sábado, 20 de outubro de 2012

Aniversariante do dia




Em PE, amigos de desaparecido em naufrágio fazem ato de solidaridade



Amigos deram um abraço simbólico como ato de solidariedade ao engenheiro desaparecido (Foto: Luna Markman/G1)Amigos do engenheiro de pesca Rivaldo Soares, 31 anos, que desapareceu após naufrágio do barco Horizonte 2, entre a costa da Paraíbae Pernambuco, no último dia 3, realizaram um ato de solidariedade em prol das vítimas do acidente, na tarde desta sexta-feira (19), no Recife. Além de Rivaldo, o pescador Flávio Patriota também está sumido. Outras sete pessoas foram resgatadas com vida. As buscas terminaram na quarta-feira (17).
O ato ocorreu no Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde Rivaldo se formou. Amigos fizeram um minuto de silêncio e depois deram um abraço simbólico do prédio. A família preferiu não participar da manifestação. Também arrecadaram assinaturas para uma carta-manifesto com denúncias sobre as condições de trabalho e o descaso das empresas de pesca e órgãos públicos em relação à pesca industrial.
O documento deve ser entregue no início da próxima semana aos ministérios públicos de Pernambuco, Federal e do Trabalho. "A gente acredita que houve negligência por parte da empresa dona do navio onde Rivaldo trabalhava. Quando houve a explosão, eles pularam direto na água, sem salva-vidas, porque eles não foram treinados para essa situação, fora que os equipamentos estavam em local impróprio. Navios que estavam próximos também omitiram socorro. Queremos que esses órgãos apurem e denunciem isso", disse Bruno Pantoja, organizador do protesto.
Bruno Pantoja ressaltou descaso em relação a pesca industrial (Foto: Luna Markman/G1)
Bruno Pantoja diz que pesca no Brasil está sucateada
(Foto: Luna Markman/G1)
Bruno Pantoja alertou que, no Brasil, já existe uma política nacional voltada para a pesca, aprovada em 2008. "O problema é que ela nunca foi implementada. A lei diz, por exemplo, que existe uma linha de crédito para modernização das embarcações e que é preciso investir em segurança do trabalho. Isso poderia ter evitado o acidente. A pesca no Brasil está sucateada", criticou.
Buscas
O naufrágio aconteceu na noite do dia 3 de outubro, na divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco. A explosão de um botijão de gás causou o afundamento do barco, que tinha 16 metros. Ao explodir, a embarcação contava com nove tripulantes. Sete deles foram encontrados com vida no Litoral Sul da Paraíba. Os homens teriam percorrido quase 40 km até conseguirem chegar nas praias Bela, Tambaba e Pitimbu.


As buscas por Rivaldo Soares e Flávio Patriota foram encerradas na quarta (18). O barco pesqueiro foi achado no Rio Grande do Norte, no último dia 10. O Horizonte 2 pertencia à empresa Pronaval, com sede em Pernambuco. De acordo com a Capitania dos Portos a decisão de parar o trabalho foi baseada na pequena probabilidade de sobrevivência dos dois desaparecidos. O Corpo de Bombeiros já havia encerrado as buscas há uma semana. "Infelizmente, eu já perdi a minha esperança, é muito difícil que ele tenha sobrevivido a esta altura", lamentou Bruno Pantoja.

Para ler mais notícias do G1 Pernambuco, clique em g1.globo.com/pernambuco. Siga também o G1 Pernambuco no Twitter e por RSS
G1
.

