domingo, 30 de setembro de 2012

Homem é assassinado a tiros em praça pública de João Pessoa


Homem é assassinado a tiros em João Pessoa  (Foto: Walter Paparazzo/G1)Polícia ainda não tem informações sobre o suspeito
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um homem foi assassinado a tiros e um adolescente ficou ferido na noite desta sexta-feira (28) no bairro dos Funcionários I, emJoão Pessoa . De acordo com informações da Central de Polícia, as duas vítimas estavam na praça Lauro Wanderley quando foram abordados por um homem em uma bicicleta. O suspeito efetuou vários disparos e fugiu.
O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O adolescente foi socorrido e  encaminhado para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.
A Polícia Civil está investigando o caso, mas ainda não tem informações sobre o suspeito, nem sobre que teria motivado o crime.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.G1

Evento marca dez anos de grupo que pesquisa cotidiano e jornalismo na PB


O Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (Grupecj) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) comemora 10 anos de fundação, e para comemorar o grupo vai realizar o seminário “Diálogos sobre Pesquisa em Mídia e Cotidiano”. O evento acontece nos dias 3, 4 e 5 de outubro, no auditório 412, do Centro de Ciência Humanas e Letras (CCHL) da UFPB. As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 1º de outubro e podem ser feitas acessando este link que leva para a página do evento.
No dia 4, o evento começa às 9h com palestra do professor Luís Martins, da Universidade de Brasília (UnB), sobre “Imprensa, cidadania e cotidiano”. Às 14h30, os comunicadores Daniel Abath, Geanne Batista, Patrícia Monteiro e Sérgio Melquior participam da mesa redonda sobre “Metodologias de pesquisa em Mídia e Cotidiano”.No primeiro dia, a programação abre às 14h30 com exibição de um documentário sobre os 10 anos do grupo e palestra do professor Wellington Pereira, coordenador do Grupecj, e do professor Henrique Magalhães, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, além de lançamento de livros.
Na sexta-feira (5), pela manhã, a professora Cristiane Freitas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), profere palestra sobre “Interações metodológicas em pesquisas sobre o cotidiano: cinema, imaginário e cultura”. Às 14h30, o seminário entrega o Prêmio de Incentivo à Pesquisa no Nordeste, com homenagem ao professor Luís Custódio, da Universidade Estadual da Paraíba.
O grupo
Criado em março de 2002 pelo professor Wellington Pereira, em uma década o Grupecj conta com oito livros lançados e credibilidade e reconhecimento que lhe renderam alguns prêmios, entre eles: o Rumos Itaú Jornalismo Cultural (2007/2008) e o Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação (2008).

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Bombeiros registram princípio de incêndio em hospital de João Pessoa


Na noite de sexta-feira (28) foi registrado um princípio de incêndio no Hospital Ortotrauma, em João Pessoa. Segundo informações do Corpo de Bombeiros o fogo aconteceu na casa das máquinas da unidade hospitalar,  mas teria sido controlado rapidamente.
O setor de Serviço Social do Ortotrauma confirmou o princípio de incêndio e disse que nenhuma pessoa ficou ferida nas chamas. O Corpo de Bombeiros informou que ainda não se sabe o que causou o incêndio, mas acrescentou que isso será apurado.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

.

Fotógrafo cria cenas de ação com recortes de papel


Utilizando recortes feitos com papel, o fotógrafo David A. Reeves criou diversas cenas de ação, exibindo apenas as silhuetas dos personagens.
Dave faz recortes para montar cenas de ação. (Foto: Reprodução)David faz recortes para montar cenas de ação. (Foto: Reprodução)
Cada detalhe da perspectiva precisa ser bem colocado para compor a imagem, além da organização dos desenhos em várias camadas, truques de foco e iluminação, entre outros.
Site mostra detalhes do que acontece "por trás das câmeras". (Foto: Reprodução)Site mostra detalhes do que acontece "por trás das câmeras". (Foto: Reprodução)
No site do artista, há uma galeria com outras imagens do trabalho feito por David e suas esculturas de papel, além de um making-of explicando a produção das fotografias.
Perspectiva é essencial para criar as cenas com as silhuetas de papel.  (Foto: Reprodução)Perspectiva é essencial para criar as cenas com as silhuetas de papel. (Foto: Reprodução).
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Aniversariante do dia


