quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

MP denuncia 18 policiais envolvidos em morte de homem na Paraíba


O Ministério Público denunciou nesta segunda-feira (3) todos os 18 policiais militares de Campina Grande supostamente envolvidos na morte do técnico em monitoramento Tiago Moreira Alves, de 27 anos. Segundo o promotor Sócrates da Costa Agra, o crime cometido teria sido de lesão corporal seguida de morte e todos teriam participado da ação que resultou na morte da vítima, durante a suposta tentativa de prisão dele no dia 5 de agosto deste ano, no bairro do José Pinheiro.
“Entendemos que a gravidade do crime cabia outra tipificação penal mais adequada ao caso e à gravidade dos fatos relacionados em depoimentos, fotos e vasta documentação. Os autos registram uma conduta totalmente desnecessária e que poderia ter sido evitada”, afirmou o representante do Ministério Público.
Seis policiais militares envolvidos no caso continuam presos preventivamente na sede do 2º Batalhão da Polícia Militar, conforme decretado no dia 1º de novembro pelo juiz titular da 4ª Vara Criminal de Campina Grande, Vandemberg de Freitas.
A prisão aconteceu a pedido do Ministério Público, que requereu a prisão de todos os 18 policiais militares, sob a alegação de que as testemunhas do processo estariam sendo ameaçadas pelos policiais envolvidos direta ou indiretamente no caso.
No último dia 14 de setembro, os seis policiais militares foram indiciados pela delegada de homicídios Cassandra Duarte, de um total de 18 que estavam sendo investigados no inquérito policial. Todos os demais envolvidos que não foram presos continuam atuando regularmente no 2º Batalhão da Polícia Militar.

A casa do PM fica a menos de 30 metros da residência da vítima. Lá, segundo a Polícia Civil, a vítima teria sido espancada até a morte por policiais durante uma tentativa de conteção e prisão do técnico em monitoramento.
O crime
O técnico em monitoramento Tiago Moreira Alves, de 27 anos de idade, morreu no dia 5 de agosto deste ano. A esposa da vítima, Alessandra Alves, afirmou que Tiago sofreu uma crise de abstinência de drogas e acabou invadindo a casa de um policial militar, pedindo ajuda.

De acordo com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Souza Neto, o policial e a esposa dele foram agredidos por Tiago durante a tentativa de imobilização e chamaram reforço policial para conter o rapaz, que foi encaminhado ao hospital para ser atendido após a ocorrência.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

ONGs protestam pelas 122 mulheres assassinadas na Paraíba em 2012



 Organizações ligadas aos direitos das mulheres realizaram uma caminhada em protesto à violência contra mulher, na manhã desta terça-feira (4), no Centro de João Pessoa. Organizações não-governamentais munidos de faixas e cartazes marcharam da Praça de Independência até a Avenida Epitácio Pessoa, onde se localiza a Secretaria Estadual da Mulher e da Diversidade Humana.

As manifestantes cobravam políticas públicas para as mulheres e uma audiência com a secretária. De acordo com o Juliana Caneiro, integrante do Coletivo das Mulheres do Campo e da Cidade, os movimentos ligados aos direitos das mulheres estão insatisfeitos com as políticas públicas apresentadas pelo governo da Paraíba. “São cerca de 120 mulheres assassinadas em toda Paraíba somente neste ano. Precisamos discutir a violência contra as mulheres, fazer com que as políticas públicas sejam postas em prática, porque não estamos vendo isso”, comentou.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública confirmou que já são 122 mulheres assassinadas neste ano em todo. Até 10 de dezembro, o Governo da Paraíba, através da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e da Secretaria de Comunicação
(Secom), realiza uma campanha de combate à violência contra a mulher em parceria com a Rede Paraíba de Comunicação. A campanha “Violência contra a mulher. Denuncie. Você não está sozinha” acontece em 16 dias alusivos ao dia 25 de novembro, quando é celebrado o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher.

