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...