terça-feira, 16 de outubro de 2012

Albergado é morto com tiros na cabeça em feira de Campina Grande


Um albergado de 23 anos foi assassinado com dois tiros na cabeça, na manhã desta terça-feira (16), na Feira Central de Campina Grande. De acordo com o 2º Batalhão da Polícia Militar, as testemunhas não esclareceram como o homicídio aconteceu.
Segundo a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), o albergado era residente no bairro do José Pinheiro e teria cumprido pena no Presídio do Serrotão, pelo crime de roubo. A polícia ainda não sabe o que ele fazia no local do crime.Por volta das 9h, a vítima estaria sozinha no local, quando alguém se aproximou e efetuou disparos. Dois tiros atingiram a cabeça da vítima, que morreu no local do crime.
A polícia realizou rondas na área, mas nenhum suspeito foi localizado. O corpo da vítima foi encaminhado ao Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

UFCG divulga calendário acadêmico do segundo período letivo de 2012


A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) divulgou, nesta terça-feira (20), o calendário acadêmico para o segundo período letivo de 2012 nos campi de Campina Grande, Patos, Pombal, Sousa, Cuité e Sumé. As aulas começam no próximo dia 26 de novembro.
O período para realização da matrícula em disciplinas será de 19 a 23 de novembro, com o dia 19 reservado aos alunos aprovados no Vestibular 2012. No dia 24 de dezembro as aulas serão paralisadas para o recesso de Natal e parte das férias dos professores, retornando no dia 27 de janeiro de 2013 para o complemento do período, que se encerrará em maio.

O calendário acadêmico da UFCG foi prejudicado pela greve dos docentes das instituições federais de ensino superior. Os professores ficaram parados durante quatro meses.

Cajazeiras
Com uma semana a mais de atraso no calendário, o Centro de Formação de Professores (CFP) terá suas datas discutidas nessa terça. O pró-reitor de Ensino, Vicemário Simões, estará com os coordenadores dos cursos de graduação daquela unidade de ensino apresentando propostas de datas que permitam a unificação dos calendários o mais breve possível.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1
.

Divulgação de concorrência para PSS 2013 da UFPB é adiada


A divulgação da concorrência do Processo Seletivo da UFPB, prevista para esta terça-feira (16) foi adiada pela Comissão Permanante do Concuso Vestibular (Coperve), e não há previsão para quando será divulgada. Em boletim informativo, a Coperve informou que as publicações do Decreto Nº 7.824, de 11/10/2012 e da Portaria Normativa MEC Nº 18, de 11/10/2012, referentes a novas normas sobre reserva de vagas por meio de cotas levou a universidade analisar a concorrência a ser divulgada.
Embora não haja uma previsão, o presidente da Coperve explicou que até o início de novembro a concorrência seja divulgada, em decorrência das primeiras provas marcadas para os dias 18 e 19. As provas do PSS 3, conforme edital, ocorrem nos dias 16 e 17 de dezembro. A previsão para a divulgação do resultado do PSS-2013 é 25 de janeiro. No último dia 21 de setembro a Copever informou que mais de 41 mil candidatos estão inscritos para o PSS 2013, que irá oferecer 5.136 vagas, incluindo as referentes ao Curso de Formação de Oficiais (CFO).De acordo com o presidente da Coperve, João Batista Lins, a Pró-reitoria de Graduação da UFPB está analisando a nova resolução minuciosamente para que não haja nenhum tipo de precipitação. “A concorrência por cursos só será divulgada quando a Pró-reitoria analisar completamente a nova resolução. Portanto não existe uma nova data marcada para a divulgação”, comentou Lins. A divulgação da concorrência geral será feita depois de a UFPB concluir os estudos sobre a adaptação de suas normas às novas diretrizes.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Deputado Toinho do Sopão se afasta da Assembleia da PB por 120 dias


Deputado estadual da PB Toinho do Sopão  (Foto: Divulgação/Assessoria)Toinho vai ficar fora da Assembleia por quatro meses
(Foto: Divulgação/Assessoria)
O deputado estadual Toinho do Sopão (PEN) anunciou nesta terça-feira (16) que vai se afastar da Assembleia Legislativa daParaíba por um período de 120 dias. De acordo com o parlamentar, o afastamento será para que ele faça um tratamento de saúde e reestruture o trabalho social que realiza em João Pessoa, com a distribuição de sopa para pessoas carentes.
Com o afastamento de Toinho, quem deve assumir a vaga de deputado estadual é o suplente Reginaldo Pereira (PRP), que no último dia 7 de outubro foi eleito prefeito de Santa Rita, na Grande João Pessoa.Toinho vai ficar fora da Assembleia Legislativa até fevereiro de 2013 e de acordo ele, durante esse período também haverá a suspensão do projeto social para que seja feito um melhoramento. “Em fevereiro de 2013, retornarei a ocupar o cargo de deputado estadual e também serão retomadas e ampliadas as atividades do sopão”, afirmou o deputado.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Sem querer, fotógrafo flagra pedido de casamento ao nascer do sol


