terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Aniversariante do dia

Adicionar legenda

Suspeito de matar esposa de 15 anos é preso em Campina Grande


Um homem foi preso na tarde desta segunda-feira (10) suspeito de matar a esposa de 15 anos em Campina Grande, segundo a delegada de Homicídios, Cassandra Duarte. O crime aconteceu na última sexta-feira (7). O corpo da adolescente foi encontrada em uma casa no bairro de Bodocongó, onde também estava, sozinho, seu filho de dois meses.

O suspeito confessou o crime, mas disse que estava apenas limpando a arma e que o tiro foi acidental. Ele ainda confirmou à polícia que o bebê de dois meses estava dentro do quarto no momento do crime, mas que estava dormindo.

Desde o dia do crime, ele já era considerado o principal suspeito do crime e a Polícia Civil conseguiu um mandado de prisão contra ele. O homem é ex-presidiário, tendo cinco passagens pela polícia por crimes patrimoniais, ou seja, roubos e furtos. O suspeito está detido na carceragem da Polícia Civil.


Os policiais realizaram o procedimento de isolamento do local. De acordo com a Polícia Militar, não houve testemunhas que tenham relatado o que aconteceu. Conforme relatou a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), o menino foi encontrado sozinho dentro do quarto, sobre uma cama. A criança foi encaminhada à delegacia da Infância e Juventude da Polícia e foi comunicado o Conselho Tutelar de Campina Grande para adotarem as providências no caso.
Entenda o caso 
Segundo a Polícia Militar, moradores do bairro ligaram para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para realizar o atendimento a uma vítima de tiro em uma casa na rua Aprígio Veloso. A equipe médica constatou que a jovem já estava morta com um tiro na altura da testa e acionou a polícia por volta das 21h15 (horário local) de ontem. No local, o bebê de dois meses estava sozinho.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Luciano Cartaxo e vereadores eleitos em João Pessoa são diplomados


Prefeito eleito Luciano Cartaxo falou sobre como será a sua gestão (Foto: Jorge Machado/G1)Prefeito eleito falou sobre como será a sua gestão
(Foto: Jorge Machado/G1)
Em seu discurso, o prefeito eleito disse que o grande desafio da sua gestão vai ser conciliar a modernidade com a tranquilidade. “Queremos a nossa capital desenvolvida, preservando o verde nas nossas ruas. Queremos um projeto político sustentável. E falar em qualidade de vida é falar em investimento na educação. Vamos construir 15 creches em diversos bairros. 2013 será o ano da educação infantil e de investimentos no ensino fundamental”, declarou.

Os primeiros diplomados foram os suplentes de vereador e logo depois, pela ordem crescente de votação, os vereadores eleitos, seguidos pelo vice-prefeito eleito, Nonato Bandeira. Só por volta das 19h25 Cartaxo foi diplomado.

Ele valorizou alianças, agradeceu ao prefeito Luciano Agra (sem partido) e ao PT a oportunidade de ter sido o candidato pelo partido. “Será um governo de propostas, ideias e resultados relevantes, porém realistas e factíveis”, comentou. Cartaxo também falou das desigualdades. “Não podemos aceitar que 35 mil famílias vivam na pobreza. Tenho guardado comigo o ensinamento de Lula: precisamos governar para quem mais precisa. Vamos colocar em prática um programa de aceleração de desenvolvimento para os bairros mais carentes de João Pessoa".

Luciano Cartaxo recebeu o diploma de prefeito ao lado de sua esposa (Foto: Jorge Machado/G1)
Na ocasião, Nonato Bandeira comentou que não houve pressão de partidos aliados para a nomeação do secretariado, anunciado na manhã desta segunda-feira (10). “Eu acho natural alguns partidos que estiveram com o governo quererem o seu espaço, mas não há nenhuma pressão por nomeação. A prova disso são nomes com experiência, de alto nível. As pessoas votaram para Luciano Cartaxo inovar”, disse.

Os prefeitos e vereadores eleitos em outubro devem ser diplomados pela Justiça Eleitoral até o dia 19 de dezembro. Até a última sexta-feira (7) a diplomação já havia ocorrido em 61 cidades da Paraíba. Em Campina Grande, a solenidade de entrega dos certificados para o prefeito eleito Romero Rodrigues (PSDB) e para os 23 vereadores está marcada para a sexta-feira (14).

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
 G1

Quadrilha é presa com material de arrombamento no litoral da Paraíba


Polícia Militar apreendeu coletes, armas e pés-de-cabra. (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Polícia Militar apreendeu coletes, armas e pés-de-cabra. (Foto: Divulgação/Polícia Militar)











A Polícia Militar prendeu na madrugada desta terça-feira (11), na praia de Baia da Traição, no litoral paraibano, uma quadrilha suspeita de praticar arrombamentos de bancos. De acordo com o capitão Alberto Filho, cinco pessoas foram presas e vasto material apreendido. Os policiais ainda acreditam de que outros cinco suspeitos em uma Toyota Hilux preta faziam parte do grupo e conseguiram fugir.

