A professora Margareth Diniz passou a ser oficialmente a reitora da UFPB na noite desta sexta-feira (16) após a realização da cerimônia de transmissão de cargo realizada na Sala de Concerto Radegundis Feitosa, no campus de João Pessoa.
A professora que teve sua nomeação como nova reitora publicada no Diário Oficial da União no último dia 8, e foi empossada na terça-feira (13), poderá a partir da próxima segunda-feira (19) ocupar oficialmente a cadeira de reitor.
Durante a solenidade de transmissão do cargo, Margareth Diniz disse que a palavra de ordem para os próximos anos será 'trabalho' e enfatizou ainda qua sua responsabilidade aumenta por ser ela a primeira mulher a dirigir a instituição. Outro ponto que a nova reitora da UFPB abordou foi a situação financeira da universidade, Margareth disse que será feita uma avaliação das finanças, que serão posteriormente apresentadas a sociedade e a comunidade acadêmica.
Margareth Diniz assume a reitoria da UFPB após esperar cerca de cinco meses, desde 6 de junho, quando obteve 94,61% dos votos no 2° turno da consulta para reitor da universidade, até a noite desta sexta. O processo eleitoral foi marcado por liminares e decisões judiciais que levaram o Conselho Universitário (Consuni) a homologar a eleição feita durante a greve.
Em entrevista a TV Cabo Branco na quinta-feira (17), Margareth Diniz comentou que pretende qualificar cada vez mais as ações da universidade e garantiu também que vai buscar melhorar a infraestrutura.
A reitora definiu a qualificação como sua meta na gestão no principal papel da UFPB. “A prioridade agora é qualificar todas as ações que são vivenciadas na UFPB, nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão”, disse a reitora. A infraestrutura foi outro ponto destacado pela reitora, que afirmou está em curso um diagnóstico financeiro e administrativo da UFPB para que saber o que vai precisar ser feito.
Pela primeira vez a Universidade Federal da Paraíba será administrada por uma mulher, a nova reitora da instituição vai administrar verbas de mais de R$ 1 bilhão. Na Paraíba, o orçamento só é menor que o do Governo do Estado e o da Prefeitura de João Pessoa.“Uma das nossas prioridades é consolidar os cursos do Reuni, cursos novos que foram criados, e viabilizar os cursos já existentes. E isso passa prioritariamente pela infraestrutura dos cursos. É preciso que tenhamos uma infraestrutura adequada para que exerçamos nossas atividades com excelência”, ressaltou.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1
Solenidade de posse da nova reitora aconteceu
O comerciante Fernando de Freitas Dias teve um grande susto quando o carro que dirigia teve uma das rodas presa em um buraco na rua Jesus de Nazaré, no bairro de Jaguaribe, neste sábado (17). De acordo com ele, o pneu foi rasgato e parte do carro foi danificada. (Foto: Walter Paparazzo/G1)
O comerciante disse que não iria acionar o órgão responsável pelo buraco, mas garantiu que outras pessoas já foram vítimas. "O problema não é os danos materiais. Faço apenas um apelo para que as autoridades tomem as providências para que outras pessoas não sejam vítimas", disse. O G1 tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), mas as ligações não foram atendidas. O mesmo procedimento foi tomado com relação à Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa, mas não houve sucesso. (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Neymar com cabelo curto, em Santos (Foto: Reprodução / Instagram)
Aproveitando a situação, o homem começou a postar em seu perfil no Twitter uma sequência de fotos mostrando as 'aventuras' do rabanete, que mostram ele caminhando pela horta, dando uma volta no shopping levando o cachorro para passear, entre outros. (Foto: Reprodução)
Em 2010, a raiz de uma planta Fo-ti cresceu com um formato bastante diferenciado na cidade de Youxian, no sudoeste da China. A população local batizou a raiz de Homer Simpson, mas há quem diga que a figura lembra mais Beto, da Vila Sésamo. (Foto: Reprodução)
Em 2011, o casal Gerry e Kate Stockton colheu duas cenouras em formatos inusitados em Stockport, no Reino Unido. Os dois vegetais lembram as formas de um homem e uma mulher. O ‘legume macho’ conta, inclusive, com uma haste como se fosse um pênis. Já a outra cenoura apresenta duas ‘pernas’ cruzadas. (Foto: Worldwide Features/Barcroft Media/Getty Images)
Em 2010, o britânico Stuart Boulton encontrou uma cenoura em formato de pé, com cinco dedos, na plantação que tem em casa, na cidade de Darlington, na Inglaterra. (Foto: Reprodução)
Em 2011, o alemão Stephan Wolff colheu uma cenoura que se parece com a forma de um porco em sua propriedade em Emmerich, na Alemanha,. (Foto: Reprodução)
Em 2010, o britânico Clive Williams, que mora em Henley-on-Thames, Oxon, no Reino Unido, colheu uma cenoura que se parece com o astronauta ‘Buzz Lightyear’, personagem da animação ‘Toy Story’. (Foto: Reprodução)
Em 2011, a norte-americana Eva Carbonaro, que mora em Yarmouthport, no estado de Massachusetts (EUA), decidiu não comer uma ostra, porque a iguaria se assemelharia a um rosto humano. (Foto: Reprodução)
Alunos assistem TV 3D na Olimpíada do Conhecimento (Foto: Maurício Nascimento)
Samanta Oliveira, de 19 anos, perdeu 21 kg
Imagens mostram a evolução da estudante: primeira é de janeiro, segunda de agosto, terceira de outubro e a última mostra Samanta em novembro, com os 21 kg a menos (Foto: Arquivo pessoal)
Multidão cerca trem que se envolveu em acidente com ônibus no Egito. Mais de 40 crianças morreram (Foto: Reuters)
Oscar Niemeyer tem 104 anos (Foto: Rede Globo)

Foguete disparado de Gaza é observado da cidade