segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Artista expõe artesanato com palitos em mostra em Campina Grande


Uma forma criativa de ganhar a vida com uma brincadeira muito comum nas salas de aulas das turmas de alfabetização. O artesão Marcos Sousa aprendeu a construir verdadeiras obras-primas utilizando como material de trabalho palitos. Uma mostra começa nesta sexta-feira (21) com o trabalho do artista no salão de exposição do Sesc Paraíba, em Campina Grande.

Mostra acontece no salão de exposição do Sesc Centro de Campina Grande (Foto: Divulgação)Cinegrafista por oficio, o talentoso artista se decobriu artesão por um acaso, após ajudar a filha na confecção de um trabalho escolar com palitos de picolé. Depois disso, os palitos pareceram ganhar intimidade com o artesão, que logo se tornou um verdadeiro artista. São objetos, pessoas, símbolos elaborados em suas obras.O artista retrata o cotidiano de forma simplória e mágica.
A exposição faz parte da IX Mostra Sesc Ariús de Teatro de Rua, e ficará aberta para os visitantes até o dia 30 de setembro. As visitações são gratuitas e abertas para todo o público. O salão de exposição do Sesc Paraíba fica na unidade do Sesc Centro, localizado na Rua Jiló Guedes, 650, Santo Antonio, em Campina Grande. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3341-5800 ou por e-mail culturasesccg@gmail.com

G1.

Homens fazem família refém e roubam veículos na PB, diz polícia


Quatro homens invadiram uma casa no Bairro de Água Fria, no José Américo, emJoão Pessoa, e fizeram a família de um empresário refém no início da noite deste sábado (22). De acordo com a polícia, os moradores foram pegos de surpresa durante a ação dos suspeitos.
De acordo com informações do capitão Farias, do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), os suspeitos levaram da família dois veículos, além de aparelhos de TVs e notebooks.
Durante a ação, a família ficou presa em um dos cômodos da própria residência. Os suspeitos estavam armados e não cometeram nenhum tipo de agressão física contra as vítimas, segundo a polícia.

De acordo com o capitão Farias, o caso deve ser investigado pela 9ª Delegacia Distrital, do bairro de Mangabeira, que é responsável pela área do José Américo. A Polícia Civil, no entanto, não passou informações sobre o caso.

Corpo encontrado
Ainda na noite deste sábado (22), um homem que, segundo a polícia, tem as características de um dos suspeitos de assaltar a casa de uma  família no José Américo, em João Pessoa, foi encontrado morto na Praia de Jacarepé com um tiro na cabeça.

Nas mãos da vítma, foram encontrados chaves e controles usados para abrir portão, o que reforçava as suspeitas da polícia de que o homem tivesse participado do assalto à casa do empresário. Porém, ele não reconhceu a vítima como tendo participado do assalto à residência dele.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

UFCG e IFPB retomam as aulas após greve dos professores


Nesta segunda-feira (24), os professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) retomam as aulas após a greve nacional dos professores das instituições federais de ensino superior.

Na UFCG, a greve teve início no dia 17 de maio, tornando-a a instituição federal de ensino superior paraibana onde as aulas ficaram paradas por mais tempo: quatro meses e uma semana. Segundo a Pró-Reitoria de Ensino (PRE),  em todos os campi, o primeiro período será concluído no mês de novembro. As solenidades de Colação de Grau, para os concluintes de 2012.1, serão iniciadas no dia 26 de novembro.


No campus de Cajazeiras, o reinício das aulas acontecerá apenas no dia 1º de outubro. O calendário referente ao segundo período ainda está sendo elaborado e será divulgado em breve.

No IFPB, as aulas já voltaram em alguns campi, como os de Campina Grande, Cajazeiras, Picuí e Monteiro. Nesta segunda, retomam as aulas os últimos campi que faltavam, como os de João Pessoa e Cabedelo.

No entanto, o pro-reitor de Ensino, Paulo de Tarso, informou que os novos calendários acadêmicos dos 10 campi da instituição ainda não foram aprovados pela PRE. Portanto, ainda não definição oficial sobre quando o primeiro período letivo será encerrado. Segundo ele, as datas serão divulgadas ainda nesta semana.

A greve do IFPB teve início no dia 6 de junho quando os professores e trabalhadores técnico-administrativos do campus de João Pessoa paralisaram as atividades. Os professores dos outros campi aderiram à greve gradativamente.

