sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Criminosos roubam R$ 150 mil em assalto aos Correios na Paraíba


Bandidos armados assaltaram uma agência dos Correios na cidade de Belém, Agreste paraibano, na manhã desta quinta-feira (29). De acordo com a gerência, cerca de R$ 150 mil foram roubados do estabelecimento. Rondas policiais foram realizadas, mas até as 11h20 (horário local), nenhum suspeito havia sido detido.
As imagens serão encaminhadas para abertura de inquérito pela Polícia Federal.Segundo a Polícia Civil, as imagens das câmeras de segurança serão utilizadas para identificar os assaltantes, que entraram na agência mostrando os rostos. Seis homens teriam participado da ação, ameaçaram o gerente e clientes, depois fugiram com destino ignorado.
“Dois bandidos entraram na agência e os demais ficaram dando cobertura do lado de fora. Eles fugiram em três motos, as testemunhas não viram o caminho. São muitas rotas de fuga por estradas de terra na região. O valor roubado era alto porque era dia de pagamento de aposentados e pensionistas”, disse o delegado Fábio Facciolo.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Morre empresário vítima de saidinha de banco em João Pessoa


Um empresário foi morto a tiros na tarde desta quinta-feira (29) no bairro do Bessa em João Pessoa, ele foi vítima de uma saidinha de banco. A vítima foi abordada pelos assaltantes na frente do prédio onde morava.
De acordo com informações da Polícia Militar, o empresário que estava em uma motocicleta, sacou uma quantia em dinheiro de uma agência bancária localizada no mesmo bairro onde morava, e foi seguido pelos bandidos que estavam em um veículo, ao chegar no portão da garagem do prédio, o empresário foi fechado pelo carro e os assaltantes desceram do veículo atirando contra ele.
O empresário ainda chegou a ser socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Emergência e Trauma da capital, mas de acordo com informações do hospital não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu algumas horas depois de dar entrada na unidade hospitalar.A bolsa com todo o dinheiro que o empresário havia sacado foi levado pelos assaltantes "as primeiras informações dão conta de que o rapaz teria sacado um valor no Banco do Brasil, aqui próximo, foi perseguido por um veículo Palio prata, que também está sendo identificado ainda, e ao entrar aqui no prédio tentou fugir, porém foi alvejado com vários disparos pelas pessoas que estavam ocupando esse veículo" disse o tenente Sebastião do 1º Distrito Integrado de Segurança Pública.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.

G1

Termina nesta sexta-feira evento que discutiu na PB o combate à corrupção


Se encerra nesta sexta-feira (30) a 10ª Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) na cidade do Conde, região metropolitana de João Pessoa. Durante uma entrevista coletiva, vão ser apresentados o resultado do evento, que é uma iniciativa do Ministério da Justiça.

Os secretários vão apresentar as ações de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro que serão desempenhadas pelos órgãos federais e outras instituições para o ano de 2013. A Enccla reúne mais de 60 instituições.
A reunião da Enccla teve início na segunda-feira (26) e contou com a participação de autoridades no ramo da prevenção e do combate à lavagem de dinheiro e à corrupção. Os resultados do encontro vão ser apresentados pelo secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, e pelo secretário de Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União, Mário Spinelli. A entrevista está marcada para o Mussulo Resort.
A Enccla foi criada em 2003, por iniciativa do Ministério da Justiça, para fortalecer o combate sistemático ao crime de lavagem de dinheiro no país.
G1

Candidatos realizam vestibular da UEPB neste domingo e segunda


Mais de 32 mil candidatos realizam no próximo domingo (2) e segunda-feira (3) a disputa pelas 2.856 vagas oferecidas no Vestibular 2013 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As provas serão aplicadas das 8h às 13h (horário local), nas cidades de Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna.
Ao todo, foram contabilizadas 32.025 inscrições no processo seletivo da Comissão Permanente de Vestibular (Comvest), sendo 20.846 de candidatos isentos da taxa de inscrição e 11.179 candidatos pagantes.
Pela cota de inclusão, o curso de Fisioterapia (Campina Grande), liderou a lista com 45,15 inscritos para cada vaga ofertada, seguido por Psicologia (Campina Grande), com índice de 44,25 de concorrência. Educação Física (Campina Grande) teve a terceira maior concorrência nas cotas, com 42,20 candidatos por vaga.A maior concorrência, pela cota universal, ficou com o curso de Direito diurno em Campina Grande, com 41,80 candidatos por vaga, seguido por Odontologia (Campina Grande), com 41 candidatos disputando uma vaga. A terceira maior concorrência na cota universal foi do curso de Engenharia Civil (Araruna), com 34,96 alunos por vaga.
O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 8 de janeiro de 2013. As matrículas dos aprovados para a primeira entrada serão realizadas no dia 14 de janeiro e a matrícula prévia dos classificados para a segunda entrada será no dia 15 de janeiro.
Provas
As provas do primeiro dia são: Produção Textual, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira para as áreas I, II, III e IV. No segundo dias as provas serão aplicadas as provas de Química, Física e Matemática (área I), Química, Física e Biologia (área II), História e Geografia (área III), Matemática, História e Geografia (área III – Administração e Ciências Contábeis) e Química, Física, Biologia e Matemática (área I e IV – Ciências da Natureza).

