sábado, 1 de dezembro de 2012

Chuvas fracas aumentam a umidade relativa do ar no Sertão da Paraíba


Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, e Taperoá, na Borborema, registraram os maiores índices pluviométricos  na noite da quinta-feira (29), com 13,4mm e 10,2 mm respectivamente, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).
Mas, se não contribuíram para o aumento no nível dos açudes paraibanos, as chuvas isoladas ajudaram para a melhoria na qualidade da umidade relativa do ar no Sertão da Paraíba. Em Patos, localizado no Sertão da Paraíba, onde a umidade relativa do ar ficou em 11%, com as chuvas passageiras, passou a 30%. Em Sousa, também no Sertão paraibano, que já teve 21% de umidade relativa do ar, nesta quinta-feira (29) ficou em 35%, ainda segundo a Aesa.A Aesa explica que as chuvas passageiras são comuns nessa época do ano e normalmente não significam aumento no volume dos açudes.  “O pequeno aumento da nebulosidade provoca estes fenômenos, mas não é suficiente para melhorar o déficit hídrico da região. Em Cajazeiras, por exemplo, os 13,4 mm foram registrados no pluviômetro instalado no açude Lagoa do Arroz, que permanece com menos de 30% de sua capacidade”, explicou a meteorologista Carmem Becker.
Previsão do tempo
A previsão para as próximas 24 horas, segundo a Aesa, é de nebulosidade variável em todo o estado, podendo ocorrer chuvas fracas e isoladas. A expectativa é de que o calor diminua na região mais quente. As temperaturas devem ficar mais amenas, com a máxima atingindo os 34ºC.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Na Paraíba, secretário nacional de Justiça evita comentar 'Porto Seguro'


Foi encerrada na manhã desta sexta-feira (30) a 10ª reunião da Estratégia Nacional de Combate À Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) na cidade do Conde, na região metropolitana de João Pessoa. As ações que foram definidas durante o evento, para serem executadas em 2013, foram apresentadas em uma entrevista coletiva pelo secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão. Membro da cúpula do Ministério da Justiça, ele não quis tecer comentários sobre a Operação Porto Seguro, mas disse que o ministro José Eduardo Cardozo vai se apresentar ao congresso para prestar esclarecimentos.
Na última quarta-feira (28) a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a convocação do ministro e do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, para que eles compareçam à Casa para explicar as supostas irregularidades cometidas por servidores públicos apontados pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro.
“Eu não vou comentar nenhuma operação específica. O importante é que a nossa democracia hoje ela tem mecanismos para poder fazer essa apuração. Se o Congresso Nacional convocou o ministro, ele vai se apresentar e prestará todas as informações que o nosso parlamento exigir”, afirmou Paulo Abrão nesta sexta.
A coletiva de encerramento da Enccla também contou com a participação do diretor do Departamento de recuperação de ativos do Ministério da Justiça , Ricardo Saad, e do secretário de Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União, Mário Spinelli. Este último defendeu a regularização do lobby , que também foi constatado na Operação Porto Seguro, como uma forma de combater a corrupção.
“Se você tem a atividade de lobby regulamentada, principalmente a questão da transparência, o agente público tendo a obrigatoriedade de apresentar divulgar, quem são as pessoas que ele teve contato, quais os assuntos que foram discutidos, essa é uma medida fundamental para o avanço da prevenção e da repressão a corrupção”, disse.
Paraíba ganha laboratório de combate à lavagem de dinheiro
Durante a reunião da Enccla foi assinado uma acordo de cooperação entre o Ministério da Justiça e o Ministério Público da Paraíba para a instalação de um laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro.

“A Paraíba agora contará com uma tecnologia de altíssima capacidade de aferição de movimentação suspeitas, do mesmo modo, o processamento desses dados permitirá que haja uma maior confiabilidade nas investigações e nas ações de responsabilização daqueles que acabam lesionando o erário público”, afirmou o secretário Paulo Abrão.
Acordos similares foram fechados com os Ministérios Públicos do Amapá e do Acre. Segundo o ministério da Justiça serão investidos R$ 3,6 milhões nessas unidades. Desde 2009 , a rede de laboratórios analisou 815 casos e identificou R$ 17 bilhões em recursos ilícitos .
Na reunião da Enccla foram definidas 13 ações para serem executadas em 2013. Entre elas estão a a implementação de um cadastro de pessoas politicamente expostas com acesso público, propor a criação de um órgão encarregado da administração dos bens bloqueados, e outras.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.

G1

Após assalto com reféns em João Pessoa, PM não encontra criminosos


Depois de quase cinco horas de um cerco a um prédio comercial, no Centro de João Pessoa, onde supostamente dois assaltantes faziam funcionários refénsnesta sexta-feira (30), a polícia informou que os suspeitos não estavam mais no local. A polícia confirmou que houve reféns. No entanto, a polícia acredita que eles deixaram o prédio antes da chegada da primeira guarnição.

Segundo a Polícia Militar, dois homens chegaram por volta das 15h30 (horário local) procurando por um empresário do ramo da construção. Como o empresário não estava, os homens renderam alguns funcionários e fizeram um arrastão.

O major Jerônimo Bisneto, comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), acredita que os suspeitos tenham fugido antes da chegada da polícia. “Como alguns reféns conseguiram fugir pulando do primeiro andar, acredito que eles aproveitaram o tumulto para escapar”, afirmou.

O comandante disse ainda que pelo modo como agiram, de maneira “calma” e “cautelosa”, os homens conheciam a rotina do local. “Todas as pessoas ficaram ilesas. Porém, os suspeitos chegaram a levar alguns pertences das vítimas”, esclareceu.