Um rapaz foi fotografado sem querer enquanto pedia a namorada em casamento em Bondi Beach, em Sydney, na Austrália. A cena acabou virando hit na internet, segundo a emissora de TV "9 News".
Jovem foi fotografado sem querer enquanto pedia a namorada em casamento. (Foto: Reprodução)Jovem foi fotografado sem querer enquanto pedia a namorada em casamento. (Foto: Reprodução)
Após as imagens serem divulgadas na internet, o casal acabou identificado. As fotos mostram Steven McConnell, de 32 anos, no momento em que ele pedia a mão de sua namorada, Irene Kotov, de 29.
McConnell disse que não imaginava que o momento tivesse sido fotografado. Ele disse ter ficado surpreso quando seus amigos e familiares lhe telefonaram para dizer que tinham visto fotos do encontro romântico.
As imagens, tiradas por um estranho de longe, foram publicados no site Reddit. Ao lado das fotos, ele destacou que havia flagrado o pedido de casamento ao nascer do sol na praia de Bondi Beach.
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Serra cita falhas no Enem e Haddad reexibe Chalita no horário eleitoral


Imagens do horário eleitoral desta segunda (Foto: Reprodução)Imagens do horário eleitoral desta segunda
(Foto: Reprodução)
No horário eleitoral exibido na noite desta segunda-feira (15), primeiro dia de exibições neste segundo turno, a campanha do candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, citou problemas ocorridos na aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) quando o candidato do PT,Fernando Haddad, era ministro da Educação. Já o petista trouxe novamente para seu programa os apoios do candidato Gabriel Chalita (PMDB) e da presidente Dilma Rousseff e destacou o fato de Serra já ter deixado a Prefeitura antes do fim do mandato.
No horário eleitoral exibido às 13h, Haddad já havia exibido as declarações de apoio do candidato do PMDB e da presidente Dilma. Ambos os candidatos repetiram os agradecimentos pelos votos dos eleitores no primeiro turno.

No programa eleitoral desta noite, a campanha de Serra utilizou um locutor para afirmar que “a educação no Brasil afundou” e citou que o Enem teve problemas por três anos seguidos. Em um deles, questões da prova vazaram antes da aplicação. “O cara não consegue fazer direito nem exame de ensino médio. E foi muito ruim de serviço como ministro. Não vai ser aqui, numa cidade do tamanho de São Paulo, que vai dar certo né?", diz o locutor.
O apresentador também citou um levantamento sobre educação feito pela Unesco, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU). O ranking mostrado pelo programa de Serra mostra uma queda do Brasil da 72ª posição em 2006 para 88ª em 2011. A campanha frisou que o país ficou atrás de países como Tonga e Mongólia.
No restante do programa, a campanha contou a história de Serra, falou sobre os cargos que ele ocupou e ainda lembrou a parceria de Haddad com Paulo Maluf. Como Serra foi o primeiro colocado no primeiro turno, seu programa foi o primeiro a ser apresentado nesta segunda-feira.
Haddad
Já o programa de Haddad seguiu a mesma linha do apresentado pela manhã. Quem pediu voto para o petista foi Gabriel Chalita. "É com imensa alegria que posso dizer que dois professores se uniram para mudar São Paulo.”

Chalita falou que Haddad incorporou algumas de suas propostas e que irá participar de “corpo e alma” de sua campanha. “Vocês não tenham dúvida. Haddad vai ser um grande prefeito para São Paulo”, afirmou. Além dele, a presidente Dilma Rousseff fez campanha para Haddad.
O petista citou projetos específicos para cada região da cidade. Para a Zona Sul, por exemplo, ele citou a construção de um hospital em Parelheiros e que pretende oferecer mais opções de esporte e lazer com a construção de um centro cultural e um centro olímpico.
Se no programa de Serra a gestão de Haddad à frente do Ministério da Educação foi criticada, o oposto ocorreu na campanha do petista, que tratou de destacar seus feitos na pasta. Foi o caso do ProUni, que, segundo a campanha, abriu as portas de universidades para 1 milhão de jovens de baixa renda.O programa mostrou imagens de Serra em 2004 e 2011, quando dizia que não seria candidato à prefeitura, e em 2012 anunciando sua candidatura.
O programa petista sofreu desconto de 1 minuto e oito segundos determinado pela Justiça Eleitoral. O desconto ocorre porque no último dia de horário eleitoral gratuito (4 de outubro), a coligação proporcional Para Renovar São Paulo (PT/PP/PSB) teria usado seu espaço na TV para promover Haddad.
Campanha no rádio
Com formato de um programa de entrevistas, José Serra criticou a gestão de Marta Suplicy (PT) na Prefeitura de São Paulo e voltou a justificar sua saída da prefeitura como uma alternativa para impedir que o PT assumisse o Governo de São Paulo.

