quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A importância da colposcopia para a mulher



Colposcopia é um exame que permite visualizar a vagina e o colo do útero através de um aparelho chamado COLPOSCÓPIO. Estes exames são grandes aliados no diagnóstico e tratamento do HPV, Human Papiloma Virus, da vagina e do colo do útero. A colposcopia é indicada nos casos de resultados anormais do exame de papanicolaou para se identificar as lesões precursoras do câncer de colo de útero.
Este aparelho permite o aumento de 10 a 40 vezes do tamanho normal.
O exame é realizado no próprio consultório médico com a paciente na mesa de exame. Após colocar o espéculo vaginal o médico examina a vulva, a vagina e o colo do útero com o colposcópio.

Veja as imagens do colo do útero.Também é com o colposcópio que é examinada a Vulvae o nome deste exame é vulvoscopia.
Havendo lesões suspeitas é feita uma biópsia de colo do útero
ou biópsia de vagina ou biópsia de vulva e o material enviado para exame anatomopatológico para diagnóstico.
Resultados da colposcopia
Espéculo
Colposcópio
Espéculo Vaginal
Colposcópio
As imagens obtidas são de grande aumento permitindo verificar pequenas alterações impossíveis de serem vistas a olho nu.
Imagens de Colposcopia
Para aumentar clique na imagem

Colo Normal
Colo com alterações
Durante a colposcopia são usados produtos químicos e corantes para realce de áreas a serem examinadas.
A colposcopia não dói.
Este exame é geralmente recomendado para mulheres que tem um resultado anormal do exame de papanicolaou ou para aquelas que durante o exame ginecológico foi notada alguma alteração.
A colposcopia também é indicada quando é necessária uma biópsia do colo do útero ou quando há uma suspeita de Papiloma Virus. ( HPV )

