segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Polícia recaptura mais detentos que fugiram de presídio de Guarabira, PB


Quatro dos cinco fugitivos do presídio de Guarabira, Brejo da Paraíba, já foram recapturados. De acordo com a Secretaria de Comunicação do estado (Secom-PB), dois fugitivos foram recapturados em Pirpirituba, também no  Brejo paraibano, e dois em Cuitegi, no Agreste, todos no sábado (27).Ainda na tarde do sábado, o gerente executivo do Sistema Penitenciário da Paraíba (Seap), tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, visitou o presídio de Guarabira. De acordo com ele, em um primeiro momento, não ocorrerá transferência de presos. As primeiras medidas tomadas foram a reconstrução do que foi destruído pelos presos e envio de reforço tanto de policiais quanto de agentes penitenciários para o presídio.
Ele também fez o balanço parcial da situação que encontrou no presídio. “Ainda estamos recompondo os danos. Pelo menos quatro celas foram danificadas nas trancaduras”. Outro problema enfrentado no presídio é a falta de água. “Não é uma situação específica do presídio, todo o Brejo está passando, segundo me informaram, por essa situação. Quanto a isso, estamos em parceria com o Corpo de Bombeiros para suprir a situação”, finalizou.Arnaldo Sobrinho, no entanto, afirmou que não é possível concluir que a fuga dos presos ocorreu por causa de falhas na estrutura de segurança do presídio, como afirmou o diretor executivo da unidade prisional, Marcelo Belota. “Vamos abrir uma sindicância para apurar melhor o que causou essa fuga. Não se pode afirmar que a questão de segurança contribuiu para que os presos fugissem”, explicou o gerente executivo do Sistema Penitenciária da Paraíba.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Sine oferece 264 oportunidades de emprego na Paraíba e MT


O Sistema Nacional de Emprego na Paraíba (Sine-PB)  tem 264 oportunidades de emprego em João Pessoa e também no Mato Grosso a partir desta segunda-feira (29).
O maior número de vagas é para auxiliar de linha de produção em uma empresa no Mato Grosso, que oferece 50 oportunidades de emprego. Também estão sendo ofertadas 20 vagas para vendedores pracistas e outras 25 para pedreiros.
Os interessados devem procurar a unidade do Sine-PB que fica localizada na rua Almeida Barreto, 520, no Centro, em João Pessoa, por trás do Mercado Central. Para todos os cargos, os interessados devem levar o currículo, além de apresentar documentos de identidade, CPF e carteira de trabalho. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3218-6600.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Jovem é assassinado a tiros no bairro Padre Zé em João Pessoa


Jovem de 24 anos de idade foi assassinado a tiros na noite do domingo (28) na no bairro Padre Zé em João Pessoa. De acordo com a polícia, a vítima estava em uma motocicleta quando foi abordado por dois homens que atiraram diversas vezes.
Já em Santa Rita, na Grande João Pessoa, um idoso de 65 anos foi atingido por uma bala perdida no domingo e um rapaz de 28 anos foi esfaqueado. Os pacientes foram encaminhados para o Hospital de Emergência e Trauma na capital. O estado de saúde do idoso é considerado regular e do rapaz de 28 anos é grave.Os criminosos fugiram a pé e a vítima morreu no local do tiroteio. Testemunhas contaram para polícia que a vítima tinha envolvimento com o tráfico de drogas. Até as 6h30 desta segunda-feira (29) a polícia não havia capturado os suspeitos do crime.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Assaltantes explodem caixa eletrônico em universidade na Paraíba


