domingo, 28 de outubro de 2012

Senado discute gratuidade da energia


Consumidores de baixa renda poderão deixar de pagar pelos primeiros 50 kWh (quilowatts/hora) mensais de energia elétrica. A possibilidade de gratuidade vai ser discutida na próxima quarta-feira (31), em reunião conjunta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).
O projeto de lei (PLS) 365/2009 do senador Gim Argello (PTB-DF) também aponta para a implementação de um sistema de pré-pagamento de energia elétrica, com a instalação gratuita de medidores eletrônicos inteligentes.
Com aprovação de requerimento do senador Romero Jucá (PMDB-RR) e outros, a audiência pública terá a participação de Marcos Franco Moreira, diretor do Departamento de Gestão do Setor Elétrico, representante do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Além do superintendente de Regulação da Comercialização da Eletricidade, Marcos Bragatto, representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Jornal 'The New York Times' manifesta apoio à reeleição de Obama


O jornal "The New York Times" manifestou neste sábado (27) seu apoio à reeleição do presidente Barack Obama na votação de 6 de novembro nos Estados Unidos (leia a íntegra do editorial).
O periódico divulgou um editorial em que enumera o que o atual presidente fez pelo país. "O presidente Obama tem demonstrado um firme compromisso de usar o governo para ajudar a promover o crescimento". A publicação ainda ressalta que ele formou políticas orçamentárias  que não são dedicadas a proteger os poderosos, e tem trabalhado para salvar a rede de segurança social.
Jornal manifestou apoio ao presidente Barack Obama (Foto: Reprodução)Jornal manifestou apoio ao presidente Barack Obama (Foto: Reprodução)
O texto ainda discorre sobre a atuação de Obama nas áreas de saúde, economia, assuntos internacionais, Supremo Tribunal Federal e direitos civis.
O jornal justificou sua posição a favor de Obama em detrimento do republicano Mitt Romney assinalando, entre outras coisas, que o presidente democrata realizou a maior reforma do sistema de saúde desde 1965, evitou uma nova Grande Depressão e acabou com a guerra no Iraque.
"Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts, tem chegado a este ponto com uma astúcia que lhe permite dizer o que pensa um público quer ouvir. Mas ele se amarrou às forças ultraconservadoras que controlam o Partido Republicano e abraçou suas políticas", destaca o texto.
"Por estas e muitas outras razões, apoiamos com entusiasmo um segundo mandato do presidente Barack Obama, e manifestamos a esperança de que sua vitória seja acompanhada por um novo Congresso, disposto a trabalhar a favor de políticas que os americanos necessitam", destaca o site do jornal.
G1

Tsunami formado após tremor no Canadá chega ao Havaí, dizem EUA


As primeiras ondas do tsunami formado por um terremoto de magnitude 7,7 no oeste do Canadá começaram a chegar na manhã deste domingo (28) ao arquipélago americano do Havaí, informou o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.
"O tsunami está chegando nesse momento preciso", disse o geofísico Gerard Fryer.
Imagens de TV da ilha de Oahu mostravam ondas relativamente pequenas chegando à costa.
Mas Fryer disse que os havaianos devem manter o alerta, não se enganando pelas aparências.
"Se as ondas são grandes, o fenômeno pode durar seis ou sete horas", disse."Tipicamente, a primeira onda não é a maior", disse. Segundo ele, as ondas seguintes podem ser maiores e inundar as áreas mais baixas.
O instituto havia recomendado “ação urgente para proteger vidas”.
Autoridades havaianas haviam recomendado que a população local deixasse as praias e procurasse regiões mais altas. A situação era tensa, com moradores deixando casas.
O alerta específico para as ilhas Havaí se soma ao aviso regional emitido pelo Centro de Alertas de Tsunami do litoral Oeste do Alasca
Moradores e turistas observam o nível do mar no porto Ala Wai, em Honolulu, capital do Havaí, na madrugada deste domingo (28) (Foto: AFP)Moradores e turistas observam o nível do mar no porto Ala Wai, em Honolulu, capital do Havaí, na madrugada deste domingo (28) (Foto: AFP)
O tremor atingiu o oeste do Canadá pouco depois das 21h (1h de domingo em Brasília), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Após o forte terremoto, várias réplicas continuavam sendo registradas na mesma região, com magnitudes de variaram entre 4,1 e 5,1
Não há informações sobre danos ou vítimas.

O epicentro foi localizado a 139 km ao sul da cidade de Masset, a uma profundidade de 17,5 km.
O tremor atingiu as ilhas Queen Charlotte, em frente à Colúmbia Britânica, terceira maior província do país, que é banhada pelo Oceano Pacífico.
G1

Site anuncia falsa morte do prefeito de Manaus


Uma notícia falsa publicada num site pirata e que circulou nas rede sociais neste sábado (27) anunciava a morte do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes. A Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) informou que trata-se de um boato.

“Não procedem os boatos postados em redes sociais sobre o prefeito Amazonino Mendes”, diz a secretaria, em nota. Os links compartilhados nas redes sociais levam a páginas falsas, que não correspondem às oficiais. Um dos links levava a uma página falsa que imita o design gráfico do G1.

A secretaria de comunicação informa que “O prefeito Amazonino Mendes está em Manaus, bem de saúde, e votará neste domingo, às 8h”.
G1

Aniversariante do dia
















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...