Por volta das 2h30 (horário local), uma viatura da Polícia Militar abordou suspeitos em um veiculo. Foram encontrados dentro do carro coletes, pé-de-cabra e grampos, além de um revólver calibre 38. Em seguida, os policiais foram até a residência onde estavam hospedados os suspeitos e encontraram outros dois revólveres 38.
Conforme a polícia, foram presos dois homens e uma mulher naturais do Rio Grande do Norte, uma mulher oriunda do Ceará e um paraibano de Mamanguape. Segundo o capitão, ele seria o provável contato responsável por repassar informações que ajudassem na prática do crime, que supostamente aconteceria em Rio Tinto.
“Eles tentaram fugir quando perceberam a viatura, mas foram detidos e o material foi apreendido. Eles não confessaram praticar arrombamentos, disseram que iriam assaltar uma loja de cosméticos, mas acreditamos que atacavam bancos devido à quantidade de equipamentos que tinham. Achamos também que havia explosivos com os que conseguiram fugir no veículo de apoio”, afirmou o capitão Alberto Filho.
Material apreendido em Baía da Traição foi encaminhado para a Polícia Civil. (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

De acordo com a Polícia Militar, os homens detidos foram encaminhados para a Cadeia Pública de Mamanguape. As mulheres foram transferidas para o presídio feminino Júlia Maranhão, em João Pessoa. Os itens apreendidos ficaram à disposição da Polícia Civil.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.

G1

Homem é preso suspeito de tentar fraudar vestibular na Paraíba


Um homem foi preso na segunda-feira (10) em Campina Grande por tentativa de fraude em um vestibular de uma faculdade particular em Campina Grande. Segundo a polícia, o suspeito, que é da cidade Mosssoró, Rio Grande do Norte, estava fazendo a prova com uma identidade falsa, que tinha a foto e a impressão digital dele, mas os dados de outra pessoa. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Defraudações.
A fraude foi descoberta quando um grupo de estudantes, também de Mossoró, achou estranha a presença do suspeito no processo seletivo. Isso porque seria aluno de Medicina em outra instituição e estava fazendo a prova para o mesmo curso em Campina Grande. Os estudantes informaram o fato à organização do concurso.
A diretoria da faculdade informou à TV Paraíba que vai se pronunciar sobre o caso ainda nesta terça-feira (11), mas adiantou que o fato isolado não comprometeu a execução do processo seletivo.O suspeito foi preso no Terminal Rodoviário de Campina Grande quando tentava embarcar para Mossoró. Ele está preso na carceragem da Central de Polícia e debe ser transferido para o Presídio do Serrotão ainda nesta terça-feira (11).

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.

G1

'Pênis' de neve aparece em rua na Alemanha


Uma escultura de neve com forma semelhante a de um pênis apareceu nesta terça-feira (11) na cidade de Dresden, no leste da Alemanha.
Ela foi feita durante a madrugada, então ainda não se sabia quem foi o responsável.
G1
'Pênis' de neve aparece em rua na Alemanha (Foto: Arno Burgi/AFP)'Pênis' de neve aparece em rua na Alemanha (Foto: Arno Burgi/AFP)

Site reúne fotos dos filhotes 'mais fofos do ano'


O site “BuzzFeed” fez uma lista com as fotos de filhotes de animais mais fofos deste ano. Há todo tipo de animal, desde cachorros, gatos e tigres até pandas, tartarugas, tatus e antas.
Filhote de leão ficou entre os mais fofos do ano (Foto: Reprodução)Filhote de leão ficou entre os mais fofos do ano (Foto: Jaime Saldarriaga/Reuters)
Filhote minúsculo de tartagura é visto ao lado de moeda (Foto: Reprodução)Filhote minúsculo de tartagura é visto ao lado de moeda (Foto: Reprodução)
Cama coberta de filhotes de pandas  (Foto: AP)Cama coberta de filhotes de pandas (Foto: AP)
Pinguins estão entre os 'mais fofos' do ano (Foto: Reprodução)Pinguins estão entre os 'mais fofos' do ano (Foto: Reprodução)
A lista completa, com 45 imagens dos filhotes, pode ser vista no site do BuzzFeed.

Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.

G1

Chinês cria 'cápsula' para sobreviver a eventos de 'fim de mundo'


