sábado, 13 de outubro de 2012

Marido de condutora que atropelou grupo na PB diz que ela passou mal


 O esposo da motorista que atropelou sete pessoas na noite da última quinta-feira (11) falou durante entrevista sobre o caso. Ele disse que sua esposa perdeu o controle do veículo ao passar mal enquanto dirigia e que o acidente havia sido uma fatalidade.
O delegado Heleno de  Sousa Filho também disse que irá procurar as famílias das vítimas para prestar assistência.
O acidente aconteceu na Avenida Flávio Ribeiro Coutinho, mais conhecida como Retão de Manaíra, em frente a um restaurante de uma rede de lanchonetes, as vítimas esperavam o ônibus em um ponto que fica na avenida quando foram atropelados pelo veículo, que segundo a tenente Gracilane Oliveira do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) estava em alta velocidade.

O delegado Heleno de Sousa Filho, esposo da motorista, afirmou que sua esposa não havia ingerido bebida alcoólica, porém de acordo com a tenente do BPTran ela estava desorientada e com sinais de embriaguez. Uma das vítimas ainda está internada no Hospital de Trauma.
Quatro pessoas foram socorridas para o Hospital de Trauma e outras três levadas para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro onde o acidente aconteceu. A condutora que foi levada para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp) para prestar esclarecimentos se recusou a realizar o teste do bafômetro.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Homem é baleado quando tentava comprar crack em João Pessoa


Um jovem sofreu uma tentativa de homicídio no bairro do Cristo, em  João Pessoa. De acordo com o sargento Fernandes, da Polícia Militar, a vítima, que mora no bairro do José Américo, localizado também na capital, estava no Cristo com o objetivo de comprar (Foto: Walter Paparazzo G1/PB)Vítima foi socorrida por uma equipe do Samu e
levada para o Hospital de Trauma da capital
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um jovem sofreu uma tentativa de homicídio na manhã deste sábado (13) no bairro do Cristo, em João Pessoa. De acordo com informações do cabo Fernandes, da Polícia Militar, a vítima levou um tiro quando tentava comprar uma pedra de crack.
O cabo informou ainda que a polícia não tem pistas dos suspeitos. A vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e levado para o Hospital de Emergência e Trauma.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

'Fragmentos de Um Sol Quente' é encenado na estação Cabo Branco


'Fragmentos de Um Sol Quente' é encenado na estação Cabo Branco (Foto: Divulgação/Assessoria)Espetáculo é baseado em painel de Flávio Tavares
(Foto: Divulgação/Assessoria)
O espetáculo 'Fragmentos de Um Sol Quente', escrito e dirigido por Flávio Melo, será apresentado na terça-feira (16) e quarta-feira (17) na Estação Cabo Branco, às 20h no bairro do Altiplano, em João Pessoa. Baseado no painel “No Reinado do Sol”, de outro Flávio, o Flávio Tavares, a peça é o resultado de um curso de formação em artes cênicas do qual participaram 22 atores em cena.
A partir disso, uma sequência dos principais episódios da história paraibana é encenada, como o Massacre de Tracunhaém, a independência da colônia, a expulsão dos holandeses e todo o itinerário que leva o público do passado (à esquerda do painel) aos dias atuais (à direita do painel), onde se situa a cidade crescida arquitetonicamente, os casarões e festas de rua.Fragmentos de Um Sol Quente é inspirado no texto de “Manaíra e Tambaú”, de autoria de Antônio dos Santos, o “Chuá”, e conta a história da cidade de João Pessoa a partir do romance proibido entre dois jovens indígenas de tribos inimigas: a potiguara Manaíra e o tabajara Tambaú.
A ideia da peça, segundo Flávio Melo, não era fazer uma adaptação fiel da narrativa do painel, mas trabalhar de forma livre sobre as referências pictórica e literária. Por isso, há quebras cronológicas no recorte histórico, bem como na dramatização de algumas personagens presentes na pintura, como Augusto dos Anjos, José Lins do Rego, Manuel da Caixa d'Água e a famosa Vassoura.
'Fragmentos de Um Sol Quente' é encenado na estação Cabo Branco (Foto: Divulgação/Assessoria)
Fragmentos de Um Sol Quente
(Foto: Divulgação/Assessoria)
“Os atores entram e saem de cena como uma tela em branco, que de repente vai ganhando vida”, explicou o diretor, que também é professor de teatro.
Na narrativa, o próprio Flávio Tavares está representado de duas formas. Na de pintor, preocupado porque está esvaziado de ideias (Fagner Ribeiro) e na de inconsciente materializado de menino (Rodrigo Batista), cheio de inspiração e criatividade. Os dois formam a genialidade que culmina na criação de “No Reinaldo do Sol”.
Para Fagner Ribeiro, tem sido uma experiência enriquecedora e, ao mesmo tempo, desafiadora participar desse espetáculo, por se tratar de uma obra muito complexa. “Além de fazer um relato histórico e geográfico atemporal, a peça apresenta personagens que marcaram a mente de muitos pessoenses”, acrescentou.
SERVIÇO
Espetáculo: “Fragmentos de Um Sol Quente”
Diretor: Flávio Melo
Data: terça-feira (16) e quarta-feira (17)
Hora: 20h
Local: Auditório da Estação Cabo Branco
Fones: 3214.8270 – 3214.8303
Entrada: 1 kg de alimento não-perecível
Informações: 3214-8270 / 3214-8303
Twitter: @estacaocb