Reféns pularam do primeiro andar do prédio (Foto: Jorge Machado/G1)
Ainda de acordo com Jerônimo Bisneto, quando o Bope chegou cerca de dez pessoas estavam trancadas em uma das salas do prédio. “As pessoas ficaram com medo e resolveram se trancar. Posso afirmar que fizemos uma verdadeira varredura e não encontramos ninguém. Vasculhamos os nove andares, de maneira precisa”, explicou.

O major contou que agir como se os homens ainda estivessem no prédio é primordial para a segurança das vítimas. “Mesmo os homens terem feito as pessoas reféns por alguns minutos, temos que agir como se eles ainda estivessem no local. A polícia não pode arriscar, pois vidas poderiam estar em jogo”, detalhou.

Zilda Jalles Dantas, funcionária do prédio, contou que por algum momento os homens tomaram os funcionários de reféns. “Eles chegaram a cortar os fios dos telefones e nos amarraram. Em seguida, subiram do térreo para os outros andares”, disse.

Jéssica Campos, funcionária de um escritório de empréstimos bancários, disse que os assaltantes agiram com truculência. “Um deles estava bastante nervoso. Creio que deve ter sido o primeiro assalto dele. Ele ameaçava o tempo todo, dizendo: 'A minha pistola está carregada. Para eu sair matando todo mundo não custa nada'. Foram momentos muito difíceis. Achei que fosse morrer”, contou.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.

G1

Provas do Vestibular UEPB iniciam neste domingo; veja as novidades


Mais de 32 mil candidatos começam a disputar neste domingo (2) as 2.856 vagas oferecidas no Vestibular 2013 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As provas terão algumas novidades este ano e serão aplicadas no domingo e segunda-feira (3), das 8h às 13h (horário local), nas cidades de Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna.
Outra novidade diz respeito contagem do tempo. Um cronômetro será instalado em cada sala para que os candidatos possam se orientar e programar melhor o seu tempo durante a realização das provas.Este ano, o Vestibular da UEPB trouxe algumas novidades. Pela primeira vez, os candidatos portadores de deficiência visual terão direito à prova com impressão ampliada. Os estudantes que precisem ter acesso a esse tipo de prova devem procurar o Instituto dos Cegos de Campina Grande, entidade responsável por encaminhar o pedido à Comissão Permanente do Vestibular (Comvest), até o próximo sábado, 1º de dezembro. A solicitação deve ser feita até 24 horas antes do primeiro dia do Vestibular.
O candidato deve comparecer ao local das provas com, no mínimo, 30 minutos de antecedência. O acesso ao local das provas só será permitido ao candidato que apresentar um documento de identificação original com foto. Não será admitida a entrada de candidato portando nenhum tipo de aparelho eletrônico.
Os números
Ao todo, foram contabilizadas 32.025 inscrições no processo seletivo da Comissão Permanente de Vestibular (Comvest), sendo 20.846 de candidatos isentos da taxa de inscrição e 11.179 candidatos pagantes.

A maior concorrência, pela cota universal, ficou com o curso de Direito diurno em Campina Grande, com 41,80 candidatos por vaga, seguido por Odontologia (Campina Grande), com 41 candidatos disputando uma vaga. A terceira maior concorrência na cota universal foi do curso de Engenharia Civil (Araruna), com 34,96 alunos por vaga.
Pela cota de inclusão, o curso de Fisioterapia (Campina Grande), liderou a lista com 45,15 inscritos para cada vaga ofertada, seguido por Psicologia (Campina Grande), com índice de 44,25 de concorrência. Educação Física (Campina Grande) teve a terceira maior concorrência nas cotas, com 42,20 candidatos por vaga.
O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 8 de janeiro de 2013. As matrículas dos aprovados para a primeira entrada serão realizadas no dia 14 de janeiro e a matrícula prévia dos classificados para a segunda entrada será no dia 15 de janeiro.
As provas
As provas do primeiro dia são: Produção Textual, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira para as áreas I, II, III e IV. No segundo dias as provas serão aplicadas as provas de Química, Física e Matemática (área I), Química, Física e Biologia (área II), História e Geografia (área III), Matemática, História e Geografia (área III – Administração e Ciências Contábeis) e Química, Física, Biologia e Matemática (área I e IV – Ciências da Natureza).

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Diplomação dos eleitos de Várzea e região será no dia 12


O juiz eleitoral da 26ª Zona Eleitoral, Perilo Rodrigues, confirmou hoje ao portal de notícias Sertão1 que a diplomação dos eleitos de Santa Luzia e região será no dia 12 de dezembro, às 19 horas, no Fórum Cível da cidade, para os prefeitos e vereadores eleitos nas eleições do último dia 07 de outubro.





Fonte: Sertao1

Mega-Sena vai sortear R$ 2,5 milhões neste sábado


Neste sábado (1º), a Mega-Sena sorteia R$ 2,5 milhões pelo concurso 1.447. O sorteio acontece às 20h, horário de Brasília. O Caminhão da Sorte vai estar em Jaguapitã (PR).
A aposta mínima da Mega-Sena é de R$ 2 e pode ser feita até as 19h deste sábado (horário de Brasília), em qualquer casa lotérica do país.De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), o prêmio total da Mega-Sena pode render mais de R$ 10 mil por mês se aplicado na poupança ou, caso o ganhador prefira,  poderá comprar 12 imóveis de R$ 200 mil cada ou 100 carros populares.
G1

