domingo, 16 de setembro de 2012

Cientistas querem conhecer seres microscópicos que vivem na areia


Ir à praia deixou de ser apenas uma maneira de diversão e descanso para cientistas da Universidade de São Paulo (USP).

Em vez de apenas colocar a cadeira e os pés na areia para descansar, eles decidiram investigar a vida que existe entre os grãos de sedimentos.

O objetivo dos pesquisadores do Centro de Biologia Marinha da USP (Cebimar) é divulgar a existência de seres minúsculos, impossíveis de serem vistos a olho nu e inofensivos a humanos, mas que podem ser grandes colaboradores na manutenção da qualidade da água e na indicação de problemas ambientais, como a poluição de ambientes marinhos.
“São seres importantes  e são aplicados em diferentes processos, como a decomposição de matéria orgânica e na remineralização (reciclagem de nutrientes), função importante para alimentação de espécies como os fitoplânctons", explica Fabiane Gallucci, pós-doutoranda em Biologia Marinha no Cebimar e uma das autoras do vídeo “Vida entre grãos”, elaborado pela instituição para explicar a meiofauna ao público em geral (veja o vídeo na íntegra aqui).São organismos menores que um milímetro que vivem em um ecossistema chamado de meiofauna. De cores e formatos diferentes, alguns até com aparência assustadora, esses pequenos bichos podem ser encontrados em qualquer parte dos oceanos. Já são 15 mil espécies descobertas, o que representa cerca de 10% do total esperado -- ou seja, há muito que descobrir.
Para exemplificar a quantidade de organismos que podem ser encontrados em uma pequena quantidade de sedimentos, Fabiane afirma que se uma pessoa encostar a mão na areia da praia e verificar a existência de grãos na palma da mão, nessa pequena quantidade podem existir, pelo menos, 600 “bichinhos” de diferentes espécies. Mas não se preocupe, porque esses bichos não são parasitas humanos.
ácaro (Foto: Cebimar/USP)Espécie de ácaro que é encontrado em sedimentos marinhos (Foto: Cebimar/USP)
Qualidade do ambiente
Em projeto realizado no Litoral Norte de São Paulo, os pesquisadores querem verificar como essas espécies podem contribuir para monitorar a qualidade da água.

Análises feitas no Canal de São Sebastião, faixa de mar existente entre as cidades de São Sebastião e Ilhabela usada como rota de navios, vão ajudar os cientistas a melhorar a aplicabilidade dessas espécies para verificar os níveis de poluição naquela área.

Segundo Fabiane, o canal de São Sebastião sofre com a emissão de esgoto doméstico das duas cidades (lançados no mar) e com a contaminação por meio de tintas utilizadas em navios. "Os organismos da meiofauna funcionariam como bioindicadores dos poluentes. Alterações de comportamento das espécies poderiam indicar problemas, (...) mas o que estamos fazendo no momento são testes", explica.
De acordo com Álvaro Migotto, vice-diretor do Cebimar/USP, não perceber que esses organismos podem ser contaminados por algum problema ambiental representaria uma contaminação expandida para diversas cadeias alimentares. Para ele, divulgar mais detalhes sobre esse ecossistema no Brasil é uma forma de incentivar a pesquisa, já que existe, segundo ele, pouco material sobre o assunto.
G1
molusco-gastrópode_aa (Foto: Cebimar/USP)Exemplar de molusco-gastrópode. Olhando de longe, até parece uma baleia, mas esse organismo mede menos que um milímetro. É impossível observá-lo sem a ajuda de um microscópio. (Foto: Cebimar/USP)

Você dá 20 anos pra essa mulher? Japonesa vira notícia na Ásia e todo mundo quer saber o que ela faz para parecer tão jovem


Esta aqui é a Zhang Tingxuan. Acredite se quiser: ela já é mãe de dois filhos e, não, ela não foi uma mãe precoce. Ela tem 41 anos. Você acredita?
Esta aqui é a Zhang Tingxuan. Acredite se quiser: ela já é mãe de dois filhos e, não, ela não foi uma mãe precoce. Ela tem 41 anos. Você acredita?
Ela malha bastante e esse é um dos segredos de sua beleza! Com este rosto sem rugas e nenhuma marca de idade na pele, fica dfícil acreditar, mas é verdade.
Se ela for tentar pagar meia no cinema, além de passar batida pelo segurança, é capaz dela ganhar um pacote de bala junto com o ingresso.
Você deve estar se perguntando como ela faz isso. Se não está, deveria! Dá pra ver que ela gosta de praticar exercícios. Será que é aí que mora o segredo dela?
Ela já foi comparada com uma modelo japonesa de 44 anos, Mizutani Masako, que também aparenta ter a metade de sua idade, e vive a base de uma dieta rígida e muita academia. Será que Zhang, partilha do mesmo estilo de vida?
Todos os créditos para: Portal R7 e combateaocancer

Retirada de palmeira com rachadura fecha rua em Laranjeiras


Retirada de Palmeira Imperial (Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo)Técnicos trabalham na retirada da palmeira imperial (Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo)












A Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, está interditada desde o início da manhã deste domingo (16) no sentido de Botafogo para a retirada de uma palmeira imperial, que tem uma rachadura no tronco, informou o Centro de Operações da Prefeitura.
A árvore vinha sendo vistoriada por engenheiros florestais a pedido da Comlurb e foi constatado que ela apresentava risco para a população. Trabalham na retirada da árvore equipes da Comlurb e do Corpo de Bombeiros. No local, operadores da CET-Rio e da Guarda Municipal orientam os motoristas que vêm do Centro a desviarem pela Rua Soares Cabral, seguindo pelo Viaduto Jardel Filho, Rua Conde de Baependi e Rua Marquês de Abrantes.
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, não há previsão para a pista ser liberada ao trânsito e há retenção no trânsito no local. O local onde está à palmeira é próximo ao Palácio Guanabara.
Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.
G1

Irmã do cantor Gusttavo Lima morre aos 26 anos


A irmã do cantor Gusttavo Lima morreu neste domingo (16). A informação foi confirmada pela assessoria do artista e pelo irmão e empresário do sertanejo, Luciano. Luciana Lima, de 26 anos, morreu durante a madrugada, enquando dormia, em sua casa. Ela deixa uma filha, Laura, de 3 anos. A família ainda não sabe a causa oficial da morte, segundo a assessoria. O cantor se apresentou na noite do sábado (15), em um rodeio em Limeira, no interior de São Paulo.
Luciano afirmou que o corpo será enterrado em Minas Gerais. O caso foi registrado em uma delegacia de Polícia Civil de Aparecida de Goiânia. Segundo a polícia local, Luciana morava na cidade há quatro meses. Antes, ela vivia em Patos de Minas (MG).
* Colaborou G1 GO.
G1
Domingo (6) - Gusttavo Lima manda beijos para as fãs. (Foto: Alexandre Durão/G1)O cantor Gusttavo Lima em show de maio de 2012 (Foto: Alexandre Durão/G1)

Desfile reúne 1.500 motocicletas no Rio de Janeiro


Um desfile reuniu cerca de 1.500 motocicletas no Rio de Janeiro, neste domingo (16), informou a organizadora do evento. O trajeto de 35 km, que durou 1 hora, começou na Marina da Glória e passou por diversos pontos turísticos da cidade, como a praia de Copacabana e a Igreja da Candelária. Apesar de a maioria dos usuários de motos serem cariocas, a parada também atraiu pessoas de outras partes do país.
A motociclista, que tem habilitação para motocicletas há dois anos, participou do desfile com sua Harley-Davison. “Acho muito legal a integração, o espírito do motociclista é diferente, existe muita parceria”, diz a professora universitária.“Eu e minha amiga rodamos 900 km de moto para vir de Curitiba ao Rio de Janeiro”, explica a professora universitária Lisiane Lange, de 29 anos.
Lisiane Lange, de Curitiba, rodou 900 km para participar do desfile (Foto: Rafael Miotto/G1)
Esta união também pode ser vista em diversos casais que participaram da parada. Em alguns casos cada um com sua moto ou levando o parceiro na garupa. “Gostamos muito de andar junto”, afirma o advogado Kassin Haslan, de 36 anos. Ele teve a companhia de sua mulher, Ida Haslan, professora, de 35 anos, como passageira; eles percorreram 110 km para vir ao Rio. “O passeio foi incrível. O Rio de Janeiro é realmente uma cidade maravilhosa”, disse Ida.
O casal Kassin e Ida Raslan participam do desfile (Foto: Rafael Miotto/G1)O casal Kassin e Ida Raslan participam do desfile (Foto: Rafael Miotto/G1)
Participantes de todas as idades
Entre os que rodaram no desfile também marcaram presença motociclistas mais experientes, como é o caso do aposentado Henrique Ferreira, de 72 anos. “Foi uma sensação maravilhosa nunca tinha feito um passeio como este”, explica Ferreira. O carioca contou com a companhia de seu conterrâneo, Vitor O´hara, engenheiro de 56 anos. “Acho que foi muito legal e também serviu para divulgar as belezas da cidade”, diz O’hara.

Os amigos Vitor O´hara, de 56 anos, e Henrique Ferreira, de 72 anos (Foto: Rafael Miotto/G1)Os amigos Vitor O´hara, de 56 anos, e Henrique Ferreira, de 72 anos (Foto: Rafael Miotto/G1)
O desfile de motos fez parte da 2ª edição do Rio Harley Days que termina neste domingo. Este festival promoveu diversas atividades para os motociclistas e fãs de motos. Além de test-rides e motos expostas, tiveram apresentações de militares e shows de bandas. “O desfile funciona como o um ritual, o gran finale, para fehcar com chave de ouro nosso encontro”, explica Júlio Vitti, gerente de marketing da Harley-Davidson no Brasil.
O trajeto teve 35 km (Foto: Rafael Miotto/G1)O trajeto teve 35 km (Foto: Rafael Miotto/G1)
Para ler mais notícias do AutoEsporte, clique em g1.globo.com/carros. Siga também oAutoEsporte no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...