segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Aniversariante do dia

Adicionar legenda
Adicionar legenda
Adicionar legenda
Adicionar legenda



Começa nesta segunda cadastro de ambulantes para réveillon na Paraíba


A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) de João Pessoa inicia nesta segunda-feira (10) o cadastro dos ambulantes que desejam comercializar seus produtos durante as festas de final de ano e nos shows que acontecem em janeiro. As inscrições poderão ser efetuadas até a próxima sexta-feira (14) na sede da Sedurb, localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro Água Fria, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Os interessados devem comparecer a Sedurb com originais e cópias do RG e CPF, crachá do último Réveillon, comprovante de residência atualizado e certidão negativa de tributos municipais. Após as inscrições, a Prefeitura de João Pessoa realizará um sorteio, no dia 27 de dezembro, às 9h, para a ocupação das áreas comerciais.O cadastro servirá para o Concerto de Natal e o réveillon, que acontecem em dezembro, e também na Estação do Som, evento que ocorrerá em janeiro de 2013 em João Pessoa.. Os comerciantes cadastrados devem estar quites com o Tesouro Nacional para trabalhar nos respectivos festejos, além de realizar o pagamento da taxa de uso do solo público no ato do registro.
“Esperamos que todos os comerciantes que trabalharam nesses festejos o ano passado compareçam a Sedurb para garantir suas participações, de maneira ordenada, também este ano. Esta é uma forma democrática adotada pela Prefeitura de João Pessoa para garantir o direito dessas pessoas nesses eventos”, disse o titular da Sedurb, Inácio Machado.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.

G1

Blitz da operação 'Lei Seca' notifica 47 motoristas em João Pessoa


Uma Blitz da 'Operação Lei seca' realizada pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) na noite deste sábado (8) e madrugada do domingo (9) em João Pessoa, notificou 47 condutores de veículos por dirigirem após ingestão de bebida alcoólica. A ação policial aconteceu em uma das principais vias da capital paraibana, a Epitácio Pessoa.
De acordo com o BPTran foram realizados 221 testes de alcoolemia com bafômetro e outros 15 condutores foram notificados por terem cometido infrações de trânsito.Durante a fiscalização além dos 47 condutores notificados, os policiais apreenderam 43 carteiras de habilitação e 23 veículos, que foram conduzidos para o pátio de Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba(Detran-PB) por estarem com alguma irregularidade na documentação.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS
G1

Acidente deixa cinco mortos em rodovia estadual após festa na PB


Um acidente grave deixou cinco mortos e dois feridos na noite de sábado (8), no Curimataú paraibano. Uma Volkswagen Kombi e um caminhão F4000 colidiram na PB-137, entre as cidades de Picuí e Cuité. Segundo a polícia, o veículo pertencia à Secretaria de Ação Social de Cuité, para onde retornava com pessoas que haviam trabalhado durante o evento do Festival da Carne de Sol em Picuí.
De acordo com a polícia, o caminhão teria apresentado problemas mecânicos e o motorista estacionou à margem da pista, colocando sinalização de advertência atrás do veículo. O motorista da Kombi não viu o triângulo sinalizador e colidiu na traseira do caminhão.Segundo a 9ª Delegacia Regional da Polícia Civil, morreram no acidente três mulheres, uma adolescente de 16 anos e um homem de 39 anos. Um homem de 23 anos e uma mulher de 46 anos ficaram feridos e foram encaminhados para o Hospital de Trauma deCampina Grande, onde permanecem internados.
Segundo a Polícia Civil, a rodovia estadual não tem nenhuma sinalização e o trecho da pista não possuía acostamento. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Ônibus tomba e deixa passageiros feridos em João Pessoa


Ônibus com participantes de Iemanjá capota em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Acidente aconteceu na manhã deste domingo (9) no
Valentina (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um ônibus que levava pessoas que haviam participado da Festa de Iemanjá, realizada na noite do sábado (8), tombou na manhã deste domingo (9) no bairro Valentina Figueiredo em João Pessoa. De acordo com informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), oito pessoas ficaram feridas no acidente e após socorridas foram levadas para o Hospital de Emergência e Trauma da capital.

