sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Veja o que abre e o que fecha no feriadão em João Pessoa


Com a chegada do feriado da Padroeira do Brasil o G1 traz a relação do que abre e do que fecha na sexta-feira (12) em João Pessoa.
TrensComércio
Segundo o Sindicato dos Lojistas (Sindloja), o comércio tem o funcionamento do comércio é livre. No entanto, a loja que optar por abrir vai ter que pagar R$ 30 e conceder uma folga aos funcionários. Segunda-feira (15), dia do Comerciário, o comércio é fechado.

Na sexta-feira (12), o funcionamento dos trens é especial, de acordo com a assessoria da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O primeiro trem vai partir de João Pessoa às 6h34 para Cabedelo e às 6h48 para Santa Rita. O encerramento da operação comercial acontece às 14h. No sábado (13), o funcionamento é normal, das 4h25 às 14h. No domingo (14), os trens não funcionam. Segunda-feira (15), o funcionamento é normal, das 4h25 às 19h41, de acordo com a assessoria.


Shoppings
Na sexta-feira (12), o Mag Shopping tem funcionamento normal. As lojas abrem às 10h e fecham às 22h. A praça da alimentação funciona das 10h às 24h. Já o cinema funciona das 13h às 22h.
No sábado (13) e domingo (14) as lojas funcionam normalmente. Segunda-feira (15) as lojas são fechadas em virtude do dia do Comerciário. Já a praça da alimentação abre às 12h e fecha às 22h. O cinema funciona normalmente todos os dias.

O Manaíra Shopping abre normalmente na sexta-feira (12) das 10h às 22h, segundo Simone Assis, gerente de marketing. Segunda-feira (15), o shopping fecha, com exceção de bancos, casas lotéricas e pague-fácil. O cinema e jogos funcionam normalmente, das 12h às 22h.

O Shopping Tambiá na sexta-feira (12) tem funcionamento normal. As lojas abrem às 9h e fecham às 20h. A praça da alimentação abre das 9h às 21h. Segunda-feira (15), as lojas não funcionam, exceto praça da alimentação, playtoy e cinema. Sábado e domingo o funcionamento é normal.

O Shopping Sul tem o seguinte esquema de funcionamento para sexta-feira (12): as lojas abrem às 13h e fecham às 20h, com funcionamento igual ao domingo. Na segunda-feira (15), o Shopping Sul é fechado.
O Boulevard Shopping em Campina Grande funciona na sexta-feira (12) das 11h às 22h. A praça da alimentação das 14h às 20h; lojas-satélite, das 11h às 21h; lojas-âncora, das 9h às 22h. O cinema funciona normalmente.
Bancos
Segundo a Superintendência do Banco do Brasil na Paraíba, os bancos fecham nesta sexta-feira (12) e abrem na segunda-feira (15). A Superintendência lembra que serviços como terminais de autoatendimento funcionam normalmente.

Repartições municipais  e estaduais
As repartições estarão fechadas no feriado e não terão expediente no feriado.
G1

Veículo invade parada de ônibus e atropela várias pessoas na Paraíba


Após perder o controle, um veículo invadiu uma parada de ônibus, atropelando várias pessoas na noite desta quinta-feira (11) em João Pessoa. O acidente aconteceu na Avenida Flávio Ribeiro Coutinho, mais conhecida como Retão de Manaíra, em frente a um restaurante de uma rede de lanchonetes.
Outras três vítimas foram atendidas na UPA Oceania que fica na mesma avenida onde o acidente aconteceu. Três ambulâncias do Samu e duas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para atender os feridos.De acordo com a tenente Gracilane do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), sete pessoas ficaram feridas, quatro delas foram socorridas e levadas para o Hospital de Emergência e Trauma da capital paraibana.
A tenente informou ainda que a condutora do veículo não ficou ferida, e foi levada para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp) que também fica no bairro de Manaíra, para prestar esclarecimentos, ela estaria com sinais de embriaguez e se recusou a realizar o teste do bafômetro.
As informações preliminares também indicam que a condutora estava em alta velocidade no momento do acidente que deixou o trânsito na avenida congestionado. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) estiveram no local para ajudar no controle do tráfego. 
Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) estiveram no local do acidente, que ficou congestionado (Foto: Walter Paparazzo/G1)Agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) estiveram no local do acidente, que ficou congestionado (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Após roubo, carro da fuga quebra e homens abandonam objetos na PB


Um roubo a uma casa em Campina Grande foi frustrado na noite desta quinta-feira (11) por uma falha mecânica. Quando os criminosos estavam fugindo da casa roubada no carro da vítima, o veículo quebrou e eles foram obrigados a abandonar todo o equipamento que pretendiam levar.

