quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Carro capota após colisão em João Pessoa


Por volta das 16h desta quarta-feira (19), uma colisão envolvendo dois carros fez com que um dos veículos capotasse no bairro do Bessa. O Corpo de Bombeiros e o Batalhão de Trânsito foram até o local, já que o trânsito ficou lento. (Foto: Walter Paparazzo/G1)Por volta das 16h desta quarta-feira (19), uma colisão envolvendo dois carros fez com que um dos veículos capotasse no bairro do Bessa. O Corpo de Bombeiros e o Batalhão de Trânsito foram até o local, já que o trânsito ficou lento. (Foto: Walter Paparazzo/G1)
De acordo com a tenente Renata, do Corpo de Bombeiros, a motorista do carro que capotou já havia sido retirada do veículo. “Ela está consciente mas muito nervosa, e não quer ser levada para o hospital. Um médico está fazendo os primeiros atendimentos para checar se ela pode ser liberada ainda aqui no local”.  (Foto: Walter Paparazzo/G1)De acordo com a tenente Renata, do Corpo de Bombeiros, a motorista do carro que capotou já havia sido retirada do veículo. “Ela está consciente mas muito nervosa, e não quer ser levada para o hospital. Um médico está fazendo os primeiros atendimentos para checar se ela pode ser liberada ainda aqui no local”. (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

MP não denuncia Marcelinho Paraíba e caso deve ir para juizado especial


Entrevista coletiva de Marcelinho em Campina Grande (Foto: Karoline Zilah/G1)Promotor não denunciou jogador campinense
(Foto: Karoline Zilah/G1)
O Ministério Público não ofereceu denúncia contra o jogador Marcelinho Paraíba no caso em que ele é suspeito de tentar estuprar uma mulher. O promotor Marcus Leite, responsável pelo caso, disse ao G1 que, em sua avaliação, não teria existido tentativa de estupro e requereu, nesta terça-feira (18), à  5ª Vara Criminal de Campina Grande que o caso seja apreciado pelo Juizado Especial Criminal (JECrim), que julga infrações penais consideradas de menor potencial ofensivo.
O promotor recebeu o inquérito na segunda-feira (17) após quase dez meses do suposto crime decorrente de uma tentativa do atleta de beijar à força uma advogada durante uma festa na chácara de Marcelinho no ano passado.

O inquérito já havia sido entregue ao MP e devolvido à Delegada da Mulher, Herta França, três vezes. No dia 2 de agosto o promotor o devolveu pedindo a realização de um novo exame a pedido da vítima. Ela alegava que teria ficado com uma cicatriz. O exame de corpo de delito foi realizado porque, se caso ficasse comprovada a permanência de uma cicatriz, mudaria a tipificação do crime, de lesão leve para lesão grave, o que mudaria também a espécie do indiciamento. Porém, o resultado deu negativo e apontou que não há cicatriz em função do suposto ataque do jogador.
De acordo com o promotor, o inquérito indicia o jogador campinense por importunação ofensiva, decorrente de uma lesão leve. "Eu não julguei que pudesse ter havido tentativa de estupro porque foi apenas um beijo. É muito frágil acusar por essa motivação. Não tinha nem testemunha para provar isso", disse o promotor. De acordo com o Código Penal Brasileiro, o crime de tentativa de estupro pode levar a uma pena de seis a dez anos de prisão.
O promotor disse que o juiz da 5ª Vara Criminal deverá atender ao requerimento feito por ele e remeter o caso para ser avaliado pelo Juizado Especial. "Acho que afirmar que foi tentativa de estupro em função de um beijo é uma banalização", disse. Segundo ele, a competência do caso é do Juizado Especial, por se tratar de uma infração penal considerada de menor potencial ofensivo. No mesmo inquérito, amigos de Marcelinho também são indiciados por desacato a autoridade e resistência à prisão.
marcelinho paraíba (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Entenda o caso
De acordo Fernando Zoccola, primeiro delegado que atuou no caso, a suposta vítima afirmou em depoimento que o crime aconteceu de madrugada em uma festa no sítio do jogador em sua cidade natal, Campina Grande, para comemorar a ascenção do Sport, time em que jogava, à Série A do Campeonato Brasileiro. O caso aconteceu no dia 30 de novembro de 2011.

Segundo ela, Marcelinho forçou um beijo e a agrediu, puxando seus cabelos. A mulher apresentava cortes na boca e foi levada para a Unidade de Medicina Legal (UML) para ser submetida a um exame de corpo de delito.
Além de Marcelinho Paraíba, outros três amigos foram detidos durante o tumulto. Eles foram indiciados por resistência à prisão e desacato a policiais militares. Na ocasião o jogador chegou a ser preso no presídio Raymundo Asfora, o Serrotão de Campina Grande, e foi liberado após uma determinação da Justiça.
Durante as investigações o irmão da vítima, o delegado Rodrigo Pinheiro, foi afastado de suas atividades na 5ª Delegacia Distrital de Campina Grande depois de ter sido acusado pelo jogador de ter voltado à festa com a Polícia Militar e ter efetuado disparos, após ter tirado a irmã do local. Ele foi acusado de abuso de autoridade.
Em entrevista no dia da prisão do atleta, Rodrigo Pinheiro negou ter atirado e disse que, na verdade, os policiais militares efetuaram alguns disparos para cima porque estavam sendo cercados por pessoas armadas que queriam impedir a prisão de Marcelinho. "Pior que a acusação do estupro é o que o delegado fez ao atirar e dizer que Marcelinho estava armado", disse o promotor Marcus Leite.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