Segundo o Corpo de Bombeiros, que também esteve no local do acidente, o motorista do ônibus perdeu o controle em uma curva fechada e o veículo acabou tombando. Ainda conforme os Bombeiros , ninguém se feriu gravemente no acidente.


Acidente com ônibus em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)O socorro dos feridos foi feito por cinco ambulâncias do Samu e uma dos Bombeiros. O Hospital de Emergência e Trauma confirmou que oito pessoas deram entrada na unidade, mas não informou o estado de saúde delas.

A Festa de Iemanjá aconteceu na noite do sábado,entre as praias de Tambaú e Cabo Branco. De acordo com  a Federação dos Cultos Afro-brasileiros da Paraíba, pelo menos 100 mil pessoas vindas de várias partes do estado participaram do evento.


Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em
 g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS. 
G1

Homem é assassinado com tiros na cabeça em Campina Grande


Um homem de 33 anos foi assassinado no bairro do Araxá, em Campina Grande, na noite de domingo (9). De acordo com a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), a vítima chegava em casa quando foi morta com 10 disparos.
Os suspeitos no interior do veículo dispararam várias vezes contra a vítima, que foi atingida com sete tiros na cabeça e três nas costas. O homem morreu na hora. A polícia realizou rondas na região, mas nenhum suspeito foi detido. O corpo da vítima foi encaminhado para perícia no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande.Moradores ouviram os tiros e acionaram a polícia, por volta das 18h (horário local). Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu na rua Projetada. O homem estava perto de casa a pé, quando um carro teria se aproximado.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Parentes de mulher morta diante da filha no Rio não descartam execução


Marido (de preto) ajuda a levar o caixão com o corpo de Jaqueline para ser enterrado (Foto: Renata Soares/G1)Marido (de preto) ajuda a levar o caixão com o corpo de Jaqueline para ser enterrado (Foto: Renata Soares/G1)
Foi enterrado por volta das 11h desta segunda-feira (10), no Cemitério de Irajá, no Subúrbio do Rio, o corpo de Jaqueline Madeira do Nascimento, de 29 anos. A professora e estudante de engenhariamorreu baleada em uma suposta tentativa de assalto na noite de sábado (8), na frente de uma das duas filhas, de 2 anos, quando chegava em casa, em Colégio, na Zona Norte. Durante o velório, parentes da vítima, no entanto, disseram acreditar que o crime tem características de execução.
Segundo o amigo da familia Orlando Siqueira, de 66 anos, Jaqueline era um pessoa muito querida: "Ela foi criada junto comigo. É uma covardia isso. Ela nasceu no bairro, é conhecida e uma pessoa muito boa. È muito triste", disse o aposentado."Segundo testemunhas, nada foi roubado. Pode ter sido assalto, sim, pode. Mas porque não levaram nada? A informação é que os caras já teriam saído do carro atirando. A possibilidade de execução não está descartada", disse Ulisses Fernandes, primo da vitima.
Ela e o marido se conheceram quando ainda era crianças. Eles se casaram há pouco mais de sete anos e tinham, além da filha de 2 anos que presenciou o assassinato, uma outra, de 7 anos. O sonho dela, segundo o amigo, era se formar em engenharia.
Em sua página no Facebook, o marido da professora, o sargento do Corpo de Bombeiros Anderson Costa da Silva, postou uma carta em homenagem à Jaqueline. "Eu estou feliz porque posso dizer que tenho duas joias, uma com a cara e outra com seu temperamento. Eu estou feliz porque amei e fui amado, porque tentei dar de tudo para ela e sei que ela mesmo sem fazer força foi muito melhor que eu (...) Te amo para sempre", diz o texto (leia a íntegra da carta no fim da reportagem).
Corpo de Jaqueline Madeira é sepultado no Cemitério de Irajá (Foto: Renata Soares/G1)Corpo de Jaqueline Madeira é sepultado no Cemitério de Irajá (Foto: Renata Soares/G1)
Perícia em 30 dias
Segundo testemunhas, a professora se preparava para guardar o carro na garagem quando foi surpreendida por bandidos em dois carros. Ela teria se assustado com a chegada dos criminosos e um deles acabou atirando. O resultado da perícia realizada no carro da professora deve ficar pronto em 30 dias, segundo a polícia.

