sábado, 8 de dezembro de 2012

Aniversariante do dia

Adicionar legenda


Fiscalização de trânsito será intensificada em João Pessoa


Agentes intensificarão ações em pontos onde o movimento de pedestres e veículos aumentam nesse período do ano (Foto: Divulgação/Secom-PB)Agentes intensificarão ações em pontos onde o
movimento de pedestres e veículos são maiores
(Foto: Divulgação/Secom-PB)
A fiscalização do trânsito no Centro de João Pessoa, no bairro de Mangabeira e no entorno dos shoppings centers da cidade ganhará reforço a partir da próxima segunda-feira (10), o objetivo segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) é reduzir os transtornos no trânsito ocasionados pelo aumento de veículos e pedestres nas ruas onde se concentram locais de compras e comércio.
Os trabalhos serão concentrados nas proximidades das lojas mais procuradas nesse período do ano, como as da avenida Dom Pedro I, na altura do Shopping Tambiá e do anel externo do Parque Solon de Lucena, já em Mangabeira, na Zona Sul da cidade os agentes da Semob atuarão fiscalizando diariamente toda a extensão da Avenida Josefa Taveira e ruas adjacentes, Feirinha e Mercado Público.

Além dos agentes a pé, em pontos fixos, motocicletas e carros irão ajudar na operação, que deve se estender diariamente até o horário de fechamento do comércio. Durante o fim de semana nos locais com grande concentração de veículos e pedestres, haverá reforço ainda maior, com pessoal remanejado de áreas que não necessitam de agentes nos sábados e domingos.
De acordo com o órgão serão designados 100 agentes de mobilidade distribuídos em três turnos para garantir a agilidade e a segurança do tráfego de veículos e pedestres no espaço urbano.
A Semob recomenda aos motoristas que evitem ir às compras nos horários de pico, em que já haverá um movimento mais intenso de veículos no sentido dos bairros ou indo à área central. O ideal são os horários intermediários, entre 9h e 11h e das 14h às 17h – e, de preferência, em transporte coletivo ou táxi.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Azul anuncia voos extras para João Pessoa na alta temporada


Movimentação do Aeroporto Castro Pinto teve um aumento de 4,76% em novembro (Foto: Divulgação/Secom-PB)Movimentação do Aeroporto Castro Pinto teve um
aumento de 4,76% em novembro
(Foto: Divulgação/Secom-PB)
A Azul Linhas Áreas anunciou que disponibilizará voos extras durante a alta temporada em João Pessoa. A informação foi dada nesta sexta-feira (7) pela assessoria de imprensa da companhia à Secretaria de Comunicação do estado (Secom-PB).

Os voos extras da Azul começarão a ser operados no aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, de 10 janeiro de 2013 a 31 de janeiro, todos os dias, exceto aos sábados. O voo sairá do Rio de Janeiro (Aeroporto do Galeão) às 11h15 direto para aParaíba, com chegada às 15h25. O retorno ao Rio de Janeiro acontecerá às 16h05, com chegada prevista para as 18h05 (todos horários de Brasília).  

Dentre os novos pedidos de aumento de frequência estão os trechos partindo de Rio de Janeiro com destino aos aeroportos dos Navegantes (MG), Porto Seguro (BA) e João Pessoa (PB).
A empresa aérea solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) diversos novos horários para atender à alta demanda durante o final do ano.
De acordo com a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, outras companhias aéreas deverão anunciar voos extras para a Paraíba em razão da grande procura pelo destino ocorrida nos últimos meses.  “Há um forte crescimento no número de turistas nos hotéis, que bateram recorde histórico de ocupação, em uma média de 75% durante o ano”, afirmou.
Movimentação
A Infraero divulgou também nesta sexta-feira (7) a movimentação de passageiros em novembro. Foi registrado um aumento de 4,76% no fluxo de passageiros no Castro Pinto em relação ao mesmo período de 2011. Passaram pelos portões do aeroporto um total de 98.771 passageiros contra 94.366 no ano passado. 

Atualmente, cinco companhias aéreas operam no Castro Pinto, com um total de 30 voos, incluindo pousos e decolagens, ainda de acordo com a Secom-PB. A TAM é a companhia aérea com maior número de voos, com sete, seguida da Gol com quatro, Trip, dois, e Azul e Avianca, cada uma. Desses voos, a maior concentração ocorre no horário entre às 00h22 e 1h59 sete; entre 12h12 e 15h32 seis; e apenas dois entre 22h45 e 23h57.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Sudema alerta para praia imprópria ao banho neste fim de semana na PB

Praia do Jacaré está imprópria para banho (Foto: Krystine Carneiro/G1)
Apenas uma das 56 praias da Paraíba está imprópria para o banho neste fim de semana, de acordo com o relatório de balneabilidade divulgado pela Superintendência do Meio Ambiente (Sudema) nesta sexta-feira (7). A praia do Jacaré fica na cidade de Cabedelo, Grande João Pessoa, e o trecho impróprio para o banho está à margem direita do RioParaíba.
Segundo a Secretaria de Comunicação do estado (Secom-PB), a equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do estado.
Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é realizada mensalmente. A qualidade da água varia entre excelente, muito boa e satisfatória.
De acordo com a Sudema, a classificação de balneabilidade das praias é válida até a emissão do próximo relatório, que será divulgado no dia 14 de dezembro.
A química responsável pela analise das amostras de água recolhidas nas 56 praias foi Maria de Fátima Lins de Menezes. No relatório, ela alerta que “a Sudema recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente onde houver indício de escoamento recente”.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Provas do concurso do Magistério serão aplicadas em 29 escolas da PB