Veja 10 temas que podem cair na prova de ciências humanas do Enem


Faltam apenas duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão nos dias 3 e 4 de novembro. Para ajudar os mais de 5,7 milhões de candidatos inscritos, o G1 ouviu representantes de cursinhos para saber quais assuntos podem ser cobrados e elaborou uma lista com dez assuntos principais em cada uma das quatro provas.
A série começa neste sábado (20) com dicas para se dar bem na prova de ciências humanas (que inclui questões de história, geografia, filosofia e sociologia). É necessário estar por dentro das atualidades. Até terça-feira (23), o G1 trará dicas para as provas de ciências da natureza, matemática, linguagens e redação.
VEJA 10 TEMAS QUE PODEM SER COBRADOS NA PROVA DE CIÊNCIAS HUMANAS DO ENEM
Manifestante segura globo no encerramento da Cúpula dos Povos (Foto: Tasso Marcelo/AE)
1) Rio+20Realizada no Rio de Janeiro, em junho, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável teve a participação de 188 países. O propósito da Rio+20 era formular um plano para que a humanidade se desenvolvesse de modo a garantir vida digna a todas as pessoas, administrando os recursos naturais para que as gerações futuras não fossem prejudicadas.
código florestal (Foto: G1)
2) Código FlorestalLei que regulamenta a exploração das terras e estabelece onde a vegetação nativa deve ser mantida. Aguarda ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.
cotas em universidade (Foto: G1)
3) Lei das cotasO governo criou lei que vai garantir 50% das vagas das universidades federais para candidatos que fizeram o todo o ensino médio em escolas públicas.
primavera árabe (Foto: Reuters)
4) Primavera árabeConjunto de manifestações realizadas contra os regimes autoritários e centralizadores que ocorrem em diversos países do Oriente Médio em 2010 e 2011.
Conflitos na Síria (Foto: Reuters)
5) Conflitos na SíriaManifestações contra o governo de Bashar al-Assad começaram em março de 2011, com represálias violentas e conflitos diplomáticos com a Turquia.
guerra cambial (Foto: Reuters)
6) Guerra cambial
Disputa entre os países envolvendo suas moedas.Países emergentes estariam "forçando" a desvalorização de suas moedas para beneficiar seus ganhos com exportação.
Geografia Aziz AbSaber (Foto: USP Imagens / Divulgação)

7) Aziz Ab'SaberMorto em março deste ano, Aziz Nacib Ab’Saber fez dos estudos profundos sobre a geografia do país as suas armas na defesa dos recursos naturais do país.
Semana de 1922 (Foto: G1)
8) Semana de 1922
A Semana de Arte Moderna é um terma recorrente nas provas de vestibulares e no Enem. Movimento completou 90 anos em 2012.
impeachment (Foto: Editoria de Arte/G1)
9) Impeachment de Collor
O movimento político que culminou com a saída do presidente Fernando Collor de Mello em 1992 completou 20 anos em 2012.
Fernando Lugo (Foto: Reuters)
10) Paraguai
O presidente Fernando Lugo foi destituído do cargo em um processo de impeachment. Ele disse ter sido vítima de um golpe de estado.
VEJA OUTROS TEMAS QUE PODEM SER ABORDADOS NA PROVA DO ENEM
- Questões relacionadas aos processos de desenvolvimento econômico (industrialização, por exemplo);
- Distribuição de renda;
- Organização da sociedade brasileira em seus principais momentos históricos;
- Vegetação e clima;
- Problemas ambientais como assoreamento de rios e desmatamento.
> Cursinho Oficina do Estudante, Campinas, SP

- Brasil República;
- Idade Contemporânea;
- Idade Moderna;
- Brasil Colônia;
- Brasil Império;
- Ano de 1922 no Brasil (Semana de Arte Moderna, Tenentismo e PCB),
- Guerra do Contestado;
- Eleições de 1982 para governadores no período militar.
> Curso e Colégio pH, Rio de Janeiro

Em geografia e atualidades:
- agropecuária e domínios morfoclimáticos, especialmente neste ano com a morte do Prof. Aziz Ab'Saber;
-sustentabilidade;
- conferência Rio+20;
- Código Florestal;
- Primavera Árabe;
- Conflitos na Síria;
- Comércio Internacional (protecionismo x guerra cambial);
Em história:
“A prova de História apresenta uma preferência um pouco maior pelos acontecimentos relacionados à História do Brasil do que aos da História do resto do Mundo. São frequentes questões que relacionam momentos históricos com manifestações artísticas de mesma época. Além disso, podem ser cobradas formas de interpretação de problemas atuais comparando-os com os do passado.”
> Alex Perrone e Daniel Gomes, professores de ciências humanas do CPV Vestibulares

- Deposição do presidente paraguaio;
- Conferência das Nações Unidades sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20;
- Ampliação das cotas nas universidades.
“Geralmente, o Enem dá mais atenção à realidade do que as provas tradicionais de vestibular, e não se deve descuidar das informações que circulam por aí. Através delas é que as questões exploram a interdisciplinaridade. O mais importante, contudo, é a capacidade do candidato de fazer uma leitura atenta daquilo que está sendo pedido. As questões de humanas tendem a ter bastante leitura e a apelar para a capacidade de interpretação. Um bom vocabulário é imprescindível para a prova e o bom senso para pesar as alternativas que lhe colocam a frente, também ajuda grandemente."
> Stefan Chamorro, professor do Sistema Elite de Ensino de Porto Alegre (RS)

As provas
O Enem será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.

Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.
As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
Para ler mais notícias de Educação, clique em g1.globo.com/educacao. Siga também o G1 Educação no Twitter e por RSS.
G1

UEPB cria 11 cursos entre mestrado, doutorado e especialização


Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba desta quinta-feira (18) a criação de 11 cursos de pós-graduação, entre especialização, mestrado e doutorado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). São cursos em áreas como ciências ambientais, gestão pública, história, educação, direito e geografia.
Os cursos são distribuídos em quatro dos sete campi da instituição: Campina Grande (campus I), Guarabira (campus III), João Pessoa (campus V) e Monteiro (campus VI).

Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação da instituição, o professor Eli Brandão, cada departamento ficará responsável por publicar o edital com vagas e data de inscrição para os cursos criados.

Veja abaixo os cursos criados:

- Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde (Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas – CCBSA, campus V);
- Mestrado em História (Centro de Humanidades - CH, campus III);
- Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (Centro Ciência e Tecnologia - CCT, campus I);
- Especialização em Prática Judiciária (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa);
- Especialização em Planejamento e Gestão Pública (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, campi I e V);
- Especialização em Direitos Fundamentais e Democracia (Centro de Ciências Jurídicas – CCJ, campus I);
- Especialização em Auditória e Perícia Contábil (Centro de Ciências Humanas e Exatas – CCHE, campus VI);
- Especialização em Letras: Estudos Lingüísticos e Literários (Centro de Ciências Humanas e Exatas – CCHE, campus VI);
- Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar (Centro de Educação do campus I);
- Especialização em Ensino de Geografia (Centro de Educação - CE, campus I);
- Especialização em Fundamentos da Educação, Práticas Pedagógicas Interdisciplinares (Coordenadoria de Programas Especiais - CIPE, campus I).

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS
G1
.

Em protesto, homem coloca próprias pernas à venda na China


Na província de Guangzhou, na China, um homem chamou atenção de uma multidão ao mostrar uma placa com os dizeres: "Pernas à venda: US$ 30 mil dólares cada”. Os transeuntes ficaram chocados ao ver que até havia uma faca de açougueiro ao lado do senhor, de 50 anos.
Pedestres se reuniram ao lado de homem, que tinha faca de açogueiro para cortar o 'produto' (Foto: Reprodução/Rocket News)Pedestres se reuniram ao lado de homem, que tinha faca de açougueiro para cortar o 'produto' (Foto: Reprodução/Rocket News)
O ato, no entanto, era na verdade um protesto por causa de indenizações que Chen Shaoqing não teria recebido de seu antigo emprego em um banco. De acordo com o site “Rocket News”, o senhor trabalhava carregando arquivos pesados no ambiente de trabalho, o que teria causado lesões em suas pernas e joelhos.
Depois de gastar mais de R$ 60 mil em operações por causa das lesões provocadas pelo esforço, quantia que pegou emprestada com parentes e amigos, o homem foi procurar ajuda nas ruas, e decidiu “vender” as pernas para tentar arrecadar fundos para pagar o dinheiro que está devendo e terminar seu tratamento.
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Lista reúne museus mais bizarros do mundo


