sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Denúncia de uma moradora do município de Várzea-PB


Vejam o que uma moradora, que tem uma criança pequena, que em seu nascimento já teve complicações seríssimas, passou há cerca de 14 dias no município de Várzea-PB.
Publicado aqui na íntegra:
BOM DIA FACES
HOJE ACORDEI SUPER INDIGNADA COM AS COISAS Q ESTAO ACONTECENDO EM NOSSA CIDADE
A UNS 14 DIAS ATRAS A POPULAÇAO FOI ACORDADA EXATAMENTE AS 4 HORAS DA MANHA COM FOGUETOES FALTA DE RESPEITO ISSO NE .
POR MIM NAO ME COMODO, MAS SIM PELOS SUSTOS Q MINHA FILHA TEVE POIS ESTAVA DORMINDO ISSO ME DEIXA MUITO CHATIADA
AGORA O Q REALMENTE TA ACONTECENDO EM VARZEA É A HUMILHAÇAO Q AS PESSOAS Q PAGAM ALUGUEL ESTAO PASSANDO PELOS DONOS DAS CASAS
PARA SER BEM CLARA PESSOAS Q VOTAM NO PARTIDO A TENDO Q ACEITAR UMA BANDEIRA DO PARTIDO C COMO SE ELES MORASSEM DE FAVOR ELES NUM PAGAM PQ NAO PODEM ESCOLHER OQ ELES ACHAM MELHOR P ELES?
E AINDA VOU SO CITAR UM EXEMPLO DE UMA COISA Q ACONTECEU
UM CIDADÃO DE VARZEA IA SAINDO DE SUA CASA QUANDO SE DEPAROU COM UM CANDIDATO A PREFEITO E O CANDIDATO FALOU EI DEPOIS EU IREI NA SUA CASA COLOCAR UMA BANDEIRA VIU
ENTAO O CIDADAO RESPONDEU NA MINHA CASA EU NAO QUERO BANDEIRA NEM DE A NEM DE B ENTAO O CANDIDATO A PREFEITO FALOU
ENTAO EU VOU LA COM SEU PATRAO
GENTE EU ENTENDI MAL OU ISSO FOI UMA AMEAÇA ?
PARA QM NAO TEM CONHECIMENTO ISSO ESTA ACONTECENDO EM VARZEA
NAO CITEI NOMES DE PESSOAS POIS ISSO NAO PRECISA TODO MUNDO JA SABE
GENTE O VOTO DE CABRESTO PASSOU
NO DIA É SO EU E A URNA MEU PATRAO NAO VAI VOTAR COMIGO E O VOTO DELE E IGUAL AO MEU SO VALE 1 CONCORDAM?
Opinião Rede Sertão PB:
Ela fez essa publicação no Facebook, e, levando-se em consideração de que, na minha opinião, além de ferir a LEI, a nossaLEGISLAÇÃO, no que diz respeito a lei do silencio, onde devemos respeitar determinados horários e locais, mesmo sabendo que, apesar de se tratar de uma cunhada minha, sem absolutamente levar para o lado pessoal da questão, sem também, levantar ou defender bandeira partidária alguma, de nenhum ou qualquer candidato, mesmo sabendo também que, na maioria das vezes. o próprio candidato não tem culpa desse tipo de atitude, atitude essa praticada por uma única pessoa, ou ainda, por pequenos grupos de pessoas, que fazem esse tipo de manifestação, TERRORISMO, que nesse caso, desrespeita, diretamente, tanto a nossa constituição, quanto as pessoas, colocando-as até, em risco de morte, no caso de pessoas idosas, crianças e entre outros pelo susto que esse tipo de atitude provoca.
Estou falando aqui da solta de foguetões e em horários onde a lei não permite esse tipo de atitude.
Vamos pensar um pouco
Em horários e locais permitidos, vá lá, mas as 4 horas da madrugada, numa cidade pacata e silenciosa, a população, ser surpreendida com esse tipo de situação, solta de foguetões…
Um exemplo do que isso provoca
Só pra citar um caso, temos uma pessoa aqui de Santa Luzia-PB, que, há muito tempo, quando morava na cidade de Pombal, perdeu um filho,seu primeiro filho, praticamente, vitima de um susto que teve de um barulho de foguetões.
Depois do susto, a criança apresentou vários problemas decorrentes do susto que sofreu.
Fez vários tratamentos, porém, acabou falecendo alguns meses depois, “vítima desse susto”.
Atitude inadmissível
Uma atitude inadmissível seja por parte de qualquer grupo, coligação, partido ou pessoas, dentro ou fora de períodos eleitoreiros.
Mudanças do Código Penal Brasileiro
Estamos caminhando para, depois de 72 anos, uma modificação do nosso Código Penal Brasileiro, onde, caso sejam aprovadas as modificações, crimes como o de racismo serão tratados como sendo crimes hediondos, omissão de socorro a animais, por exemplo, dará pena de até quatro anos de prisão, o Bullying terá penas mais severas para quem o pratique e entre tantas outras modificações que vem para punir com mais severidade os infratores,
Por exemplo, quem dirige embriagado também sofrerá penas mais rígidas e entre outras modificações que até estão gerando polêmica pela sua complexidade,um exemplo disso, a eutanásia e o aborto, temas que são também sofrerão mudanças nessas modificações.
TERRORISMO PERSEGUIÇÃO também terão penas mais severas quanto a sua punição aos que a cometam. Uma forma mais severa se se inibir suas praticas.
Nossa Lei Atual – antes das modificações que ainda serão ou não aprovadas.
Enquanto alguma leis não mudam, não se tornam mais severas na sua aplicabilidade, vamos falar de nossas leis de base, da nossa tão desconhecida por muitos, Constituição Federal, de 1988, das leis já existentes e que, por muitas vezes, são desrespeitadas por pessoas que acham, que o judiciário, os promotores e juízes, são bestas, ou ainda, que eles serão coniventes com determinadas atitudes, não percebendo as artimanhas e peripécias de alguns que tentam macular nossa Constituição, achando-se, essas pessoas, superiores e totalitários em seus direitos, como se as outras pessoas também não tivessem os seus próprios direitos assegurados por lei.