Veja lista de bichos exóticos que são mantidos como animais de estimação


A norte-americana Cindy Huntsman mantém vários animais de estimação exóticos em uma propriedade em Massillon, no estado de Ohio (EUA). Cindy conta, por exemplo, com zebra, píton, puma e dois tigres como bichos de estimação (Foto: Mark Duncan/AP)A norte-americana Cindy Huntsman mantém vários animais de estimação exóticos em uma propriedade em Massillon, no estado de Ohio (EUA). Cindy conta, por exemplo, com zebra, píton, puma e dois tigres como bichos de estimação (Foto: Mark Duncan/AP)
O francês Christophe Lutz foi fotografado no dia 9 de agosto passeando com seu javali de estimação na vila de Kolbsheim, perto de Strasbourg, na França. O animal chamado ‘Marcel’  é criado por Christophe e sua esposa, Chloe, desde que ele tinha 3 meses. (Foto: Vincent Kessler/Reuters)O francês Christophe Lutz foi fotografado no dia 9 de agosto passeando com seu javali de estimação na vila de Kolbsheim, perto de Strasbourg, na França. O animal chamado ‘Marcel’ é criado por Christophe e sua esposa, Chloe, desde que ele tinha 3 meses. (Foto: Vincent Kessler/Reuters)
O filipino Wawan mantém cobras e aranhas como animais de estimação em Tanggerang, na Indonésia. Entre os bichos exóticos, ele conta com uma píton-arborícola-verde e uma tarântula. (Foto: Bay Ismoyo/AFP)O filipino Wawan mantém cobras e aranhas como animais de estimação em Tanggerang, na Indonésia. Entre os bichos exóticos, ele conta com uma píton-arborícola-verde e uma tarântula. (Foto: Bay Ismoyo/AFP)
Uma menina foi fotografada em outubro de 2010 brincando com uma cobra enorme no meio de uma rua em Ramallah, na Cisjordânia. O réptil é mantidp como animal de estimação pela família palestina. (Foto: Abbas Momani/AFP)Uma menina foi fotografada em outubro de 2010 brincando com uma cobra enorme no meio de uma rua em Ramallah, na Cisjordânia. O réptil é mantidp como animal de estimação pela família palestina. (Foto: Abbas Momani/AFP)
A americana Christie Carr mantém um canguru como animal de estimação no estado do Oklahoma (EUA). (Foto: Sue Ogrock/AP)A americana Christie Carr mantém um canguru como animal de estimação no estado do Oklahoma (EUA). (Foto: Sue Ogrock/AP)
Além dos seis filhos pequenos, o casal britânico Iain e Lisa Newby  mantém uma ema como animal de estimação em sua casa em Southend,  na Inglaterra. A ave chamada "Beaky" é como um sétimo filho para Iain e Lisa. A ema compartilha com a família diversas atividades diárias, como a hora das refeições e de assistir a programas de TV. (Foto: Nick Obank/Barcroft Media/Getty Images)Além dos seis filhos pequenos, o casal britânico Iain e Lisa Newby mantém uma ema como animal de estimação em sua casa em Southend, na Inglaterra. A ave chamada "Beaky" é como um sétimo filho para Iain e Lisa. A ema compartilha com a família diversas atividades diárias, como a hora das refeições e de assistir a programas de TV. (Foto: Nick Obank/Barcroft Media/Getty Images)
Apelidado de o ‘encantador de búfalos’, o americano RC Bridges mantém dois bisões como animais de estimação em sua casa em Quinlan, no estado do Texas (EUA). Ele e sua mulher, Sherron, cuidam de Wildthing, que pesa mais de uma tonelada, há alguns anos, e ‘Bullet’, de 410 quilos, que foi incorporado recentemente à família. (Foto: Reprodução)Apelidado de o ‘encantador de búfalos’, o americano RC Bridges mantém dois bisões como animais de estimação em sua casa em Quinlan, no estado do Texas (EUA). Ele e sua mulher, Sherron, cuidam de Wildthing, que pesa mais de uma tonelada, há alguns anos, e ‘Bullet’, de 410 quilos, que foi incorporado recentemente à família. (Foto: Reprodução)
O canadense Mark Dumas mantém um urso polar como animal de estimação. Ao lado de Dumas, o urso polar ‘Agee’ até parece inofensivo. ‘Agee’ já participou de comerciais de TV e de filmes. Dumas chega a nadar e abraçar carinhosamente o animal de quase 400 quilos em sua propriedade em Abbotsford, no Canadá. (Foto: Laurentiu Garofeanu/Barcroft USA/Getty Images)O canadense Mark Dumas mantém um urso polar como animal de estimação. Ao lado de Dumas, o urso polar ‘Agee’ até parece inofensivo. ‘Agee’ já participou de comerciais de TV e de filmes. Dumas chega a nadar e abraçar carinhosamente o animal de quase 400 quilos em sua propriedade em Abbotsford, no Canadá. (Foto: Laurentiu Garofeanu/Barcroft USA/Getty Images)
O britânico Steve Edgington mantém uma raposa em sua casa em Hassocks. Segundo ele, ‘Miss Snooks’ é um bom animal de estimação e leva 'uma vida de cachorro'. Steve e sua mulher, Nola, adotaram a raposa oito anos atrás, quando ela era filhote. (Foto: Andrew Hasson/Barcroft Media/Getty Images)O britânico Steve Edgington mantém uma raposa em sua casa em Hassocks. Segundo ele, ‘Miss Snooks’ é um bom animal de estimação e leva 'uma vida de cachorro'. Steve e sua mulher, Nola, adotaram a raposa oito anos atrás, quando ela era filhote. (Foto: Andrew Hasson/Barcroft Media/Getty Images)
O iraquiano Basem Abdullah mantém um íbis como animal de estimação. Ele chama atenção quando passeia com a ave em Bagdá, no Iraque. (Foto: Hadi Mizban/AP)O iraquiano Basem Abdullah mantém um íbis como animal de estimação. Ele chama atenção quando passeia com a ave em Bagdá, no Iraque. (Foto: Hadi Mizban/AP)
 Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
g1

Polícia do Rio mata miliciano que tinha 21 mandados de prisão


Carlão (Foto: Reprodução/Disque-Denúncia)Carlão (Foto: Reprodução/Disque-Denúncia)
O miliciano Carlos Ary Ribeiro, conhecido como Carlão, morreu neste sábado, em troca de tiros com policiais que foram capturá-lo. Segundo informações da Polícia Civil, os agentes foram recebidos a tiros por Carlão ao tentar cumprir  21 mandados de prisão contra o criminoso na Favela de Inhoaíba, em Cosmos, subúrbio do Rio. Ex-PM, ele havia fugido do Batalhão Especial Prisional (BEP) da Polícia Militar em 2011.
A operação foi realizada por policiais da 15ª DP (Gávea), 40ª DP (Honório Gurgel) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE). 
De acordo com os policiais, Carlão é acusado de integrar a maior milícia do Rio de Janeiro, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. Durante a ação, houve confronto e o bandido foi baleado. Ele chegou a ser encaminhado ao hospital, onde morreu.
O miliciano estava sendo monitorado há mais de dois meses pela polícia. Os policiais informaram que ele estava armado com uma pistola, munição e portava documento de identidade falso.
Na madrugada deste sábado, policiais civis da 35ª DP (Campo Grande) já tinham prendido outro integrante da mesma milícia, Gladson dos Santos Gonçalves, de 30 anos, capturado na Rua Joselândia, em Campo Grande.
Contra ele existe mandado de prisão por homicídio qualificado, expedido pela 1ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.
g1

