quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Acidente deixa feridos após comício em Sapé, na Paraíba


Um acidente na noite da terça-feira (21) deixou onze pessoas feridas na cidade de Sapé, na Zona da Mata paraibana. De acordo com a Polícia Militar, as vítimas estavam em uma caminhonete na zona rural da cidade. O carro estava saindo de um comício, quando o motorista tentou ultrapassar um ônibus, perdeu o controle e o veículo acabou capotando, segundo a polícia.

Três pessoas tiveram apenas escoriações e foram atendidas no Hospital Municipal de Sapé. Nove precisaram ser socorridas e levadas para o Hospital de Trauma de João Pessoa. Sete já receberam alta, mas duas pessoas permanecem internadas e uma delas está em estado grave, segundo a assessoria do hospital.
A PM informou ainda que no momento do acidente dez, das onze vitimas, estavam em cima da carroceria. A outra vítima é um passageiro que estava na cabine do carro, já o motorista não ficou ferido e ainda fugiu do local.
G1

Servidores da UFPB decidem pelo fim da greve após aceitar proposta


Os servidores da Universidade Federal da Paraíba decidiram na manhã desta terça-feira (21) pelo término da greve, em assembleia realizada na própria UFPB. Eles decidiram que vão aceitar a proposta do Governo Federal e voltam ao trabalho já na próxima segunda-feira (27). Nesta quarta-feira (22), professores se reúnem para analisar uma contra proposta recebida após terem negado uma proposta de 40% no início do mês de agosto.

Já os professores, que negaram no começo do mês a proposta do comando nacional que era de 40% para os professores titulares, e de 25% para os professores auxiliares, decidirão se aceitam ou não a contra proposta, na manhã desta quarta-feira (22). Se aceitarem, os professores voltarão a trabalhar pela primeira vez após a greve que já dura três meses, desde o dia 17 de maio.
A proposta do Governo Federal, que foi aceita pelos servidores, é de um reajuste salarial de 15% até 2015, a partir de 2013.
G1

Entenda mudanças no vestibular da UFCG, na Paraíba


O vestibular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) passou por algumas mudanças e deixou os candidatos confusos sobre o novo modelo do processo seletivo. A partir de agora, a instituição terá duas seleções por ano e os alunos aprovados no vestibular que não quiserem fazer o curso poderão renunciar à vaga através do sistema online.
Para o próximo ano, acontecerá um vestibular ainda em 2012 para selecionar os alunos que já começam a estudar no período 2013.1 e um outro processo já em 2013 para os candidatos às vagas do período 2013.2. Nos dois processos, serão utilizadas as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012.

Quem for reprovado no primeiro vestibular do ano poderá se inscrever no segundo processo seletivo, a que corresponde à seleção dos candidatos para o segundo semestre, utilizando a mesma nota do Enem do ano anterior, que o reprovou no primeiro vestibular, com a opção de escolher um outro curso, em que teoricamente a disputa seja menor. O aluno também não precisará pagar uma nova taxa de inscrição.
O pró-reitor de ensino da universidade, Vicemário Simões, explicou que o candidato para participar dos dois processos seletivos precisa ter se inscrito no Enem e ter feito as provas. "Agora, se ele por ventura estiver com algumas das cinco provas zeradas ou ficar abaixo de 400 pontos na média aritmética nas cinco provas, ele estará excluído pelo ponto de corte", disse.
A decisão divide opiniões entre os estudantes. "Se eu não consigo entrar na primeira, eu vou colocar para um curso que eu possa entrar na segunda. Ou seja, às vezes um curso no qual a concorrência na primeira entrada é menor na segunda pode se tornar maior e mais acirrada", disse a candidata Mirllen Tássia.
Já a modificação que permite ao candidato aprovado desistir caso ele não tenha intenção de fazer o curso agradou a todos. Assim, as vagas remanescentes serão preenchidas mais rapidamente e menos chamadas serão realizadas, diminuindo a morosidade de alguns alunos na entrada para o curso.
G1

Homem é preso na PB com armas de uso exclusivo das Forças Armadas


Um homem foi preso na noite da terça-feira (21) com nove armas e mais de 900 munições em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. De acordo com a Polícia Civil, duas das armas são de uso exclusivo do Exército Brasileiro. Todo o material apreendido estava no porta-malas de um carro.
Segundo a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), um carro preto estava parado em uma rua do bairro do Alta Branco. Alguns moradores acharam estranho e chamaram a polícia. Uma equipe de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas da PM (Rotam) foi enviada para o local e constatou a existência de um arsenal de armas no veículo. No carro estavam um comerciante e a namorada dele.
Com eles foram encontrados um rifle calibre 44 e um rifle Sniper 22 com mira, ambas de uso exclusivo das Forças Armadas. Também tinha uma pistola calibre 380, três revólveres e outras armas de menor porte. O que tambem chamou a atenção da polícia foi o fato de ele estar com mais de 900 munições e uma máquina que serve para recarregá-las, além de uma quantidade de maconha.
O homem tem 42 anos de idade e é filho de um ex-deputado estadual da Paraíba. Ele foi levado para a Central de Polícia Civil de Campina Grande, onde permanece preso, já que não tinha porte de arma. A namorada dele, que tem 19 anos, também foi levada para a delegacia, mas prestou esclarecimentos e foi liberada, em seguida. De acordo com a polícia, o casal é da cidade de Serra Branca, no Cariri do Estado.
O delegado Malon Casemiro disse que o suspeito alegou que as armas eram da família dele e que estavam em uma fazenda. "Ele disse que as armas foram ficando de um e outro familiar na fazenda da família, onde ele estava morando com a esposa. Aí ele estaria se separando para morar com a namorada, que foi pega com ele e que, por isso, teria pego as armas para levar para a nova casa", disse o delegado.
G1