No mês passado, um fanático por pizza inaugurou um museu dedicado ao alimento na Filadélfia, no estado da Pensilvânia (EUA). Brian Dwyer, 28, abriu o Pizza Brain em 7 de setembro. O local é temático e conta com pedaços artesanais da comida e uma coleção de objetos que remetem à pizza. Abaixo, o G1 reúne esse e outros museus curiosos.
A cidade de Brugge, na Bélgica,  conta com um museu dedicado exclusivamente à pesquisa e informações sobre a batata frita. Primeiro desse tipo do mundo, o ‘Frietmuseum’ traz a história do petisco e também oferece dicas de como prepará-lo. (Foto: Thierry Roge/Reuters)A cidade de Brugge, na Bélgica, conta com um museu dedicado exclusivamente à pesquisa e informações sobre a batata frita. Primeiro desse tipo do mundo, o ‘Frietmuseum’ traz a história do petisco e também oferece dicas de como prepará-lo. (Foto: Thierry Roge/Reuters)
O Museu das Relações Terminadas, em Zagreb, na Croácia, reúne objetos do fim de namoros e casamentos que foram enviados por pessoas de vários países, principalmente da Europa. (Foto: Darko Bandic/AP)O Museu das Relações Terminadas, em Zagreb, na Croácia, reúne objetos do fim de namoros e casamentos que foram enviados por pessoas de vários países, principalmente da Europa. (Foto: Darko Bandic/AP)
O alemão Michael Berger abriu um museu com itens e acessórios relacionados a banheiros. Há desde assentos de privada até suportes para papel higiênico. Um dos acessórios que chamam atenção é um urinol que traz o rosto do nazista Adolf Hitler em seu interior. (Foto: Reprodução)O alemão Michael Berger abriu um museu com itens e acessórios relacionados a banheiros. Há desde assentos de privada até suportes para papel higiênico. Um dos acessórios que chamam atenção é um urinol que traz o rosto do nazista Adolf Hitler em seu interior. (Foto: Reprodução)
O Museu do Pênis na Islândia reúne falos gigantescos de baleias a microscópicos testículos do rato do campo. Fundado por Sigurdur Hjartarson, o museu, considerado o único do gênero do mundo, fica numa pequena aldeia pesqueira de Husavik, no litoral norte do país.  (Foto: Halldor Kolbeins/AFP)O Museu do Pênis na Islândia reúne falos gigantescos de baleias a microscópicos testículos do rato do campo. Fundado por Sigurdur Hjartarson, o museu, considerado o único do gênero do mundo, fica numa pequena aldeia pesqueira de Husavik, no litoral norte do país. (Foto: Halldor Kolbeins/AFP)
Brian Dwyer tem tatuado nas costas uma caricatura de si mesmo comendo um pedaço de pizza com o texto "Totally saucesome", outro trocadilho, que une "muito legal" com "sabor" (Foto: Reuters)Brian Dwyer tem tatuado nas costas uma caricatura de si mesmo comendo um pedaço de pizza com o texto 'Totally saucesome', outro trocadilho, que une 'muito legal' com 'sabor' (Foto: Reuters)
O cruel legado das torturas e a evolução da pena de morte na Tailândia são as principais atrações de um museu na velha prisão de Bangcoc. Entre outras lembranças macabras, o Museu Penitenciário de Bangcoc guarda o sabre utilizado pelo último carrasco para decapitar o réu e exibe uma foto de um sorridente Chavoret Jaruboon com sua arma, com a qual executou 55 condenados até 2002. (Foto: Divulgação)O cruel legado das torturas e a evolução da pena de morte na Tailândia são as principais atrações de um museu na velha prisão de Bangcoc. Entre outras lembranças macabras, o Museu Penitenciário de Bangcoc guarda o sabre utilizado pelo último carrasco para decapitar o réu e exibe uma foto de um sorridente Chavoret Jaruboon com sua arma, com a qual executou 55 condenados até 2002. (Foto: Divulgação)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Dois policiais militares são assassinados a tiros em SP


Dois policiais militares foram assassinados na noite desta quinta-feira (18), em São Paulo. Um morreu em ataque na região central da cidade e outro na Zona Leste. Desde o começo do ano, 84 policiais foram mortos no estado.
O primeiro caso ocorreu por volta de 20h30, em um conjunto habitacional em Cidade Líder, na região de Artur Alvim, Zona Leste. Um policial reformado caminhava perto de casa quando criminosos em um carro chegaram de carro e atiraram. O homem levou 15 tiros, caiu e foi atropelado pelos assassinos, que fugiram.
Segundo o dono do estabelecimento, o policial, que estava de folga, era cliente antigo. “Ele mora aqui nas imediações e estava jogando dominó, que ele gosta de jogar, para distrair, e aconteceu. Pegaram ele ontem”, disse Luciano Teixeira. Antes de fugir, o atirador ainda baleou outra pessoa.Mais tarde, por volta das 22h30, o sargento Luiz Antonio de Souza se divertia com amigos em um bar na Avenida Nove de Julho, próximo ao Terminal Bandeira, e foi baleado ao menos oito vezes por um criminoso que estava do lado de fora.
As câmeras do circuito interno registram apenas o que acontece no interior do bar. Mesmo assim elas foram disponibilizadas para a Polícia Civil.
Mais tiros
Dois homens em uma moto atiraram contra um carro da Polícia Militar no Viaduto Almirante Delamare, no Sacomã, Zona Sul, por volta de 21h30. Os policiais não foram atingidos e a dupla fugiu. No início da madrugada desta sexta-feira (19), a motocicleta, que era furtada, foi encontrada em uma favela da região. Os agressores não foram localizados.