Cafu, Marta e técnico do Taiti se divertem em futebol com jornalistas


Um evento na zona leste de São Paulo, nesta sexta-feira, reuniu o ex-lateral Cafu, capitão brasileiro na Copa do Mundo de 2002, a “rainha” Marta e o simpático técnico da seleção do Taiti, Eddy Etaeta, que comandará o time da Oceania na Copa das Confederações em 2013, para um mini-torneio de futebol soçaite contra jornalistas. Descontraídos, os profissionais se divertiram e brincaram em relação à qualidade dos adversários.
– Esses jogos são engraçados, porque você vê cenas que não aconteceriam entre as profissionais. Mas até que as meninas foram bem, correram bastante. Quando você começa a dar uns piques, já vê que é preciso voltar a treinar o quanto antes, não dá para perder tempo – brincou Marta, entre risos.
Marta, Amistoso são Paulo, Copa das Confederações (Foto: Agência AFP)Marta em ação na partida com jornalistas na noite de sexta-feira (Foto: Agência AFP)
 Eddy Etaeta, técnico do Taiti, futebol dos Jornalistas  (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)
A figura que mais chamava a atenção era um homem de expressão calma, que tirava suas dúvidas enrolando-se entre o francês e o inglês. Eddy Etaeta, comandante da seleção do Taiti, participou de um dos jogos, realizados na sede do Clube Atlético Juventus. Sempre sorrindo, pediu que o esquema tático fosse defensivo e assumiu uma vaga no meio-campo, demonstrando técnica e visão de jogo. As equipes tinham oito jogadores de cada lado. 
– Vamos no 3-3-1, prestando atenção na defesa – alertou, atento aos adversários.
Desconhecido por boa parte do público, Etaeta caminhava entre os participantes como se não fosse o treinador de uma das seleções que disputarão a Copa das Confederações no ano que vem. Com uma intérprete, conversou bastante, riu mais ainda e questionou alguns presentes sobre o seleção brasileira. Ao lado dos campos, uma réplica gigante do tatu-bola mascote da Copa do Mundo de 2014, Fuleco, dava o tom da Fifa ao evento.
Além do Taiti, a Copa das Confederações contará também com Japão, México, um representante africano e nada menos que 12 dos 19 títulos mundiais da história: Brasil (cinco), Itália (quatro), Uruguai (dois) e Espanha (um). A competição será realizada em seis sedes: Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Pernambuco e Salvador.
*Colaborou Rodrigo Faber, sob supervisão de Zé Gonzalez
G1

Gravações mostram como quadrilha planejava a morte de policiais


Gravações autorizadas pela Justiça mostram como uma quadrilha tramava e executava policiais em São Paulo. Uma das gravações envolve Leandro Rafael Pereira da Silva, conhecido como “Léo Gordo”, como mostrou o Jornal da Globodesta sexta-feira (30). A polícia diz que ele saiu da cadeia no dia 12 de julho deste ano com a missão de matar dez policiais militares.
As investigações mostram que uma das vítimas foi o soldado Flávio Adriano do Carmo, assassinado com dois tiros em frente a uma padaria na Zona Sul da capital, no dia 13 do outubro.
Preso há 15 dias, Léo Gordo confessou o crime.
Polícia: “Vocês fizeram dois?”
Léo Gordo: “Foi um”.
Polícia: “Qual esse um que você fez?”
Léo Gordo: “Só foi o da região do Campo Limpo”.
Polícia: “Qual deles?”
Léo Gordo: “Da padaria lá do São Luís”.
Escutas telefônicas revelam como o crime foi planejado. Numa gravação, Léo Gordo telefona para um comparsa. De acordo com a polícia, ele diz que foi até a padaria onde estava a vítima, mas que tem dúvidas se o homem que está lá dentro é mesmo o policial militar marcado para morrer.
Léo Gordo: “E aí, criança... O bico tá aqui, mas nós não sabe se é ele... Tem que ver um cara conhecido porque ele parece...”
Comparsa: “Eu vou ligar pro ‘Japa’ pra ver”.

Comparsa: “Nóis tava tudo lá agora. Voltamo sabe por que? Tá tendo um comando... os cara tá enquadrando quem desce e quem sobe lá, tio...”
Meia hora depois, outro comparsa liga para dizer que o grupo saiu do local porque há policiamento na região.
Em outra conversa, mais uma vez eles pedem ajuda para identificar a vítima.
Comparsa: “Fala pra encostar e mostrar pra nóis. Tá suave. Nóis tá na bala. Nóis tá tudo por perto... “
Neste trecho, um comparsa fala de um carro usado pelos bandidos.
Comparsa: “Tô aqui no morro (...), mas o carro só tá adulterado a placa. Não tá trocada não”.
Perto das 18h, Léo Gordo liga dizendo que todos estão preparados para atacar.
Léo Gordo: “Tá todo mundo aqui... Chegou dois carros... Um tá com a placa trocada e o outro...”
A polícia diz que Léo Gordo liga para perguntar se outro comparsa está chegando porque ele precisa pegar as armas para concluir o ataque ao policial.
Léo Gordo: “Nóis vai pegar a grandona (metralhadora) e uma pista (pistola)... e aí vai pegar as outras (armas) que tiver lá e descer e concluir”.
Segundo a polícia, um dos comparsas desistiu de participar. Léo Gordo liga para avisar que vai atacar mesmo assim.
Comparsa: “Ele foi com quem?”
Léo Gordo: “Não sei com quem ele foi. Veio de moto, sei lá. Deu um perdido em nóis, tio. Mas nóis vai na bala, irmão”.
Comparsa: “É isso”.
Depois do crime, Léo Gordo liga para um homem não identificado e confirma que o policial militar foi assassinado.
Léo Gordo: “Já era... tudo tranquilo. Falou”.
Comparsa: “Até mais, então”.
Nem todos os homens que aparecem nas conversas telefônicas estão presos.
A polícia identificou alguns e continua a investigar as mortes para prender outros criminosos que participaram de execuções a policiais em São Paulo.