Morre João Madruga da Silva, prefeito de Mataraca, na Paraíba


João Madruga da Silva (PMDB), prefeito de Mataraca, na Paraíba (Foto: Divulgação/Famup)João Madruga da Silva (PMDB), prefeito de
Mataraca, na Paraíba (Foto: Divulgação/Famup)
João Madruga da Silva de 62 anos, prefeito de Mataraca, no Litoral Norte da Paraíba, morreu na manhã desta quarta-feira (22). De acordo com Frederico Madruga, filho do prefeito, a morte foi causada por problemas cardíacos enquanto o gestor realizava exames de rotina em São Paulo. O corpo do prefeito deve chegar a Mataraca ainda na noite desta quarta. O velório e o sepultamento acontecem na quinta-feira (23), segundo familiares de Madruga .
Ainda segundo Frederico, João Madruga tinha viajado a capital paulista no domingo, para realizar exames cardíacos de rotina, passou mal na segunda-feira (20) e foi operado às pressas e foi internado no Sírio-Libanês. A recuperação estava indo bem na terça-feira (21), mas o quadro clínico se agravou e João Madruga morreu na manhã desta quarta. O prefeito de Mataraca tinha câncer, mas segundo a família, estava recuperado da doença.
Antônio de Souza, presidente do diretório estadual do PMDB, legenda que era representada por João Madruga em Mataraca, lamentou a morte do político e do amigo. “É uma pena. João Madruga era meu amigo há mais de seis anos. Trabalhou frente a antiga Vasp aqui na Paraíba, como gerente, durante muito tempo. Emitiremos uma nota de pesar ainda nesta manhã”, comentou Souza.
G1

Cientista cria 'nariz eletrônico' que detecta gases perigosos no ar



Cientista mostra "nariz eletrônico" desenvolvido por ele nos EUA (Foto: Divulgação/Universidade da Califórnia)

Um professor da Universidade da Califórnia em Riverside, nos Estados Unidos, desenvolveu um equipamento incomum: um "nariz eletrônico" para detectar pequenas quantidades de substâncias sem cheiro que são potencialmente perigosas.
A invenção, segundo um boletim da universidade, tem potencial para ser aplicada em várias áreas. O "nariz" pode ser usado na agricultura, para detectar pesticidas; na indústria, para detectar vazamentos de gás e emissão de poluentes; e com fins militares, para detectar armas químicas.

A invenção tem 10 centímetros de largura por 18 de comprimento, afirma o site da universidade. Com esse tamanho é possível usar multi-sensores para detectar até oito toxinas.
O protótipo do pesquisador Nosang Myung foi desenvolvido em conjunto com uma empresa de nanotecnologia (ramo que pesquisa tecnologia miniaturizada), mas a patente é exclusiva da universidade, segundo o boletim.
A meta do pesquisador é reduzir o protótipo para o tamanho de um cartão de crédito. Só o sensor do equipamento, que teria apenas um canal de detecção de toxina, ficaria com o tamanho de uma unha, segundo a nota da Universidade da Califórnia.
Um dos oito sensores do equipamento; cientista prevê criar protótipo ainda menor (Foto: Divulgação/Universidade da Califórnia)
Um dos sensores do 'nariz eletrõnico' (Foto:
Divulgação/ Universidade da Califórnia)
A expectativa da empresa parceira da universidade é começar a vender o produto em 2013. Os esforços da companhia agora são para criar versões ainda menores do "nariz" e programas para a invenção.
O protótipo inclui entradas USB e sensores de temperatura e de umidade. A próxima versão do projeto, que deve ser divulgada em um mês, vai incluir um GPS e pode vir com acesso sem fio à internet.

Invenções parecidas
A ideia do "nariz eletrônico" não é nova, apesar de os inventos elaborados por cientistas em outros locais do mundo serem usados para outros propósitos.