Doenças do colo do útero



Trauma de Campina Grande atende o dobro da capacidade, diz diretoria


Os pacientes que procuram atendimento no Hospital de Trauma Dom Luís Gonzaga Fernandes de Campina Grande, no Agreste paraíbano, estão tendo problemas com a superlotação da unidade hospitalar. Segundo a diretoria, o hospital tem atendido até mais que o dobro da sua capacidade. Uma reunião será realizada na sexta-feira (31) para tentar resolver o problema, mas a própria direção do hospital entrou em contato com o G1 para denunciar a situação.
Pacientes esperam por atendimento até por quatro horas e recepção de hospital fica lotada (Foto: Rafael Melo/G1)
Segundo o diretor técnico do Trauma, Flawbert Cruz, são realizados no local cerca de 10 mil procedimentos de consultas por mês e a unidade só comporta 40% desse total. Ele também disse que se internam todos os meses entre 1.500 e 2 mil pacientes quando a capacidade máxima seria de até mil internações por mês. São 260 leitos no total e 60% dos atendimentos são de casos que não deveriam ser atendidos no local.
Ele explicou que a unidade atende aos pacientes em quatro níveis de risco diferentes, que são classificados em cores que apontam a gravidade da doença. Os casos das alas verde e azul são geralmente problemas que poderiam ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde ou em hospitais menores. O clínico geral José Ricardo Cavalcanti, responsável por fazer a primeira avaliação dos pacientes, esclareceu quais são os tipos de doença. "Dor de garganta, diarreia, náusea, enjoo, doenças crônicas, febre, desidratação, hipertensão, dor torácica e cansaço são doenças que não fazem parte da especialidade de uma emergência e são os mais comuns neste local", disse.O diretor atribui o problema da superlotação ao fato de não existir um hospital de suporte para os casos considerados de menor complexidade. "O hospital é para receber os casos de emergência e trauma, mas está atendendo casos simples que poderiam ser tranquilamente tratados em uma unidade menor. Isso provoca um inchaço no Trauma", disse. Ainda segundo ele, o máximo de cirurgias que deveriam ser feitas é de 600 e estão sendo realizadas 800. Já os exames de tomografia não poderiam ultrapassar os 500 por mês e totalizam uma média de 900.
Marcos foi orientado no hospital a procurar atendimento em outro lugar (Foto: Rafael Melo/G1)
O auxiliar de produção José Marcos de Oliveira, por exemplo, estava com dores na barriga e procurou o Hospital. Após esperar quase três horas ele foi informado por uma enfermeira que deveria procurar atendimento em um local que não fosse de emergência. "Se eu soubesse não teria vindo aqui, teria ido direto para a UPA", disse.
Um levantamento feito pela assessoria de imprensa do hospital mostrou que nas alas vermelha e amarela, onde se concentram os casos mais graves, a superlotação chega a quase o triplo da capacidade. Na ala vermelha são apenas sete leitos, mas há 20 ocupantes. Já na ala amarela são 26 leitos. Pacientes, no entanto, somam 70. Como não há espaço para todo mundo, os doentes aguardam sentados em cadeiras até que um paciente vague um dos leitos. "Parece um estacionamento, é um atrás do outro esperando que o que está na cama receba alta ou morra para assumir o lugar", disse Flawbert.
Pacientes ficam em cadeiras porque não há mais leitos (Foto: Rafael Melo/G1)
Luiz José de Farias está internado desde o domingo (26) e fica sentado em uma cadeira já que não há vaga nos leitos. "É muito desconfortável. Ainda bem que já recebi alta", disse. Ele é da cidade de Orobó, Pernambuco, e a vinda de pacientes de outras cidades e até outros estados para o Trauma seria uma das razões da superlotação. "Vem gente de Patos, no Sertão, porque lá não está realizando cirurgias. Pode vir de todo canto que nós atendemos, mas a demanda está muito grande", disse o médico Palmerindo Mendonça.
Para melhorar um pouco a situação, a diretoria acabou com duas enfermarias que funcionavam como celas para pacientes vindos de presídios e com uma brinquedoteca da ala pediátrica para transformar em enfermarias. Além das camas, as macas que são utilizadas para transportar os pacientes dentro da unidade estão sendo deixadas nas alas para atender a demanda. Até as macas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficam no hospital.
Como solução, o hospital fechou um convênio com o Hospital Pedro I que emprestava 30 leitos à unidade, mas o atendimento não ocorre porque não há médicos no hospital, segundo Flawbert. Ele disse que até casos psiquiátricos e oncológicos são encaminhados para o Trauma quando deveriam ser remetidos para os hospitais Dr. Maia e a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), respectivamente.
Filas se formam com pacientes na entrada do bloco cirúrgico (Foto: Rafael Melo/G1)
Segundo a médica Valéria Lucena, o problema está na saúde básica. "Os casos deveriam ser tratados rigorosamente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nos Postos de Saúde da Família (PSFs). A questão é que não há atendimento nem apoio laboratorial. Nunca tem médico e o atendimento que existe é mal feito", denunciou.
Os médicos dos PSFs de Campina Grande estão em greve há mais de três meses. O Tribunal de Justiça da Paraíba julgou ilegal o movimento e determinou que os profissionais voltassem ao trabalho, mas a classe não foi notificada e quase 200 mil pessoas que utilizam o serviço estão sem atendimento nos bairros. A secretária de saúde do município, Marisa Agra, disse que tem uma proposta para a classe, mas que não pode apresentar neste momento por conta do período eleitoral.
Para resolver a situação, o hospital marcou uma reunião com diretores de outros hospitais da cidade, com promotores do Ministério Público e representantes das secretarias de saúde do município e do Estado na próxima sexta-feira (31). A Secretaria de Saúde do Estado informou que vai apresentar um projeto para solucionar os problemas nesta reunião. "O atendimento está travado. Então, se ficar com briga entre estado e município e nada for feito, o povo vai morrer", argumentou o presidente da Cooperativa dos Cirurgiões de Campina Grande, Jean Almeida.
G1

Everaldo Pontes participa de sessão especial no Tintin Cineclube na PB


Everaldo Pontes em cena do filme Superbarroco que será exibido no Tintin Cineclube em João Pessoa (Foto: Divulgação)Everaldo Pontes em cena do filme Superbarroco
que será exibido no Tintin (Foto: Divulgação)
O ator Everaldo Pontes vai estar presente na sessão desta quarta-feira (29) do Tintin Cineclube em João Pessoa. Após a exibição de quatro curtas-metragens que marcaram a carreira, Everaldo vai conversar com o público sobre sua vivência cinematográfica.
Nascido em Pombal, no Sertão paraibano, Everaldo é um dos atores paraibanos com maior reconhecimento nacional, tendo trabalhado em mais de 15 filmes e conquistado um Troféu Candango de Melhor Ator.
A sessão especial com os filmes e a presença de Everaldo Pontes acontece às 19h30 no Espaço Cine Digital no bairro Tambauzinho. A entrada é gratuita.
Confira os detalhes dos filmes que serão exibidos:
Verme na Alma, de Torquato Joel [exp, 4’, 1998, PB]
Alegoria sobre a relação do homem com o poder inspirada no imaginário do poeta paraibano Augusto dos Anjos.