As provas objetivas do concurso para o cargo de professor Estado, marcadas para este domingo (9), serão aplicadas a partir das 14h em 29 escolas de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras. Os portões serão abertos às 12h30.
O concurso público para o cargo de professor de Educação Básica 3 da carreira do Magistério Estadual, que teve 17557 inscritos, será realizado em duas etapas: provas objetivas e de títulos.

Vagas 
De acordo com a presidente da comissão do concurso público, Marlene Rodrigues da Silva, somente será admitido para realizar a prova o candidato que estiver munido de documento original de identidade. O documento deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a sua identificação.
O concurso público oferta 2 mil vagas para professores das disciplinas de Língua Portuguesa (348 vagas), Língua Inglesa (170), Matemática (400), Artes (20), História (216), Geografia (244), Biologia (186), Química (178), Física (178) e Educação Física com oferta de 60 vagas.

Carga horária e salário
.Em cada município, 5% das vagas são destinadas a pessoas com deficiência. A carga horária é de 30 horas semanais e a remuneração inicial é de R$ 1.222,53.

Locais 
Das 29 escolas definidas como locais de provas, 14 estão em João Pessoa, oito em Campina Grande, quatro em Patos e duas em Sousa, além do campus da UFCG em Cajazeiras.

No site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), os candidatos podem acessar mais informações. Para isso, basta digitar o número da inscrição no concurso ou o número do CPF. A busca por essas informações é de inteira responsabilidade dos candidatos, conforme o edital do concurso.
No Instituto de Educação da Paraíba (IEP), em João Pessoa, serão aplicadas provas para candidatos com deficiência, e em Campina Grande o atendimento a esse público será em seis salas da Escola Estadual Padre Emídio Viana. Nessas duas unidades serão distribuídas provas em braile, provas com leitor e cadeira especial para gestante.
O concurso envolve o trabalho de 1.800 pessoas, entre coordenação, fiscalização, segurança e outras atividades.
O candidato deverá levar caneta azul ou preta, documento de identificação pessoal (oficial), com foto original e deve comparecer com 30 minutos de antecedência aos locais de provas.
O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBCF), responsável pela realização do Concurso detectou, por meio de rastreamento, que 97% dos candidatos já verificaram seus locais de prova e espera que até este sábado (8) todos tenham se informado sobre seus locais de provas.
O IBCF informou que vão fazer o concurso candidatos de 25 Estados e do Distrito Federal. Somente do Amazonas não houve inscritos. A comissão responsável pelo certame avalia que essa demanda corresponde ao crédito dado ao concurso do Governo da Paraíba.
Locais de prova:
CAJAZEIRAS
Campus da UFCG – Rua Sérgio Moreira de Figueiredo, s/n – Casas Populares

CAMPINA GRANDE
Escola Félix Araújo – R. Severino Pimentel, s/n – Liberdada
Escola Raul Córdula – R. Gábio José de Araújo, s/n – Cruzeiro
Escola Hortêncio de Souza Ribeiro – R. Otacílio Neponuceno, s/n – Catolé
Escola Dr. Elpídio de Almeida – R. Duque de Caxias, 235 – Prata
Escola Neuzinha Cunha Lima – R. Fernandes Vieira, s/n – José Pinheiro
Escola Monte Carmelo – Av. Profº Carlos Francisco Medeiros de Almeida, s/n – Bela Vista
Escola de Aplicação de Campina Grande – Av. Prefeito Severino Bezerra Cabral, s/n – Catolé
Escola Padre Emídio Viana Correia – Av. Prefeito Severino Bezerra Cabral, s/n – Catolé

JOÃO PESSOA
Escola Profº Pedro Augusto Porto Caminha – R. Frei Martinho, 355 – Jaguaribe
Escola Exp. de Ensino e Aprendizagem Sesquicentenário – R. Manoel França, s/n – Cj. Pedro Gondim
Escola Dr. José Medeiros Vieira – R. Anúbio Lins Falcão, s/n – Jaguaribe
Escola Papa Paulo VI – Av. José Tavares, s/n – Cruz das Armas
Escola Profª Olivina Olívia Carneiro da Cunha – R. Duarte da Silveira, 450 – Centro
Escola Profª Maria de Fátima Souto – R. José Gomes de Souza, s/n – Mangabeira I
Escola Pedro Lins Vieira de Melo – R. Francisco Pereira de Souza, 130 – Mangabeira I
Insituto de Educação da Paraíba – Av. Camilo de Holanda, s/n – Centro
Escola Profº Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity – Av. Monsenhor Walfredo Leal, 440 – Tambiá
Escola Profª Dona Alive Carneiro – Av. Sapé, s/n – Manaíra
Escola Con. Nicodemos Neves – Praça Lauro Wanderley, s/n – Funcionários I
Lyceu Paraibano – Av. Getúlio Vargas, s/n – Centro
Escola Argentina Pereira Gomes – Av. Camilo de Holanda, s/n – Centro
Caic Damásio Franca – Av. Hilton Souto Maior, s/n – Mangabeira I