'Cliente não pode ser prejudicado durante greve de bancos', diz MPPB


Diretoria do Sindicato dos Bancários se reúne com procons e Promotoria do Consumidor, em Campina Grande, para traçar planos para evitar problemas para os clientes das agências bancárias durante greve. (Foto: Sindicato dos Bancários da Paraíba)Procons e Promotoria do Consumidor se reúnem
com Sindicato dos Bancários.
(Foto: Sindicato dos Bancários da Paraíba)
A Promotoria do Consumidor se reúne nesta quinta-feira (20) com os gerentes das agências bancárias, em greve desde a última terça-feira (18), em João Pessoa. Glauberto Bezerra, promotor do consumidor, adiantou que a reunião tem como objetivo prevenir possíveis problemas para os clientes, como falta de envelope para depósito, abastecimento dos caixas eletrônicos e se as máquinas oferecem opção de depósito para os clientes.
Glauberto Bezerra informou que, por enquanto, nenhuma denúncia de clientes que se sentem prejudicados chegou à Promotoria do Consumidor. “No entanto, é muito importante que o cliente que se sinta lesado procure os Procons estadual e municipal. O registro de qualquer anormalidade no período de greve é muito importante para que os órgãos de defesa do consumidor, entre eles a Promotoria, tomem as devidas providências”, salientou.
Glauberto Bezerra também enfatizou que a greve é um direito constitucional. “Mas, nós, da Promotoria do Consumidor, não podemos permitir que em nome desse direito a sociedade seja prejudicada”, acrescentou.

Reivindicação dos bancários 
Além de procurar os procons, de acordo com o promotor do consumidor, é importante entrar em contato com o Banco Central. “Com essa atitude, fica mais fácil de o cliente, caso seja lesado pela greve, entrar com uma ação de danos patrimoniais e até por danos morais”, explicou o coordenador do consumidor, que completou: “Se o cliente for penalizado com a greve, temos vários procedimentos para adotar, desde administrativos, com os procons, a firmar termo de ajustamento de conduta”, finalizou.
Os bancários reivindicam um reajuste salarial de 10,25%, o que representa um ganho real de 5%, um piso salarial de R$ 2.416,33, planos de cargos e salários para toda a categoria, mais contratações, proteção contra demissões sem justa causa, criação do 13º auxílio-refeição, entre outras reivindicações.

Marcos Henriques, presidente do sindicato dos bancários, afirmou que “a greve não é contra os clientes e usuários dos serviços bancários, mas é para que os banqueiros atendem nossas reivindicações”. 
E completou: “passamos o ano inteiro trabalhando sob condições adversas para atingirmos as metas, proporcionamos lucros aos bancos e agora estamos reivindicando nossa merecida reposição salarial”.

Na última segunda-feira (17), a diretoria do Sindicato dos Bancários e os procons estadual e municipal das cidades de João Pessoa e Campina Grande se reuniram  para traçar planos para evitar que os clientes das agências bancárias sejam penalizados durante a greve da categoria.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Escola é alvo de vândalos pela segunda vez em 15 dias na PB


Uma escola estadual da cidade deCampina Grande, no Agreste da Paraíba, foi invadida duas vezes em menos de 15 dias por vândalos. O que chama a atenção da diretoria é que em nenhum dos casos os suspeitos roubaram nada, mas danificaram a estrutura do local apenas por vandalismo. A última ação foi esta semana e alunos e professores estão assustados.
As aulas foram retomadas na quarta-feira (19) ainda em clima de temor. "Temos medo de sermos atacados quando sai do colégio, na entrada. Os pais também ficam com medo, ficam em casa pensando o que pode ter acontecido com eles se eles chegarem atrasados", relatou o estudante Cleanderson Silva.

Um Boletim de Ocorrência (BO) foi feito na delegacia do distrito, mas estudantes e professores seguem em um clima de insegurança. "Uma escola pública, onde nós estamos aqui para ensinar, educar, e estão vindo somente danificar o patrimônio público", disse a professora Maria da Penha.
A escola, que é a única do distrito de São José da Mata, foi arrombada durante a madrugada em dois fins de semana, no momento em que não há vigilantes. Nas duas situações, as salas da parte administrativa foram violadas, mas nada foi levado. Dos 25 compartimentos da escola, seis foram arrombados. Em uma das salas da administração a porta, já arrombada duas vezes, precisou ser arrancada e a secretaria passou a funcionar na sala de informática, onde grades foram colocadas.
O 2º Batalhão da Polícia Militar informou que a base da PM fica próxima à escola e que vai intensificar as rondas no local. A reportagem do G1 tentou entrar em contato com a 3ª Terceira Região de Ensino, órgão da Secretaria de Educação do Estado responsável pela gerência das escolas estaduais da cidade, mas as ligações não foram atendidas.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Candidato a prefeito joga microfone contra deputado em Roraima