O direito de um termina quando o do outro começa.
Sem falar que essas pessoas também desconhecem a penalidades previstas no Código Penal Brasileiro.
Espaço aberto
Estamos abertos para que o outro lado envolvido também possa se manifestar sobre o assunto, se bem que, soltar foguetões as 4 da madrugada, seja lá por quem for, salvo se fosse como uma sinalização de pedido de socorro (vá lá, em várias obras cinematográficas ou de dramaturgia tem escrito no final – “Qualquer semelhança com histórias ou comportamentos reais poderá ter sido mera coincidência” – porém, tirando-se casos excepcionais em que se justifique o uso de produtos como esse, barulhentos, a essa hora, o resto, estará sendo uma infração prevista em lei.
Levando-se ainda em consideração que, mesmo para casos excepcionais, que se justifique, não deixa de ser um cometimento infracional, porém, a vida ou o interesse coletivo se sobrepõe ao individual. Qualquer advogado sabe muito bem disso.
Nosso espaço fica aberto para que a outra parte possa se manifestar, porém, o fato de se soltar foguetões, em horários e locais não permitidos, seja lá de que coligação, partido ou candidatos sejam, FRANCAMENTE!!!!!
ATENÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO E JUSTIÇA para essa questão acima citada!!!!!
Outro detalhe – dessa vez, no município de Santa Luzia-PB
CHAMAMOS MAIS UMA VEZ ATENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO, BEM COMO, DA JUSTIÇA DE SANTA LUZIA-PB
Aproveitando que falamos no Ministério Público e na Justiça, que mal lhes pergunte, recentemente tivemos uma reunião pública onde foi questionado o abuso no que diz respeito ao uso abusivo de som em Santa Luzia-PB.
O que vem ocorrendo no nosso município sobre essa questão abusiva do som?
Concordo em número, gênero e grau com a atitude da justiça, até porque, essa atitude, é prevista em lei.
Não existe um promotor, juiz, general ou até mesmo, nem o presidente, que mesmo que civil, é o chefe supremo das forças armadas de uma nação.
Uma totalidade de autoridade nesse sentido, seria, no caso, de um país em regime de guerra, que até, para muitos que não sabem, a pena de morte, por exemplo, tem uma brecha na lei, nesse sentido, que a permita.
XLVII - não haverá penas:
a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do
art. 84, XIX;
Realmente o uso do som tem seus limites de volume e precisam ser respeitados, até mesmo, no que diz respeito a horários. 
Motos com barulhos estridentes e dando uma noção do desenvolvimento de alta velocidade
Estou constantemente ouvindo, barulhos, absurdamente estridentes, de motos, aqui no município de Santa Luzia-PB.
Eu pergunto ao Ministério Público e ao senhor Juiz se aquela reunião, se referia apenas ao som abusivo de carros de som?
Eu pergunto também ao Ministério Público e ao Juiz se a legislação de transito não coíbe esse tipo de atitude no que diz respeito a sons estridentes em veículos.
Eu fico aqui imaginando que, pelo barulho que esse som provoca, nos dá um entendimento de alta velocidade, não sei se de fato é alta velocidade também associada ao barulho, só sei que o som nos provoca essa sensação de que aquele veiculo esteja de fato desenvolvendo alta velocidade, e se de fato for, em perímetro urbano, Isso é permitido em lei?
Aviso desde já que, ando constantemente com minha câmera e podem ter toda certeza do mundo que, caso flagre algo nesse sentido, denunciarei IMEDIATAMENTE a pessoa as autoridades competentes ao caso.
Nas ruas adjacentes a que eu moro, bem como na minha, já venho realizando esse monitoramento.
A pessoa que está fazendo isso, caso esteja de fato desenvolvendo alta velocidade, talvez, e com toda certeza, em um primeiro momento, sentirá até raiva de mim por este meu comentário – pouco me importa isso – dane-se qualquer sentimento contraio aos bons costumes e respeito as leis – porém, se de fato analisarem, estou até prestando um favor a essa pessoa.
Até mesmo os piores dos bandidos, encarcerados, presos, deixam lá fora, suas família, filhos, esposas, mães e entre outros, que também ficam a mercê de serem atropelados por pessoas que cometem esse tipo de atitude, desenvolver velocidades acima da permitida, em perímetros urbanos, dirigirem embriagados e entre outros do gênero.
Uma pergunta:
O que difere essa pessoa daqueles bandidos que estão encarcerados por outros cometimentos?
Ambos não cometeram ou estão em cometimento de um crime,  diferenciados apenas, esse cometimento de crime, pelo grau de gravidade e tipo de crime, transgressão ou infração (como queiram chamar)?
Um fato que serve como exemplo aos que dirigem em alta velocidade
Para que depois não venham chorar o leite derramado.