PATOS
Escola Rio Branco – Rua Floriano Peixoto, s/n – Jardim Califórnia
Escola Dr. Dionísio da Costa – R. Francisco Pontes, s/n – Salgadinho
Escola Monsenhor Manoel Vieira – Praça Edvaldo Fernandes Motta, s/n – Centro
Escola Auzanir Lacerda – R. Luiz José, s/n – Jardim Lacerda

SOUSA
Escola Metre Julio Sarmento – R. Dep. José de Paiva Gadelha, 125 – Gato Preto
Escola José de Paiva Gadelha, 127 – Gato Preto

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Missas e procissões homenageiam Nossa Senhora da Conceição na PB


Mais de cinco mil fiéis em procissão neste sábado (8), às 16h (horário local), realizam homenagens à padroeira de Campina Grande, Nossa Senhora da Conceição. Ao longo de todo o dia, a Diocese realiza terços, ofícios e missas solenes. Segundo o bispo diocesando dom Manoel Delson, esta será a oportunidade da população reverenciar e agradecer à Imaculada Conceição.
Com o tema “Com Maria, minha fé dá sim a Jesus”, as honrarias a Nossa Senhora da Conceição começam às 7h (horário local) com missa da alvorada e às 10h com a celebração de missa solene. O auge das festividades será às 16h com procissão que segue até o Parque do Povo, onde será celebrada missa às 17h.“A expectativa é muito grande, pois sei que o povo de Campina Grande é devoto e gosta de participar. Precisamos repensar nosso valores, buscar harmonia e oferecer mais amor ao próximo”, afirmou o bispo de Campina Grande.
Na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em João Pessoa, haverá procissões, oração do terço e missas, uma delas presidida pelo Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, após procissão às 16h30 na Ilha do Bispo.

Padroeira
Mais cinco cidades da Paraíba celebram neste sábado (8) homenagens à padroeira Nossa Senhora da Conceição: Cabaceiras, Pocinhos, Serra Branca, Sumé e Barra de Santa Rosa.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Criança morre em hospital na PB e família denuncia negligência médica


Um menino de 10 anos morreu no Hospital de Trauma de Campina Grande e a família denunciou à polícia um possível caso de negligência médica. A criança morreu na noite da última quarta-feira (5), após ser transferida do Hospital Municipal da Criança, onde havia sido atendida e medicada na manhã do mesmo dia.
De acordo com a diretora do hospital, Maria das Neves, a criança foi ministrada com um remédio padrão para este tipo de caso. "O quadro se agravou e ele foi transferido para o Hospital de Trauma, onde poderia ser atendido por um neurologista", disse.Segundo o pai da vítima, o garoto havia sentido mal estar dentro de sua escola em Fagundes, onde a família reside no Agreste paraibano. Ele foi socorrido por professores para receber atendimento no Hospital da Criança em Campina Grande. Lá, segundo a equipe médica, deu entrada às 11h (horário local) apresentando uma crise nervosa e convulsões.
Já na unidade do Trauma de Campina Grande, ele deu entrada apenas às 19h (horário local). Segundo a equipe médica, o quadro clínico da criança foi considerado delicado, sendo prestado o atendimento médico inicial. Porém, o garoto morreu às 22h40, antes de ser concluído o diagnóstico. No laudo de óbito consta causa da morte desconhecida.
"Ele sentiu uma forte dor de cabeça e as professoras levaram para o hospital. Ele foi medicado e só piorou o estado de saúde até ser transferido. O boletim de ocorrência foi aberto na polícia e vamos aguardar para saber o que aconteceu", disse José Jotailson da Silva Filho, pai da vítima.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Joaquim Barbosa, o juiz sem amigos


