terça-feira, 4 de setembro de 2012

Aniversariante do dia


Servidores e professores do IFPB analisam movimento grevista


Estudantes fizeram manifestação (Foto: Divulgação/DCE-IFPB)Estudantes fizeram manifestação
(Foto: Divulgação/DCE-IFPB)
Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) realizaram na tarde desta segunda-feira (3) uma assembleia para discutir os rumos do movimento grevista da instituição. Segundo o sindicato da categoria, esta assembleia não teve como objetivo decidir a saída ou não da greve, mas apenas a conjuntura do movimento no estado. Durante a assembleia, alunos promoveram um apitaço em apoio aos docentes e servidores, parados desde o dia 5 de junho.

Segundo Adolfo Zinga, do sindicato dos servidores do IFPB, na próxima terça-feira deverá ser realizada uma nova assembleia em que a categoria decidirá pelo fim ou não da greve. “Com relação à proposta do governo federal para os nossos servidores, podemos garantir que é mais avançada que para os nossos docentes. Mesmo assim, fica muito aquém das nossas expectativas: pedimos uma reposição de perdas salariais de 22,8%, e o governo federal ofereceu 15,8% dividido em três anos", disse.

Ainda de acordo com Adolfo Zinga, os docentes têm reivindicações que vão além da questão salarial. “Melhores condições de trabalho e um plano de carreira decente são algumas de nossas reivindicações”, explicou.

Durante a assembleia, estudantes promoveram um apitaço em solidariedade à greve dos professores e servidores técnicos administrativos do IFPB. “Apoiamos a continuação da greve porque, ante a proposta do governo federal, que os professores consideram totalmente insatisfatória, no próximo ano teremos uma greve ainda mais forte. Nós, portanto, seremos sempre prejudicados”, afirmou Josi Mendes, estudante do curso de Administração do IFPB João Pessoa.

Participaram do protesto estudantes dos campi de Cajazeiras, Monteiro e Sousa. Esta semana ainda serão realizadas assembleias nestas três cidades, segundo o sindicato.
G1
.

Seis veículos se envolvem em engavetamento em rodovia da PB

Seis veículos se envolveram em um engavetamento na noite desta segunda-feira (3) em um trecho urbano da BR-230 que passa por João Pessoa. Segundo informações da inspetora da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Keilla Melo, o acidente aconteceu, provavelmente, por falta de atenção, uma vez que esse é o motivo mais comum quando se trata de colisões na área em frente ao Forrock. Os veículos estavam no viaduto, no sentido João Pessoa - Cabedelo. Ainda de acordo com a inspetora, ninguém ficou ferido (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Detentas ateiam fogo em colchões de presídio em Campina Grande, na PB


O Corpo de Bombeiros foi chamado para combater um princípio de incêndio na noite da segunda-feira (3) no Presídio Feminino da Penitenciária de Segurança Máxima Raymundo Asfora, o Serrotão de Campina Grande, no Agreste da Paraíba. O incêndio começou depois que detentas atearam fogo em um colchão.

Os bombeiros fizeram apenas o trabalho de reduzir as chamas e de manutenção para que o fogo não voltasse a tomar uma das celas. Uma detenta precisou ser socorrida porque havia inalado muita fumaça e estava sem conseguir respirar, mas ela foi medicada no local. Uma equipe vai realizar uma inspeção na cela nesta terça-feira (4). O presídio não informou o que teria sido utilizado pelas detentas para provocar o incêndio.
Duas equipes do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) foram enviadas para o local para conter as chamas. Ao chegar no local, o fogo já havia sido parcialmente controlado por agentes penitenciários, que utilizaram mangueiras e baldes com água para evitar que o fogo se alastrasse.
G1

Criança morre atropelada após cair de caminhão no Agreste da Paraíba


Uma criança de 10 anos de idade morreu na noite da segunda-feira (3) após cair de um caminhão e ser atropelada por outro carro em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. De acordo com o 2º Batalhão do Bombeiros Militar, o garoto estaria pendurado na parte de trás da carroceria do caminhão, se segurando para pegar carona.