Vi recentemente uma matéria no Ceará, de uma estudante, de 21 anos de idade (não lembro necessariamente a idade especifica – era mais ou menos isso), onde, a mesma, em um perímetro urbano, uma determinada rua de uma cidade do estado do Ceará, desenvolvendo ela, em seu veiculo, um carro, alta velocidade, constatada por câmeras de vigilância de um estabelecimento comercial, além da comprovação da pericia, matou três pessoas, entre elas, uma senhora gravida e uma criança de colo, além de um outro senhor que também foi atingido no momento do atropelamento.
Se parar-mos para analisar o caso, foram, na realidade, 4 vidas ceifadas nesse acidente.
Passados alguns dias
Diante das câmeras, a jovem, um mês depois (aproximadamente), completamente arrasada - entendo perfeitamente essa situação - estava aos prantos.
Talvez se alguém tivesse denunciado ela em uma outra pratica semelhante cometida no passado, e a mesma tivesse sido responsabilizada e punida em forma da lei com penas severas, acredito que o sofrimento psicológico de saber que matou três pessoas, não estaria ocorrendo,
Teria ficado chateada, pagado multa, sido até presa, porém, não estaria arrasada por ter matado, de uma forma, digamos, “não intencional”, aquelas três, ou quatro pessoas, quatro vidas.
Ela disse em seu depoimento que estava completamente arrasada, que sua vida também tinha acabado.
No inquérito policial, nos primeiros levantamentos, foi atestado que a mesma estava embriagada. Hoje ela diz que foi induzida a confirmar isso.
Ela, na reportagem, disse: “Eu não sou um monstro”.
E você que tá lendo essa matéria?
Já pensou  oque ocorreria no caso de uma dessas pessoas que transitam em nosso município, em Santa Luzia-PB, em alta velocidade, se atropelassem seu filho, seu pai, sua mãe, alguém de sua família, alguém que você ame, você mesmo que está lendo essa matéria, o que você faria?
Quando o acidente ocorre por falha mecânica e entre outros fatores involuntários, tudo bem, mas quando ocorre pelo desenvolvimento de altas velocidades em perímetros urbanos, onde não se permite, até mesmo, de acordo com o próprio tipo de pavimentação, ou tipo de rua (previsto isso no código de transito), ai não tem nem o que se discutir.
Prevenir é sempre o melhor remédio.
Sem falar que, observo muitas pessoas dirigindo em alta velocidade em outros pontos da cidade, por exemplo, por trás da escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen.
Observo também algumas outras, conhecidas de velhos carnavais, dirigindo embriagadas.
A essas pessoas um alerta, o Código Penal tá mudando…
Um conselho
Você que é pai de família, que tem e ama sua família, denuncie sempre atitudes como essa.
Se em seu município você não for ouvido e providências não forem tomadas, denuncie em esferas maiores, mas denuncie sempre, denuncie até mesmo a omissão daqueles (autoridades) que, sabendo dos fatos, se omitiram em tomar alguma atitude.
Lembrem-se que, se você sabe de algo que possa evitar algum crime e nada faz para evitar, como por exemplo, avisar as autoridades competentes, você estará sendo, de certa forma, conivente com a situação, e poderá responder criminalmente por esse ato, da mesma forma que, uma autoridade, sendo conhecedora de um ato infracional, de um crime, não tomando medidas no sentido de se coibir, também estarão passíveis de serem responsabilizadas.
Eu irei enviar ao Ministério Público do Estado da Paraíba um email, inclusive, mostrando essa matéria, como também, enviar o mesmo conteúdo a órgãos de esferas judiciais federais, solicitando mas atenção nesse sentido em municípios de pequeno porte.
Voltando ao caso da denúncia de Várzea-PB
Quanto a questão da denúncia no Facebook, feito por uma moradora de Várzea, acredito que, tanto de um lado, quanto de outro, politicamente falando, eu observo muito essa questão de acirrarão forte politica daquele município, não só, atitudes praticadas pelos próprios candidatos, porém, também praticados por moradores de um modo geral.
Muitas vezes, atitudes até naturais
Como sendo uma cidade pequena, as pessoas são mais propicias e condicionadas a esse convívio mais próximo, emocional e até afetivo, e um convívio cotidiano, são parentes, vizinhos, velhos amigos que, em épocas de campanha, acabam até por deixarem, neste período, de se falarem por conta da política.
Você abre a janela de casa, e já dá de cara com o vizinho que é do “outro lado”.
Lembrem-se de uma coisa, a politica passa, as amizades permanecem, continuam.
Lembrem-se também que, se não fosse tão bom, ninguém brigaria tanto por um cargo politico, se não houvessem tantas “recompensações”, seja isso em qualquer lugar do mundo, não somente em Várzea ou aqui, você de fato acharia que as pessoas brigariam tanto em defesa de um candidato? FRANCAMENTE!!!!!
Henrique Melo – Rede Sertão PB

