sábado, 29 de setembro de 2012

Julgamento de caso Fátima Lopes acontece em outubro, na Paraíba


Acusado de matar defensora é indiciado por outro crime de trânsito na Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)Acusado de matar defensora deve ir à júri em
outubro (Foto: Walter Paparazzo/G1)
O júri popular do caso Fátima Lopes, morta em janeiro de 2010 em um acidente de trânsito na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa foi marcado para o dia 31 de outubro. O julgamento acontece no 2º Tribunal do Júri da capital. De acordo com o Mistério Público, Eduardo Paredes do Amaral, acusado de causar o acidente que matou a defensora pública, vai responder por homicídio doloso, com intenção de matar.
Para a família da defensora, os mecanismos jurídicos atrasam uma decisão que os filhos esperam desde que o crime aconteceu. “Ficamos muito tristes com todo esse atraso. É muito tempo. Caso esses recursos jurídicos não acontecessem, o julgamento da morte da minha mãe, teria acontecido em maio deste ano”, afirmou Ana Karla Lopes.

Para Ana Karla, que também é advogada, o juiz acatar os argumentos da defesa do acusado, o psicólogo Eduardo Paredes do Amaral é importante. “Porque caso essa protelação não ocorresse, poderia abrir brechas para que a defesa pedisse a nulidade do julgamento, alegando que o direito de defesa do acusado foi negado”, explicou


O advogado de defesa, Abraão Beltrão, afirmou que não tinha a informação de que o julgamento foi marcado. Mas enfatizou que a linha de defesa continua a mesma desde o início. “O que aconteceu foi um acidente de trânsito, e Eduardo Paredes deve ser julgado de acordo com o que determinam as leis de trânsito. Não houve outro crime. A família fica indignada com a perda de um ente querido, mas não pode mudar o fato, que é concreto”, afirmou.
Ana Karla afirmou, no entanto, que a defesa utiliza argumentos 'esdrúxulos' para evitar que o acusado seja julgado. “Por exemplo o doutor Abraão Beltrão, que defende o acusado, solicitou que o juiz oficiasse a prefeitura de João Pessoa para informar quantas árvores são podadas na cidade. São argumentos que nós simplesmente não conseguimos entender, ver alguma relação com o assassinato da nossa mãe”, desabafou.
Abraão Beltrão também comentou as acusações de que a defesa estaria usando argumentos esdrúxulos para adiar o julgamento. “Não só vou demonstrar as razões dos meus argumentos, como vou mostrar que esse processo é uma farsa, vou mostrar isso nos autos, provando documentalmente. Não há testemunhas nesse caso. As pessoas estão dizendo o que a família mandou dizer”, afirmou.
Acidente
Em 24 de janeiro de 2010, por volta das 6h, a caminhonete de Eduardo Paredes bateu no carro da então defensora pública-geral, Fátima de Lourdes Lopes Correia Lima. E a suspeita é que ele estaria embriagado.
O acidente foi no cruzamento das avenidas Epitácio Pessoa com a Prefeito José Leite, sentido Centro-Praia, em João Pessoa. Devido a violência da colisão, Fátima Lopes morreu e seu marido, Carlos Marinho de Vasconcelos Correia Lima, ficou gravemente ferido.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, Eduardo Paredes é acusado de cometer homicídio doloso, quando há intenção de matar. Ele teria ultrapassado o sinal vermelho, dirigido em alta velocidade e sob efeito de bebida alcoólica, assumindo o risco de uma morte. O réu chegou a ser detido no Centro de Ensino da Polícia Militar, mas a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça concedeu o habeas corpus em março de 2010.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Operação Lei Seca flagra 54 condutores alcoolizados na Paraíba