Segundo informações da Central de Operações da Polícia Militar (Copom), o crime aconteceu no bairro do José Pinheiro quando uma mulher de 48 anos e seu sobrinho saíam de casa para encontrar com dois vizinhos. Na calçada, seis criminosos renderam as vítimas. Quatro deles as levaram para dentro da casa enquanto os outros dois, um homem e uma mulher, ficaram do lado de fora da residência dando cobertura.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.As vítimas informaram à polícia que os quatro estavam armados com revólveres. De acordo com o relato, as vítimas foram amarradas com fitas adesivas e trancadas em um quarto da casa enquanto eram ameaçadas. Apesar do susto, não houve agressão física.

Os criminosos levaram uma TV LED de 42 polegadas, uma outra TV de 32 polegadas, uma filmadora avaliada em R$ 40 mil, um notebook, um Playstation 3, um jogo de ferramentas, duas caixas de som e três bolsas. Do vizinho, foi roubada a carteira, que continha uma pequena quantia em dinheiro, conforme informou a Copom.

Na fuga, os assaltantes levaram o carro da vítima, um Ford Ka, para transportar os equipamentos roubados. Porém, ainda no mesmo bairro, o veículo quebrou e eles não conseguiram continuar fugindo. Segundo a Copom, eles ainda tentaram roubar outro carro que passava no local no momento e efeturam disparos contra o veículo, mas não obtiveram sucesso. Por fim, renderam um motociclista e fugiram em uma Honda Biz deixando todos objetos roubados para trás.

Acionada pelas vítimas, uma equipe da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) encontrou o veículo abandonado. Os objetos foram encaminhados para a Central de Polícia de Campina Grande e, em seguida, devolvidos aos donos. Os assaltantes não foram localizados.
G1

Site reúne fotos de animais 'na hora do banho'


O site Buzzfeed separou uma seleção de imagens de animais fotografados na hora do banho. A compilação reúne imagens de cachorros, gatos, pássaros, coelhos e até animais mais inusitados como bichos-preguiça, tigres e até um porco-espinho.
Husky aproveita para relaxar na banheira durante o banho (Foto: Reprodução)Husky aproveita para relaxar na banheira durante o banho (Foto: Reprodução)
Um terrier simpático se diverta na pia enquanto toma banho (Foto: Reprodução)Um terrier simpático se diverte na pia enquanto toma banho (Foto: Reprodução)
Foto mostra um porco-espinho ensaboado (Foto: Reprodução)Foto mostra um porco-espinho ensaboado (Foto: Reprodução)
Três bichos-preguiça relaxam em um balde durante o banho (Foto: Reprodução)Três bichos-preguiça relaxam em um balde durante o banho (Foto: Reprodução)
A seleção, com 30 fotos no total, pode ser acessada no site do Buzzfeed.
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Tartaruga que urina pela boca é servida como iguaria na China


Tartarugas de casco-mole são consumidas na China como iguarias, e são encontradas em restaurantes finos no país. Contudo, essa espécie de animal também é apontada por outra peculiaridade: é o único, até então, que utiliza a boca para urinar.
Tartaruga de casco-mole, servida como iguaria na China, é o único animal conhecido que consegue urinar pela boca (Foto: Reprodução/Daily Mail)Tartaruga de casco-mole, servida como iguaria na China, é o único animal conhecido que consegue urinar pela boca (Foto: Reprodução/Daily Mail)
De acordo com o jornal “Daily Mail”, cientistas realizaram testes com o animal e comprovaram que esse tipo de tartaruga expele apenas 6% de ureia pela cloaca, meio pelo qual a maioria dos répteis faz isso, e que a maior concentração de excremento foi expelida pela boca do animal.
Os especialistas afirmam ainda que essa habilidade teria sido resultado de um processo de adaptação, que facilitaria que essa espécie de tartaruga, naturalmente de água doce, pudesse sobreviver em ambientes com água levemente salgada.
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Estudo detecta sons mais insuportáveis para ouvido humano