G1

Banda New Hit faz primeiro show após prisão por estupro na Bahia


New Hit (Foto: Imagem/TV Subaé)Integrantes da banda New Hit em show
em Feira de Santana (Foto: Imagem/TV Subaé)
Os integrantes da banda de pagode New Hit fizeram na sexta-feira (30), em Feira de Santana, a 107 Km de Salvador, a primeira apresentação após serem presos sob acusação de estupro contra duas fãs adolescentes no dia 26 de agosto, na cidade de Ruy Barbosa, na Bahia. De acordo com Antônio Leite Matos, advogado do vocalista do grupo, os músicos estavam apreensivos quanto à realização do show, mas "tudo aconteceu bem".
No dia 5 de outubro, a participação da banda New Hit no Festival de Pagode, que foi realizado no dia 21 de outubro na capital baiana, foi cancelado pela Salvador Produções. Na ocasião, a empresa alegou que os integrantes da New Hit não tinham condições psicológicas para realizar a apresentação.
Quanto ao processo que envolve o grupo, o advogado afirma que já apresentou a defesa do cantor à Justiça. Segundo ele, cabe agora à juíza do caso marcar a primeira audiência, que deverá ser realizada somente em 2013.
Caso
Nove integrantes da banda New Hit ficaram presos 38 dias e foram soltos no dia 3 de outubro mediante um pedido de habeas corpus, deferido no dia 2.

New Hit (Foto: Imagem/TV Subaé)
Junto com os integrantes da banda, um policial militar que fazia a segurança do grupo é suspeito de ter sido conivente com o crime. Todos eles, inclusive o PM, foram indiciados por estupro e formação de quadrilha no dia 25 de setembro. O documento, que tem 23 páginas, foi protocolado pelo delegado Marcelo Cavalcanti, titular da Delegacia de Ruy Barbosa, na Vara Criminal, no dia 24 de setembro.
Perguntado sobre a versão deles sobre as acusações, o vocalista da banda Eduardo Martins disse na época: "Não podemos falar sobre os fatos por segurança dos nossos advogados e não podemos entrar em detalhe sobre os fatos, mas a Justiça vai fazer justiça, e com fé em Deus todas as provas vão aparecer e as coisas vão ser bem encaminhadas", explicou o músico.
A festa aconteceu no município de Ruy Barbosa, enquanto o grupo tocava em um trio elétrico, na micareta da cidade. De acordo com a versão das meninas que acusam os integrantes, elas foram recebidas no ônibus do grupo para poder tirar fotos, quando o crime teria acontecido.  Eles disseram que não têm costume de receber fãs no ônibus da produção.
Caso New Hit (Foto: Reprodução/TV Subaé)
"Como foi um lance de trio, foi uma ocasião especial porque não tinha onde tirar foto, já tinha outra banda para subir para levar o percurso do trio e foi uma ocasião especial", disse Martins ao justificar a entrada das garotas no ônibus.
Denúncia
A juíza da Vara Crime de Ruy Barbosa, Márcia Simões da Costa, recebeu no dia 4 de outubro a denúncia de estupro qualificado pelo Ministério Público da Bahia, de autoria da promotora Marisa Marinho.

Em nota, o Ministério Público da Bahiax (MP-BA) informa que a promotora relata no documento que durante a ação uma das vítimas foi "puxada pelos cabelos, agredida fisicamente e xingada" por seis dos suspeitos. Na denúncia, a promotora classifica como "vis e animalescos" os atos cometidos contra a outra adolescente envolvida no caso.
Secretária lamenta
Em documento divulgado no dia 3 de outubro, a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Lúcia Barbosa, lamentou a soltura dos suspeitos. No documento, ela diz que “o caso merece atenção especial, uma vez que o ato possui características de crime hediondo, com participação de mais de um autor, contra vítimas que não puderam e nem conseguiriam esboçar qualquer reação de defesa”.

Ainda no documento, ela falou da importância dos responsáveis serem julgados para que o caso não fique impune. “Acreditamos que a Justiça dará os encaminhamentos necessários para a responsabilização dos acusados. O importante é não deixar este episódio impune. É preciso que o caso sirva de exemplo para a sociedade, evitando a possível sensação de impunidade. Esta é uma oportunidade de reafirmar que as mulheres baianas têm direito a uma vida sem violência”, pontuou.
Habeas corpus
Os nove integrantes da banda de pagode New Hit e o policial militar que fazia a segurança do grupo tiveram o primeiro pedido de habeas corpus deferido pela Justiça na manhã do dia 2 de outubro. O pedido foi julgado na 2ª turma da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), pelo desembargador Lourival Almeida Trindade, relator da sessão.

Mapa cidade de Ruy Barbosa, Bahia (Foto: Arte G1)
Investigações
De acordo com o delegado Marcelo Cavalcanti, o laudo fornecido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), de Feira de Santana apontou que foi encontrada uma quantidade de sêmen nas roupas das meninas e de um dos músicos. Segundo a polícia, o resultado foi considerado prova material e influenciou no indiciamento dos suspeitos.

A polícia indicou ainda que o volume de sêmen localizado é "bastante" superior à quantidade de "uma, duas ou três pessoas". Por isso, foi solicitada a realização de exames de DNA para identificar a quem pertence o sêmen localizado pela perícia.
Agressão
Segundo relato das vítimas, elas foram até o trio da banda para pedir autógrafos e tirar fotos com os artistas. Um produtor do grupo teria orientado as garotas a ir para o ônibus da banda, onde denunciaram ter ocorrido a violência sexual. Segundo a polícia, dois integrantes admitiram que fizeram sexo com as adolescentes, porém com consentimento. Os outros negaram que tiveram relação sexual com as garotas.

Para ler mais notícias do G1 BA, clique em g1.globo.com/ba. Siga também o G1 BA noTwitter e por RSS.
G1

Pesquisa diz que 40% dos jovens não confiam na proteção da camisinha


Pesquisa brasileira que ouviu de 1.208 pessoas com idades entre 18 e 29 anos de 15 estados aponta que 40% dos jovens do país acreditam que a camisinha não protege de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como a Aids, ou de uma possível gravidez.

