terça-feira, 28 de agosto de 2012

Bancos fecham na Paraíba em alusão ao Dia do Bancário


As agências bancárias da Paraíba não vão funcionar durante toda esta terça-feira (28) em comemoração ao Dia do Bancário, comemorado instituido como feriado estadual aos bancários e economiários. Em alusão à data, a categoria via se reunir na sede do Sindicato dos Bancários da Paraíba, em João Pessoa, para uma festa, a partir das 12h. Esta é a primeira vez que os bancários vão comemorar seu feriado estadual.

A festa, promovida pela diretoria do Sindicato dos Bancários, será animada pelas bandas Samba da Elite, Forró Caçuá e R2. A programação ainda vai ter feijoada, cerveja com preço promocional e sorteio de prêmios.

"Até parece um sonho que o Dia do Bancário na Paraíba seja feriado”, comentou o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques. “O profissional bancário merece o reconhecimento por trabalhar muito, sob condições adversas, submetido a metas absurdas e às práticas de assérdio moral, em condições inadequadas e sem segurança. E mesmo assim, sempre tem um sorriso para o seu cliente”.

O dia 28 de agosto foi escolhido como Dia do Bancário por conta do 28 de agosto de 1951, quando a categoria iniciou uma das greves mais importantes. Foram 69 dias de paralisação que terminaram com os banqueiros concedendo 31% de reajuste. A data não é feriado nacional, mas foi reconhecida na Paraíba através da lei estadual 8.939, de 27 de outubro de 2009.
G1

Delegado com sinais de embriaguez provoca acidente na PB, diz BPTran



Delegado levou o carro para uma oficina (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Delegado levou o carro para uma oficina (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Na tarde desta segunda-feira (27), um delegado da Polícia Civil atropelou uma moto com dois passageiros na avenida Jucelino Kubitschek, no bairro do Geisel, em João Pessoa. A polícia informou que o delegado apresentava sinais de embriaguez e que, após o acidente, levou seu veículo para uma oficina mecânica para fazer os reparos em seu carro, mas fugiu do local. As duas vítimas foram socorridas para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.
Duas pessoas em uma moto foram atropeladas (Foto: Walter Paparazzo/G1)

O soldado Maílson Pontes de Oliveira, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, comentou que “após fazer uma manobra errada, o veículo do delegado acabou batendo nesta moto que estava com dois passageiros. Os dois foram socorridos pelo Samu para o Trauma. As testemunhas  afirmaram que o motorista apresentava sinais de embriaguez e criou confusões com os passageiros da moto e com outras pessoas que se aproximaram após o acidente”.

“O delegado chegou a levar seu carro para uma oficina próxima ao local do acidente, mas foi embora do lugar sem o carro. Um reboque já foi chamado para a oficina”, explicou o soldado.
G1

Incêndio destrói parte de depósito de coco em Sousa, no Sertão da Paraíba


Um incêndio na tarde da segunda-feira (27) destruiu parte de um depósito de coco na zona rural da cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba. Segundo a 1ª Companhia de Bombeiros Militar, o incêndio começou às 17h30 e o fogo somente foi controlado às 20h30. O fogo atingiu um terreno que funciona como depósito para coco seco.
Moradores disseram que as chamas começaram depois que um caminhão despejou uma carga de coco seco no local. Dois caminhões do Corpo de Bombeiros foram utilizados para combater o fogo que se alastrou rapidamente por um terreno descampado. Ninguém ficou ferido com o incêndio.
Fábrica foi parcialmente destruída pelo fogo (Foto: Divulgação/5ºBBM)
Na tarde do domingo (26), também em Sousa, uma fábrica de telhas e tijolos foi consumida por um incêndio. Alguns galpões foram totalmente danificados, mas as equipes da 1ª Companhia conseguiram evitar que as chamas atingissem os outros pontos da fábrica, que estavam lotados de material como madeira, o que poderia agravar a proporção do incêndio. Em nenhum doi dois casos os bombeiros conseguiram identificar o que teria causado os incêndios. Equipe realizam perícia nos locais para apontar essas causas.
G1

Homens cercam e atiram em pelotão de polícia para assaltar banco na PB


Homens armados tentaram explodir o cofre de uma agência bancária na madrugada desta terça-feira (28) na cidade de Bonito de Santa Fé, no Sertão da Paraíba. De acordo com o 6º Batalhão da Polícia Militar, um grupo cercou o pelotão da polícia para impedir a ação dos policiais.

