domingo, 23 de setembro de 2012

Operação Esqueleto prende 44 pessoas na Grande João Pessoa


Sargento da PM foi preso durante Operação 'Esqueleto' em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Um sargento da PM também  foi preso durante a
Operação Esqueleto' (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Uma mulher de 28 anos foi presa na sexta-feira (21) suspeita de integrar um grupo criminoso que, de acordo com a polícia, pode ser responsável por 60% dos homicídios cometidos neste ano na Grande João Pessoa. A ação faz parte da Operação Esqueleto que já prendeu 44 pessoas desde a quarta-feira (19) e contou com equipes das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal.
Com a suspeita a polícia apreendeu pedras de crack, uma escopeta calibre 12 e celulares. De acordo com o delegado titular do Grupo de Operações Especiais (GOE), Cristiano Jacques, a mulher é esposa de um dos presos no início da 'Operação Esqueleto'. Segundo o delegado, ela também participava do grupo criminoso. “Ela tinha como função dentro do grupo esconder a droga, tirando de um lugar para outro, evitando assim o flagrante e dificultando o trabalho da polícia", o delegado afirmou ainda que outras pessoas podem ser presas no decorrer das investigações.
A suspeita foi encaminhada ao Presídio Feminino da capital, onde vai permanecer à disposição da Justiça.
Na quinta-feira (20) mais um suspeito de envolvimento em tráfico de drogas e homicídios em João Pessoa foi preso na comunidade do Timbó. Segundo o delegado do GOE que coordenou a operação, Cristiano Jacques, o suspeito foi preso em flagrante, com meio quilo de crack.

Delegado Cristiano Jacques (Foto: André Resende)A Polícia Civil já anunciou que vai pedir a transferência de alguns dos detidos na operação para presídios federais. A ação conjunta deteve, inicialmente, 42 pessoas e desarticulou toda uma organização criminosa. Segundo o delegado Cristiano Jacques, a organização seria responsável por comandar o tráfico de drogas no estado, queimar ônibus,realizar rebeliões em presídios, além de ser mandante dos principais homicídios violentos registrados na Grande João Pessoa.


De acordo com a polícia, o grupo era responsável por 60% dos homicídios praticados em 2012 na região metropolitana de João Pessoa, na Paraíba. 50 mandados de prisão foram expedidos.

Dos 42 mandados de prisão cumpridos, 25 foram expedidos para suspeitos em liberdade e 17 são contra acusados que já estavam presos e atuavam de dentro dos presídios. Os suspeitos detidos durante a operação serão levados provisoriamente para presídios da capital paraibana. No balanço apresentado na coletiva, a polícia informou que foram apreendidos um revólver, munição, aproximadamente 1 kg de crack, e uma grande quantia em dinheiro, incluindo doláres e sucres, moeda usada nos países da ALBA (Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América).


Entre os presos na ação conjunta das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal está um
O delegado Cristiano Jaques afirmou que essas prisões pode ser considerada a maior operação conjunta feita no estado. “Esta organização criminosa existia na Paraíba até hoje (19). A partir de agora posso afirmar que este grupo criminoso organizado não existe mais. É o fim do grupo organizado no estado”, sentenciou Jacques. Ainda conforme o delegado, a maioria dos crimes violentos cometidos na Região Metropolitina de João Pessoa serão reduzidos drasticamente.
sargento da Polícia Militar, que também era candidato a vereador em Bayeux pelo partido PSL. Segundo o delegado Cristiano Jacques, Arnóbio Gomes Fernandes prestava serviços de segurança particular para sub-chefes da quadrilha de tráfico de drogas. De acordo com o Secretário de Segurança Pública da Paraíba, Cláudio Lima, um Inquérito Policial Militar (IPM) será aberto para investigar a participação do sargento na organização.