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) anunciaram há dois anos que estavam criando um equipamento capaz de identificar cocaína e maconha pelo ar em até um minuto. Também sob o nome de "nariz eletrônico", o aparelho detectaria a droga mesmo em quantidades muito pequenas, escondidas em bolsas, roupa ou outros objetos.
No fim de 2011, cientistas indianos anunciaram que estavam "prestes" a criar um "nariz eletrônico" para detectar tubercoluse com um sopro. Chamado de "E-Nose", o dispositivo teria aparência semelhante à de um bafômetro usado pela polícia.
Em Israel, também em 2011, pesquisadores criaram uma invenção similar para detectar sinais químicos de câncer através do hálito de pacientes. O aparelho permite detectar tumores no pulmão, entre outros.
G1

Pinguins fazem fila durante pesagem em zoo na Inglaterra


Pinguins fizeram fila durante pesagem anual realizada no zoológico de Londres, no Reino Unido. (Foto: Andrew Cowie/AFP)Pinguins fizeram fila durante pesagem anual realizada no zoológico de Londres, na Inglaterra. (Foto: Andrew Cowie/AFP)
A checagem ocorreu nesta quarta-feira. (Foto: Andrew Cowie/AFP)A checagem ocorreu nesta quarta-feira. (Foto: Andrew Cowie/AFP)
Leia mais notícias na página principal do Planeta Bizarro. Conheça também a página doPlaneta Bizarro no Facebook.
G1

Saiba como funciona a seleção para vagas nas universidades americanas


Para ser aceito em um curso de graduação de uma universidade norte-americana, principalmente as líderes dos rankings internacionais, é necessário planejamento e dedicação. Diferente do vestibular do Brasil, oapplication americano, exige, por exemplo, que o jovem fale dos seus sonhos, das expectativas e de que forma contribui para a sociedade. É um verdadeiro processo de autoconhecimento. Para ouvir um ‘sim’ dos institutos de ensino superior mais cobiçados pelo que há de excelência entre estudantes do mundo todo, boas notas não bastam. É necessário ir além.
application (Foto: Arte g1)
Todos os candidatos, inclusive os norte-americanos, se submetem ao mesmo processo. O ideal é que o estudante inicie a preparação com pelo menos um ano de antecedência para cumprir os prazos, atender todos os requisitos com calma e não deixar nada para a última hora. Neste período, a recomendação é para que o candidato afie o inglês, leia sobre o assunto, participe de palestras e se informe sobre o perfil e campi das universidades.
Os Estados Unidos possuem cerca de 4.000 instituições de ensino superior e a sugestão é abrir o leque de opções e aplicar para outras universidades além das que fazem parte daIvy League (composta pelas oito universidades americanas de maior prestígio, entre elas estão Harvard, Princeton, Yale e Columbia), o que aumenta a chance de sucesso. O estudante deve aplicar para no mínimo cinco e no máximo dez universidades.
É fundamental conhecer as regras e os prazos para seleção de cada instituição, pois podem variar. Principalmente as universidades mais competitivas costumam ter exigências adicionais. O dead-line (prazo final para o envio dos applications) geralmente é até dezembro de cada ano. As solicitações para bolsas de estudo são trâmites que correm paralelamente, por isso é fundamental verificar as políticas de assistência estudantil de cada escola, antes de se candidatar às vagas.

G1 ouviu três especialistas que dominam e auxiliam brasileiros neste processo de candidatura às vagas de graduação nos Estados Unidos: a gerente Thais Burmeister Pires, do  Alumni Advising – EducationUSA;  Adam Singerman, coordenador de desenvolvimento institucional do Instituto de Liderança do Rio (ILRIO), e o professor Edmilson Motta, coordenador do Colégio Etapa; e mostra como funciona o processo.

Conheça os itens que compõem oapplication, e prepare-se:
Histórico escolar
Somente o histórico de notas dos três anos do ensino médio é avaliado. É importante ter boas notas e manter o equilíbrio entre as disciplinas. A melhora do desempenho de um ano para outro é bem vista, pois os americanos gostam de ver o esforço do estudante. Por outro lado, a piora é encarada com desconfiança. Se em algum período do ensino médio o aluno tiver problemas no desempenho acadêmico por conta de uma situação pontual, como um problema de saúde ou um caso de morte na família, por exemplo, é possível justificar.

Provas
Scholastic Assessment Test (SAT, Teste de Avaliação Escolar)
Para disputar as vagas é necessário fazer as provas do SAT, uma espécie de Enem americano aplicado pelo College Board em vários países, inclusive no Brasil.