O fazendeiro chinês Liu Qiyan criou um tipo de "cápsula de sobrevivência", apelidada de "Arca de Noé", para sobreviver a terremotos e tsunamis.
Liu desenvolveu o invento no quintal de sua casa, em Qiantun, na província de Hebei, inspirado, segundo ele, por filmes como '2012' e pelo tsunami que devastou regiões da Ásia em 2004.
Sua criação consiste em uma casca de fibra de vidro que envolve um esqueleto de aço. Ele espera vender a ideia para governo e organizações internacionais, para usar em caso de emergência.
O fazendeiro chinês Liu Qiyan e sua 'Arca de Noé' (Foto: Ed Jones/AFP)O fazendeiro chinês Liu Qiyan e sua 'Arca de Noé' (Foto: Ed Jones/AFP)
Liu Qiyan dentro de sua criação (Foto: Ed Jones/AFP)Liu Qiyan dentro de sua criação (Foto: Ed Jones/AFP)
Cápsulas de sobrevivência em construção (Foto: Ed Jones/AFP)Cápsulas de sobrevivência em construção (Foto: Ed Jones/AFP)
Ele já construiu sete cápsulas que, segundo ele, são capazes de boiar na água. Algumas delas têm um sistema de propulsão próprio.
Dentro, elas têm tanques de oxigênio e assentos com cinto de segurança para até 14 pessoas. Elas são projetadas para manter estabilidade dentro da água.
G1

Sete PMs suspeitos de executar três jovens em SP são presos



Sete policiais militares suspeitos de executar três jovens no Parque Taipas, na Zona Norte de São Paulo, em 12 de julho deste ano, foram presos nesta segunda-feira (10).

Segundo informações do boletim de ocorrência registrado na época, as mortes aconteceram na Rua Chafariz das Marrecas. Os PMs foram avisados de um roubo de veículo em andamento e localizaram o Gol vermelho ocupado por quatro suspeitos na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães. As equipes perseguiram o veículo até a Rua Chafariz das Marrecas, onde o Gol bateu em um muro.

Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, neste momento, o grupo desceu do veículo atirando contra os policiais. Douglas Silva de Lima, de 18 anos, e dois adolescentes de 16 anos foram baleados e socorridos ao Pronto-Socorro de Taipas, mas não resistiram. O quarto suspeito conseguiu fugir por uma viela. Com o trio, os policiais encontram uma espingarda calibre 12, duas pistolas calibre 380 e um revolver calibre 45.


Em nota, a PM informou que não compactua com qualquer tipo de irregularidade praticada por seus integrantes e que a Corregedoria acompanhou o cumprimento dos mandados, "demonstrando a seriedade e a lisura da PM no tratamento desses casos.”
No decorrer das investigações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)  e da Corregedoria da Polícia Militar, as testemunhas disseram que não houve troca de tiros, e, sim, uma execução.

Os suspeitos foram levados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) por volta das 22h desta segunda-feira para serem apresentados ao delegado. Logo depois, os policiais seguiram para o Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito. Após o exame no IML, os policiais serão levados para o presídio da PM na capital.

Fim de semana
Neste fim de semana, outros policiais militares foram presos em São Paulo. No sábado (8), Maurício Penny Ribeiro foi detido suspeito de atear fogo no jovem Washington Ramalho da Silva. Ele teve 60% do corpo queimados durante uma abordagem policial na Zona Sul. Até a tarde desta segunda-feira (10), Silva seguia internado em estado grave e estável no Hospital do Servidor Público Estadual. Ele não corre risco de morte.

No domingo (9), seis policiais militares foram presos suspeitos de matar um jovem e atirar em outro na região do Parque Edu Chaves, na Zona Norte de São Paulo. Os PMs afirmam que os rapazes reagiram a uma abordagem policial.
G1

Produtores relatam conflito durante desocupação de terra indígena em MT


Confronto entre produtores e polícia em Maraiwatsede (Foto: Reprodução/TVCA)Confronto entre produtores e polícia durou cerca de 30 minutos em Marãiwatsédé (Foto: Reprodução/TVCA)
Produtores e moradores da comunidade de Posto da Mata, na cidade de Alto Boa Vista, 1.064 quilômetros de Cuiabá, relatam como ocorreu o conflito entre eles e policiais da Força Nacional de Segurança e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta segunda-feira, no primeiro dia da operação de retirada dos ocupantes não índios da região. A Justiça Federal reconheceu a área como propriedade dos índios xavantes e o prazo para que as famílias saíssem do local venceu na última quinta-feira, dia 6 de dezembro. No entanto, a maioria decidiu permanecer na região.
Moradora ficou ferida durante confronto com a polícia em MT (Foto: Reprodução/TVCA)
Moradores decidiram enfrentar os policiais nesta segunda-feira em um confronto que durou mais de 30 minutos. Os produtores utilizavam pedras contra os militares, enquanto os policiais revidavam com tiros de balas de borracha, spray de pimenta e gás lacrimogêneo. Quatro pessoas ficaram feridas, entre elas um policial da PRF que levou uma pedrada na cabeça.
Um dos produtores, diz que os policiais atiravam à queima roupa. “Ele [policial] atirou muito próximo. As cápsulas caíram no chão e eu peguei”, relatou. Outro morador diz que ficou ferido nas costas, após um tiro de bala de borracha. “A polícia tentou nos impedir para não passarmos e o pessoal avançou”, contou.