O garoto estaria brincando na companhia de um colega. "A brincadeira de pegar carona se pendurado em carroceria de caminhões é muito arriscada, mas bastante comum aqui no estado, infelizmente", disse o major Eduardo Jorge, comandante da 3ª Companhia de Polícia de Trânsito (Cptran).
Em um determinado momento o menino se desequilibrou e caiu em uma rua do bairro Bela Vista. Um carro que seguia atrás do caminhão não conseguiu desviar e atropelou a criança, que morreu ainda no local. De acordo com o Núcleo de Medicina Legal (Numol) de Campina Grande, o pneu do carro atingiu a cabeça da vitima.
G1

Jovem aparece nu e atrapalha entrevista de casal para TV nos EUA


Um jovem apareceu nu e atrapalhou uma entrevista que o casal Eva Halpain e John Manassel dava à emissora de TV "Kare" no último sábado.
Jovem apareceu nu e atrapalhou entrevista da emissora de TV 'Kare'. (Foto: Reprodução/kare)Jovem apareceu nu e atrapalhou entrevista da emissora de TV 'Kare'. (Foto: Reprodução/kare)
Eva e John falavam sobre a queda de uma árvore que destruiu sua casa em Benton, no estado da Louisiana (EUA), quando o jovem surgiu sem roupa.
Eva Halpain e John Manassel falavam sobre a queda de uma árvore que destruiu sua casa em Benton. (Foto: Reprodução)Eva Halpain e John Manassel falavam sobre a queda de uma árvore que destruiu sua casa em Benton. (Foto: Reprodução)
A polícia foi chamada por vizinhos, e o jovem identificado como Nathaniel Koba, de 22 anos, foi detido por exposição indecente.
Nathaniel Koba, de 22 anos, foi detido por exposição indecente. (Foto: Reprodução)Nathaniel Koba, de 22 anos, foi detido por exposição indecente. (Foto: Reprodução)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Inspirado por Facebook, 'Não vem com mimimi' é novo hit do 'webnejo'


Todos os memes (Foto: G1)
O nome do estúdio de Douglas Mello com seus parceiros em Ituverava (SP) não esconde a intenção do trabalho. A Fábrika Hits nasceu com um trio de compositores sertanejos movidos pelo desejo de produzir sucessos em série. Com Nando Marx e Flavinho Tinto, Douglas já registrou, segundo suas contas, 517 composições, algumas bem-sucedidas como "Vou tocar o terror", de João Bosco & Vinícius. Uma das fontes de inspiração do trio, caso da composição de "Não vem com mimimi", gravada por Gabriel Sttuck, é cada vez mais comum no sertanejo. "A gente fica muito ligado no Facebook, nas redes sociais", diz Douglas ao G1
O "mimimi" da letra não é uma gíria proveniente do norte de São Paulo. Antes de esbarrarem com as palavras da Internet, seu ambiente de origem, os compositores não conheciam a expressão, que significa "manha", "charminho". "Ficamos 24 horas na rede, procurando temas", conta Douglas. A expressão ainda ganha pontos pelo fator "tatibitate". "A gente sempre procura palavras simples, com sílabas fáceis de decorar. A famosa música ''chicletinho'", assume o compositor. "Não vem com mimimi" teve 130 mil visualizações no Youtube em 15 dias. A faixa entra no rol cada vez maior do "webnejo". São sucessos moderados ou massivos com títulos formados por expressões que já eram mania na Internet. O trending topic do webnejo "As minas pira". Ao menos quatro intérpretes piraram na frase, com destaque para Gusttavo Lima e Fernando & Sorocaba.
Gabriel Sttuck

Não vem com mimimi (Foto: Mimimi)

Gabriel Sttuck, de 22 anos, busca lugar ao sol entre novos cantores sertanejos, e foi adotado pelo Fábrika de Hitz para usar seu estúdio e uma de suas composições, "Não vem com mimimi". Sttuck conta ao G1 que já tentou compor bossa nova, pop rock e blues. Mas ele não esconde o motivo da opção pelo sertanejo: "É o que rola no momento". O sucesso no YouTube veio com a expressão que os compositores conheceram pelo Facebook. "Não esperava nada disso. Foi se espalhando muito rápido', comemora Gabriel. Assista ao vídeo de "Não vem com mimimi", com Gabriel Sttuck.
Victor & Michel e MC Maloka

Véi na boa (Foto: G1)