Segundo a “Agência Brasil”, que divulgou os dados, as informações são parte da pesquisa “Juventude, Comportamento e DST/AIDS” que foi elaborada pela Caixa Seguros, com apoio do Ministério da Saúde e da Organizaçao Pan-Americana de Saúde (Opas). A divulgação oficial da pesquisa deve ocorrer na próxima semana.

O estudo aponta que 91% dos entrevistados já fizeram sexo alguma vez, 36% não usaram preservativo na última vez que tiveram relações sexuais e apenas 9,4% foram a um centro de saúde nos últimos 12 meses para obter informações ou tratamento para DSTs.
A pesquisa também fornece dados sobre o desconhecimento do brasileiro sobre a Aids e a transmissão do vírus HIV. Um em cada cinco jovens entrevistados acredita ser possível contrair a doença utilizando o mesmo talher ou copo de quem está infectado; já para 15% dos entrevistados, enfermidades como malária, dengue, hanseníase ou tuberculose são DSTs.
Estudantes formam o símbolo da luta contra a Aids nesta sexta-feira (30) durante ação realizada em Taipei, em Taiwan (Foto: Pichi Chuang/Reuters)Estudantes formam o símbolo da luta contra a Aids durante ação realizada em Taipei, em Taiwan (Foto: Pichi Chuang/Reuters)
Ministério está preocupado com homossexuais mais jovens
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde em novembro apontam um crescimento dos casos de Aids entre os jovens, especificamente entre os homossexuais com idade entre 15 e 24 anos.  Em 2002, homoafetivos com essa faixa etária eram pouco menos de 40% dos casos. Atualmente, essa mesma camada da população já ultrapassou os 50% dos casos.

Ainda de acordo com o governo federal, com informações do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (Unaids), o Brasil tem atualmente entre 490 mil e 530 mil soropositivos. Dado anterior, de 2010, utilizado pelo governo até então apontava que o país abrigava 630 mil infectados.
A região com a maior concentração de casos da doença no país é o Sudeste, com 43,8% do total. Porém, na taxa de incidência por habitante, a doença aparece mais nos estados do Sul – o Rio Grande do Sul lidera a lista, com 40,2 casos para 100 mil habitantes, seguido pela Santa Catarina, com 36,4. O vírus é mais comum nas cidades maiores – acima de 500 mil habitantes –, e tem seus menores índices nos municípios com menos de 50 mil pessoas.
Usar preservativo ainda é a melhor maneira de prevenir a Aids (Foto: Asscom/Sesa ES)Em quatro capitais do país, maioria ignorou camisinha em primeira relação sexual (Foto: Asscom/Sesa ES)
Maioria ignora camisinha em primeira relação sexual
Em setembro, pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) feita em quatro capitais brasileiras apontou que 73% dos brasileiros não usaram nenhum método contraceptivo em sua primeira relação sexual. Entre as pessoas que se preveniram, 26% usaram apenas a pílula ou o coito interrompido, deixando a camisinha de lado.

O dado é preocupante porque a camisinha é o modo mais importante de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), dizem especialistas. Para o líder da pesquisa, a falta de cuidados na primeira vez está ligada ao comportamento típico dos adolescentes.
“O adolescente age por impulso, é da natureza dele”, afirmou Afonso Celso Pinto Nazario, chefe do departamento de ginecologia da Escola Paulista de Medicina, da Unifesp.
Nazario acredita ainda que os jovens tenham relaxado em relação à prevenção contra o HIV. “Como hoje a Aids não é mais letal, houve uma afrouxada do medo”, apontou o especialista.
Na avaliação dele, a melhor forma de incentivar o uso do preservativo é por meio de campanhas de divulgação. “É uma atividade constante de informação”, disse Nazario. “Como [as pessoas] relaxam, tem que martelar sempre”, completou.
A pesquisa ouviu 3 mil homens e mulheres em Belo Horizonte, Curitiba, Recife e São Paulo, sendo 750 em cada cidade. O objetivo inicial era avaliar os riscos da gravidez na adolescência, um “problema” comum no Brasil.
“A gravidez na adolescência é um problema social e econômico”, afirmou o professor da Unifesp. “A mulher grávida adolescente vai ter que retardar várias metas da vida”, completou. Ele apontou dificuldades médicas que as adolescentes gestantes enfrentam, como o maior número de partos prematuros e cesarianas. O estudo foi conduzido pela Unifesp em parceria com a farmacêutica Bayer.

Para ler mais notícias do Bem Estar, clique em g1.globo.com/bemestar/. Siga também o Bem Estar no Twitter e curta a nossa página no Facebook.

Criança é levada a UPA com garganta inflamada e quase amputa a perna


O que poderia ser uma simples ida ao médico em busca de tratamento para o filho de 4 anos para uma infecção de garganta se tornou um pesadelo para a dona de casa Angélica Soares da Silva Amorim, de 23 anos. Após tomar uma injeção de antibiótico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São João de Meriti, o pequeno Luiz Miguel passou a sentir reações estranhas e, em menos de 24 horas, corria o risco de amputar a perna direita.

No dia 26 de outubro, Angélica levou o filho ao médico pela primeira vez para uma consulta, pois o menino estava com a garganta inflamada. Cinco dias depois, após tomar a medicação e não apresentar sinais de melhora, ela resolveu retornar à UPA do município.

“A médica me disse que era para continuar com a medicação em casa e que ela ia passar um antibiótico e que no dia seguinte ele ia estar bonzinho. Cheguei a perguntar se não tinha nenhum problema em função de alergias ao medicamento. Ela disse que não, que hoje em dia isso não acontecia mais e que atualmente não se faz mais o teste para ver se a criança tem alergia”, lembra Angélica.
Acreditando ser o melhor para o filho, ela concordou e deixou que aplicassem a injeção na criança. Segundo a mãe, apesar de saber que a injeção dói bastante durante a aplicação, o menino não pareceu sentir muitas dores nesta hora. “Assim que saí da sala e cheguei na recepção, ele começou a gritar que a barriga dele estava doendo e, em seguida, que a perna direita estava doendo muito. Eu colocava ele em pé e ele caía no chão”, diz Angélica.
Médica disse para a mãe que criança estava com 'manha'
De acordo com a mãe, apenas depois de uma hora a médica retornou para ver Luiz Miguel e, depois de examiná-lo, o colocou em observação. “Ela me disse que ele devia estar daquele jeito por ser a primeira vez que tomava a injeção e que acreditava que ele estava com um pouquinho de manha”.