Gilberta Santos, secretária executiva da Mulher, comentou que assim que as mulheres chegaram na Secretaria, foram recebidas. “Elas se reuniram comigo, com a secretária Iraê Lucena e com o chefe de gabinete do Estado, Waldir Porfírio, para que elas nos passassem o que estavam protestando”.
A impunidade é outro ponto que as mulheres reclamam. Segundo as líderes do movimento, o sentimento de impunidade dos homens que praticam violência contra as mulheres é um dos motivos que estimulam a prática.
“Na reunião elas fizeram diversas reivindicações, mas a principal foi voltada para o melhoramento nas delegacias das mulheres, que não abrem nos finais de semana”, afirmou a secretária executiva. Gilberta comentou ainda que um documento foi entregue com todas as questões, e que a Secretaria da Mulher se comprometeu em montar uma agenda para continuar o diálogo com as organizações ligadas.
A frase "Governo do Estado, o descaso mata as mulheres" foi pichado em painel da Secretaria (Foto: Walter Paparazzo/G1)As mulheres picharam um painel da Secretaria com a frase "Governo do Estado, o descaso mata as mulheres" (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

PSF de Sapé é interditado pelo Conselho Regional de Medicina


Garrafa de refrigerante era usada para o descarte de seringas, agulhas e material perfuro cortante (Foto: Divulgação CRM/PB)Garrafa de refrigerante era usada para o descarte
de seringas, agulhas e material perfuro cortante
(Foto: Divulgação CRM/PB)
Uma unidade do Programa Saúde da Família localizada no município de Sapé, que fica a 55 km da capital paraibana João Pessoa, foi interditada pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB).
A fiscalização aconteceu nesta terça-feira (4) e encontrou diversas irregularidades, como falta de médicos, medicamentos e estrutura física precária. De acordo com a entidade, os médicos estariam sem receber salários há mais de dois meses, e por serem prestadores de serviço, só voltarão a atender quando a situação for regularizada.
A Promotoria de Justiça da cidade de Sapé solicitou a fiscalização, que encontrou médicos atendendo em apenas quatro unidades do PSF naquele município, que tem 19 postos para atender à população. Além dos problemas encontrados nos postos do PSF, também foram encontradas irregularidades no Hospital Sá Andrade.

Eurípedes Mendonça, disse ainda que a situação dos serviços de saúde em Sapé é preocupante e alertou sobre a gravidade da falta de médicos atendendo nos postos e no hospital. “Dos quatro que têm profissionais, um ainda está sem médico porque ele está de licença médica. O que apuramos é que os médicos estão há dois meses sem receber pagamento e como são prestadores de serviço só voltaram às unidades quando a situação for regularizada,” afirmou.
De acordo com o diretor do Departamento de Fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça, a unidade Nova Brasília, que sofreu interdição ética, funciona em uma casa alugada de paredes conjugadas e sem ventilação. “O consultório médico parece um forno, pois não tem nenhuma janela, não tem ventilador nem ar-condicionado e a cadeira do médico encontra-se caindo aos pedaços, na pia não tem dispensador de sabão nem de papel toalha. Uma situação bastante lamentável.” Destacou.
Com relação ao Hospital Sá Andrade, o conselheiro disse que a unidade passa pelos mesmos problemas, não há médicos atendendo devido a atrasos no pagamento dos salários. “A situação é bastante crítica. O hospital está sem médicos pelo mesmo motivo do atraso de pagamentos. Os PSFs que ainda contam com médicos estão sobrecarregados, sem medicamentos, sem copos descartáveis, sem esterilização segura, sem transporte adequado para o lixo. A situação da saúde em Sapé é gravíssima” destacou.
A reportagem do G1 tentou falar com a Prefeitura Municipal de Sapé e também com a Secretaria de Saúde do Município, mas as ligações não foram atendidas.
Estante da farmácia estava sem medicamentos, que eram acondicionados de forma inadequada em garrafas de refrigerante (Foto: Divulgação CRM/PB)Estante da farmácia estava sem medicamentos, que eram acondicionados de forma inadequada em garrafas de refrigerante (Foto: Divulgação CRM/PB) 
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Projeto vai ouvir crianças vítimas de abuso sexual na Paraíba


Ônibus percorrerá todas as Comarcas da Paraíba para ouvir crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual (Foto: Divulgação/TJ-PB)Projeto percorrerá todas as Comarcas da PB
para ouvir crianças e adolescentes 
(Foto: Divulgação/TJ-PB)
O Tribunal de Justiça da Paraíba lançou no fim da tarde da terça-feira (4) o projeto “Pra te Ouvir”. Um ônibus equipado com salas especiais, filmadoras e equipe multidisciplinar irá percorrer todas as Comarcas do estado para ouvir crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Segundo o presidente do TJ-PB, desembargador Abrahan Lincoln da Cunha Ramos, o projeto “Pra te Ouvir" já foi solicitado por dez unidades judiciárias.
Na solenidade, o desembargador Abrahn Lincoln falou da preocupação do Tribunal de Justiça, como Poder de Estado, em buscar os meios para proteger as crianças e os adolescentes vítimas da violência sexual. Ele lembrou de outras iniciativas, a exemplo da implantação dos juizados especiais da violência doméstica contra a mulher, instalados em João Pessoa e Campina Grande, que também vieram para combater a impunidade dos agressores.
Na apresentação do projeto, o juiz coordenador da Infância e da Juventude, Fabiano Moura de Moura, enalteceu a iniciativa pioneira do Tribunal de Justiça da Paraíba, que inaugura essa modalidade de forma itinerante para ouvir as crianças nos pequenos municípios do Estado. “Com certeza a impunidade será reduzida de forma considerada”, disse o magistrado, ao revelar que em estados onde esse serviço já funciona, o percentual de responsabilização aumentou de 4% para 80%.

