sábado, 27 de outubro de 2012

Justiça determina afastamento de PMs envolvidos em tortura na PB


A Justiça determinou o afastamento, por 180 dias, de quatro policiais militares de Campina Grande, envolvidos no "Caso Araxá". Foi aceita nesta quinta-feira (25), o pedido de liminar requerido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), além do recolhimento e suspensão dos portes de armas dos PMs enquanto durar o afastamento das atividades.
O Ministério Público da Paraíba denunciou em setembro de 2009 sete policiais militares, todos do 2º Batalhão da Polícia Militar e integrantes da extinta 'P2' (antigo grupo de inteligência da PM) de Campina Grande, pela suposta prática dos crime de tortura, extorsão, abuso de autoridade, roubo, coação no curso do processo e formação de quadrilha. Os policiais atuavam em Campina e cidades circunvizinhas e o episódio se tornou conhecido como o “Caso Araxá”.
De acordo com o promotor Romualdo Tadeu, que assinou a denúncia, os policiais militares cometiam diversos delitos sob o argumento de que estavam investigando. “Eles invadiam as casas e torturavam os moradores com armas de fogo, agressões físicas, tentando arrancar confissões. Durante as investigações identificamos diversos casos, especialmente no bairro do Araxá”, relatou o promotorCom a determinação, os policiais podem exercer apenas funções burocráticas na instituição. A decisão em caráter cautelar foi expedida pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Campina e confirmada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.
A decisão de afastamento publicada pelo Tribunal de Justiça ressalta que “todos são policiais militares da ativa, um dos órgãos constitucionalmente responsáveis pela segurança pública, cabendo-lhes atividades de polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, para cujo exercício são-lhes deferidas inúmeras prerrogativas públicas, tais como porte de armas”.
O texto da liminar destaca ainda que, diante dos indícios que levaram à condenação dos
policiais por coação no curso do processo, “é evidente a probabilidade real de que possam
manipular documentos públicos relativos às irregularidades apuradas, bem como na influência sobre possíveis testemunhas na produção da prova testemunhal”.

Segundo o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Campina Grande, tenente-coronel Souza Neto, “o comando ainda não foi comunicado e irá cumprir qualquer determinação judicial”.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Vistoria no Detran-PB fica mais lenta após afastamento de servidores


O diretor administrativo do Ciretran, unidade do Departamento Estadual de Trânsito (DetranPB) em Campina Grande, Flávio Moreira, convocou a imprensa nesta sexta-feira (26) para falar a respeito de reclamações feitas por usuários sobre a demora nas vistorias do órgão. Segundo ele, problema acontece por conta da diminuição no número de vistoriadores, mas que uma solução já está sendo executada.
De acordo com Moreira, “uma operação da corregedoria do Detran, a Pit Stop, afastou cinco dos oito vistoriadores que tínhamos. Então, devido à demanda, houve um atraso no processo de vistoria, que foi normalizado depois que passamos a contar com o apoio de dois vistoriadores de João Pessoa”, explicou.
Operação Pit StopFlávio Moreira explicou ainda que grande parte das reclamações vêm de usuários que tiveram os veículos reprovados na vistoria e que querem que o cadastro retorne ao sistema na esperança de que o órgão ignore as condições de segurança. “Posso garantir que a Ciretran tomou todas as providências necessárias e que a situação já é de normalidade”, finalizou.
No início do mês de outubro a Corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) deflagrou a Operação Pit Stop, na qual prendeu sete pessoas que, segundo investigações, tinham participação num esquema que regularizava veículos sem condições de serem aprovados pela vistoria do órgão.

A ação aconteceu no Ciretran, unidade do Detran-PB em Campina Grande. As investigações apontavam o envolvimento de dez pessoas, sendo cinco funcionários e cinco donos de carros que foram, sem as mínimas condições, aprovados na vistoria, segundo o corregedor do Detran-PB, Walber Virgolino.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

CNJ concede nova liminar e juíza da Paraíba pode voltar a atuar


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) suspendeu por meio de liminar o ato administrativo que decretava o afastamento das funções da juíza Maria de Fátima Lúcia Ramalho, titular da 5ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa. No dia 31 de julho o CNJ quebrou outra liminar que decidia pelo afastamento imediato da juíza.

O CNJ acrescentou ainda que a indeterminação da investigação pode provocar a ocorrência da prescrição intercorrente, já que o Supremo Tribunal Federal entende que a instauração da sindicância ou a tramitação do processo administrativo disciplinar só interrompe o prazo prescricional por 140 dias.
Foi constatado que o afastamento já perdura por mais de 159 dias, prazo que excede o previsto em lei, violando a obrigação constitucional da duração razoável do processo administrativo.
Entenda o caso
Em sessão extraordinária no dia 2 de maio, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba acolheu, por unanimidade, uma representação contra a juíza Fátima Lúcia Ramalho. A Corte resolveu ainda, por maioria dos votos, afastar a juíza das suas funções pelo tempo que durar o processo de investigação.

