quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Três homens são assassinados na região metropolitana de João Pessoa


Dois homens foram assassinados em Santa Rita, na Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)Dois homens foram assassinados em Santa Rita
na terça-feira (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Três rapazes foram assassinados na noite da terça-feira (4) na região metropolitana de João Pessoa. De acordo com a polícia, um duplo homicídio foi registrado no município deSanta Rita. Já em João Pessoa, um adolescente de 16 anos foi morto a tiros. Até as 7h desta quarta-feira (5), os autores dos crimes não haviam sido capturados pela polícia.
 O duplo homicídio ocorreu por volta das 19h no bairro Várzea Nova em Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa. O delegado Odilon Amaral, da 6ª Distrital em Santa Rita, disse que, segundo o relato de testemunhas para polícia, dois homens que estavam a pé se aproximaram das vítimas na rua Francisco Soares e dispararam várias vezes.
Adolescente é morto no Bairros dos Estados em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um jovem de 20 anos e um outro homem que não foi identificado foram atingidos pelos tiros e morreram no local. De acordo com o delegado Odilon Amaral, a família do jovem de 20 anos afirmou que o rapaz não tinha envolvimento com o tráfico de drogas e que também desconhecia o motivo do crime. A polícia segue investigando o caso.
Já em João Pessoa, um adolescente de 16 anos foi assassinado a tiros na noite da quarta-feira no Mercado Público do Bairro dos Estados. De acordo com testemunhas, um homem em uma motocicleta de cor preta foi visto no local atirando contra o adolescente. A polícia segue investigando o caso.
G1

Após quase três meses, termina greve do IFPB de Campina Grande, na PB


Após quase três meses, os 150 servidores, aproximadamente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) do campus de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, decidiram encerrar a greve. A decisão foi tomada em assembleia na tarde da terça-feira (4) e os professores e técnicos da instituição definiram que voltam ao trabalho a partir da segunda-feira (9), mas as aulas só serão retomadas no dia 17 deste mês.

Em
 João Pessoa, os servidores do IFPB realizaram uma assembleia na segunda-feira (3) e decidiram pela continuação do movimento, contrariando orientação do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). Uma nova reunião está marcada para o próximo dia 12. Já no campus de Cabedelo, uma assembleia será realizada nesta quarta-feira (5) para definir o futuro da greve.Os servidores estavam com as atividades paralisadas desde o dia 13 de junho e mais de dois mil estudantes estavam sem aula. Apesar do fim do movimento grevista, os professores informaram que vão continuar mobilizados lutando por melhorias, mas que entenderam que era a hora de voltar. Os servidores reivindicam a reestruturação da carreira, aumento salarial de aproximadamente 22,08% e garantias da previdência, além da melhoria nas condições de trabalho e o repasse de 10% do PIB nacional para educação.
Além do IFPB, alunos de outras instituições públicas federais no estado sofrem com os movimentos grevistas. Já são 112 dias da greve dos professores das universidades federais da Paraíba e de Campina Grande (UFPB e UFCG). Na primeira, mais de 40 mil alunos estão sem aulas e na UFCG são quase 25 mil estudantes prejudicados. Os professores reivindicam, entre outras coisas, melhores salários e que os níveis de carreira da classe sejam uniformizados, que exista apenas um nível. Atualmente, são 17.
G1

Veículo derruba poste e interrompe via de João Pessoa


Veículo se chocou contra o poste que caiu, interditando a via (Foto: Walter Paparazzo G1/PB)Veículo se chocou contra o poste que caiu, interditando a via (Foto: Walter Paparazzo G1/PB)
Um poste foi derrubado por um veículo na madrugada desta quarta-feira (5) na rua Naldo da Silva Coutinho, no bairro do Castelo Branco, em João Pessoa. Com o acidente, outro poste também foi danificado devido a forte tensão da fiação. De acordo com a assessoria de Energisa, concessionária de energia da Paraíba, o acidente deixou 208 residências com o abastecimento de energia interrompido.