Um grupo de assaltantes armados explodiu um caixa eletrônico de um banco situado dentro das dependências da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A ação criminosa aconteceu por volta das 3h desta segunda-feira (29) no campus de Campina Grande, Agreste paraibano. Segundo informações da Central de Operações da Polícia Militar, o grupo de assaltantes chegou em um carro, abriu o banco e explodiu o caixa, fugindo do local com uma quantia em dinheiro não divulgada.
Ainda segundo a Copom, o grupo saiu do local do assalto disparando para cima. Segundo foi informado à Polícia Militar, apenas um segurança faz a proteção do local onde o banco está localizado durante à noite. A polícia segue em busca dos suspeitos, que até as 8h desta segunda não havia sido preso.De acordo com Sindicato dos Bancários da Paraíba, antes da explosão desta madrugada, tinham sido registradas outras 16 explosões a caixas eletrônicos na Paraíba, sendo a última delas na última quinta-feira (25), no município de Montadas, no Agreste da Paraíba. No total, foram registradas 43 ocorrências em bancos paraibanos somente em 2012.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Romero Rodrigues é o novo prefeito de Campina Grande


Romero Rodrigues (PSDB) foi eleito neste domingo (28), em segundo turno, o novo prefeito de Campina Grande. Segundo a Justiça Eleitoral, Romero recebeu 130.106 votos, o que equivale a 59,14% do total dos votos válidos. O resultado oficial foi divulgado às 19h. Veja a apuração em Campina Grande.

A candidata Tatiana Medeiros (PMDB) foi derrotada e teve 89.887 votos, o correspondente a 40,86% dos votos válidos.

"O que foi feito de forma equivocada vamos consertar, o que de bom foi feito vamos aprimorar e vamos construir uma cidade mais humana para todos. Vamos honrar nossos compromissos e espero que haja uma transição tranquila. A cidade mostrou que queria mudança e a verdade foi demonstrada nas urnas", disse o tucano logo depois do anúncio da vitória. Veja as declarações de Romero.

A vitória de Romero quebra o ciclo de administrações do PMDB em Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral da Paraíba. O partido deixa o comando da prefeitura após oito anos de gestão de Veneziano Vital do Rêgo.

Campina Grande (Foto: Arte/G1)
O tucano disputou a prefeitura de Campina Grande pela primeira vez e esteve à frente da disputa desde o início. Atualmente deputado federal, Romero se licenciou do cargo para concorrer à eleição. Na campanha teve como maior apoio o senador e ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), que é seu primo.

Biografia 
Romero Rodrigues Veiga nasceu em 09 de janeiro de 1966 em Campina Grande. Ele é formado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba e é casado. Exercendo o primeiro mandato como deputado federal, ele começou sua carreira política em 1992 quando foi eleito vereador em Campina Grande pelo PSDB. Em 1996 foi reeleito para a Câmara Municipal e no ano seguinte deixou o PSDB e migrou para o PMDB, partido pelo qual conquistou mais um mandato em 2000.

No ano de 2004, novamente no PSDB, ele conseguiu a terceira reeleição no Legislativo municipal. Em 2006 ele foi eleito deputado estadual e deixou à Câmara de Campina Grande antes do término do mandato de vereador.

Quando estava na Assembleia Legislativa se licenciou do cargo para assumir a secretaria de Interiorização do estado e depois foi também secretário chefe da Casa Civil, na época o governador era seu mentor político Cássio Cunha Lima.

Campanha 
Aliado do governador Ricardo Coutinho (PSB), Romero foi criticado por Tatiana Medeiros que afirmava que o gestor estadual não teria feito nada para beneficiar Campina Grande e que em função disso o tucano tentava esconder a aliança. O tucano sempre disse que é aliado, mas se for eleito vai fazer cobranças ao governo estadual.

Romero por sua vez acusou Tatiana de não ter experiência e de estar concorrendo apenas por imposição do prefeito Veneziano Vital do Rêgo, de quem ela foi secretária de Saúde.
Durante a campanha Romero se envolveu em uma polêmica após pedir judicialmente a retirada de um vídeo do site YouTube. Com base nisso a Justiça Eleitoral chegou a pedir a prisão do diretor do Google no Brasil.