Segundo investigações, a violência para executar as vítimas era uma característica marcante do grupo criminoso. A polícia afirma que traficantes rivais que "invadiam" a área da organização eram assassinados com requintes de crueldade.
Algumas dessas execuções, principalmente por esquartejamento, eram acompanhadas em tempo real, através de celulares, por criminosos do bando. Mais de 340 policiais participaram da operação.
Segundo a Polícia Civil, foi constatada no curso das investigações a existência de uma organização criminosa administrada de dentro dos presídios de João Pessoa, como se fosse uma verdadeira empresa. Os lideres que cumpriam pena detidos deixavam uma cartilha para que os integrantes livres cumprissem compromissos.
Ainda conforme a polícia o grupo tinha hierarquia e tarefas bem definidas, com gerentes, distribuidores, soldados do tráfico e vendedores diretos aos dependentes químicos. A organização criminosa atuava nos bairros periféricos da capital, bem como nos municípios deSanta Rita e Bayeux, na Grande João Pessoa.
Relação com outras organizações criminosas
Polícia concedeu coletiva para falar da Operação Esqueleto (Foto: André Resende)
Para Cristiano Jaques, grande parte das drogas comercializadas pela organização criminosa paraibana desarticulada nesta quarta-feira (19) era fruto de parcerias com organizações criminosas de outros estados, como São Paulo. “Há indícios de que uma outra grande organização criminosa de São Paulo tinha vínculos com a organização desarticulada hoje na Paraíba. A investigação aponta que parte da droga comercializada aqui era enviada por São Paulo”, comentou.
O secretário de Segurança Pública da Paraíba, Cláudio Lima, afirmou que o combate ao tráfico de drogas e a violência consequente não passa apenas por ações do próprio estado, uma vez que as drogas não são produzidas na Paraíba. “Não temos produção de drogas. A maconha, o crack, a cocaína, o ecstasy são trazidos até as nossas cidades. A droga consumida no estado vem de fora. O combate ao tráfico tem que ser tratado como um trabalho conjunto em todo país”, explicou.
Lavagem de dinheiro
Presos na Operação 'Esqueleto' são encaminhados para Central de Polícia em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Após o cumprimento do mandado de prisão e busca e apreensão, a polícia passará a investigar um esquema de lavagem de dinheiro utilizado pela organização criminosa. Segundo Cristiano Jacques, a quadrilha investia parte do dinheiro coletado com o tráfico de drogas na construção civil.
“Encontramos um grande prédio sendo construído na comunidade do Timbó, nos Bancários (em João Pessoa), que seria financiado com dinheiro de traficantes. Iremos investigar se outras casas construídas na comunidade possuem ligação com o grupo”, completou.
De acordo com o Jacques, a operação não acabou e o trabalho da polícia será contínuo. Para o delegado do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), a polícia não teme represálias. “Iremos continuar reprimindo o crime que quer se organizar. Não tememos represálias, a polícia não vai, de forma alguma, temer bandidos”, declarou.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
g1

Campeonato europeu de barba e bigode atrai competidores na França


Participantes do European Beard and Moustache Championships, realizado em Mulhouse, na França.  (Foto:  in Wittersdorf near Mulhouse, Eastern France, September 22, 2012. )

Fundo de pensão do Executivo deve funcionar até fevereiro, diz governo


O Ministério do Planejamento estima que o fundo de pensão de servidores públicos do Executivo (Funpresp-Exe), já aprovado pelo Congresso Nacional e criado nesta sexta-feira (21) por meio de decreto da presidente Dilma Rousseff, tenha seu funcionamento aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) em fevereiro de 2013.
Antes de ter seu funcionamento autorizado, ainda tem de ser elaborado o estatuto do fundo de pensão, que será submetido à Previc. Em seguida, virá a nomeação dos conselhos, o que deve ocorrer ainda em outubro, informou o Ministério do Planejamento. Para novembro, o governo prevê que será encaminhado o regulamento do plano de benefícios e os convênios de adesão. 
A estimativa do secretário de Políticas de Previdência Complementar, Jaime Mariz de Faria Júnior, porém, é mais otimista. Ele estima que a Previc aprove a criação da Funpresp-Exe em, no máximo, 30 dias. Jaime Faria Júnior antecipou que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão está contratando uma consultoria para finalizar o regimento dos planos, que já está minutado. Esse é o documento, segundo ele, que norteará o funcionamento e apresentará todos os detalhes da Funpresp.