A ONG assinou recentemente um Termo de Cooperação Técnica com o Conselho Nacional de Justiça para treinamento de equipes multidisciplinares nos tribunais de Justiça do país. “A escuta do Judiciário evita a revitimização. A criança precisa desse apoio e do acompanhamento psicossocial”, afirmou Gorete Vasconcelos.
A representante da Organização Não Governamental Childhood, Gorete Vasconcelos, que coordena o escritório da organização em Recife, enfatizou que essa iniciativa da Paraíba é pioneira. A Childhood atua em todo o país e tem parceria de apoio a 40 salas de depoimentos sem danos para as crianças vítimas de violência sexual.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Dupla é presa após assaltar casa usando arma de brinquedo na PB


Uma família foi roubada por dois homens armados, na noite de terça-feira (4), no momento em que chegavam em casa em Campina Grande. Eles trancaram as vítimas no banheiro e roubaram o carro e objetos da residência. Segundo a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), a dupla foi presa pouco depois, com uma pistola de brinquedo e uma faca.
De acordo com o relato das vítimas aos policiais, os criminosos fugiram do local levando o veículo do casal, um Fiat Siena de cor prata e ainda uma televisão, um home theater, um receptor de antena, um botijão de gás, um ventilador, sapatos e uma bolsa feminina com documentos e cartões de crédito.Segundo a polícia, o crime aconteceu pouco antes de 22h (horário local). Uma estudante de 28 anos, um empresário de 30 anos e uma criança de três anos chegavam na residência localizada na rua Manoel Mota, no bairro de Bodocongó, quando foram rendidos.
Segundo a Polícia Militar, uma vizinha percebeu a ação suspeita e chamou a polícia. Pouco depois, o veículo se envolveu em uma colisão no canal de Bodocongó. Foram presos no local um vendedor de 42 anos, morador do sítio São Januário, e um auxiliar de serviços gerais de 29 anos, morador do bairro José Pinheiro.
Todos os itens roubados foram recuperados. Com os suspeitos, a Polícia Militar apreendeu uma pistola de brinquedo de plástico e uma faca, supostamente utilizadas para praticar o crime. Os dois foram conduzidos para a Central de Polícia de Campina Grande.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Preso suspeito de matar vigilante e deixar quatro feridos na Paraíba


Um homem suspeito de participar do crime que terminou com um vigilante morto e quatro pessoas feridas, entre elas um policial civil de 49 anos, foi preso na terça-feira (4) em João Pessoa. O homicídio aconteceu no sábado (1º) em um bar no bairro Cristo Redentor na capital.
O jovem de 24 anos foi preso na comunidade Boa Esperança no bairro Cristo Redentor. A polícia apreendeu com o suspeito uma arma e munição. A polícia chegou até o jovem através de denúncias anônimas.

Um policial civil de 49 anos, um funcionário público de 56 anos, um médico de 59 anos e um contador de 33 anos ficaram feridos e foram encaminhados para o Hospital de Emergência e Trauma na capital. Ainda no sábado o contador recebeu alta.
Na tarde do sábado (1º), de acordo com o relato de testemunhas à polícia, um jovem dentro de um carro se aproximou de um bar no bairro Cristo Redentor e atirou várias vezes contra um vigilante que estava no local. A vítima morreu no bar.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Preso entalado em buraco na parede da cela já fugiu uma vez, diz delegado


Detento foi retirado com a ajuda do Corpo de Bombeiros, em Goiás (Foto: Divulgação/ Jornal Populacional)Detento foi retirado com a ajuda do Corpo de Bombeiros, em Goiás (Foto:Dudu Bala/ Jornal Populacional)