O candidato deve comparecer ao local das provas com, no mínimo, 30 minutos de antecedência. O acesso ao local das provas só será permitido ao candidato que apresentar um documento de identificação original com foto. Não será admitida a entrada de candidato portando nenhum tipo de aparelho eletrônico.
Este ano, o Vestibular da UEPB trouxe algumas novidades. Pela primeira vez, os candidatos portadores de deficiência visual terão direito à prova com impressão ampliada. Os estudantes que precisem ter acesso a esse tipo de prova devem procurar o Instituto dos Cegos de Campina Grande, entidade responsável por encaminhar o pedido à Comissão Permanente do Vestibular (Comvest), até o próximo sábado, 1º de dezembro. A solicitação deve ser feita até 24 horas antes do primeiro dia do Vestibular.
Outra novidade diz respeito contagem do tempo. Um cronômetro será instalado em cada sala para que os candidatos possam se orientar e programar melhor o seu tempo durante a realização das provas.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Funcionário de parque zoológico é assassinado na Paraíba, diz polícia


Trabalhador da Bica foi morto com dois tiros em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Trabalhador da Bica foi morto com dois tiros
em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
A Polícia Militar registrou no início da manhã desta sexta-feira (30), um homicídio no bairro de Mandacaru, em João Pessoa. De acordo com informações da PM, um homem foi assassinado com dois tiros na cabeça. A única informação repassada à polícia foi de que a vítima trabalhava no Parque Zoológico Arruda Câmara, conhecido como a Bica, e passava todos os dias pelo local em que foi baleado para ir ao trabalho.
Ainda conforme a PM, a vítima não possuía passagem pela polícia. Nenhum morador do bairro viu quem efetuou os disparos. A polícia realizou buscas no bairro à procura de informações que levassem ao responsável pelo homicídio, mas até as 9h (horário local) desta sexta nenhum suspeito havia sido preso.
O corpo do funcionário da Bica passou por perícia e foi encaminhado para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), no bairro do Cristo Redentor.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Réu do caso Ramalho é condenado por homicídio doloso e pega 15 anos


Terminou por volta das 5h30 (horário local) desta sexta-feira (30), no 1º Tribunal de Júri, no Fórum Criminal da Avenida João Machado em João Pessoa, o julgamento de João Paulo Guedes Meira. O júri popular entendeu que o réu deveria ser condenado pelo crime de homicídio doloso, quando se tem a intenção de matar. Ele foi responsabilizado pela morte de três integrantes da família Ramalho e mais duas lesões graves provenientes de um acidente automobilístico que aconteceu em João Pessoa, em 2007.

Diante da decisão do júri, o juiz Marcos William de Oliveira definiu a sentença de 15 anos a ser cumprida em regime fechado em um presídio estadual. Ele foi punido por ter dirigido sob o efeito de álcool, ignorando os semáforos fechados. Segundo a decisão dos jurados, o réu tinha consciência da licitude do fato ao assumi-lo.

Nas considerações finais, o promotor Alexandre Varandas fez questão de enfatizar que até as pessoas que estavam no carro de João Paulo atribuem a culpa do acidente a João Paulo, o que raramente acontece, uma vez que geralmente essas pessoas são amigas. “Ele não apenas matou três pessoas como também provocou lesões corporais graves. O desfecho poderia ter sido mais grave, tudo por uma conduta irresponsável estimulada pelo uso de álcool. Eu posso afirmar sem medo de errar: ele tomou mais de um copo de cerveja. não é presunção, é convicção”, disse o promotor. “Não há duvidas que houve dolo eventual”.