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Veja lista com abóbora de 911 quilos e outros vegetais gigantes


No dia 28 de setembro, o norte-americano Ron Wallace bateu o recorde mundial com uma abóbora de 911 quilos que ele cultivava em sua propriedade. Ele exibiu o vegetal gigante em uma feira agrícola em Topsfield, no estado de Massachusetts (EUA). Wallace ganhou um prêmio de US$ 15,5 mil (R$ 31,5 mil). Confira abaixo esse e outros vegetais gigantes.
Ron Wallace bateu o recorde mundial ao cultivar abóbora de 911 quilos. (Foto: Reprodução)Ron Wallace bateu o recorde mundial ao cultivar abóbora de 911 quilos. (Foto: Reprodução)
Em setembro deste ano, o produtor de vegetais gigantes Peter Glazebrook bateu o recorde mundial com uma cebola de 8,19 quilos, superando seu próprio recorde em quase 60 gramas. (Foto: Christopher Furlong/Getty Images)Em setembro deste ano, o produtor de vegetais gigantes Peter Glazebrook bateu o recorde mundial com uma cebola de 8,19 quilos, superando seu próprio recorde em quase 60 gramas. (Foto: Christopher Furlong/Getty Images)
Abobrinha de 54,32 quilos, que foi cultivada por Peter Glazebrook, foi um dos vencedores da competição de vegetais gigantes, em setembro de 2012, durante uma feira em Harrogate, na Inglaterra. (Foto: Christopher Furlong/Getty Images)Abobrinha de 54,32 quilos, que foi cultivada por Peter Glazebrook, foi um dos vencedores da competição de vegetais gigantes, em setembro de 2012, durante uma feira em Harrogate, na Inglaterra. (Foto: Christopher Furlong/Getty Images)
O fazendeiro libanês Khalil Semhat segura batata doce gigante, em dezembro de 2008, na cidade de Tyre. O legume pesava 11,3 quilos.  (Foto: AFP)O fazendeiro libanês Khalil Semhat segura batata doce gigante, em dezembro de 2008, na cidade de Tyre. O legume pesava 11,3 quilos. (Foto: AFP)
Em 2009, o israelense Yitzhak Yazdantana colheu um pepino de 1,18 metro na horta de sua casa em Petah Tikva, próximo a Tel Aviv. (Foto: Gil Cohen Magen/Reuters)Em 2009, o israelense Yitzhak Yazdantana colheu um pepino de 1,18 metro na horta de sua casa em Petah Tikva, próximo a Tel Aviv. (Foto: Gil Cohen Magen/Reuters)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Censo de animais em reserva do Acre ajuda a combater caça na região