A música ainda não é um grande sucesso, mas os 20 mil espectadores que a dupla paulistana Victor & Michel consegiu, em parceria com o MC Maloka, já marcam o vídeo mais visto deles até hoje no YouTube. A expressão surgida recentemente em legendas de fotos disseminadas no Facebook, geralmente com cachorros assumindo discurso humano, deu nome à canção de letra e clipe bem-humorados. Assista ao vídeo de "Véi, na boa", com Victor & Michel e MC Maloka.
Cangaia

sexta sua linda (Foto: G1)

O grupo de Jequié (BA) assume o rótulo de "forró universitário", mas em tempos de predomínio da sanfona na música sertaneja, não há muita diferença entre o som do Cangaia e o de outras duplas com chapéu de caubói. A fonte da letra também é a mesma de "webnejos". A expressão "suas linda" surgiu no Twitter e logo se espalhou por outras redes sociais, com diversos fins, como celebrar o início do fim de semana. A faixa não é a única no YouTube com o mesmo título. Assista ao vídeo de "Sexta-feira, sua linda", com Cangaia.
Fernando & Sorocaba

é tenso (Foto: g1 )

"As letras de pegação não têm tanta longevidade", disse ao G1 Sorocaba, o compositor brasileiro que mais arrecadou por direitos atuais em 2011. Mesmo admitindo o prazo de validade, ele não dispensa seus "chicletinhos". Dois deles são sucessos do "webnejo". O primeiro é inspirado em expressão popularizada como legenda de sequências de fotos com o zoom em algum elemento "tenso" da figura. A mania apareceu em fóruns online e pode ser vista hoje em blogs e redes sociais diversas. Sorocaba também faz parte de "as mina pira" (veja abaixo). Assista ao vídeo de "É tenso", com Fernando & Sorocaba.
Thiago Brava e outros

as mina pira (Foto: g1)

Nenhuma expressão gerou tanto frisson na turma do "webnejo" quanto "as mina pira". A gíria que se tornou popular a partir do YouTube originou pelo menos quatro grandes sucessos sertanejos. Thiago Brava, Ronny & Rangel, Gusttavo Lima e Fernando & Sorocaba têm, cada um, sua "As mina pira", com título igual, letra e melodia diferentes, e pelo menos 1 milhão de visualizações no YouTube. Conheça "As mina pira" com Thiago BravaRonny & Rangel,Gusttavo Lima e Fernando & Sorocaba
Michel Teló, João Bosco & Vinícius

bjomeliga (Foto: G1)

A música "Ei, psiu, beijo me liga", de 2009, é precursora de dois fenômenos. O primeiro é o furacão Michel Teló. A faixa é seu grande sucesso depois de sair do grupo Tradição e antes de estourar "Ai se eu te pego" e "Fugidinha". A segunda mania que a composição antecipa é o uso de gírias da internet. "Bjomeliga" era expressão, na época, bastante usada em despedidas amorosas ou irônicas em comunicadores instantâneos e no Twitter. Assista ao vídeo de "Ei, psiu, beijo me liga", com Michel Teló  e João Bosco & Vinícius.
Para ler mais notícias de Pop & Arte, clique em g1.globo.com/pop-arte. Siga também Pop & Arte no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Telefonista chamada de 'elefante' no trabalho é indenizada em R$ 8 mil


Nahla Camila Santos lê a sentença que a indeniza por dano morais em Ribeirão Preto, SP (Foto: Adriano Oliveira/G1)Nahla lê a sentença do processo que moveu contra a empresa onde trabalhou (Foto: Adriano Oliveira/G1)
Alvo de piadas dos colegas de trabalho porque é obesa, a telefonista Nahla Camila dos Santos, de 29 anos, decidiu recorrer à Justiça e, na quarta-feira (29), aceitou um acordo proposto pela empresa onde trabalhava para receber R$ 8 mil de indenização.
Nahla, que permaneceu na empresa de mototáxi em Ribeirão Preto (SP) entre 2009 e 2011, disse que pesava 162 quilos na época – hoje pesa 130 –  e resolveu denunciar o empregador porque encontrou o desenho de um elefante na parede do banheiro utilizado pelos funcionários. Abaixo da figura estavam as letras “KA” que, segundo a jovem, faziam referência ao seu segundo nome, "Camila".
Orientada pelo escrivão, a telefonista redigiu uma carta relatando ao patrão todos os acontecimentos e pediu que ele assinasse o documento. Como, segundo ela, nenhuma atitude foi tomada, a questão foi levada à Justiça. "Eu ainda aguentei as piadas por mais três meses, até que eles me mandaram embora. E foi essa carta que provou no tribunal que eu realmente era assediada", relatou a telefonista.Primeiro ela procurou a polícia. “Sempre ouvi conversas baixinho, eles se referiam a mim com nomes pejorativos como gorda, elefantinho. Eu ficava mal, chorava e acabei procurando uma psicóloga. Foi ela que me ajudou a não aceitar as ofensas e registrar o boletim de ocorrência”, afirmou.
Na decisão do processo, o juiz Gustavo Triandafelides Balthazar considerou que "cabe ao empregador propiciar um ambiente de trabalho saudável, tomando as medidas necessárias, inclusive fiscalizadoras, para que nenhum trabalhador tenha sua dignidade abalada."
Nahla Camila recebeu indenização por ser chamada de gorda na empresa onde trabalhava em Ribeirão Preto, SP (Foto: Adriano Oliveira/G1)
Empresa
O advogado da empresa de mototáxi, Mário Nelson Perez Júnior, negou que o proprietário não tenha tomado qualquer atitude a respeito da carta escrita por Nahla. Segundo Perez Júnior, o gerente advertiu e, após reincidência, demitiu em julho de 2011 o funcionário responsável pelas piadas preconceituosas contra a jovem, antes mesmo de Nahla ter sido dispensada.