GLÓRIA Joaquim Barbosa (à esq.) é aplaudido durante sua posse na presidência do STF. Os aplausos se estenderão ao Joaquim do dia seguinte?  (Foto: Orlando Britto)
A tarde da quinta-feira, dia 22 de novembro de 2012, seguia lenta em Brasília quando Joaquim Benedito Barbosa Gomes – negro, filho de uma faxineira e de um pedreiro, relator do julgamento mais difícil da história republicana do Brasil – carregou seu corpo, e tudo o que ele representa, para o púlpito do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), de modo a tomar posse como 55o presidente da corte. “Prometo cumprir os deveres do cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, em conformidade com as leis”, afirmou Joaquim, diante da mãe, dona Benedita, e dos demais – do poder, das celebridades, das câmeras. Foi o evento do ano em Brasília. A capital celebrou com entusiasmo a posse do primeiro presidente negro no STF. Estavam lá os atores Lázaro Ramos e Regina Casé, os músicos Djavan e Martinho da Vila, o piloto Nelson Piquet, o ex-jogador Romário… Estava lá a presidente Dilma Rousseff, mais em corpo do que em espírito, conforme se depreendeu de seu esforço em não sorrir – sob hipótese alguma – nas duas horas de cerimônia. Estavam lá cerca de 340 almas. Estavam lá, em meio aos cliques e beija-mãos, para o Joaquim que assumiu, o símbolo, o orgulho e, para alguns, o parente distante, o colega ocasional. Não estavam lá para o Joaquim do dia seguinte. Este, quer por opção, quer pelo gênio difícil, estava só – e continuará só. Joaquim comandará o Judiciário sem amigos. Ao menos sem os amigos de que precisará: os amigos políticos.
A presidência do Supremo é, antes de tudo, um cargo político. Como presidente, Joaquim terá de se relacionar com os chefes do Executivo e do Legislativo, com juízes, com burocratas do Judiciário, com advogados, com jornalistas. Goste ou não – e Joaquim não gosta nada dessa tarefa. Nos últimos anos, já como ministro do STF, afastando constantemente os outros, Joaquim pareceu confundir a necessária postura independente do juiz com uma mais que ocasional resistência aos outros – resistência que se manifestou no modo colérico como reagiu quando contrariado pelos colegas ou nas aproximações de advogados e políticos. Agora, porém, Joaquim é um líder. E um líder político não lidera apenas pelo bom exemplo. Lidera pelas relações pessoais que cria e mantém, precisamente com quem pode ajudá-lo no exercício da liderança.
Exercer essa missão política sem se conspurcar e, ainda assim, com eficiência, é difícil. Ainda mais porque, para chegar à posição de exercê-la, Joaquim, como qualquer outro, precisou ser também político. Naquela tarde de quinta-feira, em seu discurso de posse, ele disse: “É preciso reforçar a independência do juiz. Afastá-lo, desde o ingresso na carreira, das múltiplas e nocivas influências que podem paulatinamente minar-lhe a independência. Essas más influências podem se manifestar tanto a partir da própria hierarquia interna a que o jovem juiz se vê submetido quanto dos laços políticos de que ele pode às vezes tornar-se tributário na natural e humana busca por ascensão funcional e profissional”. E prosseguiu: “O juiz, bem como os membros de outras carreiras importantes do Estado, deve saber de antemão quais são suas reais perspectivas de progressão. E não buscar obtê-las por meio da aproximação ao poder político do momento”.
A mensagem
Para o país
A ascensão de Joaquim Barbosa é um triunfo do mérito e do valor da educação
Para os políticos
O novo presidente do STF tem um temperamento avesso à conciliação
Foi um sermão inóspito a Brasília, onde amizades, especialmente as políticas, estão embutidas no cimento que ergueu e sustenta a cidade. Joaquim não mantém, ou preferiu esquecer agora, algumas das relações mais profícuas que pôde usufruir. Quando trabalhava no Senado, na década de 1970, foi colega de Agaciel Maia, que viria a ser diretor-geral da Casa anos depois – e sairia no bojo do escândalo dos atos secretos, em que parentes de senadores eram contratados sob os panos. Quando funcionários do Senado, Joaquim e Agaciel eram datilógrafos e jogavam bola juntos. Quando voltou a Brasília para ser ministro do Supremo, Joaquim chegou a frequentar as peladas na casa de Agaciel. Hoje não aparece mais lá.
Outra amizade que se desfez foi com o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. Como ÉPOCA relatou na edição 751, de 8 de outubro, foi Kakay quem fez a ponte, a pedido de Joaquim, entre ele e José Dirceu, então todo-poderoso no Poder ao lado, o Executivo – a “aproximação com o poder político do momento”. Queria ajuda para confirmar sua indicação ao STF. Na conversa protocolar no andar de cima do restaurante Piantella, Dirceu respondeu que o currículo de Joaquim teria de falar por si. E que, justamente como Joaquim em seu discurso da quinta-feira, era contra esse sistema em que um ministro do Judiciário tinha de pedir apoio a um ministro do Executivo para ser indicado. Dirceu confessara antes ao amigo Kakay que seu desconforto era, inclusive, porque, em tese, ele próprio poderia vir a ser julgado pelo ministro que ajudasse a nomear. Dirceu ajudou Joaquim. E a recíproca não foi verdadeira.