"Batalhamos muito juntos, crescemos juntos e tínhamos grandes planos. Agora foi pura crueldade, porque um projétil passou pela área do vidro e não quebrou, ou seja, o vidro estava totalmente abaixado. Viram que era uma mulher com uma criança e atiraram", lamentou o marido de Jaqueline.
Peritos disseram que foram pelo menos quatro disparos em direção ao veículo. Um deles atingiu Jaqueline. Por pouco uma das balas não pegou na filha dela, no banco da frente.
"Nesse intervalo que eu escutei os tiros eu vi um Meriva vermelho arrancando e aí fui pra rua e cheguei lá vi o carro dela meio que inclinado, meio que diagonal à rua, à calçada. E ela tava lá, inerte já, jogada pro lado, toda ensanguentada. Eu sou benquisto onde eu passo e ela era mais ainda, que ela era uma pessoa de uma índole fantástica, uma pessoa ímpar. Não tinha como não gostar dela", disse o marido.
O pai dela foi à tarde no Instituto Médico Legal (IML), ao lado de um amigo da família. Os investigadores suspeitam que o crime possa ter sido cometido por bandidos de uma das três comunidades da região: Jorge Turco, Sapê e Faz Quem Quer.
Jaqueline está na foto de fundo do Facebook de Anderson, onde ele postou uma carta em homenagem (Foto: Reprodução / Facebook)Jaqueline está na foto de fundo do Facebook de Anderson, onde ele postou uma carta em homenagem à mulher (Foto: Reprodução / Facebook)
Leia abaixo a íntegra da carta postada pelo marido de Jaqueline no Facebook:
"Amigos, eu tive a oportunidade de encontrar um anjo que se apresentou como gente na minha vida.
Nos conhecemos ainda na infância ela com 2 e eu com 7, o mundo deu voltas e quando ela tinha 19 começamos a namorar, em 2005 ficamos sabendo que a Rafinha estava chegando e marcamos o casório.
Não tínhamos nada e ela me ajudava a subir os tijolos com uma barriga de 3 meses. Fizemos nossa casa, e neste t
empo moramos num quarto e depois numa meia água. Partimos pra dentro com apenas um quarto e banheiro e depois fomos fazendo as outras paredes, a Rafa já estava com uns 3 ou 4 meses. Montamos nossa empresa e em 2007 terminamos nossa casa e em 2008 quebramos e passamos até por necessidades de alimentos, mas sempre estivemos juntos.
Em Outubro de 2008 ela me indicou para prestar serviços na empresa onde trabalhava e começamos a prosperar novamente.
Tínhamos planos para os próximos 10 anos e ela era a única pessoa que sempre soube todos os passos, eu falava que se eu morresse ela iria tocar tudo e fazer o futuro das meninas (a Gabi chegou em 2010).
Mas ontem Nosso Pai disse que já estava bom e a chamou para junto dele.
Eu ficava horas conversando com a minha amiga, na sala, na cama, no café da manhã.
Eu tive anos de verdadeira felicidade, pena que a missão dela teve que terminar.
Ela era minha amiga, eu consegui encontrar o prêmio que todos procuram, eu encontrei a minha alma gêmea.
Ela me ensinou a servir sem propósito, apenas pelo benefício do outro.
Ensinou a ter propósito sem pegar na minha mão, eu não era nem tinha nada e hoje tenho projetos sólidos.
Ela me tratava como um filho e eu queria protege-la como uma jóia.
Eu só não tinha a resposta para este caminho que a vida nos levou.
Eu confesso que não sou forte e apesar de discutir algumas vezes eu nunca teria peito pra sair de perto dela.
Mas não tivemos escolha e agora me prendo ao que ela me ensinou nesta vida de exemplos. Eu não acreditava na pureza de sentimentos e na ingenuidade dos detalhes que ela observava, mas tudo isto me empurra a aceitar mais este desafio e eu realmente acredito que um dia vou encontrá-la e dizer "a missão foi cumprida".
Meus amigos, dediquem um minuto e façam uma oração pedindo paz e tranquilidade nesta nova jornada que ela atravessa.
Na tarde passada nossa pequena família feliz dormia juntos depois do almoço e ontem mesmo ela ficou menor, mas temos que continuar a ser felizes e preencher o vazio com os sorrisos dela.