Humilhações
Nahla afirmou que o objetivo da ação judicial era lutar contra o preconceito que sofreu desde a infância por ser obesa. Segundo a jovem, após o nascimento da única filha, há 4 anos, ela entrou em depressão e engordou ainda mais, o que dificultava conseguir um trabalho.

Em uma entrevista de emprego, a gerente de uma rede de lanchonetes chegou a dizer que não poderia contratar uma pessoa “gorda” para vender lanches anunciados como saudáveis. Em outra ocasião, a dona de uma loja afirmou que os uniformes não caberiam nela.
“Eu passava em todas as etapas e nunca era contratada. Fiquei tão desestimulada que ligava nos locais e perguntava se tinham restrição em contratar pessoas obesas. Uma vez a mulher me perguntou: Mas você é gorda quanto?”
G1

Menina que nasceu sem audição aprende a falar com ouvido biônico



Menina aprende a falar após receber ouvido biônica (Foto: BBC)Emilly Small conta que dizia diariamente à filha pequena Evie que a amava, ao longo de 22 meses, mas a criança jamais ouviu a voz da mãe.
Evie nasceu com surdez profunda, mas só aos 16 meses de idade é que testes revelaram que ela não contava com o nervo auditivo, o que significava que sua única chance de vir a escutar só se daria com um implante de tronco encefálico, um tipo de ouvido biônico capaz de restaurar a audição em casos extremos de surdez.
A bebê de 23 meses de idade sofre de espectro óculo-aurículo vertebral, uma condição muita rara e sem cura que afeta os olhos, ouvidos e a espinha.
Os pais da criança, Emily e David Small, de Horndean, no condado de Hampshire, na Grã-Bretanha, só dispunham de 19 meses para realizar o implante ou encarar a perspectiva de que sua filha não poderia ouvir pelo resto de sua vida.
O procedimento precisava ser realizado antes de a criança alcançar seu segundo aniversário, porque os caminhos no cérebro começam a se fechar a partir dessa idade.
Em princípio, o casal foi aconselhado a submeter sua filha a um implante coclear - um dispositivo eletrônico, que conta com uma parte externa, formada por um microfone e um microprocessador de fala e um transmissor, e uma parte interna, com receptor e um estimulador que visa acionar o nervo auditivo.
O problema é que para Evie o aparelho não teria efeito, uma vez que ela não possui nervos auditivos.
''Isso significava que um implante cochlear não era uma opção, já que não havia por onde o som trafegar. Seria como ter um par de fones de ouvido e um aparelho de som, mas não ter um plug onde conectá-los'', relembra David Small, em referência à ausência de nervos auditivos da filha.
Única opção
Se os pais de Evie, que têm outros quatro filhos, quisessem que sua filha passasse a ouvir, um implante auditivo de tronco cerebral ou tronco encefálico, seria a única opção. Esste tipo de implante se vale de uma prótese que pretende restaurar a audição de pessoas cuja surdez impede a realização de um implante coclear.