Ouvido (Foto: BBC)Faca arranhando vidro foi considerado o som
mais insuportável (Foto: BBC)
Pesquisadores da Universidade de Newcastle mapearam os sons considerados os mais desagradáveis para o ouvido humano, segundo um estudo feito com voluntários submetidos a 74 sons diferentes.
Eles descobriram que o som de uma faca arranhando uma garrafa de vidro é considerado o mais insuportável de todos.
Os pesquisadores tocaram 74 gravações de barulhos e mediram como eles alteravam a atividade cerebral, usando um aparelho de ressonância magnética.
O ruído de água escorrendo, algo aprazível aos ouvidos, é processado no córtex auditivo, mas quando o som causa desconforto ele ativa a amídala cerebral, uma região no centro do cérebro que processa emoções.Os resultados revelaram que sons desagradáveis provocaram uma reação mais intensa no cérebro.
O segundo som registrado como mais insuportável também vem do atrito do metal com o vidro: um garfo raspando um copo.
Giz sobre lousa ficou na terceira colocação (Foto: BBC)
Em terceiro lugar, ficou o de um giz arranhando um quadro negro, seguido por uma régua em atrito com uma garrafa e, por fim, unhas em um quadro negro (Teste a sua resistência e escute os piores sons no site da BBC).
Outra descoberta da pesquisa é que sons na frequência de 2.000 a 5.000 Hz são os mais desconfortáveis, mas ainda não está claro porque eles afetam mais o ouvido humano.
O estudo foi coordenado por Sukhbinder Kumar, que usou 13 voluntários durante os testes e publicou os resultados no Journal of Neuroscience.
Para ler mais notícias do G1 Ciência e Saúde, clique em g1.globo.com/ciencia-e-saude. Siga também o G1 Ciência e Saúde no Twitter e por RSS.
G1

12 de outubro - Nossa Senhora da Conceição Aparecida


No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de 
todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.

Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma.
Segundo estas fontes, em 1717 os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu. Ou melhor, tentavam pescar, pois toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia, até que lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Jogando a rede uma vez mais, um pouco abaixo do ponto onde haviam pescado a santa, pescaram, desta vez, a cabeça que faltava à imagem e as redes, até então vazias, passaram a voltar ao barco repletas de peixes. Esse é considerado o primeiro milagre da santa. Eles limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.
Durante os próximos 15 anos, a imagem permaneceu com a família de Felipe 
Pedroso, um dos pescadores, e passou a ser alvo das orações de toda a comunidade. A devoção cresceu à medida que a fama dos milagres realizados pela santa se espalhava. A família construiu um oratório, que, logo constatou-se, era pequeno para abrigar os fiéis que chegavam em número cada vez maior. Em meados de 1734, o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem da santa e receber seus fiéis. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.

Em 1834 iniciou-se a construção da igreja que hoje é conhecida como Basílica Velha. Em 06 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e deixou para a santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com o manto azul. Em 8 de setembro de 1904 foi realizada a solene coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, em 1930, o papa Pio XI decreta-a padroeira do Brasil, declaração esta reafirmada, em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas.
A construção da atual Basílica iniciou-se em 1946, com projeto assinado pelo 
Engenheiro Benedito Calixto de Jesus. A inauguração aconteceu em 1967, por ocasião da comemoração do 250.º Aniversário do encontro milagroso da imagem, 
ainda com o templo inacabado. O Papa Paulo VI ofertou à santa uma rosa de ouro, símbolo de amor e confiança pelas inúmeras bênçãos e graças por ela concedidas. A partir de 1950 já se pensava na construção de um novo templo mariano devido ao crescente número de romarias. O majestoso templo foi consagrado pelo Papa, após mais de vinte e cinco anos de construção, no dia 4 de julho de 1980, na primeira visita de João Paulo II ao Brasil.

A data comemorativa à Nossa Senhora Aparecida (aniversário do aparecimento 
da imagem no Rio) foi fixada pela Santa Sé em 1954, como sendo 12 de outubro, embora as informações sobre tal data sejam controversas. É nesta época do ano que a Basílica registra a presença de uma multidão incontável de fiéis, embora eles marquem presença notável durante todo ano.

A imagem encontrada e até hoje reverenciada é de terracota e mede 40 cm de 
altura. A cor original foi certamente afetada pelo tempo em que a imagem esteve mergulhada na água do rio, bem como pela fumaça das velas e dos candeeiros que durante tantos anos foram os símbolos da devoção dos fiéis à santa. Em 1978, após o atentado que a reduziu a quase 200 pedaços, ela foi reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época, restauradora do Museu de Arte de São Paulo. Peritos afirmam que ela foi moldada com argila da região, pelo monge beneditino Frei Agostinho de Jesus, embora esta autoria seja de difícil comprovação.