"Não temos avaliação de como o Judiciário pretende lidar com isso, mas a Lei permite que eles criem o seu próprio plano, sua própria fundação”, informou a ministra, por meio da página do Ministério do Planejamento. “E se por acaso mudarem de ideia, certamente vamos conversar a respeito", acrescentou ela.
Legislativo e Judiciário
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, informou que o decreto da presidente Dilma Rousseff, que cria o Funpresp-Exe, deixa em aberto a possibilidade de o Poder Legislativo aderir. O Judiciário, no entanto, deverá constituir fundo à parte, informou ela. 

O que muda
Os novos servidores que ganham acima do teto do INSS, atualmente em R$ 3,9 mil, não poderão receber da Previdência o salário integral quando se aposentarem. Para receber mais que o teto, os funcionários públicos federais deverão contribuir para o fundo complementar, que pagará uma aposentadoria extra a partir de 35 anos de contribuição.

Como será a contribuição
Atualmente, o servidor contribui com 11% sobre o salário total, e a União com 22%. Quem se aposentou antes de 2003 recebe o salário integral, segundo informou a assessoria da Previdência. Para quem ingressou no serviço público a partir de 2003, o benefício é calculado, de acordo com a Previdência, com base na média de 80% das maiores contribuições.

Com a nova lei, o servidor continuará contribuindo com 11% e a União com 22%, mas essa contribuição será sobre o teto do INSS. Para receber mais do que o teto após a aposentadoria, o servidor terá que aderir ao fundo complementar e contribuir com até 7,5% sobre o que exceder o teto. A União contribuirá com 8,5% do que ultrapassar o teto.
Como será a administração
O fundo será estruturado na forma de fundação com personalidade de direito privado e terá em sua estrutura um conselho deliberativo, um conselho fiscal e uma diretoria-executiva. Os membros serão nomeados pelo Presidente da República. A União fará um aporte financeiro no valor de até R$ 50 milhões a título de adiantamento de contribuições futuras para garantir a estrutura inicial necessária ao fundo.

Razões para a criação do fundo
O fundo é uma inciativa do Executivo e pretende reduzir o déficit da Previdência. Segundo o Ministério da Previdência, o déficit do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), que atende aos servidores públicos, deve ultrapassar a barreira dos R$ 60 bilhões em 2012. No ano passado, o resultado negativo somou R$ 56 bilhões, contra R$ 51 bilhões em 2010.

"Se não fizéssemos isso agora, o déficit continuaria a crescer em velocidade cada vez maior", afirmou a ministra Miriam Belchior, analisando a situação fiscal que mostra hoje uma diferença de R$ 35 bilhões entre receita e despesa na previdência do servidor público civil, um contingente de 1,21 milhão de pessoas.
Para ler mais notícias do G1 Economia, clique em g1.globo.com/economia. Siga também o G1 Economia no Twitter e por RSS.
g1

Fundo de pensão do Executivo deve funcionar até fevereiro, diz governo


O Ministério do Planejamento estima que o fundo de pensão de servidores públicos do Executivo (Funpresp-Exe), já aprovado pelo Congresso Nacional e criado nesta sexta-feira (21) por meio de decreto da presidente Dilma Rousseff, tenha seu funcionamento aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) em fevereiro de 2013.
Antes de ter seu funcionamento autorizado, ainda tem de ser elaborado o estatuto do fundo de pensão, que será submetido à Previc. Em seguida, virá a nomeação dos conselhos, o que deve ocorrer ainda em outubro, informou o Ministério do Planejamento. Para novembro, o governo prevê que será encaminhado o regulamento do plano de benefícios e os convênios de adesão. 
A estimativa do secretário de Políticas de Previdência Complementar, Jaime Mariz de Faria Júnior, porém, é mais otimista. Ele estima que a Previc aprove a criação da Funpresp-Exe em, no máximo, 30 dias. Jaime Faria Júnior antecipou que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão está contratando uma consultoria para finalizar o regimento dos planos, que já está minutado. Esse é o documento, segundo ele, que norteará o funcionamento e apresentará todos os detalhes da Funpresp.