Colegas de dançarina morta no ES dizem que se sentem ameaçadas


Mais do que colegas na banda, Vânia Campos, Jamily Guedes e Joana Tavares eram amigas de Alini Gama, a dançarina morta aos 21 anos vítima da inveja de dois colegas de profissão que queriam o seu lugar em uma banda de forró. A dançarina Adayane Matias, de 20 anos, e seu parceiro, Juliermeson Bastos, de 20 anos, confessaram, segundo a polícia, que planejaram a morte de Alini e pretendiam um atentado contra as outras três dançarinas, que disseram ao G1, neste sábado (29), terem medo de sair na rua.
Alini foi morta em uma emboscada no dia 21 de setembro. Segundo a polícia, a morte foi planejada pelos dois dançarinos. Juliermeson Bastos e Adayane Matias queriam a vaga da vítima em uma banda de forró. O namorado de Adayane, o caminhoneiro David Correia, disse para a polícia que atirou em Alini como prova de amor. De acordo com a polícia, Alini foi morta em uma emboscada no pátio de um hotel em Campo Grande, Cariacica. O suspeito de ter arquitetado o crime se aproximou da dançarina por meio de redes sociais.
Nos depoimentos à polícia, os suspeitos da morte deixaram claro que as outras três dançarinas poderiam ter sido vítimas. Chegaram a planejar um ataque armado durante um ensaio, onde as quatro meninas estariam juntas. Vânia diz que não sai de casa sozinha. “Estou evitando sair sozinha de casa. A gente não sabe o que pode acontecer”, diz. Joana pensa agora em parar de dançar. “É difícil, fazia tudo com a Alini”, lamenta. Jamile disse que não imaginava que estava tão exposta à violência. “A gente sabe que a inveja existe, mas não imaginávamos que chegaria a esse ponto”, comentou.
O delegado Adroaldo Lopes disse que concluiu o inquérito nesta sexta-feira e já enviou para a Justiça. Adayane, Juliemerson e Deivid foram indiciados por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e a dissimulação.

"Jamais esperava que minha sobrinha fosse presa. Ao receber a notícia da prisão, ela ficou abalada e chorou muito. Tenho certeza que ela não participou em nada, não fez nada. Nunca levou qualquer reclamação para casa. Quando retornou da turnê de shows, estava muito empolgada e com esperanças de ser contratada. Desde quando essa história começou a ser descoberta, a mãe da Adayane está vivendo a base de remédios. Minha sobrinha, ou qualquer outra pessoa da família, nunca teve problemas com a polícia. Ela sempre gostou muito de dançar, é atenciosa com os irmãos e a mãe. Não acredito que ela realmente tenha participação na morte dessa menina".
Suspeita do plano
O tio de Adayane Matias, que se identificou apenas como Marcos, acompanhou a dançarina até a delegacia em todas as vezes em que ela esteve no local. Ele ficou surpreso quando o delegado deu voz de prisão a sobrinha na tarde desta quinta-feira (26).

O crime
De acordo com a polícia, Alini foi morta em uma emboscada, por volta das 9h de sexta-feira, no pátio de um hotel em Campo Grande, Cariacica. Segundo testemunhas, a dançarina havia saído de casa para tratar de um contrato de trabalho. Um dias antes, ela foi procurada por telefone, por um homem que dizia querer contratá-la. Ele marcou um encontro com a jovem mas na verdade era uma emboscada para matá-la.

O delegado Adroaldo Lopes disse que, ao chegar no ponto marcado, Alini atendeu uma ligação e quatro minutos depois foi morta. O assassino estava em uma moto e atirou duas vezes contra a jovem, que foi atingida pelas costas. A dançarina foi levada para um hospital particular no mesmo município, mas não resistiu e morreu.
Para ler mais notícias do G1 Espírito Santo, clique em g1.globo.com/es. Siga também o G1 ES no Twitter e por RSS.
Dançarina também trabalhava como modelo fotográfica no Espírito Santo (Foto: Arquivo familiar)Dançarina também trabalhava como modelo fotográfica no Espírito Santo (Foto: Arquivo familiar)

Acidente com pequeno avião deixa 6 mortos na Áustria


Ao menos seis pessoas morreram neste domingo (30) após a queda de um pequeno avião na região de Tirol, na Áustria, informou a agência "APA", citando fontes da Cruz Vermelha.
Segundo essas informações, a aeronave bimotor transportava oito pessoas, das quais duas sobreviveram.
g1

Tufão 'Jelawat' leva chuva forte e tempestade elétrica ao Japão


Grandes ondas chegam à província de Wakayama, no centro do Japão. (Foto: Kyodo News / via AP Photo)Grandes ondas chegam à província de Wakayama, no centro do Japão. (Foto: Kyodo News / via AP Photo)