PM encontra buraco em celas e celulares em presídio da Paraíba


Durante a Operação Pente Fino que acontece nesta quinta-feira (23) na Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, o presídio do Roger, em João Pessoa, as equipes da Polícia Militar encontraram celas danificadas e apreenderam armas artesanais e celulares. A operação acontece uma semana após a rebelião que deixou um detento morto e 13 feridos.
O tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, gerente executivo Sistema Penitenciário da Paraíba (Seap), explicou que a operação já estava programada, mas com o tumulto que aconteceu no dia 17 de agosto, ela foi intensificada, aumentando o número de policiais e também com a presença da equipe de engenharia da Secretaria de Administração Penitenciária, para fazer os reparos emergenciais nas celas que foram danificadas.
Por conta da rebelião, as equipes encontraram danos materiais em algumas áreas do presídio. Em duas celas localizadas no pavilhões 5 e 6, a PM constatou buracos que foram feitos pelos detentos durante o tumulto. A área danificada interliga uma cela a outra. "Já foi solicitado o reparo das duas celas", o tenente-coronel disse ainda que não foi encontrado nenhum buraco que desse acesso para a área externa do presídio.
PM faz operação no presídio do Roger em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Durante a operação as equipes apreenderam 65 espetos artesanais, 24 celulares e carregadores. O tenente-coronel disse que espera que até o fim da tarde desta quinta-feira (23) a ação possa ser concluída com a varredura em outro pavilhão. No fim da ação será divulgado o balanço com a quantidade total do material que foi apreendido na ação.
No total, segundo Arnaldo Sobrinho, 67 policiais da Tropa de Choque, do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (GPOE), das Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) participam da operação. Os agentes penitenciárias também estão presentes na Operação Pente Fino.
Segundo o tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, o presídio do Roger abriga 1.670 detentos que são distribuídos em seis pavilhões.
Detento ferido durante rebelião no presídio do Roger é socorrido na Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Rebelião
A rebelião no Roger teve início na tarde da sexta-feira (17) quando presos do 5º pavilhão tentaram invadir o 4º. Os policiais que fazem a vigilância das guaritas tentaram conter os detentos com tiros. Um detento morreu e 13 ficaram feridos.

Dos três detentos que ainda estavam internados no Hospital de Emergência e Trauma, dois já receberam alta hospitalar nesta quinta-feira. Um detento de 34 anos segue internado em estado de saúde regular. Pelo boletim do Trauma, os detentos deram entrada como “vítimas de arma de fogo”.
Segundo informações do tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, gerente executivo da Seap, os policiais que entraram na penitenciária para a fazer a contenção da rebelião estavam armados com escopetas calibre 12 com munição não letal, as balas de borracha. Porém, ele afirmou que diversos tiros foram feitos a partir de policiais que estavam nas guaritas e que não se pode afirmar qual tipo de munição eles utilizaram.
A Secretaria de Comunicação informou através de nota enviada à imprensa que rixas entre facções criminosas rivais teriam motivado a confusão e que o secretário de Estado da Administração Penitenciária, coronel Washington França, recomendou a elaboração de relatório e determinou a abertura de sindicância para apurar as motivações do episódio, a intervenção realizada, os disparos de arma ocorridos, inclusive os que resultaram em ferimentos, além dos danos causados ao patrimônio público.
No dia 15 de agosto, o mesmo presídio foi palco de outra rebelião. Na ocasião, o tenente-coronel Arnaldo informou que o tumulto foi motivado por conta da falta de água na região. A polícia chegou a ser chamada, usou armamento não letal e a situação foi controlada sem deixar feridos graves.
G1

'Esperança é pouca', diz primo de tripulante de avião desaparecido


A família do empresário paraibano Francisco Fernandes Dutra está aflita aguardando as buscas da Marinha pelo monomotor que desapareceu depois de decolar do Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na noite da terça-feira (21). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), além do empresário, também estava na aeronave o piloto Rubinho Lopes.
Segundo o  primo do empresário, José Edval, o avião havia sido comprado há pouco tempo e ele estava fazendo uma viagem a trabalho. "Infelizmente, a esperança é muito pequena. A gente queria acreditar que se trata de um sequestro, porque a possibilidade de estar vivo seria maior", disse o José Edval ao G1.

A Marinha informou que o monomotor pode ter caído no mar e realiza buscas da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, à região da cidade de Paraty, no Sul Fluminense. Ja é o segundo dia de procura e a previsão é de que o navio continue o trabalho pelo menos até a sexta-feira (24). O prazo é considerado mínimo, faz parte de um procedimento padrão da Marinha, e pode ser estendido.
Francisco Fernandes é dono de uma empresa do setor da construção civil em São Paulo. José Edval informou que o empresário morava na cidade paulista de Catanduva há 31 anos, quando deixou a Paraíba. "Nós crescemos juntos, trabalhamos juntos e fomos juntos para São Paulo, onde ele conseguiu construir a empresa e se tornar a base de uma família de onze filhos. Está todo mundo aflito", disse o comerciante, lembrando que o primo esteve na cidade em que nasceu, São José de Piranhas, no Sertão da Paraíba, para visitar familiares no ano passado.
O monomotor, modelo PA-46R, prefixo PT-FM, saiu às 19h30 da terça-feira (21) do Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, com destino ao Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo. O controle do tráfego aéreo de São Paulo não foi informado sobre o desaparecimento, o que para a Infraero pode ser um indício de que o avião não chegou a entrar no espaço aéreo paulista. Ainda segundo a Capitania dos Portos, que comanda as buscas, não foi descartada a possibilidade de sobreviventes. Há a hipótese de um pouso forçado para a FAB, que havia suspendido as buscas no espaço aéreo na tarde da quarta-feira (22) e retornou na manhã desta quinta.
G1

Pós-graduação e Ensino a Distância da UFPB têm calendários suspensos


O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiu nesta quinta-feira (23) suspender o calendário da pós-graduação e do Ensino a Distância da instituição. A decisão atende ao pedido que representantes do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (AdufPB) fizeram ao reitor da UFPB, Rômulo Polari, no último dia 13.