Amor Só de Mãe, de Dennison Ramalho [fic, 20’, 2002, SP]
Numa aldeia de pescadores, acontecimentos macabros se desenrolam numa noite de satanismo, morte e orações à Nossa Senhora da Cabeça.

Superbarroco, de Renata Pinheiro [exp, 17’, 2008, PE]
A ornamentação na ruína; o escuro no claro; o silêncio na voz; o imóvel na ação.

Calma Monga, Calma, de Petrônio de Lorena [fic, 19’, 2011, PE]
Psicopata misteriosa chama a atenção da polícia e do jornalismo investigativo a partir de ataques simiescos aos varões da sociedade recifense.

Serviço
Tintin Cineclube especial com participação de Everaldo Pontes
Às 19h30 no Espaço Cine Digital, localizado na Fundação Espaço Cultural, na rua Abdias Gomes de Almeida, nº. 800 no bairro Tambauzinho
Na quarta-feira (29)
Entrada gratuita
G1

Morador de rua é encontrado morto em bairro de João Pessoa, diz polícia


Morador de rua foi encontrado morto em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Morador de rua foi encontrado morto em João
Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um homem foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (29) em João Pessoa. O cabo Maurício Pereira, do 1º Batalhão de Polícia Militar, disse que o homem era morador de rua e foi assassinado com um tiro na região da cabeça.
A polícia suspeita que o crime ocorreu na madrugada desta quarta-feira na rua Amaro Coutinho no bairro Varadouro na capital. Segundo o cabo Maurício Pereira, os moradores do bairro não souberam informar quem poderia ter cometido o crime.
A equipe da Delegacia de Homicídio esteve no local para investigar o caso. Até as 7h desta quarta-feira a vítima não havia sido identificada. O corpo foi encaminhado para Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) em João Pessoa.
G1

Morre Joacil de Britto, membro da Academia Paraibana de Letras


Joacil também foi político, jurista e jornalista (Foto: Rizemberg Felipe)Joacil também foi político, jurista e jornalista
(Foto: Rizemberg Felipe)
Morreu na manhã desta quarta-feira (29) em João Pessoa o ex-presidente da Academia Paraibana de Letras Joacil de Britto Pereira. Ele era escritor, político e jurista, foi secretário de várias pastas no Estado, deputado estadual e federal. Joacil estava internado desde o sábado (25) após sofrer um ataque cardíaco e morreu com múltipla falência de órgãos. O corpo será sepultado na Academia Paraibana de Letras, em João Pessoa, e o enterro acontece às 17h desta quarta-feira no cemitério Senhor da Boa Sentença, no bairro do Varadouro.
Joacil de Britto Pereira nasceu no dia 13 de fevereiro de 1923, em Caicó, no Rio Grande do Norte. Com nove anos de idade passou a morar em João Pessoa, capital paraibana, de onde não viria a sair mais. Estudou no Liceu Paraibano, onde fundou o Teatro do Estudante com outros colegas. Joacil era jornalista, historiador, biógrafo, memorialista e ensaísta. Tem mais de vinte livros publicados. 

O escritor também foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, e presidente da Academia Paraibana de Letras por dez anos. Pertenceu ao Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, à Associação Paraibana de Imprensa, à Academia Campinense de Letras, à Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas, da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro. Sócio da Academia de Letras de Pernambuco. Pertenceu ao Conselho Estadual de Cultura. Sócio Honorário da Academia Paraibana de Filosofia e sócio de Honra da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.
Entre as várias funções públicas exercidas, Joacil foi Secretário do Conselho Penitenciário, Relator de Anais e Debates da Assembléia Legislativa, Secretário de Governo e Chefe da Casa Civil, Secretário do Interior e Justiça e Secretário de Segurança. Foi por duas vezes deputado estadual e também por dois mandatos deputado federal.
G1