O SAT tem dois exames diferentes, o 1 e 2 (também chamado de subjects tests). O objetivo do SAT 1 é avaliar os conhecimentos e habilidades de raciocínio em matemática, linguagem e interpretação de textos e escrita. Dura quatro horas. A pedra do sapato dos brasileiros nesta prova é a parte de inglês, considerada difícil já que é a mesma aplicada para os estudantes americanos.
O SAT 2 costuma ser mais tranquilo, pois foca numa disciplina ou em uma língua estrangeira e dura só uma hora. O estudante tem a opção de escolher as matérias que variam de biologia, química, literatura até latim e japonês.
VEJA ESTUDANTES BRASILEIROS
ACEITOS EM UNIVERSIDADES DOS EUA
Cauê Sciascia Borlina no simulador de aviação (Foto: Arquivo pessoal)
Cauê Sciascia Borlina, de São Paulo, enviou o application para várias universidades dos EUA. Foi aceito na Universidade de Michigan, onde vai estudar engenharia aeroespacial. Também foi aprovado pelas universidades de Illinois, GeorgiaTech, Purdue, Texas A&M e Embry Riddle
Camila Zattar nadadora UC Berkeley (Foto: Arquivo pessoal)
Camila Zattar, de São Paulo, foi aceita em quatro universidades americanas: UCLA, UCSD, Notre Dame e Universidade da Califórnia em Berkeley, onde vai estudar relações internacionais. Ela também enviou applications para Yale e Michigan
João Lucas Camelo Sá participa de olimpíadas de matemática desde os 12; nem sabe qual o número de prêmios conquistados (Foto: Arquivo pessoal)
João Lucas Camelo Sá, de Fortaleza (CE), foi aprovado na seleção do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), uma das mais respeitadas instituições de ensino superior do mundo
Gustavo Haddad tem vaga garantida em Harvard e no MIT (Foto: TV Globo/Reprodução)
Gustavo Haddad Braga, de São José dos Campos (SP), teve o application aceito por várias universidades americanas, como Universidade de Harvard e Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde vai estudar
Maurício Almeida, de 18 anos, vai para a Universidade de Michigan em agosto (Foto: Vanessa Fajardo/ G1)
Maurício Almeida, de São Paulo, que é cego, foi aprovado para cursar ciência da computação na Universidade do Estado de Michigan. Ele vai morar no campus da universidade
João Henrique Vogel, de 18 anos, vai deixar a Zona Oeste do Rio de Janeiro para estudar em Harvard (Foto: Arquivo pessoal)
João Henrique de Aquino Vogel, do Rio de Janeiro, foi aceito pela Universidade Harvard, onde vai estudar, e pela pela Universidade Duke. Ele quer trabalhar com educação pública
Tábata Amaral em reportagem do 'Fantástico' exibida no dia 4 de março (Foto: TV Globo/Reprodução)
Tábata Cláudia Amaral de Pontes,de São Paulo, foi aceita em Harvard e em outras cinco universidades americanas: Caltech, Columbia, Princeton, Yale, e Pennsylvania
Cada prova do SAT vale 800 pontos, mas mesmo o aluno que gabarita não está automaticamente aceito, já que a seleção inclui outros itens. As provas são difíceis, exigem preparação e podem ser repetidas, caso o primeiro resultado não seja satisfatório.
O SAT é aplicado sete vezes ao ano nos Estados Unidos e seis no exterior, incluindo no Brasil. As datas são: 6 de outubro, 3 de novembro, 1º de dezembro, 26 de janeiro, 4 de maio
e 1º de junho.

Test of English as a Foreign Language (Toefl)
É a prova padronizada que avalia o inglês do aluno que não venha de um país onde o inglês seja a língua oficial. Pode ser feito via on-line ou na versão impressa. É dividido em quatro partes que avaliam a capacidade de ler, escutar, falar e escrever em inglês. A pontuação máxima é 120. Leia mais sobre o Toefl. 

Cartas de recomendação
Devem ser solicitadas para professores, coordenadores ou diretores que sejam muito próximos dos alunos. São duas ou três cartas, no máximo, que podem ser traduzidas caso o autor não domine o inglês. "A carta não é para ser elogiosa, é para ajudar a montar um perfil multifacetado e dar ideia dos anseios, dos planos dos alunos. Uma dica para quem escreve é contar casos, descrever cenas que justifique as qualidades dos candidatos. Mostrar ao invés de falar", diz Edmilson Motta, que já escreveu pelo menos umas 100 cartas de recomendação.

Adam Singerman,da ULRIO, afirma que este é o momento do processo onde os comitês de organização podem entender o candidato como uma pessoa e não um número. "É necessário revelar coisas sobre os alunos que os comitês não encontram em outro lugar. As informações gerais como 'o aluno frequentou e tirou boas notas' não adiantam. É necessário revelar, por exemplo, como um aluno é brilhante, entusiasmado e tem bons argumentos em sala de aula."
Veja dicas para fazer as cartas de recomendação no site da ULRIO.

Redações
Chamada de personal statement, é a parte do processo que costuma ser o grande desafio do aluno brasileiro. Em geral é necessário fazer uma redação maior e outras menores que respondem a uma pergunta. Temas são pessoais (podem ser sugeridos ou não), precisa apresentar gramática bem construída, sem erros. É a oportunidade para o aluno se revelar como pessoa. Não há versão padronizada, a dica é refletir, escrever, revisar e não deixar para última hora. É o tipo de texto que não é escrito em apenas uma hora. "A redação tem de revelar algo, fale de coisas específicas, conte um fato. Olhe para ela como uma oportunidade, não como inimigo", diz Singerman, que é americano, e se formou em linguística em Harvard. 

Atividades extracurriculares
Como o aluno aproveita seu tempo quando não está na sala de aula? É nesta fase do application que o candidato deve contar se pratica esporte, faz um trabalho voluntário, tem talento com instrumentos musicais ou se participa das atividades da igreja de sua comunidade. Vale qualquer atividade, desde que tenha algum significado para o estudante, e seja legítimo. Não precisa ser nada impressionante, até porque a comitê avaliador costuma ouvir histórias muito sensacionais.