Já a assessoria da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) disse que todas as câmeras do local apagaram devido ao acidente, fazendo com que não fosse possível identificar como o acidente ocorreu. “O poste interrompeu o fluxo por um tempo, mas de acordo com nossas equipes de campo, a via já foi liberada e os carros estão passando normalmente”, disse.
A assessoria da Energisa informou que a equipe foi acionada por volta das 4h da madrugada. “Um veículo preto se chocou contra o poste que acabou caindo. A equipe se dirigiu ao local e continua lá, fazendo a remoção dos postes. A previsão é que as 208 casas que ficaram sem luz, tenham o serviço normalizado por volta das 10h30”, informou a assessoria.
G1

'Aeromoça' surpreende passageiros ao ensinar a usar camisinha


Em uma campanha marketing, uma empresa de preservativos da Polônia surpreendeu os passageiros de um voo. Em vez das instruções de segurança, a "aeromoça" ensinou os passageiros a colocar corretamente a camisinha.
O vídeo foi publicado no YouTube e já teve mais de 395 mil visualizações. Assista.
'Aeromoça' ensinou os passageiros a colocar corretamente a camisinha. (Foto: Reprodução)'Aeromoça' ensinou os passageiros a colocar corretamente a camisinha. (Foto: Reprodução)
Vídeo foi publicado no YouTube e já teve mais de 395 mil visualizações. (Foto: Reprodução)Vídeo foi publicado no YouTube e já teve mais de 395 mil visualizações. (Foto: Reprodução)
Alguns passageiros riram da situação. (Foto: Reprodução)Alguns passageiros riram da situação. (Foto: Reprodução)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

'Cão mais obeso' do Reino Unido fará dieta especial para perder peso



Considerado o cão mais obeso do Reino Unido, o labrador "Alfie" passará por uma dieta especial para perder peso.
Labrador 'Alfie' passará por dieta especial para perder peso.  (Foto: Reprodução/RSPCA)
O animal de 12 anos de idade foi entregue à Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade aos Animais (RSPCA) depois que seu dono não conseguiu controlar sua alimentação.
"Alfie" estava pesando 80 quilos quando ele chegou ao centro da RSPCA em Leybourne, no Reino Unido.
O cão está tão gordo que foram necessárias quatro pessoas para levantá-lo.
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1


Juiz autoriza detento a mudar de sexo nos EUA


Um juiz federal de Massachusetts autorizou nesta terça-feira (4) um preso transexual a realizar uma cirurgia para mudança de sexo, mas sem explicar se após a intervenção ele permanecerá entre os homens ou será transferido para uma penitenciária feminina.
Michelle Kosilek, nascida com o nome de Robert Kosilek, cumpre prisão perpétua pelo assassinato de sua mulher e solicitava há 12 anos na Justiça o direito de mudar de sexo para resolver seu "problema de indentidade sexual".
Por decisão do juiz Mark Wolf, as autoridades penitenciárias de Massachusetts deverão tomar "imediatamente todas as medidas necessárias" para que Kosilek possa ser submetida a uma operação de mudança de sexo "o mais rápido possível".
O juiz destaca que a cirurgia é "o único tratamento apropriado" para a "necessidade médica imperativa" da detenta, respondendo aos seus direitos constitucionais previstos na 8ª Emenda sobre a proteção diante de "punições crueis".
Michelle Kosilek em 15 de janeiro de 1993 (Foto: AP)Michelle Kosilek em 15 de janeiro de 1993 (Foto: AP)
As autoridades penitenciárias negavam a cirurgia alegando que Kosilek, uma vez operada, corria o risco de se tornar objeto sexual dos demais detentos, mas o juiz rebateu afirmando que cabe ao Estado protegê-la.
"O tribunal não decide neste momento onde Kosilek deverá ficar presa após a operação", diz a sentença, que também não informa quem pagará os custos da cirurgia.
g1