UFPB
Desde a última segunda-feira (17), as aulas já foram retomadas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A instituição passou quatro meses em greve e o novo calendário letivo prevê que as aulas vão do primeiro período vão até o dia 6 de novembro. Já o segundo período começa no dia 26 de novembro e vai até o mês de abril. O recesso acontece entre um período e outro e nas festas de fim de ano.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1
.

Comandante do 2ºBBM segue em estado grave após acidente na PB


O major Fábio Santos, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militares emCampina Grande, permanece internado em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Trauma da cidade. Ele passou por duas cirurgias, já que teve duas costelas e o fêmur quebrados e o fígado perfurado. As outras vítimas do mesmo acidente em que o militar se envolveu permanecem em estado regular.
O acidente aconteceu na noite do sábado (22) na rodovia federal BR-230 em Campina Grande, próximo ao distrito de Santa Terezinha, no Agreste paraibano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o major seguia no sentido João Pessoa - Campina Grande na contramão e bateu de frente com outro carro, que viajava com duas pessoas de Campina Grande para Ingá, confome informou o policial Samuel Wesley.

De acordo com o agente da PRF, o comandante do 2º BBM apresentava sinais de embriaguez e estava com habilitação e documento do carro vencidos há cerca de dois anos. "Tinha garrafas de bebidas alcoólicas no interior do veículo do major", disse. A reportagem do
 G1 tentou falar com a família do major, mas as ligações não foram atendidas.

Os carros foram retidos pela PRF. Os dois ocupantes do outro carro também foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para o Hospital de Trauma de Campina Grande, onde permanecem em estado regular. O caso será apurado pela Delegacia de Acidentes de Trânsito. O major pode ser indiciado por lesão corporal agravado de embriaguez, além de ter a carteira nacional de habilitação (CNH) apreendida. O Comando do Corpo de Bombeiros marcou para a manhã desta segunda-feira (24) uma entrevista coletiva no 2º BBM para falar sobre o caso.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
 
G1

Número de presos votantes em 2012 cai 28% e soma 14.470 em todo o país


presos provisórios votam em sp (Foto: TRE-SP/divulgação)Segundo a Constituição, presos provisórios, sem sentença
condenatória, podem votar (Foto: TRE-SP/divulgação)
Levantamento realizado pelo G1 com base nos dados dos Tribunais Regionais Eleitorais aponta que 14.470 presos provisórios e adolescentes internados irão votar no país neste ano. O número é 28% inferior ao registrado em 2010, quando a eleição nos presídios foi padronizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nacionalmente e 20.099 detentos votaram.
Na última eleição, apenas o estado de Goiás não teve seções especiais, como são chamadas as urnas instaladas nas cadeias. Em 2012, além de Goiás novamente, Mato Grosso do Sul, Pará e Rio de Janeiro também não terão votação em presídios e em unidades de internação.

Nas quatro penitenciárias federais (Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Rondônia), com presos em segurança máxima, também não haverá votação.
Em outros oito estados - Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Roraima, Santa Catarina e Sergipe - haverá apenas votação para presos adultos. Em Mato Grosso e no Paraná, somente jovens apreendidos poderão votar. Segundo os TREs dos dois estados, não há segurança para realizar votação entre os presos.
EstadoPresos
provisórios
Adolescentes
infratores
Acre167130
Alagoas740
Amazonas5870
Amapá22519
Bahia2.075216
Ceará2140
Espírito Santo46133 (1)
Goiás00
Maranhão990
Minas Gerais1.997415
Mato Grosso do Sul00
Mato Grosso0131
Pará00
Paraíba1110
Pernambuco832382
Piauí7 (2)12
Paraná098
Rio de Janeiro00
Rio Grande do Norte160
Rondônia41541
Roraima4210
Rio Grande do Sul63402
Santa Catarina450
Sergipe290
São Paulo7903.877 (2)
Tocantins4145
Total8.6695.801
Total de eleitores em presídios:  14.470
(1) Agregada a outras sessões eleitorais externas
(2) Dado do TRE. A Fundação Casa diz que pode sofrer alteração até a data do pleito.
De acordo com a Constituição, são impedidos de votar apenas cidadãos que, no dia da eleição, tiverem uma sentença condenatória transitada em julgado (sem possibilidade de recurso). Pelos balanços dos TREs, 8.669 detentos adultos votarão neste ano - 5% do total de presos provisórios no país (173.818, segundo levantamento divulgado pelo Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça, em dezembro do ano passado).
Os números foram fechados pelos TREs a pedido do G1 na terça-feira (18) e podem variar até o dia do pleito, pois os presos provisórios podem ser movimentados ou libertados a qualquer momento.
Serão instaladas seções em ao menos 205 presídios e centros socioeducativos para a eleição de 2012. De acordo com o TSE, em 2010 foram 424 estabelecimentos prisionais com votação.
A Bahia concentra o maior número de presos aptos a participar do processo neste ano e terá, também, o maior centro de votação em uma só penitenciária: três seções concentrarão 729 detentos provisórios eleitores em Salvador.
“Temos muita dificuldade em usar o voto de presos provisórios porque não é fácil fazer a previsão até abril, quando fechamos o cadastramento, dos que ainda estarão presos e irão votar em outubro. Como o próprio nome diz, o preso provisório está naquela situação e naquele local por tempo indefinido, podendo ser transferido ou libertado a qualquer momento”, diz o secretário-geral do TSE, Carlos Henrique Braga. 