Candidato a prefeito de Boa Vista agride deputado estadual com microfone (Foto: Reprodução/Youtube)As cenas da agressão foram registradas e postadas
na internet (Foto: Reprodução/Youtube)
A sessão da Assembleia Legislativa de Roraima foi interrompida na terça-feira (18), depois que o candidato a prefeito de Boa Vistae deputado estadual, Mecias de Jesus (PRB), jogou um microfone do plenário contra o deputado estadual George Melo (PSDC).
O parlamentar agredido sofreu ferimentos na mão e levou três pontos no polegar. Ele prestou queixa por lesão corporal na 1ª Delegacia de Polícia de Boa Vista e fez um exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).
A confusão começou quando o deputado George Melo leu na tribuna uma liminar da Justiça Federal determinando o bloqueio dos bens do candidato Mecias de Jesus, da esposa dele, do cunhado e do irmão, no valor de R$ 1,9 milhão.
Em seguida, o candidato a prefeito rebateu o discurso do colega. Ao deixar a tribuna, Mecias de Jesus foi em direção ao deputado George Melo e atirou o microfone contra o parlamentar. O momento da agressão foi flagrado por emissoras de TV e postado no Youtube (veja o vídeo).
Em nota enviada ao G1, Mecias de Jesus informou que se trata de um fato isolado. De acordo com o candidato, a reação foi provocada pelos “ataques sistemáticos do deputado George Melo contra sua família”.
Já o deputado negou que tenha ofendido a esposa do candidato. “Eu só tornei a decisão pública. Em nenhum momento eu atingi a moral da família dele. Aliás, a vítima fui eu. Eu que fui agredido”. George Melo prometeu ainda acionar a Corregedoria da casa, por considerar quebra de decoro parlamentar a atitude de Mecias de Jesus.
G1

Juiz manda PT suspender inserção de rádio que cita pesquisa em SP


O juiz auxiliar Manoel Luiz Ribeiro concedeu liminar na terça-feira (18) que manda o Partido dos Trabalhadores (PT) suspender a inserção de rádio na qual a campanha de Fernando Haddad cita dados de uma pesquisa Datafolha. O motivo seria o uso dos dados em desconformidade com a lei eleitoral.

O mérito ainda será julgado. Cabe recurso.  Procurada pelo G1, a assessoria do PT informou que não vai comentar a decisão.

A representação foi protocolada pela coligação "Avança São Paulo" (PSDB, PSD, PR, DEM, PV) e do candidato à Prefeitura José Serra contra a coligação "Para Mudar e Renovar São Paulo" (PT, PP, PSB, PC do B) e Haddad.
De acordo com a Justiça Eleitoral, o artigo 48 da resolução 23.370/ 2011, aponta que “na divulgação de pesquisas no horário eleitoral gratuito devem ser informados, com clareza, o período de sua realização e a margem de erro, não sendo obrigatória a menção aos concorrentes, desde que o modo de apresentação dos resultados não induza o eleitor em erro quanto ao desempenho do candidato em relação aos demais.“
Para ler mais notícias das eleições na cidade de São Paulo, clique em
G1

Hit de sul-coreano Psy tem crítica social por trás de refrão viciante


Psy e seus dançarinos reproduzem a coreografia do clipe que já teve 160 milhões de visualizações no YouTube em dois meses (Foto: Reuters/Brendan McDermid )Psy e dançarinos reproduzem a coreografia de 'Gangnam style' nos EUA  (Foto: Reuters/Brendan McDermid )












O vídeo de "Gangnam style", do rapper sul-coreano Psy, tem 220 milhões de visualizações no YouTube - número que só cresce - e é fácil dizer o porquê. Nenhuma habilidade em língua coreana é necessária para apreciar a dança do "cavalo-maluco" do artista gordinho e massivamente divertido, o refrão viciante da canção e a maravilhosamente estranha série de desventuras do vídeo.

Aqui está um olhar sobre o significado de "Gangnam style" - e sobre o homem e a vizinhança por trás do sucesso.
Por baixo da superfície engraçada e esquisita da canção que conquistou o mundo, entretanto, está um afiado comentário social sobre os novos ricos do país e Gangnam, o distrito próspero onde muitos deles vivem. Gangnam é só uma pequena fatia de Seul, mas inspira uma complicada mistura de desejo, inveja e amargura.
O lugar
Gangnam é o endereço mais cobiçado na Coreia, mas há menos de duas gerações era pouco mais do que algumas casas isoladas, cercadas por terras planas e valas de drenagem.