A Operação Lei Seca flagrou 54 motoristas dirigindo sob efeito de álcool desde o último dia 21 de setembro, quando teve início, até a quinta-feira (27) em João Pessoa. Somente na quinta, em barreira policial montada na Av. Argemiro Figueiredo, no bairro do Bessa, a operação encontrou 17 condutores dirigindo embriagados.
Foram abordados 632 veículos e 11 foram apreendidos. Os agentes de trânsito também apreenderam 17 carteiras nacionais de habilitação e aplicaram 38 notificações. Em menos de uma semana, a Operação Lei Seca abordou 1.537 veículos, apreendeu 37 veículos, 59 CNHs e aplicou 122 notificações

Só em 2012, 922 motoristas paraibanos foram flagrados dirigindo sob efeito do álcool, durante fiscalizações realizadas pelo Detran e BPTran, sem computar os dados da Polícia Rodoviária Federal em operações nas BRs. Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, as equipes de policiamento da Operação Lei Seca vão atuar nos principais municípios paraibanos. Ele disse que é preciso despertar a conscientização sobre os riscos da mistura álcool e direção e provocar uma mudança de comportamento no trânsito.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Corpo de Bombeiros e Samu participam da operação, iniciada pelo governo estadual no último 21 de setembro deste ano. As equipes de fiscalização estão utilizando viaturas equipadas com etilômetros (bafômetros), para aplicação dos testes de alcoolemia, e computadores que permitem a consulta “online” ao banco de dados do Detran para verificar a documentação de veículos e condutores.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Acidente envolvendo SUV e Van deixa quatro feridos em João Pessoa

Um acidente envolvendo uma van de uma empresa de transportes e uma SUV Mitsubishi Pajero, por volta das 15h40 desta sexta-feira (28) em João Pessoa, deixou quatro pessoas feridas. O acidente aconteceu no cruzamento da Rua Tito Silva com a Rua Dra. Hemance Paiva, nas proximidades da Praça das Muriçocas no bairro do Miramar. As vítimas foram socorridas pelo Atendimento de Resgate do Corpo de Bombeiros e levadas para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. De acordo com a assessoria do Trauma, o estado de saúde das vítimas não foi informado pois até às 16h elas passavam por procedimentos médicos (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Acidente no Miramar (Foto: Walter Paparazzo/G1)


G1

Homem é assassinado a tiros em praça pública de João Pessoa


Homem é assassinado a tiros em João Pessoa  (Foto: Walter Paparazzo/G1)Polícia ainda não tem informações sobre o suspeito
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um homem foi assassinado a tiros e um adolescente ficou ferido na noite desta sexta-feira (28) no bairro dos Funcionários I, emJoão Pessoa . De acordo com informações da Central de Polícia, as duas vítimas estavam na praça Lauro Wanderley quando foram abordados por um homem em uma bicicleta. O suspeito efetuou vários disparos e fugiu.
O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O adolescente foi socorrido e  encaminhado para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.
A Polícia Civil está investigando o caso, mas ainda não tem informações sobre o suspeito, nem sobre que teria motivado o crime.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1
.

Artista plástico colombiano cria automóvel feito com bambu


 O artista plástico colombiano Jose Mauricio Pardo dirige seu veículo feio de bambu pelas ruas de Bogotá, na Colômbia, na sexta-feira (28).  O automóvel, praticamente todo feito de bambu, foi desenvolvido por Pardo, que montou o “casco” mantendo a mecânica original do veículo. (Foto: AP)O artista plástico colombiano Jose Mauricio Pardo dirige seu veículo feito com bambu pelas ruas de Bogotá, na Colômbia, na sexta-feira (28). O automóvel, praticamente todo feito de bambu, foi desenvolvido por Pardo, que montou o “casco” mantendo a mecânica original do veículo. (Foto: AP)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Veja lista de animais com vícios 'humanos'