O preso que tentou fugir da cela na noite de segunda-feira (3) e acabou preso no buraco que foi feito pelos detentos já havia fugido outra vez da mesma cadeia, diz o delegado Alexandre Alvim, responsável pela unidade de Ceres, a 183 km de Goiânia. Segundo ele, o rapaz de aproximadamente 28 anos está preso por roubo.
Alexandre não soube precisar quando ocorreu a fuga, mas confirmou que aconteceu no ano passado e que o detento foi recapturado no mesmo dia. "Posteriormente ele começou a cumprir pena no regime semiaberto, mas não compareceu mais à cadeia e acabou preso novamente", lembra Alvim.
Alexandre Alvim é responsável por outras três delegacias de cidades do interior de Goiás. Ele informou que até a próxima sexta-feira (7) a Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agesep) deve assumir o comando da unidade. Para ele, isso fará com que as fugas diminuam.De acordo com o policial civil, na unidade estão presos 31 detentos. As fugas, segundo ele, são constantes: "A policia civil não tem estrutura para tomar conta de uma cadeia e tive de mandar os agentes para cuidar dos presos. A cadeia é muito precária, muito antiga”, diz.
“A cadeia está passando por reforma e, mesmo assim, a estrutura ainda é bem precária. Só neste ano aconteceram três fugas. Contudo, quando a Agência Penal assumir serão mais pessoas vigiando os detentos e isso vai coibir as fugas”, acredita Alvim. Ele disse também que está sendo implementado na unidade um sistema de câmeras de segurança, equipamento até então inexistente no local.
Fuga frustrada
Na tentativa de fuga desta terça-feira um dos presos conseguiu fugir. Até esta noite ele não havia sido recapturado. De acordo com o tenente dos bombeiros Tiago Costa, o buraco que seria usado na fuga foi feito com um cano de metal do chuveiro da cela. Segundo informações da corporação, o primeiro detento conseguiu passar pelo buraco, mas o segundo acabou ficando preso.

Preso cava buraco para fugir e fica preso na parede, em Goiás (Foto: Divulgação/ Jornal Populacional)Preso cava buraco para fugir e fica preso na parede, em Goiás (Foto: Dudu Bala/ Jornal Populacional)
“Ele tem o porte físico maior. É mais alto. E os outros tentaram empurrá-lo. Daí, ele não saía e nem entrava mais. Ficou com o corpo pela metade. Ele começou a gritar de dor, e a corporação e a Polícia Militar foram acionadas”, disse o tenente.
Os bombeiros usaram uma pequena marreta para furar a parede e outra ferramenta para cortar as ferragens e retirar o detento. Ele teve escoriações pelo corpo, foi atendido e voltou para a cela, onde, segundo o Corpo de Bombeiros, estava uma mala com suas roupas.
Durante fuga, preso fica preso em buraco na parede, em Goiás (Foto: Divulgação/ Jornal Populacional)Durante fuga, preso fica preso em buraco na parede, em Goiás (Foto: Dudu bala/ Jornal Populacional)
Para ler mais notícias de Goiás, clique em g1.com.br/goias. Siga também o G1 Goiás noTwitter e por RSS.
G1

Número de mortos por tufão 'Bopha' passa de 200 nas Filipinas


As autoridades das Filipinas elevaram nesta quarta-feira (5) a pelo menos 238 o número de mortos em inundações e deslizamentos de terra causados pelo tufão "Bopha" no sul do país, onde há mais de 120 mil desabrigados.
As vítimas morreram em inundações, deslizamentos de terra ou quedas de árvores na ilha de Mindanao, uma das mais afetadas pelos tufões que atingem a cada ano o arquipélago filipino.
Em New Bataan, uma cidade de difícil acesso por se localizar em uma região montanhosa, morreram 142 pessoas e 241 são consideradas desaparecidas, anunciou o tenente-coronel Lyndon Paniza, comandante militar da região sul.
"O mais preocupante é que ainda temos 258 pessoas não localizadas", completou.
Filipinos choram a morte de parentes em Nova Bataan, no sul do país. (Foto: Karlos Manlupig / AP Photo)Filipinos choram a morte de parentes em Nova Bataan, no sul do país. (Foto: Karlos Manlupig / AP Photo)
Em Davao Oriental e outras 15 províncias da ilha de Mindanao foram pelo menos 81 vítimas fatais. O balanço, ainda provisório, foi confirmado pela Defesa Civil.
As autoridades revisam com frequência o número de vítimas do tufão, à medida que as equipes de emergência conseguem acessar as regiões isoladas no sul do arquipélago
O tufão Bopha, com ventos centrais de 120 km/h e rajadas de até 150 km/h, atingiu resorts de praia e áreas de mergulho no norte de Palawan nesta quarta, mas houve poucos danos, à medida que a tempestade começou a enfraquecer.
Pelo menos oito corpos foram localizados na província de Surigao do Sul, onde foi declarado estado de calamidade, e um homem de 31 anos morreu após ser atingido por uma árvore que caiu com os fortes ventos em Misamis Ocidental.
Forças Armadas
As Forças Armadas se somaram às operações de resgate e assistência aos afetados, mas as condições do tempo e a situação do terreno dificultam seu trabalho.

