domingo, 9 de dezembro de 2012

Aniversariante do dia

Adicionar legenda

Adolescente é assassinada com tiro na cabeça em Campina Grande


Uma adolescente de 15 anos foi assassinada com um tiro na cabeça, na noite de sexta-feira (7) em Campina Grande. De acordo com a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), o corpo foi encontrado em uma casa no bairro de Bodocongó. A polícia foi à residência da vítima e encontrou seu filho de dois meses sozinho na cena do crime. Segundo a delegada de homicídios Maíra Roberta, o marido da vítima é o principal suspeito. Ele está foragido.

Os policiais realizaram o procedimento de isolamento do local. De acordo com a Polícia Militar, não houve testemunhas que tenham relatado o que aconteceu. Conforme relatou o Copom, o menino foi encontrado sozinho dentro do quarto, sobre uma cama. A criança foi encaminhada à delegacia da Infância e Juventude da Polícia e foi comunicado o Conselho Tutelar de Campina Grande para adotarem as providências no caso.
Segundo a Polícia Militar, moradores do bairro ligaram para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para realizar o atendimento a uma vítima de tiro em uma casa na rua Aprígio Veloso. A equipe médica constatou que a jovem já estava morta com um tiro na altura da testa e acionou a polícia por volta das 21h15 (horário local) de ontem.
O 2º Batalhão da Polícia Militar realizou rondas na região, mas nenhum suspeito do homicídio foi localizado nas buscas. O corpo da adolescente foi encaminhado para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Missas e procissões homenageiam Nossa Senhora da Conceição na PB


Mais de cinco mil fiéis em procissão neste sábado (8), às 16h (horário local), realizam homenagens à padroeira de Campina Grande, Nossa Senhora da Conceição. Ao longo de todo o dia, a Diocese realiza terços, ofícios e missas solenes. Segundo o bispo diocesando dom Manoel Delson, esta será a oportunidade da população reverenciar e agradecer à Imaculada Conceição.
Com o tema “Com Maria, minha fé dá sim a Jesus”, as honrarias a Nossa Senhora da Conceição começam às 7h (horário local) com missa da alvorada e às 10h com a celebração de missa solene. O auge das festividades será às 16h com procissão que segue até o Parque do Povo, onde será celebrada missa às 17h.“A expectativa é muito grande, pois sei que o povo de Campina Grande é devoto e gosta de participar. Precisamos repensar nosso valores, buscar harmonia e oferecer mais amor ao próximo”, afirmou o bispo de Campina Grande.
Na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em João Pessoa, haverá procissões, oração do terço e missas, uma delas presidida pelo Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, após procissão às 16h30 na Ilha do Bispo.

Padroeira
Mais cinco cidades da Paraíba celebram neste sábado (8) homenagens à padroeira Nossa Senhora da Conceição: Cabaceiras, Pocinhos, Serra Branca, Sumé e Barra de Santa Rosa.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Árvore com 30 mil lâmpadas é acesa em João Pessoa


Árvore de luz conta com 30 mil lâmpadas (Foto: Divulgação )Árvore de luz conta com 30 mil lâmpadas
(Foto: Divulgação )
Às 19 horas deste sábado aconteceu a inauguração da Árvore de Luz da Energisa. O espetáculo de acendimento das 30 mil lâmpadas será acompanhado por um show pirotécnico de 15 minutos, no bairro do Altiplano, em João Pessoa. Este é o nono ano consecutivo que a árvore será acesa.
A montagem da estrutura de 103 metros começou no dia 2 de novembro. Equipes de 20 pessoas trabalharam em turnos ininterruptos para montar a base de 60 metros de circunferência e subir a estrutura metálica que sustenta cerca de 60 mil metros de cabos onde foram instaladas as lâmpadas.
A árvore de luz pode ser vista de toda orla paraibana e ficará acesa até o dia 6 de janeiro de 2013.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Criança morre em hospital na PB e família denuncia negligência médica