Sentença foi proferida por volta das 5h30 (Foto: Krystine Carneiro/G1)
O advogado de defesa Ricardo Siqueira também teve a oportunidade de apresentar suas ideias ao júri presente. Para a defesa, não há qualquer indício de que João Paulo assumiu a responsabilidade pelo acidente. Para Siqueira, ele não deve responder por homicídio com dolo eventual. “A família da vítima sofre com as perdas. A família do réu sofre a cadeia que ele está pagando”, comentou.

A fase plenária do julgamento terminou por volta das 2h15 e apenas cerca de três horas depois a sentença foi proferida.

O que disse o réu
No seu depoimento, João Paulo negou ter ultrapassado semáforos vermelhos, disse que todos os que encontrou na Avenida Epitácio Pessoa estavam verdes, e também negou ter bebido. “Só tomei um copo de cerveja, porque no outro dia tinha que abrir a loja do meu pai”, declarou.

Questionado pelo juiz sobre o porquê de o carro ter ficado tão destruído após o acidente, ele reafirmou que não estava em alta velocidade. “Eu acho que mesmo estando a 80km/h, sem você pisar no freio causa um estrago razoável”, pontuou.

João Paulo negou ter ultrapassado semáforos vermelhos (Foto: Jorge Machado/G1)
O réu explicou que foi ao Instituto Médico Legal, onde fez o exame clínico para mostrar que não estava embriagado. Ele ainda disse que se recusou a fazer o bafômetro porque tinha um ferimento grande na testa e tinha perdido muito sangue. ”Todos os depoimentos são mentirosos. Eles querem somente me prejudicar”, afirmou.

João Paulo ainda declarou durante o depoimento que ficou foragido tanto tempo porque estava recebendo ameaças anônimas. Além disso, o réu afirmou que estava sofrendo muita pressão e que tinha medo de ser preso. “Eu não suporto mais tal situação. Se for para ficar preso, fico. Se for para pagar, eu pago. Por isso que me apresentei. A vida de foragido é pior do que a vida de preso”, comentou. O réu só se entregou à polícia no dia 14 de dezembro de 2011, quatro anos depois do acidente.
 

Juri se posicionou de frete para o juiz e de lado para o réu (Foto: Daniel Peixoto/G1)
O que disseram as testemunhas
A primeira testemunha a participar do julgamento, Aline Lacerda, que estava no carro do réu no momento do acidente, afirmou que não conhecia o motorista e estava pegando uma carona por causa de uma amiga em comum. Aline culpou João Paulo em vários momentos de seu testemunho. "Ele havia bebido e furou o sinal vermelho na hora da colisão. Eu cheguei a ver o velocímetro apontando 140 km/h. Todas as pessoas que estavam no carro pediam para ele diminuir, e ele respondia que quem quisesse descer que pulasse do carro", disse.

Roberto Guedes Cavalcanti Neto, parente das vítimas, que também estava no carro, descreveu os momentos do acidente durante seu depoimento. “O sinal ficou verde e meu pai ultrapassou o cruzamento. Quando ultrapassou, houve a colisão. Houve um barulho muito forte, eu não sabia se o carro tinha girado, não sabia o que tinha acontecido, só sabia que meu tio e meu irmão que estavam no banco de trás não estavam mais vivos”, disse. “A família ficou destruída. Por mais que a gente queira seguir em frente, nunca vamos tê-los de volta”.

Jório Gonçalves, por sua vez, afirmou em seu depoimento que o réu não estava embriagado, apesar de ter bebido. “João Paulo não apresentava exaltação de ânimos”, comentou. Ele também disse que não viu nenhum policial solicitar a realização do exame do bafômetro, apesar de constar nos autos do juiz que o réu não aceitou fazer o teste de alcoolemia e que há um termo de recusa.

Testemunha confirmou que réu dirigia de forma imprudente (Foto: Daniel Peixoto/G1)Primeira testemunha confirmou que réu dirigia de forma imprudente (Foto: Daniel Peixoto/G1)
O julgamento teve início por volta das 14h40 desta quinta-feira (29). O atraso de quase uma hora, já que a previsão era de início às 14h, foi motivado por causa de um problema disciplinar no presídio do Roger, que acabou atrapalhando a escolta.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em
 g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.O acusado chegou escoltado pela polícia ao 1º Tribunal de Júri, no Fórum Criminal da Avenida João Machado em João Pessoa. Familiares da defensora pública Fátima Lopes, morta em um acidente de trânsito semelhante também compareceram.

No acidente, que aconteceu na Avenida Epitácio Pessoa, na capital paraibana, morreram Antônio de Pádua Guerra Ramalho, Francisco de Assis Guerra Ramalho e Matheus Cavalcanti Ramalho.