Os policiais informaram ao 6º Batalhão sobre a ocorrência e todas as equipes da região foram enviadas para a cidade, mas quando chegaram os criminosos já haviam fugido. Os policiais assistiram às imagens do circuito interno de câmeras de segurança do banco e identificaram que quatro homens invadiram o local enquanto outro grupo ficou vigiando o pelotão.
A tentativa de explosão aconteceu por volta das 3h desta terça-feira. Segundo o 6º BPM, o alarme da agência disparou e quando os policiais tentaram deixar o 1º pelotão de polícia da cidade para ir até o local, um grupo de homens armados que estava cercando o local começou a atirar. Os policiais ficaram encurralados dentro da sede enquanto outro grupo tentava roubar a agência.
Os assaltantes utilizavam máscaras, luvas, roupas pretas e estavam armados com fuzil. Apesar da operação planejada pelos criminosos, o roubo foi frustrado porque apenas uma das dinamites explodiu e não foi o suficiente para arrombar o cofre da agência. Os outros explosivos continuam programados para explodir e uma equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar está no local para tentar desativar as dinamites. A área está isolada e policiais ainda realizam diligências na região para tentar localizar suspeitos.
G1

Robô Curiosity envia a primeira mensagem de voz direto de Marte


O robô Curiosity transmitiu sua primeira mensagem de áudio direto de Marte, onde o veículo está desde o dia 6 e deve ficar pelos próximos dois anos, em busca de sinais favoráveis à vida.
O arquivo, porém, não revela a "voz" do jipe, mas um discurso do administrador da agência espacial americana (Nasa), Charles Bolden, mantido no robô durante toda a viagem.
Esta é a primeira vez que um áudio humano viajou até outro planeta e conseguiu voltar. A mensagem de Bolden está em inglês, e abaixo você confere a tradução:
"Olá, aqui é Charlie Bolden, administrador da Nasa, falando com você através da capacidade de transmissão do robô Curiosity, que agora está na superfície de Marte. Desde o início dos tempos, a curiosidade humana nos levou a buscar constantemente por vida nova... novas possibilidades um pouco além do horizonte. Quero parabenizar os homens e mulheres da nossa família Nasa, bem como nossos parceiros comerciais e governamentais em todo o mundo por nos levarem a dar um passo além, até Marte. Esta é uma conquista extraordinária. O desembarque de um veículo em Marte não é fácil – outros já tentaram –, e apenas os EUA obtiveram sucesso completo. O investimento que estamos fazendo...o conhecimento que esperamos adquirir com nossa observação e análise da Cratera Gale vai nos dizer muito sobre a possibilidade de vida em Marte, bem como as possibilidades do passado e do futuro do nosso próprio planeta. O Curiosity vai trazer benefícios para a Terra e inspirar uma nova geração de cientistas e exploradores, enquanto prepara o caminho para uma missão humana em um futuro não muito distante. Obrigado."

Ele comparou a chegada do veículo a Marte à ida do homem à Lua, que perdeu no sábado (25) o primeiro astronauta a chegar lá, Neil Armstrong.
Segundo o executivo do programa Dave Lavery, "com essa voz, outro pequeno passo é dado para estender a presença humana além da Terra, e a experiência de explorar mundos remotos é trazida um pouco mais perto de todos nós".
"Enquanto o Curiosity continua sua missão, esperamos que essas palavras sejam uma inspiração para alguém vivo hoje, que pode se tornar o primeiro a estar sobre a superfície de Marte. Assim como o grande Neil Armstrong, eles vão falar em voz alta sobre esse próximo gigante salto da exploração humana", destacou Lavery.
Ajuda de três sondas
A comunicação do Curiosity com a Terra só foi possível com o auxílio de duas sondas da Nasa em Marte, a Odyssey e a Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), e também da sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA).

O robô enviou os sinais para as três sondas, que então os rebateram em direção ao nosso planeta. Isso permite que mais dados sejam transmitidos a uma velocidade maior.
Quando chegaram à Terra, os sinais foram captados por antenas da Rede de Espaço Profundo, da Nasa, que funciona em três complexos: Goldstone, na Califórnia; Madri, na Espanha; e Camberra, na Austrália.
De lá, as informações foram direto para o controle da missão, no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, na Califórnia.
Charles Bolden Nasa (Foto: Bill Ingalls/Nasa)Bolden gravou discurso antes de o Curiosity partir, já prevendo o sucesso da missão (Foto: Bill Ingalls/Nasa)
Novas imagens de Marte
A Nasa também divulgou esta semana telefotos – fotografias feitas com lentes objetivas a uma grande distância, por meio de corrente elétrica – registradas pelo Curiosity da região próxima ao Monte Sharp, que tem 5,5 km de altura e é um dos alvos de interesse do robô.