Propostas 
Entre as principais propostas de Romero Rodrigues está a distribuição de tablets para os alunos da rede pública municipal; a construção do hospital do idoso; a implantação da escola em tempo integral; criar novos corredores urbanos; a instituição do 14º salário para os professores do município; instalar o bilhete temporal no sistema de integração do transporte coletivo urbano; e a construção de novos conjuntos habitacionais.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Produção de lixo nas Eleições poderia gerar 20 milhões de livros


Segundo turno das Eleições marca também o retorno dos milhares de "santinhos" jogados no chão (Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Estadão Conteúdo)
Neste domingo (28), 31,7 milhões de eleitores de 50 cidades do País voltam às urnas para decidir os vencedores do segundo turno das Eleições municipais.
Quem também retorna é o lixo produzido pela propaganda eleitoral: a quantidade de papéis utilizados para as campanhas — e jogados nas ruas — poderia ser utilizada para a produção de mais de 20 milhões de livros ou cadernos ou de mais de 20 bilhões de folhas tamanho A4, segundo cálculos do juiz auxiliar da presidência do TSE, Paulo de Tarso Tamburini.
A quantidade corresponde ainda a 417 mil árvores cortadas.
Os números do lixo produzido são de assustar: só no dia do primeiro turno, foram coletadas na cidade do Rio de Janeiro 324 toneladas de lixo eleitoral (30 toneladas a mais em relação ao mesmo período de 2008).
Tamburini chegou a uma conclusão: a propaganda eleitoral é cara e agride o meio ambiente. Só com combustível, até o primeiro turno das Eleições, foram gastos 54 milhões de litros, o que significa quase 40 toneladas de gás carbônico a mais na atmosfera.
E não é só. Nos quase três meses de propaganda eleitoral nas cidades, partidos e candidatos investiram em propaganda eleitoral impressa. Até a segunda parcial de contas apresentada ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mais de R$ 300 milhões haviam sido gastos só com papel e publicidade em jornais e revistas.
Sujeira nas cidades
O problema da propaganda eleitoral jogada no lixo ou nas ruas não é uma exclusividade das capitais.
O município de Novo Gama, em Goiás, a 40 km de Brasília, teve Eleição para prefeito e dez vereadores. A propaganda eleitoral no dia da votação deu trabalho para a limpeza pública, segundo o secretário de Obras de Novo Gama, Alessandro Barreiros.
— O aumento foi muito grande, cerca de 500% ou mais. A nossa equipe diária de varrição é muito pequena. Diante do volume muito grande de material de campanha, nós tivemos que deslocar pessoas de outros setores para fazer essa varrição.
O juiz eleitoral Paulo de Tarso Tamburini espera que o estudo sobre o impacto ambiental da propaganda eleitoral ajude os partidos e candidatos a mudar a forma de fazer a propaganda eleitoral no Brasil.
— Esse é o nosso objetivo, fornecer dados concretos e estatísticos para que se reflita como se pode alterar a propaganda eleitoral ou como se pode tratar a propaganda eleitoral de maneira que esse impacto ambiental seja diminuído.
Segundo turno
Ao todo, 33 municípios do interior e 17 capitais realizam o segundo turno. Do total de 83 cidades que poderiam ter uma nova disputa, 33 já elegeram seus prefeitos na primeira etapa, que aconteceu no dia 7 de outubro.
Entre as cidades que já conhecem seus prefeitos, estão as capitais Palmas (TO) e Boa Vista (RR), com menos de 200 mil habitantes, e Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).
A maioria dos municípios com segundo turno — 37 dentre 50 — aderiu ao horário de verão. Nestes locais, a votação terminará às 17h do horário de Brasília. Nos que não aderiram, os votos poderão ser feitos até uma ou duas horas após o horário de Brasília.
Segundo o TSE, a urna eletrônica é programada para iniciar e encerrar a votação conforme a hora de cada localidade, independentemente da adesão ao horário diferenciado.

Aniversariante do dia










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...