"Não temos avaliação de como o Judiciário pretende lidar com isso, mas a Lei permite que eles criem o seu próprio plano, sua própria fundação”, informou a ministra, por meio da página do Ministério do Planejamento. “E se por acaso mudarem de ideia, certamente vamos conversar a respeito", acrescentou ela.
Legislativo e Judiciário
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, informou que o decreto da presidente Dilma Rousseff, que cria o Funpresp-Exe, deixa em aberto a possibilidade de o Poder Legislativo aderir. O Judiciário, no entanto, deverá constituir fundo à parte, informou ela. 

O que muda
Os novos servidores que ganham acima do teto do INSS, atualmente em R$ 3,9 mil, não poderão receber da Previdência o salário integral quando se aposentarem. Para receber mais que o teto, os funcionários públicos federais deverão contribuir para o fundo complementar, que pagará uma aposentadoria extra a partir de 35 anos de contribuição.

Como será a contribuição
Atualmente, o servidor contribui com 11% sobre o salário total, e a União com 22%. Quem se aposentou antes de 2003 recebe o salário integral, segundo informou a assessoria da Previdência. Para quem ingressou no serviço público a partir de 2003, o benefício é calculado, de acordo com a Previdência, com base na média de 80% das maiores contribuições.

Com a nova lei, o servidor continuará contribuindo com 11% e a União com 22%, mas essa contribuição será sobre o teto do INSS. Para receber mais do que o teto após a aposentadoria, o servidor terá que aderir ao fundo complementar e contribuir com até 7,5% sobre o que exceder o teto. A União contribuirá com 8,5% do que ultrapassar o teto.
Como será a administração
O fundo será estruturado na forma de fundação com personalidade de direito privado e terá em sua estrutura um conselho deliberativo, um conselho fiscal e uma diretoria-executiva. Os membros serão nomeados pelo Presidente da República. A União fará um aporte financeiro no valor de até R$ 50 milhões a título de adiantamento de contribuições futuras para garantir a estrutura inicial necessária ao fundo.

Razões para a criação do fundo
O fundo é uma inciativa do Executivo e pretende reduzir o déficit da Previdência. Segundo o Ministério da Previdência, o déficit do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), que atende aos servidores públicos, deve ultrapassar a barreira dos R$ 60 bilhões em 2012. No ano passado, o resultado negativo somou R$ 56 bilhões, contra R$ 51 bilhões em 2010.

"Se não fizéssemos isso agora, o déficit continuaria a crescer em velocidade cada vez maior", afirmou a ministra Miriam Belchior, analisando a situação fiscal que mostra hoje uma diferença de R$ 35 bilhões entre receita e despesa na previdência do servidor público civil, um contingente de 1,21 milhão de pessoas.
Para ler mais notícias do G1 Economia, clique em g1.globo.com/economia. Siga também o G1 Economia no Twitter e por RSS.
G1