"Bopha" ou "Pablo", como é chamado nas Filipinas, perdeu força desde que entrou no país e agora se afasta com ventos sustentados de 120 km/h em direção ao Mar da China Meridional pela ilha de Palawan.
Pelo menos 120 mil pessoas precisaram deixar suas casas em Mindanao e na região de Visayas, pelo que estão alojadas nas casas de vizinhos ou em abrigos disponibilizados pelas autoridades.
Arthur Uy, governador de Compostela Valley, a província mais atingida, em Mindanao, disse que água e lama das montanhas invadiram edifícios escolares, quadras cobertas, prédios públicos e centros de saúde, onde os moradores haviam buscado abrigo. O número de mortos na província era de 150.
"As águas vieram tão de repente e inesperadamente, e os ventos eram tão ferozes, que agravaram a perda de vidas e os meios de subsistência", disse Uy.
Danos à agricultura e infraestrutura na província de Compostela Valley podem chegar a pelo menos 4 bilhões de pesos (US$ 98 milhões), com o tufão destruindo de 70% a 80% das plantações, a maioria de banana para exportação, disse Uy.
Cerca de 20 tufões atingem as Filipinas anualmente, muitas vezes causando morte e destruição. O tufão Washi matou 1.500 pessoas em Mindanao, também em dezembro, no ano passado.
G1

Câmara aprova em 2º turno PEC que amplia direito das empregadas



DIREITOS PREVISTOS NA PEC DAS DOMÉSTICAS

Indenização em caso de despedida sem justa causa
Seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário
Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
Garantia de salário mínimo para quem recebe remuneração variável
Adicional noturno
Proteção ao salário, sendo crime retenção dolosa de pagamento
Salário-família
Jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 horas semanais
Hora-extra
Observância de normas de higiene, saúde e segurança no trabalho
Auxílio creche e pré-escola para filhos e dependentes até 5 anos de idade
Reconhecimento dos acordos e convenções coletivas
Seguro contra acidente de trabalho
Proibição de discriminação de salário, de função e de critério de admissão
Proibição de discriminação em relação à pessoa com deficiência
Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 16 anos.
Fonte: PEC 478/10
A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno, por 347 votos a favor, dois contra e duas abstenções, a Proposta de Emenda à Constituição que amplia os direitos dos trabalhadores domésticos (PEC 478/10).
A proposta prevê, por exemplo, direito de jornada de trabalho de 44 horas semanais, pagamento de hora extra e adicional noturno.
O texto agora segue para o Senado, onde também terá de ser votada em dois turnos. Se aprovado sem modificações, será promulgado pel Congresso Nacional. Se alterado, voltará para nova votação na Câmara.
Conhecida como PEC das Empregadas Domésticas, a proposta garante a babás, faxineiros e cozinheiros, dentre outros trabalhos exercidos em residência, direitos que já são assegurados aos trabalhadores urbanos e rurais.
Dentre esses direitos, estão pagamento obrigatório do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego, salário-família e auxílio-creche (veja lista na tabela ao lado).
Ao todo, 16 direitos trabalhistas foram incluídos na PEC 478/10. Dentre os direitos incluídos na proposta, alguns, como hora extra e jornada de trabalho de 44 horas semanais, podem entrar em vigor de imediato, após a promulgação pelo Congresso. Já outros ainda precisariam de regulamentação, como o seguro contra acidentes de trabalho, por exemplo.
Sem carteira
Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 5 milhões de empregadas não possuem registro na carteira de trabalho.

No Brasil, o trabalho doméstico não é regulado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o que não assegura aos domésticos os mesmos direitos dos demais trabalhadores.
Segundo dados da Secretaria de Políticas para Mulheres, existem cerca de 7,2 milhões de pessoas no serviço doméstico no país.
A pasta calcula que a categoria é composta por quase 95% de mulheres. Entre elas, 60% são negras.
G1