Eu estou feliz porquê posso dizer que tenho duas jóias, uma com a cara e outra com seu temperamento.
Eu estou feliz porquê amei e fui amado, porquê tentei dar de tudo para ela e sei que ela mesmo sem fazer força ela foi muito melhor que eu.
Que a paz de nosso Divino Deus esteja com você meu grande amor.
Te amo para sempre."

Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.
G1

Chávez embarca para Cuba para nova cirurgia contra câncer




Presidente da Venezuela seguiu para Cuba nesta segunda-feira (10) (Foto: Reprodução)O presidente venezuelano, Hugo Chávez, embarcou na madrugada desta segunda-feira (10) para Cuba, onde será operado de emergência após sofrer uma recaída do câncer, o que pode obrigá-lo a deixar o poder logo após ter sido reeleito para mais seis anos de mandato.
A partida do presidente no aeroporto deCaracas, noticiada pela emissora de TV Telesur em seu site na internet, aconteceu após uma longa jornada de manifestações públicas em apoio a Chávez, que pela primeira vez nomeou um eventual sucessor: o vice-presidente Nicolás Maduro.
No domingo (9), a Assembleia Nacional autorizou por unanimidade a saída de Chávez do país para ser submetido, em Havana, a uma nova cirurgia, que o próprio presidente classificou como arriscada.
Se o líder socialista não puder cumprir o mandato, está prevista a convocação de eleições.
Chávez concentra em sua própria figura praticamente todo movimento político que governa o país ininterruptamente desde 1998, e fez um pedido a seus seguidores para que votem em Maduro, caso seja obrigado a se afastar do governo.
O aparecimento de células malignas na região pélvica, a mesma onde Chávez já foi operado anteriormente, levou os médicos a decidirem por uma nova cirurgia em Chávez, cuja data não foi divulgada.
G1

STF nega recurso contra decisão que mantém goleiro Bruno preso


O Supremo Tribunal Federal (STF) negou recurso impetrado pela defesa do goleiro Bruno Fernandes contra uma liminar que mantém o atleta preso. A decisão foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico nesta segunda-feira (10). Na decisão, o ministro Teori Zavascki alega que o pedido na defesa não traz fatos novos e, por isso, a situação do goleiro continua a mesma. Segundo o STF, não há prazo para que o mérito do habeas corpus seja julgado por todos os ministros, quando haverá uma decisão definitiva sobre o pedido de liberdade.
O recurso - chamado embargos de declaração - foi apresentado pelo advogado Rui Pimenta no dia 3 de outubro contra decisão do Ministro Joaquim Barbosa, que negou a liberdade ao atleta. Na decisão publicada nesta segunda-feira (10), é justificado que "inexiste qualquer subsídio apto a alterar os fundamentos adotados na decisão que indefirira o pedido liminar".
O goleiro Bruno vai a júri popular pela morte e desaparecimento de Eliza Samudio no dia 4 de março de 2013, segundo a Justiça de Minas.  Em 23 de novembro, o  júri popular do caso Eliza Samudio condenou os réus Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do goleiro Bruno, pelo envolvimento na morte da ex-amante do jogador, em crime ocorrido em 2010. Conforme sentença da juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, Macarrão foi considerado culpado pelos crimes de homicídio e sequestro e cárcere privado. Fernanda foi condenada por sequestro e cárcere privado.Teori Zavascki é o relator do habeas corpus 111810, que tramita no STF desde dezembro de 2011 e que já passou pelas mãos dos ministros Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso e Joaquim Barbosa. Os três magistrados já haviam dado decisões negando o pedido de liminar para libertar imediatamente Bruno da penitenciária Nelson Hungria, em Contagem. Mas, para cada negativa, o advogado Rui Pimenta entrou com um recurso.
O júri popular, que teve início com cinco réus, acabou com apenas dois acusados: Macarrão e Fernanda. O jogador Bruno Fernandes de Souza, que era titular do Flamengo, é acusado de ter arquitetado a morte da ex-amante, em 2010, para não ter de reconhecer o filho que teve com Eliza nem pagar pensão alimentícia. Bruno, a sua ex-mulher Dayanne Rodrigues e o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, tiveram o júri desmembrado pela juíza Marixa e serão julgados em 2013.