A investigação ocorreu para apurar fatos denunciados contra a juíza pela Procuradoria Geral do Estado, dentre eles, a suposta incompetência da magistrada para decidir em um processo que estava tramitando em outra Vara (onde substituiu magistrado de férias) e bloqueio de contas do Estado.
No dia 5 de julho o CNJ concedeu a primeira liminar, suspendendo o afastamento da juíza, permitindo que ela voltasse a exercer suas atividades normais imediatamente. Já no dia 31 de Julho o CNG decidiu novamente pelo afastamento de Maria de Fátima Lúcia Ramalho, que durou até esta sexta-feira (26).
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Homem é assassinado a tiros em granja de João Pessoa


Um homem de 29 anos foi assassinado a tiros na madrugada deste sábado (27) no bairro do Valentina Figueiredo, na capital. De acordo com informações da Delegacia de Homicídios, a vítima estava bebendo em uma granja e horas depois foi encontrado morto.
O crime aconteceu aproximadamente às 2h10. As pessoas que estavam no local não informaram como o crime aconteceu, apenas ligaram para a polícia informando que um homem havia sido assassinado. A polícia informou que a vítima era usuária de drogas e que nenhum suspeito pelo crime foi encontrado.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

PB e MA tem únicas cidades do país com Tropas Federais no 2º turno


Campina Grande, será uma das duas cidades do país, junto com São Luís, no Maranhão, a receber auxílio de Tropas Federais para a realização do segundo turno nas Eleições 2012, neste domingo (28). De acordo com o 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, cerca de 450 homens atuarão no município paraibano.
Segundo o oficial de comunicação social do Batalhão, Tenente Roberto, as tropas já estão nas ruas. “O Exército empregará os recursos operacionais militares necessários para garantir a realização da eleição e de sua apuração, dentro da normalidade constitucional. As tropas federais do Exército sediada em Campina Grande já iniciaram a preparação para o efetivo cumprimento da missão”, afirmou.O envio do reforço federal foi autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral na sexta-feira (26), após solicitação do Tribunal Regional Eleitoral. Aproximadamente 350 militares do 31º BIMtz e um efetivo extra de 100 homens do 15º BIMtz de João Pessoa deverão atuar em Campina Grande.
Conforme o Exército, os militares irão atuar em ações de Garantia da Votação e Apuração (GVA), patrulhamento ostensivo nas principais vias da cidade e locais de apuração, bem como atividades de apoio logístico, na segurança e na manutenção da ordem pública.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Candidatos à Prefeitura de Campina Grande fazem último debate na TV


Romero Rodrigues e Tatiana Medeiros no estúdio para o debate (Foto: Taiguara Rangel/G1)Romero Rodrigues e Tatiana Medeiros no estúdio para o debate (Foto: Taiguara Rangel/G1)
Dois candidatos à Prefeitura de Campina Grande participaram na noite desta sexta-feira (26) do debate realizado pelas TV Paraíba. Estiveram presentes no encontro os candidatosRomero Rodrigues (PSDB) e Tatiana Medeiros (PMDB). Os candidatos puderam apresentar suas propostas e discutir temas como transporte, combate às drogas, educação e segurança.
O debate da TV Paraíba foi o último antes das eleições do próximo domingo (28). O encontro foi mediado pelo jornalista Ismar Madeira, da TV Globo, e teve duração de 50 minutos, dividido em três blocos.
No primeiro e terceiro blocos, os candidatos fizeram perguntas entre si com temas livres. No segundo blogo, o mediador sorteou, na hora, temas determinados para que os candidatos formulassem as perguntas. O terceiro bloco foi também destinado às considerações finais.
Romero Rodrigues fez as considerações finais. "Agradeço a alegria de ter a oportunidade de conversar com todos os telespectadores. Quero agradecer a Deus, que nos proporcionou a oportunidade de disputar essa eleição e superar as adversidades e também a toda Campina Grande. Pedimos que os cidadãos fiscalizem os crimes eleitorais que estão acontecendo em cada rua da cidade. Peço seu voto e sua oportunidade nesta eleição", declarou.
Tatiana Medeiros agradeceu à população no fim do debate. "Gostaria de agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui e poder esclarecer aos cidadãos campinenses o que somos e podemos fazer pela nossa cidade. Sofri muito preconceito, mas sou uma mulher que luta por Campina Grande e não me curvo diante de um Governo que esqueceu Campina Grande. Convido todos os campinenses a participar da festa da vitória", pontuou.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Candidatos à Prefeitura de João Pessoa fazem último debate na TV