Seja qual for a autoria da imagem ou a história de sua origem, a esta altura ela pouco importa, pois as graças alcançadas por seu intermédio têm trazido esperança e alento a um sem número de pessoas. Se quiser saber mais detalhes sobre a Basílica e sua programação, visite o site www.santuarionacional.com.br, no qual também é possível acender uma vela virtual. E já que a fé, assim como a internet, não conhece fronteiras, eu já acendi a minha, por um mais paz e igualdade no mundo. Acenda a sua e que 
Nossa Senhora Aparecida nos ouça e ilumine o mundo, que está precisando tanto de cuidados.

Além da farta pescaria, muitos outros milagres são atribuídos à Nossa Senhora Aparecida. Veja alguns abaixo:
A libertação do escravo Zacarias
O escravo Zacarias havia fugido de uma fazenda no Paraná e acabou sendo 
capturado no Vale do Paraíba. Foi caçado e capturado por um famoso capitão 
do mato e, ao ser levado de volta, preso por correntes nos pulsos e nos pés, 
e como passassem perto da capela da Santa, pediu permissão para rezar diante 
da imagem. Rezou com tanta devoção que as correntes milagrosamente se 
romperam, deixando-o livre. Diante do ocorrido, seu senhor acabou por 
libertá-lo.

O cavaleiro ateu
Um cavaleiro que passava por Aparecida, vendo a fé dos romeiros, zombou 
deles e tentou entrar na igreja a cavalo para destruir a imagem da santa. Na 
tentativa, as patas do cavalo ficaram presas na escadaria da igreja. Até 
hoje pode-se ver a marca de uma das ferraduras em uma pedra, na sala dos 
milagres da Basílica Nova.

A cura da menina cega
Uma menina cega, ao aproximar-se, com a mãe, da Basílica, olhou em direção a 
ela e, de repente, exclamou "Mãe, como aquela igreja é bonita." Estava 
enxergando, perfeitamente curada.


Baseado no artigo de Márcia Busanello
Fonte: site Ao Mestre Com Carinho - www.aomestrecomcarinho.com.br

Ducati e KTM têm lojas fechadas por seu representante no Brasil


Logo da Ducati na Juscelino Kubitschek (Foto: Rafael Miotto/G1)Logo da Ducati na Juscelino Kubitschek, em
São Paulo teve inscrições da marca retiradas
(Foto: Rafael Miotto/G1)
O Grupo Izzo fechou, em São Paulo, sua principal loja da Ducati no país, na Avenida Juscelino Kubitschek. Segundo funcionário, que não quis se identificar, o último dia de funcionamento foi no sábado passado (6) e o encerramento das atividades ocorreu sem explicações. Dois dias depois, a empresa, que é a represente no Brasil da marca italiana de motos, e também da austríaca KTM, divulgou um comunicado não muito claro aos seus clientes, falando sobre o rumo de seus negócios.
"Após muitos anos atuando no mercado brasileiro, estrategicamente decidimos por compactar e encerrar nossas atividades comerciais, compatibilizando nossas unidades em uma nova configuração mais otimizada e de acordo com o mercado e cenário atual do país. Sendo assim, manteremos nossa empresa em plena atividade administrativa", informou a nota, que foi transmitida em nomes de HDSP e LPAP, empresas do Grupo Izzo.
G1 tentou contato com todas concessionárias KTM e Ducati, veiculadas ao grupo, e nenhuma atendeu o telefone. A loja da KTM na Juscelino Kubischek também não está funcionando. Além dela, a unidade da Avenida dos Bandeirantes, também em São Paulo, dita como a maior concessionária da marca austríaca no mundo, fechou há alguns meses. Procurado, o Grupo Izzo não se manifestou.
Loja da Ducati na avenida Juscelino Kubitschek (Foto: Rafael Miotto/G1)Loja da Ducati na avenida Juscelino Kubitschek, em São Paulo, nesta quinta (11) (Foto: Rafael Miotto/G1)
A mesma nota distribuída aos clientes diz: "Oportunamente, em um futuro próximo, comunicaremos o endereço das novas instalações já em procedimento de reforma para adequação do espaço". Desse modo, KTM e Ducati ficam com as operações indefinidas no Brasil.
"Estamos em situação litigiosa com o Grupo Izzo e não podemos dar informações sobre o caso", diz a KTM do Brasil, subsidiária da empresa austríaca no país, referindo-se a ação na Justiça. "Ainda não temos previsão de voltar a comercializar motos e estamos focando no pós-vendas", explicou um representante. A Ducati também foi contatada, diretamente na Itália, mas não se pronunciou até a publicação da reportagem. Os sites das marcas no Brasil estão fora do ar.
Local da antiga loja da KTM na avenida dos Bandeirantes (Foto: Rafael Miotto/G1)Local da antiga loja da KTM na avenida dos Bandeirantes (Foto: Rafael Miotto/G1)
Problemas com clientes
No site "Reclame Aqui" constam diversas queixas contra Grupo Izzo, em relação às vendas de motos KTM e Ducati. Clientes reclamam, principalmente, sobre a demora para o emplacamento  e a normalização da documentação. "Comprei minha moto em setembro de 2011 e só recebi o documento em dezembro do ano passado, mas em nome do Grupo Izzo, e alienado", afirma Marcel Santos, 40 anos, gerente jurídico, que adquiriu uma Ducati Hypermotard 796 à vista.