Menor interesse dos detentos
O TSE afirma que, diferentemente das eleições para presidente e governador, o pleito municipal gera menor interesse dos detentos. “Nas eleições federais, o voto é mais amplo. Já nas municipais, nem sempre o preso tem algum vínculo com o município no qual está preso. Depende da vontade dele de querer transferir o voto”, diz o procurador-geral eleitoral de São Paulo, André de Carvalho.

“Em alguns casos também falta documentação ou o próprio local alega não ter condições logísticas de abrigar a seção, pois não é fácil coordenar e movimentar os presos no dia", afirma o procurador.
Coordenador da Campanha Nacional Voto dos Presos, o advogado Rodrigo Tönniges Puggina participou da elaboração da norma do TSE que implantou a eleição nas cadeias em 2010. Ele se diz “surpreso” com a redução no número de votantes. “É com muita tristeza que vejo isso. Muitos presos estão em cidades que não têm importância para eles e não querem transferir o título”, diz.
“Me surpreendi com um preso que pediu para votar em 2010. Ele disse que o voto dele valia o mesmo do que de um grande empresário. Naquele dia, os dois tinham o mesmo peso, o mesmo valor na sociedade”, acrescenta o advogado.
presos provisórios votam em sp (Foto: TRE-SP/divulgação)
Decisão nas mãos do juiz
Apesar de alguns estados tentarem realizar o pleito entre detidos desde 2002, o direito só foi regulamentado em 2010 pela resolução 23.219 do TSE, assinada pelo então presidente da Corte, Ayres Britto.


Nos estados, são os magistrados que decidem se a seção será ou não instalada. “É responsabilidade dos juízes analisar a viabilidade da seção, para garantir tranquilidade e lisura. Juízes eleitorais visitam os presídios, conversam com o diretor, com os policiais, para saber se é seguro a urna no local”, diz o secretário-geral do TSE.
Segundo o texto, a instalação das urnas depende das condições de segurança e exige ao menos 20 eleitores aptos para que a urna eletrônica seja levada ao local.

O texto do tribunal para a votação de 2012, porém, recomenda a criação de uma seção em locais com pelo menos 50 eleitores. A maioria dos juízes ainda segue o entendimento de 20 eleitores.

Na Unidade Penitenciária Moacir Prado, em Tarauacá (AC), como o eleitorado apto não chega a 20 – são apenas 18 presos com condições de votar –, a Justiça Eleitoral decidiu não criar a seção neste ano. O TRE informa que estes detentos não irão depositar o voto.
presos provisórios votam no rs (Foto: Divulgação)
Seção para apenas um eleitor
Já no Amazonas, em uma delegacia de Boca do Acre, a 1.028 km de Manaus e na divisa com o Acre, a seção eleitoral 65 da zona 14 foi criada para apenas um preso votar.

A analista judiciária Glaucia Oliveira, responsável pela seção, diz que a seção 65 não foi anexada a nenhuma outra seção e irá funcionar normalmente.