A foto abaixo, em altíssima resolução, foi captada na quinta-feira (23) pela câmera de 10 cm e por lentes de 34 mm que ficam no mastro do jipe.
Curiosity Monte Sharp (Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS)Imagem registrada por câmera do Curiosity revela a base do Monte Sharp (Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS)
A região fica ao sul do local de pouso do veículo. No primeiro plano, aparecem pedras de vários tamanhos e, logo à frente, há uma depressão no solo. Mais adiante, no meio da foto, está uma cratera de tamanho médio. Ao fundo, são vistas dunas mais escuras e camadas de rochas que ficam na base do Monte Sharp. O maior cume estava a 16,2 km de distância do Curiosity.
Os cientistas alteraram as cores, deixando-as com mais contraste e nitidez, para mostrar Marte sob as condições de iluminação da Terra, o que ajuda a analisar o terreno.
Esta outra imagem abaixo também revela a base do Monte Sharp. O morro pontiagudo que aparece no centro tem cerca de 300 metros de diâmetro e 100 metros de altura.
Curiosity Monte Sharp (Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS)Terreno árido do planeta vermelho é captado em cores e detalhes pelo jipe (Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS)
A composição do solo marciano é aparentemente diferente em cada região, indicada por tonalidades distintas e pelas formas das rochas – algumas mais arredondadas, outras angulosas –, o que revela um histórico geológico bastante próprio.
Durante o pouso do Curiosity, alguns centímetros do solo pedregoso e das rochas encobertas foram expostos pelos motores da nave, e agora os pesquisadores planejam usar um dos dez instrumentos científicos do veículo para atirar nêutrons nas amostras e verificar a presença de moléculas de água ligadas aos minerais.
Em breve, o jipe de R$ 5 bilhões deve começar a medir a composição da atmosfera, do solo e do pó de rochas de Marte. Recentemente, os cientistas da Nasa encontraram nesse instrumento muito ar vindo da Terra, o que causou uma diferença de pressão nas bombas, mas o problema já foi resolvido. 
Na imagem abaixo, feita pela câmera Hazard-Avoidance, situada na parte frontal esquerda do robô, aparece o rastro deixado por ele na quarta-feira (22), após completar seu primeiro passeio por Marte, que o conduziu por 4,5 metros, deu um giro de 120 graus e fez um retorno de 2,5 metros. O veículo está agora a 6 metros do seu local inicial de pouso.
Curiosity pouso (Foto: Nasa/JPL-Caltech)Rastro das rodas do Curiosity é visto de cima após o 1º passeio do jipe por Marte (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
Esta outra foto mostra, em uma projeção vertical, o rastro deixado pelo Curiosity. A imagem é resultado de 23 frames em resolução máxima, que formaram o "mosaico" abaixo.
Curiosity (Foto: Nasa/JPL-Caltech)'Mosaico' com 23 frames de alta resolução flagrou 'test-drive' do veículo na quarta (Foto: Nasa/JPL-Caltech)

Dona de casa de São José encontra rato dentro do pacote de arroz


Rato supostamente encontrado dentro de pacote de arroz em São José dos Campos (Foto: arquivo pessoal/Tainara Alves Silva)Rato morto estava no fundo da embalagem de arroz, diz dona de casa (Foto:Arquivo Pessoal/Tainara Silva)
Uma dona de casa de São José dos Campos, no interior de São Paulo, teve uma surpresa desagradável no último domingo (26). Tainara Alves Santos Silva, de 18 anos, teria encontrado um rato morto dentro do pacote de arroz que vinha consumindo há pelo menos duas semanas. O fato virou caso de polícia.
Segundo ela, o pacote de arroz da marca Namorado foi comprado no hipermercado Extra, na zona oeste da cidade, no último dia 15 e imediatamente começou a ser consumido pela família. O produto venceria em 2013.
 


"Levei um susto quando vi. Imediatamente fui até a polícia e liguei na empresa, eles apenas me pediram para devolver o pacote, sem nenhuma outra justificativa ou instrução. O pior é que meu filho de 6 meses comeu deste arroz", afirmou Tainara.
Tainara, que mora no Altos de Santana, zona norte da cidade, afirmou que o rato só foi percebido no fim de semana porque o animal morto estava no fundo do pacote de cinco quilos.
O caso foi registrado no 8º DP de São José, no Jardim das Indústrias, e será investigado. O material foi recolhido para perícia. De acordo com o chefe dos investigadores, Anderson Moreira, o animal será examinado pela equipe da Vigilância Sanitária.
"A embalagem não será examinada porque já estava aberta, então também pode ter sido mal armazenamento. Também será feito uma vistoria no local onde o produto foi comprado, o supermercado, e na fabricante do arroz", disse Moreira ao G1.
A jovem afirmou que pretende ingressar com uma ação contra o estabelecimento que vendeu o produto e contra o fabricante. "Eu sempre comprei desta marca, nunca imaginei que isso pudesse acontecer. Estou abismada", declarou. Ela nega que o rato tenha adentrado o pacote em sua residência, depois do pacote ter sido aberto.
Outro lado
A SLC Alimentos, fabricante do arroz Namorado, que tem sede em Porto Alegre (RS), informou que segue todas as normas e legislação pertinentes a fabricação de alimentos e nunca teve este problema anteriormente.

O hipermercado Extra informou que possui rigorosos processos de controle de qualidade de seus produtos e fornecedores e que não foi procurado pela cliente e desconhece a ocorrência, mas que vai apurar o caso em conjunto com o fornecedor do produto.
Veja abaixo a íntegra da nota enviada pela SLC Alimentos:
"A sra. Tainara manteve contato com nosso SAC neste final de semana reclamando a presença de um roedor em um pacote de arroz Namorado. Na segunda-feira, dia 27, tão logo iniciados os trabalhos da semana o SAC procurou a sra. Tainara para se informar do fato e tomar as providências necessárias.
A consumidora não concordou com o nosso procedimento (recolher o produto para análise do caso) e apenas nos informou que procuraria a policia e os meios de comunicação.
Ainda na segunda-feira, vista a gravidade da denuncia e da nossa necessidade de dados para poder estudar e nos posicionar em relação ao assunto, insistimos com a sra. Tainara que nos desse acesso ao pacote. Negado novamente apenas nos informou o lote e data de fabricação do produto.
Com o lote e a data de fabricação estamos rastreando a produção do pacote e tentando identificar alguma anormalidade em nosso processo neste dia. Até o momento nada foi encontrado.
Sem olhar o pacote, o roedor, entender a circunstâncias em que tudo aconteceu, fica praticamente impossível ao nosso pessoal técnico determinar o que pode ter acontecido, já que nossa empresa, que tem mais de 12 anos no mercado, segue todas as normas e legislação pertinente a fabricação de alimentos e nunca se deparou com tal problema.
Seguiremos argumentando com a consumidora a necessidade de acesso ao pacote para que possamos progredir do campo das suposições para o campo do realmente acontecido".
G1