O processo estava em aberto desde o ano do acidente e tramitou em várias instâncias, mas agora não existe mais recurso possível. Ele voltou para o 1º Tribunal do Júri, já passou pela aprovação do Ministério Público da Paraíba e foi julgado nesta quinta-feira (29). O réu aguardava o julgamento no Presídio do Roger. Ele se entregou à polícia no dia 14 de dezembro de 2011, quatro anos depois do acidente.
G1

Catador exibe físico sarado e faz sucesso na internet na China


Um catador chamado Yan, de 47 anos, virou sensação na internet na China por exibir um físico sarado em Wuhan. Várias fotos dele foram compartilhadas por internautas chineses.
Por causa do físico definido, Yan foi comparado a Bruce Lee. Ele é frequentemente visto usando chapéu e bermuda jeans.
Catador faz sucesso na internet por exibir físico sarado. (Foto: Reprodução)Catador faz sucesso na internet por exibir físico sarado. (Foto: Reprodução)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Mulher acusada de ter feito sexo com esqueleto deixa a cadeia na Suécia

O tribunal de Gotemburgo (Suécia) decidiu nesta sexta-feira (30) que uma sueca de 37 anosque estava presa acusada de comprar e vender partes de esqueletos humanos e de usá-los para jogos sexuais deve ser solta, segundo o jornal "Göteborgs-Posten".
Foto mostra a mulher em momento íntimo com um dos crânios.  (Foto: Reprodução)Foto mostra a mulher em momento íntimo com um dos crânios. (Foto: Reprodução)
De acordo com a imprensa sueca, a mulher ainda não foi absolvida da acusação de perturbar a paz dos mortos, um delito punido com até dois anos de prisão na legislação sueca. A sentença será anunciada no dia 17 de dezembro.
No entanto o juiz acatou o pedido da advogada Annika Estanislau, que queria a libertação de sua cliente. Ao deixar o tribunal, a mulher sorriu e acenou para o público.
Quando foi presa há dois meses, a polícia encontrou em seu apartamento em Gotemburgo vários crânios e outros restos de esqueletos humanos. As provas incluíam também fotos da mulher com os restos, algumas em sua cama.
Mulher foi acusada de manter atividades sexuais com o esqueleto. (Foto: AFP)Mulher foi acusada de manter atividades sexuais com o esqueleto. (Foto: AFP)
Além disso, descobriram uma fala em um fórum na Internet onde a mulher anunciava que abriria um site com fotos pornográficas "com belos homens e mulheres mortos".
No computador da acusada foi encontrada também uma longa confissão com o título "Minha necrofilia", na qual afirma ser necrófila desde a infância e que esses sentimentos adquiriram caráter sexual na puberdade.
Na abertura do julgamento, na terça-feira, a mulher negou todas as acusações e ressaltou que seu interesse pelos esqueletos tinha motivos históricos e que não os tratou de forma humilhante.
Mulher foi acusada de manter crânios e ossos humanos para fins sexuais. (Foto: AFP)Mulher foi acusada de manter crânios e ossos humanos para fins sexuais. (Foto: AFP)
Polícia encontrou seis crânios e outros ossos no apartamento. (Foto: AFP)Polícia encontrou seis crânios e outros ossos no apartamento. (Foto: AFP)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Ronaldinho, Robinho, Maicon: Felipão reabre briga por vagas