“Houve um prazo estipulado para agregação e, neste período, a seção da delegacia não foi anexada. Ela vai abrir normal, o preso vai votar e vai ficar funcionando no horário de votação para que o público em geral possa fazer justificativas”, explica Glaucia.

Para o advogado Puggina, a informatização não pode ser desculpa para que “centenas de milhares fiquem alijados” do processo eleitoral. “Acho que, em alguns lugares com pouco público, em que não é viável a urna eletrônica, seria possível fazer a votação manual, no papel”, defende.

“O TSE diz a verdade quando alega dificuldades estruturais (para o voto de presos). Apesar de ser um direito, eles estão em trânsito e, muitas vezes, angustiados com sua situação, nem querem exercer sua cidadania”, diz Martins de Almeida Sampaio, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB. “Podemos ver que o voto é ainda um direito incipiente dos presos."
presos provisórios votam em sp (Foto: TRE-SP/divulgação)
Justificativa e propaganda
Segundo o secretário-geral do TSE, os presos que não votarem precisarão justificar o voto. Isso pode ser feito no mesmo dia, em presídios ou centros de internação em que haverá seção, ou após a libertação.


Em 2010, 1.464 presos provisórios votaram no primeiro turno da eleição presidencial no estado. Em 2012, serão apenas 790, conforme a Secretaria de Administração Penitenciária. São Paulo tem o quarto maior colégio eleitoral prisional do país, atrás de Bahia, Minas Gerais e Pernambuco.
Em São Paulo, alguns centros de detenção podem enviar às zonas informações dos detidos, para que seja feita uma justificativa conjunta.

“Muitos detentos são de casos em flagrante ou prisões preventivas, que podem ser relaxadas a qualquer momento. Se o preso é de outra cidade, nem sempre desperta nele o interesse em transferir o título. Por isso o número de votantes caiu", diz o juiz corregedor dos presídios da capital, Ulysses de Oliveira Gonçalves Júnio.

Em São Paulo, os presos têm direito a assistir à propaganda política na TV “para obterem informações sobre os candidatos”, diz Gonçalves Júnior. Ouvidos pelo G1, magistrados, advogados e especialistas não acreditam na interferência de facções no voto de presos e ressaltam que os partidos não estão buscando este público. "Em 2010, o voto das prisões acompanhou a posição da população externa às grades", diz o ativista Rodrigo Tönniges Puggina.
Projeção para o futuro
Para ampliar o número de presos votando nos próximos pleitos, o TSE aposta no sistema biométrico de registro de eleitor (através da digital), que foi implantado para as eleições deste ano nos estados de Alagoas e Sergipe, além de três capitais (Goiânia, Curitiba e Campo Grande). A previsão é completar a inclusão de toda a população brasileira no registro biométrico nos próximos 8 anos, afirma o secretário-geral do tribunal, Carlos Henrique Braga.

Em Alagoas, a biometria facilitou a votação dos presos, diz o juiz eleitoral Domingos de Araújo Lima Neto. “Todos os presos, por serem cidadãos, foram recadastrados, permitindo que o voto ocorra em qualquer lugar e sem risco de fraudes”, afirma o magistrado.
G1

Aniversariante do dia



Cabana inspirada na obra 'O hobbit' é atração turística na França


Interiror de cabana que lembra as residências dos hobbits, raça anã criada pelo escritor J. R. R. Tolkien. (Foto: AFP)Interior de cabana que lembra as residências dos hobbits, raça anã criada pelo escritor J. R. R. Tolkien. (Foto: AFP)
Franceses construíram uma cabana turística inspirada na obra "O hobbit".
A estrutura, feita de materiais naturais, fica parcialmente enterrada, lembrando as residências da raça anã criada pelo escritor J. R. R. Tolkien. Os seres apareceram também em "O Senhor dos Anéis", do mesmo autor.
A cabana fica em Fere-en-Tardenois, norte da França.
A cabana fica parcialmente enterrada (Foto: AFP)A cabana fica parcialmente enterrada (Foto: AFP)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Jovem esfaqueada pelo pai recebe alta médica em Americana, SP