"Só recebi o documento no meu nome em julho de 2012. Depois disso tudo, perdi a vontade de andar com a moto e a vendi. Em nove meses, rodei apenas 1.000 km", explica Santos, que mantém ação judicial contra a o grupo.
De acordo com o Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), ainda não está muito claro quais serão os rumos da operação da empresa, porém, é obrigatório que o Grupo Izzo cumpra os termos de garantias das motos. Além disso, as peças de reposição têm de continuar disponíveis por um "período razoável" (não há prazo estabelecido no Código de Defesa do Consumidor).
A empresa também continua responsável pelos eventuais recalls das motos. Ainda segundo a fundação, os clientes que se sentirem lesados devem procurar o Procon para obterem seus direitos.
Parcerias do Grupo Izzo
O Grupo Izzo já teve a representação de outras marcas como Triumph, MV Agusta e Husqvarna. Sua parceria mais importante foi com a Harley-Davidson, marca da qual vendeu mais de 20 mil motos no país. No final, a empresa americana entrou com processo contra o Izzo e a ação terminou após acordo entre as partes. Desde 2011, a Harley tem operação própria no Brasil.

Triumph também anunciou subsidiária, com montagem de suas motos em Manaus, e começará a vendar suas motos em novembro. Enquanto isso, a MV Agusta está atualmente com a Dafra, que monta as motos italianas no país, e a BMW deve anunciar em breve as vendas de Husqvarna, marca da qual é dona, no Brasil.
Para ler mais notícias do AutoEsporte, clique em g1.globo.com/carros. Siga também o AutoEsporte no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Feliz dia das crianças

Dilma não quis demitir Genoino após condenação pelo STF, diz Planalto


A presidente Dilma Rousseff recusou pedido do ex-presidente do PT José Genoino para ser demitido do Ministério da Defesa depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) o condenou por corrupção ativa no julgamento do processo do mensalão, segundo informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
De acordo com a secretaria, ao ser comunicada pelo ministro Celso Amorim da disposição do ex-deputado, Dilma respondeu ao titular da Defesa que não havia, àquela altura, nenhuma razão para demitir Genoino.
"E [a presidente] comentou que lamentava o fato de uma pessoa da estatura de Genoino estar naquela situação", observou em nota a assessoria do Palácio do Planalto, em resposta a questionamento do G1.
Genoino ocupava cargo de assessor especial do ministro Amorim. A exoneração, "a pedido", foi publicada na edição desta quinta do "Diário Oficial da União". Ele foi condenado por 9 votos a 1 pelo crime de corrupção ativa (oferecer vantagem indevida) – o único voto pela absolvição foi o do ministro-revisor, Ricardo Lewandowski.
No dia seguinte ao da condenação, Genoino anunciou a saída do governo por meio de um pronunciamento durante reunião do Diretório Nacional do PT, em São Paulo.
“Ele pediu a exoneração e veio uma resposta da Presidência da República de que a presidente não iria assinar a demissão e que aguardasse o final do julgamento”, contou Pacheco.Responsável pela defesa de Genoino no processo do mensalão, o advogado Luiz Fernando Pacheco afirmou que, diante do pedido, a presidente orientou o ex-parlamentar a aguardar o final do julgamento no Supremo para que, então, fosse tomada a decisão a respeito da permanência ou da saída dele do ministério.
Mas o ex-deputado, relata o advogado, teria reiterado a disposição de sair, em caráter irrevogável. Dilma, então, teria concordado.
"Retiro-me do governo com a consciência dos inocentes. Não me envergonho de nada. Continuarei a lutar com todas as minhas forças por um Brasil melhor, mais justo e soberano, como sempre fiz", afirmou Genoino na quarta-feira, no pronunciamento na sede do PT em São Paulo.
O texto do pronunciamento, intitulado “Carta Aberta ao Brasil”, afirma que o Supremo foi injusto. “Estou indignado. Uma injustiça monumental foi cometida! A Corte errou. A Corte foi, sobretudo, injusta, condenou um inocente", disse.
Para ler mais sobre Julgamento do Mensalão, clique em g1.globo.com/politica/mensalao. Siga também o julgamento no Twitter e por RSS.
G1