Homem morre atropelado ao fingir ser o ‘pé-grande’ em rodovia dos EUA


Um homem de 44 anos morreu após ser atropelado em uma rodovia em Montana, nos Estados Unidos, enquanto vestia uma roupa de camuflagem que imita folhagem. Segundo a polícia, ele queria que as pessoas que passassem pelo local acreditassem que ele era o “pé-grande”, de acordo com a rede de TV "NBC".
O acidente aconteceu na noite de domingo (26). Segundo a polícia, as evidências levam a crer que Randy Lee Tenley estava no meio da rodovia.
Ele foi primeiro atingido por um carro dirigido por uma garota de 15 anos. Em seguida, um segundo carro o atropelou. De acordo com a polícia, devido à roupa camuflada, provavelmente os motoristas não o viram na pista.
Roupa de camuflagem foi usada por homem que morreu nos EUA (Foto: Reprodução)Roupa de camuflagem foi usada por homem que morreu nos EUA (Foto: Reprodução)
Durante as investigações, a polícia descobriu por meio de amigos da vítima que Tenley fingia ser o “pé-grande”, e queria que as pessoas acreditassem ter visto a criatura. Entretanto, segundo a polícia, nenhuma ligação do tipo foi feita - apenas a notificação do acidente foi realizada.
A roupa usada pelo homem é normalmente utilizada por militares. Elas estão disponíveis para compra na internet e em lojas de caça.
G1

Denúncia sobre corpo de Eliza leva polícia a sítio que era do goleiro Bruno


Agentes da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros estiveram no condomínio do sítio que pertencia ao goleiro Bruno Fernandes na noite desta segunda-feira (27) após receber denúncias de que o corpo de Eliza Samudio estaria enterrado no local. A propriedade está localizada na cidade de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Eliza Samudio era amante do jogador e, segundo denúncia do Ministério Público de Minas Gerais, foi morta no sítio.
Segundo a polícia, a informação dá conta de que a ossada de Samudio estaria enterrada entre duas palmeiras em frente a casa, dentro da área do sítio. A polícia não conseguiu entrar na propriedade porque ela não pertence mais ao goleiro. A propriedade teria sido vendida há cerca de seis meses.

Cleiton e Sérgio sofrem atentados
A polícia aguarda um mandato judicial para realizar buscas no sítio nesta terça-feira (28).
O ex-motorista do goleiro Bruno, Cleiton Gonçalves, foi baleado na noite deste domingo (26) em um bar no bairro Liberdade, na divisa entre as cidades de Contagem e Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A informação foi divulgada pelo  chefe do Departamento de Investigações (DI) da Polícia Civil em Minas Gerais, Wagner Pinto, nesta terça-feira (28). O atentado ocorreu há menos de uma semana doassassinato de Sérgio Rosa Sales, primo do jogador.

As investigações da morte de Sérgio, que eram conduzidas pela Delegacia de Homicídios de Venda Nova, que pertence ao Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DIHPP), passaram para a Corregedoria Geral da Polícia Civil nesta segunda-feira (27). Segundo a assessoria da Polícia Civil, a decisão foi tomada porque Sales, à época da investigação sobre o desaparecimento de Eliza Samudio, deu depoimentos informando que teria sofrido constrangimentos no DIHPP. A polícia informou que a corregedoria assumiu a investigação “para evitar qualquer dúvida em relação à transparência".
Caso Eliza Samudio
O goleiro Bruno Fernandes e mais sete réus foram pronunciados a júri popular no processo sobre o desaparecimento e morte de Eliza Samudio, ex-namorada do jogador. Para a polícia, Eliza foi morta em junho de 2010 na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e o corpo nunca foi encontrado.