O mais importante são as lições que a ação traz para o aluno e o quanto ele se identifica com ela. É muito mais valorizada a participação contínua de um estudante no time de futebol do seu bairro do que aquela ação onde o garoto pratica golfe, esgrima e xadrez de vez em quando, sem nenhum compromisso.
Entrevista
As universidades mais competitivas costumam entrevistar os candidatos, mas ninguém precisa se deslocar até os Estados Unidos para isto. As entrevistas podem ser feitas via skype. Quando o entrevistador, ex-alunos ou representantes das instituições, está no Brasil, a conversa (em inglês) pode ocorrer pessoalmente. A ideia é tirar algumas possíveis dúvidas e conhecer um pouco mais o aluno durante o bate papo.

É possível que o entrevistador faça perguntas como: por que você quer estudar em tal universidade? Vale levar fotografias, diplomas ou objetos que tenham alguma história importante. Antes do encontro, é importante visitar o site da universidade e obter algumas informações.
Preço
O application não é barato. Custa, em média, R$ 4 mil, incluindo as despesas com inscrições de provas, traduções e gastos com documentação no geral. Há programas que financiam essas candidaturas para estudantes que não podem pagar, como o Programa Oportunidades Acadêmicas do Alumni Advising-EducationUSA oferecido pelo governo americano. Este programa é destinado aos estudantes que não têm condições de pagar pelo application e têm potencial para ser admitido por essas instituições com 100% de bolsa de estudo. O problema é que as inscrições só são abertas uma vez por ano, geralmente no primeiro semestre. As deste ano acabaram em 30 de abril. Vale acompanhar as datas da próxima seletiva pelo site da EducationUSA.

Os resultados costumam ser divulgados via e-mail, telefone ou carta (não há regra) entre os meses de março de abril.
G1

Colombianos usam bolsa antialarme em furto a shopping de SP


A segurança do Shopping Vila Olímpia, na Zona Sul de São Paulo, prendeu três colombianos suspeitos de furtar roupas de uma loja de esportes, na noite desta terça-feira (21). O trio havia preparado uma bolsa para impedir que o sistema antifurto colocado nas peças funcionasse.
As duas mulheres e um homem tinham colocado três agasalhos que custavam cerca de R$ 700 em uma bolsa revestida de materiais que impediam o acionamento do alarme colocado na entrada da loja.
Embora a bolsa tenha funcionado, um funcionário desconfiou e acionou a segurança.
Com eles, foram encontrados mais de R$ 1.000, moeda japonesa e colombiana, além de dólares.

Eles disseram ter chegado ao Brasil há cerca de uma semana e estavam hospedados em um hotel no Centro da capital paulista.
G1

Imagem de satélite mostra fumaça de incêndio florestal em ilha grega


O satélite Aqua, da agência espacial americana (Nasa), captou a imagem de uma nuvem espessa de fumaça emitida por um incêndio florestal na ilha grega de Chios, que acabou se dirigindo para o sul e chegando até Creta.
Grécia incêndio (Foto: Nasa Earth Observatory/AFP)Ilha grega de Chios enfrentou incêndio florestal e forte nuvem de fumaça (Foto: Nasa Earth Observatory/AFP)
A foto, feita pelo instrumento Modis do Aqua, é do dia 18, mas foi divulgada nesta quarta-feira (22). As partes em vermelho indicam onde o fogo ainda estava ativo.
G1

STF dá liberdade a réu condenado pela morte de Dorothy Stang


O Supremo Tribunal Federal concedeu nesta terça-feira (21) liminar em habeas corpus para o fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, condenado a 30 anos de prisão pelo envolvimento na morte da missionária Dorothy Stang em 2005.
Segundo o advogado de Regivaldo, Jânio Siqueira, o STF entendeu que a prisão do fazendeiro foi baseada no fato do tribunal do júri haver concluído pela culpa provisória do acusado, esquecendo que a sentença condenatória só poderia ter sido executada quando não houvesse mais recursos pendentes da defesa contra a condenação de Regivaldo.
Regivaldo Galvão está preso em Altamira, no sudoeste do Pará, desde setembro de 2011, quando se apresentou espotâneamente à polícia.
O TJ do Pará e o sistema penitenciário do estado devem ser comunicados oficialmente da decisão à partir de quarta-feira (22), para que o réu seja colocado em liberdade provisoriamente, até o julgamento do mérito do recurso.
 Entenda o caso
A missionária norte-americana Dorothy Stang foi morta a tiros em 12 de fevereiro de 2005, em Anapu (PA). Segundo a Promotoria, a missionária foi assassinada porque defendia a implantação de assentamentos para trabalhadores rurais em terras públicas que eram reivindicadas por fazendeiros e madeireiros da região.