O crime
Conforme a denúncia, Eliza foi levada à força do Rio de Janeiro para um sítio do goleiro, em Esmeraldas (MG), onde foi mantida em cárcere privado. Depois, a vítima foi entregue para o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, que a asfixiou e desapareceu com o corpo, nunca encontrado. O bebê Bruninho foi achado com desconhecidos em Ribeirão das Neves (MG).

Além dos três réus que tiveram o júri desmembrado, dois acusados serão julgados separadamente – Elenílson Vitor da Silva e Wemerson Marques de Souza. Sérgio Rosa Sales, primo de Bruno, foi morto a tiros em agosto. Outro suspeito, Flávio Caetano Araújo, que chegou a ser indiciado, teve o processo arquivado.
G1

PMs suspeitos de matar jovem em abordagem vão para presídio militar


Os seis policiais militares suspeitos de matar um jovem e atirar em outro na região do Parque Edu Chaves, na Zona Norte de São Paulo, foram levados na noite de domingo (9) para o Presídio Militar Romão Gomes. Os PMs afirmam que os rapazes reagiram a uma abordagem policial. Em protesto contra a morte do jovem, dois ônibus foram incendiados na região. Duas pessoas não conseguiram sair de dentro de um deles e morreram queimadas.
De acordo com o coronel Audi Felix, os PMs foram detidos porque testemunhas da abordagem contaram versões diferentes das apresentadas pelos policiais. Eles foram presos em flagrante por suspeita de homicídio e tentativa de homicídio.
A abordagem dos PMs teria gerado revolta dos moradores, o que pode ter ocasionado o ataque a um ônibus, na região do Parque Edu Chaves. Segundo a PM, um grupo jogou combustível e ateou fogo no veículo, o que causou a morte de dois passageiros, que não conseguiram descer. Pouco antes das 11h deste domingo (9), um segundo coletivo foi incendiado a cerca de 500 metros do local.Duas equipes participaram da ação, que ocorreu no domingo. A primeira abordou os dois suspeitos e, segundo Félix, fez os disparos que mataram Maicon Rodrigues de Moraes, de 16 anos. Depois, a outra equipe chegou ao local. Entre os PMs detidos, estão um tentente, um sargento, três soldados e um cabo.
Por causa desses dois ataques, sete pessoas também foram presas nesta tarde, informou o Delegado da Seccional Norte, Cosmo Stikovics Filho. Alguns deles ficaram queimados e precisaram ser socorridos a hospitais da região.
Em relação à abordagem que causou a prisão dos seis PMs, o coronel Félix disse que chegaram testemunhas com uma nova versão dos fatos. "Cabe ao delegado entender. E ele entendeu, dentro das convicções dele, que é o caso de fazer autuação em flagrante e delito”, explicou Félix. “Há contradição com o relato dos policiais militares. Eles são firmes em dizer que no momento do confronto não havia ninguém na via pública, mas tudo isso vai ser apurado”, complementou.
Em nota, a Polícia Militar informou que os policiais solicitaram aos dois suspeitos que deixassem o veículo em que estavam. Segundo a PM, eles desceram atirando e houve troca de tiros. Porém, a mãe do outro rapaz baleado que sobreviveu, Walterley Marques da Silva Junior, de 18 anos, afirmou que o rapaz “nunca andou armado”. Segundo ela, ele teve uma passagem por porte de drogas há dois anos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Walterley passou por uma cirurgia para retirar a bala e permanece internado na UTI do Hospital São Luiz Gonzaga, em estado estável, sob escolta policial.
Moradores da região relataram também que houve espancamento de outras pessoas durante a ação. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o irmão do jovem que foi morto está internado no Hospital Vila Maria, com um trauma no maxilar, que seria decorrente de um confronto com um policial.
No entanto, o coronel Félix disse que não há informações sobre essa ocorrência. Além do inquérito policial, a PM também instaurou um inquérito administrativo para apurar os fatos.
Ônibus foi incendiado na Zona Norte da capital paulista (Foto: Edison Temoteo/Estadão Conteúdo)Duas passageiros não conseguiram deixar o ônibus na Zona Norte (Foto: Edison Temoteo/Estadão Conteúdo)
Para ler mais notícias do G1 São Paulo, clique em g1.globo.com/sp. Siga também o G1 São Paulo no Twitter e por RSS.
G1