Na semana passada, a imagem de uma cabra que gosta de beber cerveja chamou atenção. O animal toma até quatro garrafas de cerveja seguidas em Laoshan, na província de Shandong, na China. Abaixo, o G1 lista esse e outros animais com vícios estranhos.
Cabra toma até quatro garrafas de cerveja de uma vez. (Foto: China Daily/Reuters)Cabra toma até quatro garrafas de cerveja de uma vez em Laoshan. (Foto: China Daily/Reuters)
Um resort em Weihai, na província chinesa de Shandong, costuma servir sobras de cerveja para um veado. Funcionários descobriram que o animal gostava da bebida após uma brincadeira em novembro de 2009.  (Foto: Reprodução)Um resort em Weihai, na província chinesa de Shandong, costuma servir sobras de cerveja para um veado. Funcionários descobriram que o animal gostava da bebida após uma brincadeira em novembro de 2009. (Foto: Reprodução)
Enquanto vivia no zoológico da Ansar, no sul do Líbano, o chimpanzé chamado Ômega apreendeu a fumar. Segundo funcionários do zoo, visitantes davam cigarros para o animal. (Foto: Animals Lebanon/AP)Enquanto vivia no zoológico da Ansar, no sul do Líbano, o chimpanzé chamado Ômega apreendeu a fumar. Segundo funcionários do zoo, visitantes davam cigarros para o animal. (Foto: Animals Lebanon/AP)
A orangotango Tori aprendeu a fumar ao imitar os visitantes de um zoológico na Indonésia onde mora, que jogavam as bitucas de cigarro dentro do local onde ela ficava. Em julho, os funcionários decidiram afastar a orangotango do público, numa tentativa de acabar com seu vício de cigarro. (Foto: AP)A orangotango Tori aprendeu a fumar ao imitar os visitantes de um zoológico na Indonésia onde mora, que jogavam as bitucas de cigarro dentro do local onde ela ficava. Em julho, os funcionários decidiram afastar a orangotango do público, numa tentativa de acabar com seu vício de cigarro. (Foto: AP)
Em 2010, o cachorro chamado ‘Tesouro’, que vive em Pequim, na China, ganhou destaque na imprensa por ser viciado em cigarro. Segundo sua dona, Li, o cão de estimação inala fumaça desde que tinha cinco meses de idade e precisa de, pelo menos, dois cigarros por dia. (Foto: Quirky China/Barcroft Media/Getty Images)Em 2010, o cachorro chamado ‘Tesouro’, que vive em Pequim, na China, ganhou destaque na imprensa por ser viciado em cigarro. Segundo sua dona, Li, o cão de estimação inala fumaça desde que tinha cinco meses de idade e precisa de, pelo menos, dois cigarros por dia. (Foto: Quirky China/Barcroft Media/Getty Images)
Em 2011, as autoridades da Malásia decidiram acabar com o vício da orangotango Shirley, que ficou conhecida pelo hábito de fumar. Ela ganhou fama por fumar cigarros oferecidos por visitantes no zoológico de Johor Bahru. (Foto: AP)Em 2011, as autoridades da Malásia decidiram acabar com o vício da orangotango Shirley, que ficou conhecida pelo hábito de fumar. Ela ganhou fama por fumar cigarros oferecidos por visitantes no zoológico de Johor Bahru. (Foto: AP)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Polícia divulga fotos de suspeitos de participar de estupro em Santos


Polícia divulga foto dos três suspeitos de participar de estupro (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Polícia divulga foto dos três suspeitos de participar de estupro (Foto: Reprodução/TV Tribuna)























A polícia divulgou as fotos de mais dois suspeitos de participar do estupro de uma adolescente em uma casa noturna no centro de Santos, no litoral de São Paulo. O crime aconteceu no último dia 8. A prisão temporária já foi decretada para os três suspeitos.