Um menino de 10 anos morreu no Hospital de Trauma de Campina Grande e a família denunciou à polícia um possível caso de negligência médica. A criança morreu na noite da última quarta-feira (5), após ser transferida do Hospital Municipal da Criança, onde havia sido atendida e medicada na manhã do mesmo dia.
De acordo com a diretora do hospital, Maria das Neves, a criança foi ministrada com um remédio padrão para este tipo de caso. "O quadro se agravou e ele foi transferido para o Hospital de Trauma, onde poderia ser atendido por um neurologista", disse.Segundo o pai da vítima, o garoto havia sentido mal estar dentro de sua escola em Fagundes, onde a família reside no Agreste paraibano. Ele foi socorrido por professores para receber atendimento no Hospital da Criança em Campina Grande. Lá, segundo a equipe médica, deu entrada às 11h (horário local) apresentando uma crise nervosa e convulsões.
Já na unidade do Trauma de Campina Grande, ele deu entrada apenas às 19h (horário local). Segundo a equipe médica, o quadro clínico da criança foi considerado delicado, sendo prestado o atendimento médico inicial. Porém, o garoto morreu às 22h40, antes de ser concluído o diagnóstico. No laudo de óbito consta causa da morte desconhecida.
"Ele sentiu uma forte dor de cabeça e as professoras levaram para o hospital. Ele foi medicado e só piorou o estado de saúde até ser transferido. O boletim de ocorrência foi aberto na polícia e vamos aguardar para saber o que aconteceu", disse José Jotailson da Silva Filho, pai da vítima.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Mostra apresenta trabalhos artísticos de estudantes de João Pessoa


Cearte apresenta vários trabalhos de dança (Foto: Divulgação/Secom-PB)Cearte apresenta vários trabalhos de dança
(Foto: Divulgação/Secom-PB)
Acontece neste domingo a Mostra 2012 do Centro Estadual de Arte (Cearte), da Secretaria de Educação do Estado (SEE), reunindo trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante todo o ano. A mostra, que ficará aberta ao público até o dia 6 de janeiro, tem como objetivo expor os trabalhos nas áreas de dança, teatro, música e artes visuais. O Cearte está acontecendo no Mosteiro de São Bento, no bairro do Varadouro, em João Pessoa.
O evento conta com cerca de 400 alunos e um corpo docente formado por 30 professores. O artista Wallace Silva procurou o Centro para efetuar a matrícula. “Há muitos anos trabalho com caricaturas, desenhos realistas, dou curso em domicílio e faço trabalhamos por encomenda. Resolvi me inscrever para aperfeiçoar minhas técnicas e repassar aos meus futuros alunos”, explicou.

Durante a abertura, que aconteceu na noite da última quinta-feira (6),, houve apresentação de grupos de teatro, canto lírico e popular, violão popular e clássico, técnica vocal, teclado e grupos de dança de salão, clássica, urbana, contemporânea e do ventre. Entre as atrações está uma exposição montada no hall do Mosteiro de São Bento, que traz desenhos artísticos, portfólios de estudantes, desenhos sobre cartão, fotografia, telas e cerâmica.
Laura Moreno, coordenadora do Cearte, conta que a mostra é um momento para conhecer o trabalho e despertar interesse dos futuros alunos. “Nosso Centro é a única escola de arte do Estado onde as pessoas encontraram a arte nos seus diversos segmentos. Hoje é um momento de celebração, mas durante todo o ano funcionamos de segunda a sexta nos três turnos atendendo todo o público interessado”, disse.
Matrículas 
Para se matricular em cursos oferecidos pelo Centro Estadual de Arte, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3214-2923 ou ir pessoalmente ao Cearte, na Av. General Osório, Mosteiro de São Bento, de segunda a sexta-feira.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Lista reúne sósias de famosos 'imortais' em obras e retratos antigos