Anac manda fiscal que só conhece Boeing avaliar novo piloto de Airbus


inspetores_aviação_anac_300 (Foto: EJ Escola de Aviação/Divulgação)Brasil conta com 71 inspetores civis e 56 militares
para checar 14 mil pilotos a cada ano; demanda só
aumenta (Foto: EJ Escola de Aviação/Divulgação)
Em um dos casos, um checador que só conhece o sistema da Boeing foi convocado para testar pilotos que irão comandar voos de Airbus. O exame seria, inclusive, na sede da Airbus, em Miami. Alegando perigo de acidentes aéreos, o inspetor recursou o trabalho.Inspetores responsáveis por avaliar pilotos que pretendem tirar a licença para pilotar  aviões - documento conhecido como "brevê" - e comandar voos de companhias aéreas brasileiras estão sendo convocados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar os testes em aeronaves nas quais não são habilitados.
A Anac confirma a situação, mas garante que o procedimento não traz riscos e segue normas da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, da sigla em inglês). O órgão internacional diz que apenas prevê procedimentos e não tem poder de punição, mas recomendou à agência brasileira rever a prática.
A Boeing disse que não iria se manifestar sobre o assunto. A Airbus fez alguns questionamentos ao G1 sobre o tema, mas até a divulgação desta reportagem, não se posicionou sobre o caso.
Convocação por similaridade
Segundo a Anac, os avaliadores são convocados por similaridade com o grupo de aeronaves. "Inspetores de aeronaves como Airbus podem checar aeronaves como Boeing, pois tratam-se de aeronaves de grande porte/similares", diz a nota da agência.

Os sistemas das aeronaves das duas fabricantes atuam de forma diferente.
Carlos Montino de Oliveira, presidente da Associação de Servidores da Anac, no entanto, diz que a prática é frequente e gera riscos para a segurança aérea. "O manual que regula as normas para cheques na Anac é confuso. A situação da escala de inspetores vai contra os princípios da administração pública, especialmente os de publicidade e direito à informação".
A Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (APPA) também critica o procedimento adotado e reclama ainda da demora de até três meses para a liberação de licenças e da falta de transparência no processo de habilitações.
O Brasil conta com 71 inspetores civis e outros 56 militares, cedidos pela Aeronáutica, para realizar cheques anuais de 14,3 mil pilotos comerciais. Só em 2010, mais 2.693 licenças para novos pilotos privados, comerciais e de linhas aéreas foram expedidas. O número de novos contratados pelas companhias brasileiras cresceu 23% no mesmo ano.
'Medo de errar'
Um inspetor civil que é piloto de Boeing e checador de novos comandantes de aeronaves da mesma construtora foi chamado pela Anac para avaliar, na sede de treinamentos da Airbus, em Miami, nos Estados Unidos, se dois novos pilotos de Airbus A-320 da Avianca poderiam receber o brevê para realizar voos no Brasil. O servidor, que pediu para não ser identificado pela reportagem, recusou o trabalho.