O distrito de Gangnam, em Seul, nos anos 80 (Foto: AP/Yonhap/Lee Sung-kyu)
O distrito de Gangnam, que literalmente significa "ao sul do rio", tem cerca de metade do tamanho de Manhattan. Cerca de 1% da população de Seul mora lá, mas a maioria dos seus moradores é muito rica. A média de preço de um apartamento em Gangnam é de US$ 716 mil, quantia que um chefe de família sul-coreano com rendimento médio demoraria 18 anos para ganhar.
Os locais de comércio e governo em Seul sempre estiveram ao norte do rio Han, nas vizinhaças em volta dos palácios reais, e muitas das famílias com dinheiro antigo ainda vivem lá.
Gangnam, entretanto, é o dinheiro novo, o beneficiário de uma explosão de desenvolvimento que começou nos anos 70.
Enquanto o preço de apartamentos de alto nível disparava durante um frenesi de investimentos em imóveis no começo dos anos 2000, proprietários de terras e especuladores se tornaram ricos praticamente da noite para o dia. As famílias ricas do distrito se tornaram ainda mais ricas.
A nova prosperidade trouxe as boutiques e clubes da moda e uma proliferação de clínicas de cirurgia plástica, mas também deu acesso a algo considerado vital na Coreia do Sul moderna: educação de alto nível na forma de prestigiadas escolas privadas. As famílias de Gangnam gastam quatro vezes em educação do que a média nacional.
A noção de que os moradores de Gangnam ascenderam não por seguir as virtudes tradicionais sul-coreanas de trabalho duro e sacrifício, mas simplesmente por viver numa região geográfica cobiçada, irrita muitos. Seus residentes, para alguns, monopolizam as melhores oportunidades de educação do país, as melhores ofertas culturais e a melhor infraestrutura, enquanto gastam alto em artigos de luxo importados para destacar sua riqueza.
Estação do opulento distrito de Gangnam, em Seul, em 2012 (Foto: AP/Hye Soo Nah)Estação do opulento distrito de Gangnam, em Seul, em 2012 (Foto: AP/Hye Soo Nah)
"Gangnam inspira inveja e desgosto", diz Kim Zakka, um crítico de música pop de Seul. "Os moradores de Gangnam são da classe alta da Coreia do Sul, mas os sul-coreanos consideram-nos egoístas, sem senso de honra".
De forma esperta e divertida, Psy trabalha com essas questões culturais.
O homem
Outros artistas de K-pop, já famosos na Coreia do Sul e pela Ásia, tentaram e falharam em atingir o mercado americano.

Então, como Psy - também conhecido como Park Jae-sang - um rapper atarracado de 34 anos, que foi multado em US$ 4,5 mil por fumar maconha depois de sua estreia em 2001, conseguiu ser o homem que ensinou Britney Spears a fazer a dança do cavalo-louco na TV americana?
"Eu não sou bonito, não sou alto, não sou musculoso, não sou magro", Psy disse recentemente no programa de TV americano "Today". "Mas aqui estou."
Ele atribuiu seu sucesso a sua "alma ou postura".
Psy, cujo nome artístico vem das três primeiras letras da palavra psicopata, sempre se definiu como um "outsider" peculiar. Mas ele é de uma família rica e foi, na verdade, criado e educado ao sul do rio Han, perto de Gangnam.
Ele é um ótimo dançarino, rapper confiante e engraçado, mas outro motivo para o seu estouro pode ser sua imagem menos polida, disse Jae-Ha Kim, uma colunista de cultura pop do "Chicago Tribune" e ex-crítica musical.
A música sul-coreana conseguiu grandes hits na Ásia com bandas de jovens bonitos, estilosos e de maquiagem, incluindo Super Junior e Boyfriend. Mas ver cantores assim "deixa os americanos nervosos", diz Kim. "As pessoas nos EUA são confortáveis com os caras da Ásia que se parecem Jackie Chan e Jet Li, que têm boa aparência, mas eles não são os equivalentes de Brad Pitt ou Keanu Reeves", diz Kim.
Parte do interesse inicial em "Gangnam style", diz Kim, foi um tipo de "mentalidade de show de horrores, em que as pessoas acham o cara engraçado. Mas então você olha para a sua coreografia e percebe que você realmente tem que saber dançar para fazer o que ele faz. Ele é realmente bom."
Psy canta e dança 'Gangnam style' no programa 'Today', da NBC (Foto: Reuters/Brendan McDermid )Psy canta e dança 'Gangnam style' no programa 'Today', da NBC (Foto: Reuters/Brendan McDermid )
A música
Psy, às vezes vestido camisas sem manga com gravatas sem nó, repetidamente desrespeita as noções populares sul-coreanas sobre Gangnam em seu vídeo.