Americana ataca ex após ele se recusar a fazer sexo e vai presa


Kathleen Santos atacou o ex após ele se recusar em fazer sexo. (Foto: Divulgação)Kathleen Santos atacou o ex após
ele se recusar em fazer sexo. (Foto: Divulgação)
A americana Kathleen Santos, de 23 anos, foi presa em Spring Hill, no estado da Flórida (EUA), acusada de atacar seu ex-namorado depois que ele se recusou em fazer sexo com ela, segundo reportagem do jornal "Hernando Today".
O incidente ocorreu no sábado. De acordo com as autoridades, apesar de estarem separados, Kathleen e o ex continuam morando na mesma casa.
Com saudades, Kathleen tentou "reviver" os bons momentos, mas ficou irritada ao ter suas investidas rechaçadas.
A mulher foi acusada de agressão doméstica e levada para cadeia do condado de Hernando.
G1

Chinês manda a si mesmo pelo correio e fica preso por três horas


O chinês Hu Seng se colocou dentro de um pacote e foi enviado pelos correios no que seria um presente surpresa para a namorada, mas ficou preso por três horas e quase sufocou, segundo o "Mail Online".
Um amigo de Hu o lacrou em um pacote e postou o "conteúdo". A entrega deveria demorar 30 minutos, mas os correios confundiram o endereço e atrasaram o serviço, que demorou três horas.
Hu Seng dentro do pacote (Foto: Reprodução)Hu Seng dentro do pacote. (Foto: Reprodução)
Quando Hu chegou na casa da namorada, ela e outro amigo abriram o pacote e viram o homem desmaiado dentro da caixa. Este amigo esperava uma cena romântica e levou uma máquina fotográfica, que registrou o homem passando mal na caixa. Os dois chamaram a emergência e Hu teve que ser reanimado.
Hu relata que não conseguiu fazer um buraco na caixa porque ela era muito dura.
Os correios afirmam que, se soubessem que Hu ia fazer a brincadeira, não colocariam ele numa caixa como aquela. "Mesmo quando aceitamos a entrega de animais, eles vão em pacotes especiais onde conseguem respirar."
G1

Garota de 16 anos que matou rival com pente afro pega 10 anos de prisão


A britânica Rebecca Douglas foi condenada a dez anos de prisão após matar Julie Sheriff com um pente afro de metal dando um golpe na parte de trás da cabeça da rival, segundo o jornal inglês “The Sun”. O crime aconteceu em maio de 2011, em Battersea, na região sul de Londres. As garotas tinham, respectivamente, 15 e 16 anos.
 Rebecca Douglas (à direita) usou pente afro para matar Julie Sheriff. (Foto: Reprodução/The Sun)Rebecca Douglas (à direita) usou pente afro para matar Julie Sheriff. (Foto: Reprodução/The Sun)
Na sentença proferida pelo juiz Nicholas Cooke no mês passado, o magistrado fez um alerta aos pais para que prestem atenção nos “acessórios fashion” usados pelas filhas. “O pente foi usado com uma arma letal”, afirmou.
Douglas matou Sheriff – que chegou a ficar cinco meses em coma após o ataque - depois de uma discussão no meio da rua em que acusou a vítima de espalhar que ela havia feito sexo com alguns meninos. O pente afro estava sendo usado como prendedor no cabelo da garota morta.
G1

29 de agosto: Dia Nacional de combate ao Fumo


Grupo de tabagismo é alternativa para ajudar os fumantes a deixarem do cigarro. Em Videira, grupo de 22 pessoas está recebendo atendimento
Visando conscientizar a população sobre os riscos do tabaco e a importância da prevenção, foi criado em 29 de agosto de 1986, o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A partir desta iniciativa, ano após ano, população e poder público criaram leis e medidas que busquem amenizar os problemas provocados pelo uso do cigarro. 
Hoje, o fumo é uma das principais causas de morte evitáveis no planeta. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. 
Os dados apontam ainda que 1,3 bilhão de pessoas no mundo são fumantes. Isso significa que aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina fazem uso de produtos derivados do tabaco. 
No Brasil, pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres). 
Buscando reverter essa situação, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). Esse Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes no país, e as consequentes mortes ocasionadas por doenças tabaco relacionadas. 
O programa já existe há anos e possui medidas de prevenção a iniciação ao tabagismo, proteção da população contra a exposição ambiental à fumaça de tabaco, promoção e apoio à cessação de fumar e regulação dos produtos de tabaco, por meio de ações educativas e de mobilização de políticas e iniciativas legislativas e econômicas.
Essas ações acontecem em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde. Hoje, o programa é desenvolvido em todos os Estados e vêm descentralizando as ações para seus respectivos municípios.
O resultado desta iniciativa provocou a diminuição da aceitação social do tabagismo, fazendo com que um número cada vez maior de fumantes deseje parar de fumar. Pesquisas mostram que cerca de 80% dos fumantes desejam parar de fumar, porém, apenas 3% conseguem a cada ano, sendo que desses, a maior parte consegue sozinho.
Uma das ações do programa prevê a criação dos grupos de tabagismo. Participando do grupo por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), em cada município, o fumante tem acompanhamento médico, recebe medicamentos para auxiliar no tratamento e ainda convive com outros fumantes, tudo com auxílio de uma psicóloga.