Ele afirma ter alertado a Superintendência de Segurança Operacional (SSO) e ao Diretor de Operações de Aeronaves, Carlos Pellegrino, que o procedimento de convocar profissionais sem conhecimentos técnicos adequados para realizar exames de novos pilotos colocaria em risco a aviação e infringiria normas da Organização da Aviação Civil Internacional. Procurada para comentar o episódio, a Avianca não se manifestou.
Ao decidir não avaliar pilotos de aeronave diferente da que costuma pilotar, o inspetor diz que relembrou acidentes aéreos recentes com modelos Airbus, como tragédias de voos da TAM, que deixou 199 mortos no Aeroporto de Congonhas em 2007, e da Air France, que resultou na morte de 228 pessoas em 2009, ao cair no Oceano Atlântico. Ele afirma que teve medo de errar.
Outros colegas responsáveis pela avaliação de pilotos também questionaram procedimento adotado pela Anac e apontaram falta de inspetores para dar conta da demanda. "Isso não acontecia até este ano. É decorrente da escassez de profissionais", diz um checador. A Anac contava com quatro grupos diferentes de inspetores para avaliar os pilotos de linha aérea de aeronaves Boeing, Airbus, Embraer e ATR. Segundo servidor ouvido pelo G1, as escalas da agência começaram a misturar os grupos.
Organização recomenda rever procedimentos
Documento nº 8335 da Organização da Aviação Civil Internacional, manual de procedimentos para inspeções e certificações de pilotos e aviões, informa que o inspetor "deve ter pelo menos a mesma qualificação" que o piloto que será submetido à avaliação. O texto aponta ainda que, para inspeções em voo, o fiscal deve saber operar a mesma aeronave ou um avião com características operacionais semelhantes.

Inspetores que são convocados para checar aeronaves que não conhecem dizem que há risco; Anac não vê problema (Foto: Rede Globo)
Procurada pelo G1, a organização afirma que os "seus documentos preveem procedimentos internacionais de atuação, mas que cabe a cada país decidir como as recomendações devem ser incorporadas internamente de acordo com a legislação local". A ICAO diz não ter poder de punição, pois "não é uma agência reguladora ou uma autoridade".
aviação, pilotos (Foto: Editoria de Arte / G1)
Mesmo assim, a diferença de visão entre os checadores em relação às normas internacionais e os procedimentos adotados é algo que "a Anac deve rever e decidir o que deve ser feito", recomenda a organização.
Associação pede maior lisura
George Sucupira, presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (APPA), critica a Anac. "Há um conflito de informações dentro da Anac que, muitas vezes, impede que os processos de habilitações e cheques andem com rapidez", afirma. "Isso é perigoso e gera desconfiança. Cada avião que cai é uma pedra no meu caixão, um dia de luto para toda a comunidade da aviação".

Preocupada com a situação, a APPA enviou uma carta à Anac pedindo maior lisura nos processos de renovações e primeiras licenças. "Há mais de sete mil processos parados, e o tempo médio de espera é de três meses. Ficamos numa encruzilhada de ações judiciais", diz Sucupira.
Em nota, a Anac confirmou que recebeu a carta e está realizando reuniões com a APPA sobre as demandas. Depois da greve dos servidores, entre julho e agosto, a agência disse que traçou projetos internos para gerenciar o grande número de processos e que indefere muitas requisições devido à não apresentação de documentos corretos.
A Anac afirma que "as habilitação possuem sua situação divulgada para seus usuários diretamente no portal de licenças e as decisões são enviadas aos usuários via mensagem eletrônica" e salienta que "a aviação trabalha dentro de um sistema" e que o exame "não pode ser visto como atividade isolada", pois os pilotos passam por centros de instrução e trabalham em empresas que possuem programas de treinamento autorizados.
Para ler mais notícias do G1 Brasil, clique em g1.globo.com/brasil. Siga também o G1 Brasil no Twitter e por RSS.
G1