Outros quatro acusados de participação no caso, entre executores e mandantes, foram julgados e condenados a penas que variam de 17 a 27 anos de reclusão.
O fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão foi condenado a 30 anos reclusão no dia 30 de abril de 2010. Na sentença, o juiz Raimundo Alves Flexa, da 2ª Vara do Tribunal do Júri, decretou a prisão preventiva do réu.
O fazendeiro foi beneficiado por uma liminar da desembargadora Maria de Nazaré Gouvêa para aguardar o julgamento do recurso de apelação em liberdade provisória. A decisão foi confirmada, em junho de 2010, pelas Câmaras Criminais Reunidas do Pará, e em maio de 2012 pelo  Superior Tribunal de Justiça.
G1

Primeiras impressões: Kawasaki Ninja ZX-14R


Ter 210 cavalos sob o comando já é uma potência considerável para carros que pesam mais de uma tonelada, agora imagine para uma moto de menos de 300 kg. Esta é a nova Ninja ZX-14R, que a Kawasaki afirma ser a moto de produção em série mais potente do mundo. O modelo 2013 chegou ao Brasil em junho, renovado para tentar desbancar a Suzuki Hayabusa do posto de “moto mais veloz”, com preço a partir de R$ 56.990.

A Kawasaki não divulga a velocidade final da Ninja, apesar de dizer que ela supera a concorrente. Segundo a Suzuki, a Hayabusa chega a 290 km/h de velocidade máxima. Na prática, os dois modelos possuem conjunto que “sobra” em estradas com velocidade máxima permitida bem abaixo do que podem alcançar.

Kawasaki Ninja ZX-14R (Foto: Renato Durães/G1)Nova geração da Ninja ZX-14R teve alterações no visual, manteve aparência clássica (Foto: Renato Durães/G1)
A nova geração da ZX-14R passou por modificações importantes e traz no pacote controle de tração e a opção de freios ABS, itens que sua adversária não possui. As principais alterações ocorreram no motor de 4 cilindros em linha, passando também por chassi e visual.
No Brasil, estão disponíveis as cores verde e preto. A versão verde, tradicional coloração da Kawasaki, possui grafismos que lembram chamas de fogo. Não é nada muito extravagante, mas pode não agradar os mais conservadores. Na Europa, com o nome de ZZR 1400, a ZX-14 possui a opção verde “lisa”, que foi desconsiderada para o Brasil.Concorrentes; Kawasaki; Ninja; ZX-14R; Suzuki; Hayabusa (Foto: G1)Lutadora de sumôAs renovações estéticas foram bem-vindas à ZX-14R e, apesar de não muito profundas, trouxeram mais leveza à moto e mantiveram suas linhas clássicas – parte desse visual serviu de inspiração para a nova Ninja 250R, recentemente apresentada na Ásia.
A ZX-14R é a mais poderosa dentro da “família Ninja”, que conta com modelos desde 250 cm³. Dentre as Ninjas, a ZX-14R pode ser comparada a um lutador de sumô. Pode não ter a agilidade de carateca, mas é a mais contundente. As alterações no motor a deixaram melhor. Segundo a marca, o tetracilíndrico passou de 1.352 cm³ - versão antiga – para os 1.441 cm³.

Kawasaki Ninja ZX-14R (Foto: Renato Durães/G1)
Farol dianteiro tem novos recortes,
mais retos (Foto: Renato Durães/G1)
De acordo com a Kawasaki, sua potência máxima é de 200 cv a 10.500 rpm, mas, com o advento do sistema de Ram Air - dispositivo de série para aumentar a entrada de ar no motor -, a potência pode alcançar 210 cv a 10.000 rpm.
Em movimento, as alterações deixaram o funcionamento mais linear e trouxeram mais força em baixas rotações, melhorando seu uso na cidade.
Claro que este não é o local adequado para a ZX-14R. Como esportiva, seu posicionamento irá tornar os deslocamentos cansativos e seu ângulo de esterço é pequeno, dificultando as manobras.
Sem falar que um pequeno giro no acelerador o colocará em velocidade superior à permitida. Contudo, para rodar mais tranquilo e mais seguro, é possível selecionar o modo Low, que faz a moto utilizar 75% de sua potência máxima. Assim, a ZX-14R poderá atingir cerca de 150 cv.

Para domar a ‘fera’
G1 rodou 600 km por vias urbanas, rodovias e estradas vicinais com a ZX-14R com ABS. Essa versão tem 268 kg em ordem de marcha – com fluídos e combustível no conjunto – e, apesar de ser uma “peso pesado”, ao entrar em movimento a sensação é de ser mais leve. Auxiliada pelos sistemas eletrônicos, a Ninja é uma moto fácil de dosar.

Kawasaki Ninja ZX-14R (Foto: Renato Durães/G1)Assento do garupa vem coberto com capa, transformando a moto em monoposto (Foto: Renato Durães/G1)
O modelo agora tem três modos de controle de tração. Do nível 3 ao 1, o sistema vai do mais intrusivo até o mais brando, que permite pilotagem mais radical. Ainda existe a possibilidade de rodar sem o controle ativado. O dispositivo traz muito mais segurança na condução e entra em ação quando existem diferenças de velocidade entre os eixos traseiro e dianteiro, impedindo que a roda traseira derrape.