Supremo apura suspeita de racismo na entrada de sessão plenária


A secretaria institucional de segurança do Supremo Tribunal Federal vai abrir procedimento interno para apurar suspeita de racismo na entrada da sessão do plenário da última quarta-feira (10), segundo a assessoria de imprensa do STF.
De acordo com a colunista Mônica Bergamo na edição desta sexta-feira (12) do jornal "Folha de S.Paulo", dois diplomatas negros, amigos do ministro Joaquim Barbosa, foram barrados pela segurança do Supremo no dia em que o magistrado foi eleito o primeiro presidente negro do STF.
De acordo com a coluna, os diplomatas ficaram desconfiados de que foram barrados por racismo e pediram esclarecimentos ao secretário de segurança institucional do STF, José Fernando Martinez. Segundo Martinez, os diplomatas demonstraram “atitude suspeita” quando visitaram o Supremo na semana anterior. O secretário de segurança não informou qual seria a atitude suspeita.Carlos Frederico Bastos da Silva, 45, e Fabrício Prado, 31, da Divisão de Assuntos Sociais do Itamaraty, apresentaram documentos para entrar no plenário, mas os seguranças informaram que o “sistema de identificação estava travado”, enquanto demais convidados eram liberados para assistir à sessão. Eles só foram liberados quando um supervisor autorizou a entrada. A assessoria de imprensa do Supremo confirma as informações da reportagem.
Martinez informo à coluna do jornal que um dos diplomatas tem o mesmo nome de uma pessoa com passagem pela polícia. “Foi uma sucessão de mal-entendidos. Não houve racismo”, disse o secretário à coluna.
O Itamaraty, por meio de sua assessoria de imprensa informou que vai aguardar a conclusão da apuração do procedimento interno do STF para se manifestar.
Para ler mais sobre Julgamento do Mensalão, clique em g1.globo.com/politica/mensalao. Siga também o julgamento no Twitter e por RSS.
G1

Motoristas enfrentam lentidão nas rodovias de SP neste feriado


O motorista que deixou para viajar na manhã desta sexta-feira enfrenta lentidão nas principais rodovias de São Paulodevido ao excesso de veículos e alguns acidentes na saída do feriado do dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida.
Mais cedo, um engavetamento deixou um morto na rodovia Fernão Dias, em Atibaia. A pista já foi liberada, mas ainda há mais de 30 km de lentidão no local.
O tráfego também é intenso na rodovia Dutra, principal acesso para Aparecida. O congestionamento também afeta a Carvalho Pinto, devido ao reflexo de excesso de veículos na Dutra.

De acordo com a Autopista Fernão Dias, cerca de 140 mil veículos deverão deixar a capital paulista pela rodovia neste feriado. A via deve ser evitada até as 18h, devido à previsão de tráfego lento.
Fernão Dias
Às 11h desta sexta, o motorista enfrentava filas do km 30 ao km 67 da Fernão Dias, no sentido Belo Horizonte. O congestionamento era causado por excesso de veículos e reflexo de um acidente que ocorreu por volta das 6h, no km 30. No local, uma carreta pegou fogo após um engavetamento envolvendo sete veículos. O motorista morreu carbonizado. O local do acidente foi liberado às 7h30, mas o trânsito ainda é complicado no local.

Imigrantes e Anchieta
As rodovias que ligam a capital paulista ao litoral têm boas condições de tráfego, apesar da garoa e neblina que atingem a região. Na Anchieta, a pista sul estava interditada, às 11h, para retirada de uma carreta que estava sobre a faixa no trecho de serra. Ainda assim não há lentidão no local.