No mês passado, o estudante Max Galuppo ficou conhecido mundialmente depois que postou uma foto para mostrar as semelhanças entre ele e um homem retratado em uma pintura do século XVI. Galuppo chegou a ser convidado por um canal de TV a retornar ao museu, vestido com trajes similares ao nobre retratado na tela. Abaixo, o G1 reúne esse e outros casos de pessoas parecidas com retratos exibidos em obras ou fotos antigas.
Em maio deste ano, o afresco 'As Virtudes Cardeais e Teológicas', concluído pelo artista Raphael Sanzio em 1511, ganhou destaque na imprensa britânica depois que um estudante americano viu semelhanças de um dos personagens presentes na pintura em exposição no museu do Vaticano, na Itália, com o ator americano Sylvester Stallone. O afresco retrata o papa Papa Gregório IX. (Foto: Reuters)Em maio deste ano, o afresco 'As Virtudes Cardeais e Teológicas', concluído pelo artista Raphael Sanzio em 1511, ganhou destaque na imprensa britânica depois que um estudante americano viu semelhanças de um dos personagens presentes na pintura em exposição no museu do Vaticano, na Itália, com o ator americano Sylvester Stallone. O afresco retrata o papa Papa Gregório IX. (Foto: Reuters)
Max Galuppo se vestiu a caráter e contou na entrevista que nobre pode ser um parente distante (Foto: Reprodução)Max Galuppo se vestiu a caráter e contou na entrevista que nobre pode ser um parente distante (Foto: Reprodução)
No mês passado, durante uma visita ao Museu Metropolitano de Arte de Nova York, uma mulher postou uma foto encarando uma escultura com traços muito parecidos com os dela.  (Foto: Reprodução)No mês passado, durante uma visita ao Museu Metropolitano de Arte de Nova York, uma mulher postou uma foto encarando uma escultura com traços muito parecidos com os dela. (Foto: Reprodução)
No ano passado, uma foto de 1870, que estava sendo leiloada na internet, chamou a atenção por parecer com o ator norte-americano Nicolas Cage. A imagem  imagem era de um homem de Bristol, no Tennessee. (Foto: Reprodução)No ano passado, uma foto de 1870, que estava sendo leiloada na internet, chamou a atenção por parecer com o ator norte-americano Nicolas Cage. A imagem imagem era de um homem de Bristol, no Tennessee. (Foto: Reprodução)

À direita, retrato de 1873 que lembraria o ator Keanu Reeves. (Foto: AP/Reprodução)À direita, retrato de 1873 que lembraria o ator Keanu Reeves. (Foto: AP/Reprodução)

À direita, foto antiga que estava sendo leiloada e lembraria o ator John Travolta. (Foto: AP/Reprodução)À direita, foto antiga que estava sendo leiloada e lembraria o ator John Travolta. (Foto: AP/Reprodução)

Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Ucraniano toca 4 violinos ao mesmo tempo em busca de recorde mundial


O violinista ucraniano Oleksandr Bozhyk tentou estabelecer um novo recorde mundial no sábado (8), ao tocar quatro violinos ao mesmo tempo.
A tentativa ocorreu na cidade de Lviv. A façanha vai ser submetida ao Livro Guinness de Recordes.
G1
Ucraniano toca 4 violinos ao mesmo tempo em busca de recorde mundial (Foto: Marian Striltsiv/Reuters)Ucraniano toca 4 violinos ao mesmo tempo em busca de recorde mundial (Foto: Marian Striltsiv/Reuters)

Jogador do Cruzeiro deixa hospital após atropelar ciclistas na Bahia


O jogador do Cruzeiro, Anselmo Ramon, que atropelou dois ciclistas na manhã deste sábado (8), recebeu alta médica no fim da tarde, assim como Ednaldo Souza, sobrevivente do acidente. Ramon foi encaminhado para uma unidade de saúde de Candeias, cidade na região metropolitana de Salvador.
O ajudante de pedreiro, de 48 anos, foi levado para o hospital com ferimentos leves e contou que voltava de bicicleta de uma pescaria com o amigo, quando ambos foram surpreendidos pelo carro desgovernado. "Vi o carro batendo na gente... o carro veio, eu de costas, ele de costas, pegou aqui do lado e sacudiu direto para o mato, pronto, só foi o que eu vi", diz Ednaldo.
Amigos do jogador foram para o local pouco depois do acidente, mas não souberam informar o que aconteceu. "A gente não sabe ainda, só ele para falar, tá um pouco complicado, tá confuso", diz uma amiga.
Segundo informações da delegacia de Camaçari, que acompanha o caso, não há previsão de quando a vítima que sobreviveu vai prestar depoimento.
Anselmo Ramon, do Cruzeiro (Foto: Tarcísio Badaró / Globoesporte.com)
Acidente
A polícia não tem detalhes sobre como o acidente aconteceu, mas acredita que o jogador tenha dormido ao volante, já que ele estava sozinho no carro e o trecho onde aconteceu o acidente é reto, sem curvas.