Em um quadro de seu programa intitulado “Hora da Verdade”, Serra criticou a falta de experiência de Haddad e falou dos problemas ocorridos com o Enem na gestão do candidato do PT no Ministério da Educação. Em homenagem ao Dia dos Professores, o vice Alexandre Schneider falou das propostas do PSDB para a educação. Antes do encerramento do programa, foram destacados projetos na área da saúde e transporte.
O candidato petista apresentou suas principais propostas para São Paulo nas áreas de transporte, emprego, redução de impostos, educação e moradia. Valorizou a necessidade de se apresentar ao eleitor e voltou a defender a necessidade de mudanças na Prefeitura de São Paulo.
Gabriel Chalita (PMDB) declarou oficialmente ao eleitor seu apoio a Haddad e homenageou com o petista o Dia dos Professores. Antes do término dos seus dez minutos, o programa de rádio de Haddad deu espaço a eleitores que declararam seus votos ao petista no primeiro turno, com referências a votos já dados a Lula.
Para ler mais notícias das eleições na cidade de São Paulo, clique em
G1

Fim da novela: Felipe Massa renova com a Ferrari para a temporada 2013


Foram meses de incertezas e muitas especulações, mas Felipe Massa, enfim, garantiu sua vaga na Ferrari em 2013. O brasileiro renovou, nesta terça-feira, seu contrato com a escuderia italiana por mais uma temporada. A renovação vem no momento em que Massa vive sua melhor fase na temporada. Emplacou uma sequênciade cinco belas exibições: Inglaterra, Itália, Cingapura, Japão e Coreia do Sul, com direito ao fim de um jejum de pódios de quase dois anos com o segundo lugar em Suzuka. O brasileiro é o segundo piloto com mais pontos após as férias de agosto da Fórmula 1. Nesse período, marcou 56 pontos (mais que nas 11 primeiras provas), ficando somente atrás do novo líder, Sebastian Vettel (RBR), que anotou 93, e 11 à frente do companheiro Fernando Alonso. No campeonato, entretanto, encontra-se em nono, com 81 pontos.
O locutor da TV Globo Galvão Bueno revelou ao vivo, no fim da transmissão do amistoso entre Brasil e Japão, que o próprio piloto lhe mandou uma mensagem de celular dizendo que havia acabado de renovar contrato para o ano que vem. Minutos depois, a Ferrari fez o anúncio oficial. Na última sexta-feira, o comentarista do SporTV, Lito Cavalcanti, assegurou que Massa assinaria o contrato nesta terça, na sede da equipe, em Maranello.
- Fala, pessoal. Renovamos 2013 com a Ferrari!! Feliz e motivado como nunca!!! Obrigado a todos pela torcida! De coração - comemorou piloto, pelo twitter.
Felipe Massa chega em segundo no GP do Japão e encerra jejum de pódios (Foto: EFE)No GP do Japão, Massa chegou em segundo e encerrou um jejum de pódios de quase dois anos (Foto: EFE)
Após um início de ano abaixo do esperado, Massa quase chegou a ser considerado carta fora do baralho do time italiano para a próxima temporada. Dentre rumores, boatos e chutes, não faltaram nomes estampados nos jornais como candidatos para substituí-lo. Sergio Pérez, Mark Webber, Kimi Raikkonen, Heikki Kovalainen, Paul di Resta, Nico Hulkenberg e até Michael Schumacher foram alguns deles. De certo mesmo é que a Ferrari chegou a conversar com Webber, informação confirmada pelo próprio australiano antes de renovar com a RBR.
Porém, com a confiança recuperada, Felipe reagiu no campeonato. Com belas exibições nos últimos GPs, recuperou também a confiança da equipe italiana e garantiu seu lugar no próximo ano, dando continuidade a um “casamento” de longa data. Será a oitava temporada de Massa como piloto titular da Ferrari, a quarta como companheiro de Fernando Alonso, que fez lobby para a continuidade do parceiro.
Grande defensor da permanência de Massa, Alonso celebrou o fim da novela.
- Como estou feliz de seguir mais um ano com Felipe Massa como companheiro. Estou seguro de que formamos a melhor equipe - disse Alonso.
Com 116 GPs disputados, o paulista de 31 anos é o segundo piloto que mais defendeu a escuderia (atrás apenas de Michael Schumacher, 180), e o quarto com mais vitórias pela mais tradicional equipe da Fórmula 1. Ao todo, foram 11 triunfos, atrás apenas de Schumi, Niki Lauda e Alberto Ascari.
Longa história com Ferrari
Fernando Alonso e Felipe Massa no GP da China (Foto: Getty Images)Em 2013, Felipe Massa e Fernando Alonso farão dupla na Ferrari pelo quarto ano (Foto: Getty Images)
A história de Massa com o time de Maranello vem desde 2001. Após o título da F-3000 Europeia, uma das divisões de acesso da F-1, ele teve o passe comprado pela escuderia e, desta forma, ingressou na categoria máxima do automobilismo. Cumpriu uma temporada de aprendizado na Sauber em 2002, mas não caiu nas graças de Peter Sauber e passou o ano de 2003 atuando apenas como piloto de testes da Ferrari. Mais maduro, foi emprestado novamente ao time suíço em 2004 e 2005 para ganhar experiência, e retornou à escuderia do cavalo rampante em 2006, dessa vez como titular. Seu companheiro era nada mais nada menos que o heptacampeão Schumacher.
michael schumacher  felipe massa ferrari 2006 (Foto: Agência Getty Images)
Com o alemão projetando seu fim de carreira para o encerramento daquela temporada, o relacionamento entre os dois foi muito bom desde as primeiras corridas. Em diversas ocasiões, o veterano declarou que considerava o brasileiro como seu “irmão mais novo”. Foi um ano de muito aprendizado e sabores especiais para Massa: subiu pela primeira vez ao pódio (GP da Europa), venceu a primeira na categoria (GP da Turquia) e ainda encerrou a temporada com uma vitória em Interlagos, quebrando um jejum de 13 anos desde o último triunfo brasileiro diante da torcida, com Ayrton Senna em 1993.
Título escapa na última curva em 2008
Com a primeira aposentadoria de Schumi no fim de 2006, Massa recebeu Kimi Raikkonen como novo parceiro de equipe. Com igualdade de condições, os dois passaram o ano muito próximos na classificação, atrás da dupla da McLaren, Lewis Hamilton e Fernando Alonso. No fim, o finlandês deu uma arrancada impressionante, vencendo três das últimas quatro provas. Beneficiado com vacilos de Hamilton e os problemas de Alonso com o time inglês, Raikkonen conquistou um surpreendente título. Massa venceu três vezes em 2007 (Bahrein, Espanha e, novamente, Turquia) e terminou em quarto.
