quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Aniversarinte do dia

Adicionar legenda
Adicionar legenda

Polícia suspeita da tortura seguida de morte de jovem na PB, diz delegado


A Polícia Civil acredita que o adolescente desaparecido em Pocinhos, no Agreste paraibano, foi torturado até a morte. O corpo de Davi Santos Silva, 16 anos, foi encontrado carbonizado na tarde de segunda-feira (17) na zona rural de Pocinhos. Ele residia com a família em Montadas e estava desaparecido desde a última quinta-feira (13). Os parentes afirmam que o jovem teria sido torturado e morto por guardas municipais da cidade de Pocinhos, após ser abordado por agentes.
O delegado regional Marcos Paulo Vilela instaurou inquérito na Polícia Civil para apurar o caso. "Devido a imparcialidade necessária para apurar este caso, tomei a frente e designei um delegado especial para apurar a morte, Fernando Zoccola. Foi realizada a pericia no veículo da Guarda Municipal e aguardamos o resultado. Foram colhidos depoimentos de cinco pessoas, os adolescentes, o pai da vítima e um Guarda Municipal. Trabalhamos em tese com a hipotése de crime de tortura seguida de morte", afirmou Marcos Paulo.
Normando Cavalcante, chefe da Guarda Municipal e um dos principais suspeitos de ter cometido o crime, afirmou ao G1 que a abordagem foi normal e depois os jovens foram liberados. "Isso não tem fundamento. Abordamos porque existe suspeita de que eles vinham cometendo vários crimes na região. Como não tinham nada que os incriminasse, liberamos todos. Provavelmente ele tinha outros inimigos que aproveitaram a situação e nós ficamos com a culpa", disse.De acordo com a Polícia Militar de Pocinhos, o cadáver foi encontrado por uma equipe da Patrulha Rural no sítio Piquenique, sendo recolhido para perícia no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande. Até as 10h (horário local) desta terça-feira (18), nenhum suspeito havia sido preso.
O pai de Davi, Juarez Francisco, afirmou que na quinta-feira passada seu filho e mais dois adolescentes, de 13 e 17 anos, seguiram a pé para a cidade de Pocinhos. Os dois afirmaram que perto de uma linha férrea eles foram abordados por guardas municipais de Pocinhos, que os acusaram de terem participado de um roubo. Horas depois, apenas os dois voltaram paraMontadas dizendo que tinham sido torturados.
“Quando fiquei sabendo que ele estava sendo torturado me dirigi imediatamente para a Guarda Municipal. Segundo os meninos, os guardas disseram que iam liberar os dois, mas que meu filho ia ficar mais um pouco para conversarem mais”, explicou Juarez.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Na Paraíba, 21 Unidades de Saúde estão interditadas pelo CRM


Auto de interdição ética do CRM, foi fixado em uma das portas da UBSF Roger III em João Pessoa  (Foto: Alberi Pontes)Sete Unidades de Saúde foram interditadas em 
João Pessoa (Foto: Alberi Pontes)
Em 2012, o Conselho Regional de Medicina (CRM) interditou 30 Unidades Básica de Saúde da Família (UBSF) na Paraíba. Pelos dados do CRM-PB, 70% das unidades seguem interditadas na Paraíba e os pacientes estão tendo que buscar atendimento em outras localidades.
O caso mais recente aconteceu na segunda-feira (17) quando o CRM interditou eticamente uma Unidade Básica de Saúde da Família localizada no município de Patos, no Sertão da Paraíba. A partir desta terça-feira (18), os pacientes devem procurar atendimento em outras unidades de saúde.
No dia 12 deste mês, sete unidades do Programa Saúde da Família de João Pessoa foram interditadas eticamente. As irregularidades encontradas nas fiscalizações do conselho, foram desde paredes com o reboco caindo, infiltrações e mofo. De acordo com o Eurípedes Mendonça, todas as unidades funcionavam improvisadamente em casas alugadas sem atender as condições ideais estabelecidas pela Agência Nacional de Vigillância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde.De acordo com o diretor de Fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça, a unidade apresentava desgaste das paredes, com reboco danificado, condições de higiene e sala de esterilização inadequadas, carência de banheiros, falta de acessibilidade, ausência de extintores de incêndio, dentre outros problemas. “Estivemos nesta UBSF em setembro do ano passado. Voltamos um ano depois e os mesmos problemas continuavam. Nada foi feito para sanar as falhas apontadas e, para piorar, um equipamento odontológico deixou de funcionar e estão suspensos os atendimentos pelo cirurgião-dentista”, explicou Eurípedes.
Garrafa de refrigerante era usada para o descarte de seringas, agulhas e material perfuro cortante (Foto: Divulgação CRM/PB)
Já no dia 4, uma Unidade de Saúde  localizada no município de Sapé, que fica a 55 km da capital paraibana João Pessoa, foi interditada pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba. Na ocasião, a fiscalização encontrou diversas irregularidades, como falta de médicos, medicamentos e estrutura física precária. De acordo com a entidade, os médicos estariam sem receber salários há mais de dois meses, e por serem prestadores de serviço, só voltariam a atender quando a situação for regularizada.
A Promotoria de Justiça da cidade de Sapé solicitou a fiscalização, que encontrou médicos atendendo em apenas quatro unidades naquele município, que tem 19 postos para atender à população.
Sobre o caso da unidade interditada em Patos, o diretor de Fiscalização do CRM-PB lamentou a situação. “Como os problemas detectados em 2011 não foram sanados, tivemos que fazer a interdição para preservar a população e o médico. Infelizmente, os pacientes terão que procurar a unidade de saúde mais próxima para terem atendimento médico”, completou.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Homicídio de lutador paraibano será julgado em PE, diz advogado