Morre na China a mulher mais alta do mundo


Yao Defen, a mulher mais alta do mundo, em foto de maio de 2002. Sua morte foi anunciada nesta quarta (5) (Foto: AFP)Yao Defen, a mulher mais alta do mundo, em foto
de maio de 2002. Sua morte foi anunciada nesta
quarta (5) (Foto: AFP)
A mulher mais alta do mundo, uma chinesa que media 2,33 metros quando foi registrada pelo "Guinness World Records", em 2010, morreu aos 40 anos.
"Yao Defen morreu em meados de novembro", afirmou um porta-voz de Sucha, na província oriental de Anhui, onde vivia a mulher mais alta do mundo, nesta quarta-feira (5).
A causa da morte não foi revelada.
O gigantismo de Yao Defen era provocado por um tumor que afetava sua glândula pituitária e gerava um excesso de hormônios do crescimento.
Ela pesava cerca de 200 quilos e calçava 55, sofria hipertensão, várias doenças do coração, desnutrição e osteoporose devido ao gigantismo.
No momento da morte, em 13 de novembro, Yao Defen media 2,36 metros, segundo um jornal de Anhui. Aos 15 anos, ela já tinha mais de dois metros.
Mais velha
Também nesta semana morreu a americana Besse Cooper, considerada a pessoa mais velha do mundo pelo "Guinness World Records". Ela vivia em Monroe, estado da Geórgia, nos Estados Unidos, aos 116 anos de idade, informou a rede de TV "CNN".

Nascida em 26 de agosto de 1896, Besse ganhou a chancela de pessoa mais idosa do mundo em janeiro de 2011.
G1

Bombeiro é demitido por causa de papel higiênico com rosto de Obama


O bombeiro Clint Pierce foi demitido do Corpo de Bombeiros de Pompano Beach, no estado da Flórida (EUA), por colocar no banheiro da corporação um rolo de papel higiênico que trazia o rosto do presidente americano, Barack Obama.
Segundo o jornal "Orlando Sentinel", Pierce deixou a função por violar uma ordem que proíbe a colocação de apetrechos políticos em propriedades públicas. Ele já havia sido advertido anteriormente por tal comportamento.
Clint Pierce foi demitido por colocar um rolo de papel higiênico que trazia o rosto do presidente americano, Barack Obama. (Foto: Reprodução)Clint Pierce foi demitido por colocar um rolo de papel higiênico que trazia o rosto do presidente americano, Barack Obama. (Foto: Reprodução)
 Pierce foi afastado por violar uma ordem que proíbe a colocação de apetrechos políticos em propriedades públicas. (Foto: Reprodução)Pierce foi demitido por violar uma ordem que proíbe a colocação de apetrechos políticos em propriedades públicas. (Foto: Reprodução)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Saiba quando e como você deve 'chutar' a resposta em um concurso


Concurso Público (Foto: Biné Morais/O Estado)Concurso Público (Foto: Biné Morais/O Estado)
Qual é a melhor estratégia para conseguir um bom resultado nas provas de concurso, quando não se tem certeza da resposta? A melhor atitude para um bom resultado é sempre uma boa preparação. O estudo antecipado, de qualidade, é o que vai dar ao candidato as melhores chances de aprovação. Mas, mesmo bem preparado, há sempre questões que deixam o candidato inseguro, sem saber qual seria a resposta certa. Em alguns casos, dependendo do tipo de prova, o jeito é apelar para o "chute" na resposta.
É muito importante ler atentamente o enunciado e todas as opções ou itens a serem julgados. Palavras de sentido absoluto como: “nunca”, “sempre”, “não” merecem cuidado especial, porque podem esconder uma pegadinha e tornar a afirmação incorreta nos casos em que houver exceção. Ou não. Porque há casos realmente absolutos e só o conhecimento vai dar ao candidato condições de discernir uma situação da outra. Resolver muitas provas de concursos anteriores da banca examinadora do concurso que o candidato pretende prestar (o que só se sabe com certeza após a divulgação do edital) é uma boa forma de conhecer o estilo e as preferências da banca e isso pode “salvar” uma questão.
Esta coluna foi elaborada a partir de pergunta enviada pela internauta Nadja Medeiros.Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal

A primeira providência é eliminar o que o candidato tem certeza que está errado – na múltipla escolha – e o que o ajude a definir o julgamento do item na prova de “certo” e “errado”, assinalando o motivo – palavras ou expressões que o fizeram tomar aquela decisão. Isso pode servir caso surjam dúvidas depois. Informações relacionadas ao assunto e que venham à mente durante a leitura devem ser anotadas ao lado do item correspondente, porque podem ser úteis para uma decisão posterior. Desta forma, mesmo que não seja possível chegar à resposta definitiva num primeiro momento, parte da análise da questão já estará feita.
Uma decisão precipitada pode levar o candidato ao erro. Por exemplo, uma prova com perguntas de múltipla escolha, há casos em que uma das respostas parece certa, mas outra está mais certa ainda. Ou seja, a letra “a” está correta, mas a “b” também, e a “c”, e só então o candidato percebe que o enunciado pedia a afirmativa incorreta. Na prova de itens para julgamento, a pressa também pode fazer com que detalhes passem despercebidos pelo candidato, induzindo-o ao equívoco.
A partir daí, se o candidato não conseguir escolher a alternativa, não deve gastar mais tempo naquela questão, e sim passar para a seguinte a fim de resolver o máximo de questões no mínimo de tempo. Depois vai retornar ao que não tiver sido respondido ainda.
Mas, e se depois de feito tudo o que o candidato sabe, ainda houver questões ou itens – e sempre há – cuja resposta não sabe?
Provas de múltipla escolha
No caso da prova de múltipla escolha, o melhor é o tradicional “chute”. Em geral, se o candidato está preparado, suas dúvidas se restringirão a ficar entre 2 ou 3 alternativas, porque as outras serão sumariamente eliminadas. Não há motivo para se deixar questões em branco, já que as chances de acerto serão de 50% ou 33%. Não há garantia, claro, mas vale arriscar, porque o erro não trará prejuízo para os pontos conquistados.

Mas há exceções. A gente sempre comenta a importância de o candidato ler o edital. Há casos em que, mesmo em provas de múltipla escolha, o edital define que a marcação em desacordo com o edital valerá pontos negativos.
Foi o que aconteceu nos concursos para o Inmetro (2010) e PM Alagoas (2012), ambos realizados pelo Cespe, cujos editais previram desconto de 0,20 e 0,25 pontos para marcações incorretas. Isso vai reduzir o percentual de chances de acerto e deverá ser levado em conta, mesmo na prova de múltipla escolha.
Provas de 'certo' e 'errado'
Nesse tipo de prova, é preciso um pouco mais de cautela para saber se vale ou não assinalar algum item sem certeza. O Cespe/Unb é a banca que tradicionalmente elabora prova com itens para julgamento com previsão no edital de que marcações incorretas valerão pontuação negativa. Mas, atenção, porque há variações. O mais comum é contar 1 ponto negativo (o popular “uma errada anula 1 certa”), mas há também editais que preveem que a marcação errada valerá meio ponto negativo (edital Ancine 2012, por exemplo). Não é comum, mas nada impede que o edital defina que não haverá desconto de pontos no caso de marcação incorreta, mesmo nesse estilo de prova.

Além dessa informação, é fundamental conhecer também como é o agrupamento de disciplinas na prova. Isso está definido no edital e, portanto, precisa verificado antes do dia do concurso. Há casos em que o mínimo de pontos exigido inclui todas ou algumas disciplinas agrupadas. E há situações em que a pontuação mínima é cobrada por disciplina individualmente.
Na hora da prova, e com base nessas informações, o candidato precisa fazer uma estimativa de quantas questões (itens) estão respondidas com relativa certeza. Vale lembrar que, mesmo com certeza, infelizmente, o candidato pode errar a questão. Se estiver ainda distante de chegar ao número mínimo de pontos, é preciso marcar alguns itens a mais, mesmo com dúvida, porque caso contrário será eliminado do concurso por não ter assinalado o mínimo. Assim, o risco é favorável e não marcar outros itens já o deixará fora do concurso.
'Chutar' ou não 'chutar'?
Se a quantidade de itens julgados passou com folga do mínimo exigido para a disciplina ou grupo, melhor ser prudente. Nos itens em que o candidato tiver mais certeza do que dúvida, suas chances de acerto são maiores e talvez valha o risco. Caso contrário, talvez seja melhor deixar a resposta em branco, para não ter a sua pontuação reduzida em caso de erro.

Mesmo assim, se o edital determinar desconto de 0,5 ponto em caso de marcação incorreta - em vez do habitual 1 ponto -, talvez seja vantagem arriscar. E nos raros casos em que esse tipo de prova não determine desconto de pontos, sempre será mais interessante assinalar a resposta, para aumentar as chances de uma melhor pontuação, já que eventual erro não trará prejuízos.
*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”
G1