O poderoso tufão "Jelawat", o 17º da temporada, ameaça tocar terra na ilha de Honshu, a maior do Japão, nas próximas horas, informou neste domingo (30) a Agência Meteorológica do país.
Às 12h (horário local, 0h de Brasília), Jelawat estava a cerca de 125 km ao sudoeste do Cabo Shiono, no sul da província de Wakayama, região onde se espera que ele toque terra.
A Agência Meteorológica previu que Jelawat atravessará depois a região de Tokai, e mais tarde a de Kanto, onde fica Tóquio.
Ventos do tufão ‘Jelawat’ já andam derrubando árvores e provocando estragos em Okinawa. (Foto: Kyodo News / via AP Photo)Ventos do tufão ‘Jelawat’ já andam derrubando árvores e provocando estragos em Okinawa. (Foto: Kyodo News / via AP Photo)
O Jelawat deixou 50 feridos e causou blecautes em sua passagem no sábado (29) pelas ilhas de Okinawa, as mais ao sul do arquipélago japonês.
A agência advertiu sobre fortes chuvas, tempestades elétricas e fortes marés em boa parte do país, e previu um volume de precipitações de até 500 milímetros na região de Tokai e de 400 milímetros em Kanto durante entre este domingo e a manhã da segunda-feira (1º).
A Agência Meteorológica do Japão ativou o alerta vermelho em 15 províncias do centro e sudoeste do país, e o alerta amarelo em quase todas as regiões restantes do arquipélago.
As principais empresas aéreas japonesas informaram de atrasos e do cancelamento de alguns voos nos aeroportos de Narita e Haneda (Tóquio), de Itami e Kansai (ambos em Osaka), no de Nagoia (centro), no de Kobe (centro), nos de Tokushima, Kochi e Matsuyama (sul), e no de Miyazaki (sudoeste).
g1

Roubo de ovos pode afetar reprodução de aves no Rio Solimões


Pesquisadores brasileiros tentam descobrir o impacto que caçadores têm causado na reprodução de aves migratórias que utilizam a Amazônia para construir ninhos e gerar filhotes nas margens do Rio Solimões, nos arredores da Reserva Mamirauá – a 600 km de Manaus (AM).
Invasores têm roubado ovos de espécies aquáticas em praias formadas pelo rio para vendê-los em cidades vizinhas à reserva, como Uarini, por preços que variam de R$ 1 a R$ 2.
Segundo os cientistas, a prática pode causar um desequilíbrio no processo de reprodução e nidificação -- construção de ninhos -- de espécies como a gaivota (Phaetusa simplex), o corta-água (Rynchops niger) e a gaivotinha (Sternula superciliaris).
Imagem de colônia reprodutiva em praia do Rio Solimões. Até 17 mil ovos podem ser encontrados em locais como esse (Foto: Divulgação/Bianca Bernardon)Imagem de colônia reprodutiva de gaivotas, gaivotinhas e corta-águas em praia do Rio Solimões. Até 17 mil ovos podem ser encontrados em locais como esse (Foto: Divulgação/Bianca Bernardon)
Isso porque as aves podem não voltar a se reproduzir em áreas que foram invadidas ao menos uma vez, o que reduziria a oferta de áreas disponíveis para colônias. De acordo com a bióloga Bianca Bernardon, coordenadora do grupo de pesquisa aves aquáticas do Instituto Mamirauá, o roubo de ovos costuma ocorrer em praias não protegidas.
“Aves migratórias têm colônias reprodutivas protegidas por lei. Entretanto, apenas 33 praias do Solimões, próximas ao Instituto Mamirauá, estão sob a legislação. Em média, cada colônia pode ter até 13 mil ovos apenas de gaivota e outros 4 mil de exemplares de corta-água. Sabemos de casos de pessoas roubaram ao menos mil ovos em um único dia”, explica.
Segundo Bianca, a falta de fiscalização na região permite a invasão de caçadores e a montagem de acampamentos para captura de quelônios e outros animais, além dos ovos das aves aquáticas. Outro problema é a ocupação de locais por criação de gado, que acaba pisoteando os ninhos. “É necessário uma maior fiscalização e educação ambiental na região”, disse.
À esquerda, filhote de corta-água recém-nascido; à direita, ninho de gaivota. Processo de reprodução de aves pode ficar ameaçado devido à invasão de humanos. (Foto: Divulgação/Camila Martins)À esquerda, filhote de corta-água recém-nascido; à direita, ninho de gaivota  (Foto: Divulgação/Camila Martins)
Migração
A pesquisa do Instituto Mamirauá quer ainda conhecer a rota das aves migratórias. Entre agosto e setembro, os pesquisadores do Mamirauá capturaram pouco mais de 300 exemplares das três espécies para obter mais informações sobre o modo de vida delas. Anilhas foram colocadas nas patas para identificação dos espécimes.

“Se algum pesquisador encontrar alguma ave em qualquer parte do Brasil, eles vão anotar os dados e nos fornecer detalhes”. As informações coletadas vão permitir investigar se as mesmas aves retornam para as praia onde nasceram ou se reproduziram em anos anteriores, mesmo sob pressão da exploração humana.