Em 2008, um ano de opostos. Começou com dois abandonos, reagiu e fez sua melhor temporada na Fórmula 1. Superou Kimi com facilidade e disputou o título com Hamilton. Venceu seis corridas no ano. A última delas, em frente à torcida brasileira em Interlagos, porém, teve um sabor amargo. Em uma das decisões de campeonato mais emocionantes da história da categoria, Massa cruzou a linha de chegada como campeão, mas perdeu o título quando Hamilton superou Timo Glock na última curva da corrida. A quebra na Hungria e a famosa “mangueira pendurada” no pit stop do GP de Cingapura custaram caro para o brasileiro.
Felipe Massa no alto do pódio do GP do Brasil, enquanto Lewis Hamilton comemora título (Foto: AFP)Felipe Massa no alto do pódio do GP do Brasil, enquanto Lewis Hamilton comemora título (Foto: AFP)
Pior acidente da carreira em 2009
FRAME - Felipe massa acidente gp da hungria (Foto: Agência EFE)
Apesar da dolorosa derrota por apenas um ponto, a ótima temporada gerou grande expectativa para o ano seguinte. Porém, em 2009, uma revolução no regulamento técnico da Fórmula 1 fez os carros mudarem drasticamente de um ano para o outro. Dentre as principais alterações, estavam: novidades aerodinâmicas, volta dos pneus slick e introdução do Kers (sistema de recuperação de energia cinética. A Ferrari não se adequou bem às mudanças e os carros vermelhos apresentaram desempenho bem abaixo dos rivais. Felipe também não se adaptou, principalmente aos tipos de pneus e também vinha enfrentado dificuldades. Mas esses, de longe, não foram os piores problema de Massa no ano. No treino classificatório para o GP da Hungria, em julho, sofreu o pior acidente da carreira. Foi atingido em cheio no capacete por uma mola que se desprendeu do carro, justamente, de Rubens Barrichello, seu grande amigo fora das pistas. Desacordado, passou reto e ainda bateu a 280 km/h de frente no guard rail. Com fratura na testa e concussão cerebral, ficou onze dias internado e precisou passar por duas cirurgias, uma para a retirada de fragmentos ósseos e a outra, plástica. Por causa do acidente, ficou fora de todo o restante da temporada.
Fase difícil e recuperação
Quando voltou às pistas em 2010, seu companheiro de equipe já não era mais Raikkonen, e sim Alonso, que chegava com “peso de ouro” à equipe. Logo de cara, Massa mostrou que estava recuperado do acidente, com dois pódios: segundo no Bahrein - corrida que liderou - e terceiro na Austrália. Porém, no GP da Alemanha, sofreu outro forte golpe. Era dia 25 de julho. Fazia exatamente um ano da grave batida em Hungaroring. Após uma bela largada, na qual superou Vettel e Alonso, caminhava para uma vitória com sabor especial. Porém, a história de superação não comoveu a Ferrari, que ordenou a troca de posições para favorecer Alonso, que, àquela altura, estava longe da luta pelo caneco. Pelo rádio, seu engenheiro Rob Smedley disse: “Fernando está mais rápido que você. Pode confirmar que entendeu a mensagem?”. Mesmo incomodado, Felipe quase parou o carro na pista para ceder a liderança da corrida a Alonso. Em seguida, o engenheiro voltou a falar: “Boa decisão. Temos de ficar assim agora. Desculpe”, deixando na cara o jogo de equipe. Massa chegou a conseguir mais dois pódios até o fim do ano, completando cinco na temporada. Entretanto, a desejada vitória, que poderia ter sido em Hockenheim, não veio.
Chefe da Ferrari com Alonso e Massa no pódio da Alemanha em 2010: situação constrangegora (Foto: AFP)Chefe da Ferrari com Alonso e Massa no pódio da Alemanha em 2010: situação constrangegora (Foto: AFP)
Segundo especialistas, o episódio na Alemanha – junto à força de Alonso nas pistas e dentro da equipe - podem ter contribuído para uma queda de produção de Massa. Na temporada de 2011, a performance dos carros da Ferrari estavam longe da força da RBR, que dominou o ano, com Vettel. Mesmo assim, o brasileiro ficou distante de Alonso no campeonato. Sem pódios, foi o sexto colocado com 199 pontos, enquanto o espanhol chegou a vencer um GP, na Inglaterra, e fechou o ano em quarto, com 257. Com dificuldades de adaptação ao difícil carro da Ferrari, a falta de resultados expressivos continuou no início de 2012. Passou em branco nas três primeiras provas e, após oito etapas, tinha apenas 11 pontos, contra 111 do parceiro, que tirava “água de pedra” e liderava o campeonato.
Durante o ano, o brasileiro admitiu a má fase e revelou, inclusive, ter procurado ajuda psicológica. Preocupada com a pouca contribuição para o Mundial de Construtores - que rende cifras milionárias às equipes - a Ferrari deu um ultimato: “precisamos de dois pilotos muito competitivos”, alertou o presidente Luca di Montezemolo. E a reação começou com boas apresentações em Mônaco e Silverstone, e ganhou novos capítulos nas últimas provas. Massa foi quinto colocado após largar em 13º na Bélgica e quarto na Itália. Em Cingapura, caiu para último na largada após ser tocado e ter um pneu furado. Mas fez uma bela corrida de recuperação, fez diversas ultrapassagens (com direito a duelo com Bruno Senna) e completou em oitavo. No Japão, o tão sonhado pódio chegou. Pulou de décimo para quarto na largada, ganhou mais duas posições nos boxes e cruzou em segundo, quebrando um jejum de quase dois anos (ou 35 corridas) sem sentir o gostinho do champanhe. O bom momento continuou na Coreia, quando se mostrou mais veloz que Alonso mas, a pedido da equipe, se manteve na quarta posição, já que o companheiro ainda está na briga pelo título. No fim das contas, o histórico com a escuderia de Maranello e o comprometimento com a equipe, pesaram na renovação.
massa vettel Kobayashi fórmula 1 japão  (Foto: Reuters)No GP do Japão deste ano, Massa quebrou um jejum de quase dois anos sem pódio (Foto: Reuters)