felipão scolari coletiva brasil (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Treinador novo, vida nova. O retorno de Luiz Felipe Scolari à seleção brasileira reabre a luta por lugar nas convocações e dá esperança a jogadores esquecidos por Mano Menezes. A menos de dois anos da Copa do Mundo, o novo treinador admite que jogadores experientes podem ser resgatados para dar auxílio a um elenco naturalmente jovem - fruto da renovação capitaneada pelo antecessor de Felipão.
É o renascimento, pelo menos em teoria, para jogadores como Ronaldinho Gaúcho,RobinhoMaicone Julio César - pouco ou jamais chamados por Mano. Mas Felipão avisa: existe uma base montada, e as mudanças não devem ser muito radicais.
- Vamos examinar alguns nomes. Cada técnico tem um pensamento, uma forma de jogar, um nome que goste mais ou menos. Um ou outro nome deverá ser mudado. Vamos pegar essa base e implementar uma ou outra coisa - disse o treinador.
Um nome ganhou força naturalmente com o retorno de Felipão. Ronaldinho Gaúcho foi campeão do mundo com Scolari em 2002 e agora teve rendimento sólido no Brasileirão pelo Atlético-MG. Mas o treinador, pelo menos por enquanto, não dá pistas sobre o retorno dele.
- Só vamos começar a discutir nomes a partir de agora. Sobre quem não estiver convocado, não falo. Ronaldinho, Pedrinho, João... Só quando convocarmos.
Comentaristas opinam
Ronaldinho Gaúcho comemora a vitória (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
Aumentam chances para Ronaldinho, indicam
comentaristas (Foto: Site Oficial do Atlético-MG)
Com base nas características de jogo de Luiz Felipe Scolari e nas preferências manifestadas pelo treinador em entrevistas, comentaristas do SporTV opinaram sobre jogadores que podem ganhar espaço com Felipão. Além de Ronaldinho, foram citados nomes como os do goleiro Julio César, do lateral-direito Maicon, dos meias Elano eHernanes e do atacante Robinho.
Lédio Carmona aposta especialmente em quatro nomes: nos retornos de Ronaldinho, Elano e Maicon e na manutenção de Kaká. Mas também cita atletas como AroucaRalfJean, com características do agrado de Felipão - o primeiro foi muito elogiado por ele em entrevista ao Arena SporTV.
- O Ronaldinho Gaúcho é sempre uma incógnita. Não descarto, mas não acho que seja essencial. Outro jogador que eu não descartaria é o Elano. Ele fez um bom Brasileiro pelo Grêmio, pode ter múltiplas funções, tem versatilidade. Ele foi apagado da memória das pessoas. Tem também o Kaká, que é um jogador dele. Ele gostava do Kaká. E o Maicon é um jogador com as características de que ele gosta. Tem pulmão, tem altura de zagueiro, defende bem...
André Lofredo concorda. E cita outros nomes - caso de Hernanes, do Lazio.
- Imagino que jogadores que tenham trabalhado com o Felipão e que tenham experiência possam ser beneficiados. É o caso do Kaká e do Ronaldinho Gaúcho, que fez um bom campeonato pelo Atlético-MG. Ele vai tentar buscar um comprometimento desses jogadores. Outros que tinham portas fechadas com o Mano passam a ter oportunidades. Isso zera. OFred, embora o Felipão tenha elogiado muito o Damião, pode receber mais chances. O Hernanes também. E existem outros jogadores que o Felipão elogiou abertamente. Um deles é o Arouca.
Wagner Vilaron opina que dois titulares da última Copa do Mundo podem voltar a ser chamados. Ele lembra do goleiro Julio César e do atacante Robinho.
- O gol, uma posição onde o Mano não conseguiu uma escolha muito clara, é onde o Felipão vai ter uma atenção especial. Tem o Julio César, que está longe do ideal dele, mas tem experiência, tem rodagem em Copa, e acaba se equiparando aos que estão aí, até pela indefinição do momento. O Ronaldinho Gaúcho, embora tenha tido chance com Mano, eu considerava descartado, mas volta a ter chance. O Felipão gosta de apostar em caras desacreditados, como aconteceu com o Ronaldo em 2002. Outro nome no qual eu apostaria é o Robinho. O Felipão nunca escondeu que gosta dele.
Fica para o ano que vem a primeira convocação de Scolari. Em 6 de fevereiro, o Brasil enfrenta a Inglaterra, em Londres.
G1

'Falso Neymar' chega a Florianópolis e deve ser interrogado nesta sexta


Higor Lizardo, 'falso Neymar', foi apresentado pela polícia de SC nesta sexta (Foto: Naim Campos/RBS TV)Higor Lizardo, 'falso Neymar', foi apresentado pela
polícia nesta sexta (Foto: Naim Campos/RBS TV)
O 'falso Neymar', homem suspeito de se passar pelo jogador da seleção para extorquir uma jovem catarinense, chegou a Florianópolis na madrugada desta sexta-feira (30), por volta das 4h. Ele foi preso na quarta-feira (28), no bairro de Vila Mury, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, por se passar pelo jogador em conversas na internet e pedir R$ 50 mil para não vazar fotos íntimas da advogada de 23 anos.
De acordo com o delegado Renato Hendges, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Santa Catarina, Higor Martins Lizardo, de 28 anos, se passava pelo jogador e dizia à vítima que não podia mostrar sua verdadeira identidade na web por ser uma pessoa pública.
Mensagem enviada por Higor para a estudante (Foto: Divulgação/ Deic)
Ao longo do tempo, a recém-formada em Direto enviou fotos íntimas a Higor, que começou a ameaçá-la. O criminoso dizia que se a jovem não enviasse mais fotos, ele espalharia as imagens na rede. "Ele tinha acesso a todas as intimidades dela e ameaçava divulgar para os pais da jovem, na rede da universidade em que ela estuda, a família e funcionários. Então ele mandava ela fazer tudo que pedia e ela tinha que obedecer", explica o delegado.
As ameaças foram feitas por MSN, skype e telefone e as mensagens foram encontradas nos arquivos no computador de Higor, apreendido por policiais pela 93ª DP de Volta Redonda e pela equipe de policiais da Deic.