O homicídio do lutador de jiu-jitsu Rufino Gomes de Araújo, conhecido como Morceguinho, será julgado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco. A informação foi dada pelo advogado de defesa dos três acusados de matarem o lutador, Abraão Beltrão, que também foi responsável pelo pedido de transferência do processo para o estado vizinho. Segundo Beltrão, um dos réus foi diplomado prefeito do município de Bom Conselho, no Agreste pernambucano, e por isso teria foro privilegiado, para ser julgado somente pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.
De acordo com Abraão Beltrão, o pedido foi feito justamente após a diplomação de Danilo Vieira Godoy como prefeito de Bom Conselho, na segunda-feira (17). “Juntei a documentação necessária e pedi a transferência devido ao foro privilegiado diante da sua nova função. Fiz o pedido da transferência dos três acusados e a juíza acatou. Fiz o meu trabalho”, comentou Beltrão. Além de Danilo Godoy, Jocelino Ramos de Carvalho e Eduardo Ramos de Carvalho também respondem pela morte de Morceguinho.
Os três réus respondem pela prática, em tese, de homicídio duplamente qualificado por motivo torpe. Eles chegaram a ter prisão preventiva decretada, mas respondem pela acusação do crime em liberdade.O pai de Rufino Gomes e assistente da acusação, Roberto Farias, informou que não foi notificado da transferência do processo. Segundo ele, a promotoria irá aguardar a definição do desembargador que julgará o caso para que seja feito o recurso. “Teremos o recesso do final de ano, mas após o desembargador assumir o processo iremos pedir que os outros dois réus voltem a ser julgados na Paraíba, pois somente um deles possui foro privilegiado. Vemos esta manobra como um protelamento”, explicou.
O Crime
A morte de Morceguinho aconteceu no dia 22 de janeiro de 2011, por volta das 22h, no bairro do Bessa, em João Pessoa. Na noite do crime, a vítima vinha pilotando sua moto, quando se aproximaram um automóvel e uma motocicleta. Um dos ocupantes disparou vários tiros de pistola na vítima. Quatro tiros acertaram as costas da vítima. Ele morreu no local.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
 G1

Cartaxo anuncia secretários e cria duas novas pastas em João Pessoa


O prefeito eleito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PT) anunciou na manhã desta terça-feira (18) 15 novos nomes que vão compor sua equipe de governo. Ele também anunciou a criação de duas novas pastas: a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania e a Secretaria Executiva de Acompanhamento Governamental do Município. Entre os secretários anunciados por Cartaxo está o novo  titular da Saúde, depois de 8 anos no cargo Roseana Meira sai para dar lugar ao médico sanitarista Lindemberg Medeiros de Araújo.
Ele informou que o vereador e perito criminal da Polícia Federal, Geraldo Amorim vai dirigir a nova Secretaria de Segurança Pública e Cidadania. Já o nome do secretário de Acompanhamento Governamental será anunciado posteriormente.Cartaxo explicou que a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania vai planejar, coordenar e supervisionar as atividades na área de segurança com trabalho focado na prevenção à violência. Já a Secretaria de Acompanhamento Governamental, com funcionamento em Brasília, vai acompanhar os projetos da Prefeitura na capital federal. “Vamos assim, poder, com a Secretaria de Segurança dar contribuição maior e efetiva para a segurança complementar em nossa cidade e com a nova Secretaria executiva acompanhar os projetos da Prefeitura em Brasília e poder ampliar os recursos do governo federal em João Pessoa”, disse Luciano.

Para a Secretaria de Administração foi escolhido o administrador Roberto Wagner Mariz Queiroga. A secretaria de Turismo fica sob a gestão do empresário Roberto Lucena Ramalho Brunet (atual secretário) e a política de Habitação Social ficará sob a responsabilidade de Maria do Socorro Gadelha Campos, atual Diretora de Integração, Avaliação e Controle Técnico do Ministério das Cidades.