Em vez de se divertir em boates, ele festeja com aposentados em um ônibus de turnê com luzes disco. Em vez de malhar em uma academia de primeira, ele pega uma sauna com dois gangsteres tatuados. Enquanto ele caminha com duas belas modelos, eles são atingidos no rosto com quantidades enormes de lixo e confete pegajoso. O trono de onde ele faz seu discurso hip-hop é um vaso sanitário.
A música explora a "relação de amor e ódio da Coreia do Sul com Gangnam", diz Baak Eun-seok, um crítico de música pop. O resto da Coreia do Sul vê os residentes de Gangham como tudo que Psy não é, Baak diz: bonitos por causa de cirurgias plásticas, estilosos porque podem gastar em artigos de luxo, magros graças a ioga e personal trainers.
"Psy parece um caipira. Ele está muito longe do chamado 'estilo Gangnam'", diz Baak. "Ele está parodiando a si mesmo."
O vídeo está repleto de imagens irônicas, "não de classe alta", que os sul-coreanos reconhecem, diz Bark Byoung-soo, um comentarista social que tem um blog de arte visual popular. Homens velhos jogando um jogo de tabuleiro coreano e mulheres de meia idade usando chapéus de abas largas para se protegerem so sol enquanto andam para trás - uma maneira popular de se exercitar na Coreia do Sul.
O personagem de Psy no vídeo é modelado nos heróis sem noção de filmes como "Corra que a polícia vem aí" e "Debi & Lóide", ele disse à agência Yonhap no início deste ano. Ele também disse que seu objetivo é "se vestir com classe, mas dançar de um jeito brega."
Outros veem mais do que apenas um estranho pateta.
"Psy faz algo em seu vídeo que poucos outros artistas, coreanos ou não, fazem: ele parodia o mais rico, mais poderoso bairro da Coreia do Sul", escreve Sukjong Hong, escritor a Open City, uma revista digital.
Para ler mais notícias do G1 Música, clique em g1.globo.com/musica. Siga também o G1 Música por RSS.
G1

Carlos Henrique Schroder assumirá a direção geral da TV Globo em 2013


As Organizações Globo anunciaram no início da tarde desta quarta-feira (19) mudanças na governança corporativa e na direção geral da TV. Leia a seguir a nota divulgada:
"ORGANIZAÇÕES GLOBO ANUNCIAM MUDANÇAS NA GOVERNANÇA CORPORATIVA E NA DIREÇÃO GERAL DA TV
O presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, comunicou hoje ao grupo executivo mudanças na governança corporativa das OGs e também anunciou que Carlos Henrique Schroder assumirá a direção geral da TV Globo a partir de 1º de janeiro de 2013.

Até lá, Schroder acompanhará Octávio Florisbal - atual diretor geral - em sua rotina de gestão, num processo de transição. Em janeiro, Octávio passa a integrar o Conselho de Administração das Organizações Globo, que passará por uma reformulação e terá seus membros indicados pela assembleia dos acionistas.

A sucessão vem sendo discutida entre Octávio e Roberto Irineu nos últimos anos. Foi definida também a ampliação da atuação da Área Comercial, onde Willy Haas acumulará a Direção de Negócios e de Comercialização da TV Globo, com o propósito de apoiar o desenvolvimento do modelo brasileiro de publicidade. Willy levará sua competência de negócios para as diversas áreas da empresa e substituirá Schroder em suas ausências.
O atual diretor da Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel, sucederá Schroder na Direção Geral de Jornalismo e Esportes e o novo titular da CGJ será anunciado nos próximos dias.
“Os resultados alcançados nestes dez anos na Direção Geral devo a todos os profissionais da TV Globo que comigo trabalham, especialmente aos mais próximos, Diretores Gerais, Diretores de Centrais e Executivos. Comandar um grupo de diretores e suas equipes, com tantos talentos extraordinários, tem sido para mim um privilégio e um aprendizado. Estou feliz com as decisões tomadas e por ser substituído pelo Schroder, com quem convivo profissionalmente há muitos anos. Eu reconheço nele competência, criatividade, poder de decisão e a liderança para conduzir a Globo”, declarou Octávio Florisbal em comunicado dirigido a toda a empresa.
“Na missão de conduzir a TV Globo e prepará-la para os desafios do futuro, sei que conto com companheiros qualificados, empenhados e entusiasmados: todos os profissionais e talentos dessa emissora. Ao Roberto Irineu, ao João Roberto, ao José Roberto e ao Octávio, o meu muito obrigado pela confiança”, disse Carlos Henrique Schroder.
Em anexo [leia baixo], comunicado feito por Roberto Irineu Marinho aos executivos.
Central Globo de Comunicação
Rio de Janeiro, 19 de setembro de 2012"