 O debate da TV Cabo Branco foi o último antes das eleições do próximo domingo (28). O encontro foi mediado pelo jornalista Flávio Fachel, da TV Globo, e teve duração de 50 minutos, dividido em três blocos.
Dois candidatos à Prefeitura de João Pessoa participaram na noite desta sexta-feira (26) do debate realizado pela TV Cabo Branco. Estiveram presentes no encontro os candidatosLuciano Cartaxo (PT) e Cícero Lucena (PSDB). Os candidatos puderam apresentar suas propostas e discutir temas como educação, saúde, lixo e polêmicas nacionais.
No primeiro e terceiro blocos, os candidatos fizeram perguntas entre si com temas livres. No segundo blogo, o mediador sorteou, na hora, temas determinados para que os candidatos formulassem as perguntas. O terceiro bloco foi também destinado às considerações finais.
Cícero Lucena foi o primeiro a fazer as considerações finais. "Quero dizer da renovação não de promessas de campanha, mas de prática de vida. Queremos ter a oportunidade de mudar essa cidade, de fazer uma educação com uma porta escancarada para um futuro melhor para as nossas crianças, fazer uma saúde humanizada, onde os serviços públicos cumpram o seu papel de forma verdadeira, de forma honesta, fazendo o bem às pessoas", declarou.
Luciano Cartaxo agradeceu à população no fim do debate. "Quero pedir desculpas. Pedir desculpas porque se dependesse só de mim, o debate seria em outro nível. Desde o primeiro turno que eu tenho procurado apresentar ideias, propostas, sugestão para a cidade de João Pessoa. Então penso em uma única coisa: ter a oportunidade de governar essa cidade para melhorar a sua vida, a vida da sua família, fazer com que a cidade mehore a cada dia", pontuou.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Jovens presos por furtar mansões em Jurerê Internacional são liberados



Jovens entravam nas casas, consumiam bebibas e furtavam objetos (Foto: Reprodução RBS TV)Os cinco jovens, entre 19 e 26 anos, presos no último sábado (20) por furto em Jurerê Internacional, Norte da Capital ganharam liberdade provisória por meio de uma decisão da 3ª Vara Criminal de Florianópolis nesta sexta-feira (26).
De acordo com o Paulo Roberto Machado, agente de polícia do Central de Plantão Policial, os jovens foram detidos por formação de quadrilha e furto, mas como o grupo não agia armado, eles foram soltos. Porém, continuarão respondendo ao processo.
Os jovens foram presos há uma semana, mas as investigações começaram cerca de um mês atrás, quando as câmeras de segurança de Jurerê Internacional registraram a presença de um veículo estranho. As imagens foram encaminhadas à polícia, que no último sábado (20), que efetuou a prisão.

Para ler mais notícias do G1 Santa Catarina, clique em 
www.g1.globo.com/sc/santa-catarina. Siga também o G1 Santa Catarina no Twitter e por RSS.Com os cinco homens foram encontrados notebooks, celulares, roupas de marca, jóias, pranchas de surf e bebidas importadas. Todos os produtos apreendidos foram encaminhados para o CPP. Grande parte dos produtos foi reconhecida e retirada pelos donos. Apenas algumas garrafas de bebidas importadas permanecem apreendidas.
G1

Corpo de morto em república no Rio será levado para o Ceará nesta tarde


Estudante José Leandro, no alto de morro no Rio (Foto: Wélio Ferreira/Arquivo Pessoal)Estudante José Leandro, no alto de morro no Rio
(Foto: Família/Arquivo Pessoal)
O corpo de José Leandro Pinheiro, de 21 anos, morto em uma república de estudantes na Zona Sul do Rio, será trazido na tarde deste sábado (27) para o Ceará. O traslado será feito em um voo com previsão de partida às 14h21 e chegada às 16h30, em Fortaleza. Da capital cearense, o corpo do jovem será levado para sua cidade natal, Deputado Irapuan Pinheiro, onde será sepultado no domingo (28). As informações são da família do estudante.
Na noite desta sexta-feira (26), o estudante Bruno Eusébio dos Santos, de 26 anos, confessou, em depoimento, o assassinato de José Leandro, com quem dividia o quarto em uma república no Horto, na Zona Sul do Rio. Segundo o delegado Rivaldo Barbosa, da Divisão de Homicídios (DH) da Polícia Civil, a confissão foi feita após 15 horas de depoimento e o jovem disse que o crime foi motivado por bullying e que tentou suicídio após matar o colega.
Bruno foi preso em flagrante pelo crime de homicídio qualificado, já que a vítima não teve chance de defesa por estar domindo. O crime varia de 20 a 30 anos de prisão. Os dois estudavam no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
O jovem tinha os medicamentos em casa porque, em agosto deste ano, havia se consultado com dois psiquiatras, que os teriam receitado. No local do crime, os policiais encontraram dois frascos de antidepressivos.Tranquilizantes com álcool
Ainda de acordo com a polícia, o estudante contou que estava sob efeito de tranquilizantes, além de ter ingerido refrigerante com vodca. Bruno disse ainda que não se lembra de muitos detalhes do assassinato, e que tomou mais remédios depois de matar o colega, na tentativa de tirar a própria vida.