Para o Ministério Público Federal, os conflitos não devem impedir a saída dos produtores dessa área. O MPF ainda afirma que tem acompanhado a situação e que isso seja feito de forma pacífica.
Um grupo de mulheres também tentou enfrentar os policiais durante a desocupação, após chegar no local em uma caminhonete. “Ele [policial] veio pra atirar em mim e falei pra ele que eu estava de mão levantada, pra cima, e mesmo assim ele atirou na cara dura, à queima roupa”, reclamou a moradora.
Disputa
A área em disputa tem uma extensão de aproximadamente 165 mil hectares. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), o povo xavante ocupa a área Marãiwatsédé desde a década de 1960. Nesta época, a Agropecuária Suiá-Missú instalou-se na região. Em 1967, índios foram transferidos para a Terra Indígena São Marcos, na região sul de Mato Grosso, e lá permaneceram por cerca de 40 anos, afirma a Funai.

Confronto entre produtores e polícia em Maraiwatsede (Foto: Reprodução/TVCA)
No ano de 1980 a fazenda foi vendida para a petrolífera italiana Agip. Naquele ano, a empresa foi pressionada a devolver aos xavantes a terra durante a Conferência de Meio Ambiente no ano de 1992, à época realizada no Rio de Janeiro (Eco 92). A Funai diz que neste mesmo ano - quando iniciaram-se os estudos de delimitação e demarcação da Terra Indígena - Marãiwatsédé começou a ser ocupada por não índios.
O ano de 1998 marcou a homologação, por decreto presidencial, da Terra Indígena. No entanto, diversos recursos impetrados na Justiça marcaram a divisão de lados entre os produtores e indígenas. A Funai diz que atualmente os índios ocupam uma área que representa "apenas 10% do território a que têm direito".
A área está registrada em cartório na forma de propriedade da União Federal, conforme legislação em vigor, e seu processo de regularização é amparado pelo Artigo 231 da Constituição Federal, a Lei 6.001/73 (Estatuto do Índio) e o Decreto 1.775/96, pontua a Funai.
G1

Mandela tem infecção pulmonar, diz governo da África do Sul


O ex-presidente sull-africano Nelson Mandela sofreu uma recaída e está com uma infecção pulmonar, mas está respondendo ao tratamento, informou um comunicado do governo nesta terça-feira (11).
"Os médicos concluíram os exames e estes revelaram o ressurgimento de uma antiga infecção pulmonar, pela qual Madiba (nome do clã de Mandela pelo qual é chamado popularmente no país) recebe um tratamento apropriado ao qual reage bem", afirma a nota.
Mandela, de 94 anos, foi internado no sábado no Hospital Militar de Pretória, para "exames de rotina". O governo afirmou que não havia "motivo para alarme".
Graça Machel, calma e sorridente, não revelou informações sobre Mandela, mas disse que dá pena vê-lo envelhecer.Esposa
Em uma entrevista exibida nesta terça-feira, a esposa de Mandela, Graça Machel, afirmou que o ex-presidente perde aos poucos o brilho.

"Quero dizer que este espírito e este brilho desaparecem pouco a pouco", disse Machel ao canal eNCA.
"Vê-lo envelhecer é uma coisa que dá pena... Mas você entende e sabe que isto tem que acontecer", completou.
Anti-Apartheid
Preso durante 27 anos pelo regime racista do Apartheid e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, foi eleito em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul nas primeiras eleições multirraciais do país.

Ele se aposentou em 1999 depois de um único mandato.

Sul-africana ora em intenção do ex-presidente Nelson Mandela nesta terça-feira (11) em Soweto (Foto: AP)Sul-africana ora em intenção do ex-presidente Nelson Mandela nesta terça-feira (11) em Soweto (Foto: AP)
Mandela é alvo de um verdadeiro culto em seu país, onde sua imagem e citações são onipresentes. Neste domingo, milhares rezaram pela melhora de Madiba – como é carinhosamente chamado no país. No distrito de Soweto, em Joanesburgo, simpatizantes foram à Igreja Regina Mundi, que foi um centro dos protestos contra o regime racista do apartheid, abolido na década de 1990.

Várias avenidas têm seu nome, suas antigas moradias viraram museu e seu resto e nome aparecem em todos os tipos de recordações para turistas.

Mandela foi internado num hospital em fevereiro devido a dores abdominais, mas foi liberado um dia após um exame mostrar que não havia nenhum problema sério.

Desde então, ele passou boa parte de seu tempo em sua casa em Qunu, um vilarejo na província pobre do Cabo Leste.

Sua saúde frágil impede que ele faça quaisquer aparições públicas na África do Sul, embora nos últimos meses ele tenha continuado a receber visitantes de grande visibilidade, incluindo o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.