A filha do médico da rede pública de Americana (SP) que esfaqueou a família (Foto: Reprodução / EPTV)Jovem, de 19 anos, recebeu alta do hospital após
ser esfaqueada pelo pai (Foto: Reprodução / EPTV)
A jovem de 19 anos, esfaqueada pelo pai durante uma discussão de família teve alta do hospital em que estava internada, emAmericana (SP).  A mãe, Josenilda Witkoski, continua internada sem previsão de alta. Ambas ficaram feridas na noite da de sexta-feira (21). Segundo a Polícia Civil, o autor do crime, pai e esposo das vítimas, que atuava como médico na rede pública municipal, morreu após saltar do 7º andar do um prédio em que a família morava.
Ainda segundo a polícia,  o agressor deveria manter distância de pelo menos 200 metros da família. "Foram registradas três ocorrências por agressão em 15 dias. Na quarta-feira foi solicitada medida protetiva e ele inclusive foi intimado a comparecer nesta unidade hoje [sexta-feira]", explicou a delegada Regina Castilho Cunha.
Elton Andreis Witkoski, de 45 anos, era plantonista do Programa de Atendimento Imediato (PAI) da Vila Mathiensen e clínico geral do posto médico do Jardim Alvorada.
Prédio onde médico agrediu esposa e filha e depois saltou do 7º andar em Americana (Foto: Marcelo Ferri / EPTV)
Separação
Apesar de reiterar a importância de investigar o caso e ouvir os depoimentos das testemunhas, a delegada acredita, por ora, que o crime não tenha sido premeditado. Casado há 22 anos, o médico era usuário de álcool, usava remédios de uso controlado e o relacionamento com a esposa apresentava problemas há dez anos, segundo o boletim de ocorrência registrado pela polícia.

De acordo com a Delegacia Seccional de Americana, o médico foi ao apartamento da esposa, na Rua 30 de Julho, na Vila Jones, para buscar alguns objetos pessoais que ele havia deixado no imóvel após eles terem se separado.

Depois de uma discussão por volta da 0h30, Witkoski atingiu a mulher com uma faca no abdomen e a filha, que tentou impedir a briga, na cabeça.

Para ler mais notícias do G1 Campinas e Região, clique em g1.globo.com/campinas. Siga também o G1 Campinas e Região no Twitter e por RSS.
G1

Imagens mostram momento da morte de baterista norte-americano


Imagens cedidas pela TV Viçosa – VI Produções mostram o momento da morte do baterista norte-americano, Bradford Lee Parker, de 59 anos, um dos integrantes da banda “Santa Esmeralda”. Ele fazia um show na madrugada deste domingo (23), na cidade de Ubá, na Zona da Mata de Minas Gerais (veja vídeo ao lado).
Nas imagens é possível ver Le Parker caindo em cima da bateria e, em seguida, a queda ao chão. De acordo com o produtor do grupo no Brasil, Sérgio Lopes, o músico teve um infarto fulminante durante a apresentação.
Segundo testemunhas, tudo aconteceu muito rápido. Como o baterista fica no fundo do palco, poucas pessoas perceberam. A música foi interrompida e a plateia foi avisada instantes depois por um locutor sobre o que havia acontecido.
Os integrantes da banda voltaram para os Estados Unidos neste domingo (23). Apenas o vocalista ficou em Ubá para providenciar a liberação do corpo, que será levado para a Califórnia, onde o músico vivia.
Lopes informou ao G1 na manhã desta segunda-feira (24) que ainda não há previsão de traslado do corpo. "Estamos aguardando a liberação do certificado de óbito pelo consulado americano. Só depois disso o corpo poderá ser levado para os Estados Unidos", disse.
A banda era uma das atrações da “Festa das Nações”, realizada durante o fim de semana na cidade. O produtor contou que era a primeira vez que o projeto se apresentava fora dos Estados Unidos. “A equipe reunia dez músicos da Califórnia e um casal de dançarinos”, disse.
O projeto “Generation Esmeralda” reúne cinco músicos da banda de disco, “Santa Esmeralda” que fez sucesso nos anos 70 e 80. Entre as músicas mais famosas cantadas pelo grupo estão Don't Let Me Be Misunderstood, The House of Rising Sun e Genaration. Segundo Lopes, as duas primeiras nem chegaram a ser executadas.
Para ler mais notícias do G1 Minas Gerais, clique em g1.globo.com/mg. Siga também o G1 Minas Gerais no Twitter e por RSS.
G1