Após um relacionamento com o goleiro Bruno, Eliza deu à luz um menino em fevereiro de 2010. Ela alegava que o atleta era o pai da criança. Atualmente, o menino mora com a mãe da jovem, em Mato Grosso do Sul.
O goleiro e o amigo Luiz Henrique Romão vão a júri popular por sequestro e cárcere privado, homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. A Justiça havia atribuído as mesmas acusações a Sérgio Rosa Sales, mas ele respondia o processo em liberdade. Ele foi encontrado morto no dia 22 de agosto. Já o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos também está preso e vai responder no júri popular por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.
Eliza Samudio (Foto: Reprodução/TV Globo)
Na fase de inquérito sobre o desaparecimento e morte de Eliza, Sales e outro primo do goleiro Bruno – Jorge Luiz Rosa, 19 anos –contribuíram com informações à polícia. Segundo a investigação, eles estiveram com Eliza no sítio do jogador, em Esmeraldas (MG). Atualmente, Rosa cumpre medida socioeducativa, pois foi apreendido quando ainda era adolescente.
Dayanne Rodrigues, ex-mulher do goleiro; Wemerson Marques, amigo do jogador, e Elenílson Vítor Silva, caseiro do sítio em Esmeraldas, respondem pelo sequestro e cárcere privado do filho de Bruno. Já Fernanda Gomes de Castro, outra ex-namorada do jogador, responde por sequestro e cárcere privado de Eliza e do filho dela. Eles foram soltos em dezembro de 2010 e respondem ao processo em liberdade. Flávio Caetano Araújo, que chegou a ser indiciado, foi inocentado.
Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), não há previsão de data para o julgamento do caso Eliza Samudio.
 
G1

Fotógrafo da Nova Zelândia divulga série inédita de 'nus aéreos'


O fotógrafo neozelandês John Crawford acaba de divulgar fotos feitas 25 anos atrás, em que retrata 'nus áereos'.
Crawford, que fazia fotos em voos de helicópteros em projetos de publicidade nos anos 1980, sempre foi 'fascinado pela perspectiva dos pássaros, pela ideia de ver as coisas embaixo, sempre verticalmente', disse à BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC.
Fotógrafo neozelandês divulga fotos feitas 25 anos atrás, em que retrata 'nus áereos'. Na foto acima, ele teve que organizar 12 carros Subaru, todos da mesma linha de produção, em filas que havia marcado cuidadosamente. (Foto: John Crawford via BBC)Na foto acima, John Crawford teve que organizar 12 carros Subaru, todos da mesma linha de produção, em filas que havia marcado cuidadosamente. (Foto: John Crawford)
Cada uma das imagens foi planejada meticulosamente e produzida antes de ser registrada. Crawford alugava um pequeno avião por uma hora e buscava detalhes abstratos na paisagem onde pudesse colocar estrategicamente um corpo nu.
As fotos foram feitas em filme 35mm, com uma câmera Nikon F3 e uma lente teleobjetiva de 180mm. Nenhuma delas foi alterada no Photoshop.
Atualmente, o fotógrafo prepara uma série semelhante à de nus aéreos. A modelo será sua filha, Amelia, que tem 27 anos.
Fotógrafo da Nova Zelândia divulga série inédita de 'nus aéreos' (Foto: John Crawford)Fotógrafo da Nova Zelândia divulga série inédita de 'nus aéreos' (Foto: John Crawford)
Fotógrafo da Nova Zelândia divulga série inédita de 'nus aéreos' (Foto: John Crawford)Fotógrafo da Nova Zelândia divulga série inédita de 'nus aéreos' (Foto: John Crawford)