Na ausência do nervo, a alternativa passa a ser o estímulo direto do nervo auditivo que fica no tronco cerebral.
Os pais de Evie pretendiam operar a criança na Grã-Bretanha, onde apenas duas cirurgias desse tipo foram realizadas, mas uma equipe de especialistas capaz de realizar o procedimento só poderia ser formada após as autoridades do setor de saúde locais terem obtido financiamento, o que tardaria meses.
Após terem realizado pesquisas na intenet, o casal descobriu o professor Vittorio Colletti, um especialista de Verona, na Itália, que realizou com êxito mais de 90 cirurgias de implante de tronco encefálico.
De acordo com o pai da pequena Evie, ''só mesmo dois especialistas em todo o mundo são capazes de implantar um ouvido biônico. O professor Colletti é o principal profissional do setor''.
Quando o casal recebeu a notícia de que a operação custaria 40 mil euros (cerca de R$ 81 mil) eles montaram um fundo intitulado Help for Hearing (Ajuda para Escutar), para angariar a quantia.
David Small contou ter recebido um cheque de uma pessoa de 93 anos que disse saber o que era ser surdo e uma contribuição de um doador anônimo que deu mil libras (cerca de R$ 3,2 mil).
Com a cirurgia, realizada em Verona no dia 25 de junho, Evie teve 12 eletrodos inseridos em seu tronco cerebral, que alimenta um microfone situado fora de seu crânio e que transforma sons em sinais eletrônicos que são transmitidos para o cérebro.
'Mamãe'
Apenas duas semanas após o dispositivo estar funcionando, Evie já era capaz de dizer sua primeira palavra, ''mamãe".

''Foi de partir o coração ouvi-la falar sua primeira palavra, é algo impossível de verbalizar'', contou Emily, de 37 anos, a mãe de Eve.
Ela agora é capaz de ouvir uma vasta gama de frequências e está realizando terapia fonoaudiológica.
De acordo com seus pais, ela passou a ser capaz de ouvir tudo, inclusive palavras, com clareza.
O autor da cirurgia disse ao casal que dentro de cinco anos a menina será capaz de falar ao telefone. Ela terá de seguir realizando terapia fonoaudiológica até os cinco ou seis anos de idade.
Os pais de Evie dizem que darão continuidade a iniciativas para angariar fundos para auxiliar crianças com problemas auditivios ou totalmente incapazes de ouvir.
Para ler mais notícias do G1 Ciência e Saúde, clique em g1.globo.com/ciencia-e-saude. Siga também o G1 Ciência e Saúde no Twitter e por RSS.
G1

Empresários querem faturar R$ 3 milhões com site de objetos usados


Ana Luiza e Tie Lima, 30 anos e 32 anos, resolveram transformar blog em negócio e lucrar (Foto: Divulgação/enjoei.com)Ana Luiza e Tie Lima, 30 anos e 32 anos,
resolveram transformar blog em negócio
(Foto: Divulgação/enjoei.com)
Após manter por três anos um blog para a venda de produtos usados como "hobby", o casal de empresários Ana Luiza e Tie Lima, 30 e 32 anos, resolveu transformar a brincadeira em lucro. Há cerca de dois meses, está no ar o enjoei.com, página que permite a qualquer internauta colocar à venda um produto que não quer mais usar. A expectativa do empresário é faturar por volta de R$ 3 milhões só neste ano.

“Era impossível atender toda a demanda. Era muita gente querendo vender, para pouca gente para operacionalizar”, explica o Lima. “Era um blog mesmo, com tecnologia e tudo manual até dois meses atrás.”

Com a alta procura, o ex-executivo, que sempre trabalhou com carteira assinada e atuava na área de e-commerce em uma grande empresa, resolveu apostar na ideia. Abandonou o emprego, conseguiu um investidor, profissionalizou a página para que deixasse de ser apenas um blog e colocou o site no ar.

Blog
“Eu queria fazer alguma coisa neste ano, estava estudando algumas possibilidades. Eu nem tinha me tocado que dentro da minha casa (...) tinha algo com potencial”, afirma Lima. “Eu saí do emprego e agora estou 100% dedicado ao negócio”.
Em 2009, o então blog nasceu porque Ana Luiza resolveu se desfazer de metade do que guardava em seu armário após Tie, namorado à época e atual marido, passar a dividir o espaço com ela. Os pertences dos dois não cabiam no móvel. “Para apartar a briga, Ana separou tudo que não usava mais e jogou na sala do apartamento. Ela disse, ‘vê aí para mim se o domínio enjoei.com.br está disponível? Enjoei, vou vender tudo isso pela internet’”, revela o empresário.