Idoso que morou no Galeão por mais de 1 mês consegue retornar aos EUA


Adauto mostra a passagem de avião: embarque previsto para a noite desta terça (Foto: Isabela Marinho/G1)Adauto mostra a passagem de avião: embarque
previsto para a noite desta terça
(Foto: Isabela Marinho/G1)
Após mais de um mês morando no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, o pernambucano Adauto Luiz de Souza, de 81 anos, que morava há décadas nos Estados Unidos conseguiu retornar ao país. Uma pessoa que não quis ser identificada comprou uma passagem para ele, que embarcou em um voo para Houston da United Airlines, às 20h41, noite desta terça-feira (5).
O idoso contou que veio ao Brasil, em outubro, para tentar reencontrar a família em Pernambuco. Ele chegou a viajar para o estado, mas não encontrou os parentes. Na volta, chegou ao Rio de Janeiro, mas perdeu o dinheiro e os documentos. Desde então, ele passou a dormir nos bancos do aeroporto. A mesma história foi relatada no filme "O Terminal", protagonizado por Tom Hanks.
Sem chave e sem dinheiro
Antes de embarcar, Adauto estava contente com a partida, depois de tanta espera para conseguir a documentação. No entanto, ele não escondia a preocupação com o que vai encontrar na sua volta. O idoso disse que não sabe onde está a chave de sua casa, e contou ainda que pretende chegar à sua cidade por meio de uma carona, já que não tem dinheiro para pagar o transporte.


Adauto contou que tem duas aposentadorias nos Estados Unidos, e criticou a burocracia brasileira.
"Deixei a chave da casa onde eu moro com uma pessoa que ajudou a levar a minha mala no aeroporto, quando vim para o Brasil. Se eles não tiverem alugado, dará tudo certo. Se não, não sei como vou fazer para achar outro lugar para viver", disse preocupado.
"Lá, em poucos dias eu conseguiria resolver a minha documentação que perdi aqui. No Brasil é que foi complicado. Achei que não conseguiria meu passaporte para voltar", diz o homem, acrescentando, que em compensação, o povo brasileiro foi generoso, em dar dinheiro para garantir sua alimentação.
Para enfrentar o frio no Alasca, Adauto tem apenas um casaco, já que também perdeu as malas em sua viagem ao Brasil.
Sobrinho achava que tio havia morrido
A história de Adauto ganhou ainda mais contornos de filme, quando ele conheceu o sobrinho Roberto Luiz de Souza.

O homem disse que só tomou conhecimento que o tio estava vivo, após reportagens veiculadas na imprensa. Para a família, Adauto havia morrido há 60 anos.
“Cresci vendo a foto dos meus tios mortos num quadro na sala da casa da minha avó. Ela sempre chorava pelos filhos que achava que tinha perdido. Ela ficaria imensamente feliz de saber que o filho está vivo”, afirma Roberto, ressaltando que no início da década de 50 dois tios e seu pai saíram de Frei Miguelinho, em Pernambuco, e vieram para o Rio de Janeiro.
Para fazer sua higiene pessoal durante o período em que dormiu nos bancos do aeroporto, um funcionário, que preferiu não se identificar, deu sabonetes, mas, o aeroporto não dispõe de chuveiros e Adauto utilizou um copo para tomar banho.
Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.
G1

PM é baleado em troca de tiros com suspeitos no Alemão, no Rio


O cabo da Polícia Militar Fábio Barbosa, de 36 anos, foi baleado na cabeça e na perna após trocar tiros com criminosos no alto do Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio, na noite de terça-feira (4). O agente fazia patrulhamento de rotina na Rua Joaquim de Queiroz, próximo à localidade conhecida como Areal, quando foi surpreendido por um grupo armado, como mostrou o Bom Dia Brasil.

Já o cabo Fábio, foi encaminhado para o Hospital estadual Getúlio Vargas, na Penha, também na Zona Norte. Em seguida, ele foi transferido para o Hospital Central da Polícias Militar (HCPM), no Estácio. Até as 6h40 desta quarta-feira (5), não havia informações sobre o estado de saúde da vítima.
De acordo com a polícia, ele estava com outros seis PMs – todos trabalham na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade. Dois policiais foram levados para a Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) da região com arranhões e ferimentos leves - eles caíram no chão durante o confronto. Todos passam bem.
Por causa do clima tenso, agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) reforçavam o policiamento na favela com blitze, por volta do mesmo horário.
No final de novembro, durante quatro dias consecutivos, moradores da região da Penha e também do Alemão sofrerem com tiroteio na área. Em um deles, o soldado José Antônio de Oliveira Mesquita, da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília, foi atingido por um tiro nas costas. Ele foi salvo pelo colete que impediu que a bala penetrasse em seu corpo
Dois anos de ocupação
No dia 28 de novembro, fez exatamente dois anos que forças de segurança ocuparam os Conjuntos de Favelas do Alemão e também da Penha. Desde então, a região passou a ser patrulhada pelo Exército.

Neste período, houve confrontos entre policiais e traficantes. Um dos mais graves aconteceu em julho deste ano. A soldado Fabiana Aparecida de Souza, de 30 anos, morreu após levar um tiro de fuzil 762, em um ataque à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade de Nova Brasília.
Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...