Estreia de cadastro de desaparecidos é adiada; veja como sistema funciona


Francisca Ribeiro Santos mantém a esperança de reencontar o filho Hugo Ribeiro Santos Camargo, que desapareceu em Guarulhos (Foto: Caio Kenji/G1)Francisca Ribeiro Santos mantém a esperança de reencontar o filho Hugo Ribeiro Santos Camargo, que desapareceu em Guarulhos (Foto: Caio Kenji/G1)
O lançamento de um cadastro para reunir dados de todas as crianças e adolescentes desaparecidos no país, previsto para este mês, foi adiado. Regulamentada em 2009, a ferramenta está em testes desde março de 2010 e deve funcionar a partir de setembro, de acordo com a Secretaria de Direitos Humanos. Parentes de desaparecidos torcem para que o projeto vire realidade e ajude no desfecho de inúmeros casos. Somente no estado de São Paulo, 60 pessoas desaparecem a cada dia.
Hugo Ribeiro Santos Camargo, que desapareceu em Guarulhos (Foto: Caio Kenji/G1)
O sistema foi desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos em parceria com o Ministério da Justiça. Ele vai permitir que tanto autoridades quanto cidadãos façam a notificação dos desaparecimentos, o que pode facilitar a busca por informações. (Veja abaixo como vai funcionar)
A desempregada Francisca Ribeiro Santos, de 46 anos, procura pelo filho Hugo Ribeiro Santos desde 2 de outubro de 2007. O menino tinha 10 anos à época do desaparecimento. “Ele brincava em frente à nossa casa com os amigos, jogando bola, como fazia todos os dias. Eu trabalhava fora e minha cunhada cuidava dele para mim. Naquele dia, ela mandou que ele entrasse às 18h, como fazia sempre, mas ele ficou no portão. Desde então não foi mais visto”, conta a mãe.
Assim que voltou para casa, em Guarulhos (SP), e percebeu o desaparecimento, Francisca procurou em casas de vizinhos e outros familiares, mas sem sucesso. “Fui então à delegacia, registrei o Boletim de Ocorrência e eles fizeram uma pesquisa, mas nada foi encontrado até hoje".
Quanto maior o tempo do desaparecimento, menores as chances de sucesso de localização de uma criança, devido às mudanças em sua fisionomia. “Depois de cinco anos, a possibilidade de você encontrar o desaparecido diminui muito. Isso porque a criança vai se desenvolvendo, a fisionomia muda, o timbre de voz muda, e o reconhecimento fica mais complicado”, diz Ivanise Esperidião da Silva Santo, fundadora da ONG Mães da Sé. Ela procura pela filha Fabiana há 16 anos.
VEJA COMO FUNCIONARÁ O CADASTRO
(www.desaparecidos.gov.br)
Quem poderá cadastrar desaparecidos?
Qualquer usuário cadastrado poderá regisrar desaparecidos. O procedimento é simples. Após o preenchimento de dados pessoais no site, o usuário receberá uma senha para registrar desaparecidos com fotos.
Quem poderá ser cadastrado?
Apenas pessoas que desapareceram até os 18 anos poderão ser cadastradas.
Há dados obrigatórios?
Sim. É preciso informar nome, idade e nome da mãe do desaparecido. Em seguida, devem constar o endereço do desaparecido, contatos da família e dados sobre onde e quando foi visto pela última vez. Características físicas e o número do BO são opcionais.
Os dados serão confirmados?
Sim. Antes de serem publicados no sistema, todos os dados serão checados pela equipe do site.
Como buscar desaparecidos?
Para buscas não há necessidade de senha. É possível procurar pelo nome do desaparecido, pelo número do BO do desaparecimento, por estado ou pelo período do desaparecimento. Ainda não há filtros por características físicas do desaparecido.
Como informar a localização do desaparecido?
Ainda não será possível informar o reconhecimento de um desaparecido, mas todos os cadastros terão contatos dos familiares para facilitar sua localização.
Como era o antigo cadastro?
No site que deve ser retirado da internet, o registro de dados é feito por qualquer cidadão, sem a necessidade de cadastro anterior. O denunciante insere dados pessoais e do desaparecido. Algumas características físicas são obrigatórias. Não existe checagem dos dados.
Fonte: Secretaria de Direitos Humanos e Ministério da Justiça
Especialistas em segurança acreditam que histórias como a de Hugo e de Fabiana poderiam ter um desfecho diferente se fosse possível cruzar, nacionalmente, dados de desaparecidos e de quem procura por um parente sumido. O Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos foi instituído pela Lei 12.127 em 2009, porém a base de dados ainda não foi entregue e o atual cadastro disponível na internet está bastante defasado, com pouco mais de 1,2 mil casos registrados, entre 2000 e 2012, no site www.desaparecidos.mj.gov.br.

O novo cadastro vai funcionar no endereço www.desaparecidos.gov.br. Ele será atualizado por agentes de Segurança Pública e Justiça, conselheiros tutelares e pelo próprio cidadão. Apenas pessoas que desapareceram até os 18 anos poderão ser cadastradas, mas um Projeto de Lei que pede a ampliação do banco de dados para qualquer idade aguarda votação no Senado. O objetivo é que o novo cadastro tenha interação com páginas de redes sociais como o Twitter e o Facebook, já que as mídias sociais têm tido papel importante na localização de desaparecidos.

Corrida contra o tempo
Quem convive com histórias de sumiços avalia que a agilidade na procura e divulgação de dados é essencial. A ONG Mães da Sé, que existe desde março de 1996, tem cadastros de mais de 9 mil desaparecidos: 2,6 mil pessoas foram encontradas com vida, outras 212 foram localizadas mortas. O índice de sucesso nas localizações da entidade é menor do que o registrado pela polícia porque a instituição não conta com aparato para investigação ou com um banco de dados eficiente e unificado para consultas.

Dados da Polícia Civil de São Paulo apontam que, em média, só na capital, mais de 20 pessoas desaparecem por dia, considerando apenas os casos que são efetivamente registrados em delegacias. Segundo o delegado Sérgio Marino Pereira Passos, titular da 4ª Delegacia de Investigações sobre Pessoas Desaparecidas, o índice de sucesso nas buscas por desaparecidos no estado ultrapassa os 80%.
Entre os que não chegam a ser encontrados estão pacientes internados sem identificação e cadáveres desconhecidos em unidades do IML. Sem dados digitalizados e atualizados para consulta, famílias são obrigadas a visitar pessoalmente e com frequência hospitais e necrotérios, levando fotos e documentos de seus parentes, o que torna a busca ainda mais dolorida. Em São Paulo, nem a Secretaria de Saúde nem a Secretaria de Segurança Pública possuem o número de pacientes e cadáveres sem identificação que dão entrada em suas instituições.
De acordo com a Secretaria de Saúde, existe um cadastro alimentado pelos hospitais com o registro dos pacientes que dão entrada sem identificação. Esse cadastro fica disponível na internet, com fotos dos pacientes. Não há controle, por parte da Secretaria, do tempo de permanência desses pacientes nem do seu destino. Já no IML, o tempo de permanência de um cadáver desconhecido é de 72 horas. Depois do período, o corpo é sepultado e a localização só pode ser feita por meio do banco de dados das unidades.
“Nós fotografamos os cadáveres, descrevemos detalhes como marcas na pele e tatuagens e ainda coletamos impressões digitais e material para DNA, para casos de necessidade de confronto. Esse arquivo é permanente, ainda que nem sempre seja digitalizado”, diz ao G1 Jorge Pereira de Oliveira, diretor do Centro de Perícias do IML de São Paulo.
O Serviço Funerário do Município de São Paulo informa que são sepultados nos cemitérios públicos de Perus, Vila Nova Cachoeirinha, São Luís e Vila Formosa I e II – destacados para o sepultamento de corpos desconhecidos - 830 indigentes, em média, por ano.