"Ele [Bruno] disse que era muito provocado por seus colegas e chegou em um nível de estresse muito grande. Nesse momento, ele explodiu, pegou a faca e a pedra e matou o colega, que ainda estava dormindo", explicou o delegado Rivaldo Barbosa.
Amigos desconhecem bullying
Em relação ao bullying, o delegado ressaltou que o estudante não explicou que tipo de ataque sofria. Bruno confessou o crime na presença dos pais, que chegaram nesta sexta de Sergipe, onde vivem e onde nasceu o estudante, no município de Malhador.

“Ouvimos os 13 moradores da república e nenhum deles apontou que o jovem sofria bullying, mas todos disseram que ele era muito introspectivo, calado e estudava sempre com fone de ouvido”, disse Rivaldo. Bruno deve ser encaminhado para o presídio de Bangu 2, onde passará por uma triagem que vai definir em qual penitenciária ele vai cumprir pena.
José Elivaldo, pai de Bruno, pediu desculpas à família de José Leandro (Foto: Tássia Thum)
Pai pede desculpas
Após a confissão, o pai de Bruno, o operador de produção José Elivaldo dos Santos, 53 anos, se desculpou com os parentes da vítima. “Eu quero pedir desculpas aos familiares do José Leandro, que estão sofrendo muito, assim como também estou sofrendo pelo meu filho”, disse, acrescentando que o rapaz era tão estudioso que pouco aproveitava a juventude. "Ele era de poucos amigos e não tinha costume de ir a festas ou sair à noite", comentou o pai.

Na manhã de quinta-feira (25), José Leandro foi encontrado na cama, com marcas de pedrada na cabeça e quatro facadas, duas no peito e duas na barriga. Bruno estava desacordado na cozinha da república, com marcas de sangue. Ele foi levado para o Hospital Miguel Couto, na Zona Sul, de onde saiu, já algemado, para a DH, à 1h desta sexta. Ao chegar, se manteve calado e fora de seu estado normal, segundo a polícia. Foi preciso a presença de uma psicóloga e dos pais do rapaz para ajudar no depoimento.
Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.
G1

Sandy volta a ter força de furacão e ameaça os Estados Unidos


Reuters
26 de outubro - Em Nova York, americano junta suprimentos temendo os efeitos da passagem do furacão Sandy. (Foto: Mario Tama/Getty Images/AFP )
Em Nova York, americano junta suprimentos temendo os efeitos da passagem do furacão Sandy. (Foto: Mario Tama/Getty Images/AFP)
O ciclone tropical Sandy recuperou força de furacão neste sábado (27) após uma queda nos ventos tê-lo transformado em uma tempestade tropical, informou o Centro Nacional de Furacões (CNH) dos Estados Unidos.
Às 8h (no horário local; 10h de Brasília), o CNH, que tem sede em Miami, afirmou que Sandy tinha ventos de 120 km/h, sendo assim um furacão de categoria 1. A tempestade, que se alastra rapidamente, estava localizada cerca de 540 km a sudeste de Charleston, na Carolina do Sul, movendo-se para norte-nordeste, e deve chegar à costa nordeste dos EUA no começo da próxima semana.
Meteorologistas disseram que danos provocados pelo vento, falta generalizada de energia e inundações eram esperados em uma ampla faixa da densamente povoada Costa Leste dos Estados Unidos, onde o Sandy deve tocar a terra em poucos dias.
A tempestade de fim de temporada foi apelidada de "Frankenstorm" por alguns meteorologistas, porque vai combinar elementos de um ciclone tropical e uma tempestade de inverno. Modelos climatológicos indicam que terá todos os ingredientes para se transformar em uma enorme e potencialmente catastrófica "supertempestade".
Os governadores dos Estados ao longo da Costa Leste declararam emergência nesta sexta-feira (26), e autoridades pediram para os moradores estocarem comida e água. A passagem de Sandy pelo Caribe deixou cerca de pessoas mortas.
G1