Praia de Copacabana é considerada uma das mais perigosas do mundo


A Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi considerada por um site de notícias americano uma das mais perigosas do mundo. Segundo a reportagem, Copacabana entrou na lista por causa da violência, conforme mostrou o Bom Dia Rio.
Com o tempo bom, o bairro logo fica cheio. Famoso e com muito charme, Copacabana é mais que uma atração. Quem vai para a região nos finais de semana, encontra muitas pessoas, mas no meio dessa agitação, nem todos ficam tranquilos. "A segurança realmente não é 100% não. Eu nunca fui assaltada, mas tem amigos meus que são assaltados sempre", contou a estudante Márcia Castanho.
No domingo (23), alguns moradores de rua foram encontrados na orla. Policiais militares a pé, baseados em cabines e até patrulha de moto do Batalhão de Choque  faziam a segurança. A Guarda Municipal também reforçou o trabalho, principalmente na areia e no calçadão.
A presença de PMs e GMs não significa que os números relacionados à segurança são positivos. Dados do Instituto de Segurança Púbica (ISP) mostram que de janeiro à julho do ano passado, fora, registrados 3660 casos de furto no bairro. No mesmo período deste ano, foram 4058 casos. Um aumento de mais de 10%.
Em nota, a assessoria da Polícia Militar, informou que o comandante do batalhão de Copacabana já adotou medidas de segurança que terão resultado em médio e curto prazo. A polícia pediu ainda que os cidadãos assaltados ou furtados façam registro na delegacia e que atividades criminosas sejam denunciadas pelo 190 ou pelo Disque -Denúncia. Em relação aos moradores que estavam dormindo na areia, a Secretaria municipal de Assistência Social (SMAS) disse que faz diariamente operações para o recolhimento.
Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio no Twitter e por RSS.
G1

Imagens mostram momento da morte de baterista norte-americano


Imagens cedidas pela TV Viçosa – VI Produções mostram o momento da morte do baterista norte-americano, Bradford Lee Parker, de 59 anos, um dos integrantes da banda “Santa Esmeralda”. Ele fazia um show na madrugada deste domingo (23), na cidade de Ubá, na Zona da Mata de Minas Gerais (veja vídeo ao lado).
Nas imagens é possível ver Le Parker caindo em cima da bateria e, em seguida, a queda ao chão. De acordo com o produtor do grupo no Brasil, Sérgio Lopes, o músico teve um infarto fulminante durante a apresentação.
Segundo testemunhas, tudo aconteceu muito rápido. Como o baterista fica no fundo do palco, poucas pessoas perceberam. A música foi interrompida e a plateia foi avisada instantes depois por um locutor sobre o que havia acontecido.
Os integrantes da banda voltaram para os Estados Unidos neste domingo (23). Apenas o vocalista ficou em Ubá para providenciar a liberação do corpo, que será levado para a Califórnia, onde o músico vivia.
Lopes informou ao G1 na manhã desta segunda-feira (24) que ainda não há previsão de traslado do corpo. "Estamos aguardando a liberação do certificado de óbito pelo consulado americano. Só depois disso o corpo poderá ser levado para os Estados Unidos", disse.
A banda era uma das atrações da “Festa das Nações”, realizada durante o fim de semana na cidade. O produtor contou que era a primeira vez que o projeto se apresentava fora dos Estados Unidos. “A equipe reunia dez músicos da Califórnia e um casal de dançarinos”, disse.
O projeto “Generation Esmeralda” reúne cinco músicos da banda de disco, “Santa Esmeralda” que fez sucesso nos anos 70 e 80. Entre as músicas mais famosas cantadas pelo grupo estão Don't Let Me Be Misunderstood, The House of Rising Sun e Genaration. Segundo Lopes, as duas primeiras nem chegaram a ser executadas.
Para ler mais notícias do G1 Minas Gerais, clique em g1.globo.com/mg. Siga também o G1 Minas Gerais no Twitter e por RSS.
G1

Rara, nota de R$ 1 pode valer 120 vezes mais entre colecionadores



As notas devem ser guardadas em albuns para não perder valor entre colecionadores (Foto: Bibiana Dionísio/ G1 PR)

As notas de R$ 1 deixaram de ser emitidas pela Casa da Moeda, vinculada ao Ministério da Fazenda, em 2004, e de lá para cá se tornaram alvo da cobiça de colecionadores. Uma série específica da cédula, que começa com B e termina com A, chega a valer R$ 120.