Estudante flagra casal fazendo sexo na Praia de Ipanema, no Rio


Casal não se importou com fotos (Foto: Arquivo Pessoal)Casal não se importou com fotos
(Foto: Arquivo Pessoal)
A estudante Yulle Araújo da Cunha estava chegando à Praia de Ipanema, na Zona Sul doRio de Janeiro, na manhã de quinta-feira (11), bem cedo, para correr na areia, junto com o namorado, como faz habitualmente. Mas, no meio do caminho tinha um casal: fazendo sexo. “Quando estava chegando, eles já estavam lá. “Achei uma falta de respeito com as pessoas que estavam na praia”, acrescentou a estudante.
Guarda Municipal flagra casal fazendo sexo no LemeYulle conta que a cena foi flagrada era por volta das 6h30, próximo ao Posto 9. “Era o comentário de todo mundo na praia. E não estavam se incomodando com quem passava. Cheguei mais perto para tirar fotos”, lembra a estudante. Segundo Yulle, os dois só foram embora por volta das 7h25.
“É um crime. De manhã, tem muitas mulheres com os filhos pequenos e é o horário em que começam várias escolinhas de futebol”, ressaltou Yulle.  No dia 8, guardas municipais prenderam em flagrante um casal que fazia sexo, em plena tarde, na Praia do Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Um jovem de 19 anos e  uma mulher de 23 foram presos por homens do Grupamento Especial de Praia (GEP), próximo ao Posto Dois. As informações são da assessoria de comunicação da Guarda Municipal.