G1
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela em 26 de junho de 2008 em Londres (Foto: AFP)O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela em 26 de junho de 2008 em Londres (Foto: AFP)

Polícia apura morte de gêmeos em piscina de casa na Grande SP


A Polícia Civil em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, vai investigar a morte dos gêmeos de 1 ano, na noite desta segunda-feira (10). As crianças se afogaram na piscina do condomínio onde moravam. Elas chegaram a ser socorridas, mas chegaram mortas ao hospital.
O delegado Gilson Leite Campinas, titular do 1º Distrito Policial de Taboão, onde o caso foi registrado, apura se as mortes poderiam ter sido evitadas. “Parte-se do princípio de que foi uma fatalidade, mas não podemos ainda descartar nenhuma possibilidade. Estamos aguardando laudos periciais e do Instituto Médico Legal (IML) para dar prosseguimento às investigações”.
Os corpos das crianças ainda deverão passar por perícia no IML nesta terça-feira. A previsão é que sejam liberados à tarde.Nos próximos dias, a polícia pretende voltar ao local das mortes e ouvir novamente os pais das crianças, que já prestaram depoimento nesta segunda. “Vamos seguir com os depoimentos, ouvir vizinhos, amigos da família, voltar à casa em que ocorreram as mortes e também à casa em que eles moravam antes”, afirmou Campinas, nesta terça-feira (11). Segundo ele, os pais dos gêmeos estão muito abalados.
Segundo relato da mãe aos policiais militares que atenderam o caso, ela teria deixado as crianças dormindo em um quarto no piso superior do sobrado, que fica no Bairro Parque Assunção, e foi ao térreo. Porém, os gêmeos acordaram e foram para a borda da piscina, que também fica na parte de cima do imóvel.
Vizinhos da família contaram à reportagem do Bom Dia São Paulo que as crianças estavam tomando banho de piscina quando se afogaram, mas ninguém da família quis falar sobre o caso.
De acordo com a PM, os gêmeos chegaram a ser socorridos ao Pronto-Socorro Akira Tada, mas não resistiram. A polícia disse que já foi feita uma perícia na piscina. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Taboão da Serra. 

Para ler mais notícias do G1 São Paulo, clique em g1.globo.com/sp. Siga também o G1 São Paulo no Twitter e por RSS.

G1

Emprego na indústria volta a subir em outubro, aponta IBGE


Desempenho significa pequena recuperação do setor, que em setembro teve queda na produção (Foto:  Orlando Kissner/ANPR)Emprego na indústria (Foto: Orlando Kissner/ANPR)
Depois de recuar em setembro, o emprego na indústria brasileira voltou a subir em outubro, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O total do pessoal ocupado na indústria mostrou variação positiva de 0,4%.
Em relação a outubro do ano anterior, o emprego industrial teve queda de 1,2%, o 13º resultado negativo seguido nesse tipo de comparação. No ano, de janeiro a outubro, a taxa recuou 1,4% frente ao mesmo período de 2011. Já nos últimos 12 meses, o índice caiu 1,2%, repetindo o resultado de setembro.
Na comparação anual, foi registrada redução em 10 dos 14 locais pesquisados, com principal impacto negativo partindo da região Nordeste (-3,8%). Na sequência, estão São Paulo (-1,4%), Rio Grande do Sul (-3,7%) e Pernambuco (-6,8%). Na contramão, contrataram mais Minas Gerais (0,7%) e Paraná (0,8%).
No índice acumulado no ano, o emprego industrial registrou taxas negativas em 12 dos 14 locais e em 14 dos 18 setores investigados, com principal destaque sendo visto em São Paulo (-3,0%). Na sequência, estão região Nordeste (-2,5%), Rio Grande do Sul (-1,5%), Santa Catarina (-1,3%), Ceará (-2,7%) e Bahia (-2,6%). Tiveram taxas positivas Paraná (2,5%) e Minas Gerais (1,0%).Nesse mesmo tipo de comparação, o total do pessoal ocupado assalariado caiu em 12 dos 18 ramos pesquisados, com destaque para vestuário (-10,5%), calçados e couro (-5,9%), meios de transporte (-3,3%), têxtil (-5,5%), outros produtos da indústria de transformação (-3,7%), madeira (-6,6%), máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-2,4%) e papel e gráfica (-2,5%). Os impactos positivos partiram dos setores de alimentos e bebidas (4,0%), borracha e plástico (2,1%) e indústrias extrativas (3,6%).
Por setor, as taxas negativas vieram de vestuário (-8,8%), calçados e couro (-6,3%), têxtil (-5,6%), produtos de metal (-3,7%), papel e gráfica (-3,8%), madeira (-8,2%), metalurgia básica (-3,7%), outros produtos da indústria de transformação (-2,6%) e borracha e plástico (-2,2%). As pressões positivas partiram dos setores de alimentos e bebidas (3,8%), máquinas e equipamentos (1,3%) e indústrias extrativas (3,9%).
Horas pagas
O número de horas pagas aos trabalhadores da indústria cresceu 1,1% sobre setembro. Na comparação com o mesmo mês de 2011, o número de horas pagas mostrou queda de 1,1%, a 14ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação. No ano, foi registrada queda de 2,1% frente a igual período do ano anterior e, nos últimos 12 meses, de 2,0%.