Para ler mais notícias do Globo Natureza, clique em g1.globo.com/natureza. Siga também o Globo Natureza no Twitter.
g1

Pesquisadores colocam anilha em exemplar de corta-água. Migração de pássaros será investigada (Foto: Divulgação/Maria Cecília Gomes)Pesquisadores colocam anilha em exemplar de corta-água (Foto: Divulgação/Maria Cecília Gomes)

Milhares de muçulmanos queimam templos budistas em Bangladesh


Milhares de muçulmanos incendiaram vários templos budistas no sudeste de Bangladesh, denunciando a publicação no Facebook de uma foto que consideram ofensiva para o Islã.
Cerca de 25 mil pessoas incendiaram ao menos cinco templos budistas e dezenas de casas da cidade de Ramu e em povados nos arredores, a 350 km da capital, afirmando que um homem de confissão budista da região publicou uma foto que insultava o Corão, declarou a principal autoridade do distrito, Joinul Bari.
Várias fontes não sabiam informar se havia vítimas.
Aproximadamente 90% dos 153 milhões de habitantes de Bangladesh são muçulmanos. Os budistas representam 1% da população e vivem perto da fronteira com Mianmar.
Estátua de Buda em meio às cinzas do templo de Lal Ching, em Ramu, Bangladesh, neste domingo (30) (Foto: AFP)Estátua de Buda em meio às cinzas do templo de Lal Ching, em Ramu, Bangladesh, neste domingo (30) (Foto: AFP)
Estátuas queimadas no templo budista de Shima Bihar, em Ramu, Bangladesh, neste domingo (30) (Foto: AFP)Estátuas queimadas no templo budista de Shima Bihar, em Ramu, Bangladesh, neste domingo (30) (Foto: AFP)
A violência contra budistas é pouco comum.
Nas últimas semanas, milhares de muçulmanos se manifestaram em Bangladesh contra o filme anti-Islã produzido nos Estados Unidos e as caricaturas do Profeta Maomé publicadas em uma revista francesa.
G1

Em comício com Haddad, Lula diz que foi vítima de 'tentativa de golpe'


Lula e Marta participaram de comícios com Haddad neste sábado (Foto: Germano Assad/G1)Lula e Marta participaram de comícios com Haddad
neste sábado (Foto: Germano Assad/G1)
O ex-presidente Lula e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, participaram, na noite deste sábado (29), de dois comícios na Zona Leste de São Paulo em apoio ao candidato do PT à Prefeitura, Fernando Haddad. Também estiveram presentes os ministro da educação, Aloisio Mercadante, e da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, além do senador Eduardo Suplicy (PT-SP).
Na Praça do Forró, em São Miguel Paulista, Lula fez um discurso de 20 minutos. Ao falar sobre suas motivações para entrar na política, ele disse ter sofrido uma tentativa de golpe em 2005, numa referência ao escândalo do mensalão.
“Em 2005, eles tentaram dar um golpe no meu governo, tentaram como tentaram dar e como deram no João Goulart, como tentaram dar no Juscelino [Kubitschek], como levaram o Getúlio Vargas à morte. Eles [a elite política brasileira] não brincam em serviço, só que eles estavam lidando com uma pessoa diferente. Não que eu fosse mais inteligente do que os outros. É que eles não sabiam que não existia apenas um Lula no Brasil, que tinha um Lula em Brasília e mais milhares de Lulas em São Miguel Paulista, tinha milhares de Lulas nas fábricas, dentro das escolas, vestido de mulher, de homem, de índio”, completou o ex-presidente.
Sem citar o nome de Serra, Lula disse que o tucano não tem mais idade para ser presidente. "Queremos um prefeito que olhe pra São Paulo não como aquele vendedor de ideias, fulano de tal tem ideia. Ideia de quem ganhou São Paulo e no quarto mês se mandou, depois ganhou o governo do estado com três anos, se mandou e foi tentar ser presidente, tomou uma 'chumbada'. Certamente ele deve estar desesperado porque não tem mais idade pra ser presidente, não vai chegar lá, e agora voltou pra São Paulo ,como se São Paulo fosse cabide de emprego. Ora, meu Deus do céu, pega a aposentadoria que é melhor, ou auxílio pensão, qualquer coisa", disse Lula.
Em seu discurso, Haddad repetiu a intenção de construir 31 centros de saúde, chamada por ele de Rede Hora Certa. “Nós vamos colocar um médico especialista com a consulta, um exame de imagem e o centro cirúrgico no mesmo lugar, e vão ser 31 centros de saúde na cidade de São Paulo nesse formato”.
Ele também criticou a gestão de Gilberto Kassab, e prometeu acabar com a taxa de inspeção veicular ambiental, que chamou de "papa-níquel". “Não tem cabimento uma pessoa que tirou o carro da concessionária ter que pagar uma taxa pra regular o motor que vem de fábrica dentro do prazo de garantia”, falou.

Cidade Tiradentes
O segundo comício de Haddad nesta noite foi em Cidade Tiradentes. Ao apresentar ao público a esposa de Haddad, Ana Estela, Lula lembrou da novela "Avenida Brasil". “Olha, tem que ficar esperto porque a tal da Carminha, a tal da Nina, estão em cima da gente. Na verdade, eu morro de pena do Tufão. Eu nunca vi um cara tão sacaneado como ele”, brincou o ex-presidente.



Ele interrompeu o discurso várias vezes para tomar água. “Eu tenho que tomar água porque a garganta ainda ta muito inflamada, se eu não explicar daqui a pouco algum malandro vai dizer que esse lula bebeu tanto na hora do almoço que ta tomando água”.



“Se fosse rico tinha comido bacalhau, pobre tomou cachaça, então não é nenhuma das duas coisas, é que o câncer afetou muito a garganta, ela tá inchada e eu tenho que tomar água pra aguentar falar. Nem comi bacalhau nem tomei cachaça”, explicou, brincando com a plateia.



O ex-presidente ainda criticou Kassab por não ter desapropriado um terreno para a construção de uma universidade na zona leste. “Nós queríamos fazer universidade aqui na zona leste, o prefeito ficou de desapropriar o terreno e não desapropriou, esse rapaz [Haddad] vai ganhar, vai desapropriar e nós vamos fazer a universidade aqui”. Ele citou universidades em Osasco, Diadema, Santo André e falou da necessidade de cada região abrigar uma universidade pública.