Ney Latorraca é internado no Rio


O ator Ney Latorraca (Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)Ney Latorraca (Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)
O ator Ney Latorraca foi internado na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio na sexta-feira (26), informou o hospital na tarde deste sábado (27).
A causa da internação não foi divulgada. Segundo o hospital, não há previsão de alta.
Ney Latorraca tem 68 anos e é um dos mais conhecidos atores brasileiros. Ele fez sua estreia na TV Globo em 1974, na novela  "Escalada", de Lauro César Muniz. Um de seus maiores sucessos na TV é o aposentado Barbosa, do extinto programa humorístico "TV Pirata", da mesma emissora.
Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.
G1

Polícia apresenta comparsa e foto do suspeito de matar menina em MG


Suspeito morte Bárbara Uberlândia (Foto: Felipe Santos/G1)Matheus Ponsancini diz que suspeito foi preso na
sexta-feira (Foto: Felipe Santos/G1)
Um suspeito de participar do assalto que resultou na morte de Bárbara Guimarães Lopes, 11 anos, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, na quinta-feira (25), foi apresentado pela Polícia Civil neste sábado (27). De acordo com a polícia, Fábio Olímpio Gonçalves, 30 anos, confessou participação no crime e disse que o autor do disparo que matou a criança foi Alexandre Elias Ribeiro, 31 anos. Fábio disse que eles são usuários de drogas e que a intenção era praticar o roubo e usar o dinheiro para comprar crack. Os dois, segundo a Polícia Civil, estavam foragidos do sistema penitenciário e têm diversas passagens. O suposto autor dos disparos está foragido.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Matheus Ponsancini, após checar todas as informações que chegaram à delegacia, a equipe conseguiu chegar ao endereço onde estaria Fábio na tarde de sexta-feira (26). “Os policiais foram até o Bairro Saraiva e abordaram o suspeito que mentiu o nome, mas depois confessou sua verdadeira identidade. Dentro da casa, os policiais encontraram as roupas que teriam sido usadas por Alexandre no dia do crime. O tênis, inclusive, estava sendo usado pelo Fábio”, afirmou.

Depois de horas em depoimento, Fábio confessou que teve participação no crime e deu os detalhes à Polícia Civil. Segundo a versão do suspeito para o delegado, ele e Alexandre usavam drogas há vários dias e, depois que a droga acabou, resolveram roubar para conseguir dinheiro e comprar mais. Fábio disse à polícia que foi Alexandre quem conseguiu a arma e planejou o roubo. “O próprio suspeito deu todos os detalhes do crime, dizendo que foram até o local de bicicleta e ele ficou na esquina enquanto Alexandre foi até o comércio. Após o disparo, feito pelo Alexandre, o Fábio entrou no carro e fugiram deixando a bicicleta para trás”, revelou o delegado.
Suspeito morte Bárbara Uberlândia (Foto: Felipe Santos/G1)
O suspeito preso informou à Polícia Civil que a intenção deles era roubar o comércio, mas quando viram Liliane Guimarães, mãe de Bárbara, chegando ao local, resolveram roubar a bolsa dela. “Nas declarações de Fábio, eles saíram com intenção de roubar o estabelecimento, mas a vítima apareceu naquele momento e eles tentaram abordá-la. A mãe da menina saiu correndo com a bolsa e, a partir daí ocorreu aquilo que foi divulgado nas imagens até o disparo”, disse Ponsancini. Fábio contou à Polícia Civil que viu toda a ação, menos o disparo, pois estava vigiando na esquina para avisar caso aparecesse alguma viatura.
Segundo a Polícia Civil, Fábio cumpria pena em regime semiaberto no presídio Jacy de Assis e era considerado foragido desde julho. Alexandre também cumpria regime semiaberto pelo crime de furto e está foragido da Penitenciária Pimenta da Veiga há cerca de dez dias.

Fuga e apresentação do suspeito
Depois que entraram no carro, segundo o depoimento de Fábio ao delegado, eles foram para a residência no Bairro Saraiva onde ele foi preso na sexta-feira. “Alexandre deixou Fábio na casa e saiu com o carro. Após duas horas, o suposto autor dos disparos voltou ao local sem o carro e sem a arma, que seria um revólver 38, trocou de roupa e fugiu novamente”, disse o delegado.
 