PROGRAMA EM VIDEIRA
A psicóloga do Caps de Videira, Fernanda Mattos Cence, conta que cada grupo é acompanhado durante 90 dias. Todo o tratamento é gratuito e para participar as pessoas precisam ligar no Caps e fazer a inscrição. Sempre que as inscrições preenchem o número fixo de alunos, o grupo é iniciado.
Atualmente o Caps trabalha com um grupo de 22 pessoas que iniciou o acompanhamento no mês de agosto. São quatro encontros com palestras e orientações, mais três consultas médicas onde são receitados os medicamentos. Para se inscrever basta ligar no Caps, no telefone 3566-5700.

O TABAGISMO
O tabaco começou a ser industrializado em 1840, antes, eram feitos manualmente, como os cigarros de palha. Seu consumo faz mal porque quando queima ele produz mais de quatro mil tipos de substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas. 
A dependência é ocasionada por uma dessas substâncias, a nicotina. Após a ingestão da fumaça, nosso cérebro é estimulado pelo prazer produzido por ela. Entrando em sua corrente sanguínea, a nicotina produz uma sensação de bem-estar, levando o indivíduo ao relaxamento. 
Com o passar do tempo, o fumante adquire uma doença denominada tabagismo, que é a dependência do cigarro. A partir da dependência, se torna difícil deixar de fumar, por causa dos efeitos químicos que o cigarro causa no organismo.
O maior dos malefícios do consumo de fumo é o câncer de pulmão, que responde por 90% dos casos da doença. Além desse, o cigarro também pode causar câncer de boca, mau hálito, dentes amarelados, impotência sexual, gangrena em partes do corpo (diminuição da circulação do sangue), dentre outras.
Hoje existem tratamentos com psicoterapias, acupuntura, uso de adesivos e chicletes de nicotina (que juntam pequenas quantidades da mesma no organismo até que a pessoa chegue à baixa taxa), inaladores ou sprays nasais. 
Pessoas que não fumam devem ficar alertas, pois a inalação da fumaça do cigarro, mesmo que de outra pessoa, causa os mesmos males, sendo consideradas fumantes passivas. 

VOCÊ SABIA?
• Que a fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas?
• Que o tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos?
• Que, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo?
• Que crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças?