“Mas esse preço se elas forem absolutamente novas, sem dobras e em perfeito estado de conservação. Se tiver uma dobra, uma mancha ou algo assim já perde o valor”, explicou o presidente da Sociedade Numismática Paranaense, Denis Renaux. As demais, mais recentes, valem R$ 5, acrescentou Renaux que coleciona moedas e cédulas desde criança.

Denis Renaux, presidente da Sociedade Numismática Paranaense (Foto: Bibiana Dionísio/ G1 PR)
Os colecionadores explicam que o valor das notas não é estipulado aleatoriamente e que, anualmente, é editado um catálogo que descreve as moedas e conforme os anos, o material e o estado de conservação é sugerido um preço de comercialização.
Aqueles que têm como hábito guardar uma nota de R$ 1 na carteira estão perdendo dinheiro, brincou o colecionador. O ideal é que se guarde em álbuns adequados para evitar dobraduras. Ele contou que muitas pessoas tentam vender notas antigas, porém, as cédulas não são conservadas e, no olhar apurado dos colecionadores, perdem valor.  

No caso destas notas de R$ 1, o valor agregado está também na pequena quantidade que foi emitida. Ela é de 1995, um ano após a adoção do Real como a moeda nacional, e foi impressas em pouca quantidade. A estimativa, disse Renaux, é de que, no máximo, 100 pessoas tenham esta cédula no Paraná. “E a tendência é que, com o tempo, elas passem a valer mais”.

Esta valorização acaba transformando o hobbie de colecionar em um investimento financeiro. Alguns numismatas têm em mente que a aquisição de novas moedas funciona como uma aplicação, que pode trazer retorno. “Além de gostar, também é um investimento. As pessoas não querem se desfazer, mas se, eventualmente, precisarem seria um bom ativo”, explicou.

Moedas comemorativas tendem a ganhar maior valor (Foto: Bibiana Dionísio/ G1 PR)
Um lote de 1998 da moeda de R$ 1, que no verso faz menção aos direitos humanos, também já é difícil de encontrar.

“Essa ficou difícil e vale em torno de R$ 15”, lembrou Renaux. Assim como no mercado de negócios, quem tem visão pode se antecipar e ter mais 'lucros'.

As moedas comemorativas, normalmente, valem mais. De olho nesta provável valorização, Renaux guarda a moeda que homenageia a passagem da bandeira olímpica de Londres para o Rio de Janeiro, que será sede da próxima edição da competição, em 2016.

A adesão de novos colecionadores contribui para que as moedas e notas fiquem mais caras, afinal, mais são mais pessoas em busca das raridades. Há 20 anos, Roberto Argolo decidiu entrar no mercado. Ele já trabalhava com antiguidades, contudo, viu na especificidade das notas e moedas um bom nincho de mercado. “É questão profissional. Você vai trabalhando com uma coisa, aí o mercado vai te puxando para alguma coisa e você vê o que o pessoal coleciona mais. A parte de moeda tem um campo muito grande, por isso eu comecei a vender”, afirmou Argolo.

Ele contou que já vendeu uma nota antiga por R$ 1 mil e que os mais jovens, que estão entrando agora neste ramo, tendem a comprar as moedas mais baratas. Os colecionadores mais antigos são mais exigentes e criteriosos na hora de comprar. "Qualquer coisinha eles questionam", comentou.

A paixão numismática, muitas vezes, é passada de pai para filho. Mas, também é possível vê-la desperta na feira livre que ocorre todos os domingos, no Largo da Ordem, em Curitiba. Alguns membros da Sociedade Numismática Paranaense se encontram  no local e também expõem as moedas e notas repetidas.

Colecionador há 30 anos, Baltazar  Backus contou que há 19 anos toca uma das barracas na feira. "Criança sempre guarda moeda e às vezes elas vêm com pai e usam a mesada para compra umas mais antigas", contou.

Encontro Nacional
Na sexta-feira (28) e no sábado (29), Curitiba será sede do 47º Encontro Nacional de Colecionadores.  É a oportunidade de se trocar e comercializar moedas e notas com os demais colecionadores do país. O encontro será no Elo Inn.

Para ler mais notícias do G1 Paraná, clique em g1.globo.com/parana. Siga também o G1 Paraná no  Twitter e no RSS.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...