Para ler mais notícias do G1 Santa Catarina, clique em
 www.g1.globo.com/sc/santa-catarina. Siga também o G1 Santa Catarina no Twitter e por RSS.Em um depoimento inicial, ele confessou que se passava pelo jogador Neymar, mas negou o crime de extorsão. Ele também conseguiu as senhas da vítima para o login no Facebook e no MSN e se passou por ela diversas vezes. De acordo com o delegado, em Florianópolis, já nesta sexta (30) Higor vai prestar depoimento sobre o caso. "Posteriormente, nós temos duas alternativas. Ou pedimos a prisão preventiva dele ou o liberamos, se entendermos que ele não representa mais riscos", afirma o delegado.
G1

Lindsay Lohan tem bebido até dois litros de vodca por dia, diz site


Lindsay Lohan (Foto: AP)Lindsay Lohan (Foto: AP)
Os problemas de Lindsay Lohan com o álcool aparentemente estão de volta. Segundo o site TMZ, a atriz tem bebido de forma abusiva há meses, consumindo até dois litros de vodca por dia.
De acordo com fontes do site, Lohan tem exagerado na substância especialmente por conta de seus problemas pessoais nos últimos meses, como sua preocupante situação financeira e a acusação de ter mentido para a polícia, o que pode levá-la à prisão caso o delito seja considerado uma violação de sua condicional.
O TMZ diz ainda que a americana começa a beber logo pela manhã e passa o dia todo ingerindo álcool. Além disso, os amigos da atriz desistiram de tentar ajudá-la, alegando que ela fica agressiva quando está bêbada.Lindsay Lohan foi presa na madrugada desta quinta-feira (29) após agredir uma mulher em uma casa noturna de Nova York.
Para ler mais notícias de Pop & Arte, clique em g1.globo.com/pop-arte. Siga também Pop & Arte no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Assembleia Geral da ONU dá status de 'Estado observador' aos palestinos


A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) modificou nesta quinta-feira (29) o status dos territórios palestinos, de “entidade observadora” para “Estado observador não-membro” na organização, no que significa um reconhecimento implicito da existência do Estado Palestino no Oriente Médio.
O pedido palestino foi aprovado por vasta maioria, de 138 votos a 9. Abstiveram-se da votação, ocorrida na sede das Nações Unidas em Nova York, 41 países.
O Brasil, que reconhece desde 2010 a existência do Estado Palestino, votou favoravelmente e foi um dos co-patrocinadores da resolução resolução A/67/L28, que deixa a Palestina com estatuto semelhante ao do Vaticano na ONU.
Em nota divulgada na noite desta quinta, o Itamaraty parabenizou a Palestina e apelou pela retomada do processo de paz com Israel.
Apesar de a mudança não alterar o funcionamento da organização, ela permite que a Palestina tenha acesso a agências da ONU, além de sua admissão no Tribunal Penal Internacional –que poderia ser acionado por autoridades do território contra Israel.
A aprovação foi uma grande vitória diplomática, mas que expõe as autoridades palestinas a represálias econômicas por parte de Estados Unidos e Israel, que votaram contra.A petição foi apresentada pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, pouco depois das 15h30 no horário de Nova York (18h30 de Brasília) desta quinta.
Discurso de Abbas
Abbas, que foi bastante aplaudido antes, durante e depois de sua fala de 22 minutos, disse que o povo palestino fez o pedido porque acredita na paz e precisa desesperadamente dela.

O presidente palestino lembrou que, há 65 anos, a Assembleia Geral havia adotado a resolução 181, que dividiu o que ele chamou de "a histórica terra palestina" em dois Estados e "se transformou na certidão de nascimento de Israel".
Ele pediu aos países da Assembleia que emitissem agora a "certidão de nascimento" do estado palestino, acrescentando que o reconhecimento era a "última tentativa" de salvar o processo de paz entre palestinos e israelenses.
O presidente palestino, Mahmoud Abbas, fala nesta quinta-feira (29) na Assembleia Geral da ONU (Foto: AFP)O presidente palestino, Mahmoud Abbas, fala nesta quinta-feira (29) na Assembleia Geral da ONU (Foto: AFP)
Israel contra
Em seguida à fala de Abbas, o embaixador de Israel na ONU, Ron Prosor, apresentou as razões pelas quais seu país era contra a petição, que, segundo ele, é "tão unilateral, que afasta a possibilidade de paz" na região, em vez de a perseguir.