Cadela salva dono que caiu numa ribanceira ao fugir de assalto no Rio


Um simples passeio com a cadela virou um pesadelo para o músico Sidnei Waismann, de 66 anos. O homem foi abordado por dois assaltantes e para fugir do ataque acabou se jogando em uma ribanceira em Santa Teresa, no Centro do Rio. Sidnei só foi encontrado cinco horas depois, na tarde de terça-feira (28), com a ajuda dos bombeiros e do animal de estimação que permaneceu o tempo todo por perto do seu dono, como mostrou o Bom Dia Rio.
Os bombeiros vasculharam a mata fechada. As buscas começaram quando já estava escuro. Com técnicas de rapel, eles usaram lanternas e cordas para chegar até o músico. Depois de duas horas de resgate, Sidnei saiu carregado na maca com várias escoriações e foi levado direto para o Hospital Souza Aguiar, no Centro.
De acordo com testemunhas, dois homens abordaram Sidnei Waismann para roubá-lo. Ele tentou fugir pela mata, mas foi seguido e espancado.
“Acho que foi assalto. Pelo o que ele já falou, os dois homens queriam  roubar o celular. ”, disse a empregada da irmã de Sidnei, Lucilene Guidini.
Os parentes contaram que Sidnei tinha saído no fim da manhã de terça-feira para passear com a cadela Nina e não voltou. Depois de cinco horas sem dar notícias, eles estranharam a demora e passaram a procurá-lo no bairro. Próximo ao local do desaperecimento, a  família encontrou a cadela da raça pastor alemão.
“Estava meio inseguro porque não sabia para onde o meu pai  tinha ido, a direção que tinha tomado e passei a gritar pela Nina, a nossa cachorra. Ela parece atrás de mim e me levou até o local. Meu pai é um cara bem calmo. Ele já estava achando que iria dormir ali, mas ficou aliviado quando me viu”, revelou o filho do músico, Cauã.
Segundo Paulo Sehn, caseiro da irmã do músico, a salvação foi o sinal da cadela Nina, que também ajudou nas buscas e depois que Sidnei foi resgatado.
Os suspeitos ainda não foram presos. O caso foi registrado na delegacia de Santa Teresa, mas a vítima ainda não prestou depoimento. A polícia ainda não sabe o músico teve algum pertence roubado. Ele foi transferido durante a madrugada para um hospital particular. Segundo parentes, Sidnei sofreu vários ferimentos e o estado dele é estável.
G1

Alemanha faz detonação controlada de bomba da Segunda Guerra


As autoridades da Alemanha detonaram na terça-feira (28) uma bomba da Segunda Guerra Mundial após uma tentativa fracassada de desativá-la. Os bombeiros tiveram que entrar em ação posteriormente para controlar um incêndio que teve início em um prédio da região após a explosão.
A descoberta da bomba, de 250 quilos de peso, havia obrigado a retirada durante a madrugada de 2,5 mil pessoas na cidade de Munique.
Sequência de imagens mostra a detonação controlada da bomba nesta terça-feira (28) em Munique (Foto: AFP)Sequência de imagens mostra a detonação controlada da bomba nesta terça-feira (28) em Munique (Foto: AP/Simon Aschenbrenner/DAPD)
A bomba foi localizada na véspera durante uma construção no bairro de Schwabing, onde a polícia e os bombeiros evacuaram todos os habitantes em um raio de 300 metros.
Os moradores dos edifícios próximos ao local da detonação só poderão retornar às suas casas depois que os analistas verifiquem - à luz do dia - possíveis danos nos imóveis como consequência da explosão controlada.
Bombeiros tentam controlar um incêndio que teve início com a detonação da bomba em Munique (Foto: AP/Berufsfeuerwehr Muenchen/DAPD)Bombeiros tentam controlar um incêndio que teve início com a detonação da bomba em Munique (Foto: AP/Berufsfeuerwehr Muenchen/DAPD)
Bombeiros tentam controlar um incêndio que teve início com a detonação da bomba em Munique (Foto: AP/Berufsfeuerwehr Muenchen/DAPD)Bombeiros tentam controlar um incêndio que teve início com a detonação da bomba em Munique (Foto: AP/Berufsfeuerwehr Muenchen/DAPD)
Foto de jornal local mostra bomba encontrada em Munique (Foto: Reprodução)Foto de jornal local mostra a bomba encontrada em Munique (Foto: Reprodução)

Tcheco é 1º a sobreviver com bombas de sangue no lugar do coração


O paciente Jakub Halik, de 37 anos, foi apresentado nesta quarta-feira (29) em Praga, na República Tcheca, como o primeiro caso de sucesso na substituição do coração por duas bombas mecânicas de sangue, chamadas de HeartMate II.
Jakub Halik participa do anúncio no hospital de Praga (Foto: David W. Cerny/Reuters)
O homem sofria de insuficiência cardíaca. Uma coletiva de imprensa foi organizada no Instituto de Medicina Clínica e Experimental (Ikem, na sigla em tcheco), onde imagens da operação e ilustrativas do funcionamento das bombas foram apresentadas.
Halik foi submetido à cirurgia em 3 de abril deste ano. O mesmo procedimento havia sido tentado por cirurgiões cardíacos em um paciente no Texas (EUA), mas ele acabou morrendo uma semana depois.
Halik (esq.) é visto ao lado do professor Jan Pirk, responsável pela cirurgia, durante a coletiva de imprensa (Foto: David W. Cerny/Reuters)Halik (esq.) é visto ao lado do professor Jan Pirk, responsável pela cirurgia, durante a coletiva de imprensa (Foto: David W. Cerny/Reuters)
Foto de 3 de abril mostra as bombas de sangue instaladas no lugar do coração de Halik (Foto: Reuters)Foto de 3 de abril mostra as bombas de sangue instaladas no lugar do coração de Halik (Foto: Reuters)