Síria tornou-se um 'Estado terrorista', diz premiê da Turquia


O primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, disse nesta quarta-feira  (5) que o presidente Bashar al-Assad criou um "Estado terrorista" na Síria e expressou novamente frustração com a falta de consenso internacional sobre o caos no país vizinho.
"Os massacres na Síria, que ganharam força com a indiferença da comunidade internacional, continuam aumentando", Erdogan afirmou durante uma reunião de seu partido, o AKP. "O regime na Síria tornou-se um Estado terrorista".
A Turquia está lutando para lidar com a entrada de cerca de 80 mil refugiados sírios em seu território e tem pressionado repetidamente por uma zona de segurança dentro da Síria protegida por forças estrangeiras, mas a proposta teve pouco apoio internacional.O governo turco inicialmente cultivava boas relações com a administração de Assad, porém Erdogan se tornou um dos críticos mais ferrenhos do presidente sírio desde o início de um levante contra Assad há 17 meses.
A Turquia acusa Assad de fornecer armas para os insurgentes do grupo curdo PKK, que luta contra as tropas do governo no sudeste turco há quase três décadas, e levantou a possibilidade de uma intervenção militar na Síria caso a PKK vire uma ameaça.
Assad negou que a Síria tenha permitido que militantes do PKK operem dentro de seu território, perto da fronteira com a Turquia.
O PKK é classificado como uma organização terrorista pela Turquia, Estados Unidos e União Europeia.
Arte entenda Síria 31/08 (Foto: Editoria de Arte / G1)

Aniversariante do dia



Michelle pede voto para Obama ter mais tempo para fazer mudanças


A primeira-dama dos Estados Unidos,Michelle Obama, defendeu com firmeza nesta terça-feira (4) seu marido e candidato à reeleição, o presidente Barack Obama, durante a convenção democrata, em Charlotte, na Carolina do Norte.
Em seu discurso, Michelle disse que Obama "conhece o sonho americano porque o viveu" e em cujas promessas se pode confiar porque mantém as convicções que o levaram à Casa Branca. "Barack Obama continua sendo o mesmo homem por quem me apaixonei", afirmou Michelle em um emotivo discurso durante a jornada inaugural da convenção democrata.
Da mesma forma que sua avó, inclusive nos momentos mais difíceis, o presidente olha para frente "com paciência e sabedoria", e "me lembra que estamos em um jogo longo, que a mudança é dura e lenta, e nunca acontece de repente", ressaltou a primeira-dama.
Michelle Obama durante a abertura da convenção democrata nesta terça-feira (4) (Foto: Charles Dharapak/AP)
Radiante com um vestido fúcsia, Michelle ofereceu um discurso muito pessoal e lembrou as "alegrias simples" da família como ver um jogo de futebol no sábado ou ir à casa da avó no domingo quando viviam em Chicago.
Como mãe de Malia e Sasha, disse que há quatro anos estava "segura que (Obama) seria um presidente extraordinário", mas lhe preocupava como impactaria em suas duas filhas a mudança à Casa Branca.
"Barack e eu fomos criados por famílias que não tinham muito em termos de dinheiro ou posses materiais, mas que nos deram algo muito mais valioso, seu amor incondicional e seu sacrifício inquebrantável", salientou.
A avó de Obama, Madelyn Payne Dunham, "acreditava na promessa fundamental do sonho americano" da recompensa ao trabalho duro "e nos ressuscitou" com seu exemplo, declarou.
Após tantos "momentos que puseram a toda prova meu marido de uma maneira que nunca teria imaginado, vi em primeira mão que ser presidente não muda quem você é, mas revela quem você é de verdade", refletiu Michelle.
Obama "nunca esqueceu como começou" e quando se trata da reconstrução da economia, da saúde ou da educação, segundo a primeira-dama, pensa em seus valores e em dar a todas as pessoas "as mesmas oportunidades" que o ajudaram a ter êxito.
Michelle Obama, mulher do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, discursa no primeiro dia convenção Democrata. O evento formalizará a nomeação do presidente Barack Obama como candidato do partido para enfrentar o adversário republicano, Mitt Romney, (Foto: Jessica Rinaldi/Reuters)
A história dos EUA "é de inquebrantável esperança fundada na luta implacável" e isso "é o que tornou possível minha história, a de Barack e tantas outras", enfatizou Michelle
Para ler mais notícias do G1 Mundo, clique em g1.globo.com/mundo. Siga também o G1 Mundo no Twitter e por RSS.
Malia, Obama e Sasha assistem ao discurso na Casa Branca (Foto: Reuters)Malia, Obama e Sasha assistem ao discurso na Casa Branca (Foto: Reuters