Na comparação anual, foram registradas taxas negativas em 10 dos 14 locais pesquisados e em 10 dos 18 ramos. Os principais destaques partiram de vestuário (-11,9%), calçados e couro (-5,8%), outros produtos da indústria de transformação (-5,3%), madeira (-7,9%), meios de transporte (-2,1%), têxtil (-3,2%) e máquinas e equipamentos (-1,5%). Na contramão, estão os setores de alimentos e bebidas (4,1%) assinalou o principal impacto positivo nesse mês, seguida por produtos químicos (2,3%) e indústrias extrativas (4,1%).
Pagamento
O valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria cresceu 0,1% sobre o mês anterior. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o valor da folha de pagamento real avançou 3,0%, trigésimo quarto resultado positivo consecutivo nesse tipo de comparação.

De janeiro a outubro, o indicador mostrou expansão de 3,2% sobre o mesmo período de 2011. A taxa dos últimos 12 meses também ficou em 3,2%.
Na comparação com igual mês do ano anterior, o valor da folha de pagamento real cresceu 3,0% em outubro de 2012, com resultados positivos em treze dos quatorze locais investigados. As maiores influências positivas sobre o total nacional foram verificadas em Minas Gerais (5,8%), Rio de Janeiro (7,9%), Paraná (5,8%), região Norte e Centro-Oeste (6,0%), São Paulo (0,8%) e região Nordeste (2,8%).
Na análise por setor, o valor da folha de pagamento  avançou em 14 dos 18 setores investigados, com destaque para alimentos e bebidas (7,4%), indústrias extrativas (9,9%), produtos químicos (7,2%), borracha e plástico (6,8%), minerais não metálicos (5,7%), produtos de metal (2,4%), máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (2,0%) e refino de petróleo e produção de álcool (4,1%). Na contramão, o setor de vestuário (-7,6%) exerceu o maior impacto negativo sobre o total da indústria.
Para ler mais notícias do G1 Economia, clique em g1.globo.com/economia. Siga também o G1 Economia no Twitter e por RSS.
G1

Voto de Celso de Mello definirá na quarta se STF cassa mandatos


O voto do ministro Celso de Mello, que será dado na próxima quarta-feira (12), decidirá se o Supremo Tribunal Federal (STF) determinará a perda do mandato de três deputados federais condenados no processo do mensalão: João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar da Costa Neto (PR-SP). Se aprovada, a cassação só ocorreria após o trânsito em julgado do processo, quando não há mais possibilidades de recursos.
Até a sessão desta segunda (10), quatro ministros - Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello - entenderam que a decisão é definitiva e não precisará passar por deliberação da Câmara dos Deputados. O ministro Celso de Mello já afirmou, durante os debates, ser favorável a essa tese.
“Sem a posse plena dos direitos políticos ninguém pode permanecer no desempenho de uma função pública, nem aspirar à investidura. Uma das condições da elegibilidade é a posse plena dos direitos políticos", disse Celso de Mello nesta segunda durante a sessão.
Para outros quatro ministros - Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Dias Toffoli e Cármen Lúcia - a Câmara é que terá que decidir se cassa ou não os mandatos após abertura de processo interno.
Após registrado o empate sobre o tema, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, decidiu, antes do voto de Celso de Mello, encerrar a sessão, em razão do horário. Celso de Mello disse, ao final da sessão, que estava pronto para votar, mas que Barbosa pediu a ele para deixar o voto para quarta.
Durante os debates no Supremo, houve divergência porque o artigo 55 da Constituição estabelece que, no caso de deputado que "sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado", a perda do mandato "será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta".
Já o artigo 15 da Constituição estabelece que a perda dos direitos políticos se dará no caso de "condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos". Na avaliação de alguns ministros, o mandato parlamentar faz parte dos direitos políticos. Outros ministros discordaram.
Relator e revisor
Na sessão anterior, o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, e o revisor da ação penal, Ricardo Lewandowski, divergiram sobre o tema.

"Nosso papel é o de guardião da Constituição, é dizer o que é a Constituição. Causa-me espécie, desconforto, a perspectiva de dizermos que pessoa condenada à privação de liberdade por 10, 15 anos, possa exercer um mandato parlamentar", disse nesta segunda Joaquim Barbosa.
O revisor do processo, por sua vez, entendeu que a Câmara deveria decidir. “Tenho certeza que a Câmara vai saber a gravidade desse caso."
Presidente da Câmara discorda
O presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou, há duas semanas, que a Constituição "é muito clara" ao afirmar que somente a Câmara pode determinar a perda de um mandato. Disse ainda que, caso o Supremo decidisse pela cassação automática, a Câmara debateria como proceder.

João Paulo Cunha (PT-SP) foi condenado a 9 anos e 4 meses de reclusão, Valdemar da Costa Neto (PR-SP) pegou 7 anos e 10 meses, e Pedro Henry (PP-MT) teve pena de prisão fixada em 7 anos e 2 meses. Deles, somente Cunha deve cumprir pena em regime fechado, em presídio de segurança média ou máxima. José Borba teve a pena transformada em restrição de direitos políticos e multa.
Votos pró-decisão do SupremoO Código Penal estabelece que penas entre 4 e 8 anos são cumpridas em regime semiaberto, em colônia agrícola ou industrial. Pelo entendimento dos tribunais, quando não há vagas em estabelecimentos do tipo o condenado pode ir para o regime aberto, quando o réu dorme em albergues. Se também não houver vagas, pode haver liberdade condicional. Acima de oito anos, o regime é fechado, em prisão de segurança média ou máxima.
Em voto proferido nesta segunda, o ministro Luiz Fux afirmou que o Supremo tem o “poder-dever” de determinar a perda do mandato parlamentar em decorrência de condenação criminal.