As aulas de graduação já estavam paradas devido à greve e agora, com essa decisão, todas as atividades da UFPB estão suspensas. Na última quarta-feira (22), os professores da UFPB decidiram, em assembleia, pela continuidade do movimento grevista, que já dura quase 100 dias.

Servidores
Os servidores da UFPB decidiram em assembleia feita na manhã desta terça-feira (21) pelo término da greve. Eles decidiram que vão aceitar a proposta do Governo Federal e voltam ao trabalho já na próxima segunda-feira (27). A proposta do Governo Federal, que foi aceita pelos servidores, é de um reajuste salarial de 15% até 2015, a partir de 2013.
G1

Incêndio atinge casa no Bairro dos Estados em João Pessoa


Incêndio atinge casa em João Pessoa, Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)Um dos quartos da casa ficou destruído pelo fogo  (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Na manhã desta sexta-feira (24) um incêndio atingiu o quarto de uma casa no Bairro dos Estados em João Pessoa. O capitão William da Silva, do Corpo de Bombeiros, disse que o incêndio foi informado ao Centro Integrado de Operações Policias (Ciop) da Polícia Militar por volta das 6h20.
A suspeita do Corpo de Bombeiros é de que o incêndio foi provocado por alguém. O fogo se concentrou em um dos quartos da casa e destruiu móveis e um aparelho de ar-condicionado. Os moradores da residência não ficaram feridos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi até o local e controlou o fogo. As causas do incêndio serão investigadas pelo Corpo de Bombeiros.
G1

Dnit vai instalar 55 novos radares nas rodovias federais na PB até 2015


A Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Paraíba estuda a instalação de 55 novos aparelhos de fiscalização nas rodovias federais que cortam o estado.

De acordo com a Supervisão de Operações do Dnit na Paraíba, serão 81 equipamentos de fiscalização nas rodovias federais até o final de 2015. Funcionam nas BR-230 e BR-101 da Paraíba, 24 equipamentos, entre radares de velocidade e barreiras eletrônicas.Investimento para instalação dos novos radares gira em torno de R$ 49 milhões.

Conforme o Dnit, a instalação dos equipamentos de fiscalização eletrônica só será realizada após a elaboração de um estudo técnico criterioso, conforme determina a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Leva-se em consideração, na elaboração do estudo, o número de veículos em circulação, velocidade praticada no local, geometria da via, quantidade ou potencial de acidentes, medidas de engenharia adotadas para prevenção de acidentes, entre outras.

Os trechos das rodovias que cortam as cidades de João Pessoa, Campina Grande, Mamanguape, Caldas Brandão, Lagoa Seca, Queimadas, Ingá, Santa Luzia, Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras estão passando pelo estudo técnico e podem receber mais de um equipamento de fiscalização eletrônica. De acordo com o Dnit, a relação com os 55 novos locais, não significa necessariamente onde serão instalados os equipamentos. Se o estudo técnico não demonstrar a necessidade, ou apontar outra solução de engenharia, será analisado outro local.
Segundo o Dnit-PB, a instalação destas barreiras eletrônicas deve proporcionar maior segurança aos usuários da rodovia nos trecho urbanos da BR-230, reduzindo significativamente o número de acidentes, feridos e óbitos. Dados coletados pelo Dnit junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF) demonstram que, comparando períodos iguais, antes e após a instalação dos equipamentos, o índice de severidade dos acidentes reduziu em 45,29%, o número de acidentes reduziu 44,10%, o de feridos 54,74% e o de mortos 25%.
G1

Polícia americana tenta identificar 'bandido da fita adesiva'


A polícia do estado de Washington (EUA) tenta identificar um ladrão que roubou, pelo menos, quatro bancos em menos de três meses usando como disfarce uma fita adesiva sobre o rosto, segundo reportagem da emissora de TV "Komo News".
Polícia tentra identificar o 'bandido da fita adesiva'. (Foto: Reprodução/Komo News)Polícia tenta identificar o 'bandido da fita adesiva'. (Foto: Reprodução/Komo News)
Apelidado de "bandido da fita adesiva", o criminoso é acusado de ter assaltado bancos em Stanwood (em 24 de maio), Pouslbo (7 de junho), Edmonds (20 de junho) e Redmond  (8 de agosto).
Criminoso roubou, pelo menos, quatro bancos em menos de três meses. (Foto: Reprodução/Komo News)Criminoso roubou, pelo menos, quatro bancos em menos de três meses. (Foto: Reprodução/Komo News)
G1

Garotas trocam carícias sexuais em bonde e criam polêmica na Alemanha


Após um vídeo polêmico em que quatro jovens foram filmados realizando atos sexuais em um bonde de Halle, na Alemanha, outro caso parecido foi divulgado na quinta-feira (23) pelo jornal alemão "Bild".
Imagens mostram duas garotas trocando carícias sexuais em bonde. (Foto: Reprodução/Bild)Imagens mostram duas garotas trocando carícias sexuais em bonde. (Foto: Reprodução/Bild)
De acordo com o periódico, duas garotas foram filmadas trocando carícias sexuais em um bonde na cidade de Magdeburg.
O vídeo de cerca de 12 minutos foi visto por mais de 500 mil pessoas até quinta-feira.
Ao "Bild", o porta-voz da empresa de transporte público de Magdeburg disse que foi aberta uma investigação para identificar as duas jovens que aparecem nas imagens.
G1