Estudantes em greve protestam por falta de laboratório na UEPB


Alunos saíram com cartazes protestando por melhorias nos equipamentos da UEPB (Foto: Divulgação/Jardisson Arttemis Lira )
Alunos do curso de Odontologia do campus de Araruna da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Agreste paraibano, realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (4) por melhorias no curso. Os estudantes de Odontologia declararam greve desde a última sexta-feira (31). Todas as cinco turmas de Odontologia da UEPB em Araruna pedem a instalação de um laboratório de anatomia e de clínicas para que as disciplinas práticas possam ser aplicadas no próprio Campus.
O curso foi criado há dois anos e meio, mesmo tempo de inauguração do campus. E por conta da falta de equipamentos, alguns alunos de Araruna precisam ir ao campus de Campina Grande, distante quase 90 km para assistir aula. Uma reunião entre o comando de greve dos estudantes, reitoria e professores aconteceu nesta terça-feira (4), mas a greve foi mantida.
De acordo com o estudante da turma pioneira do curso e integrante do comando do greve, Ivan Gonçalves, a manifestação dos mais de 150 estudantes do curso é pela compra e instalação de equipamentos. “Precisamos ter contato com os ensinamentos práticos, ter um laboratório de anatomia, mas no momento estamos sem este laboratório e o pior, precisando ir para Campina Grande para que estas aulas possam ser aplicadas. O que nós deveríamos aprender ao longo do período estamos aprendendo em um única aula no laboratório do campus de Campina Grande”, reclamou o estudante de 22 anos.

“Dependemos de prazos e burocracias legais. As empresas vencedoras das licitações ainda estão dentro do prazo de entrega. Como coordenador de curso, o que posso afirma é que o nosso planejamento (pedagógico) não será comprometido. As aulas clínicas vão começar no mês de outubro”, explicou. Segundo o professor, a abertura do laboratório de anatomia depende apenas da instalação de um tanque, que já foi comprado mas que precisa de uma ligação adequada na rede de esgoto. A reforma na rede, conforme Agripino, passa pelo poder público.
O coordenador do curso de Odontologia do campus de Araruna, Gustavo Agripino, afirmou que uma reunião com a o vice-reitor da UEPB, Aldo Marciel e pró-reitores, foi realizada na segunda-feira (3) para viabilizar a instalação do laboratório e das clínicas. Segundo ele, o atraso na instalação está diretamente ligado ao prazo para entrega dos materiais por parte das empresas que venceram as licitações.
As clínicas, por sua vez, dependem da chegada de um compressor, que conforme Gustavo Agripino, deve chegar no final de setembro. “Não temos garantias de que cheguem ao final deste mês, mas de uma forma ou de outra encontraremos alternativas e as aulas clínicas serão feitas. Será justamente neste ponto, na questão das clínicas, que nós e os estudantes teremos que discutir e entrar em um consenso”, afirmou.
Estudantes em greve saíram às ruas para protestar pela falta de clínicas e laboratório no campus de Araruna (Foto: Divulgação/Jardisson Arttemis Lira)Estudantes em greve saíram às ruas para protestar pela falta de clínicas e laboratório no campus de Araruna (Foto: Divulgação/Jardisson Arttemis Lira)