“Trata-se de saber se o Supremo tem que cumprir o seu poder-dever de cassar o mandato em razão de uma condenação criminal. [...] A perda do direito político importa não só ao direito de concorrer, mas também ao direito de voto, de sufrágio.”
Durante o debate, Gilmar Mendes disse que os crimes abordados são muito graves e, na avaliação dele, isso deve ser levado em consideração para a cassação. "São infrações graves, que constituem improbidade administrativa. [...] A possibilidade de ter liberdade restrita e continuar no mandato não é hipótese aceitável", disse Gilmar Mendes.
Votos pró-decisão da Câmara
A ministra Rosa Weber foi a primeira a votar nesta segunda e disse que "em época de crise de representatividade” parece “tentadora” a interpretação da Constituição Federal que retira do Legislativo a responsabilidade de decidir sobre a cassação dos mandatos de parlamentares condenados criminalmente.

Na avaliação da ministra, ao ser condenado o réu perde os direitos políticos, ou seja, o direito de ser eleger e ser eleito, não o mandato que eventualmente exerça.
“O mandato não se confunde com o direito político que o fundamenta. [...] Ainda que a suspensão dos direitos políticos (eleger, ser eleito ou reeleito) seja efeito direto da condenação criminal transitada em julgada, a perda de mandato eletivo de deputado e senador restará condicionada à manifestação nesse sentido da maioria objetiva da respectiva casa legislativa”, disse Rosa Weber.
Dias Toffoli destacou que a perda do mandato "não é automática". "Depende do juízo da casa parlamentar. A Constituição outorga ao parlamento a conveniência de um juízo político."
A ministra Cármen Lúcia defendeu a perda do mandato com a condenação criminal, mas destacou que essa decisão deve ser tomada pelo Poder Legislativo, em respeito ao princípio da separação de poderes. “Há de se esperar responsabilidade de todos os poderes, como se esperam de nós e estamos cumprindo”, disse.
"Estamos todos de acordo de que, com uma condenação dessa natureza, se torna incongruente o exercício do mandato. Estamos a dicutir, simplesmente, como interprertar e aplicar a Constituição", destacou a ministra.
O ministro Ricardo Lewandowski votou na semana passada e afirmou que a decisão de determinar a perda do mandato pode levar a um “conflito institucional” entre Legislativo e Judiciário. “Qualquer providência, além dessa, teria potencial de indesejável conflito institucional.”
Pedido de prisão imediata
Depois de decidir sobre perda dos cargos, os magistrados ainda precisam concluir a discussão sobre o ajuste de multas e votar sobre o pedido de prisão imediata feito pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para 23 dos condenados, já que dois tiveram as penas de prisão substituídas por restrição de direitos - além de Borba, o ex-secretário do PTB Emerson Palmieri.

Lewandowski propôs reduzir em até um terço as multas impostas a 16 dos 25 condenados durante o julgamento da ação penal. Ele pediu a adoção de um "critério objetivo" e sugeriu reduções que seguissem os critérios de fixação das penas de prisão. Os demais ministros ainda precisam se posicionar sobre a proposta.
Sobre a prisão imediata, há ministros que defendem que se espere o trânsito em julgado. Para ex-ministros do Supremo, a lei garante que a sentença seja cumprida somente quando não houver mais possibilidade de recursos. Gurgel tem insistido no pedido para cumprimento imediato da decisão.
Veja abaixo como ficaram as penas para os condenados no processo do mensalão.

PENAS FIXADAS PELO STF PARA RÉUS CONDENADOS NO PROCESSO DO MENSALÃO *
Réu
Quem é
Pena de prisão
Multa
"Operador" do mensalão
40 anos, 2 meses e 10 dias
R$ 2,72 milhões
Ex-sócio de Valério
29 anos, 7 meses e 20 dias
R$ 2,79 milhões
Ex-sócio de Valério
25 anos, 11 meses e 20 dias
R$ 2,533 milhões
Ex-funcionária de Valério
12 anos, 7 meses e 20 dias
R$ 374,4 mil
Ex-advogado de Marcos Valério
6 anos e 2 meses
R$ 312 mil
Ex-ministro da Casa Civil
10 anos e 10 meses
R$ 676 mil
Ex-presidente do PT
6 anos e 11 meses
R$ 468 mil
Ex-tesoureiro do PT
8 anos e 11 meses
R$ 325 mil
Ex-presidente do Banco Rural
16 anos e 8 meses
R$ 1,5 milhão
Ex-vice-presidente do Banco Rural
16 anos e 8 meses
R$ 1 milhão
Ex-vice-presidente do Banco Rural
8 anos e 9 meses
R$ 598 mil
Sócio da corretora Bônus Banval
5 anos e 10 meses
R$ 572 mil