Nem mesmo entre os ministros do Supremo Joaquim tem amizades. Pelo contrário. Ali pululam desafetos. É com eles, entretanto, que Joaquim exercerá o poder que acaba de receber: nos debates em plenário, nas decisões técnicas e na diplomacia. Os desafetos foram conquistados ao sabor das altercações nos julgamentos. Com eles, vieram as mágoas – dos ministros, que recebiam a rispidez de Joaquim, e, fora do Supremo, de quem não tinha nem sequer a chance de conversar com ele, caso de advogados, juízes e funcionários. Em alguns casos, a mágoa virou temor, temor de que, dependendo de quem você seja, diálogo não será uma possibilidade com o presidente Joaquim Barbosa.
São sentimentos que renderam episódios traumáticos para a corte. Um deles aconteceu em abril de 2009, quando Joaquim discutia com o ministro Gilmar Mendes, então presidente do STF, uma ação julgada três anos antes. Depois de Joaquim acusar Gilmar de não ser transparente na decisão e de uma réplica de Gilmar dizendo que Joaquim “faltava” às sessões, quando, na verdade, estava de licença médica por causa dos já crônicos problemas na coluna, Joaquim disse: “Vossa Excelência, quando se dirige a mim, não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar”. A peleja rendeu três anos de distância entre os dois.
Neste ano, Joaquim voltou a expor sua verve belicosa. Desta vez, com o então presidente do STF, Cezar Peluso. Em seus últimos dias na corte, Peluso falou do “temperamento difícil” de Joaquim ao lidar com advogados e colegas. “Ele é uma pessoa insegura. Tenho a impressão que ele tem medo de ser qualificado como arrogante, como alguém que foi para o Supremo não pelos méritos, que ele tem, mas pela cor”, disse Peluso. A resposta de Joaquim veio violenta. Brega, caipira e tirânico foram os adjetivos da réplica. Sobre sua insegurança e seu temperamento de faíscas, Joaquim afirmou: “Alguns brasileiros não negros se acham no direito de tomar certas liberdades com negros. Você já percebeu que eu não permito isso, né?”. Quando Marco Aurélio Mello, um de seus sparrings preferenciais, questionou se Joaquim teria condição de presidir a corte, por causa de seus destemperos, a reação veio por nota à imprensa. “Ao contrário de quem me ofende momentaneamente, jamais me vali ou tirei proveito de relações de natureza familiar”, diz o comunicado. Marco Aurélio é primo distante de Fernando Collor de Mello e foi por ele indicado ao STF.
ENCONTRO Joaquim Barbosa no Senado, no momento em que convidava José Sarney para sua posse.  Ele terá de se entender com os representantes dos outros Poderes (Foto: Alan Marques/Folhapress)
Em conversas privadas, Joaquim mostra pouco carinho pela corte. Na festa de despedida do ministro Sepúlveda Pertence do STF, em 2007, num restaurante exclusivo de Brasília, quando incitado por amigos a dizer como estavam as coisas no Tribunal, ele respondeu, com desdém, que aquilo não tem jeito. “Vou presidir o STF e saio no outro dia. Vou governar Minas Gerais”, disse. Quem estava lá não detectou ironia no tom de voz. Mas captou ambição. É nas conversas reservadas que Joaquim costuma revelar traços que nem as câmeras da TV Justiça captam. Num bate-papo com a imprensa depois de uma das sessões do mensalão, ele já estava de saída, de costas para os repórteres, quando um deles perguntou sobre seu tratamento de saúde na Alemanha. “Isso é espírito de corvo”, disse Joaquim. Balançou a capa preta e saiu.
Na noite daquela quinta-feira, o poder celebrou Joaquim. Numa festa patrocinada pelas associações de juízes no Espaço Porto Vittoria, às margens do Lago Paranoá, 1.300 convidados brindaram, com espumante Casa Valduga, ao novo presidente do Supremo. Parecia festa de casamento. Havia música ao vivo, garçons servindo canapés e muita conversa (política) ao pé do ouvido. A farra era tão concorrida que os convivas se espremiam nos pequenos espaços entre as mesas. Entre eles, os ministros Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski (que assumiu como vice de Joaquim) e Luiz Fux, que só largou o copo de Red Label para tocar Tim Maia na guitarra. Joaquim curtiu todos os instantes, apesar das dores. De tanto assédio, teve de recorrer aos seguranças. Passou a noite exibindo sorrisos para as fotos e dando tapinhas nas costas dos fãs, de lá para cá, de cá para lá.
G1