O principal suspeito é um rapaz que trabalhava como segurança na casa noturna. “O segurança apresentou a vítima para o irmão e mais outro colega. E passaram boa parte da noite conversando, bebendo. Aí a menina passou mal e testemunhas viram quando o segurança a levou para um local e a menina desapareceu. Posteriormente, quando nós tínhamos as fotos, nós mostramos a ela e a uma testemunha, e as duas reconheceram”, explica a delegada Deborah Perez Lázaro. Os outros dois suspeitos teriam ficado do lado de fora do banheiro, enquanto a jovem era violentada. Os três estão com a prisão temporária decretada, mas continuam foragidos.

A jovem de 17 anos foi encontrada machucada no banheiro da casa noturna no Centro Histórico de Santos. Os laudos do IML comprovaram que ela foi vítima de violência sexual. Quem tiver qualquer informação que ajude a localizar os suspeitos, pode ligar para o disque denúncia, no telefone 181. Não é preciso se identificar.

Para ler mais notícias do G1 Santos e Região, clique em g1.globo.com/santos. Siga também o G1 Santos e Região no Twitter e por RSS.
G1
.

Robô que reproduz gestos humanos ajudará pacientes de fisioterapia


Um sistema desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos (SP) permite que um robô reproduza gestos humanos. A pesquisa visa auxiliar pacientes no tratamento de fisioterapia. Outra ideia é promover uma interação com crianças do ensino fundamental e ajudar no aprendizado de matemática.

Os testes são feitos no robô Nao, comprado de uma empresa francesa em 2010 por meio de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Com o uso do Kinect, um sensor de movimentos desenvolvido para o videogame Xbox 360, o humanoide reconhece movimentos do corpo humano para execução de duas tarefas principais.

Uma delas é a realização de alguns comportamentos pré-definidos, como caminhar (para frente/trás, lateralmente e em rotação), sentar e levantar e executar alguns gestos.  A outra é uma imitação direta em tempo real (mímica) reproduzindo o movimento humano da forma mais semelhante possível.

O robô Nao realiza essas tarefas através da percepção do estado de algumas junções do corpo, como ombro, cotovelo, quadril e joelho – além do pescoço e mãos.

“Futuramente, com apoio dessa tecnologia, será possível fazer uso de robôs para realizar atividades em que não se esteja presente. Poderá se controlar o robô a distância para ele verificar algo simples, por exemplo, se as chaves estão dentro do armário”, explica Fernando Zuher, aluno de doutorado responsável pelo estudo.
 

Interação amigável
A professora Roseli Aparecida Francelin Romero, do ICMC, diz que um dos objetivos do sistema é tornar a interação homem/robô mais amigável e permitir a atuação da máquina em diversas aplicações.

O estudante Fernando Zuher, responsável pela pesquisa com Nao (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
Muito em breve, afirma ela, o robô poderá atuar como um personal trainer, corrigindo os movimentos e exercícios desenvolvidos pela pessoa. Com o avanço dos estudos, o objetivo é que em até um ano o humanoide atue de forma eficaz na fisioterapia de pacientes.
“O fisioterapeuta não teria a necessidade de estar acompanhando os idosos ou os pacientes durante as sessões. E estes não precisariam se deslocar. A ideia é que o especialista grave o movimento em um pen drive, e a pessoa tenha um robô em casa. Ele ajudaria a fazer os movimentos, executaria até a correção e incentivaria”, explica.
Segundo Romero, os próprios consultórios poderiam adquirir os robôs. Um modelo semelhante ao humanoide Nao custa em torno de R$ 30 mil, mas a tendência é que esse valor diminua, diz a professora.

“A longevidade está aumentando de um modo geral. Hoje, nos Estados Unidos, a gente tem falta de fisioterapeutas. Isso vai acabar ocorrendo no Brasil também, onde há falta de mão de obra qualificada em diversas áreas. Fisioterapia é só um exemplo, mas a robótica está entrando em diversos setores”, ressalta a professora.

Em ambientes educacionais, o uso do robô seria um estímulo às crianças no aprendizado de conceitos, como de matemática, com mais facilidade. De acordo com Romero, já existem escolas no Estado de São Paulo que utilizam essa prática para tornar o estudo ainda mais agradável.