Sócio da corretora Bônus Banval
3 anos e 6 meses
R$ 28,6 mil
Ex-assessor parlamentar do PP
5 anos
R$ 520 mil
Ex-tesoureiro do extinto PL (atual PR)
5 anos
R$ 260 mil
Ex-diretor do Banco do Brasil
12 anos e 7 meses
R$ 1,316 milhão
Ex-deputado federal do PMDB
Pena restritiva de direitos (proibição de exercer cargo público bem como mandato eletivo pela mesma duração da pena privativa de liberdade substituída, ou seja, 2 anos e 6 meses) e 300 salários mínimos, no montate vigente à época do crime, de R$ 240, no valor de R$ 72 mil, em favor de entidade pública ou privada sem fins lucrativos.
R$ 360 mil
Ex-deputado federal do extindo PL
6 anos e 3 meses
R$ 696 mil
Ex-deputado federal do PTB
6 anos e 6 meses
R$ 828 mil
Deputado federal do PR (ex-PL)
7 anos e 10 meses
R$ 1,08 milhão
Deputado federal pelo PP
7 anos e 2 meses
R$ 932 mil
Ex-deputado pelo PP
7 anos e 2 meses
R$ 1,132 milhão
Ex-deputado pelo PTB
7 anos e 14 dias
R$ 720,8 mil
Ex-secretário do PTB
Pena restritiva de direitos (proibição de exercer cargo público bem como mandato eletivo pela mesma duração da pena privativa de liberdade substituída, ou seja, 4 anos) e 150 salários mínimos, no montate vigente à época do crime, de R$ 260, no valor de R$ 39 mil, em favor de entidade pública ou privada sem fins lucrativos.
R$ R$ 247 mil
Deputado pelo PT
9 anos e 4 meses
R$ 370 mil
As penas e multas ainda podem sofrer ajustes, para mais ou para menos, até o final do julgamento

Veja abaixo a relação de todos os condenados e absolvidos e as acusações a cada um:
RÉUS CONDENADOS
- Bispo Rodrigues (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
- Breno Fishberg (lavagem de dinheiro)
- Cristiano Paz (corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha)
- Delúbio Soares (corrupção ativa e formação de quadrilha)
- Emerson Palmieri (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
- Enivaldo Quadrado (formação de quadrilha e lavagem de dinheiro)
- Henrique Pizzolatto (corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro)
- Jacinto Lamas (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
- João Cláudio Genu (formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
- João Paulo Cunha (corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro)
- José Borba (corrupção passiva)
- José Dirceu (corrupção ativa e formação de quadrilha)
- José Genoino (corrupção ativa e formação de quadrilha)
- José Roberto Salgado (gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de quadrilha)
- Kátia Rabello (gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de quadrilha)
- Marcos Valério (Corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha)
- Pedro Corrêa (formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
- Pedro Henry (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
- Ramon Hollerbach (corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha)
- Roberto Jefferson (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
- Rogério Tolentino (lavagem de dinheiro, corrupção ativa, formação de quadrilha)
- Romeu Queiroz (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
- Simone Vasconcelos (lavagem de dinheiro, corrupção ativa, evasão de divisas, formação de quadrilha)
- Valdemar Costa Neto (lavagem de dinheiro e corrupção passiva)
- Vinícius Samarane (gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro)

ABSOLVIÇÕES PARCIAIS (réus que foram condenados em outros crimes)
- Breno Fischberg (formação de quadrilha)
- Cristiano Paz (evasão de divisas)
- Jacinto Lamas (formação de quadrilha)
- João Paulo Cunha (peculato)
- José Borba (lavagem de dinheiro)
- Pedro Henry (formação de quadrilha)
- Valdemar Costa Neto (formação de quadrilha)
- Vinícius Samarane (formação de quadrilha e evasão de divisas)

RÉUS ABSOLVIDOS
- Anderson Adauto (corrupção ativa e lavagem de dinheiro)
- Anita Leocádia (lavagem de dinheiro)
- Antônio Lamas (lavagem de dinheiro e formação de quadrilha)
- Ayanna Tenório (gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha)
- Duda Mendonça (lavagem de dinheiro e evasão de divisas)
- Geiza Dias (lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha)
- João Magno (lavagem de dinheiro)
- José Luiz Alves (lavagem de dinheiro)
- Luiz Gushiken (peculato)
- Paulo Rocha (lavagem de dinheiro)
- Professor Luizinho (lavagem de dinheiro)
- Zilmar Fernandes (lavagem de dinheiro e evasão de divisas)

Para ler mais sobre Julgamento do Mensalão, clique em g1.globo.com/politica/mensalao. Siga também o julgamento no Twitter e por RSS.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...