Régis Bittencourt 
Às 11h10, a rodovia Régis Bittencourt tinha filas do km 325 ao km 348, sentido Curitiba, devido ao excesso de veículos.

Anhanguera e Bandeirantes
O trânsito fluía normalmente, às 11h, pela Rodovia Anhanguera. Já na Bandeirantes, a Autoban registrava trechos congestionados no sentido interior, na pista expressa, entre os quilômetros 24 e 53 devido ao excesso de veículos.

Ayrton Senna e Carvalho Pinto
O motorista encontrava tráfego fluindo normalmente na Carvalho Pinto e na Ayrton Senna, às 11h15, segundo a concessionária Ecopistas.

Castello Branco e Raposo Tavares
Segundo a concessionária Viaoeste, o excesso de veículos causava lentidão na rodovia Castello Branco em Itu, do km 72 ao km 79, às 11h. Já na Raposo Tavares, o tráfego estava fluindo normalmente.

Dutra
De acordo com a concessionária Nova Dutra, não havia pontos de lentidão na Dutra, em São Paulo, às 11h10 desta sexta.

Para ler mais notícias do G1 SP, clique em g1.globo.com/sp. Siga também o G1 SP noTwitter e por RSS.
G1

Aniversariante do dia














Fonte: Arquivos pessoais 

Prêmio Nobel da Paz de 2012 vai para a União Europeia


O Prêmio Nobel da Paz de 2012 foi atribuído nesta sexta-feira (12) à União Europeia. O anúncio foi feito em Oslo, pelo comitê que outorga o prêmio desde 1901.
O comitê justificou o prêmio citando o papel que o bloco europeu exerce, há longo tempo, para promover a união do continente.
A União Europeia e as instituições que a precederam em sua formação "contribuíram durante mais de seis décadas para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos", disse Thorbjoern Jagland, presidente do comitê do Nobel.
O comitê saudou o bloco, atualmente com 27 países, por ter reconstruído a região após a Segunda Guerra Mundial e o por ter semeado a estabilidade nos países do antigo bloco comunista, após a queda do Muro de Berlim, em 1989.
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, celebra a premiação em Bruxelas nesta sexta-feira (12) (Foto: AP)O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, celebra a premiação em Bruxelas nesta sexta-feira (12) (Foto: AP)
"Durante um período de 70 anos, Alemanha e França se enfrentaram em três guerras (1870, 1914-18 e 1939-45). Hoje em dia, uma guerra entre Alemanha e França é impensável", disse Jagland.
"Isto demonstra como, através de um esforço bem encaminhado e da construção da confiança mútua, inimigos históricos podem virar sócios próximos", completou, sem deixar de lembrar também das "graves dificuldades econômicas e problemas sociais consideráveis" que o bloco atualmente enfrenta.
Surpresa
A surpreendente premiação da União Europeia ocorre em um momento em que o bloco político e econômico é abalado por uma forte crise econômica, que põe à prova a unidade regional, com profundas divisões entre os países do sul do continente, como Portugal, Grécia, Itália e Espanha, muito afetados pela crise da dívida e sob pesadas políticas de austeridade, e os do norte, mais ricos, liderados pela Alemanha.

A Noruega, anfitriã do Nobel da Paz, não é integrante da UE e não pretende aderir ao bloco, segundo seu premiê.
A TV pública do país, a NRK, antecipou o nome do vencedor, cerca de uma hora antes do anúncio oficial.
O prêmio, equivalente a US$ 1,2 milhão, vai ser entregue em uma cerimônia em Oslo em 10 de dezembro.
Apesar das crises registradas durante seu crescimento, o bloco teve sucesso ao unir os destinos de antigos inimigos.História
Nascida das ruínas da Segunda Guerra Mundial e sob o estímulo dos seis países signatários do Tratado de Roma em 1957, a União Europeia, então batizada de Comunidade Europeia, ajudou a estabilizar um continente havia séculos acostumado aos conflitos.

Virou o maior mercado comum e uma grande potência econômica mundial, onde a livre circulação de bens, pessoas, serviços e capitais está garantida.

Ao longo dos anos, o projeto se expandiu até englobar 27 Estados situados dos dois lados da antiga Cortina de Ferro, que separava os países ocidentais das nações do bloco comunista.