Luciano Cartaxo anunciou ainda os nomes para a Secretaria de Políticas Públicas das Mulheres, a historiadora e enfermeira sanitarista Maria do Socorro Borges Barbosa. Na Secretaria do Meio Ambiente o nome foi o do analista ambiental do IBAMA, Edilton Rodrigues Nóbrega. A secretaria de Gestão Governamental e Articulação Política será comandada pelo advogado Rodrigo Soares, presidente estadual do PT. O Secretário adjunto da Comunicação será o publicitário Rafael Samways e o da Secretaria do Desenvolvimento Social continua sendo o sociólogo Joubert Fonseca.
Já o Secretário Executivo do Orçamento Participativo será o gestor Hildevânio Macedo. A secretaria da Juventude, Esportes e Recreação será dirigida pelo administrador Sérgio Meira e secretário adjunto será o especialista técnico em esportes, Oscar Moura Diniz Jr. O Procon Municipal ficará sob a responsabilidade da advogada Nadja Palitot e a Secretaria de Ciência e Tecnologia será administrada pela jornalista Marly Lúcio.
“Com o anúncio destes nomes estamos avançando na composição da equipe, sempre com tranquilidade e o zelo que temos com essa proposta para fazer o melhor para João Pessoa”, avaliou  Luciano Cartaxo. Com a divulgação desta terça-feira, já são 34 os integrantes da equipe de governo anunciados pelo prefeito.
Veja o perfil dos novos Secretários e Secretárias
Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania – Geraldo Amorim. É graduado em Saúde Pública e Prevenção às Drogas pela Universidade Federal de São Paulo e Bacharel em Filosofia. Vereador em João Pessoa por dois mandatos consecutivos (2005-2012) e Farmacêutico Clínico, foi Secretário Adjunto de Segurança do Estado da Paraíba, sendo aposentado como perito criminal da Polícia Federal.

Secretaria da Saúde - Lindemberg Medeiros de Araújo - Médico sanitarista. Mestre em Ciências Sociais (Trabalho e Saúde-Doença). Doutor em Educação (Prática/Práxis Médica). Professor Adjunto da UFPB onde é Chefe do Departamento de Nutrição (DN/CCS/UFPB) e Coordenador Geral do Programa Escola Zé Peão (UFPB/SINTRICOM). Possui larga experiência na gestão pública de saúde tanto a nível local/estadual, quanto a nível nacional, já tendo assumido cargos como: Coordenador Geral de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) no período de 1996-2001. Foi Tutor do Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde - PITS/MS/MEC/MCT (2001-2003), Coordenador Geral de Gestão da Informação do DATASUS/Ministério da Saúde (2004) e Coordenador Geral de Apoio a Implementação de Políticas de Saúde do Departamento de Apoio à Descentralização do Ministério da Saúde – DAD/SE/MS (2005).
Secretaria de Administração – Roberto Wagner Mariz Queiroga é graduado em Administração, com Pós-Graduação (MBA) pela Universidade de São Paulo. Funcionário de carreira do Banco do Brasil há 35 anos, sendo Gerente de Mercado nas Superintendências na Paraíba e na Bahia.
Secretaria de Turismo – Roberto Lucena Ramalho Brunet é o atual secretário de Turismo de João Pessoa. Empresário atuando na atividade do turismo há mais de 20 anos, foi Presidente do Fórum dos Municípios do Litoral Paraibano – PB, no período de 2010/2011. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de agencias de viagens da Paraíba (ABAV)
Secretaria de Habitação Social – Maria do Socorro Gadelha Campos atualmente é Diretora de Integração, Avaliação e Controle Técnico do Ministério das Cidades. Foi Presidente da Companhia Estadual de Habitação (CEHAP) e Secretária de Habitação do Município de João Pessoa. Desenvolveu sua carreira profissional na Caixa Econômica Federal, onde cuidou de programas de habitação popular.
Secretaria Executiva do Orçamento Participativo – Hildevânio de Souza Macedo graduado em Gestão Pública. Foi Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDURB) em 2007, assumindo posteriormente a titularidade, onde permaneceu até dezembro de 2009. Desde então, exerce suas atividades profissionais como Coordenador de Projetos da Ong Internacional Concern Universal Brasil. Foi presidente do PT de João Pessoa no período de 2005-2007.
Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres – Maria do Socorro Borges Barbosa é historiadora, enfermeira sanitarista e mestre em Educação Popular pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Feminista, assessora dos movimentos de Mulheres, LGBT e Aids. Coordenadora da ONG Amazona atua no Setor de Estudos e Assessoria a Movimentos Populares do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da UFPB.
Secretaria do Meio Ambiente – Edilton Rodrigues Nóbrega tem Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduado em Tecnologia da Construção Civil pela Universidade Federal do Acre, atualmente é Analista Ambiental, sendo Autoridade Julgadora do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Foi Secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado da Paraíba no período de 2007-2009.
Secretaria de Ciência e Tecnologia - Marly Lúcio é jornalista, formada pela UFPB, especialista em Redação Jornalística e atualmente cursa MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Responde atualmente pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa. Foi diretora de jornalismo do Governo do Estado da Paraíba.
Secretaria de Gestão Governamental de Articulação Política – Rodrigo Soares é advogado formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde desenvolve Mestrado em Direito Econômico. Foi deputado estadual pelo PT, por dois mandatos. Atualmente é presidente estadual do PT.
Secretaria de Juventude, Esportes e Recreação – Sérgio de Morais Meira é formado em administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal (CEF) é presidente da Associação de Pessoal da CEF e especialista em Marketing e Gestão de Pessoas, sendo vice-presidente administrativo do Botafogo da Paraíba.
Secretaria Adjunta de Juventude, Esportes e Recreação – Oscar Moura Diniz Jr. É formado em Educação Física e servidor de carreira da Prefeitura de João Pessoa. Foi Fundador do Conselho de Educação Física da PB.
Secretaria Adjunta de Comunicação - Rafael Samways é publicitário especialista em Comunicação Empresarial pela PUC-PR. Desempenhou funções de Diretor de Planejamento e Mídia nas principais agências de publicidade da Paraíba. Recebeu prêmios como Criatividade (TV Cabo Branco) e outros a nível nacional. Criou e presidiu o Grupo de Mídia da Paraíba entre os anos de 2004 e 2005. Hoje desempenha a função de Diretor de Marketing da PMJP (SECOM) e é professor especialista em cursos de pós-graduação.
Procon Municipal - Nadja Diógenes Palitot y Palitot é advogada e jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Direito Criminal, com Mestrado em Psicologia Social. Foi presidente da Comissão Estadual de Direitos Humanos da OAB-PB, Vice-presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB; membro do Conselho Federal da OAB; Vice-presidente da OAB-PB entre 1995 e 1997. Também foi vereadora de João Pessoa e deputada estadual.
Secretaria Adjunta do Desenvolvimento Social – Joubert Fonseca. Sociólogo formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescentes e líder com Conselho Nacional da Juventude. Atualmente é secretário adjunto da Secretaria.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.