Ibama abre inscrições de concurso para 300 vagas de nível médio


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) abre nesta sexta-feira (24) as inscrições do concurso público para o cargo de técnico administrativo, que exige nível médio de escolaridade ou curso técnico equivalente.
No total, 300 vagas foram abertas, sendo 21 reservadas aos candidatos portadores de deficiência. A remuneração é R$ 2.580,72 para jornada de 40 horas semanais.
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
Inscrições
De 24 de agosto a 13 de setembro
Vagas
300
Salário
R$ 2.580,72
Taxa
R$ 55
Provas
21 de outubro
As vagas estão distribuídas entre as cidades de Belém, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Teresina e Vitória. O maior número de vagas (140) é para Brasília. Em seguida vem o Pará, com 22 vagas, e Mato Grosso do Sul, com 18 vagas.

Os candidatos aprovados serão alocados nas unidades descentralizadas (superintendências, gerências
executivas, unidades avançadas, centros especializados) e na administração central do Ibama.

As inscrições poderão ser realizadas até 13 de setembro no endereço eletrônicowww.cespe.unb.br/concursos/ibama_12. A taxa de inscrição é R$ 55. Ao realizar a inscrição, o candidato deverá optar pela unidade federativa da vaga e por uma cidade de realização da prova. Os aprovados terão lotações e exercícios definidos pelo Ibama.
Todos os candidatos farão provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos. Na prova de conhecimentos básicos as disciplinas são de língua portuguesa, noções de informática, atualidades, matemática e ética no serviço público. Na prova de conhecimentos específicos as disciplinas são de noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, legislação do setor de meio ambiente (Ibama), noções de administração, orçamento, finanças e contabilidade pública, noções de gestão de pessoas e noções de arquivologia.

Os aprovados que entrarem em exercício participarão de Curso de Ambientação, para identificação, nivelamento e domínio dos conhecimentos necessários ao desempenho do cargo.

O Cespe/UnB é o responsável pela seleção. A aplicação das provas objetivas deve acontecer na data provável de 21 de outubro, no turno da tarde, nas cidades de Belém, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Teresina e Vitória.
A data da prova do concurso do Ibama coincide com a dos concursos do Ministério da Fazenda para 463 vagas, e da Agência Nacional de Águas (ANA), também de nível médio.
G1

Vizinhos são detidos por tentativa de roubo a casa de empresário em SP


Um empresário libanês percebeu que filho foi rendido por criminosos na porta de casa, no Jardim da Saúde, na Zona Sul da capital paulista, na madrugada desta sexta-feira (24), e pulou um muro de cinco metros para pedir ajuda. Após a polícia deter dois menores e um rapaz, as vítimas reconheceram os suspeitos, que moram no bairro.

O jovem chegava em casa de carro quando pelo menos cinco homens anunciaram o assalto. Um deles estava armado uma submetralhadora. “Chamavam muito pelo meu pai, o libanês. Falavam muito em morte”, disse o jovem ao Bom Dia São Paulo. Ele foi agredido e levou dois pontos na cabeça.

Assim que foi rendido na parte de baixo da casa, o jovem chamou pelo pai que estava no segundo andar. O empresário tentou fugir para chamar a polícia e pulou um muro para chegar à casa vizinha. Na queda, o libanês quebrou o braço, mas conseguiu fazer o vizinho chamar a polícia.

Quando os policiais chegaram, parte do grupo estava escondida nos fundos da casa. Quando perceberam que estavam praticamente cercados, eles se entregaram.

Um rapaz de 18 anos foi preso e dois menores, apreendidos. Os outros assaltantes fugiram. Um deles usava máscara e óculos para não ser reconhecido pela família.

“Um mora na mesma rua de casa e o outro mora duas ruas para baixo”, disse madrasta do jovem rendido. Em um ano e meio, já é a terceira vez que a família é assaltada em casa. Eles pensam em se mudar do local. “Ninguém gosta de ficar em casa. Todo mundo quer sair de lá”, disse o empresário.
G1

Alpinista cai de encosta e morre na frente da namorada no Reino Unido


Um homem de 32 anos morreu após se desequilibrar enquanto escalava uma encosta e cair de uma altura de cerca de 15 metros em Dorset, no Reino Unido, nesta quinta-feira (23). A namorada da vítima presenciou a queda, segundo o jornal britânico “Daily Mail”.
Durante a queda, o homem bateu em uma saliência da pedra e depois caiu no mar. Um helicóptero da guarda costeira e dois barcos foram usados para fazer o resgate da vítima, que era um alpinista experiente.
O homem foi levado para o hospital, mas sua morte foi constatada logo depois. Ele visitava a região e escalava uma pedra bastante popular ente alpinistas.
Alpinista morreu ao cair de encosta no Reino Unido (Foto: Reprodução)Alpinista morreu ao cair de encosta no Reino Unido (Foto: Reprodução)