Usuários reclamam que iPhone 5 sai da caixa com arranhões, diz jornal



O iPhone 5 chegou às lojas na sexta-feira (21) em nove países e já tornou-se alvo de reclamações. Compradores publicaram imagens na internet mostrando arranhões em alguns dos smartphones da Apple, que teriam ocorrido logo após os aparelhos serem retirados da caixa, segundo o jornal britânico "Daily Mail".
Os riscos e arranhões ocorreram principalmente nas laterais do aparelho, perto do local em que fica a "antena" do celular, e próximo à tela, dizem os compradores que enviaram mensagens de reclamação a fóruns dos produtos da Apple na internet.
Imagem do "Daily Mail" mostra iPhone 5 riscado (Foto: Reprodução/"Daily Mail")Imagem do "Daily Mail" mostra iPhone 5 em que usuário esfregou chave e chip do celular para testar resistência a riscos (Foto: Reprodução/"Daily Mail")
Alguns usuários disseram ter usado suas chaves ou o chip do celular para testar se o iPhone é suscetível a riscos. Um dos compradores postou uma imagem mostrando como fez isso com um dos telefones, ressalta o "Daily Mail". A maioria das imagens divulgada pelo jornal mostram marcas semelhantes a pequenas batidas e riscos nos cantos e laterais dos iPhones.
Sites como o "MacRumors" apontam que os problemas com riscos parecem se limitar aos modelos pretos do smartphone, afirma o "Daily Mail". Mesmo com os arranhões, um usuário disse que "continuará usando o iPhone até que a Apple decida informar algo sobre o caso", segundo o jornal.
"Pode ser que estejamos vendo alguns problemas nos primeiros produtos disponíveis, que às vezes apresentam defeitos. Mas a Apple é conhecida por ser uma empresa com um controle grande na qualidade do que produz", afirmou o "MacWorld".Ainda não está claro se o problema está ocorrendo em vários ou apenas alguns aparelhos, diz o site britânico "MacWorld". De acordo com o site, os relatos "sugerem que o iPhone 5 risca fácil, e pode ser suscetível a batidas e arranhões".
Para ler mais notícias do G1 Tecnologia e Games, clique em g1.globo.com/tecnologia. Siga também o G1 Tecnologia e Games no Twitter ou por RSS.
G1

Pai de Zezé e Luciano deve receber alta no domingo, diz hospital


Seu Francisco visitou o cantor Pedro no hospital, em Goiânia (Foto: Versanna Carvalho/G1 GO)Seu Francisco deve receber alta no domingo (23)
(Foto: Versanna Carvalho/G1 GO)
O pai dos sertanejos Zezé di Carmargo e Luciano, Francisco Camargo, de 75 anos,internado desde sexta-feira (21) com sintomas de diarreia e vômito, deve receber alta no domingo (23), informou ao G1 o Hospital Lúcio Rebelo, em Goiânia.

Após receber atendimento na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), ele apresentou melhora e foi encaminhado para um quarto do hospital.

De acordo com a filha dele, Marlene Camargo, o médico que atendeu o pai dela preferiu que ele ficasse internado para estabilizar o estado de saúde. Ela ainda afirmou que o pai está melhorando e o estado dele é bom. Na manhã deste sábado, o irmão dela, Valter Camargo - gêmeo de Wellington de Camargo, disse ao G1 que Francisco Camargo também estava passando por exames de rotina. “Ele não está comendo e minha mãe [Helena] resolveu interná-lo só para tomar soro. Não é nada grave”, afirmou


A história começa com sonho de Francisco em transformar dois de seus filhos em uma famosa dupla sertaneja. Ele deposita sua esperança no primogênito Mirosmar José de Camargo - o verdadeiro nome de Zezé di Camargo - ao presenteá-lo com um acordeão quando o menino tinha 11 anos.
Incentivador
Francisco Camargo foi o grande incentivador da carreira dos filhos. A história foi contada no filme "Dois filho de Francisco", lançado em 2005. O longa retrata a trajetória da família da dupla, que começou quando Francisco era um lavrador e morava com a esposa e os nove filhos em Pirenópolis, cidade do interior de Goiás.

Neilton
Há dois dias, Francisco Camargo falou com o G1 sobre a morte do cantor Deoclides José da Silva, de 63 anos, conhecido no meio sertanejo goiano como Neilton. Pouco conhecido pelos mais jovens, Neilton foi o segundo parceiro de Zezé di Camargo, 50 anos, com quem formou a dupla Neilton e Mirosmar - o verdadeiro nome de Zezé é Mirosmar José de Camargo. Eles começaram a parceria depois da morte de Emival, da dupla Camargo e Camarguinho, irmão de Zezé, na década de 1970.