Segue a íntegra de comunicado feito nesta quarta pelo presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, aos executivos sobre as mudanças na governança corporativa e na direção geral da TV:
"Caros companheiros,
O difícil período vivido com a nossa reestruturação financeira em 2002 nos deixou várias lições. Desde então, temos tentado projetar nossas empresas para o futuro, fazendo com que tenham o melhor modelo de gestão possível, com transparência e responsabilidade, sempre inspirados nos nossos valores, que nos são tão caros.
Entre as medidas que estudávamos, a preparação da nova governança das nossas empresas era uma das mais importantes.
Quando as Organizações Globo tinham apenas um acionista, a governança era simples por ser centralizada, em meu pai, Roberto Marinho. Depois viemos nós, João Roberto, José Roberto e eu, com um modelo de gestão colegiada, mais tarde substituído pelo modelo atual com um Conselho de Administração e uma Presidência Executiva do grupo, por mim exercida.
Hoje, já somos 10 acionistas, número que deve se ampliar rapidamente quando os demais membros das próximas gerações atingirem 21 anos.
Era preciso, portanto, organizar uma Assembleia de Acionistas, formalizar um novo Conselho de Administração e preparar regras de gestão que nos permitissem manter as empresas saudáveis no futuro. Tudo isso foi debatido nos últimos quinze anos e está sendo implantado ao longo de 2012.
A Família Marinho permanece no controle das Organizações Globo e as ações com direito a voto passarão sempre de pai para filho. Criamos também um novo Acordo de Acionistas com várias regras. Entre elas está a que garante que os acionistas que desejarem participar da gestão das empresas só o farão se tiverem rigorosa formação profissional necessária para a função. Há também definições de como lidar com possíveis conflitos de interesse entre acionistas em todos os níveis. E muitas outras normas.
Por outro lado, no que diz respeito à Rede Globo de Televisão, ao longo dos últimos dois anos, Octávio Florisbal e eu discutimos de forma estruturada os desafios da empresa para os próximos tempos e as mudanças necessárias para poder enfrentá-los.
Queríamos aproveitar este bom momento que a Globo vive para comunicar, com muita satisfação, as mudanças importantes que ocorrerão na sua direção, a serem implantadas efetivamente no dia primeiro de janeiro de 2013.
Nessa data, Octávio Florisbal deixará a Direção Geral da Rede Globo de Televisão e passará a integrar o novo Conselho de Administração das Organizações Globo e Participações SA.
Criado há três anos, o atual Conselho de Administração é composto por João Roberto Marinho, José Roberto Marinho, Jorge Nóbrega, Pedro Carvalho e eu. Na nova Governança das Organizações Globo, o Conselho de Administração, a partir de janeiro com a presença de Octávio, ocupará o papel maior na gestão das empresas, sendo seus membros indicados pela Assembleia dos Acionistas com mandato de três anos. Eu continuarei acumulando a Presidência do Conselho com a Presidência Executiva do grupo.
Octávio entrou na Globo em 1982 como Diretor de Marketing. Em 1991, assumiu a Superintendência Comercial da Rede Globo de Televisão. Na condução efetiva da emissora desde 2004, mas tendo ocupado essa posição interinamente no biênio 2002/2003, Octávio foi responsável pela transformação da Rede Globo de Televisão numa empresa ainda mais vibrante, mais estruturada, assegurando seu papel de mídia mais importante da sociedade brasileira. Sob sua gestão, os resultados da Rede Globo de Televisão tiveram expressivo crescimento, sua liderança em audiência manteve-se consolidada e foram implementados diversos projetos criativos e de grande sucesso, com extensão para nossos afiliados.
Octávio soube posicionar a Rede Globo de Televisão de forma pioneira no uso de diversas plataformas, criando uma relação ainda mais próxima com seu público e maiores possibilidades de negócios. Tudo isso com a preservação e prática de nossos valores, com o apoio ao mercado publicitário e com o envolvimento de todos num processo verdadeiramente participativo. Temos certeza de que o Octávio, com sua grande experiência em televisão, publicidade e mídia em geral, terá imensa contribuição a dar ao Conselho de Administração das Organizações Globo, na definição das nossas estratégias e nas tomadas de decisão das questões mais relevantes dos nossos negócios.
Nesse processo de mudança, a Direção Geral da Rede Globo de Televisão passará a ser exercida, a partir de janeiro de 2013, por Carlos Henrique Schroder, nosso companheiro desde 1984 e que ocupa a Direção Geral de Jornalismo e Esporte desde 2001.
Formado em Direito e em Comunicação Social, Schroder implantou um jornalismo ágil, presente e participativo com iniciativas inovadoras como a Globo News, G1, GloboEsporte.com, Comitê de Internet, que conjugam, de forma integrada, as dimensões local e nacional, aproveitando as sinergias da nossa rede. No ano passado, sob a liderança do Schroder, o jornalismo da Rede Globo conquistou com o Jornal Nacional o Prêmio Emmy de Jornalismo, maior láurea desse segmento.
Por sugestão do Octávio, aceita por mim, e sob orientação direta dele, Schroder deixa hoje suas funções à frente do jornalismo para que possa, nesses meses até janeiro, se inteirar ainda melhor dos diversos assuntos de todas as áreas da empresa.
Será substituído na Direção Geral de Jornalismo e Esportes por Ali Kamel. Formado em Ciências Sociais e Comunicação Social, Ali está nas Organizações Globo desde 1989, primeiro no jornal O Globo, onde foi Editor-Chefe e Diretor-Executivo e, desde 2001, na Rede Globo, onde ingressou como Diretor-Executivo de Jornalismo, passando em 2009 a Diretor da Central Globo de Jornalismo. Nessas funções, participou de todas as realizações do jornalismo da Globo, sendo, portanto, um sucessor natural de Schroder.
Completando as mudanças no primeiro escalão da empresa, Willy Haas, nosso atual Diretor Geral de Comercialização, assumirá, a partir do início do ano que vem, a Direção Geral de Negócios e Comercialização da Rede Globo de Televisão. Com a ampliação de sua atuação, além de apoiar o desenvolvimento do modelo brasileiro de publicidade, Willy levará sua competência de negócios para as diversas áreas da empresa e substituirá Schroder em suas ausências.
Willy começou a trabalhar no escritório da Rede Globo no sul do Brasil em 1978 e assumiu a Superintendência Comercial em 2004. Em sua gestão, Willy ampliou enormemente nossa base de receitas publicitárias, incrementando a inteligência de mercado, a comercialização de grandes eventos, o merchandising, e preparando a empresa para a venda de publicidade nas mais diversas formas nos meios digitais.
A liderança ponderada e agregadora de Octávio na Rede Globo jamais será esquecida, e contamos com essas qualidades para enriquecer o nosso novo Conselho de Administração. Estamos certos de que Schroder, com a ajuda inestimável de Willy, dos Diretores Gerais Érico Magalhães, Manoel Martins, Fernando Bittencourt e Ali Kamel e de todos os demais executivos, saberá substituí-lo à altura, para continuarmos atendendo e surpreendendo nosso público e o mercado publicitário com qualidade, inovação e respeito, bases do nosso sucesso.
Roberto Irineu Marinho
Presidente das Organizações Globo"
G1