No nível 1, sua atuação leva mais tempo, mas é igualmente eficaz. Em situações de piso molhado, pista suja ou cascalho é possível acelerar sem medo, pois ele evita acidentes por falta de aderência inesperada. Controle de tração e modos de potência são de série. Se optar por freios ABS, que tem bom tato, o valor da moto aumenta em R$ 4.000 sobre a versão standard.

Kawasaki Ninja ZX-14R (Foto: Renato Durães/G1)Comandos de modos de potência e controle de tração são feitos no punho esquerdo. Dinateira conta com duplo disco de freio (Foto: Renato Durães/G1)
Emoção na estrada
Mesmo que não possua a maneabilidade de uma esportiva 1000 nas curvas, a ZX-14R se sai bem e as trocas de direção podem ser feitas rapidamente. As suspensões, com regulagens na traseira e dianteira, transmitem bastante firmeza. Em pisos esburacados, são desconfortáveis, devido ao pequeno curso das suspensões – 117 mm (dianteira) e 124 mm (traseira) -, característica crônica deste segmento.

É nas arrancadas que a ZX-14R mostra seus principais trunfos. Sua medida entre-eixos, assim como na Hayabusa, é maior que nas esportivas tradicionais. A ZX-10R, por exemplo, tem 1.425 mm, enquanto a ZX-14R possui 1.480 mm. Isso garante mais estabilidade no momento de acelerar forte. Na autoestrada, a Ninja chega rapidamente a 120 km/h e mantém a velocidade de cruzeiro com muitas sobras.
Neste tipo de condução, sua carenagem e bolha dianteira fazem a diferença, proporcionando ótimo efeito aerodinâmico. Após passar os 4.000 rpm, o motor dá um verdadeiro “soco no estômago” – sensação da força G no corpo – e é possível sentir as melhores qualidades da ZX-14R. A moto cumpre o que promete neste sentido: a diversão é garantida em estradas sinuosas e serras, graças também ao escalonamento do câmbio de seis marchas. No visual, o painel moderno, com computador de bordo, que mostra consumo instantâneo e autonomia, também conta a favor. No geral, o acabamento é bom, mas alguns detalhes, como os comandos dos punhos são bem simples, não condizendo com o nível da moto.

Conclusão 
A disputa de quem é a mais rápida é puro marketing para as fabricantes, pois, em vias públicas – ao menos, no Brasil – alcançar 300 km/h é proibido e desaconselhável. A ZX-14R e a Hayabusa têm preços semelhantes, mas o que dá vantagem ao modelo da Kawasaki é o conjunto mais moderno e, sobretudo, os sistemas eletrônicos que visam maior segurança.

Kawasaki Ninja ZX-14R (Foto: Renato Durães/G1)Carenagem e bolha dianteira garantem boa proteção aerodinâmica (Foto: Renato Durães/G1)
Com o advento da tecnologia, a ZX-14R de 210 cv se tornou uma moto acessível, mesmo para quem não é piloto de motovelocidade. Controlar toda esta cavalaria, há alguns anos, poderia ser perigoso, mas agora a responsabilidade pela segurança fica muito mais a cargo do piloto do que da moto.
Kawasaki Ninja ZX-14R (Foto: Renato Durães/G1)Posicionamento não é confortável, como de costume nas esportivas (Foto: Renato Durães/G1)

Degelo no Ártico está perto de bater recorde de 2007, alertam cientistas


A cobertura de gelo no Ártico está derretendo a uma taxa surpreendentemente rápida e pode diminuir ao menor nível desde 2007 em questão de semanas, à medida que as temperaturas do planeta subirem, alertaram cientistas americanos na terça-feira (21).
Pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder, nos EUA, disseram que a cobertura de gelo no verão ártico já se aproximava do menor nível registrado, mesmo antes do fim da temporada de degelo.
"Os números estão chegando e os estamos lendo com um sentimento de assombro", disse o diretor do Centro de Dados Nacional de Gelo e Neve, Mark Serreze, vinculado à universidade.
Militares suecos observam avião norueguês em região do Ártico. Derretimento do gelo deve abrir novas rotas comerciais e iniciar conflitos. (Foto: Stian Lysberg Solum/Scanpix Norway/Reuters)Derretimento do gelo deve abrir novas rotas comerciais e iniciar conflito no Ártico (Foto: Stian Solum/Reuters)
"Se o degelo parasse agora, repentinamente, teríamos a terceira baixa no registro de satélites. Como ainda haverá mais duas semanas de degelo pela frente, penso que muito provavelmente teremos um novo recorde", afirmou à AFP.
O atual recorde, de cinco anos atrás, ocorreu quando a cobertura de gelo encolheu 4,2 milhões de quilômetros quadrados, causando espanto entre os cientistas, que não haviam previsto um degelo dramático tão cedo.
O Ártico costuma ser apontado como o "ar-condicionado do planeta", por causa de sua influência sobre o clima global. Este ano, a perda de gelo na região aponta para a abertura da Passagem do Noroeste, entre o Canadá e o Alasca, e da Rota do Mar do Norte, junto à Europa e à Sibéria.
Este ano também está batendo recordes de calor e seca em grande parte da zona temperada do Hemisfério Norte, especialmente na área continental dos EUA.
* Com informações da AFP e da Reuters
G1