Fuvest abre nesta sexta-feira as inscrições para o vestibular 2013


A Fuvest abre nesta sexta-feira (24) as inscrições para o vestibular 2013. Os candidatos a vagas na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa poderão se inscrever pelo site www.fuvest.br até o dia 10 de setembro.
A taxa de inscrição é de R$ 130. O período de pedidos de isenção já foi encerrado. Neste ano, os candidatos disputarão um total de 11.082 vagas: 10.982 delas em cursos da USP e 100 vagas no curso de medicina da Faculdade da Santa Casa de São Paulo. O vestibular passado registrou mais de 146 mil inscritos.
Candidatos fazem prova da segunda fase da Fuvest em sala de aula da UMC Campus Villa Lobos (Foto: Flavio Moraes/G1)

As provas serão realizadas em 26 municípios do estado de São Paulo. Na região metropolitana haverá exames em Diadema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo. No interior do estado a Fuvest aplicará provas em Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

A prova da primeira fase será em 25 de novembro. A prova terá 90 questões de múltipla escola sobre disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, e terá algumas questões interdisciplinares. A duração da prova será de cinco horas.
,As provas da segunda fase serão realizadas de 6 a 8 de janeiro de 2013. No primeiro dia, os candidatos vão responder a dez questões de português e farão uma redação; no segundo dia a prova constará de 16 questões sobre história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive português. No terceiro dia, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.
A Fuvest lembra que a partir de 1º de janeiro de 2013, estarão em vigor as normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A lista dos aprovados sairá em 2 de fevereiro de 2013.
VEJA OS LIVROS OBRIGATÓRIOS PARA OS VESTIBULARES DA UNICAMP E FUVEST
NOME DO LIVRONOME DO AUTOR
"Viagens na minha terra"Almeida Garrett
"Til"José de Alencar
"Memórias póstumas de Brás Cubas"Machado de Assis
"Sentimento do mundo"Carlos Drummond de Andrade
"Memórias de um sargento de milícias"Manuel Antônio de Almeida
"O cortiço"Aluísio Azevedo
"A cidade e as serras"Eça de Queirós
"Vidas secas"Graciliano Ramos
"Capitães da areia"Jorge Amado
A Universidade de São Paulo tem um Programa de Inclusão Social (Inclusp) com duas formas de estimular o ingresso de estudantes egressos da escola pública em seus cursos. Para o Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp), as inscrições estão encerradas desde o dia 15. A outra forma de estímulo é chamada de Sistema de Pontuação Acrescida que permite aos estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras e que não tenham se inscrito no Pasusp, optar por acréscimo nas notas da 1ª e 2ª fases, segundo cálculo baseado no desempenho do vestibulando na prova da primeira fase. Esse bônus pode corresponder a 8% da nota.
G1

Mesmo advertido, jornal britânico publica fotos do príncipe Harry nu


Mesmo após advertência da família real, que pediu para a imprensa britânica não publicar as fotos do príncipe Harry nu, o jornal "The Sun" estampou na edição de sexta-feira (24) e em seu site as imagens "proibidas" do herdeiro.
"Ele [Harry] assume riscos com frequência em sua vida pessoal, mas tem 27 anos, está solteiro e é um militar", justificou o jornal popular. "Amamos Harry, mas publicamos estas fotos porque pensamos que os leitores do The Sun têm o direito de vê-las", acrescentou.

Apenas o blog Guido Fawkes as publicou, atrevendo-se a desafiar o pedido da família real, que afirmou que a publicação destas fotos seria uma violação da vida particular do príncipe.
As duas fotos do filho mais novo do príncipe Charles, fotografado nu neste fim de semana em Las Vegas durante uma partida de "strip-bilhar" junto com uma ou duas mulheres também nuas, podiam ser vistas facilmente na internet, principalmente no site TMZ, que as divulgou. Mas até então não podiam ser observadas nos meios de comunicação britânicos, impressos ou na internet.
Imitação
O prêmio da audácia é para o "Sun", que sob a manchete que evoca "as joias da coroa", colocou na primeira página, nesta quinta-feira (23), um repórter e uma estagiária do jornal exatamente na mesma posição e com o mesmo tipo de cordão e com a mesma pulseira que o príncipe usava nas fotos.

A maioria dos jornais ressalta o paradoxo de ver estas fotos expostas em vários sites de meios de comunicação estrangeiros, "incluindo meios de comunicação respeitáveis". "Estas imagens são vistas por milhões de pessoas na internet, mas a coroa as proíbe no Reino Unido", afirma o Daily Mail.
Foto publicada no 'The Sun' mostra funcionário do jornal encenando imagem vazada de Harry nu. Ela foi posteriormente retirada do site do jornal (Foto: Reprodução)
Investigação Levenson
No entanto, o blog Guido Fawkes reagiu com firmeza: "Esta situação ilustra a ameaça à liberdade da imprensa na Grã-Bretanha. A verdade é que o medo faz com que os meios de comunicação tradicionais se submetam devido à investigação Leveson".

