quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CÂNCER DE COLO DE ÚTERO JÁ MATOU 75 MULHERES NA PB EM 2012


 Câncer de colo de útero já matou 75 mulheres na PB em 2012De janeiro a agosto deste ano, 75 mulheres morreram na Paraíba, vítimas de câncer de colo de útero. O número equivale a 88,23% do total de 85 registros dessa natureza ocorridos no ano passado. As cidades que mais apresentaram os casos foram João Pessoa (37), Campina Grande (15), Esperança (4) e Santa Rita (3). Os dados são do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), serviço mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Para especialistas, a maioria dos óbitos seria evitada, se a população feminina realizasse o exame citológico regularmente.
Os números mostram que as principais vítimas do câncer de útero são as mulheres que possuem mais de 50 anos de idade.

Dos 75 óbitos ocorridos este ano na Paraíba, 52 foram entre pacientes que tinham mais de cinco décadas de vida. Outros 23 registros atingiram pessoas com idades entre 15 a 49 anos.

Os dados do SIM também revelam que as solteiras lideraram o ranking de mortalidade. Dos 75 óbitos, 26 foram de pacientes que pertenciam a este estado civil. Outras 20 casadas também não resistiram à doença. Ainda houve a morte de 14 viúvas e de três mulheres separadas do marido judicialmente. O estado civil de outras 9 vítimas não foi informado.

Para o ginecologista e obstetra Eduardo Sérgio Soares Souza, atual presidente do Comitê de Combate à Mortalidade Materna da SES, a maioria desses óbitos seria evitada, caso a população feminina realizasse com regularidade o exame citológico.

Mais conhecido como papanicolau, a análise deve ser feita, pelo menos, uma vez a cada 12 meses, por mulheres que já iniciaram a vida sexual, independentemente da idade que elas tenham. O médico explica que as doenças sexualmente transmissíveis deixam a mulher mais vulnerável a desenvolver o câncer de colo de útero.

“O principal agressor é o vírus que causa o HPV, porque ele afeta a parede do colo uterino e vai causando acidez até gerar um câncer. As mulheres que não usam preservativos correm mais risco de contraírem as DSTs e de desenvolverem o câncer”, destaca o obstetra.

“Mas nem todas as mulheres que contraem HPV desenvolvem câncer. No entanto, todas precisam de acompanhamento.
Existem mais de 100 tipos do vírus HPV. Mas apenas quatro poderão provocar alterações no colo uterino”, enfatiza.

Para o especialista, a qualidade na assistência da saúde melhorou nos últimos anos no Brasil. O governo federal criou programas que facilitaram o acesso da população a exames preventivos, a exemplo do citológico. “Apesar disso, ainda existe um número significativo de mulheres que estão morrendo por câncer de colo de útero, porque não buscam essa assistência.

Em muitos casos, elas têm medo e preconceito sobre o exame, que é indolor, simples e é capaz de rastrear qualquer sinal de câncer de colo”, analisa.

Prefeitura de Cacimbas - PB abre concurso com 122 vagas para todos os níveis

Prefeitura de Cacimbas - PB abre concurso com 122 vagas para todos os níveis
Têm início nesta segunda-feira (5), as inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de Cacimbas, destinado ao provimento de 122 vagas. O certame será organizado e executado pelaFundação Allyrio Meira Wanderley.
Para concorrer, basta se inscrever até o dia 20 de novembro, no site da organizadora, onde os candidatos devem preencher o requerimento, imprimir e efetuar o pagamento do boleto referente à taxa de inscrição, que vai de R$ 32,00 a R$ 52,00 conforme o cargo pretendido.
A seleção dos candidatos (de todos os cargos) será composta de Prova Objetiva, além de Prova de Títulos para os postos de Professor de Educação Básica 3 - Matemática, Orientador Educacional e Supervisor Escolar.
A aplicação da Prova Objetiva está prevista para o dia 16 de dezembro, das 9h às 13h e/ou das 14h às 18h, em Cacimbas. Os títulos, por sua vez, devem ser enviados via Sedex, até o dia 16 de dezembro, para a Fundação Allyrio Meira Wanderley, Rua João Rodrigues, nº. 45, Jardim Lacerda, CEP: 58.704-290, Patos - PB.
Este concurso público terá validade dois anos, a contar da data de sua publicação e de sua homologação, podendo ser prorrogado a critério da Administração Pública Municipal.
Cargos
  • Sem exigência de escolaridade - Artífice - Encanador, Artífice - Pedreiro, Artífice - Eletricista, Gari e Jardineiro;
  • Fundamental - Motorista com CNH D e Operador de Máquinas Pesadas com CNH D;
  • Médio - Agente Administrativo, Agente Administrativo Financeiro, Agente Comunitário de Educação e Auxiliar de Consultório Dentário - PSF;
  • Técnico - Técnico em Enfermagem e Técnico em Enfermagem - PSF (ambos com registro no Conselho Profissional);
  • Superior - Bioquímico, Consultor Técnico Administrativo, Enfermeiro, Médico, Médico - PSF, Médico-veterinário, Professor de Educação Básica 3 - Matemática, Orientador Educacional e Supervisor Escolar
  • Fonte: http://www.pciconcursos.com.br

Foto de Barack Obama eleito é a mais curtida da história do Facebook


Barack Obama não é o preferido apenas entre os americanos. As eleições de ontem nos EUA bombaram nas redes sociais no mundo inteiro. E a imagem postada na página do presidente reeleito no Facebook foi a mais curtida de todos os tempos na rede. No momento em que capturamos a imagem acima, já eram quase 3 milhões de likes, uma marca inédita. Além do número de curtidas, o de compartilhamentos também impressiona: foram mais de 340 mil em 9 horas. Quer curtir, compartilhar e comentar também? Acesse aqui a página.
No Twitter, a repercussão também foi grande. O blog da rede informou que foram mais de 327 mil tweets por minuto sobre a reeleição na noite de ontem. Barack Obama foi reeleito depois de conseguir os votos da maior parte dos delegados dos EUA. Não entende como funciona o processo eleitoral nos EUA? Veja esta matéria da SUPER e entenda.

Aniversariante do dia





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...