Prévia da inflação oficial acelera para 0,39% em agosto, diz IBGE


A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), considerada uma prévia da inflação oficial usada nas metas do governo, acelerou para 0,39% em agosto, contra 0,33% no mês anterior, informou nesta quarta-feira (22) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em julho do ano anterior, a taxa havia sido de 0,27%.
No ano, o índice acumula alta de 3,32%, abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, 4,48%. Já nos últimos 12 meses, o IPCA-15 variou 5,37% - acima do resultado dos 12 meses imediatamente anteriores (5,24%).

Seguiram a mesma tendência as despesas com saúde e cuidados pessoais, que passaram de 0,37% em julho para 0,52% em agosto, devido aos preços dos remédios (de 0,07% para 0,52%) e dos artigos de higiene pessoal (de 0,30% para 0,55%).
Em agosto, o grupo de despesas que mais influenciou o comportamento do IPCA-15 foi o de transportes. Não foi registrada variação em agosto. Em julho, o índice havia mostrado deflação de 0,59% em julho. O IBGE atribui o resultado principalmente aos preços de automóvel novo (de - 2,47% para 0,04%), ônibus interestadual (de 1,49% para 3,40%), seguro de veículos (de - 0,33% para 0,96%) e automóvel usado (de - 2,45% para - 0,15%).
O grupo educação também mostrou aceleração da alta, de 0,10% para 0,54%, com influência dos cursos regulares, com alta de 0,32%, e dos cursos diversos, com avanço de 1,39%. Os artigos de residência foram de 0,19% em julho para 0,23% em agosto, devido aos preços de eletrodomésticos (de -0,67% para 0,70%).
O grupo de alimentação e bebidas teve desaceleração da alta de preços em agosto (de 0,88% em julho para 0,76%), o que teve a maior variação no IPCA-15. Entre os itens que seguem mais caros estão o tomate (de 29,30% para 36,65%), líder do ranking dos principais impactos no índice do mês, e a cenoura (de 13,63% para 19,37%), por exemplo. Por outro lado, ficaram mais baratos feijão carioca (de - 4,52% para  - 9,33%), batata inglesa (de 11,78% para - 9,23%) e carnes (de - 0,53% para  - 0,76%).
O grupo habitação também teve desaceleração das taxas (de 0,41% para 0,28%), influenciado, principalmente, pela baixa da variação do aluguel residencial (de 1,16% para 0,43%).
Os grupos vestuário (de 0,39% para 0,18%) e comunicação (de 0,14% para –0,03%) também mostraram variações inferiores às observadas no mês de julho.
Mudanças
De acordo com o IBGE, por meio de nota, "no grupo despesas pessoais, cuja variação passou de 0,92% para 0,68%, o item “empregado doméstico”, que passou de 1,37% para 1,11% e, mesmo assim ficou com a segunda posição nos impactos do mês, com 0,04 ponto percentual, apresentou uma diferença na metodologia de cálculo, assim como no item “mão de obra para pequenos reparos” (do grupo habitação), que subiu de 0,39% para 0,56%".

 "Em razão da indisponibilidade das informações da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) referentes ao mês de junho, mo Rio de Janeiro, excepcionalmente, foram utilizados os últimos rendimentos disponíveis naquela região, que se referem ao mês de maio, para estimar a tendência da série de rendimentos em agosto."
Por região
A maior variação do IPCA-15 foi vista em Fortaleza (0,69%) e a menor, em Curitiba (0,23%).
G1

Fotógrafo usa corpos nus como cenários em miniatura


Corpos nus se tornam pistas de esqui, campos de golfe e até no oceano na série de fotografias'Bodyscapes' criadas por Allan Teger desde 1976. Nas curvas e linhas dos corpos são colocados miniaturas de motocicletas, atletas, cavalos, barcos e golfinhos recriando paisagens.
As fotografias originais estão à venda no site do fotógrafo. Veja algumas das últimas imagens produzidas por Allan Teger.
Umbigo dá lugar a um buraco de golfe. (Foto: Allan Teger)Umbigo dá lugar a um buraco de golfe (Foto: Allan Teger)
Allan recria ondas e surfistas em corpos nus. (Foto: Allan Teger)Allan recria ondas e surfistas em corpos nus (Foto: Allan Teger)
Umbigo vira piscina para as miniaturas do fotógrafo (Foto: Allan Teger)Umbigo vira piscina para as miniaturas do fotógrafo (Foto: Allan Teger)
Golsinhos passeiam por dois corpos femininos. (Foto: Allan Teger)Golfinhos passeiam por dois corpos femininos (Foto: Allan Teger)
Allan recria uma corrida de cavalos. (Foto: Allan Teger)Allan recria uma corrida de cavalos (Foto: Allan Teger)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...