Essa comissão de investigação sobre a ética da imprensa, dirigida pelo juiz Brian Leveson, deve entregar seu relatório no fim do ano, após o escândalo das escutas telefônicas de famosos pelo semanário News of the World (NotW), que precisou ser fechado.
"As regras antigas não funcionam na era da internet", afirma Guido Fawkes.
Neil Wallis, ex-editor-adjunto do tabloide News of the World Sunday, de Rupert Murdoch, disse que ele teria publicado as fotos do terceiro homem na linha de sucessão ao trono britânico antes do inquérito, mas não agora.
"O problema é que, nesta era pós-Leveson onde os jornais estão simplesmente com medo de sua própria sombra, eles não se atrevem a fazer as coisas que a maior parte do país, se visse no jornal, iria pensar ‘bem, isso é um tanto engraçado'", afirmou ele à BBC.
Seu antigo tabloide, o mais vendido da Grã-Bretanha aos domingos e que prosperou com histórias de escândalos e fofocas sobre a realeza, foi fechado no ano passado por Murdoch em meio à ira do público de que seus jornalistas tinham rastreado as mensagens de voz de pessoas desde celebridades a vítimas de crimes.
O furor estimulou o primeiro-ministro, David Cameron, a lançar o inquérito Leveson e muitos dos antigos funcionários do jornal agora enfrentam acusações criminais -- o próprio Wallis foi liberado sob fiança enquanto a polícia investiga o caso.
Consideração
A imprensa britânica tem muita consideração com a família real desde a morte de Diana, a mãe de Harry, em 1997.

No entanto, "se fosse antes da investigação Leveson, as fotos teriam sido publicadas por todos os tabloides", afirma Gary Horne, diretor do departamento de jornalismo do London College of Communication.
Mas no clima atual "a maioria dos tabloides teme irritar qualquer pessoa com poder entre as celebridades ou a família real (...) e fazem todo o possível para não contrariar Leveson enquanto redige seu relatório".
Um ex-funcionário do NotW, Neil Wallis, também considera que atualmente "os jornais estão assustados com suas próprias sombras".
A imprensa britânica, que criticou duramente o príncipe Harry em outras ocasiões, como quando se fantasiou de oficial nazista, em 2005, critica desta vez mais os guardas responsáveis por sua segurança, que permitiram que estas fotos fossem tiradas, do que o próprio príncipe.
Muitos meios de comunicação lembravam nesta quinta-feira que o príncipe de 28 anos, piloto de helicóptero militar, que deseja regressar à frente afegã, representou recentemente com honras a sua avó, a rainha Elizabeth II, principalmente em março, durante um giro pelo Caribe, ou neste mês, durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos.
G1

Bebê que se afogou em berçário morre em hospital de Goiânia


O bebê Isaque Faleiros, de dois anos de idade, que se afogou em um berçário há quase dois meses em Goiânia, morreu por volta de 23h50 de quinta-feira (23) no Instituto Goiano de Pediatria (Igope). A informação foi confirmada ao G1, na manhã desta sexta-feira (24), pelo médico responsável pelo tratamento do menino, Henrique Gomide.
Segundo o médico o quadro da criança permaneceu grave durante todo o tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e uma sequência de complicações teria ocasionado a morte: “Não tinha mais o que fazer, ele só estava vivendo por causa das drogas, que já estavam sendo usadas ao máximo. Desde o início ele estava grave, teve quadro de pneumonia, respirava por ventilação mecânica. Então, uma pessoa que fica todo esse tempo na água falta oxigênio no cérebro e daí decorre uma série de outros problemas”, explica Henrique Gomide.
De acordo com o médico, os pais estavam presentes no momento da morte: “Às 23h10 eu liguei para eles e eles foram para o hospital”. O velório do bebê está sendo realizado no cemitério Jardim das Palmeiras e o sepultamento está previsto para as 13h desta sexta-feira.

Inicialmente, as monitoras do local disseram que a menina havia caído primeiro e, posteriormente, Isaque. Porém, após o início das investigações, a Polícia Civil constatou que os dois caíram juntos e que houve negligência por parte dos funcionários, que deixaram a porta que dá acesso à piscina aberta.
Afogamento
No início de julho, Isaque e mais outro bebê, uma menina de 1 ano e nove meses, se afogaram na piscina de um berçário do Setor Serrinha. Durante todo esse tempo o menino ficou internado na UTI do Igope em estado grave. Após sete dias de internação no Hospital da Criança, a menina recebeu alta médica.

Em depoimento, uma das monitoras afirmou à polícia que a porta já havia ficado aberta outras vezes. A mãe da menina também confirmou a versão quando foi prestar esclarecimentos na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Mesmo assim, a família afirmou que vai manter a menina no mesmo berçário.
Isaque, 2 anos, caiu em piscina de berçário, em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Investigação
Após ouvir cinco pessoas, a delegada que investiga o caso, Renata Vieira, diz ter uma conclusão: "Funcionários e donos foram negligentes". Segundo ela, duas portas e um portão davam acesso à piscina. As três entradas estavam abertas na manhã do acidente.O engenheiro

Daniel Caixeta, filho da dona do berçário, afirmou que o acidente foi uma fatalidade: “Estamos totalmente transtornados. Foi uma fatalidade inexplicável. Temos grades de segurança em volta da piscina, seguimos todas as normas do Corpo de Bombeiros. Aqui é tudo regularizado”.
Mesmo com a orientação de manter as grades de segurança fechadas, o engenheiro reconhece que houve falha. “Só podia estar aberta [a grade de proteção da piscina]. É bastante frisado que as grades devem permanecer fechadas. Não sabemos quem deixou aberto, mas vamos apurar. É de nosso absoluto interesse saber quem é o responsável e resolver essa situação”, informou Daniel Caixeta.
As investigações são preliminares, já que não há inquérito aberto, visto que nenhum dos pais registrou ocorrência ou fizeram denúncia.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...