Angélica com a filha de 2 anos no colo (Foto: Janaína Carvalho)
Como toda mãe, ela não dormiu aquela noite e ficou monitorando o filho. Segundo Angélica, nenhum pediatra apareceu para ver como a criança estava durante a madrugada. Pela manhã, ao perceber que o pé do filho estava ficando amarelo e que a batata da perna e o pé estavam gelados, ela foi procurar a médica.

“A resposta que me deram foi que ele realmente tinha perdido um pouco do movimento e que não sabiam explicar o que tinha acontecido”, disse Angélica, afirmando que talvez todo o problema tivesse sido evitado se o filho tivesse recebido o atendimento adequado de imediato. Segundo ela, o conselho que recebeu na unidade foi que procurasse um hospital geral.


Miguel já foi submetido a duas cirurgias, mas ainda deve ser submetido a outras duas. Na primeira cirurgia foi retirado o tecido morto da batata da perna, deixando buracos nesta parte do membro da criança. Três dias após, a mesma coisa aconteceu na parte das nádegas onde o menino tomou a injeção e ele teve que fazer uma nova operação. “Praticamente a perna do meu filho toda tinha tecido morto”.
Em nota, a secretaria municipal de Saúde de São João de Meriti informou que abriu sindicância para apurar o caso, mas que o resultado ainda não ficou pronto porque aguarda o relatório médico final sobre o diagnóstico e a evolução do quadro clínico da criança. A família de Luiz Miguel disse que pretende processar a prefeitura do município.

'O que ouvi naquele momento me deixou em choque'
Assim que chegou ao Hospital Adão Pereira Nunes, também conhecido como Hospital de Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Angélica afirma que não foi dada a devida atenção à situação do menino. “A enfermeira disse que o caso dele não era caso de emergência, que teria que passar pela triagem normal. O médico examinou, enfaixou a perninha dele e o deixou jogado”.

Quase 24 horas depois de ter tomado a injeção na UPA de São João de Meriti é que Miguel foi operado. De acordo com Angélica, assim que a cirurgiã vascular olhou para a perna e o pé do menino, disse que precisaria fazer uma cirurgia de emergência. “O que ouvi naquele momento me deixou em choque. Ela disse que meu filho estava fraco, mas se não fosse operado naquele momento ele correria o risco de perder a perna”, lembra a mãe, ressaltando que daquele momento o menino foi levado direto para a sala de cirurgia e depois para o CTI, onde ficou 25 dias.


Nos próximos dias, uma nova cirurgia será realizada no pé de menino, onde os médicos avaliarão se há ou não a necessidade de amputar dois dedos. Uma quarta cirurgia será realizada para retirar tecido da perna esquerda e enxertar nas nádegas, na coxa e na batata da perna direita.

Mesmo sedado menino gritava de dor
“Fiquei em estado de choque. Como pode um negocinho tão simples, uma dor de garganta que toda criança tem, levar a uma situação dessa. Foi terrível ver meu filho com a perninha toda aberta, naquele estado. Na hora dos curativos, mesmo ele estando sedado, ele gritava de dor".

De acordo com a mãe, os médicos do Hospital de Saracuruna ainda não souberam explicar qual foi o erro cometido na UPA de São João de Meriti, se a enfermeira atingiu uma artéria ao aplicar a injeção ou se o medicamento da injeção estava contaminado. “Eles não sabem explicar, mas eles sabem que as lesões foram causadas pela injeção”, afirma a mãe, que foi informada que só receberá um laudo médico após a alta hospitalar da criança.

Na segunda-feira (26), Luiz Miguel saiu do CTI pediátrico, o que deixou a mãe feliz, mas que não, necessariamente, significa o fim dos problemas. “Evito falar as coisas perto dele agora. Ele já entende e fica perguntando se vai poder andar e brincar como antes. Eu não sei o que responder”, afirma a mãe, ressaltando que ainda não sabe quais serão as sequelas físicas e emocionais que seu filho terá.

Para ela, que tem uma filha caçula de 2 anos, dá para pensar duas vezes antes de levar um filho ao médico daqui para frente. “Sempre fui o tipo de mãe que nunca quis automedicar o filho. Preferia levar ao médico mesmo em casos de uma simples dor de garganta. Agora não sei, confesso que dá medo”. Depois de quase um mês dormindo na cadeira do hospital ao lado da cama do filho, Angélica foi pela primeira vez em casa nesta sexta-feira (30).

Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.
G1

Empresário muda a dieta, abandona a cerveja e perde 35 kg em 6 meses


Bruno, ao lado da mulher, antes e depois de perder os 35 kg (Foto: Arquivo pessoal)Bruno, ao lado da mulher, antes e depois de perder
os 35 kg (Foto: Arquivo pessoal)
Além de mudar a dieta e começar a praticar exercícios físicos, o empresário Bruno Maranhao da Costa, de 26 anos, teve que fazer outra mudança no seu dia a dia para sair dos 114 kg: abandonar a cerveja.
“Bebia quase todos os dias e comia também vários petiscos no bar”, lembra o jovem, de Goiânia, em Goiás. Com todas essas mudanças, em apenas 6 meses, ele chegou aos 79 kg, 35 kg a menos na balança.
O excesso de peso veio após o casamento, há 5 anos, quando Bruno “relaxou naturalmente”, como ele mesmo define. “Fui me acomodando. Quando era jovem, fazia bastante exercício. Depois, parei com tudo”, lembra o goiano.
Para atingir o resultado e não desistir, ele contou com a ajuda de um amigo personal trainer, que começou a orientá-lo nos treinos da academia. “Além disso, mudei todos meus hábitos alimentares. Antes eu fazia só duas refeições por dia, em quantidades erradas. Hoje eu como de 3 em 3 horas e, além da bebida alcoólica, cortei também frituras, doces e refrigerantes”, conta o goiano.
Abandonar a cerveja foi uma das atitudes que fez o goiano perder peso (Foto: Arquivo pessoal)Abandonar a cerveja foi uma das atitudes que fez o goiano perder peso (Foto: Arquivo pessoal)
“A cerveja me fazia fumar muito mais. Agora já diminuí bastante e estou tentando parar”, afirma. Agora, nas idas ao bar, ele bebe água e, caso tenha que comer algo, opta sempre pela opção mais saudável, como um espeto de frango grelhado.O começo foi difícil e, para não cair na tentação, Bruno evitava sair e encontrar os amigos no bar. O empresário, que é fumante desde os 18 anos, também reduziu a quantidade de cigarro depois de ter parado de beber.
O goiano diminuiu também todas as dores que sentia no corpo e melhorou a qualidade do sono. “Minha mulher reclamava muito que eu roncava e, quando eu comecei minha dieta, fui parando”, conta. Bruno, que antes dormia 12 horas por noite e acordava cansado, garante que agora consegue acordar disposto mesmo após uma noite de apenas 3 horas de sono. “Antes eu me sentia muito mal, ficava sempre doente e não respirava bem. Hoje não sinto mais nada”, diz.
Para ele, os quilos a menos trouxeram muitos benefícios para sua saúde e também para sua vida social. “Alguns clientes conversam comigo e não me reconhecem, só percebem que sou eu depois de um tempo. Alguns até me perguntam se estou doente”, conta. Agora, ele trabalha para ganhar massa muscular na academia. “Não tinha nada de músculo. Hoje eu tenho 35 kg a menos de gordura e uns 11 kg a mais de massa muscular”, diz o goiano.
A dica de Bruno para quem precisa perder peso é aprender a dizer “não”. “Todo dia alguém me oferece alguma comida ou bebida e tenho que recusar”, conta. Além disso, procurar ajuda de um especialista também pode ajudar muito. “Se você não gosta de malhar ou não tem experiência, procure um personal. Se você não sabe comer, procure um nutricionista”, recomenda. “Agora eu sou muito mais feliz com a minha aparência e também com a minha saúde”, finaliza.Além do exercício físico, ele atribuiu o sucesso de seu emagrecimento à alimentação e, principalmente, ao abandono da bebida alcoólica. “Ser sedentário e comer na hora errada são atitudes que muitas pessoas tomam, mas algumas ainda conseguem manter o peso. Quem faz isso e ainda bebe, fica muito mais difícil”, avalia.
Imagem de perfil mostra Bruno antes e depois de perder 35 kg e ganhar massa muscular (Foto: Arquivo pessoal)Imagem de perfil mostra Bruno antes e depois de perder 35 kg e ganhar massa muscular (Foto: Arquivo pessoal)
Para ler mais notícias do Bem Estar, clique em g1.globo.com/bemestar/. Siga também o Bem Estar no Twitter e curta a nossa página no Facebook.
G1

Com direito a gafe de chef em sorteio, Brasil e Itália caem em Grupo da Morte


Por mais irônico que possa parecer, as mãos de um renomado chef de cozinha atrapalharam o sorteio da Copa das Confederações de 2013 neste sábado, no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Alex Atala, um dos convidados pela organização, confundiu-se ao pegar logo a primeira bola que determinaria a posição do Uruguai no Grupo B, deixando o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visivelmente constrangido. O erro só foi corrigido no final pela Fifa. No outro lado do palco, a bela modelo Adriana Lima era a responsável por sortear em qual chave os países cairiam: pior para o Brasil, que terá Itália, Japão e México pela frente na primeira fase. A estreia do time de Luiz Felipe Scolari no Grupo A será diante dos japoneses, no dia 15 de junho, às 16h (de Brasília), no Estádio Nacional de Brasília. A Espanha, protagonista do B, enfrentará a Celeste, Taiti e o representante da África, que será conhecido apenas em fevereiro.
Durante a semana, Valcke brincou e disse que estava aprendendo a virar com o "jeitinho brasileiro" por causa da organização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014. Logo na primeira parte do sorteio, coube ao francês ter que improvisar para não estragar o evento. Cabeças de chave, Brasil e Espanha já estavam alocados como A1 e B1, respectivamente. Primeiro, bolas amarelas confirmaram a Seleção como A1. Depois, bolas vermelhas determinaram a Fúria como A2.
No pote 1, sobraram Uruguai e Itália (a Celeste não poderia pegar o Brasil, por serem sul-americanos, assim como Azzurra e Fúria não seriam rivais, por serem da Europa), ambas com bolas brancas. O regulamento do sorteio, disponibilizado pela Fifa, era claro: o sorteio de Uruguai e Itália seria aleatório; quando saísse a Azzurra, uma bola do pote A deveria ser retirada; quando fosse a Celeste, uma do pote B.
Adriana Lima pegou uma das bolinhas brancas e entregou a Valcke, que a abriu e tinha o nome do Uruguai. Assim, , Alex teria que pegar obrigatoriamente uma bolinha do Grupo B para os uruguaios, para determinar em qual posição a Celeste ficaria na tabela (B2, B3 ou B4). Mas o chef se enrolou e escolheu uma do Grupo A. Sem perceber a falha, o secretário-geral exibiu o papel A3 e o evento prosseguiu. Na transmissão, a Fifa alocou inicialmente a equipe de Óscar Tábarez como B3, "corrigindo" o erro do palco.
Atala e Jerome Valcke , Sorteio copa das Confederações (Foto: Nilton Fukuda / Agência Estado)Alex e Valcke não conseguiram entrosamento no sorteio de 2013  (Foto: Nilton Fukuda / Agência Estado)
Na sequência, a bolinha branca da Itália, única que havia sobrado no pote 1, foi entregue por Adriana a Valcke. Alex, mais uma vez se enrolou, e acabou pegando duas bolinhas, uma de cada grupo (do A e do B). Irritado, o secretário-geral pediu a bola do Grupo A, que estava na mão direita do chef. Ela era a A4, que colocou a Azzurra como rival do Brasil apenas na última rodada. Ou seja, naquele momento, a Itália não poderia ser A3, já que esta bolinha não estava mais no pote (o que mudaria completamente a tabela de jogos do Grupo A).
- Isso é ruim - disse Valcke, ao perceber, enfim, o erro cometido desde a primeira etapa do sorteio.