“Os robôs vão participar da vida do ser humano com o intuito de auxiliar. Não os vejo substituindo a mão de obra, muito pelo contrário. As pessoas hoje têm que interagir com muitas coisas ao mesmo tempo e não estão conseguindo fazer bem feito. Se elas tiverem um robô que esteja olhando, observando o que ela deve fazer da melhor forma possível, acho que isso irá promover trabalhos executados com melhor qualidade e trará um benefício enorme para a sociedade em todos os setores”, avalia a pesquisadora.

Futebol de robôs
Outro plano do ICMC é a criação de um time de futebol de robôs humanoides para participar da RoboCup, competição que reúne as melhores equipes do mundo e que será realizada no Brasil em julho 2014, em João Pessoa (PB), em paralelo à Copa do Mundo de Futebol.

O Grupo de Computação Bioinspirada do ICMC já possui tradição em futebol de robôs. A equipe Warthog Robotics, uma parceria do ICMC com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, já participou da Robocup em 2011 e também venceu torneios nacionais na categoria Very Small Size.
Pesquisa feita com Nao visa auxiliar pacientes no tratamento de fisioterapia (Foto: Fabio Rodrigues/G1)Pesquisa feita com Nao visa auxiliar pacientes no tratamento de fisioterapia (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
Para ler mais notícias do G1 São Carlos e Araraquara, clique em g1.globo.com/sao-carlos-regiao. Siga também o G1 São Carlos e Araraquara no Twitter e por RSS.
G1

Presos suspeitos da morte do comerciante Edival

image
Em uma operação conjunta das policias Civil e Militar de Santa Luzia, foi realizado hoje, dia 26 de setembro de 2012, as prisões, em cumprimento de mandado de prisão expedido (expedido ainda na manhã de hoje), pelo Juiz da Comarca de Santa Luzia-PB, Dr. Perillo Rodrigues, Luciene Gonçalves da Silva (Que era casada com Edival Marques da Silva, assassinado no 27/08/2012) e uma outra pessoa, do sexo masculino e de Juazeirinho.
As prisões ocorreram na cidade de Juazeirinho-PB.
Antes do casamento com Edival, realizado na cidade de Juazeirinho-PB, seu nome, o de Luciene, era Luciene Gonçalves de Souza, passando a se chamar, depois do casamento, Luciene Gonçalves da Silva.
Nesta operação, além de Luciene, também, foi preso uma segunda pessoa, do sexo masculino.
A qualquer momento teremos o nome dessa segunda pessoa.
Ambos foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil de Santa Luzia-PB onde foram ouvidos pela Delegada Dra. Simone Quirino, titular da Delegacia e responsável pelo caso.
Depois de ouvidos, ambos foram conduzidos até Patos para realizarem o exame de corpo de delito.
Acreditamos que Luciene deva ficar no presídio feminino de Patos, já o segundo acusado preso na operação, deve ser trazido para o presidio de Santa Luzia. Essas informações ainda são extra-oficiais.
Ainda de acordo com informações, a Delegada Dra. Simone Quirino, em entrevista a equipe da TV Correio, bem como, a outros jornalistas e portais, disse que a prisão se deu pelo fato de existir indícios de que a acusada seria a mandante do crime.
Lembramos que estas informações, da entrevista da delegada, estarão disponíveis, provavelmente, ainda hoje, também, no Portal Correio.
O Portal Correio terá novas informações sobre o caso.
DSC00447DSC00448
Dentro de alguns instantes maiores informações.
Entrevista com a Delegada Dra. Simone Quirino:
Vídeo:
Henrique Melo – Rede Sertão PB