Veja cuidados para compra de carro na reta final do IPI mais baixo


A última semana do desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros — isso se o governo não decidir prorrogar o incentivo — começou com feirões e promoções organizadas pela maioria das montadoras. Mas o consumidor precisa ficar atento para não ser ludibriado pelo já velho marketing do "aproveite o fim do IPI”. O principal cuidado é que, se um carro não estiver disponível para pronta entrega, o cliente corre o risco de ter de pagar o preço "cheio". O desconto vale até esta sexta-feira (31), mas o governo ainda vai discutir com as montadoras a necessidade de aumentar o prazo.
O IPI é cobrado no momento do faturamento, que ocorre quando o carro sai da fábrica, após o pedido da loja. Segundo o Procon-SP, é direito do consumidor saber a data de faturamento e, para evitar surpresas, o ideal é deixar por escrito no contrato se o estabelecimento se compromete a repassar o desconto no IPI independentemente de quando o carro seja faturado ou se o comprador terá de pagar a diferença, caso o imposto volte às alíquotas normais nesse meio tempo.
Quando é cobrado o IPI?Veja abaixo perguntas e respostas sobre a compra na última hora.
O IPI é cobrado no momento em que o carro sai da fábrica, após a loja fazer o pedido, o que geralmente ocorre de acordo com a demanda por aquele modelo e versão. Segundo o advogado tributarista André Mendes Moreira, normalmente a concessionária é apenas intermediária da venda, havendo faturamento direto na montadora.

E se o carro chegar só depois do dia 31?
Há relatos de fila de espera de mais de 1 mês por alguns modelos. Se o veículo sair da fábrica para o concessionário antes do próximo dia 31, prazo previsto para o fim do desconto no IPI, ele já terá sido faturado. Ou seja, ainda que demore mais um tempo para chegar até a loja por alguma circunstância diversa, deverá ser cobrado o valor com IPI menor. Caso o veículo seja faturado após a medida do governo expirar, o valor cobrado será com o IPI cheio.

arte ipi carros (Foto: Arte G1)
Como ter certeza de que não haverá cobrança extra?
A diretora de atendimento e orientação ao consumidor do Procon-SP, Selma do Amaral, afirma que o cliente deve se certificar junto ao fornecedor se a compra será ou não ainda com a isenção do IPI e fazer isso constar em contrato ou proposta.

"O consumidor pode e deve exigir a comprovação da data do faturamento [para saber se terá ou não a vantagem do IPI mais baixo]", explica. Se o comprador tiver dificuldade para confirmar essa data, a diretora do Procon-SP diz que ele deverá exigir por escrito a promessa de aquisição ainda com desconto. Também é importante constar desse contrato a data prevista para entrega do veículo e quaisquer outras condições de compra e venda acertadas entre as partes.
Vale a pena aproveitar o desconto no IPI para comprar um carro mais equipado ou mais potente?
Se for considerar apenas o desconto do IPI, os modelos de menor cilindrada, porém mais equipados, levam vantagem. Isso porque, quanto mais potente o carro, mais IPI será cobrado nele (veja a tabela ao lado).

Para os especialistas, deve-se considerar o tipo de uso do carro. Quem fica a maior parte do tempo no trânsito deve dar preferência para um modelo mais equipado, aconselha o consultor de finanças pessoais Alexandre Lignos. “Se 95% do tempo a pessoa fica no trânsito na cidade e, eventualmente, vai viajar, então não precisa de um modelo 2.0. Vale a pena pegar um carro mais equipado, com ar-condicionado, direção elétrica e câmbio automático, por exemplo”, opina.
Quais são as "armadilhas" do IPI mais baixo?
Os consultores alertam para o risco de entrar na "onda" de comprar um carro zero somente por causa do IPI mais baixo. Fabio Gallo Garcia, do PEC-FGV (Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vagas), diz que o desconto só valerá a pena para quem já tem o dinheiro poupado, para pagar à vista, ou tem condições de assumir no orçamento a dívida do financiamento.