Ônibus perde controle e deixa feridos em terminal na Zona Sul de SP


capelinha (Foto: Luiz Claudio Barbosa/Futura Press/AE)Acidente aconteceu nesta madrugada, no Terminal
Capelinha (Foto: Luiz Claudio Barbosa/Futura
Press/AE)
O motorista de um ônibus perdeu o controle e invadiu a plataforma na área de desembarque do Terminal Capelinha, na Zona Sul de São Paulo, por volta das 5h desta quarta-feira (5). Quatro pessoas ficaram feridas, de acordo com a SPTrans, e precisaram ser socorridas.
O motorista, o cobrador, uma mulher que trabalha em um quiosque na plataforma e um passageiro foram levados ao Pronto-Socorro do Campo Limpo. Até por volta das 7h40, a SPTrans não tinha informações sobre o estado de saúde dos feridos.
Nesse horário, a plataforma seguia interditada à espera da perícia. O ônibus, da Viação Transkuba, que faz o trajeto Terminal Capelinha/Metrô Ana Rosa, não chegava a prejudicar o fluxo de coletivos.
A SPTrans vai instaurar os procedimentos de segurança para descobrir as causas do acidente.
G1

'Ela tinha medo da violência', diz marido de morta em tiroteio no Rio




Claudia morreu na madrugada desta quarta-feira (Foto: Janaína Carvalho/G1)Muito abalado e chorando, Daniel Suares, marido da dona de casa, Claudia Lago de 33 anos, que morreu após ser baleada durante troca de tiros entre criminosos e policiais militares, disse ao G1 na manhã desta quarta-feira (5) que a esposa tinha medo da violência na cidade.
Ela foi atingida quando estava com o filho no Posto de Atendimento Médico (PAM), em Coelho Neto, no subúrbio do Rio de Janeiro.
"Ela era uma mulher muito amável e carinhosa e tinha medo da violência. Ela evitava deixar o filho na rua até tarde e evitava ir a certos lugares", contou o balconista de 32 anos, que estava no Instituto Médico-Legal (IML) à espera da liberação do corpo da mulher.
De acordo com ele, o filho de 10 anos, que estava com a mãe na unidade de saúde, já recebeu a notícia sobre a morte dela e chorou muito. Ele estava dentro de um dos consultórios do PAM, quando a mãe saiu para ir à farmácia e foi baleada. O casal estava juntos há 12 anos.
"Mais para frente que eu vou pensar em alguma coisa para fazer. Realmente não dá para uma coisa dessa acontecer dentro de um PAM, cheio de crianças e idosos", completou Daniel, que acrescentou ainda que souba da morte da esposa pela diretora da escola do filho.
Marido da Claudia chora em frente ao IML (Foto: Janaína Carvalho/G1)
A vítima estava no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, no subúrbio da cidade, onde morreu. O enterro deve ser ainda nesta quarta, no Cemitério Jardim da Saudade. Segundo a secretaria, a coordenação do PAM de Coelho Neto informou que o filho de Claudia receberá atendimento psicológico.

Assaltantes em fuga
Assaltantes em fuga invadiram o local e trocaram tiros com os PMs. Um criminoso foi baleado e morreu. O comparsa sequestrou um ônibus de excursão, que transportava cerca de 40 crianças, e mandou que o motorista o deixasse no Morro da Pedreira, em Costa Barros, no subúrbio do Rio.

"O médico que fez a cirurgia me contou que a bala entrou nela fazendo um buraco pequeno, na lateral direita do abdômen, e que saiu fazendo um rombo pela nádega esquerda dela. Segundo o médico, a bala era de grosso calibre", disse o marido, que pediu para não ser identificado na reportagem.
Cláudia Lago foi submetida a uma cirurgia, que durou quatro horas meia. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, a bala atravessou o abdômen e saiu pelo glúteo, provocando lesão óssea, obstruindo também o intestino, o reto e o baço. Após o término da cirurgia, ela foi encaminhada para leito de UTI da unidade.
De acordo com marido, esposa não foi pega como refém
O marido de Cláudia contou que, mesmo baleada, a esposa ainda conseguiu ligar para uma amiga que mora próxima ao PAM de Coelho Neto. "Ela ainda teve forças para isso, mesmo após o tiro", conta ele. A amiga chamou a filha e as duas foram até o PAM, onde ajudaram no socorro a Cláudia.