Por fim, Lula ressaltou a realização da copa do mundo e das olimpíadas no Brasil e brincou com seu candidato. “Eles agora, por exemplo, vão poder assistir a copa do mundo na zona leste sem sair daqui. Eles não tem mais que ir pra Alemanha ou pro México, eu só lamento que não seja na vila Belmiro, porque meu candidato é santista”.
 

Para ler mais notícias das eleições na cidade de São Paulo, clique em
G1

Celebrada pelo padre Marcelo, missa de adeus a Hebe reúne amigos e fãs


Missa pela morte da apresentadora Hebe Camargo teve início por volta das 8h30 (Foto: Tadeu Meniconi/G1)Missa pela morte da apresentadora Hebe Camargo teve início por volta das 8h30 (Foto: Tadeu Meniconi/G1)
'Ela foi como uma mãe para mim', disse o padre Marcelo antes do início da missa neste domingo (30) (Foto: Tadeu Meniconi/G1)'Ela foi como uma mãe para mim', disse o padre
Marcelo antes do início da missa neste domingo
(30)  (Foto: Tadeu Meniconi/G1)
Celebrada pelo padre Marcelo Rossi, a missa pela morte da apresentadora Hebe Camargo teve fim por volta das 9h deste domingo (30). A cerimônia durou aproximadamente meia hora e foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, sede do governo do Estado de São Paulo, local onde ocorreu o velório.
O corpo da apresentadora, ícone da TV brasileira, deixará o Palácio dos Bandeirantes em um carro do Corpo de Bombeiros e seguirá para o cemitério Gethsemani, onde será realizado o enterro, marcado para as 10h30 (em princípio, seria às 9h30), segundo a assessoria do Palácio dos Bandeirantes.
Durante a celebração, o padre cantou "Como é grande o meu amor por você", de Roberto Carlos, acompanhado pelo público, composto por amigos, familiares e fãs. Hebe era fã do cantor. A missa foi encerrada com "Jesus Cristo", também de Roberto Carlos. Ao final, um fã fez um discurso em homenagem à apresentadora.
'Missa da saudade'
Antes de dar início à celebração, o padre Marcelo disse que ela não queria uma missa triste, mas uma missa com "muita saudade", e é dessa forma que a cerimônia seria conduzida.


Dezenas de pessoas acompanharam a celebração, aberta ao público. Durante a missa, o padre cantou a música "Como e grande o meu amor por você", de Roberto Carlos, acompanhado pelos fiéis.
De acordo com o religioso, foi a própria família que pediu que ele celebrasse a missa da forma que a Hebe desejava. "Não vai ser missa ecumênica, Hebe queria missa com Nossa Senhora", afirmou.
"Todos sabem do amor que eu tenho pela Hebe, ela foi uma mãe para mim (...). A Hebe é um exemplo de vida, além de um ícone da comunicação como apresentadora", disse, ainda antes do início da cerimônia.
O padre afirmou que esteve com a apresentadora na última segunda-feira (24) para uma missa de inauguração de uma capela da apresentadora. Ele disse que, naquele dia, percebeu que Hebe estava sentindo dor, mas que mesmo assim ela nunca falava em partir e lutou como uma guerreira para sobreviver. "Sua voz era uma voz que pregava a ética, a coragem e o amor pelo Brasil", afirmou.
'Dia do selinho'
Desde que foi aberto ao público, após momentos reservados exclusivamente a familiares e amigos, na noite de sábado (29), o velório de Hebe Camargo passou a receber fãs que desejam se despedir da apresentadora. O consultor de vendas Fagner Fernando Ribeiro, 28, viajou de São José dos Campos para São Paulo especialmente para prestar homenagem ao ícone da televisão brasileira.

“Para quem sempre viu uma pessoa sorrindo, tranquila e alegre, é difícil vê-la assim. Ficam na lembrança o sorriso, os selinhos”, afirmou ao G1, logo após passar pelo salão nobre do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo, onde está sendo velado o corpo de Hebe. Natural de Taubaté, mesma cidade onde nasceu a apresentadora, Ribeiro fez questão de dizer que apoia uma campanha nas redes sociais para tornar 29 de setembro o “dia do selinho”, em tributo a uma das marcas registradas de Hebe Camargo.
Hebe morreu de madrugada em casa após sofrer uma parada cardíaca, ao se deitar para dormir, segundo a assessoria de imprensa do SBT. Ela lutava contra um câncer desde 2010.
Ribeiro passou pela sede do governo acompanhado do amigo Arthur Lamy, 33. O advogado, que tinha passagem de volta para o Rio, onde mora, marcada para a noite deste sábado, conta que adiou a viagem: “Deixei de ir embora pra me despedir da Hebe. Eu senti como se tivesse perdido um parente”.
No início da madrugada deste domingo (30), praticamente não havia filas diante do Palácio dos Bandeirantes. O principal inconveniente enfrentado pelos admiradores de Hebe era o frio – de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo, por volta da 1h da manhã fazia 13,8º no bairro do Butantã, próximo ao Morumbi, onde fica o Palácio dos Bandeirantes.
Outra reclamação era a impossibilidade de se fazer fotos. “Não deixaram, ficamos tristes, porque a gente queria registrar o momento”, lamentou a comerciante Cacilda Souza de Mesquita, 31, de São Paulo. A assessoria de imprensa do palácio atribuiu a proibição a um pedido feito pela família de Hebe ao cerimonial, após os primeiros visitantes fazerem registros com celular.
Diante da interdição, restou aos admiradores fotografar as diversas coroas de flores postadas perto da entrada do salão nobre. E encampar a campanha do “dia do selinho”.
Cacilda se disse a favor, assim como o filho dela, Pedro, 11, que contou estar disposto a usar o seu perfil em uma rede social para participar da “manifestação”. “Eu sou a favor, porque isso era uma das coisas que ela mais gostava de fazer”, comentou a comerciante, referindo-se a um dos gestos que celebrizara a apresentadora e que foi repetido por Silvio Santos logo no começo do velório.
O corpo da apresentadora – um dos ícones da televisão brasileira (veja mais abaixo nesta reportagem vídeos e a biografia de Hebe) – chegou ao local do velório por volta das 19h de sábado.
Famosos
Roberto Carlos, a quem Hebe costumava sempre se referir com carinho, foi um dos primeiros a chegar ao velório e demonstrou estar bastante emocionado. "A Hebe é a pessoa mais maravilhosa. É um símbolo. Ela vai ficar no meu coração e no coração de todos os brasileiros", comentou o cantor, que hesitou durante a declaração. Filho de Roberto Carlos, Dudu Braga chegou ao palácio pouco antes do pai. Perguntado sobre o estado do cantor após saber da morte de Hebe, Dudu antecipou: "Muito mal. Ele está muito mal”.