De acordo com a assessoria, os guardas estavam realizando patrulhamento de rotina quando começaram a receber muitas denúncias de banhistas. Ao se aproximarem, os guardas perceberam que eles estavam fazendo sexo dentro do mar. Segundo a assessoria, foi necessário os guardas entrarem na água para retirar os dois. O homem e a mulher foram levados pelos guardas para a 12ª DP (Copacabana), onde o caso foi registrado como ato obsceno.
Mulher toma banho nua na Praia do Flamengo
E na manhã de segunda-feira (15), uma mulher foi flagrada tomando banho nua na orla do bairro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, durante o amanhecer. O 2º BPM (Botafogo), responsável pelo patrulhamento no local, informou que não foi avisado sobre o caso. A assessoria da Guarda Municipal afirmou que também não atendeu nenhum chamado sobre o caso de nudez na praia nesta segunda.

Turista toma banho nua na Orla do Flamengo, no Rio de Janeiro, durante o amanhecer. (Foto: Alessandro Buzas/Futura Press/Estadão Conteúdo)Turista toma banho nua na Orla do Flamengo, no Rio de Janeiro, durante o amanhecer. (Foto: Alessandro Buzas/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Advogado diz que sexo na praia dificilmente resulta em prisão
O advogado Rodrigo Costa, especialista em Direito Criminal, explicou que o casal que for flagrado fazendo sexo em uma praia, ou outro espaço público, pode ser processado por ato obsceno, que é um crime considerado de menor potencial ofensivo. Costa explica que, apesar de a pena para esse crime variar de três meses a um ano de prisão, ou multa, raramente é aplicada. “Geralmente, o Juizado Especial Criminal determina o pagamento de cestas básicas ou a prestação de serviços à comunidade”, afirmou o advogado.

Sobre o repúdio da população aos casos de sexo nas praias cariocas, Rodrigo Costa avalia que “há uma reprovação moral muito maior do que a reprovação jurídica”. E, para o advogado, essa separação deve continuar existindo. “São dois juízos separados, e que devem permanecer separados. De outro modo, a gente corre o risco de criminalizar a perda da virgindade, como já ocorreu no Brasil quando existia o crime de sedução”, conclui Costa.
Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.
G1