TJ decreta prisão de prefeito de Londrina José Joaquim Ribeiro


José Joaquim Ribeiro, prefeito de Londrina (Foto: Reprodução/RPC TV)José Joaquim Ribeiro, prefeito de Londrina
(Foto: Reprodução/RPC TV)
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) decretou a prisão preventiva do prefeito de Londrina José Joaquim Ribeiro, na noite de quarta-feira (19), em Curitiba. O prefeito é investigado pelo Ministério Público (MP) sobre o pagamento de propina na compra de uniformes escolares na cidade. Além dele, o ex-prefeito Barbosa Neto (PDT) e outras 17 pessoas são suspeitas de envolvimento na fraude. 
De acordo com o desembargador José Maurício Pinto de Almeida, a manutenção de Joaquim Ribeiro no cargo pode atrapalhar as investigações de corrupção na prefeitura. Além disso, o prefeito também estaria se aproveitando da situação para influenciar testemunhas.
José Joaquim está em licença médica e até as 7h10 desta quinta-feira (20) a prisão não tinha sido efetuada. Ele assumiu a prefeitura em agosto de 2012, após a cassação de Barbosa Neto (PDT).
O advogado dele, Paulo Nolasco, informou que o prefeito irá se apresentar na delegacia e que deve pedir a conversão da prisão preventiva para domiciliar.
Após a denúncia, o MP  também pediu o afastamento imediato de Ribeiro, que chegou a confirmar que recebeu R$ 150 mil de propina quando era vice, mas que repassou para Barbosa Neto. Barbosa, por sua vez, negou qualquer envolvimento.

Foram constatados pelo menos 29 fatos criminosos, pelos quais foi pedido o afastamento de cargo e bloqueio de bens de alguns agentes. Foram detectados pelo menos sete pagamentos irregulares, envolvendo R$ 600 mil em propina. “A entrega de valores para os agentes públicos foi sempre em dinheiro, exigência dos próprios agentes públicos, para que não fossem identificados por meio de transferência bancária, ou outra, o recebimento dessa vantagem”, explicou o promotor Cláudio Esteves.
Fraude
Segundo o MP, os agentes públicos envolvidos fraudavam as licitações com as empresas com valores altos, para que o dinheiro pudesse ser desviado para eles na sequência. Desde 2010, foram feitas três licitações para compra de uniformes, envolvendo contratos de até R$ 8 milhões.

Para ler mais notícias do G1 Paraná, clique em g1.globo.com/parana. Siga também o G1 Paraná no Twitter e por RSS.
G1

Aluno é suspeito de intoxicar 22 colegas em escola de Catalão, GO


Vinte e dois alunos de uma escola estadual localizada no bairro Pio Gomes, na cidade de Catalão, região sudeste de Goiás, foram parar no hospital com dificuldade de respirar e sintomas de intoxicação na tarde de quarta-feira (19). De acordo com testemunhas, um estudante é suspeito de ter entrado na sala, durante o intervalo da aula, e jogado nos colegas uma substância, ainda não identificada. Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) desconfia que o produto seja pó-de-mico, normalmente usado em brincadeiras entre amigos.
O adolescente Emerson Farias foi um dos alunos que precisou de atendimento médico. Depois do susto, agora ele passa bem. “Foi um cheiro muito fedorento. Aí, ficou todo mundo muito tonto. Tonto mesmo. Teve que usar máscara de oxigênio”, relata.
Os estudantes foram levados para a Santa Casa por funcionários do colégio e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Alguns alunos estavam com manchas vermelhas no corpo e muita coceira. “Vermelhidão pelo corpo, umas poucas, talvez três ou quatro, com dificuldade respiratória, olho lacrimejando muito. É uma reação tipicamente alérgica”, comenta o coordenador médico do Samu, Joelberth Cindra.
Todos os alunos já tiveram alta. O caso foi registrado pela Polícia Militar (PM) e deve ser investigado pela Polícia Civil.