G1

Criminosos trancam delegacia e explodem caixas eletrônicos na PB


Mais uma ação criminosa contra agências bancárias na Paraíba foi registrada na madrugada desta quarta-feira (19), no município de Boa Vista, no Agreste do estado. Seis pessoas detonaram caixas eletrônicos em um banco privado no Centro da cidade. De acordo com a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), os criminosos trancaram a porta da delegacia para impedir a ação dos policiais que estavam no plantão.

De acordo com a Polícia Militar, cinco homens e uma mulher chegaram ao local por volta das 2h30 (horário local) em três motos de modelo não identificado. Eles utilizaram um cadeado para trancar a porta da delegacia de polícia de Boa Vista.
Conforme o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários na Paraíba, sobe para 61 ataques a banco já computados este ano no estado. Com esta ação, foram 28 explosões registradas, segundo estatística do sindicato.
Em seguida, arrombaram a entrada da agência e detonaram os explosivos nos caixas eletrônicos, levando uma quantia em dinheiro não informada pela polícia. Os suspeitos fugiram com destino ignorado e não foram localizados nas buscas realizadas até as 7h30.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Ex-governador José Maranhão é eleito presidente do PMDB na PB


José Maranhão disputará a presidência do PMDB na Paraíba (Foto: Maurício Melo/G1)José Maranhão foi eleito presidente do PMDB na
Paraíba (Foto: Maurício Melo/G1)
O ex-governador da Paraíba José Maranhão foi eleito nesta terça-feira (18) presidente estadual do PMDB. O vice-presidente é o ex-senador Wilson Santiago. A escolha foi feita durante uma convenção do partido.

Em entrevista à produção da TV Cabo Branco, ele comentou que o objetivo é fortalecer o partido. Ele explicou que, a partir de março, serão criados simpósios em todas as cidades polos. Essa ação irá permitir discussões das problemáticas das cidades paraibanas. Além disso, o partido vai criar consultorias para orientar prefeitos que queiram elaborar planos e projetos junto ao Governo Federal. “Depois de um amplo debate interno chegamos a constituição de uma chapa de unidade. Nosso propósito agora é realizar uma administração inovadora na Paraíba”, comentou o ex-governador.

Para o vice-presidente Wilson Santiago, o PMDB sai fortalecido do processo de escolha da nova diretoria, principalmente para 2014. “Temos agora a união e o partido, com a participação de todos, sai fortalecido para 2014”, destacou. Atualmente, o partido tem 58 prefeituras no estado.

O atual prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, ocupará a secretaria-geral. O segundo vice-presidente será o deputado federal Manoel Júnior. O deputado estadual Raniery Paulino ficará como secretário-adjunto.

Eleições de 2014
O ex-governador também falou sobre as eleições de 2014 e reafirmou que o nome do partido para disputar o Governo do Estado no próximo pleito é o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego. Sobre uma possível postulação sua, ele desconversou e disse que neste momento não pensa em disputar eleição e sim em trabalhar pelo partido. “Meu projeto político é esse: fortalecer o PMDB, o fazendo presente e atuante em todos os municípios da Paraíba”, declarou Maranhão.