A equipe que atendeu o acidente diz ainda que o atacante não tinha sinais de embriaguez e que estava lúcido após o atropelamento. De acordo com a PRE, um dos ciclistas morreu na hora e outro foi socorrido juntamente com o jogador por uma equipe do Samu.
Segundo a PRE, o veículo Chrysler 300 C se chocou contra uma árvore e atingiu os ciclistas que estavam próximos ao local. O veículo envolvido no atropelamento foi retirado da rodovia por volta das 17h deste sábado, após ser periciado.
Procurado pelo G1, o Cruzeiro informou por meio da assessoria de imprensa que não conseguiu contato com Ramon neste sábado. Ainda segundo o clube, por se tratar de um problema particular do jogador, o Cruzeiro não irá se pronunciar a respeito e só concederá algum tipo de apoio ou assessoria jurídica se for solicitado pelo atleta. Ramon está de férias e com os telefones desligados, de acordo com a assessoria.
Para ler mais notícias do G1 Bahia, clique em g1.globo.com/bahia. Siga também o G1 Bahia no Twitter e por RSS.
G1
Acidente com jogador do Cruzeiro na Bahia (Foto: Everaldo Lins/ Arquivo Pessoal)Um ciclista morreu atropelado no acidente (Foto: Everaldo Lins/ Arquivo Pessoal)

Saiba as precauções para reduzir riscos em cirurgias plásticas


Modelo morre após fazer cirurgia para colocar silicone nos seios, em Jataí, Goiás (Foto: Reprodução/ Facebook)Modelo morreu após fazer cirurgia para colocar
silicone nos seios, em Jataí, Goiás
(Foto: Reprodução/ Facebook)
Casos como o da modelo goiana Louanna Adrielle Castro Silva, que morreu no último sábado (1º) durante uma operação para implantar silicone nos seios, são um alerta para os riscos que oferece uma cirurgia plástica.
Médicos ouvidos pelo G1 dão dicas de medidas que podem reduzir a chance de algo dar errado durante uma intervenção desse tipo. Eles ressaltam, no entanto, que não existe nenhuma garantia absoluta de que o resultado será exatamente o esperado. “Risco, toda cirurgia tem. O que a gente tem que fazer é tomar cuidado para que eles sejam os menores possíveis”, salienta José Horácio Aboudib, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Como encontrar um bom médico
“Na hora de escolher um profissional, a gente tem que pensar a formação”, recomenda o cirurgião plástico Pedro Nader, conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM). “O paciente tem que questionar diretamente o profissional”, completa.

Para ser considerado especialista em cirurgia plástica, um profissional precisa passar pelo curso de medicina – seis anos –, pela residência em cirurgia geral – dois anos – e pela especialização em cirurgia plástica – dois ou três anos. Depois de todo esse estudo, ainda tem que ser aprovado em um exame específico para ser aceito na SBCP. O site da entidade traz uma lista com o perfil dos cirurgiões associados.
Por lei, a única formação exigida para que uma pessoa exerça qualquer atividade na medicina é o diploma de graduação. Portanto, se um médico que não seja especialista fizer uma cirurgia plástica, não estará cometendo nenhuma irregularidade.
Contudo, os especialistas da área acreditam que a formação é a melhor maneira de escolher um cirurgião. “Imagina fazer uma cirurgia cardíaca com um neurocirurgião. Tem tudo para dar errado”, compara Aboudib, presidente da SBCP.
Pesquisa feita em 2008 pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) mostrou que apenas 2,1% dos médicos processados por seus pacientes no estado entre janeiro de 2001 e julho de 2008 tinham essa especialidade.
Próteses de silicone (Foto: Reprodução Globo News)
O próprio estudo afirmou que a especialização não é obrigatória para o exercício da medicina, mas que os empregadores geralmente exigem essa formação – e incentivou os pacientes que contratam diretamente seus médicos a fazerem o mesmo.
Histórico do médico
Se, mesmo com a formação, o paciente quiser saber se o médico já teve problemas antes, é possível consultar o histórico de um médico no Conselho Regional de Medicina ao qual ele é filiado. Eventuais punições que aquele profissional já tiver recebido ficam registradas.
O serviço serve somente para os casos que já tiverem sido concluídos pelo conselho. “Às vezes, o médico está sendo sujeito de um processo, mas ainda está sendo julgado”, explica Nader.