Casal alemão marca casamento para as 12h12 de 12/12/12


Os alemães Thomas Kösser, de 25 anos, e Maren Mailänder, de 18, marcaram seu casamento para as 12h12 do dia 12 de dezembro (12/12/12) em Bingerbrück, na Alemanha, segundo o jornal "Allgemeine Zeitung".
Maren Mailänder marcou seu casamento para as 12h12 de 12/12/12. (Foto: Reprodução)Maren Mailänder marcou seu casamento para as 12h12 de 12/12/12. (Foto: Reprodução)
Kösser e Maren não são os únicos que escolheram a data curiosa para a cerimônia. Também na Alemanha, uma confeitaria de Hornow divulgou a foto de um bolo de casamento que irá acontecer em 12 de dezembro.
Bolo de casamento com data de 12/12/12. (Foto: Patrick Pleul/AFP)Bolo de casamento com data de 12/12/12. (Foto: Patrick Pleul/AFP)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Lista reúne 'Senhor Burro' e outros animais candidatos


No mês passado, um grupo de moradores da cidade equatoriana de Guayaquil tentouinscrever um burro para concorrer nas eleições de fevereiro do ano que vem no país, mas não obteve sucesso. O animal, batizado de "Senhor Burro", "iria" concorrer a uma cadeira na Assembleia Nacional. Abaixo, o G1 reúne esse e outros "animais candidatos".
Partidários cercam o Senhor Burro nesta quinta-feira (15) na cidade equatoriana de Guayaquil (Foto: AP)Partidários cercam o Senhor Burro na cidade equatoriana de Guayaquil (Foto: AP)
O gato Stubbs, de 15 anos, é ‘prefeito honorário’ da cidade americana Talkeetna, no Alasca. Conhecido como Prefeito Stubbs, a fama do felino começou quando os moradores, insatisfeitos com os então candidatos a prefeito, resolveram ‘votar’ no gato como protesto. O cargo de Stubbs é simbólico, mas sua popularidade é real. (Foto: Sandy Bubar/AP)O gato Stubbs, de 15 anos, é ‘prefeito honorário’ da cidade americana Talkeetna, no Alasca. Conhecido como Prefeito Stubbs, a fama do felino começou quando os moradores, insatisfeitos com os então candidatos a prefeito, resolveram ‘votar’ no gato como protesto. O cargo de Stubbs é simbólico, mas sua popularidade é real (Foto: Sandy Bubar/AP)
Em outubro, a americana Charlotte Laws lançou sua galinha chamada ‘Mae Poulet,’ para a presidência dos EUA. ‘Está na hora de eleger uma galinha para a Casa Branca’, disse Charlotte, em outubro, um mês antes da eleição que reelegeu o democrata Barak Obama.  (Foto: Reprodução)Em outubro, a americana Charlotte Laws lançou sua galinha chamada ‘Mae Poulet,’ para a vice-presidência dos EUA. ‘Está na hora de eleger uma galinha para a Casa Branca’, disse Charlotte, em outubro, um mês antes da eleição que reelegeu o democrata Barak Obama (Foto: Reprodução)
A galinha ‘Mae Poulet’ teve o nome lançado em uma chapa com o cão ‘Satchel’, de Nashville, no Tennessee, como candidato a presidente dos EUA.  (Foto: Reprodução)A galinha ‘Mae Poulet’ teve o nome lançado em uma chapa com o cão ‘Satchel’, de Nashville, no Tennessee, como candidato a presidente dos EUA (Foto: Reprodução)
Neste ano, o americano Anthony Roberts lançou a candidatura de seu gato, Hank, ao Senado dos EUA. Hank ‘disputou’ uma vaga pelo estado da Virgínia. O objetivo de Roberts foi satirizar o status quo político americano. (Foto: Dang N. Le, Hank for Senate 2012 Campaign/AP)Neste ano, o americano Anthony Roberts lançou a candidatura de seu gato, Hank, ao Senado dos EUA. Hank ‘disputou’ uma vaga pelo estado da Virgínia. O objetivo de Roberts foi satirizar o status quo político americano (Foto: Dang N. Le, Hank for Senate 2012 Campaign/AP)
Na época da cédula de papel, o rinoceronte Cacareco recebeu cerca de 100 mil votos para vereador em São Paulo em 1959. (Foto: Reprodução)Na época da cédula de papel, o rinoceronte Cacareco recebeu cerca de 100 mil votos para vereador em São Paulo em 1959 (Foto: Reprodução)
Macaco Tião, do zoológico do Rio de Janeiro, 'obteve' mais de 400 mil votos para prefeito do Rio em 1988. (Foto: Reprodução)Macaco Tião, do zoológico do Rio de Janeiro, 'obteve' mais de 400 mil votos para prefeito do Rio em 1988 (Foto: Reprodução)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Estudante elimina 31 kg e suspende indicação de cirurgia no joelho


Helder em dezembro de 2011 na primeira imagem e, com 31 kg a menos na segunda, em novembro de 2012 (Foto: Arquivo pessoal)Helder em dezembro de 2011 na primeira imagem
e, com 31 kg a menos na segunda, em novembro
de 2012 (Foto: Arquivo pessoal)
Aos 23 anos, com 105 kg, o estudante Helder Freitas de Oliveira deslocou a patela do joelho esquerdo ao subir um degrau. No hospital, o médico imobilizou o joelho, receitou um remédio e disse que o problema não voltaria a acontecer.
Porém, um mês depois, Helder deslocou a patela novamente e, dessa vez, foi muito mais grave. “Fiquei com a perna inchada, sem poder pisar no chão por mais ou menos um mês”, lembra o jovem, de Delmiro Gouveia (AL).
Em março, quando começou o tratamento, o médico indicou a cirurgia. “Ele disse que eu teria que me conscientizar que, além do problema no joelho, eu tinha outro: o excesso de peso”, conta Helder. Assustado com a possibilidade de ter que operar, o estudante decidiu mudar os hábitos de vida e emagrecer. Em setembro, ele já tinha perdido 25 kg e a necessidade da cirurgia foi suspensa.
“Comecei a caminhar na rua e mudei minha alimentação”, relata o alagoano. Atualmente, com 74 kg, 31 kg a menos do que quando começou o tratamento, ele teve grande melhora na saúde e também na qualidade de vida.
O susto fez o estudante mudar os hábitos de vida e emagrecer 31 kg (Foto: Arquivo pessoal)O susto fez o estudante mudar os hábitos de vida e emagrecer 31 kg (Foto: Arquivo pessoal)
“Se o paciente não tiver condições musculares e não fortalecer o corpo, pode deslocar a patela de novo, como aconteceu com o Helder”, afirma o fisioterapeuta. E foi o que o estudante fez: reforçou a musculatura com sessões de fisioterapia e exercícios físicos, tornando-se mais resistente e reduzindo o risco de novos acidentes.Segundo o fisioterapeuta David Costa, o deslocamento da patela pode acontecer não só pelo excesso de peso, mas também por causa da falta de força e da genética óssea da pessoa. Ao emagrecer, Helder diminuiu a carga em cima do joelho, o que pode ter contribuído para a suspensão da cirurgia.
“Antes eu fazia só caminhadas e exercícios mais leves porque tinha receio por causa do joelho. Hoje eu já consigo correr e agora vou entrar na academia para fortalecer as pernas”, conta Helder. O jovem, que antes se cansava ao realizar qualquer atividade, ficou mais disposto e também muito mais vaidoso. “Eu saio bastante e hoje encontro roupas com mais facilidade. Passei do tamanho XG e GG para o P e PP”, conta satisfeito.