Mapa da perseguição de PMs a criminosos que terminou com uma mulher ferida no Rio (Foto: arte/G1)
Trajeto do crime
Segundo a Polícia Militar, tudo começou na Avenida Pastor Martin Luther King, antiga Automóvel Clube, quando uma equipe da PM tentou interceptar a dupla de criminosos, que estava em um Gol.

Os criminosos tentaram escapar invadindo o PAM, em Coelho Neto. De acordo com a PM, o local foi cercado e houve troca de tiros. A polícia diz que Cláudia Lago foi baleada na barriga pelos assaltantes.

Após a confusão, o outro assaltante invadiu o ônibus de excursão que saía do Colégio Interativo, vizinho ao PAM, e obrigou o motorista a levá-lo ao Morro da Pedreira, onde fugiu e liberou os reféns. O carro dos criminosos ficou próximo ao PAM com várias marcas de tiros.

Motorista lembra de momentos de pânico
Na delegacia, o motorista lembrou do momento de tensão, "Eu estava no lugar errado na hora errada", contou Marco Antônio Pereira. Ele contou que levava 40 crianças para o Norte Shopping quando foi abordado. O criminoso  mostrou a arma para o motorista e indicou um caminho que seria de uma boca de fumo. “Ele disse que não queria machucar ninguém, só queria fugir”. Após chegar ao local indicado pelo suspeito, Marco retornou ao colégio com as crianças.

Atendimento será retomado quinta
O atendimento no PAM, em Coelho Neto, foi interrompido e as consultas serão reagendadas. A unidade ficará fechada nesta quarta-feira (5) para perícia. As consultas agendadas serão remarcadas por telefone.

De acordo com a secretaria, pacientes que não forem procurados devem procurar o PAM para saber a nova data na quinta (6) ou a partir de segunda (10).
Carro de assaltantes que sequestraram ônibus com crianças (Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo)
Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.
G1

Professores estaduais param atividades nos dias 5 e 6 de setembro

Os professores da rede estadual de ensino da Paraíba param as atividades nesta quarta (5) e quinta-feira (6) para mobilizar a categoria por melhorias na educação e no piso salarial.De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), a paralisação integra as atividades da VI Marcha Nacional pela Educação, que ocorre amanhã em Brasília.

Segundo Paulo Tavares, Secretário Geral da CUT-PB, representante da Sintep-PB, os trabalhadores estão reivindicando o cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério, que determina o piso de R$ 1.451, que ainda não é respeitado em vários Estado, inclusive na Paraíba. “Além disso, também estamos cobrando a aprovação da destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação até 2020”, destacou o sindicalista.

Entre as bandeiras de luta estão ainda a Aprovação do Plano Nacional de Educação, da valorização do Plano de Carreira e da normatização da Jornada de Trabalho.

As principais bandeiras da Marcha:

Piso: cumprimento integral da Lei Nacional do Piso do Magistério (Lei 11.738), que estabelece atualmente o piso de R$ 1.451, o que ainda não é respeitado por vários estados e muncípios. Garantir o anúncio do reajuste do piso para 2012, o que não ocorreu, embora o Fundeb já tenha sido oficialmente divulgado.

10% do PIB: aprovação da destinação de 10% do PIB brasileiro para a educação até 2020. O ministro da educação, Aloizio Mercadante e a presidenta Dilma Rousseff, defendem a aplicação de 100% dos royalties do petróleo na educação para o cumprimento da meta.

PNE: aprovação integral no Senado do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10), já formulado e debatido por uma Comissão Especial. Atualmente o PNE enfrenta recurso, revendo a decisão da Comissão, que pretende levá-lo para votação na Câmara dos Deputados. A CNTE defende o cumprimento do acordo e a votação direta no Senado Federal.

Da redação, com Ascom da CUT
Fonte: czagora
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...