Veja os nomes da nova executiva estadual:
A nova Executiva Estadual do PMDB ficou com a seguinte constituição: presidente, José Maranhão; primeiro vice-presidente, Wilson Santiago; segundo vice-presidente, Manoel Junior; terceiro vice-presidente e líder da bancada, Gervásio Maia; secretário-geral, Veneziano Vital do Rêgo; secretário adjunto, Raniery Paulino; tesoureiro geral, Antonio Souza da Silva; tesoureiro adjunto, Benjamin Maranhão; primeiro, segundo, terceiro e quarto vogais, Vital do Rêgo Filho, Wilson Santiago Filho, Nilda Gondim e Hugo Motta, respectivamente. Os suplentes, pela ordem, são Olenka Maranhão, Nabor Wanderley, Márcio Roberto e Ivaldo Medeiros.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Australiano é multado ao dirigir 20 Km na contramão e culpa GPS


Na região de Victoria, na Austrália, a polícia precisou parar um motorista que estava dirigindo na contramão de uma movimentada rodovia. Quando perguntado a razão pela qual estava no sentido contrário, o homem, que não mora na região, disse que estava apenas seguindo seu GPS.
Motorista, que não mora na região, pensou que estava em via de mão dupla (Foto: Reprodução)Motorista, que não mora na região, pensou que estava em via de mão dupla (Foto: Reprodução)
De acordo com a emissora "ABC", o motorista de 37 anos, que não teve o nome divulgado, não achou estranho os carros no sentido inverso porque pensou que estava em uma via de mão dupla.
Os policiais informaram também que o indivíduo teria dirigido durante a madrugada por cerca de 20 Km, mas que ele não estaria alcoolizado. Entretanto, os oficiais não precisaram quais acusações foram feitas contra o motorista perdido.

Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.

G1

Corvos são flagrados 'brigando' por comida na Alemanha


O fótografo Jochen Luebke flagrou dois corvos brigando por comida. A cena foi registrada na segunda-feira (17) em Hanover, na Alemanha. (Foto: Jochen Luebke/AFP)O fotógrafo Jochen Luebke flagrou dois corvos 'brigando' por comida. A cena foi registrada na segunda-feira (17) em Hanover, na Alemanha. (Foto: Jochen Luebke/AFP)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Sonda da Nasa faz imagem da sombra de Saturno


Planeta Saturno foi fotografado de sua sombra (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute)Planeta Saturno foi fotografado de sua sombra (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute)








A Nasa divulgou na noite desta terça-feira (18) uma nova imagem de Saturno feita pela sonda Cassini. Desta vez, a nave está na sombra do planeta – do ponto de vista de onde a foto foi tirada, o Sol está atrás de Saturno.
A foto foi tirada em 17 de outubro pela sonda Cassini, mas a Nasa só conseguiu publicá-la dois meses depois. A última vez em que a nave tinha feito uma imagem da sombra de Saturno havia sido em setembro de 2006.Na imagem, ficam bem destacados os anéis de Saturno nos trechos em que são iluminados pela luz do Sol. Também são visíveis as luas Tétis e Encélado, que aparecem como dois pontos claros na parte esquerda da foto, abaixo dos anéis.
Para ler mais notícias do G1 Ciência e Saúde, clique em g1.globo.com/ciencia-e-saude. Siga também o G1 Ciência e Saúde no Twitter e por RSS.
G1

Aluno que filmou sexo em escola de Manaus poderá ser preso, diz polícia


Delegada titular da DEPCA, Linda Glaucia Moraes (Foto: Ana Graziela Maia/G1)Delegada ouviu o casal nesta terça-feira (18)
(Foto: Ana Graziela Maia/G1)
O jovem que filmou dois estudantes fazendo sexo em uma sala de aula do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, no Centro de Manaus, é maior de idade e poderá ser preso. A informação é da titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e Adolescente (Depca), Linda Gláucia Moraes. Nesta terça-feira (18), o casal prestou depoimento na delegacia.
Segundo a delegada, a investigação do caso deverá ser finalizada até o dia 30 de dezembro. Os jovens foram ouvidos pela polícia, e o vídeo encaminhado para perícia.
A polícia já constatou que o aluno que fez as imagens era do 3º ano do Ensino Médio e maior de idade. Ele poderá ir para a cadeia por infringir o Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê pena de quatro a oito anos de reclusão para quem "produzir, reproduzir, dirigir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, cena de sexo explícito ou pornográfica, envolvendo criança ou adolescente".
Video foi publicado no Youtube e retirado do ar após denúncias (Foto: Reprodução/Youtube)Video foi publicado em canal no Youtube e retirado do ar após denúncias (Foto: Reprodução/Youtube)
Nas imagens, publicadas no dia 12 de dezembro na internet, uma aluna do 9º ano, menor de idade, aparece no colo de um estudante do 3º ano do Ensino Médio. O estudante que gravou o ato sexual, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), estava na porta da sala para impedir que outras pessoas entrassem no local e atrapalhassem a relação.
O vídeo tem pouco mais de um minuto e ficou no ar até a quinta-feira (13), contabilizando mais de 300 visualizações. "A pessoa que filmou, armazenou e divulgou as imagens será responsabilizada criminalmente. Após as investigações, será instaurado um inquérito policial, ele será indiciado e pode ir para a prisão", explicou a delegada Linda Gláucia.

Para ler mais notícias do G1 Amazonas, clique em g1.globo.com/amazonas. Siga também o G1 Amazonas no Twitter e por RSS.