Para ler mais notícias de Goiás, clique em g1.com.br/goias. Siga também o G1 Goiás noTwitter e por RSS.
G1

Tempestades matam 9 no Cone Sul


Um série de tormentas, com ventos superiores aos 100 km/h, atingiram nesta quarta-feira o Cone Sul, matando cinco pessoas no Paraguai, duas no Uruguai e outras duas na Bolívia, informaram as autoridades dos três países.
No Paraguai, quatro policiais morreram no desabamento do teto do pavilhão do Comando Logístico, na localidade de Roque Alonso, vizinha à capital Assunção. Outros 15 ficaram feridos com diferentes níveis de gravidade.
Na mesma região, uma jovem de 16 anos faleceu ao ser esmagada pela caixa d'água de um centro comercial derrubada por fortes ventos no momento em que ela esperava sua mãe e sua irmã, que faziam compras em uma farmácia, segundo a Polícia.
Militares observam nesta quarta-feira (19) destruição provocada pelas chuvas na cidade paraguaia de Roque Alonso (Foto: AFP)Militares observam nesta quarta-feira (19) destruição provocada pelas chuvas na cidade paraguaia de Roque Alonso (Foto: AFP)
"Teremos que reconstruir Roque Alonso", disse o intendente Heriberto Mármol a jornalistas.
O presidente Federico Franco visitou o quartel onde aconteceu a tragédia e transmitiu as condolências do governo aos familiares dos falecidos.
Dezenas de feridos lotaram os centros de saúde públicos e privados da capital e arredores, enquanto a cidade de Assunção e várias localidades do Departamento Central registraram cortes de energia e trânsito caótico, após ventos de mais de 140 km/h.
Segundo o ministério do Interior, 81 pessoas ficaram feridas com a tormenta, que destruiu ainda 5 mil residências no Paraguai.
O vendaval também matou um número indeterminado de gado no departamento de Ñeembucú, 300 km ao sul de Assunção, na zona de fronteira com as províncias argentinas de Formosa e Corrientes.
No vizinho Uruguai, ventos de mais de 100 km/h arrancaram árvores, bloquearam estradas e provocaram a evacuação dos prédios mais altos em Montevidéu.
No departamento de San José, duas pessoas morreram quando seu carro foi arrastado por um rio que transbordou durante a tempestade.
"Era uma ponte sem proteção e o carro foi levado pelas águas quando tentava cruzar o rio", disse à AFP o vice-chefe da polícia local, Gustavo Zenotita.
O Sistema Nacional de Emergências registrou dois feridos em um ônibus atingido por uma árvore e outro ferido na queda de um muro em Montevidéu. A tormenta deixou ainda 140 mil pessoas sem eletricidade no Uruguai.
Na Bolívia, uma mulher e seu filho morreram quando as águas levaram seu carro na região de Santa Cruz, informaram os bombeiros.
G1

Robô Curiosity encontra pedra em forma de pirâmide em Marte


O robô Curiosity, que está em Marte desde o dia 6 de agosto, detectou na quarta-feira (19) uma pedra cujo formato lembra uma pirâmide egípcia. A composição química do objeto deve ser analisada nesta sexta-feira (21).
E a rocha já ganhou até nome: Jake Matijevic, em homenagem ao engenheiro da Nasa Jacob Matijevic, que morreu há um mês, aos 64 anos, e era um dos responsáveis pela missão ao planeta vermelho – além das anteriores Opportunity, Spirit e Sojourner.
A pedra tem 25 cm de altura e 40 cm de largura. A foto abaixo foi feita pela câmera Navcam, no braço do jipe, a 2,5 metros de distância do objeto.
Pirâmide Nasa Curiosity Marte (Foto: Nasa/JPL-Caltech)Pedra em forma de pirâmide foi encontrada pelo robô Curiosity em Marte na quarta (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
Segundo os cientistas da Nasa, esse será o primeiro alvo de um kit de dez instrumentos do Curiosity, que inclui uma colher para recolher amostras da superfície de Marte, um aparelho de raio X chamado espectômetro e uma lente para fazer imagens aproximadas.
A "pirâmide" fica no meio do caminho entre o local de pouso do veículo, chamado Bradbury Landing, e um lugar denominado Glenelg – ambos na região da Cratera Gale, ao sul do equador marciano.
Na atual área, há pelo menos três tipos de terrenos que se misturam, o que pode ser resultar em achados interessantes. A meta é descobrir se o local oferece ou já ofereceu condições ambientais favoráveis à vida microbiana.
Por dia, o robô tem percorrido uma média de 22 a 37 metros de distância. A missão dele em Marte é de pelo menos dois anos, mas, assim como seus antecessores, o Curiosity não deve voltar à Terra.
Para ler mais notícias do G1 Ciência e Saúde, clique em g1.globo.com/ciencia-e-saude/. Siga também o G1 Ciência e Saúde no Twitter e por RSS.
G1

Aniversariante do dia



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...