Ponsancini afirmou que não tem previsão para a apresentação de Alexandre, mas que representou pela prisão preventiva dele que já tem um mandado de prisão por não ter retornado da saída do presídio no último dia 16 de outubro. “Segundo Fábio, o Alexandre estava na casa dele 15 minutos antes da chegada da Polícia Civil. Agora estamos levantando o paradeiro dele”, revelou.
O suspeito preso afirmou em depoimento à polícia que Alexandre estava com uma mão machucada. O delegado suspeita que o ferimento pode ter sido causado devido o disparo da arma. "Pode ter sido um tiro acidental, mas vão alegar o que seria benéfico para ele. Porém, a medida que o autor de um roubo sai com a arma ele assume o risco de que aconteça o latrocínio", explicou.

Eles não conheciam a vítima
Assim como tinha confirmado em outra entrevista coletiva, o delegado disse que os suspeitos não conheciam a vítima e que essa possibilidade foi descartada. “Eles são conhecidos usuários de crack e queriam apenas roubar. Não sabemos o motivo de ter arrastado a vítima para fora do comércio, mas não se conheciam”, disse o Ponsancini confirmando que Fábio tinha passagem por tráfico de drogas e Alexandre por furto, posse de drogas, roubo e receptação.

Suspeito morte Bárbara Uberlândia (Foto: Felipe Santos/G1)
Fábio disse estar arrependido
(Foto: Felipe Santos/G1)
“Estou arrependido”, diz Fábio
Apresentado, Fábio confirmou a versão dada pela Polícia Civil. O suspeito revelou que está arrependido de ter cometido o crime. “Me sinto terrível. Arrependi demais da conta. Era para roubar, para fazer qualquer coisa. O Alexandre que atirou”, disse Fábio autuado em flagrante pelo crime de Latrocínio.

Entenda o caso
A menina foi morta durante o roubo de um carro no Bairro Santa Mônica na noite de quinta-feira (25). O assalto foi registrado quando a mãe da menina fazia compras em uma mercearia. Ela foi surpreendida pelo ladrão que a arrastou pelos cabelos. Ele queria a chave do carro. Enquanto isso, Bárbara esperava a mãe no veículo. "Ele falava que ia levar todo mundo e quando chegamos no carro eu pedi para a minha filha sair do carro. Ela estava saindo, ele entrando e disparou o tiro", contou a mãe.

Bárbara foi morta durante assalto em Uberlândia (Foto: Arquivo pessoal)
O tiro atingiu o coração de Bárbara. A vítima foi encaminhada para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), passou por cirurgia, mas não resistiu. Foram três horas de tentativas para salvar a vida da criança. A menina foi sepultada da tarde desta sexta-feira no cemitério Bom Pastor. O veículo foi localizado na madrugada de sexta-feira no Bairro Saraiva e encaminhado para o pátio.
Para ler mais notícias do G1 Triângulo Mineiro, clique em g1.globo.com/triangulo. Siga também o G1 Triângulo Mineiro noTwitter e por RSS.
G1

Em quase 3 horas, 11 são mortos e 4 ficam feridos na capital e Grande SP


Em quase três horas, entre as 22h30 da noite de sexta-feira (26) e a 1h20 da madrugada deste sábado (27), 11 pessoas foram mortas a tiros e quatro ficaram feridas na capital paulista e na região metropolitana de São Paulo após terem sido baleadas por criminosos em seis ataques com características de execução.
Segundo balanço da Secretaria da Segurança Pública (SSP), a capital paulista registra aumento no total de homicídios dolosos. No mês passado, a cidade de São Paulo teve uma elevação de 27% nos casos de homicídios dolosos – passou de 106 em agosto para 135 em setembro. De acordo com levantamento do SPTV, na Grande São Paulo 92 pessoas foram mortas em 20 dias. Desde domingo, foram 47 mortes.
O Ministério Público Estadual de São Paulo apura um possível confronto entre policiais militares e criminosos ligados a uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios paulistas. Os bandidos divulgaram cartas e foram pegos em escutas telefônicas ordenando atacar e matar PMs. Desde o início deste ano 86 policiais foram assassinados no estado de SP, segundo a corporação. Para responder aos ataques, os agentes estariam montando milícias e grupos de extermínio contra bandidos.Nos ataques desta sexta e sábado, nenhum suspeito foi identificado ou preso pela Polícia Civil, que também investiga a motivação dos crimes e vai apurar se há relação entre eles. Como a Polícia Militar informou que não poderia dar dados sobre os assassinatos porque seu sistema de computadores estava com problema neste sábado, o G1 checou os casos dos mortos e feridos com a assessoria de imprensa da SSP. A pasta também divulgou informações sobre as vítimas.
Barueri
A onda de ataques em série começou por volta das 22h30 de sexta-feira em Barueri, na Grande São Paulo, onde duas pessoas foram mortas a tiros e uma ficou ferida perto da Avenida Marginal Esquerda, no Jardim Paulista. O caso foi registrado na Delegacia Central do município. Testemunhas contaram que dois homens numa moto passaram atirando e fugiram do local. Os disparos atingiram o auxiliar Elison Humberto dos Santos Melo, de 21 anos, e a adolescente Kamellyn Santos Azzi, 17 anos. Eles chegaram a ser socorridos e levados para hospitais da região, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. Uma vendedora de 21 anos acabou baleada e está internada.