G1

Motorista perde controle na saída de motel, e carro cai de altura de 5 m


Um carro despencou de uma altura de cerca de cinco metros, nesta terça-feira (18), na saída de um motel em Belo Horizonte. O carro parou do lado de fora do estabelecimento, todo amassado e com as rodas para cima, atraindo a atenção de quem passava pelo local.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, há uma rampa em curva na saída do lugar. O motorista teria perdido o controle da direção e atravessado o muro.
Ainda segundo os bombeiros, testemunhas disseram que ele estava acompanhado de uma mulher e saiu rapidamente sem apresentar explicações. Uma outra pessoa se apresentou no local como o responsável pelo carro.
Para ler mais notícias do G1 Minas Gerais, clique em g1.globo.com/mg. Siga também o G1Minas Gerais noTwitter e por RSS.
G1

Hotéis de Aparecida serão obrigados a identificar hóspedes com pulseiras


Santuário Nacional - 12 de outubro (Foto: Carlos Santos/G1)Os hotéis serão obrigados a fornecer pulseiras de identificação aos hóspedes a partir de janeiro. Medida regulamentada por lei deve evitar o desaparecimento de pessoas.  (Foto: Carlos Santos/G1)
Os hotéis que não fornecerem pulseiras de identificação aos hóspedes serão multados emAparecida a partir de janeiro. Isso porque a prefeitura vai ampliar a fiscalização para que os estabelecimentos cumpram uma lei, de 1998, mas que só foi regulamentada em dezembro. A medida foi tomada depois do desaparecimento de dois idosos que visitaram o Santuário Nacional nos meses de setembro e outubro.

A lei, regulamentada por meio de decreto assinado pelo prefeito Márcio Siqueira (PSDB) na última semana, vai obrigar a rede hoteleira da cidade, que conta com 174 estabelecimentos, a oferecer pulseiras aos hóspedes. A cidade, principal roteiro turístico católico do país, recebeu em 2011 mais de 11 milhões de turistas.

A intenção da medida é permitir que os turistas perdidos possam ser identificados e encaminhados para os pontos de hospedagem caso se percam.  O descumprimento da lei implicará em multa de R$ 1.060 ao hotel. 
De acordo com o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Aparecida (Sinhores), Ernesto Elache, apesar de a lei já estar em vigor, a fiscalização efetiva começará apenas em janeiro. "Pedimos para a prefeitura um tempo de adequação para que as pulseiras sejam compradas. Fomos atendidos", disse aoG1.
A pulseira deverá ser confeccionada em plástico vinil nas cores azul e branco. O dispositivo deverá conter fecho de lacre plástico inviolável e resistente à água, com furos permitindo a regulagem.  Elas serão compradas ao custo unitário de R$ 0,50 e o valor não poderá ser repassado ao turista.
Fiscalização
O trabalho de fiscalização será feito por 28 agentes da Secretaria de Comércio, Indústria, Comércio Ambulante e Serviços. "Para identificar os estebelecimentos que descumprirem a lei, vamos manter nossas equipes ajudando as pessoas eventualmente perdidas. Ao identificarmos o hotel onde estão instaladas, o proprietário será autuado", disse o secretário da pasta, João Luiz Mota.

Ele explicou que a pulseira vai facilitar o trabalho da equipe, que atualmente utiliza veículos para percorrer a cidade com a pessoa perdida em busca do hotel de origem. " É um trabalho complicado, basta ver a quantidade de hotéis que temos aqui na cidade", afirmou.
O gerente do Web Hotel Aparecida, Mário Albino Ribeiro Dias, aprova a iniciativa. "É válido, porque vai ser possível por meio deste mecanismo evitar ocorrências mais graves de desaparecimento. Mesmo que gere custo, é uma contribuição ao turismo", disse. Ele apenas registrou que gostaria de ter sido avisado com mais antecedência sobre a lei.
Idosa desaparece em Aparecida (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
Desaparecidos
O filho da aposentada Beatriz Winck, de 77 anos, desaparecida desde o último dia 21 de outubro, aprova a lei, mas avalia que é necessário estender a aplicação também para romeiros que visitam o Santuário Nacional.

"Parabéns a quem decidiu regulamentar a lei. Mas mesmo assim seria importante que a segurança do santuário também oferecesse esse recurso para os idosos que vêm de ônibus. Seria um serviço a mais para a segurança, mas ao mesmo tempo uma tranquilidade para quem visita o local", disse João Winck.
A mãe de Winck estava acompanhada do marido e desapareceu quando ele entrou na casa de velas e ela ficou aguardando no pátio da Basílica.
O outro caso de desaparecimento é o de um aposentado de 68 anos, morador do ABC Paulista. Ele se perdeu da romaria no dia 30 de setembro e não foi mais localizado pela família.
Para ler mais notícias do G1 Vale do Paraíba e Região, clique em g1.globo.com/vanguarda. Siga também o G1 Vale do Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Kindle começa a ser vendido no Brasil por R$ 300


Com menos de 1 cm de espessura, o Kindle é mais fino que um lápis, segundo a Amazon (Foto: Divulgação)Com menos de 1 cm de espessura,
o Kindle é mais fino que um lápis,
segundo a Amazon (Foto: Divulgação)
A Amazon.com começou a vender no Brasil o leitor de livros eletrônicos Kindle, por R$ 300 (acesse aqui). A gigante varejista on-line norte-americana estreou seu site no país em 6 de dezembro, mas ainda não vendia o aparelho. O mesmo Kindle é comercializado nos Estados Unidos por US$ 70.