Depois, Adriana Lima tirou o Taiti como próxima seleção do Grupo B. Alex, então, entregou uma bolinha do pote do Grupo B a Valcke. E ela era a B3, que estava alocada anteriormente como Uruguai pela Fifa (no lugar do erro da A3). Valcke, mais uma vez, percebeu o erro. Constrangido, pediu desculpas ao presidente da Fifa, em francês, e disse que o Taiti seria o B3. Mas, na tabela exibida no telão, a Celeste continuava nesta posição (e o Taiti aparecia sem posição, como se não tivesse sido sorteado ainda).
Então, o francês tentou corrigir. O regulamento da Fifa explicava que a primeira bolinha do pote 2 (com Japão, México, Taiti e a seleção africana) seria destinada obrigatoriamente ao Grupo A, do Brasil. Adriana Lima tirou o México, que foi entregue a Valcke. Aí aconteceu mais uma polêmica: Valcke pegou diretamente o papel A3, que já estava em sua mão, e o exibiu como posição dos mexicanos, sem pedir para o chef tirar nenhuma bolinha do pote do Grupo A (assim, o papel A3 foi exibido duas vezes para a câmera durante a transmissão).
A última seleção no grupo do Brasil foi o Japão, sorteado como A2, rival do time de Felipão na estreia. Por fim, o representante africano recebeu a bolinha B4, fechando a tabela. Mas ainda havia uma bola no pote do Grupo B: o B2, ainda por conta do chef no início do evento. A pedido de Valcke, Alex entregou o objeto e o francês explicou que esta seria a posição do Uruguai, confirmando assim o Taiti como B3.
Técnicos dividem plateia com Dilma e Blatter
Parreira e Felipão, Sorteio copa das Confederações, AP (Foto: Agência AP)
A Copa das Confederações será realizada no Brasil entre os dias 15 e 30 de junho do próximo ano. São seis cidades-sede: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e Rio de Janeiro, que abrigará a grande decisão. Na plateia do sorteio, estavam nomes como Felipão, novo técnico da Seleção, Vicente del Bosque, da Espanha, Cesare Prandelli, da Itália, Óscar Tabárez, do Uruguai, Alberto Zaccheroni, do Japão, Eddy Etaeta, do Taiti, e Jose Manuel de la Torre, do México - treinadores das sete seleções classificadas para a Copa das Confederações. O representante africano só será conhecido em fevereiro, após a Copa Africana de Nações.
Antes de as bolinhas roubarem a cena, personalidades do futebol e política abrilhantaram o evento. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, foi quem abriu a cerimônia com palavras de otimismo - ele confia que o Brasil organizará um grande torneio. O presidente da CBF, José Maria Marin, veio na sequência para reforças as palavras do suíço, acreditando que o país está preparado. A presidente Dilma Roussef, por sua vez, cobrou um bom futebol da seleção e elogiou Luiz Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira (coordenador técnico), nomeados para o cargo nesta semana após a demissão de Mano Menezes.

- Não tem nada a ver com o meu nome, é só coincidência! Tenho certeza que essa bola vai dar um show de gol - disse o capitão do penta, ressaltando que a expressão "cafuzo", com z, é usada para designar no Brasil os indivíduos que nasceram da miscigenação entre índios e negros. Segundo ele, para a Fifa a palavra Cafusa é também uma mistura de "carnaval", "futebol" e "samba".
Pentacampeão com a Seleção no Japão, Cafu foi o responsável por apresentar a bola da Copa das Confederações. O nome "Cafusa" arrancou risos da plateia, mas o ex-lateral-direito tratou de explicar a origem do nome:
Retrospecto bom contra futuros rivais
CAfu e bola da copa, Sorteio copa das Confederações, AP (Foto: Agência AP)
Cafu apresenta a bola da Copa das
Confederações: Cafusa (Foto: Agência AP)
O Japão é um conhecido adversário da seleção brasileira. Em outubro deste ano, a equipe então comandada por Mano Menezes venceu amistoso disputado na Polônia com facilidade: 4 a 0, com gols de Paulinho, Neymar (dois) e Kaká.
O México, porém, não traz boas memórias: foi o algoz na final das Olimpíadas, em Londres (2 a 1), em agosto, e também em amistoso preparatório para os Jogos, por 2 a 0, no início de junho.
Já a Itália não é rival desde a Copa das Confederações de 2009, quando o time de Dunga passeou por 3 a 0 na caminhada que se encerrou com o título sobre os Estados Unidos na África do Sul.
Estará será a sétima participação do Brasil na Copa das Confederações. O país é o maior campeão, com três títulos (1997, 2005 e 2009), além de ter no currículo um vice-campeonato em 1999 para o próprio México, e um quarto lugar em 2001, com Emerson Leão como técnico, pouco antes de Scolari assumir o time pela primeira vez.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...