"Não há atalhos, não há soluções fáceis", disse Prosor. "A paz não pode ser imposta de fora."
Ele afirmou que a resolução "cria expectativas que não pode cumprir" e acusou os palestinos de "nunca terem reconhecido" o Estado de Israel.
Segundo ele, a resolução não contempla o problema da segurança de Israel.
Ban Ki-moon
Após a votação, o secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que o resultado da votação não substitui a importância das negociações.

Ele disse acreditar na legitimidade dos palestinos em deter o seu próprio Estado e apelou às partes que renovem o compromisso de paz.
EUA pedem negociação direta
A representante dos EUA na ONU, Susan Rice, ao justificar seu voto contrário, logo após a votação, pediu aos dois lados que retomem as negociações diretas de paz e advertiu contra ações unilaterais.

"Os Estados Unidos pedem a ambos os lados que retomem as negociações diretas de paz, sem condições prévias, e prometem estar lá para ajudar as partes vigorosamente nesses esforços", disse Rice.
"Os EUA vão continuar a pedir a todos os lados que evitem mais ações provocativas na região, em Nova York ou em qualquer lugar."
"Os grandes anúncios de hoje logo passarão e o povo palestino despertará amanhã vendo que pouco mudou em suas vidas, exceto pela redução das perspectivas de uma paz duradoura", disse Rice. "Esta resolução não estabelece que a Palestina é um Estado."
Palestinos celebram em Belém, na Cisjordânia, próximo à barreira de separação com Israel, a vitória diplomática desta quinta-feira (29) (Foto: AP)Palestinos celebram em Belém, na Cisjordânia, próximo à barreira de separação com Israel, a vitória diplomática desta quinta-feira (29) (Foto: AP)
Europa
Pelo menos 17 países europeus votaram a favor da resolução, incluindo Áustria, França, Itália, Noruega e Espanha.

Abbas concentrou sua campanha na Europa, que fornece grande parte da ajuda da qual a Autoridade Palestina depende. Reino Unido, Alemanha e outros optaram por se abster.
A República Tcheca foi o único país na Europa que, junto a Estados Unidos, Israel, Canadá, Panamá e pequenos Estados insulares do Pacífico, como Nauru, Palau e Micronésia, votaram contra a medida.
Manifestações
A decisão da ONU foi recebida com festa nas ruas em Ramallah, no território palestino da Cisjordânia, com gente nas ruas e tiros disparados para o ar.

Como estado observador, a Palestina poderá assinar convenções da ONU sobre os direitos sociais e políticos e aderir a tratados abertos aos estados.
A resolução aprova "o status palestino de Estado Observador no sistema das Nações Unidas, sem prejuízo de direitos adquiridos, privilégios e do papel da Organização da Libertação da Palestina como representante do povo palestino", segundo o rascunho.
A resolução também pede "um arranjo pacífico no Oriente Médio que ponha fim à ocupação iniciada em 1967 e que considere a ideia de dois Estados; um Estado palestino independente, soberano, democrático, contíguo e viável, que viva ao lado de Israel em paz e em segurança, com base nas fronteiras de antes de 1967".
Os palestinos são, desde 1974, uma "entidade" observadora na ONU. Com isso, eles participam nas sessões da Assembleia Geral e nas conferências internacionais.
Virar estado observador, status semelhante ao que o Vaticano possui, é um reconhecimento implícito da existência do Estado palestino. Mas não dá direito a voto na Assembleia, nem de propor resoluções e nem de postular a cargos na ONU.
Mas os palestinos esperam que a mudança traga mais condições de pressionar por seu reconhecimento e por um território próprio.
No Tribunal de Haia, a Autoridade Palestina pretende conseguir com que Israel seja julgado por supostos crimes de guerra.
Conflito em Gaza
A votação ocorreu dias após o estabelecimento de um cessar-fogo que encerrou um conflito de oito dias entre palestinos e israelenses na Faixa de Gaza, que complicou ainda mais a retomada do travado processo de paz entre israeleses e palestinos, congelado há dois anos.