Registrada como desaparecida desde 17 de julho, a adolescente Bruna Roberta Bonifácio de Oliveira, de 17 anos,
 chegou a retornar para a casa da família em São Bernardo do Campo, no ABC, no dia 3 de agosto. Dias depois, no entanto, em 6 de agosto, ela não voltou da escola para a casa e segue desaparecida novamente. A família acredita tratar-se de uma fuga e por isso aguarda a volta espontânea da jovem, sem novas buscas.Fugas e sumiços
De acordo com a polícia, o maior volume de desaparecidos em São Paulo é registrado entre homens adultos. Segundo Passos, em geral os casos são identificados como abandono do lar. Isso também ocorre entre os adolescentes, principalmente meninas, que em sua maioria fogem de casa para ficar com namorados. Só depois está a faixa de crianças e deficientes desaparecidos. O delegado afirma ainda que grande parte das pessoas que fogem de suas casas se arrepende, mas nem sempre tem coragem ou sabe para onde voltar.

"Não estamos procurando de novo porque agora sabemos que ela fugiu. E não nos deu motivos. Não consigo entender. Chega a ser palhaçada”, diz o pai da jovem, Aparecido Bonifácio, ao G1.
G1

Mais informações sobre a morte do comerciante Edival Marques da Silva de Santa Luzia-PB - Fotos