“O governo deu injeção para o IPI ser repassado ao consumidor, mas economizar R$ 1 mil para ficar cinco anos pendurado em dívida não vale a pena”, ressalta. É importante colocar no cálculo, para saber se o carro "cabe no bolso", despesas como combustível, impostos, revisões, seguro etc.
Além disso, é preciso calcular se o IPI é descontado da forma correta. “O importante é garantir que aquele R$ 1 mil de desconto, que seja, vá para o bolso do cliente e não seja repartido com a concessionária. Por exemplo: o carro custava R$ 26 mil antes do desconto e agora está custando R$ 25 mil, só que era para ser cobrado apenas R$ 23 mil. Ou seja, a concessionária fez margem de lucro com isso", alerta Garcia.
Como saber se a loja cobra o preço certo?
Modelos que acabaram de ser lançados costumam ser mais caros e eventualmente são vendidos com sobrepreço por algumas lojas. Para ter uma base e negociar, verifique o valor sugerido pela montadora no site da mesma. Em geral, os preços variam por região, em virtude do frete, mas até essas diferenças costumam ser indicadas nas páginas das fabricantes na internet. Há ainda a variação do ano/modelo: muitas montadoras já vendem a linha 2013, algumas com reajuste de preço em relação à 2012.

Veja abaixo, os valores sugeridos pelas fabricantes para versões de entrada dos modelos mais vendidos no Brasil entre janeiro e julho, de acordo com o ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Uma versão dessa tabela foi publicada peloG1 em maio, quando começou o desconto no IPI. Ao atualizar a lista, na última sexta (24), a reportagem encontrou vários modelos com preços novos, referentes à linha 2013. Houve ainda versões de entrada extintas que deram lugar a outras mais equipadas, porém, com preço mais alto.
Ranking
de 2012
ModeloPreço antigo*Preço com
novo IPI*
DiferençaRedução (%)
Volkswagen Gol G4 1.0R$ 26.960R$ 24.291R$ 2.6699,8%
 Volkswagen Gol 1.0R$ 30.970R$ 27.990R$ 2.9809,6%
Fiat Mille 1.0R$ 23.650R$ 21.360R$ 2.2909,7%
 Fiat Uno 1.0R$ 26.880R$ 24.260R$ 2.6209,6%
Fiat Novo Palio 1.0R$ 31.290R$ 28.440R$ 2.8509,1%
Volkswagen Fox 1.0R$ 32.730R$ 29.490R$ 3.2409,8%
Chevrolet Celta 1.0R$ 26.008R$ 24.468***R$ 1.5405,4%
Ford Fiesta Rocam Hatch 1.0R$ 26.900R$ 24.210R$ 2.69010%
Fiat Strada 1.4R$ 31.990R$ 31.490R$ 5001,6%
Chevrolet Classic 1.0R$ 27.573R$ 25.786***R$ 1.7876,4%
Renault Sandero 1.0R$ 29.230R$ 27.030R$ 2.2007,5%
10ºVolkswagen Voyage 1.0R$ 33.200R$ 29.990R$ 3.2109,6%
11ºFiat Siena 1.0R$ 30.680R$ 28.150R$ 2.5308,2%
12ºChevrolet Cobalt 1.4R$ 39.980R$ 38.200***R$ 1.7804,4%
13ºVolkswagen SaveiroR$ 34.340R$ 32.966R$ 1.3744%
14ºChevrolet Agile 1.4R$ 37.426R$ 36.390R$ 1.0362,7%
15ºToyota Corolla 1.8R$ 63.570R$ 59.080R$ 4.4907%
16ºFord Ka 1.0R$ 23.600R$ 21.240R$ 2.36010%
17ºChevrolet MontanaR$ 32.546R$ 30.574***R$ 1.9726%
18ºHonda Civic 1.8R$ 66.700R$ 62.990R$ 3.7105,5%
19ºNissan March 1.0R$ 27.490R$ 24.990R$ 2.5009%
20ºFord Fiesta SedanR$ 28.990R$ 26.100R$ 2.89010%
* de abril/2012;
** segundo sites das montadoras em 24/08/2012, referente ao ano/modelo mais recente;
*** para São Paulo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...