Arigatô, Neymar! Inspirado, craque lidera vitória do Brasil sobre o Japão


Mano Menezes não quer sobrecarregar Neymar com o rótulo de principal jogador da seleção brasileira, mas o atacante é realmente "o cara". Não há como negar. Nesta terça-feira, ele mostrou mais uma vez por que com apenas 20 anos é considerado craque. À vontade, o garoto liderou o Brasil na vitória por 4 a 0 sobre o Japão, no estádio Miejski, na Breslávia, na Polônia. Ele fez dois gols, e Paulinho eKaká marcaram os outros do amistoso.
Os gols, claro, coroaram a atuação de Neymar em grande estilo. Mas na partida desta terça ele mostrou enorme importância tática. O atacante não se limitou a dribles e contra-ataques, mas também apareceu para criar jogadas, deu passes desconcertantes e abriu o jogo nos momentos mais complicados. Contou, é verdade, com a ótima ajuda de Kaká, outro que fez uma grande partida diante dos japoneses.
Mais solta contra adversários que propõe um jogo mais ofensivo, como foi o caso do Japão, a Seleção completou seis jogos seguidos com vitória. A última derrota foi na final das Olimpíadas, para o México, em Wembley. De lá para cá, o time de Mano Menezes ganhou de Suécia, África do Sul, China, Argentina, Iraque e Japão. Nesse período, sofreu duras críticas no Brasil, mas encantou os europeus nos últimos dias.
Neymar kaká brasil gol japão - Agência AP (Foto: Agência AP)Neymar e Kaká comemoram o segundo gol da seleção brasileira (Foto: Agência AP)
O próximo desafio da seleção brasileira será contra a Colômbia, no dia 14 de novembro, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Depois disso, no dia 21, com um time formado apenas por jogadores que atuam no Brasil, a Seleção faz a decisão do Superclássico das Américas com a Argentina, em La Bombonera, em Buenos Aires.
Paulinho e Neymar colocam o Brasil em vantagem
paulinho brasil x japão (Foto: AFP)
O Japão começou em cima da Seleção, trocando passes na intermediária em busca de um espaço para chegar ao gol de Diego Alves. A equipe de Mano Menezes buscava roubar a bola para tentar chegar ao ataque nos contra-ataques. E foi justamente em lance rápido que o time canarinho perdeu uma ótima chance. Neymar recebeu na entrada da área e tocou para Ramires, que em vez de chutar tentou o passe e jogou pela linha de fundo.
Na sequência, aos oito minutos, Endo recebeu na entrada da área e finalizou para grande defesa de Diego Alves. E a partida seguiu com o mesmo panorama até os 12 minutos. Paulinho recebeu de Oscar na entrada da área e chutou de três dedos para deslocar o goleiro e marcar um golaço, o seu segundo com a amarelinha. A partir daí, os japoneses até tentavam tocar bola, mas o Brasil já era melhor e assustava mais o arqueiro Kawashima.
E Paulinho estava inspirado, aparecendo no ataque como elemento surpresa e confundindo os defensores japoneses. Aos 16, recebeu ótimo passe de Neymar, invadiu a área, driblou o goleiro e chutou para fora. O lance deu mostras de como seria a etapa inicial. Com o Brasil buscando o ataque, com trocas rápidas de passes e investidas individuais de Neymar, Kaká e Oscar.
Aos 25, Kaká tabelou com Adriano e recebeu dentro da área. O apoiador tentou tirar de um defensor japonês, mas a bola resvalou no ombro do atleta, que já estava caído no gramado. O árbitro assinalou a penalidade duvidosa. Na cobrança, Neymar fez mais um: 2 a 0. Seis minutos depois, o Japão respondeu com Hasebe. O volante finalizou da intermediária e Diego Alves voltou a fazer grande defesa, evitando o gol dos japoneses.
Na etapa inicial, o Brasil ainda teve uma ótima oportunidade de ampliar. Aos 34, Neymar rolou para Kaká na entrada área. O apoiador chutou colocado e a bola bateu caprichosamente na trave. Quase o terceiro gol da seleção brasileira. 
Neymar faz mais um, e Kaká deixa a sua marca
kaka brasil x japão (Foto: EFE)Kaká também foi um dos destaques da vitória da seleção brasileira (Foto: EFE)
Logo no início do segundo tempo, Neymar marcou mais um. Aos dois minutos, o atacante foi lançado por Oscar na área, matou no peito e bateu desequilibrado. A bola desviou no zagueiro e enganou o goleiro Kawashima: 3 a 0.
paulinho brasil x japão (Foto: AFP)
O Brasil passou a tocar a bola, administrar o jogo e a atuar nos contra-ataques. O quarto gol quase saiu em cobrança de falta de Hulk. O atacante soltou a bomba, a bola desviou no meio do caminho e triscou na trave. O goleiro já estava batido.
Aos 21, o Brasil chegou a marcar o quarto gol, mas o bandeirinha invalidou o lance, alegando que a bola teria saído pela linha de fundo em cruzamento de Neymar. Ramires até tocou para o fundo da rede, mas o lance foi anulado.
Faltava o gol de Kaká. Aos 29, o meia recebeu na entrada da área, passou por um adversário e tocou na saída do goleiro, que ainda encostou na bola, para marcar o quarto gol do Brasil.  Seis minutos depois, ele foi substituído por Lucas e saiu ovacionado do gramado. Neymar deixou a partida logo em seguida e recebeu o mesmo carinho da torcida em Breslávia. No fim, festa brasileira em solo polonês.
G1
BRASIL 4 X 0 JAPÃO
Diego Alves, Adriano, Thiago Silva, David Luiz e Leandro Castán; Paulinho, Ramires (Sandro), Kaká (Lucas) e Oscar (Thiago Neves); Neymar (Leandro Damião) e Hulk (Giuliano).Kawashima; Uchida (Sakai), Konno, Yoshida e Nagatomo; Nakamura (Inui), Endo, Hasebe (Hosogai) e Kiyotake; Kagawa e Honda.
Técnico: Mano MenezesTécnico: Alberto Zaccheroni
Gols: Paulinho, aos 12 do primeiro tempo, Neymar, aos 25 minutos do primeiro tempo; Neymar, aos dois minutos do segundo tempo, Kaká, aos 29 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Ramires e David Luiz (Brasil)
Árbitro: Marcin Borski (Polônia)
Auxiliares: Rafal Rostkowski (Polônia) e Krzysztof Myrmus (Polônia)
Local: Miejski, na Breslávia (Polônia)