A conversa no consultório
Não existe um perfil de alguém que não deva fazer cirurgia plástica de maneira nenhuma, mas as cirurgias não são indicadas caso o paciente esteja com problemas de saúde. “A gente só pode fazer uma cirurgia plástica em quem está em perfeitas condições clínicas, exceto em casos de emergência, como em pacientes com câncer ou queimaduras, por exemplo”, afirma Aboudib.

Antes de uma cirurgia de rotina, o paciente deve passar, na maior parte dos casos, por exames de sangue, de urina e uma avaliação cardiológica. Caso o paciente tenha alguma condição específica – como hipertensão ou diabetes, por exemplo –, isso demanda mais cuidados. “É individualizado: cada doença exige um cuidado próprio”, explica Nader.
Problemas como esses ressaltam a importância do diálogo entre o médico e o paciente. “O usuário tem que levar o histórico dele para o doutor”, aponta o conselheiro do CFM.
Além disso, é preciso avisar o médico sobre qualquer mal-estar que aconteça na véspera da cirurgia. Muitas vezes, a pessoa não apresenta nenhum problema no dia de fazer os exames, mas sofre algum problema de saúde antes da cirurgia – como gripe, febre ou diarreia, por exemplo. Esses problemas, que muitas vezes não exigiriam cuidados médicos, podem ser complicadores na hora da operação.

Outra parte importante da conversa com o médico são as recomendações a respeito do pós-operatório, que incluem o tempo de repouso necessário, as restrições que o paciente vai ter e eventuais complicações que ele pode enfrentar.
“O cirurgião tem que deixar claro para o paciente quais são os riscos de maneira genérica e daquele paciente particular”, esclarece Nader. Aboudib, presidente da SBCP, sugere ainda que o paciente não acumule várias cirurgias plásticas em uma mesma operação, pois isso aumenta os riscos. Além disso, ele aconselha fazer somente procedimentos que já tenham sucesso comprovado pela classe médica e que tenham respaldo científico.
“O que se pode fazer é tomar essas providências. Se ocorrer acidente, é acidente”, conclui.
Veja casos recentes de problemas com cirurgias plásticas:
Modelo (Foto: Reprodução/Facebook)



Professora Paraíba (Foto: Reprodução/TV Paraíba)



Plástica SC (Foto: Reprodução/TV Globo)




  •  
Plástica ES (Foto: Reprodução/TV Gazeta)



Plastica MG (Foto: Arquivo Pessoal)


Cirurgia plástica no rosto - Arte Bem Estar (Foto: Arte/G1)
Arte Silicone (Foto: Editoria de Arte/G1)
Para ler mais notícias do Bem Estar, clique em g1.globo.com/bemestar/. Siga também o programa no Twitter e curta a nossa página no Facebook.
G1

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 27 milhões


Ninguém acertou os números sorteados pela Caixa Econômica Federal no concurso 1.449, realizado na noite deste sábado (8).

O prêmio para o próximo concurso, que será realizado na quarta-feira (12), está estimado em R$ 27 milhões, segundo a CEF.

O sorteio deste sábado foi realizado em estúdio de TV em São Paulo (SP).

As dezenas sorteadas neste sábado foram: 02 - 06 - 18 - 30 - 52 - 56.

Outras 116 apostas acertaram a Quina e cada uma delas vai receber o prêmio de R$ 18.517,69. Já a Quadra, acertada por 8.481 apostas, vai pagar R$ 361,82 para cada uma delas.

G1

Especialistas dão dicas para reforçar a segurança da casa nas férias


Polícia recomenda que janelas sem grades sejam reforçadas com travas internas (Foto: Tatiane Queiroz/ G1MS)Polícia recomenda que janelas sem grades sejam
reforçadas com travas (Foto: Tatiane Queiroz)
O delegado Fábio Peró, titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), disse que essas precauções são importantes para garantir a segurança. 
A Polícia Civil recomenda que, ao sair para viajar, o dono da residência ative todos os sistemas e dispositivos de segurança que há no local. “Alarmes, câmeras e cercas elétricas devem permanecer ligadas durante a ausência da família”, enfatizou Peró. O delegado recomenda ainda que janelas que não possuem grades sejam reforçadas com travas internas.