Após cerca de uma hora em que esteve reservado apenas a familiares e amigos próximos, o velório foi aberto ao público.

Silvio Santos, Serginho Groisman, Boris Casoy, Osmar Santos, a ex-jogadora de basquete Hortência, o piloto Emerson Fittipaldi, as apresentadoras Anna Hickman, Eliana e Palmirinha, as cantoras Claudia Leitte e Wanderléa, os cantores Fábio Jr e Marrone, o ator Rodrigo Faro e o casal de atores Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli estiveram entre os que passaram pelo Palácio dos Bandeirantes.

Fagner Fernando Ribeiro e Arthur Lamy defendem a instituição do ‘dia do selinho’. (Foto: G1)
Ao deixar o velório, Silvio, que deu um "selinho " na amiga, disse que "Hebe vai frazer muita falta, principalmente no Teleton". Ele, em seguida, convocou "os brasileiros" a contribuírem. "Para as pessoas que estão chorando neste momento: prestem uma homenagem para Hebe doando [dinheiro] ao Teleton".

Já o humorista Tom Cavalcante foi questionado sobre quais as lembranças guardaria de Hebe: "A grande lembrança é da mulher corajosa e independente. A frase dela que fica é: ‘Vamos comemorar a vida, Tom’.“

Também foram se despedir da apresentadora o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito da capital, Gilberto Kassab, e os candidatos à prefeitura Gabriel Chalita e José Serra, além da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do senador Eduardo Suplicy.

O cantor Fábio Júnior foi ao velório logo após uma apresentação. "Fiz um show para ela. Se ela estivesse no meu camarim, diria: 'faz um show lindo de viver'. Além disso, era uma conselheira. Quando estava numa situação ruim, ela diria: 'Fabinho, presta atença!'".

O cantor Marrone disse que sonhou com com a apresentadora. "Eu sonhei que tinha me casado com a Hebe. Ela se despediu de mim casando-se comigo esta noite", afirmou, emocionado.
Os apresentadores Ronnie Von, Carlos Alberto de Nóbrega, Otávio Mesquita, Celso Portiolli e Silvia Popovic prestaram tributos à colega. Silvia afirmou: "Ela ensinou nossa geração a fazer uma TV mais humana".
Cacilda Souza de Mesquita e sua família foram ao velório da apresentadora Hebe Camargo. (Foto: G1)
Hebe ficou internada pela última vez por quase duas semanas em agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Nos últimos dois anos passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer. A morte da diva causa repercussão entre artistas e políticos brasileiros. A presidente Dilma Rousseff divulgou nota oficial em que se refere a Hebe como “minha querida amiga” e diz que ela foi “uma das mais importantes personalidades da televisão brasileira.”

A apresentadora Ana Maria Braga publicou no Twitter uma homenagem: “Os amigos do Sorriso da TV brasileira, Hebe, choram a Estrela que se vai. Saudade”, escreveu. "Uma mulher estupenda, corajosa, e uma entrevistadora franca e leal. Vai deixar muitas saudades. O exemplo dela foi dignificante", declarou o deputado federal pelo PP de São Paulo, Paulo Maluf.

Já o apresentador Jô Soares comentou a impressão que Hebe causava nas pessoas: "Uma vez, eu fui intérprete de uma entrevista dela com várias pessoas. E todas se referiam a ela como uma grande senhora, uma grande estrela. Ela realmente tinha uma certeza do que fazia que era sensacional. Ela estava acima do bem e do mal”.
Em mais de 60 anos de história na televisão brasileira, a apresentadora tinha um estilo próprio de entrevistar as pessoas. Ela se tornou popular com a expressão “gracinha”, usada para elogiar convidados. Outra marca registrada de Hebe era dar selinhos nos entrevistados que passavam por seu famoso sofá.

“Estamos perdendo uma mulher que é um marco da televisão brasileira (...). Nos acostumamos a tê-la como uma de nós”, disse a atriz Irene Ravache, completando que estar com Hebe era "uma festa".