No Brasil, o dispositivo é vendido por meio de varejistas locais. No seu site, a Amazon direciona o consumidor à loja on-line do Ponto Frio e às lojas físicas da Livraria da Vila, em São Paulo. No Ponto Frio, o Kindle por ser comprado em até 12 vezes ou à vista, com desconto, por R$ 284, nos cartões Ponto Frio ou do Grupo Pão de Açúcar.

O modelo Kindle que chega ao Brasil pesa menos de 200 gramas e tem tela de 6 polegadas. O aparelho ainda conta com acesso à rede Wi-Fi e tem capacidade de armazenar até 1,4 mil livros. O dispositivo também permite fazer uma leitura sem reflexo, mesmo sob a luz do sol. Conforme a Amazon, a bateria do Kindle pode durar até um mês.

Livraria on-line
A Amazon estreou no Brasil com mais de 13 mil e-books em português, sendo que mais de 1,5 mil são gratuitos. A Companhia das Letras chegou à Amazon com 500 títulos, e a Globo Livros com 1 mil livros digitais. O usuário brasileiro pode ainda comprar os mais de 1,4 milhão de títulos em outros idiomas, agora disponíveis com preços em reais.

Entre os autores brasileiros presentes na loja estão Paulo Coelho, Daniel Galera, Drauzio Varella, Chico Buarque, Jorge Amado, Lya Luft e Martha Medeiros. Os e-books podem custar desde R$ 3, como "O livro dos manuais", de Paulo Coelho, até R$ 30, como "Mãos de Cavalo", de Daniel Galera.
Inicialmente, a página em português da empresa permite apenas comprar livros – nos Estados Unidos, a varejista vende uma grande variedade de itens, como produtos eletrônicos. A empresa não se posicionou se irá expandir suas vendas locais.
Para ler os livros da Amazon, o usuário deve baixar o aplicativo de leitura gratuito Kindle no seu smartphone, computador ou tablet. O programa está disponível para iPhone, iPod touch, iPad, Android, computadores com Windows 7, XP, Vista e Windows 8 e Mac (acesse aqui).
Para ler mais notícias de Tecnologia e Games, clique em g1.globo.com/tecnologia. Siga também o G1 no Facebook e Tecnologia e Games no Twitter e por RSS.
G1

Ranking da Fifa: Espanha termina o ano na ponta, e Brasil cai para 18º


A Fifa anunciou, na manhã desta quarta-feira, a lista do mês de dezembro do ranking de seleções, a última do ano. A Espanha fecha 2012 na liderança, sendo eleita a seleção do ano, seguida de Alemanha, Argentina e Itália, que ultrapassou Portugal. Já o Brasil fecha a temporada caindo cinco posições em relação a novembro, “ostentando” sua pior colocação na história desde que a eleição começou a ser feita, em 1993: a 18ª (leva-se em consideração o fato de a Seleção não estar disputando as Eliminatórias).

A sensação do ranking é a Colômbia, que foi quem mais progrediu nos últimos 12 meses. Os colombianos terminaram 2011 na 36ª colocação, e terminaram 2012 na quinta posição, saltando do oitavo lugar de novembro, deixando os portugueses para trás.

Seleção Brasileira antes do jogo contra a Argentina (Foto: Mowa Press)Apesar do título do Superclássico, Seleção caiu ainda mias no ranking no último mês (Foto: Mowa Press)
A primeira atualização do ranking em 2013 acontecerá no dia 17 de janeiro. A seleção brasileira terá na Copa das Confederações a grande chance de voltar a figurar entre as melhores equipes. A competição, que vai ser disputada no país, acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho.
Veja quem são as 10 melhores seleções do ranking da Fifa:
1 - Espanha: 1606 pontos
2 - Alemanha: 1437 pontos
3 - Argentina: 1290 pontos
4 - Itália: 1165 pontos
5 - Colômbia: 1164 pontos
6 - Inglaterra: 1151 pontos
7 - Portugal: 1144 pontos
8 - Holanda: 1124 pontos
9 - Rússia: 1070 pontos
10 - Croácia: 1064 pontos
18 - Brasil - 946 pontos

G1

Senado aprova regras mais duras para punir motoristas alcoolizados


O Senado aprovou nesta terça-feira (18) o projeto de lei que torna mais rígidas as regras para a Lei Seca. O principal ponto do texto é a ampliação das possibilidades de provas, consideradas válidas no processo criminal, de que o condutor esteja alcoolizado. Além do teste do bafômetro ou do exame de sangue, passam a valer também "exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova admitidos em direito".
A proposta já havia sido aprovada pela Câmara e segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff.
Ainda de acordo com o texto, não será mais necessário que seja identificada a embriaguez do condutor, mas uma "capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou outra substância psicoativa que determine dependência".
A lei atual ficou enfraquecida pela decisão tomada no fim de março pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que a embriaguez só poderia ser comprovada pelo teste do bafômetro ou por exame se sangue. Na prática, muitos motoristas se recusam a realizar os exames.
O projeto também dobra o valor da multa. A punição, que hoje é de R$ 957,70, passa para R$ 1.915,40 - e esse valor é dobrado novamente caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.