Outra recomendação é que os donos da casa não deixem as luzes ligadas. “Luzes acesas o dia inteiro chamam a atenção e indicam que a casa está vazia”, afirmou. Uma alternativa são as lâmpadas com foto sensores, que acendem no fim da tarde e apagam no início da manhã, ou ainda sistema de iluminação com “timer”, que ligam e desligam de acordo com os horários programados.
Bombeiros recomendam que aparelhos eletroeletrônicos fiquem desligados (Foto: Tatiane Queiroz/ G1MS)
Cão de guarda também é uma boa opção para aumentar a segurança da residência, segundo o delegado. “O cachorro inibe os bandidos porque dificulta a ação deles”, afirmou.

Peró recomenda ainda que as campainhas e interfones da casa fiquem desligados durante a viagem. “O bandido não vai conseguir diferenciar se estão desligados ou estragados e por isso não vai saber se a casa está vazia”.

Correspondências e jornais acumulados na caixa de correio ou na varanda também indicam que não há ninguém na casa. Uma alternativa é pedir para que alguém de confiança, como amigo, vizinho, ou parente próximo, recolha-os diariamente. Outra opção é suspender a entrega das correspondências ou as assinaturas de jornais e revistas durante o período.

Internet
Peró alerta ainda para que as pessoas não divulguem detalhes sobre as viagens de férias em redes sociais.  ”O ideal é que as pessoas evitem postar   quantas pessoas irão viajar ou qual o período que ficarão fora”.

Ainda segundo o delegado, existem quadrilhas especializadas em crimes de internet que conseguem ter acesso a informações pessoais e sigilosas para armar golpes ou planejar crimes.
válvula de gás deve permanecer desligada para que não ocorram vazamentos (Foto: Tatiane Queiroz/ G1MS)
Acidentes
Para evitar incidentes durante o período em que a família está fora de casa, como incêndios e vazamentos, o tenente Vilson Silva, do Corpo de Bombeiros, afirma que é preciso ficar atento a tomadas, torneiras e outros itens da residência.

“ Aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos devem ficar desligados e fora das tomadas. Isso evita os riscos de um superaquecimento ou de um curto-circuito que podem iniciar um incêndio. A válvula do gás de cozinha também deve ficar desligada para que não ocorram pequenos vazamentos”, explicou o bombeiro.

Silva recomenda que o registro de água também permaneça desligado. “Assim,  os donos da casa evitam uma surpresa, como encontrar a casa alagada por conta de um vazamento ou de uma torneira que não foi bem fechada”, alertou.
Para ler mais notícias do G1 MS, clique em g1.globo.com/ms. Siga também o G1 MS noTwitter e por RSS.
G1

Fatecs realizam vestibular neste domingo para 56 mil candidatos


Vestibular da Fatec (Foto: G1)Vestibular da Fatec (Foto: G1)
As Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo fazem neste domingo (9) o vestibular 2013. A prova começa às 13h, e terá cinco horas de duração.
No total, 56 mil candidatos vão disputar as 12.315 vagas em 65 cursos de graduação tecnológica oferecido por 56 unidades no estado de São Paulo. Confira a lista de locais de prova
O gabarito será divulgado às 18h30 deste domingo no site do vestibular da Fatec. A lista de aprovados será divulgada no dia 17 de janeiro de 2013.
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) é o mais concorrido, pelo quinto semestre consecutivo. Neste processo seletivo, o mais alto índice de candidato por vaga é registrado na Fatec Zona Leste, da Capital, onde 753 inscritos concorrem às 40 vagas oferecidas, o que representa 18,83 candidatos por vaga.A prova
Os candidatos terão que responder a 54 questões de multipla escolha. De acordo com o edital, serão cinco questões relativas a cada uma das oito disciplinas que compõem o núcleo comum do ensino médio (matemática, português, física, química, biologia, história, geografia e inglês), cinco questões com a finalidade de verificar a capacidade de raciocínio lógico do candidato; e nove questões que proporão a articulação de conhecimentos das disciplinas de ensino médio, para a solução de situações-problema.

Em segundo lugar aparece o curso de Construção Civil - Modalidade Edifícios, na Fatec São Paulo, com 18,13 candidatos por vaga. O curso de ADS das Fatecs São Paulo, Carapicuíba e Zona Sul também aparece entre os dez mais procurados.
Para ler mais notícias do G1 Educação, clique em g1.globo.com/educacao. Siga também oG1 Educação no Twitter e por RSS.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...