Para ler mais notícias do G1 SP, clique em g1.globo.com/sp. Siga também o G1 SP noTwitter e por RSS.
G1

A 1 mês do julgamento, saiba como será júri do caso Eliza Samudio


Falta exatamente um mês para o julgamento do goleiro Bruno Fernandes e de outros quatro acusados pela morte da ex-amante do jogador, Eliza Samudio. O júri popular será realizado, no dia 19 de novembro, em uma sala do Fórum deContagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Há pouco mais de dois anos, o sequestro e desaparecimento da modelo chocou o país. Eliza queria que que o então jogador do Flamengo reconhecesse a paternidade do filho dela. De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), ela foi morta, e o corpo, escondido.

O goleiro e o amigo Luiz Henrique Romão, o Macarrão, são acusados de sequestro e cárcere privado, homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Já o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos também vai responder no júri popular por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver. Dayanne Rodrigues, ex-mulher do goleiro, responde pelo sequestro e cárcere privado do filho de Bruno. Já Fernanda Gomes de Castro, outra ex-namorada do jogador, é acusada pelo sequestro e cárcere privado de Eliza e do filho dela. Elas foram soltas em dezembro de 2010 e respondem ao processo em liberdade.

De acordo com o professor de direito penal e advogado criminalista Leonardo Bandeira, caso o júri dure mais de um dia, os réus devem ficar isolados, incomunicáveis e sem acesso a televisão e a celular, por exemplo.Para o júri popular,  serão convocadas 25 pessoas que moram em Contagem, que são maiores de 18 anos e que não têm antecedentes criminais. Sete delas serão escolhidas por sorteio. Elas vão ocupar as cadeiras da sala onde acorrerá o julgamento, e o restante será dispensado.

Quando o júri começar, serão ouvidas 30 testemunhas de acusação e de defesa, além de três autoridades policiais. Somente depois, os réus começam a ser interrogados.

O especialista explica que, se condenados, a pena máxima de Bruno e de Macarrão pode chegar a 38 anos de reclusão. Segundo ele, a grande repercussão do caso não deve influenciar na decisão da Justiça. "O júri define a responsabilidade, de acordo com o entendimento dele a respeito de justiça, mas, obviamente, sempre apoiado na prova que existe no processo e não por causa da repercussão que o fato teve na imprensa", avalia.
Outros réus
Wemerson Marques, amigo do jogador, e Elenílson Vítor Silva, caseiro do sítio em Esmeraldas, também são réus no caso. Eles respondem pelo sequestro e cárcere privado do filho de Bruno. De acordo com a Justiça, por questões administrativas, o processo precisou ser desmembrado. Eles também serão levados a júri popular, em data ainda não definida.

Para ler mais notícias do G1 Minas Gerais, clique em g1.globo.com/mg. Siga também o G1 Minas Gerais noTwitter e por RSS.
G1

Anac multa aérea em R$ 2,8 milhões por fechamento de Viracopos


Caminhão guincho que sustentou a base inflável que foi utilizada na remoção do avião cargueiro da pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) (Foto: Lana Torres/ G1 Campinas)Avião da Centurion Cargo sendo removido da pista
de Viracopos (Foto: Lana Torres/ G1 Campinas)
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) multou a Centurion Cargo em R$ 2,8 milhões, após um cargueiro da empresa fechar a única pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), durante 45h, entre a noite de sábado (13) e a tarde de segunda-feira (15). Em nota oficial, foi informado que a punição será aplicada devido aos "transtornos causados aos passageiros e à malha aérea no período da interdição".

Além da multa da agência, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e a Advocacia Geral da União (AGU) informaram, na noite desta sexta-feira (19), que preparam uma ação indenizatória contra a companhia aérea internacional. Segundo estimativa da Secretaria de Aviação Civil (SAC), os prejuízos materiais decorrentes da interdição do aeroporto chegam a R$ 3 milhões. Os valores referentes a danos morais estão em avaliação.