Atualmente, com 31 kg a menos e o tratamento do joelho encerrado, Helder se mostra feliz com o resultado de meses de luta. “O médico disse para eu voltar ao hospital caso sinta alguma coisa no futuro, mas isso só vai acontecer se eu voltar a engordar, o que não vai acontecer porque ainda quero perder mais 6 kg”, diz.
Na alimentação, ele cortou refrigerante e massas e começou a comer alimentos saudáveis, mais vezes ao dia. “Meu maior problema era comer fora de casa. Sempre gostei de lasanha e pizza e não como nada disso desde março”, jura o alagoano. Agora, se tem que fazer uma refeição na rua, ele procura um restaurante que tenha salada e alimentos que geralmente ele come em casa, para não sair da dieta.
Para ele, a principal dica para mudar o estilo de vida é ter paciência. “O resultado não vem rápido e, se vier, significa que a pessoa não está fazendo da forma correta”, avalia o estudante. “Tem que ter consciência, estabelecer um objetivo e correr atrás, sempre com paciência”, conclui.
Para ler mais notícias do Bem Estar, clique em g1.globo.com/bemestar/. Siga também o programa no Twitter e curta a nossa página no Facebook.
G1

Nelson Mandela é hospitalizado para exames na África do Sul, diz governo


O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela foi hospitalizado em Pretória para fazer exames de rotina, informou o governo neste sábado (8).
O comunicado afirma que "não há motivo para alarme" sobre a saúde do líder, de 94 anos.
Ele se aposentou em 1999 depois de um único mandato.Preso durante 27 anos pelo regime racista do apartheid e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, foi eleito em 1994 primeiro-presidente negro da África do Sul nas primeiras eleições multirraciais do país.
Mandela recebeu em sua casa, na terça-feira (17) o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton.  (Foto: Peter Morey / AP Photo)Mandela com Bill Clinton em 2011 (Foto: Peter Morey / AP Photo)
Mandela é alvo de um verdadeiro culto em seu país, onde sua imagem e citações são onipresentes.
Várias avenidas têm seu nome, suas antigas moradias viraram museu e seu resto e nome aparecem em todos os tipos de recordações para turistas.
Mandela foi internado num hospital em fevereiro devido a dores abdominais, mas foi liberado um dia após um exame mostrar que não havia nenhum problema sério.
Desde então, ele passou boa parte de seu tempo em sua casa em Qunu, um vilarejo na província pobre do Cabo Leste.
Sua saúde frágil impede que ele faça quaisquer aparições públicas na África do Sul, embora nos últimos meses ele tenha continuado a receber visitantes de grande visibilidade, incluindo o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.
G1

Enfermeira que morreu após trote sobre Kate era indiana, diz polícia


A polícia britânica informou neste sábado (8) que a enfermeira encontrada morta na véspera após o caso da "pegadinha telefônica" envolvendo a gravidez de Kate Middleton era originária da Índia.
Jacintha Saldanha, de 46 anos, havia vivido em Bristol, no sudoeste da Inglaterra, durante nove anos, segundo a Scotland Yard.
A polícia ainda não divulgou a causa da morte, mas disse que não achou nada "suspeito" -o que exclui a hipótese de assassinato, mas não de suicídio.
Foto de Jacintha Saldanha divulgada pela Scotland Yard neste sábado (8) (Foto: Reuters)
A CNN e vários órgãos da imprensa britânica citam fontes que dizem que Jacintha teria se matado.
Jacintha foi encontrada morta em uma casa próxima ao hospital onde ela trabalhava, por volta das 9h35 locais desta sexta.
Os serviços de emergência foram chamados, e duas ambulâncias foram mandadas ao endereço. Mas ela foi declarada morta no local.
O casal William e Kate divulgou um comunicado afirmando que estava "profundamente entristecido" com a morte.
"Seus pensamentos e orações estão com a família, os amigos e os colegas de Jacintha Saldanha nesta hora muito triste", diz o comunicado.
Jacintha tinha 46 anos, era casada e tinha dois filhos.
A família emitiu uma breve nota dizendo que estava profundamente triste com a morte e pedindo que a imprensa respeitasse a sua privacidade.
Policiais guardam o hospital King Edward VII, nesta sexta-feira (7), em Londres, um dia após a saída de Kate Middleton (Foto: AFP)Policiais guardam o hospital King Edward VII, nesta sexta-feira (7), em Londres, um dia após a saída de Kate Middleton (Foto: AFP)
Jacintha era enfermeira no hospital, no centro de Londres, e trabalhava na função de recepcionista na hora da "pegadinha". Ela trabalhava no local havia mais de quatro anos.
O hospital a qualificou de uma "excelente enfermeira", que tomou conta de centenas de pacientes. Ela foi descrita como uma profissional responsável  e querida pelos colegas, segundo o "Daily Mail".
Ela acabou acreditando neles e divulgando informações sobre o estado de saúde de Kate, cuja gravidez havia sido anunciada na segunda (3).'Pegadinha'
Dois dias antes, Jacintha havia caído em uma "pegadinha" telefônica, em que dois radialistas autralianos ligaram para o hospital fingindo ser a Rainha Elizabeth II e o Príncipe Charles.