Artista sul-coreano ensina técnica para 'pintar gritos' em vídeo


O artista sul-coreano Kim Beom possui uma técnica peculiar para pintar seus quadros. Em um vídeo de 30 minutos, o pintor mostra como pintar um quadro chamado “O Grito Amarelo”, que é pintado com o artista soltando berros viscerais enquanto esfrega o pincel na tela (veja o vídeo).
Artista ensina que pinceladas devem ser feitas com gritos de dor e angústia (Foto: Reprodução)Artista ensina que pinceladas devem ser feitas com gritos de dor e angústia (Foto: Reprodução)
De acordo com Kim, o “efeito dos gritos fica gravado nas pinceladas”, que variam dependendo do tipo de berro feito pelo artista, que pode ser “quando sentimos dor psicológica, quando batemos o joelho na mesa durante a noite ou quando puxam nosso cabelo”. Ao final, o trabalho é “uma junção de cores e emoção”, de acordo com a definição de Beom.

Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.

G1

Vídeo mostra menino imitando sirene na Arábia Saudita


Na Arábia Saudita, um menino foi filmado imitando com perfeição o som de uma sirene de polícia. A gravação da sonoplastia se espalhou pela rede e o vídeo já ultrapassou 200 mil visualizações em apenas dois dias (assista ao vídeo).
Menino foi filmado imitando o som de uma sirene de polícia (Foto: Reprodução)Menino foi filmado imitando o som de uma sirene de polícia (Foto: Reprodução)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Começam as vendas de cartões do Metrô Rio para o réveillon


Réveillon no Rio de Janeiro (Foto: Wagner Meier / Fotoarena / Agência O Globo)Milhões de pessoas são esperadas em
Copacabana (Foto: Wagner Meier / Fotoarena /
Agência O Globo)
Começa nesta segunda-feira (10) a venda dos cartões especiais do metrô para o réveillon no Rio. Serão disponibilizadas 143 mil passagens, comercializadas em bilheterias especiais de oito estações, entre as linhas 1 e 2. Idosos e pessoas com deficiência terão 10 mil bilhetes reservados para a virada de ano.
Cada cliente tem o direito de comprar até 10 bilhetes especiais. Cartões pré-pagos e vales-transporte eletrônicos não serão aceitos e só voltarão a valer a partir das 7h de 1º de janeiro.
Os usuários terão cinco faixas de horário para a ida. Eles deverão comprar o bilhete da cor correspondente ao horário desejado (veja a lista no fim da reportagem). Já na volta, o metrô ficará aberto das 0h às 5h do primeiro dia do ano. Os cartões serão vendidos até 24 de dezembro nas seguintes estações: Pavuna, Del Castilho, Saens Peña, Central, Carioca, Botafogo, Largo do Machado e General Osório.
Dos 143 mil bilhetes a serem vendidos, 104 mil garantem ida e volta ao passageiro e serão vendidos a R$ 6. As 26 mil passagens de ida e 13 mil de volta serão vendidas a R$ 3,20, mesmo valor da tarifa do metrô.
Não haverá transferência de linhas no dia da virada para o Ano Novo. Os trens da Linha 2 seguirão da estação Pavuna, no Subúrbio, direto para a General Osório, em Ipanema, na Zona Sul.

Parte da receita dos cartões especiais de réveillon será destinada ao movimento Rio Como Vamos, quetem como objetivo melhorar a qualidade de vida na cidade.

Serviço:
Embarque entre 19h e 20h – Cartão azul

Embarque entre 20h e 21h – Cartão laranja

Embarque entre 21h e 22h – Cartão verde

Embarque entre 22h e 23h – Cartão vermelho

Embarque entre 23h e 0h – Cartão amarelo

Cartões de volta (0h a 5h) - Cartão cinza
Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...