Durante os confrontos, pelo menos 166 palestinos e seis israelenses morreram.
No dia seguinte à morte de Jaabali, foguetes disparados de Gaza mataram três civis israelenses, aumentando a tensão e ampliando o revide aéreo de Israel. Os bombardeios dos últimos dias, que já atingiram a sede do governo do Hamas na operação chamada de "Pilar defensivo", são a mais intensa ofensiva contra Gaza desde a invasão realizada há quatro anos na região, que deixou 1.400 palestinos mortos e 13 israelenses.
Data contestada
Diversas autoridades afirmaram nas últimas semanas que o momento não era o adequado para a petição palestina, incluindo o secretário-geral Ban Ki-moon. “Nenhum de nós deve agir de forma a colocar as conversas em risco”, afirmou.

Mas os palestinos, após 44 anos de ocupação israelense, insistiram em que não tinham outra alternativa.
O presidente Abbas insiste em dizer que não fechou a porta para as negociações, mas com a condição de que Israel pare de construir assentamentos nas terras que os Palestinos clamam para seu futuro Estado.
Israel se recusa a fazer isso, afirmando que o futuro dos assentamentos será decidido só depois de um acordo sobre as fronteiras na região.
A data escolhida pelos palestinos para apresentar a petição teve um significado histórico importante.
Em 29 de novembro de 1947, a Assembleia Geral da ONU adotou uma resolução recomendando a implementação de um plano para dividir o que então era uma Palestina governada elos britânicos em estados árabe e judeus independentes. A comunidade judia na Palestina aceitou o plano, mas os líderes árabes, incluindo palestinos, a rejeitaram.
Na data, atualmente também é celebrado o Dia de Solidariedade ao Povo Palestino.
EUA e Israel
Estados Unidos e Israel deixaram claro que votariam contra, e afirmaram em diversas
ocasiões que este não era o momento para o tratamento do assunto.

Os dois países afirmam que um estado palestino somente pode ser estabelecido por meio de negociações. As conversas de paz se estancaram por causas da construção de assentamentos israelenses em terras que os palestinos reivindicam para seu futuro estado.
“A ideia de ir até a ONU e evitar negociações bilaterais com Israel é errada”, disse o embaixador de Israel na organização, Haim Waxman. “Toda a comunidade internacional deve observar o que aconteceu nas últimas semanas e pensar novamente, porque nós vimos uma autoridade palestina em Gaza.”
Israel chegou a estudar algumas medidas de retaliação – entre elas a anulação parcial ou total do Acordo de Oslo de 1993, que estabeleceu a Autoridade Palestina (o que poderia remover o presidente Abbas do poder), e o bloqueio da entrada de trabalhadores palestinos em Israel.
Nesta quinta, Yigal Palmor, porta-voz do ministério das Relações Exteriores, disse que os acordos já acertados não seriam anulados. "Não temos nenhuma intenção de anular o mínimo acordo concluído, em particular no campo econômico. Tudo o que faremos depois desta votação será aplicar estes acordos ao pé da letra", disse.
mapa palestina história (Foto: Arte/G1)
O maior problema para Israel seria ver a entrada da Palestina no tribunal internacional. Sua admissão não seria automática e sim submetida à aprovação da Assembleia dos Estados presentes, ou seja, dos países que assinaram o Estatuto de Roma, tratado fundador do TPI.
O TPI, encarregado desde 2002 de julgar crimes de guerra e crimes contra a humanidade, é independente da ONU, mesmo quando coopera com a entidade. Sua competência se estende apenas aos estados. Israel e Estados Unidos não fazem parte dessa corte.
mapa jerusalem (Foto: Arte/G1)
No ano passado, a certeza de um veto dos EUA impediu que o pedido da Autoridade Palestina de se tornar membro total da ONU fosse levado ao Conselho de Segurança da Organização.
A proposta deste ano, entretanto, era menos ambiciosa, e não requeria a  aprovação do conselho.
Apesar disso, o Departamento do Estado americano indicou nesta semana que, se a resolução fosse aceita, não se deveria "contar com uma resposta favorável do Congresso" dos EUA sobre a libertação de US$ 200 milhões de ajuda prometida por Washington à Autoridade Nacional Palestina, confrontada com a sua pior crise orçamentária desde sua criação, em 1993.
Washington cortou também o financiamento para a Unesco quando a agência da ONU para a Cultura acolheu a Palestina, em outubro de 2011.
A legislação americana proíbe o financiamento de uma agência especializada das Nações Unidas que aceite os palestinos como membros.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...