A atriz Lolita Rodrigues, uma das melhores amigas de Hebe, se emocionou ao falar da morte da apresentadora e comentar o estado de saúde dela. “Eu estive com ela há um mês. Ela ainda estava no hospital. Ela estava muito triste, e eu fiquei muito admirada porque a Hebe era a alegria em pessoa. Ali, eu tive certeza de que nada mais era... Era esperado, mas dói muito. Perder um amigo sempre dói muito." Mais tarde, durante o velório, Lolita também falou sobre Marcello, filho de Hebe. "O Marcello é meu filho. Ele perdeu a mãe dele, mas ele tem muitas mães, uma delas sou eu. Foram 68 anos de amizade. Ela era uma amiga que não faltava na hora da necessidade."

O cantor Roberto Carlos chora no velório de Hebe Camargo (Foto: Nelson Antoine/Fotoarena/Folhapress)O cantor Roberto Carlos chora no velório de Hebe Camargo (Foto: Nelson Antoine/Fotoarena/Folhapress)
O humorista Tom Cavalcante beija Hebe Camargo durante o velório da apresentadora (Foto: Nelson Antoine/Fotoarena/Folhapress)O humorista Tom Cavalcante beija Hebe (Foto: Nelson Antoine/Fotoarena/Folhapress)
Serginho Groisman Hebe (Foto: Leo Martins/Frame/AE)Serginho Groisman ao lado do caixão no salão nobre do Palácio dos Bandeirantes  (Foto: Leo Martins/Frame/AE)
Ana Hickmann Hebe (Foto: Nelson Antoine/Fotoarena/AE)Ana Ana Hickmann passa pelo velório de Hebe (Foto: Nelson Antoine/Fotoarena/AE)

Biografia
Nascida em Taubaté (SP), a 130 km da capital, Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani começou a carreira cantando. Entrou para a TV logo após a fundação da primeira emissora brasileira, a TV Tupi, onde ela fazia aparições nos programas como cantora.

Estreou como apresentadora em 1955, no programa “O mundo é das mulheres”, na TV Paulista, a primeira atração voltada especialmente para mulheres. Antes disso, havia substituído Ary Barroso no programa de calouros apresentado por ele.

Depois disso, a apresentadora ficou afastada da TV por um período, até que em 1966 estreou o dominical que levava seu nome na TV Record. A atração contava com o músico
Caçulinha e era líder de audiência. Foi responsável por dar espaço para novos talentos ligados à Jovem Guarda.

Para dedicar-se ao filho, Hebe ficou afastada da televisão por cerca de dez anos, quando voltou a aparecer na TV Bandeirantes. Em 1985, aceitou o convite do SBT para comandar uma atração na emissora. Em quatro de março de 1986, entrava no ar o “Programa Hebe”, comandado por ela até 2010. Em dezembro do mesmo ano, Hebe assinou contrato com a RedeTV e estreou na emissora em março de 2011, onde ficou até este mês, quando acertou retorno ao SBT.
Segundo a assessoria do SBT, ela estava muito feliz com a volta à emissora.
Carreira musical
Famosa como apresentadora, ela não deixou de lado a carreira musical. Após lançar três discos entre 1959 e 1966, compilou suas canções mais conhecidas no CD “Maiores sucessos”, de 1995. Depois, lançou mais quatro discos. "Pra você" (1998), "Como é grande meu amor por você" (2001), "As mais gostosas da Hebe" (2007) e "Hebe mulher" (2010, ano em que participou do Grammy Latino).

O último álbum da carreira contou com participações de Daniel Boaventura eRoberto Carlos. Em todos os discos, o repertório foi abastecido por canções românticas.
'Morrer feliz da vida'
A apresentadora foi diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo, em janeiro de 2010. Em sua primeira gravação após 12 dias internada para a retirada de nódulos e para o início do tratamento quimioterápico, Hebe mostrou gratidão com fãs e celebridades que a apoiaram. “Posso até morrer daqui a pouco, que vou morrer feliz da vida”, comentou em março de 2010, ainda no SBT.

Na ocasião, Hebe subiu ao palco ao som de Ivete SangaloNey Matogrosso, Leonardo e Maria Rita cantando juntos. “Vocês são a causa disso tudo. Me colocaram nesse pedestal que eu não mereço. É impossível encontrar palavras para descrever esse momento”, disse para a plateia. Depois, entoou “Ó nóis aqui traveis”, samba do grupo Demônios da Garoa.
Novas internações
Em setembro de 2011, Hebe iniciou um novo tratamento contra o câncer, com sessões de quimioterapia preventivas. "Não estou doente, apenas continuo me tratando pra poder ficar com vocês muito tempo ainda", disse. Por conta do retorno ao tratamento, ela havia voltado a perder cabelo e, consequentemente, a usar perucas.

"Evidentemente, todo remédio forte causa algum problema. O meu problema é que eu, de novo, fiquei carequinha. Eu não estou careca, mas quase. Então, evidentemente, estou de peruca", afirmou, em comunicado enviado à imprensa. Ela ainda brincou, referindo-se ao ator Reynaldo Gianecchini, que fazia um tratamento contra um câncer no sistema linfático. "Vou sair linda, igual ao Reynaldo Gianecchini”, disse.

Nos últimos dois anos, Hebe passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer. Em janeiro de 2010, a apresentadora ficou 12 dias internada para retirada de nódulos na região do peritônio e iniciou tratamento quimioterápico. Em 2011, fez novas sessões de quimioterapia preventivas. Em março de 2012, passou por uma cirurgia de emergência para retirar um tumor que causava obstrução intestinal, ficando 13 dias no hospital. Em junho, realizou uma nova cirurgia de emergência para retirada da vesícula. No mês de julho, segundo o sobrinho Claudio Pessutti, ficou internada por cinco dias para a realização de exames.

Para ler mais notícias de Pop & Arte, clique em g1.globo.com/pop-arte. Siga também Pop & Arte no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...