Armadilhas fotográficas instaladas no interior da reserva extrativista Alto Parauacá, no Acre, registraram mais de 1.500 animais que vivem na floresta amazônica, sendo que 908 são mamíferos de médio e grande porte de 22 diferentes espécies – algumas ameaçadas de extinção.
As fotos fazem parte do primeiro censo de animais que pesquisadores da Universidade Federal do Acre (UFAC) e do grupo de pesquisa sobre comunidades tradicionais do Instituto Chico Mendes (ICMBio) realizam no local, com o objetivo de avaliar a criação de uma área protegida de ações como desmatamento e caça predatória, que ameaçam a biodiversidade da região.
De acordo com Rosenil Dias de Oliveira, coordenadora do projeto "Caça de subsistência", na reserva é possível encontrar espécies como o veado-vermelho, a onça-vermelha, além da anta, o tamanduá-bandeira e a onça-pintada (os três últimos correm risco de desaparecer da natureza).
Exemplar de onça-vermelha (Puma concolor) é fotografado por armadilha instalada em reserva na floresta amazônica (Foto: Divulgação/André Botelho)Exemplar de onça-vermelha (Puma concolor) é fotografado por armadilha instalada em reserva na floresta amazônica (Foto: Divulgação/André Botelho)
A investigação científica, que ainda está em andamento, analisa o impacto da caça para subsistência de 348 famílias que vivem no interior da reserva, e quer conhecer melhor como essas pessoas utilizam os animais amazônicos para fins medicinais.
Ela afirma que moradores da área caçam também para extrair dentes de bichos como a queixada e o veado. “A presa da queixada é utilizada para a produção de chás que, segundo a cultura tradicional, curam pneumonia. Já o dente do veado serve para produzir um chá que fortalece o dente de bebês”, explica a pesquisadora.
“Queremos descrever toda essa função cultural, além de mapear a área que funcionará como refúgio das espécies silvestres, colocando restrições para as famílias e aumentando a fiscalização contra a caça predatória”, explica.
 


No período noturno, as câmeras registraram um bicho-preguiça se arrastando pelo chão (Foto: Divulgação/André Botelho)A reserva, que tem 1.600 km² (área pouco maior que o tamanho do município de São Paulo), e sofre constantes invasões de moradores da região em busca dos recursos da floresta.

Rosenil afirma que muitos animais são capturados e vendidos, prejudicando o equilíbrio das espécies. Segundo ela, o estudo vai traçar alternativas de como gerir melhor a reserva e quais são as principais áreas que devem receber uma maior fiscalização.

Para ler mais notícias do Globo Natureza, clique em g1.globo.com/natureza. Siga também o Globo Natureza no Twitter.

G1

Chega a 16 o número de mortos em atentado no Paquistão


Pelo menos 16 pessoas morreram e 30 ficaram feridas neste sábado (13) na explosão de um carro-bomba em um mercado lotado em uma cidade do noroeste do Paquistão.
O ataque aconteceu no principal mercado de Darra Adam Khel, perto do escritório de um comitê de paz contrário aos insurgentes, informou Fakhar ud Din, funcionário do governo local.
As autoridades ainda não sabem quantas vítimas trabalhavam para o comitê de paz, pois a explosão aconteceu em uma rua de muito movimento.
O ministro da Informação da província de Khyber Pajtunjua, Mian Iftijar Hussain, confirmou que foi "um atentado suicida e o alvo era a sede do comitê de paz".
Criança é atendida por paramédicos após atentado em mercado paquistanês (Foto: Fayaz Aziz/Reuters)Criança é atendida por paramédicos após atentado em mercado paquistanês (Foto: Fayaz Aziz/Reuters)
Oficiais paquistaneses analisam área onde ocorreu explosão de carro bomba (Foto: AFP)Oficiais paquistaneses analisam área onde ocorreu explosão de carro bomba (Foto: AFP)