Carapicuíba
Ainda na sexta-feira, quatro pessoas foram mortas após serem baleadas por volta das 23h30 numa viela próxima a um bar em Carapicuíba, também na Grande São Paulo. De acordo com o boletim de ocorrência feito no 1º Distrito Policial da cidade, a Polícia Militar informou que foi até uma região perto da Rua Canelinha com a Estrada do Jacarandá para atender a um chamado de disparo de arma de fogo. Testemunhas contaram aos policiais militares que criminosos encapuzados e armados num Fiat Palio passaram atirando contra as quatro vítimas.

Duas delas foram atingidas antes do balcão do estabelecimento comercial, outras duas perto de uma mesa de jogos. Duas delas chegaram a ser socorridas em hospitais, mas morreram. Os mortos são o comerciante Givanildo Santos de Lima, de 27 anos, o vigilante Ricardo Miguel da Silva, 32 anos, o auxiliar de cozinha Jaílson José da Rocha, 23, e um desconhecido. Foram apreendidos cartuchos de armas calibre 12 e pistola 380.
HorárioLocalAtaqueMortosFeridos
Sexta-feira
22h30
Barueri - Av.Marginal Esquerda, Jardim PaulistaHomens em moto atiraram21
23h30Carapicuíba - Rua Canelinha com a Estrada do JacarandáHomens encapuzados em carro atiraram4 
23h40São Paulo - Rua Paracanã, PenhaHomens em duas motos atiraram22
Sábado
0h02
São Paulo - Rua Goitá, CangaíbaHomens em moto atiraram2 
0h30São Paulo - Rua Antonio da Silva Dias, Vila Dalva, Rio PequenoHomens em moto atiraram 1
1h20São Paulo - Av.Sansão Castelo Branco, Itaim PaulistaMotociclista atirou1 
Total: 11 mortos e feridos




































Penha
Também ocorreram ataques com mortes na sexta-feira na capital paulista. Perto das 23h40 de sexta-feira, dois homens foram mortos a tiros e outros dois foram baleados na Rua Paracanã, na Penha, Zona Leste. A PM foi acionada após o crime. Segundo os policiais relataram no 10º DP, na Penha, testemunhas contaram que as quatro pessoas estavam sentadas na calçada quando duas motos, uma preta e uma vermelha, com dois homens em cada, passaram atirando.

Morreram no ataque na Penha o comerciante Sonier Bernaredes da Costa Júnior, 25, e José Fabrício da Silva, 31. Os feridos foram levados para hospitais, onde foram internados. Um dos sobreviventes relatou que escapou ao pular dentro de uma casa. Mesmo assim foi atingido na mão esquerda por um dos disparos. O outro homem que sobreviveu falou que se escondeu num bar, mas acabou ferido por uma bala no pé direito. O Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) deverá investigar o caso porque a autoria do crime é desconhecida.
Cangaíba
Na região de Cangaíba, ainda na capital, ocorreram mais dois assassinatos em circunstâncias parecidas com as das outras mortes. Coincidentemente, o caso foi registrado no 10º DP, que já havia registrado duas mortes na Penha, cerca de 20 minutos antes. Por volta da 0h02 da madrugada de sábado, dois homens numa moto passaram atirando contra duas pessoas na Rua Goitá. João Paulo dos Santos Andrade, 32, e Elias Silva Rodrigues, 23, morreram após serem socorridos num hospital. O DHPP também foi comunicado desse crime e deverá apurá-lo.

Rio Pequeno
A polícia da cidade de São Paulo registrou mais dois casos idênticos envolvendo motociclistas que passaram atirando contra pessoas nas ruas na madrugada de sábado. Próximo da 0h30, uma adolescente de 16 anos foi baleada e ferida na Rua Antonio da Silva Dias, Vila Dalva, no Rio Pequeno, Zona Oeste. Segundo testemunhas, a garota estava na via quando homens numa moto dispararam contra ela. A vítima foi atingida no ombro e está internada num hospital da capital. O caso foi registrado no 14º DP, em Pinheiros.