Governo exclui a Bahia e inclui o Tocantins no horário de verão


O governo federal incluiu o Tocantins e excluiu a Bahia do horário de verão deste ano, de acordo com decreto publicado no Diário Oficial desta terça-feira (16). A Bahia foi excluída do horário a pedido do estado. Já o governo do Tocantins pediu para ser incluído, alegando que seria melhor para se adequar ao horário de funcionamento dos bancos e às tabelas de horários dos voos nos aeroportos.
O horário de verão começa neste domingo (21) quando moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste e agora o Tocantins terão que adiantar os relógios em uma hora. O horário de verão vai até 17 de fevereiro de 2013 e, segundo o Ministério de Minas e Energia, durante o período há redução média de 5% no consumo de energia elétrica no horário de pico, que vai das 18h às 21h.
À meia-noite de sábado para domingo, moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e  Distrito Federal terão que adiantar o relógio em uma hora.
O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), chegou a anunciar que o Estado manteria a adesão ao horário de verão, como ocorreu no ano passado. No entanto, o governador considerou as reclamações da população e pediu o cancelamento do horário.
Jaques Wagner informou que na quarta-feira (10) recebeu um grupo de representantes de vários sindicatos trabalhistas pedindo que a adesão do estado ao horário de verão fosse cancelada."No ano passado tomei a decisão em função de manter a sintonia de horário com Brasília. Na ouvidoria [do governo], nos últimos 11 meses, tivemos 20 mil reclamações contra o horário de verão. É um volume grande. Fui a campo e fizemos uma pesquisa que revelou que 75% da população rejeita o horário de verão. Tomei a decisão porque a população é contra", disse.
Wagner afirmou que quando esteve em Brasília, na terça-feira (9), foi para solicitar à presidente Dilma Rousseff e ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que a Bahia ficasse fora da medida, que visa reduzir o consumo de energia durante o período de adesão. "Tive a convicção de que não posso incomodar a maioria da população. Ano passado aderimos, foi um teste, houve uma rejeição muito grande. Em função disso, tomamos a decisão de cancelar o horário de verão", afirmou.

Sobre o fato de o anúncio ter sido feito em período eleitoral, no qual o candidato Nelson Pelegrino, do PT, disputa a prefeitura de Salvador com o ACM Neto, do DEM, Jaques Wagner alegou que a decisão de cancelar o horário de verão não tem relação com nenhuma medida eleitoreira por parte do PT. "Acho isso uma bobagem. A decisão é do governador, não acho que isso possa interferir no processo eleitoral municipal", concluiu.
Em 2011, o estado adiantou em uma hora o relógio depois de oito anos sem participar do horário de verão. Segundo o relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico, a Bahia economizou 105 megawatts em 2011, o que corresponde a 4,2% de toda a energia elétrica que seria consumida neste período.
 
G1

Anac abre processo para investigar incidente no Aeroporto de Viracopos



Avião é retirada da única pista de Viracopos (Foto: Reprodução EPTV)A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou um procedimento administrativo, nesta segunda-feira (15), para investigar o incidente que deixou o Aeroporto Internacional de Viracopos fechado por 45h. O orgão irá apurar se plano de emergência foi cumprido pela companhia Centurion Cargo e pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

O aeroporto de Campinas(SP) ficou fechado por conta de um incidente na noite de sábado (13), quando um avião da Centurion Cargo teve problemas no trem de pouso e ficou parado na única pista de Viracopos. Os equipamentos para a remoção da aeronave vieram de São Paulo e a primeira tentativa de liberação da pista falhou.

O plano de emergência, segundo a Anac, é um documento que estabelece as responsabilidades dos órgãos, entidades ou profissionais que possam ser acionados para o atendimento às emergências ocorridas. Esse documento contém um plano de remoção de aeronaves inoperantes e desinterdição de pista, que tem como objetivo o retorno das operações na área onde ocorreu o imprevisto.

PrejuízosDe acordo com a Anac, depois de apurar o incidente em Viracopos, o órgão pode punir à empresa aérea, com multas, restrições operacionais e até a suspensão das atividades da companhia em território nacional.

G1 tentou contato com o único representante autorizado a falar em nome da Centurion Cargo, mas ele não atendeu as ligações. A assessoria da Infraero informou que possui um plano de emergência e que ele foi aplicado durante o incidente em Viracopos.

Os trabalhos para remoção do avião, limpeza e manutenção do asfalto da pistarecomeçaram às 16h desta segunda, após 44 horas do incidente. Às 17h35, o aeroporto foi reaberto e as companhias aéreas iniciaram os check-ins para a retomada dos voos. A primeira decolagem ocorreu às 18h11 com destino a Salvador (BA).

A companhia aérea Azul foi a que precisou cancelar o maior número de viagens, pois é responsável por 85% dos voos domésticos do aeroporto. Foram cancelados 470 voos até as 17h de segunda-feira e pelo menos 25 mil clientes foram afetados, de acordo com a empresa.

Os passageiros prejudicados têm o direito a uma nova passagem, ou até mesmo à devolução integral e imediata do valor da passagem, segundo a Fundação Procon de São Paulo. Um documento orienta sobre os direitos dos consumidores nos aeroportos e pode ser acessada pela internet, na página do órgão (clique aqui para ler).

Segundo a Anac, caso o passageiro tenha se sentido prejudica ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar primeiro a empresa aérea contratada, para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda para o órgão. A Anac disponibiliza o telefone 0800-725-4445 e a possibilidade de contato por meio do site oficial.

Para ler mais notícias do G1 Campinas e Região, clique em g1.globo.com/campinas. Siga também o G1 Campinas e Região no Twitter e por RSS.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...