Avião colide com prédio durante show aéreo e mata dois na Indonésia


Duas pessoas morreram neste sábado (29) quando um avião que realizava acrobacias aéreas bateu contra um edifício durante uma exibição em um aeroporto na ilha de Java, na Indonésia, informou a imprensa local.
As vítimas são o piloto e o copiloto do pequeno avião Cesna 202, que colidiu contra um prédio próximo ao aeroporto de Hussein Sastranegara, na cidade de Bandung, durante um espetáculo para comemorar o 202º aniversário do município.
As imagens do acidente foram captadas pelas câmaras da televisão local, que transmitia o evento "Bandung Air Show 2012". Uma grande coluna de fumaça preta surgiu após o impacto.
Esta não é a primeira vez que ocorre um acidente fatal neste evento: em 2010, o piloto Alejandro Supelli morreu quando o Cessna que dirigia se chocou contra o solo.
Bombeiros controlam o incêndio causado pela queda de um avião de pequeno porte em Bandung, na Indonésia (Foto: AFP/Timur Matahari)Bombeiros controlam o incêndio causado pela queda de um avião de pequeno porte em Bandung, na Indonésia (Foto: AFP/Timur Matahari)

Julgamento de ex-mordomo do papa vai ignorar investigação de cardeais


A corte do Vaticano decidiu neste sábado (29) que o julgamento de Paolo Gabriele, ex-mordomo do papa Bento XVI, e de Claudio Sciarpelletti, técnico em informática do Vaticano, se baseará apenas nas investigações feitas por policiais e promotores do Vaticano.
Os dois são acusados de roubar e publicar documentos confidenciais da Santa Sé, em um escândalo que ficou conhecido como “Vatileaks”. Com a decisão do magistrado, investigações independentes conduzidas por cardeais, que a defesa pretendia usar, serão ignoradas.
O tribunal, que teve início neste sábado, voltará a se reunir na próxima terça-feira. Ficou decidido também que os dois acusados passarão por julgamentos separados.
Paolo Gabriele, à direita, durante o primeiro dia do julgamento (Foto: AFP/L'Osservatore Romano)Paolo Gabriele, à direita, durante o primeiro dia do julgamento (Foto: AFP/L'Osservatore Romano)
O principal acusado do crime é Paolo Gabriele, que pode pegar até quatro anos de prisão por vazar os documentos. A acusação a Sciarpelletti é de acobertar Gabriele, o que pode resultar em um ano de cadeia.
O papa, como chefe soberano do Vaticano, pode exercer em qualquer momento sua prerrogativa de perdoar o mordomo, mas se não fez isso até agora é sinal de que espera que o julgamento vá até o final.Gabriele já chegou a se declarar culpado, mas fontes judiciais do Vaticano disseram que isso não deve ser levado em conta no processo, já que ele pode estar fazendo isso para encobrir outras pessoas. Neste sábado, ele esteve presente à sessão, mas não prestou nenhum depoimento.
O secretário particular de Bento XVI, monsenhor Georg Ganswein, superior direto do mordomo do Papa, será convocado como testemunha. Ganswein, de 56 anos, considerado por alguns como a eminência parda do Sumo Pontífice, era a única testemunha citada com nome e sobrenome nos documentos processuais.
Também podem ser chamadas várias outras testemunhas, já que na investigação aparecem eventuais cúmplices que se ocultam sob as letras "B" (aparentemente um sacerdote espiritual de Gabriele), "X" e "W".
O escândalo do vazamento de documentos do papa e da Santa Sé veio à tona no início do ano, quando uma televisão italiana revelou cartas enviadas a Bento XVI pelo núncio nos EUA, o arcebispo Carlo Maria Viganó, nas quais ele denunciava a "corrupção, prevaricação e má gestão" na administração do Vaticano.
Em 19 de maio foi publicado um livro com uma centena de novos documentos secretos do Vaticano que revelam supostas tramas e intrigas no pequeno Estado. Gabriele foi detido em 24 de maio e ficou 53 dias nessa condição, até ser colocado em prisão domiciliar. Sciarpelletti foi preso um dia depois, mas 24 horas depois foi liberado.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...