Governo revisará procedimentos
Sobre a demora para reabertura da pista de Viracopos, a SAC informou, por meio de nota, que as "autoridades aeronáuticas brasileiras priorizam a segurança das pessoas, independentemente de interesses econômicos". Segundo a secretaria, o governo revisará os procedimentos e as normas operacionais do setor.

Segundo a Anac, a multa é um dos resultados do procedimento administrativo aberto em 15 de outubro. A investigação foi aberta para apurar o cumprimento do plano de emergência pela Centurion Cargo e pela Infraero. A empresa ainda poderá sofrer suspensão de autorizações de voo, segundo a agência.

O diretor da Centurion Cargo no Brasil, Vanderlei Morelli, disse que desconhecia a informação até as 19h25 desta sexta-feira (19) e, por enquanto, não comentará o assunto.


Segundo a Infraero, o avião não poderia ser removido imediatamente, em Viracopos, porque, antes, era preciso retirar a carga e erguer o motor. A estatal informou que a operação foi executada de forma segura para garantir a reabertura do aeroporto sem danos à pista.
Remoção da aeronave
Os primeiros equipamentos para a remoção da aeronave vieram de São Paulo (SP) e a tentativa inicial de liberação da pista falhou no domingo (14). O processo de retirada do cargueiro, retomado na segunda-feira, foi complexo por conta do peso médio da aeronave, de 130 toneladas. O lado esquerdo do avião ficou sustentado por uma carreta, que abrigava um material inflável semelhante a um colchão, que auxiliou no nivelamento. A locomoção do avião durou 30 minutos, até ser levado para um recuo fora da pista usada para pousos e decolagens.

Responsabilidade
O Código Brasileiro de Aeronáutica estabelece que se por algum problema um avião bloquear a pista, é a empresa aérea que tem que fazer a retirada da aeronave. Se a companhia não apresentar recursos técnicos ou se não providenciar a retirada rapidamente o código diz que é a operadora do aeroporto que tem que fazer a remoção. Em Viracopos, é a Infraero a responsável pela operação.

Contudo, a estatal não tem nenhum equipamento de retirada de aviões de grande porte, o chamado Recovery-Kit, que custa R$ 2 milhões. O Recovery-Kit é um conjunto de ferramentas que, somadas, chegam a 25 toneladas. Ele é composto por colchões de ar, macacos hidráulicos, compressores e cintas com aço, que podem levantar até 200 toneladas.


Concessão de Viracopos
Após vencer a concorrência para administrar o aeroporto de Campinas, a concessionária Aeroportos Brasil está em fase de transição de administração com a Infraero. Desde agosto, ela acompanha os trabalhos da estatal para se familiarizar com todos os processos do aeroporto para assumir sua operação. A partir do dia 14 de novembro, a concessionária assume a administração, mas ainda com a supervisão da Infraero por prazo de 90 dias.

A partir da primeira quinzena de fevereiro de 2013, a Aeroportos Brasil passa a administrar exclusivamente o terminal. A possibilidade de aquisição do recovery kit faz parte do pacote de medidas de segurança que serão implantadas na primeira etapa de melhorias.

Prejuízo de R$ 20 milhões
A Azul Linhas Aéreas calcula que o prejuízo da empresa com o incidente em Viracopos é de cerca de R$ 20 milhões. A companhia é responsável por 85% das operações domésticas no aeroporto. Em nota, a empresa disse que, além dos valores, "existem perdas imensuráveis, como a experiência vivida pelos passageiros e o impacto à marca". A companhia falou que lamenta os transtornos causados e informou que "ainda está dimensionando a extensão dos danos causados aos seus clientes e à companhia".
G1
 

Horário de verão começa à meia-noite deste sábado no país


O horário de verão começa à meia-noite deste sábado (20) em algumas regiões do país. Os relógios devem ser adiantados em uma hora quando os ponteiros marcarem 0h nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além doTocantins.

O horário de verão termina no dia 17 de fevereiro de 2013.

O objetivo é proporcionar uma economia de energia nos horários de pico. A mudança no horário ajuda a reduzir o consumo em cerca de 5% no período. A economia deve chegar a R$ 280 milhões.