Ele conta que o domínio estava disponível e no dia seguinte o blog estava no ar. “Foi um sucesso por três anos”, disse.

Em maio deste ano o empresário resolveu investir no negócio. “Eu pensei, eu tenho um 'bussiness' que eu posso transformar, só basta eu fazer com que ele tenha um aspecto que consiga vender mais por dia, que consiga ter um sistema que mais pessoas possam enviar os seus produtos”.

Lima foi atrás de um sócio que, além de tudo, fosse um mentor para investir, que o ajudasse na parte de empreendedorismo, uma vez que o empresário sempre trabalhou como funcionário. Quem apostou na ideia foi Arnaldo Goldemberg, empreendedor ligado à Endeavor, entidade que trabalha no fomento de pequenos empreendedores.

Em 2009, o então blog nasceu porque Ana Luiza resolveu se desfazer de metade dos pertences que guardava em seu armário (Foto: Reprodução)
Produtos
Qualquer produto pode ser anunciado no site, mas as sugestões passam por aprovações. Há de tudo um pouco: roupas, calçados e objetos como óculos, relógios e acessórios. “Percebemos que as pessoas ficam estimuladas a vender pelo que está sendo vendido no próprio site. Quando entra um câmera fotográfica, por exemplo, várias pessoas também enviam produtos semelhantes”, explica.

Para anunciar, o interessado precisa se cadastrar, estipular um preço e descrever o produto – a intenção é fazer essa descrição de forma mais humana e descontraída possível, explica Tie. “A gente conta uma história, fala um pouco mias do produto. A gente quer humanizar esse processo, quer uma correlação com os produtos muito próxima”, diz.

As informações, contudo, são de responsabilidade de quem coloca o produto à venda. “A gente acompanha para ver se está tudo direitinho, se não tem ninguém dando calote em ninguém. Se tem produto quebrado, falsificado”, diz. O site cobra uma taxa de 20% mais R$ 2,15.

Segundo o empresário, a maioria dos "vendedores" chega pela propaganda boca a boca. Recentemente, os empresários também estão fazendo parcerias, como com brechós.


“No segundo mês de operação, o negócio já está rodando com o próprio caixa gerado”, disse, acrescentando que já foram registrados picos de 300 pedidos por dia. Das três pessoas iniciais, já são 15 funcionários.
Vendas
Apesar de não revelar qual foi o investimento, Lima afirma que o retorno tem sido maior do que o esperado. Recentemente, Ana também deixou o trabalho para se dedicar 100% à empresa.

"Ainda é muito cedo para eu dizer qual é minha expectativa de crescimento, mas se eu disser, eu venho crescendo 100%, 200% por mês, mas estou no estágio inicial do negócio."

Com o sucesso, Lima garante que não se arrependeu de ter deixado o emprego para apostar no negócio. “Claro que a vida quando você está trabalhando como empregado tende a ser mais confortável, mas muitas vezes você tem que fazer justamente aquilo que você acredita, que acha que vai trazer resultados para as pessoas."
G1

'Rainha da cocaína' é assassinada na Colômbia


A 'Rainha da coca' da Colômbia, Griselda Blanco, assassinada nesta segunda (3) aos 69 anos  (Foto: Reprodução)'Rainha da cocaína' da Colômbia, Griselda Blanco,
assassinada nesta segunda (3) aos 69 anos
(Foto: Reprodução)
Griselda Blanco, de 69 anos, que entre as décadas de 60 e 70 acumulou fortuna e se tornou a “Rainha da cocaína” na Colômbia, foi assassinada nesta segunda-feria (3). Ela foi baleada ao deixar um açougue em Medellin, diz a imprensa colombiana.
Segundo a polícia local, dois homens “executaram” a idosa, também conhecida por “Madrinha”, com dois tiros na cabeça. A dupla fugiu em uma motocicleta.
A polícia investiga as circunstâncias do crime. No momento do homicídio, ela estava acompanhada da nora, que nada sofreu.
'Rainha da cocaína'
A mídia colombiana informa que a “Rainha da cocaína” é responsável por cerca de 250 assassinatos no país. Seus familiares também tiveram mortes violentas, como seus dois maridos mortos por problemas com o tráfico de droga, e dois filhos mortos pelos laços com a máfia. Um outro filho segue preso nos Estados Unidos.