Morre no Rio o jornalista Luiz Mario Gazzaneo, aos 84 anos


O jornalista Luiz Mario Gazzaneo morreu, na manhã desta sexta-feira (12), no Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Gazzaneo tinha 84 anos e estava internado desde a madrugada de segunda-feira (8), quando sofreu um infarto. Ele chegou a passar por duas cirurgias.
Segundo a família, o velório acontece neste sábado (14) a partir das 10h, na capela A do Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária do Rio. À tarde, seu corpo será cremado. Ele era casado com Teresa Otoni e deixa cinco filhos e sete netos.
Gazzaneo nasceu em Maceió, Alagoas, e era filho de uma família italiana radicada em São Paulo. Muito jovem, ligou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 1944, em plena ditadura do Estado Novo. No ano seguinte, ele integrou o grupo que organizou o Comício do Pacaembu, quando Luiz Carlos Prestes foi apresentado aos paulistas, após cumprir nove anos de prisão.
Graduado em cinema na Escola de Cinema do Museu de Artes de São Paulo, começou no jornalismo no jornal “Notícias de Hoje” do Partido Comunista, em São Paulo, como crítico de cinema. Em 1959, veio para o Rio e assumiu a chefia da redação do jornal “Novos Rumos” (do PC até o dia 1º de abril de 1964, quando o jornal foi invadido e destruído).
Trabalhou também como diretor da agência de notícias Nova Press, especializada em notícias do Leste Europeu. Em 1991, deixou a agência para atuar em campanhas eleitorais. De 2000 a 2010, trabalhou no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como Coordenador de Comunicação Social.Depois de seis anos na clandestinidade, voltou ao jornalismo em 1971, e foi trabalhar com Samuel Wainer na revista “Domingo Ilustrado”, da Bloch. Passou pelas revistas “Fatos e Fotos” e “Cartaz”. Em 1973, ingressou no “Jornal do Brasil” como redator da Editoria Internacional. No JB foi ainda chefe de reportagem, editor de Cidade e editor executivo. Em 1983, saiu do JB para a agência de notícias do jornal "O Globo" e ficou na editoria Nacional do jornal até dezembro de 1987.
Há pouco mais de um mês, em 4 de setembro, Gazzaneo deu uma entrevista em sua casa aos jornalistas Silvia Maia Fonseca e Antonio Carlos Medeiros, falando sobre passagem pelo IBGE, quando já estava pensando em se aposentar (veja ao lado).
Ele trabalhou com o então presidente Sergio Besserman, que pessoalmente lhe telefonou para convidá-lo a reestruturar a assessoria de imprensa do instituto, conforme ele próprio conta no vídeo postado no YouTube. Ele continuou no instituto sob a presidência de Eduardo Pereira Nunes.
Silvia Maia Fonseca, da Coordenação de Comunicação Social do IBGE, guardou durante três anos a carta que Gazzaneo escreveu quando, por causa da saúde, precisou se afastar do instituto.
“Como ele nunca saiu de verdade do IBGE, achamos melhor arquivar tudo isso. Mas agora que seu coração, símbolo do amor e da paixão, deixa de bater, não tenho como recusar o pedido do meu querido amigo. Agradeço muito a esse velho coração, que irrigou sangue novo para essa instituição e, principalmente, não se cansou de ter esperança de um dia melhor”, declarou a jornalista.

Na carta, Gazzaneo diz que deixa o IBGE depois de oito anos e meio “feliz com a sensação do dever cumprido”. E agradece a todos “pela compreensão e o apoio ao trabalho, pelo respeito, e porque não dizer, pelo carinho e paciência com que fui tratado”.

“Agora, vou curtir os meus netos e tentar, no que me resta da vida fazer mais alguma coisa para ver realizado o sonho que me alimentou. Beijos e ótimo Censo para todos”, termina ele na carta, assinando o nome pelo qual foi conhecido por gerações de jornalistas: Gazza.
Gazzaneo e sua tradicional boina (Foto: Arquivo pessoal)
Gazzaneo e sua tradicional boina
(Foto: Arquivo pessoal)
'Grande perda para o IBGE'
A presidente do IBGE, Wasmália Bivar, lamentou a morte do jornalista:

“O jornalista Luiz Mario Gazzaneo veio trabalhar no IBGE a convite de Sérgio Besserman, quando já pensava em se aposentar. Não imaginava que nos anos seguintes iria desenvolver um trabalho que mudaria de forma definitiva a relação da instituição com a imprensa e, consequentemente, ampliar a difusão das informações produzidas para toda a sociedade brasileira. Gazzaneo contribuiu de modo exemplar para tornar mais relevante a expressão: ‘segundo o IBGE...’. É uma grande perda para o IBGE e para a imprensa nacional”, disse Wasmália.
Para ela, o jornalista fez história ao mudar a relação do IBGE com a imprensa.
“Ele transformou o que eram somente dados em informação para sociedade brasileira através do estreitamento do IBGE com a imprensa”, disse.
Já Sérgio Besserman, ex-presidente do IBGE, que convidou Gazzaneo para trabalhar no instituto, lembrou dele como um dos grandes jornalistas da história do Brasil e um personagem da luta pela democracia e justiça social.
”Além de inteligência e coragem, ele tinha algo mais raro: paixão pela verdade. Trabalhar e conviver com ele foi uma das maiores bençãos que a vida me deu. Gazzaneo era paixão, paixão do bem. Ele nos ensinava a aproveitar cada momento da vida, com muita intensidade e honestidade intelectual”, disse ele.

'Profundo vácuo', diz Roberto Freire
Em nota, o deputado Roberto Freire, presidente nacional do PPS, homenageia Gazzaneo, relembrando seu vasto currículo.