EDIVAL (17)Local onde os tiros pegaram
Pela cena do crime, pelas circunstâncias de como o corpo foi encontrado, pela quantidade de tiros (dois), um na nuca, lado direito, logo atrás da orelha, e o outro, pela foto, aparentemente, nas costas e inicio da nuca, levam, a polícia, a descartar uma possível possibilidade de suicídio.
EDIVAL (16)Por essas características leva-se ao entendimento de uma execução.
EDIVAL (6)Além das características acima citadas, informações até o momento levantadas de testemunhas que ouviram os tiros, foram vistos, logo após os disparos, duas pessoas saindo correndo do condomínio onde Edival morava, entrando em seguida, em um carro de cor prata, que já se encontrava com as portas abertas a espera dos possíveis suspeitos do assassinado.
EDIVAL (1)O condômino residencial fica localizado no Visão Panorâmica, em Santa Luzia-PB, neste condomínio, existem três casas, uma delas, a de Edival, uma outra, está desocupada e a terceira, a primeira da entrada do condomínio, tem um inquilino, porém, no momento do crime, as casas estavam sem ninguém, apenas Edival se encontrava no condomínio, em sua respectiva casa.
É um condomínio de certa forma isolado, onde não se tem muitos transeuntes pensando como no caso de outras ruas com maiores movimentações, mesmo assim, os suspeitos dos crime foram vistos.
Execução
Pelas características do assassinado, uma execução, ou seja, um crime encomendado.
Essa é uma das possibilidades mais prováveis.
Evidentemente que isso, são, ainda, apenas as primeiras linhas de investigação.
A Delegada da Polícia Civil de Santa Luzia-PB, Dra. Simone Quirino, juntamente com agentes da Polícia Civil, e policiais da 3ª Cia de Policia Militar de Santa Luzia-PB, estavam no local realizando os primeiros levantamentos periciais do crime.
Foi pela Delegada, Dra. Simone Quirino, solicitada a presença da Polícia Técnica Cientifica, que compareceu para o recolhimento de provas no local do crime.
O Rabecão também foi solicitado e levou o corpo do comerciante Edivaldo Marque da Silva parta Patos, onde irá ser submetido a exame de necropsia, e somente então depois disso, ser liberado a família para o sepultamento.
Irmãos e parentes de Edival estavam bastante abalados no local do crime.
Edival tinha 55 anos de idade, estava separado do seu terceiro relacionamento, e do primeiro casamento, Edival deixou duas filhas, já maiores de idade e residentes na cidade de João Pessoa-PB.
Duas pessoas foram vistas saindo correndo do local do crime
De acordo com uma testemunha, que, aqui na reportagem será preservada sua identificação, duas pessoas foram vistas saindo correndo após os tiros e entrando em um carro de cor prata que já se encontrava, de portas abertas, a espera dos suspeitos.
O crime ocorreu por volta das 13h30 minutos de hoje, dia 27 de agosto de 2012.
Não se sabe ainda se o tipo de calibre da arma utilizada.
Pela quantidade de tiros e proximidade das perfurações, leva-se a crer que que possa ter sido uma pistola (para o caso de, suponhamos, rapidez dos disparos e o acerto agrupado dos mesmos na cabeça e costas), porém, nenhuma capsula, nos primeiros levantamentos feitos por nossa equipe de reportagem, de acordo com essas informações colhidas, não foram encontradas no local.
Caso tenha sido de fato uma pistola, as capsulas foram recolhidas pelos assassinos após o crime, do contrario, pode ter sido uma arma, por exemplo, de calibre 38, ou ainda, de outro calibre, porém, com tambor, fato este, que explica a não ejeção das capsulas após os disparos.
Também pode ser que o segundo tiro tenha sido o que, comumente, é conhecido como, “tiro de misericórdia”, ou seja, o de confirmação para certeza da morte da vítima.
Dados técnicos para entendimento da instantaneidade da morte em casos como esse
Existem pontos na cabeça, uma delas, num “T” que se forma na testa e nariz, buscadas, comumente, como alvos, nas técnicas utilizadas por atiradores de elite, que, procuram, atingir, esse e entre outros pontos, onde, a morte chega a ser instantânea, sem nenhuma reação muscular.
No caso de uma execução com dois tiros, um nas costas e o outro na cabeça, pode-se pensar que, no primeiro, ele ainda estava, possivelmente, vivo (o tiro nas costas por exemplo), o segundo tiro, suponhamos aqui, seria apenas uma confirmação da morte.
Não havia indícios de luta corporal no local do crime
Não havia sinais de algum tipo de luta corporal ou coisa parecida neste sentido.
Ele pode ter sido conduzido pelos assassinos ao interior da residência
Um detalhe percebido por nossa equipe, foram suas chaves em cima de uma cadeira fora da casa, na porta de um quarto onde era a oficina que ele utilizava para o conserto de alto falantes.
Ele pode ter sido surpreendido fora da casa e o levado para dentro da residência, local onde foi executado.
Ele também pode ter tentado sair correndo para escapar da morte
Ele também pode, ao ter visto os seus algozes, numa tentativa de escapar da morte, tentado sair correndo pela porta da cozinha, onde consequentemente, iria pular, no seu intuito de escapatória, o muro, para assim e dessa forma, escapar do pior, e antes que alcançasse o seu objetivo, foi atingido pelo primeiro disparo. Isso são apenas suposições.
Detalhe
O corpo estava caído na porta da cozinha.
Corpo foi encontrado pelo DJ Masterik que acionou a polícia
O corpo foi encontrado pelo DJ Masterik, que estava indo até sua residência, onde funcionava a oficina de alto falantes, para o conserto de um alto falante, quando se deparou com o corpo de Edival, já sem vida, caído.
Edival era uma pessoa muito conhecida, tanto em Santa Luzia, como por pessoas de outras cidades e estados
Edival era muito conhecido, não somente pela população de Santa Luzia-PB, bem como, por pessoas de várias cidades da Paraíba, bem como, de outros estados.
Foto 03Foto 01Foto 04 
Ele era proprietário de uma lanchonete que fica localizada em frente ao Terminal Rodoviário de Passageiros de Santa Luzia-PB.
Muito conhecido por caminhoneiros, motoristas de ônibus, ambulâncias e entre outros, principalmente, os motoristas que cruzavam o município de Santa Luzia-PB pela BR 230 no período da madrugada.
Num raio de 100 km ou mais, entre Patos e Soledade, era o único estabelecimento que ficava a noite inteira aberto.
Hoje, o estabelecimento é de alvenaria, porém, no inicio do seu comercio, naquele mesmo ponto, ainda era em um barraco de flandres, no mesmo local, sendo na outro ponta de entrada do Terminal Rodoviário.
Além de comerciante, Edival já foi pescador.
Era muito meu amigo (eu, signatário dessa matéria), fato que me deixou triste, assim como muitos que o conhecia.
Uma pessoa boa, de uma família de pessoas boas.
Nossos sentimentos, de toda a equipe da Rede Sertão PB, aos familiares de Edival.
Velório
O velório ocorrerá na casa de sua irmã, Bernadete, na Rua Padre Ibiapina, Centro de Santa Luzia-PB.
Por trás do Mercado Público de Santa Luiza-PB.
Ainda não temos informações sobre o horário do sepultamento.
Maiores informações a qualquer momento.
Fotos: Henrique Melo e Anchieta Lima
Fonte: Henrique Melo - Rede Sertão PB

Encontrado morto, com um tiro na cabeça, Edival do barraco da rodoviária de Santa Luzia-PB


Nossa equipe acabou de receber a triste informação de que, o grande amigo Edival do Barraco (assim como todos o conheciam),  – Lanchonete que fica de frente ao terminal Rodoviário de Santa Luzia-PB  - foi encontrado morto, em sua casa, situada na Visão Panorâmica, em Santa Luzia-PB, morto com um tiro na cabeça.


As informações ainda são extra oficiais.

Nossa equipe irá apurar os detalhes.

Não se  sabe ainda se foi assassinado ou suicídio.

Edival recentemente havia saído de seu terceiro relacionamento.

Ela deixa duas filhas do seu primeiro casamento.

De acordo com informações ainda extra oficiais, Edivaldo foi encontrado morto pelo DJ Masterik que acionou imediatamente a polícia.

DJ Masterik estava indo consertar um alto falante quando encontrou Edival morto.

Edival, além de ter a lanchonete e ser proprietário de um dos melhores equipamentos de som da cidade, também consertava alto falantes.

Lembra-mos que as informações ainda são extra-oficiais.
Fonte:  Otoniel Medeiros
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...