Griselda passou cerca de 30 anos numa prisão nos EUA, condenada por tráfico de drogas e três assassinatos. Ela foi deportada para a Colômbia em 2004.
Antes, foi pioneira na rota do tráfico entre a Colômbia e a Flórida. Mais tarde, herdou o cartel de Pablo Escobar, em Medellin.
Considerada uma das mulheres mais ricas do mundo, desde seu regresso à Colômbia ela estava longe do crime e vivia quase na clandestinidade.
Para ler mais notícias do G1 Mundo, clique em g1.globo.com/mundo. Siga também o G1 Mundo no Twitter e por RSS.
G1

PMs levaram mochila de criminosos após roubo a restaurante na Tijuca


Dois policiais militares do batalhão de São Cristóvão confessaram, nesta segunda-feira (3), que levaram a mochila que estava com criminosos que assaltaram o restaurante Brasa Gourmet, na Tijuca, Zona Norte do Rio, no dia 13 de agosto.
Segundo os policiais, os R$ 11 mil roubados do restaurante não estavam na mochila. Em depoimento na Delegacia Judiciária, eles afirmaram que só havia papel na mochila. No dia do roubo, três criminosos morreram e outros três conseguiram fugir. A mochila onde estaria o dinheiro roubado desapareceu.

No dia 29 de agosto o Comando Geral da Polícia Militar determinou a abertura de um Inquérito Policial Militar (IPM) para esclarecer o desaparecimento da sacola onde supostamente estaria o dinheiro. Segundo o corregedor da PM, coronel Waldir Soares Filho, os dois responsáveis pelo sumiço da mochila podem ser excluídos da corporação se a investigação comprovar a responsabilidade deles.


No dia 15, a Polícia Civil apresentou dois suspeitos de participação no assalto – Gilberto Nascimento Silva e Eduardo Lima Franco. Ambos foram presos durante o enterro de Ivone, que seria namorada do primeiro. O casal também é suspeito de ter participado de um assalto a uma agência do Jockey Clube, no Centro do Rio, em julho do ano passado.
Relembre o caso
Uma mulher bem vestida conhecida como Ivone Fernandes Mendonça entrou no restaurante com mais cinco criminosos e anunciou o assalto. A polícia foi acionada e houve troca de tiros com os assaltantes. A mulher e dois assaltantes morreram, os outros três conseguiram fugir. A PM apreendeu quatro armas e uma bolsa.

Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.
G1

Fim do mundo é adiado novamente; nova data é em 2060


O físico britânico Isaac Newton, descobridor da lei da gravidade, previu que o fim  mundo chegará em 2060, segundo uma exposição inaugurada hoje na Universidade Hebraica de Jerusalém.


A exposição revela novos documentos sobre o trabalho e as investigações do cientista, que viveu entre 1642 e 1727. Além da física e da alquimia, sabe-se há tempos que Newton estudou profecias apocalípticas escritas na Antigüidade.


"Newton se esforçou para decifrar o que ele considerava conhecimentos secretos, conhecimentos codificados nas escrituras sagradas de culturas antigas e de outros arquivos históricos", diz a filósofa Yamima Ben Menahem, curadora da exposição, em comunicado.


Entre os manuscritos do cientista, há um no qual ele tenta calcular o fim do mundo segundo o livro do profeta Daniel, no Antigo Testamento, e chega à conclusão de que ele acontecerá no ano 2060. Cuidadoso, o físico escreveu que não era possível ter 100% de certeza a esse respeito. "Pode acontecer mais tarde, mas não vejo motivo para que aconteça mais cedo" com base no livro de Daniel, afirma Newton. 


Os documentos da exposição "Os segredos de Newton" pertencem à Biblioteca Nacional de Israel, situada no campus de ciências da Universidade Hebraica. Chegaram lá em 1969, doados pelo filantropo judeu Abraham Shalom Yehuda, que os tinha comprado em 1936 em um leilão em Londres.


"Newton abordou esses estudos com a mesma meticulosidade demonstrada em seu trabalho como cientista", diz Menahem. "Os tesouros dessa mostra nos convidam a repensar dicotomias tradicionais como antigüidade e modernidade, ciência e religião, racionalidade e irracionalidade."
G1 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...