Neilton foi enterrado no Cemitério Jardim da Paz, em Aparecida de Goiânia, na quinta-feira (20). Ele morreu um dia antes, após um ataque cardíaco, no Instituto de Urologia Sírio Libanês, no Setor Aeroporto, em Goiânia.
 G1

Premiê do Paquistão condena recompensa para matar diretor


Um porta-voz do primeiro-ministro do Paquistão condenou as declarações do ministro de Ferrovias, Ghulam Ahmed Bilur, que ofereceu US$ 100 mil (R$ 202 mil) a quem assassine o autor do vídeo que denigre a figura de Maomé.
Em entrevista à "BBC", Shafqat Khalil assinalou que o governo do Paquistão "se desvincula absolutamente" das declarações de Bilur.
Em entrevista coletiva realizada na cidade noroeste de Peshawar, o ministro afirmou neste sábado (22) que está consciente que pedir o assassinato representa um crime, mas sentenciou que está pronto para cometê-lo, segundo os jornais "Dawn" e "Express Tribune".Fontes do partido ao qual pertence o ministro, o Partido Nacional Awami (ANP), que faz parte do Governo de coalizão no Paquistão, assinalaram também à rede britânica que as manifestações de Bilur o foram a título pessoal e que não respondem a uma política de partido, embora tenham acrescentado que não tomariam medidas contra ele.
"Se existe alguma causa interposta contra mim em uma corte internacional ou nacional, pedirei ao povo que me entregue", declarou Bilur, que justificou sua medida ao afirmar que é o único modo de amedrontar os blasfemos.
O ministro de Ferrovias solicitou o apoio dos talibãs e da rede terrorista Al-Qaeda e pediu "aos ricos que ponham à disposição da causa todo seu dinheiro, para que assim o assassino possa ser banhado em ouro e dólares".
Para ler mais notícias do G1 Revolta Árabe, clique em g1.globo.com/revolta-arabe. Siga também o G1 Mundo no Twitter e por RSS.
G1

Coordenador de campanha eleitoral é executado a tiros, no Amazonas


Corpo foi levado ao IML (Foto: Girlene Girlene/G1AM)Corpo foi levado ao IML (Foto: Girlene Medeiros/G1AM)
Um dos coordenadores da campanha eleitoral do candidato à Prefeitura de Manaus Artur Neto (PSDB) foi morto a tiros no começo da noite deste sábado (22). Aldemir Feitosa, de 44 anos, atuava na campanha no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus.
De acordo com o amigo da vítima e também coordenador de campanha, Anderson Santos, o assassinato ocorreu próximo ao campo de futebol do bairro, pouco depois que eles encerram as atividades de panfletagem iniciada no começa no dia. "A gente estava no campo. Outras pessoas também estavam lá. Saí por instantes e quando voltei ele estava morto no chão", disse ele.
Santos afirmou que a vítima era conhecida na área por realizar diversos trabalhos na comunidade. "A vida dele foi naquela campo, lutando pelo esporte e ele morreu justamente lá. Ele tinha uma luta muito grande, brigava mesmo pela comunidade. Todos conheciam ele".

]Para ler mais notícias do G1 Amazonas, clique em g1.globo.com/amazonas. Siga também o G1 Amazonas no Twitter e por RSS.Segundo o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que também registrou a ocorrência, o coordenador chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Platão Araújo, também Zona Leste, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo foi encaminhado para Instituto Médico Legal (IML), Zona Norte da capital

Os candidatos Artur Neto e Hissa Abrahão foram até o IML para acompanhar o caso. Eles disseram, por meio da assessoria de campanha, que vão aguardar a investigação policial.