As regiões Norte e Nordeste não aderem ao horário de verão.
G1

10 novelas brasileiras mais reprisadas no exterior


Por Natália Becattini
Colaboração para SUPERINTERESSANTE

As novelas brasileiras são um dos nossos principais produtos culturais, quer você goste delas ou não. As tramas que se desenvolvem em capítulos diários estão em nossas telinhas desde meados do século XX e não dão sinal de cansaço. Mas o alcance das novelas vai muito além dos sofás das famílias brasileiras: elas estão cada vez mais presentes na programação televisiva de outros países. Confira agora as novelas brasileiras mais reprisadas no exterior.
1. Da cor do pecado
Bem antes de fazer sucesso com Avenida Brasil, o escritor João Emanuel Carneiro já brilhou na telinha no horário das 19h. A novela Da Cor do Pecado, exibida em 2004, foi a novela das 7h com maior audiência da década de 2000. Mas a trama não conquistou apenas brasileiros. O romance entre Preta e Paco foi exibido em 100 países, sendo a novela brasileira mais reprisada no exterior de todos os tempos.
2. Terra Nostra
Quem não se lembra de Mateo e Giuliana? A história de amor entre o casal de imigrantes italianos que desembarcam no Brasil para trabalhar em fazendas de café na virada do século XIX e XX ganhou o mundo. A trama, exibida no Brasil em 1999, já foi reprisada em 95 países. Resta saber se em todos eles as pessoas entenderam o italiano falado no Projac. Capiche?
3. O Clone
Uma pitada de terras estrangeiras, amor proibido, ficção científica e drama familiar. A fórmula parece agradar noveleiros do mundo inteiro. Não é atoa que O Clone, escrita por Glória Perez em 2002, leva medalha de bronze no quesito exibições no exterior: Ao todo, 91 países acompanharam as idas e vindas das celebridades brasileiras ao Marrocos.
4. Caminho das Índias
Caminho das Índias, exibida no Brasil em 2009, pode ser considerada irmã mais nova de O Clone. Além das tramas compartilharem vários aspectos em comum, elas praticamente empatam quando o assunto é exibição no exterior. A obra de Glória Perez que desbrava o subcontinente indiano leva o quarto lugar, com 90 países.  A conquista não é sem sentido: a novela tinha alguns dos maiores nomes da Globo em seu elenco, como Tony Ramos e Lima Duarte.
5. Escrava Isaura
Escrava Isaura pode até não ter ficado em primeiro lugar nessa lista, mas certamente ganha no quesito sucessos eternos. Exibida pela primeira vez em 1976, a trama adaptada do romance de Bernardo Guimarães por Gilberto Braga chegou a 79 países. Durante muitos anos, permaneceu em primeiro lugar nas vendas para o exterior, mas acabou perdendo  posições para  mais novas.
6. Laços de Família
Acha que está faltando uma novela do Manoel Carlos por aqui? Não falta mais. A Helena mais globalizada de todos os tempos foi interpretada por Vera Fisher, que teve que amargar a perda de um amor para a própria filha, Camila (Carolina Dieckman). E olha que esse amor era ninguém mais, ninguém menos que o Reinaldo Gianecchini. Laços de Família foi exibida no Brasil em 2000 e reprisada para 77 países.
7. Mulheres de Areia e Anjo Mau
Além de terem sido exibidas no horário das 18h e serem protagonizadas pela Glória Pires, as novelas Mulheres de Areia (1993) e Anjo Mau (1997) têm outra coisa em comum: ambas foram exibidas em 67 países e ocupam o 7º lugar dessa lista.
8. Sinhá Moça
Em 1986, o autor Benedito Ruy Barbosa resolveu repetir a parceria de sucesso de Escrava Isaura, exibida 10 anos antes. Lucélia Santos e Rubens de Falco brilharam mais uma vez emSinhá Moça, que foi vendida para 60 países, e entraram para o Top 10 de novelas brasileiras que conquistaram corações estrangeiros.
9. Por Amor
Outra Helena que virou internacional. Mas, dessa vez, ela é interpretada pela Regina Duarte e é mãe da Maria Eduarda (Gabriela Duarte, que é filha da atriz na vida real).  A novela, escrita por Manoel Carlos em 1997, foi exibida em 56 países.
10. O Rei do Gado
A rixa entre os Mezenga e os Berdinazzi deixou as fazendas no interior de São Paulo para ganhar o mundo. A novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida em 1996, foi vendida para 55 países e ocupa o 10º lugar entre as novelas mais reprisadas para o exterior.
Fonte: Guia Ilustrado TV Globo: Novelas e Minisséries (2010); http://super.abril.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...