Não há menção expressa à possibilidade do uso de fotos como evidência, mas, segundo assessores do Ministério da Justiça, uma imagem ainda pode ser utilizada como evidência caso o juiz assim entenda.
Contraprova
O texto também prevê o chamado direito à contraprova - ou seja, caso o condutor não concorde com os resultados destes testes, poderá solicitar que seja realizado o teste do bafômetro, por exemplo.

Uma novidade do projeto é a previsão de que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamente os testes para verificar quando o motorista estiver sob o efeito de qualquer "substância psicoativa". Hoje, o Código de Trânsito Brasileiro prevê a proibição de se dirigir sob o efeito destas substâncias, mas não trata da fiscalização.
Outra mudança foi a previsão de que o recolhimento de um veículo, caso seja necessário, só poderá ser feito por serviço público ou licitado pela regra do menor preço. Hoje, o funcionamento desta regra varia de estado para estado.
Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal citados no relatório, em  2011, foram registrados  192.188 acidentes e 8.661 mortos nas estradas federais. A ingestão de álcool foi responsável por 7.551 acidentes (3,93%) e 345 mortos (2,98%).
Para ler mais notícias do G1 Política, clique em g1.globo.com/politica. Siga também o G1 Política no Twitter e por RSS.
G1

Revista 'Time' anuncia Obama como personalidade do ano


Obama na capa da revista 'Time', que o elegeu a personalidade do ano de 2012 (Foto: Reprodução)Obama na capa da revista 'Time', que o elegeu a
personalidade do ano de 2012 (Foto: Reprodução)
A revista Time anunciou nesta quarta-feira (19) o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como a personalidade do ano de 2012, uma honra que o democrata, reeleito para a presidência, recebe pela segunda vez.
A prestigiosa revista americana afirma que o país está em meio a imensas mudanças culturais e demográficas e que Obama é o símbolo e, de certo modo, a força condutora por trás da transformação.
"Por encontrar e forjar uma nova maioria, por converter a fragilidade em uma oportunidade e por buscar, em meio a uma grande diversidade, criar uma união mais perfeita, Obama é a personalidade do ano 2012 da Time", afirmou o editor da publicação, Rick Stengel, em um comunicado.
Stengel recordou que "Obama é o primeiro presidente democrata desde FDR (Franklin D. Roosevelt) que obtém mais 50% dos votos em eleições consecutivas e o primeiro presidente desde 1940 a ganhar uma reeleição com taxa de desemprego superior 7,5%".
"Ele conseguiu uma coalizão vencedora e talvez também uma coalizão governante. Sua presidência marca o fim do realinhamento iniciado pelo (ex-presidente republicano Ronald) Reagan, que marcou a política americana por 30 anos", acrescentou.
Em 2011, a personalidade do ano apontada pela revista foi a figura do “manifestante”, em um reconhecimento às pessoas de todo o mundo, em particular do Oriente Médio e norte da África, que saíram às ruas para lutar por seus direitos.Entre os outros finalistas deste ano estavam Malala Yousafzai, a adolescente paquistanesa que foi baleada na cabeça pelo Talibã por fazer críticas ao movimento insurgente em seu blog; Tim Cook, presidente da Apple, que assumiu a difícil tarefa de comandar a companhia após a morte de Steve Jobs; Mohamed Morsi, presidente  do Egito, que assumiu o país após a queda do ditador Hosni Mubarak; e a física Fabiola Gianotti , coordenadora do Atlas, grupo que faz pesquisas no Grande Colisor de Hádrons pela “partícula de Deus”.
Em 2010, a Time selecionou como "personalidade do ano" o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, que na época, com 26 anos, tornou-se o segundo mais jovem da história a receber a homenagem, atrás apenas do aviador americano Charles Lindbergh, personalidade do ano em 1927, quando tinha 25 anos.
O anúncio deste anos ocorre dias após um dos momentos mais difíceis do mandato do presidente norte-americano: o massacre cometido por um atirador que invadiu uma escola primária em Newtown, Connecticut, e matou 26 pessoas - entre elas 20 crianças.
Após a tragédia, o presidente fez um pedido por ação durante um funeral em Newtown, no domingo, exigindo alterações na forma como os Estados Unidos lidam com a violência armada. Obama disse que nas próximas semanas iria "usar todo poder que este gabinete detém" para iniciar esforços a fim de evitar novas tragédias desse tipo.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...