O crime foi registrado na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que vai investigar o crime.
G1

Câncer de colo de útero causa a morte de 63 mulheres na PB este ano; centro realiza exames


O câncer de colo de útero foi o responsável pela morte de 63 mulheres este ano na Paraíba. Ano passado foram registrados 85 mortes. Para rastrear esse tipo de enfermidade o Governo do Estado coloca a disposição da população paraibana  o Laboratório de Anatomia Patológica do Centro de Diagnóstico do Câncer (CDC)  que tornou-se o único de referência no atendimento da rede pública de saúde na Paraíba. 
A unidade, fundada em 1998, está localizado na Avenida João Machado, 109, no centro de João Pessoa, já responde, mensalmente, pela realização de cerca de 9 mil exames citológicos de colo de útero, 1.500 exames anatomopatológicos, 300 ultrassonografias e 250 colposcopias.
De acordo com a diretora do CDC, Roseane Soares, com o passar dos anos foram agregados ao atendimento da unidade outros serviços voltados em cerca de 90% para a saúde da mulher. “Foram integrados serviços como clínica ginecológica e de mastologia, além da realização de biópsias, punções aspirativas e cirurgias de alta frequência em lesões que ainda não são cancerígenas, mas que podem ser precursoras do câncer”, explicou.
Roseane Soares enfatizou a qualidade do atendimento oferecido gratuitamente pelo SUS, especialmente no que se refere aos profissionais envolvidos. “Oferecemos atendimento especializado e comprometido com a saúde não só da mulher, como da população em geral. Possuímos, por exemplo, profissional especializado em procedimentos de detecção do câncer da tireoide, em que nota-se um crescente número de casos”, revelou.
Dos casos de câncer diagnosticados pelos serviços do CDC nas mulheres, os mais comuns ainda são os localizados no colo do útero e nas mamas. “Há quase um empate. Mas estamos identificando um aumento no número de casos de câncer de mama que são diagnosticados pelo CDC. Acredito, no entanto, que seja por uma maior procura por parte das mulheres relacionadas à saúde mamária. As mulheres estão mais conscientes, procurando se tocar e se conhecer mais, e por consequência há uma maior detecção dos casos”, disse.
Roseane lembra que o atendimento realizado no Centro de Diagnóstico do Câncer acontece por meio de encaminhamento dos PSF de cada município, direcionado através da regulação municipal de saúde de João Pessoa. “O CDC não atende demanda espontânea”, enfatiza a diretora.
Câncer do colo de útero – O câncer de colo de útero é responsável por alta taxa de mortalidade entre as mulheres. É o segundo tipo que mais mata mulheres na Paraíba, ficando atrás apenas do câncer de mama. O diagnóstico precoce é fundamental para elevar a taxa de sobrevida.
O exame papanicolau é o mais indicado para o diagnóstico do câncer do colo uterino que deve ser realizado anualmente a partir do início da vida sexual. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o papiloma vírus humano (HPV) pode ter relação com os casos de câncer de útero. São mais de 200 tipos diferentes de HPV, classificados como tendo baixo risco de câncer e alto risco. Somente os de alto risco estão relacionados a tumores malignos.
O HPV é capaz de provocar lesões de pele ou mucosa. Na maior parte dos casos, as lesões têm crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente.
A diretora do CDC, Roseane Soares, enfatiza a importância da paciente diagnosticada com o HPV ser acompanhada regularmente pelo ginecologista. “É preciso monitorar o aparecimento ou não de lesões pelo menos de seis em seis meses, possibilitando intervenções preventivas e eliminando uma possível progressão.”
Ainda segundo instituto, estudos no mundo comprovam que entre 50% e 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Porém, a maioria das infecções é transitória, sendo combatida espontaneamente pelo sistema imunológico, principalmente entre as mulheres mais jovens.
Qualquer pessoa infectada com HPV desenvolve anticorpos (que poderão ser detectados no organismo), mas nem sempre estes são suficientemente competentes para eliminar o vírus. A transmissão é por contato direto com a pele infectada. Os HPV genitais são transmitidos por meio das relações sexuais, podendo causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus.

Redação com Secom-PB
Fonte: .paraiba

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...