“Extremamente vinculado à cultura italiana, Luiz Mario Gazzaneo traduziu para o português obras clássicas do pensamento social, de que são exemplo Maquiavel, a política e o Estado moderno, de Antonio Gramsci, e Breve história das religiões, de Ambrogio Donini, sendo de destacar que sempre se identificava com as ideias do PC Italiano, sobretudo de seus líderes históricos Gramsci, Togliatti e Berlinguer. Militante e dirigente nacional dedicado, tanto do PCB quanto do PPS, que o sucedeu, em 1992, era considerado um dos expoentes da visão humanista e democrática do socialismo. O Diretório Nacional do PPS, do qual Luiz Mario Gazzaneo foi um dos seus membros destacados, transmite aos seus familiares – viúva, filhos e netos – os seus mais fraternos e sentidos votos de pesar por essa difícil perda e lhes deseja muita paz de espírito, para suportar tão amplo e profundo vácuo", declarou o deputado no site do partido.
Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.
G1

Jovem baleado durante briga em shopping é operado e passa bem


O estudante de educação física, Gandhi José Lopes, de 26 anos, baleado na perna, na sexta-feira (12), durante uma briga no Carioca Shopping, em Vicente de Carvalho, subúrbio do Rio de Janeiro, foi operado, neste sábado (13), no Hospital Copa D'Or, em Copacabana, na Zona Sul. O jovem passa bem, mas não há previsão de alta. As informações são da assessoria de imprensa da Rede D'Or.
A sobrinha dele, Luana Aguiar, também de 26 anos, foi ferida de raspão na mão direita e atendida no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, subúrbio da cidade. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, a jovem já recebeu alta.
Segundo a assessoria de imprensa do shopping, a confusão entre duas famílias teria acontecido no Playtoy, parque de diversões eletrônicas, ao lado de uma das praças de alimentação do local. A briga teria sido iniciada porque uma das famílias achou que a outra estava querendo furar a fila.
Após uma discussão, as duas mulheres começaram a brigar, e o marido de uma delas, que é polícial militar e estava de folga, sacou a arma e disparou contra o companheiro da outra.

Lesão corporal
A confusão levou pânico aos clientes do shopping, que estava cheio por causa do feriado prolongado e da comemoração pelo Dia das Crianças. Assustados, os lojistas chegaram a fechar as portas, mas reabriram após o termino da confusão. De acordo com a assessoria de imprensa, o shopping está funcionando normalmente neste sábado.
Segundo a Polícia Civil, o policial militar, lotado no 16º BPM (Olaria), foi levado para a 22ª DP (Penha), onde prestou depoimento e alegou legítima defesa. O caso foi registrado como lesão corporal e o militar responderá pelo crime em liberdade.
A Polícia Militar informou que abrirá sindicância para apurar a conduta disciplinar do policial, que não teve o nome divulgado.
Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.
G1

Embarcação pega fogo na Baía de Guanabara, diz Defesa Civil


Uma embarcação de médio porte, com quatro pavimentos, pegou fogo na Baía de Guanabara, na altura do Caju, Zona Portuária do Rio, na manhã deste sábado (14), segundo informações da Defesa Civil.
Bombeiros do quartel do Caju e do Grupamento Marítimo (Gmar) estão no local mas ainda não há notícias de feridos. A fumaça pode ser vista pelos motoristas que passam pela Ponte Rio-Niterói, segundo informações de funcionários da ponte.
Embarcação pega fogo na Baía de Guanabara (Foto: Luciano Chaves/VC no G1)Embarcação pega fogo na Baía de Guanabara (Foto: Luciano Chaves/VC no G1)
Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.
G1

Onze skinheads são detidos após briga com skatistas em SP, diz PM



Skinheads foram detidos após briga na região da Avenida Paulista (Foto: Hélio Torchi/AE/Estadão Conteúdo)
Skinheads foram detidos após briga na região da Avenida Paulista (Foto: Hélio Torchi/AE/Estadão Conteúdo)
Onze skinheads foram detidos no fim da noite desta sexta-feira (12) após uma briga com um grupo de skatistas na região da Avenida Paulista, em São Paulo, de acordo com a Polícia Militar.
Uma pessoa teve ferimentos no rosto e na cabeça, de acordo com a PM. Com os skinheads, foram apreendidos punhais e canivetes. O caso foi registrado no 78º Distrito Policial, nos Jardins.
Segundo a polícia, os jovens foram autuados por lesão corporal e ameaça, e foram liberados por volta das 6h30 deste sábado (13).
Para ler mais notícias do G1 SP, clique emg1.globo.com/sp. Siga também o G1 SP no Twitter e por RSS.
G1

Aniversariante do dia



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...