O espaço tem grandes divergências econômicas, sociais e culturais.
Dos 27 países da União Europeia, 17 estabeleceram uma união monetária, a Eurozona.
A história da União Europeia foi marcada por outros momentos graves, que questionaram sua missão e eficácia, como a de sua impotência ante a explosão da guerra dos Bálcãs após a desintegração da Iugoslávia e a tardia intervenção para acabar com o conflito na Bósnia (1992-1995).
A atribuição do Nobel provoca certa controvérsia por conta do papel da União Europeia no âmbito diplomático, no momento em que o bloco tenta reforçar o papel para derrubar o regime de Bashar al-Assad na Síria e impedir o programa nuclear do Irã.
"É um prêmio realmente estranho, ainda mais neste momento de crise e controvérsia sobre as políticas econômicas e financeiras da União Europeia", opinou Mariano Aguirre, diretor do Centro de Paz NOREF, com sede em Oslo. "Mas internamente, ela tem sido um projeto de sucesso, que tem conseguido manter a paz entre seus membros com acordos econômicos, políticos, sociais, culturais e de segurança."
Diversidade de ganhadores
O Nobel é escolhido por um comitê norueguês de cinco membros, apontados pelo Parlamento da Noruega.

Geralmente, a tendência é optar pela diversidade dos ganhadores.

O prêmio foi estabelecido pelo cientista e inventor sueco Alfred Nobel, criador da dinamite, que morreu em 1895. Ele criou uma fundação para administrá-lo.
Desde 1901
Estabelecido em 1901, o Prêmio Nobel tem o objetivo de reconhecer pessoas que tiveram atuações marcantes nas área da física, da química, da medicina, da literatura, da paz -e, desde 1968, também da economia.

Todos os prêmios são concedidos em Estocolmo, capital da Suécia, a não ser o da paz, que é dado em Oslo, capital da Noruega.
Em seu testamento, Nobel determinou que o prêmio da Paz deveria ser decidido por um comitê norueguês.Na época em que Nobel era vivo, a Noruega e a Suécia estavam unidas numa monarquia - que durou até 1905, quando a Noruega tornou-se um reino independente.
Bandeira europeia no QG da União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica, em 22 de março de 2006 (Foto: AFP)Bandeira europeia no QG da União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica, em 22 de março de 2006 (Foto: AFP)
Os laureados com o prêmio são escolhidos de uma lista de nomeados, que não é divulgada previamente.
Portanto, apesar de haver sempre muitos palpites e "favoritos", é muito difícil saber realmente quem vai vencer.
Muitas vezes, o escolhido passa longe das previsões divulgadas pela imprensa na semana da premiação.
Em 2012, a União Europeia derrotou nas previsões outros candidatos que apareciam bem situados nas apostas prévias, como vários ativistas russos e bielorrussos, o filósofo americano Gene Sharp, a afegã Sima Samar e o bispo mexicano José Raúl Vera López.
arte união europeia (Foto: Arte/G1)
Alfred Nobel, criador do prêmio, em foto não datada (Foto: AP)Alfred Nobel, criador do prêmio, em foto não datada (Foto: AP)

Arrombamento e furto na Sec. de Educação de Várzea - PB


Hoje, dia 12 de outubro, feriado dedicado às crianças e em devoção a Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil) a cidade de Várzea que completou ontem seus 86 anos de fundação, amanheceu em estado de pânico, haja vista que, por ser uma cidade conhecida pela sua tranquilidade, percorreu pelas ruas a notícia de que a Secretaria de Educação do Município teria sido arrombada.
O que realmente aconteceu foi que a Auxiliar de Serviços Gerais da própria secretaria, Luciele Medeiros da Costa passando por perto do prédio da secretaria, percebeu que uma das janelas estava meio aberta e ao se aproximar viu que estava escorada com um apoio de mouse. Na mesma hora a ASG ligou para o Secretário de Educação José Amilton da Costa que se dirigiu de imediato para o local.
Ao adentrar na secretaria, a auxiliar e o secretário ligaram para a delegacia de polícia militar local, onde se fizeram presentes o Cabo Luciano Alves da Nóbrega e o soldado Franklin Antônio da Nóbrega Júnior, onde foi registrado um boletim de ocorrência.
Ao fazer uma vistoria no local, foi percebível a falta do monitor que fica na sala do secretário e um estabilizador e caixinhas de som que ficam na sala que teve sua janela arrombada.











Fonte: Arquivos pessoais de Márcio Nóbrega

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...