Itaim Paulista
O último ataque com morte registrado em São Paulo ocorreu a 1h20 deste sábado no 50º DP, no Itaim Paulista, Zona Leste. Josafá Machado Jr, de 18 anos foi morto por um motociclista que passou atirando e fugiu. A PM informou que encontrou a vítima caída ao lado de um córrego próximo à Avenida Sansão Castelo Branco. Ela estava ferida no rosto e pulso. O DHPP também foi acionado para investigar o crime.

Para ler mais notícias do G1 SP, clique em g1.globo.com/sp. Siga também o G1 SP noTwitter e por RSS.
G1

Projeto de lei proíbe bolsa de estágio em valor menor que o salário mínimo


A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei, de autoria do deputado federal Dr. Grilo (PSL-MG), que altera a Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes. Pela proposta, a concessão de bolsa de estágio não poderá ser inferior aos valores previstos na legislação que regula o salário mínimo.
Para o deputado, o objetivo desta bolsa é auxiliar o estudante em seus gastos com a educação, seja com material escolar, livros, transporte, etc. “O que ocorre, entretanto, é uma concessão aquém das necessidades pessoais de sua condição de estudante que, muitas vezes, não podem contar com a ajuda de seus pais ou responsáveis no custeio de sua educação”, disse.
Ainda segundo o autor da proposta, a contratação de estagiários tornou-se uma opção economicamente mais vantajosa aos contratantes, visto que os estagiários podem desenvolver um trabalho qualitativa e quantitativamente muito próximo ou até igual ao trabalho de um funcionário contratado sob o regime celetista.
“Esta interpretação está em desconformidade com a teleologia da norma, visto que, como já foi dito, o objetivo do estágio é preparar o estudante para a vida profissional, sendo incompatível a sua contratação com o fio de reduzir gastos, mas sim de contribuir para sua formação profissional”, afirma Dr. Grilo.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Educação e Cultura; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

PSS da Universidade Federal da PB terá inscrição reaberta e provas da 1ª fase serão em janeiro

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai reabrir as inscrições para o Processo Seletivo Seriado 2013. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (26) pela reitoria da instituição, durante reunião com o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), João Lins, que confirmou que haverá também o ajuste de inscrição dos mais de 41 mil candidatos já cadastrados no processo. A mudança é para adequar a instituição à Lei das Cotas. Com isso, as provas da primeira fase, que estavam propostas pela Coperve para os dias 16 e 17 de dezembro, podem ser adiadas até para janeiro. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) se reúne na próxima quarta-feira, para aprovar as mudanças e o novo edital.


Segundo o presidente da Coperve, a necessidade de abrir novas inscrições foi alertada pelo procurador jurídico da universidade, João Messias, que apontou uma determinação da Advocacia Geral da União (AGU), no sentido de que as instituições deveriam refazer seus editais incluindo essa reabertura, a fim de dar aoportunidade também àqueles que não haviam se inscrito anteriormente, mesmo que não sejam cotistas. “Quando propusemos o PSS para dezembro, não sabíamos dessa necessidade de abrir novas inscrições. Agora a gente vai ter que aguardar essas definições, para poder marcar a data oficialmente”, disse.


João Lins explicou que, só depois que o Consepe se reunir e o reitor aprovar as resoluções, a Coperve terá condições de solicitar ao Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UFPB, para que faça a adequação do sistema informatizado, que dá conta das inscrições do PSS. “Fazendo isso, podemos fechar um edital, estabelecendo o novo período de inscrições e reajustes, além das novas datas das provas”, afirmou.


Mudanças


João Lins adiantou, contudo, que isso não será feito na próxima semana. “Vamos precisar de mais tempo que apenas uma semana”. O mesmo deve ocorrer com o edital do Consepe. “É impossível de ser publicado no mesmo dia da aprovação. Vai demorar ainda”, enfatizou. Ele lembrou que, embora a UFPB tenha decidido manter os 35% das vagas reservados para as cotas, terá de fazer mudanças.


“Antes, não havia a questão das subcotas, que levam em contas as condições socioeconômicas do candidato. Haverá uma opção para aqueles que estão abaixo da renda familiar per capita igual ou superior a um salário mínimo e meio e para aqueles que estão na faixa acima. A outra diferença é porque antes havia vagas separadas para negros e indígenas, e agora vai ser um grupo de vagas unificadas, tanto para negros, quanto para pardos e indígenas. Primeiro, o candidato terá que escolher se ele se encaixa na faixa salarial. Dentro dela, ele escolhe se vai optar pela vaga de negro, pardo ou indígena, ou para as vagas dos demais egressos da escola pública”, explicou.  


Fonte: http://www.pbagora.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...