Os radialistas Mel Greig e Michael Christian, da rádio 2Day FM, fingiram ser a rainha da Inglaterra e o príncipe.
Imprensa lota a frente do hospital King Edward VII, no centro de Londres, onde Kate está internada. O escritório do príncipe William anunciou na véspera que a duquesa de Cambridge está grávida. (Foto: Olivia Harris/ Reuters e Sang Tan/AP)Imprensa lota a frente do hospital King Edward VII, no centro de Londres, na terça-feira (Foto: Olivia Harris/ Reuters e Sang Tan/AP)
De acordo com a gravação da conversa, que foi ao ar no "News.com.au" e reproduzida por vários meios de comunicação britânicos, a locutora Mel Greig, pediu, envelhecendo o seu timbre de voz: "Eu poderia, por favor, falar com Kate, minha netinha?"
"Sim, claro, não desligue, Madame", respondeu a enfermeira.
A ligação foi colocada em espera, enquanto que Michael Christian, o outro apresentador, comentava com surpresa: "Eles estão nos transferindo? Se funcionar, será o trote mais fácil que eu já passei!."
Uma segunda enfermeira atendeu e respondeu que Kate "dormia e que havia passado uma noite tranquila". "Nós a reidratamos, porque ela estava desidratada quando chegou, mas agora ela está estável", chegou a acrescentar.
O hospital admitiu, no mesmo dia, que havia caído no trote.
A direção da instituição disse que "lamentava profundamente" o incidente, observando que o hospital "tem o maior respeito à confidencialidade" de seus pacientes, e que agora "iria rever seus procedimentos para chamadas telefônicas".
Um porta-voz dos serviços do príncipe William e de sua esposa declarou, ainda na quarta-feira, estar ciente das informações que circulam sobre este telefonema, mas se recusou a comentar.
Os próprios radialistas não acreditaram quando a enfermeira caiu na pegadinha, uma vez que eles classificaram suas imitações de sotaques britânicos como "terríveis".
Radialistas afastados
A rádio anunciou que a dupla estava afastada de suas atividades até segunda ordem, em sinal de respeito após a tragédia.

Segundo comunicado divulgado no Facebook, os dois "ficaram chocados" com a notícia.
O "Daily Mail" relatou que os radialistas chegaram a receber ameaças pelas redes sociais após a morte de Jacintha, e muitos internautas pedem que eles sejam demitidos.
Repercussão na imprensa
Todos os jornais britânicos, com exceção do "Financial Times", destacam a morte de Jacintha em suas primeiras páginas: "a enfermeira do bebê real encontrada morta após um trote telefônico", escreve o "Times", que informa que Jacintha Saldanha tinha 46 anos e era mãe de dois adolescentes.

Segundo o jornal, ela foi encontrada nas dependências reservadas às enfermeiras no hospital. A enfermeira, originária da região de Mangalore, na Índia, vivia em Bristol com sua família desde 2003.
"A duquesa triste pela morte ligada a um trote telefônico", afirma o "Daily Telegraph", que lembra que a rádio australiana "seguia divulgando seu trote horas após a morte da senhora Saldanha".
Também acrescenta que a licença da rádio 2Day FM está sob vigilância por cinco dias. Não é a primeira vez que a rádio está na mira do organismo de controle "australiano por violações graves das regras".
"A rádio recebeu uma primeira advertência há três anos quando pressionou uma adolescente a confessar no ar, enquanto sua mãe ouvia, que havia sido estuprada aos 12 anos", afirma o Daily Telegraph.
Os tabloides insistem no impacto do suicídio em Kate, a esposa do príncipe William.
O "Daily Mirror" fala em sua primeira página da "agonia de Kate após o suicídio da enfermeira enganada no telefone", temendo que o bebê real "seja associado por toda a sua vida a este espantoso acontecimento".
Gravidez real
Grávida de menos de 12 semanas, Catherine teve "hiperêmese gravídica", severas náuseas e vômitos que atingem uma pequena parcela de gestantes, são acompanhados de perda de peso e podem causar desidratação.

Internada na segunda-feira, ela teve alta na quinta e deve permanecer alguns dias em repouso, longe de sua agenda pública.
A internação da duquesa de Cambridge, como é conhecida oficialmente, precipitou o comunicado oficial do anúncio da chegada de um novo herdeiro ao trono da Inglaterra, que será o terceiro na linha de sucessão, depois dos príncipes Charles, seu avô, e William, seu pai.
O príncipe britânico William e Kate Middleton deixam o hospital King Edward VII nesta quinta-feira (6) (Foto: AFP)O príncipe britânico William e Kate Middleton deixam o hospital King Edward VII nesta quinta-feira (6) (Foto: AFP)
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...