sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Servidores ocupam prefeitura para cobrar 13º salário em Sapé, PB


Servidores do município de Sapé, a 55 km de João Pessoa, ocuparam a sede da prefeitura nesta quinta-feira (27) para cobrar o pagamento dos vencimentos referentes ao 13° salário. De acordo com a presidente do Sindicato do Servidores do Município de Sapé, Mariza Alexandre, cerca de 80% dos pouco mais de mil funcionários do município não receberam seus vencimentos neste mês. 
Ainda conforme Mariza Alexandre, apenas um pequena parcela dos agentes de saúde, dos funcionários da educação e dos aposentados pela previdência social de Sapé tiveram o 13° salário entregue. “Parte dos agentes receberam porque fazem parte de uma gestão independente. Um pequena parcela dos aposentados e os funcionários da educação, até a letra L, segundo a prefeitura, receberam seus salários. Mas já procuramos nos informar e soubemos que funcionários que estariam nesta lista não receberam. A prefeitura tem costume da atrasar em 10 dias os pagamentos dos servidores”, comentou.
“Estamos ocupando a prefeitura com vários servidores que vão ficar se revezando até que o nossos salários sejam depositados em nossas contas. Esperamos que no dia 28, último dia do expediente bancário do ano, nossos salários de dezembro e 13° sejam depositados. Caso contrário, ficaremos ocupados aqui (na prefeitura) e iremos entregar a chave da cidade ao novo prefeito”, ressaltou Mariza Alexandre.Os prestadores de serviço da cidade de Sapé passam por um problema maior. Segundo informou a presidente do Sindicato dos Servidores do Município de Sapé, os prestadores de serviço não recebem seus vencimentos desde o mês de outubro. Os servidores tentaram ao longo do mês estabelecer um diálogo com o prefeito da cidade, João Clemente Neto (DEM), para que o compromisso fosse honrado, mas segundo Mariza Alexandre, o gestor do município não foi encontrado em nenhuma das vezes que foi procurado pelos servidores.

Um assistente do procurador do município de Sapé entrou em contato com os servidores que ocupam a sede do governo municipal, informando que os salários serão depositados na sexta-feira (29), conforme Mariza Alexandre.

G1 tentou entrar em contato com o prefeito do município e com a secretaria de Administração, mas até as 18h as ligações não foram atendidas.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Na PB, criminosos tentam assaltar caixa eletrônico usando a tecnologia


A Polícia Militar da Paraíba acredita que criminosos podem ter 'inaugurado' no estado mais uma modalidade de violação a caixas eletrônicos. O alvo da ação foi uma agência do Banco do Brasil da cidade de Jacaraú, Mata paraibana. Com dispositivos eletrônicos, criminosos tentaram  violar o software de um dos caixas da agência, o que possibilitaria, caso a ação tivesse dado certo, sacar todo o dinheiro do caixa, segundo a polícia.
O capitão informou ainda que alguma coisa deu errado e o alarme disparou. A polícia já tem suspeitos, mas até as 16 horas ninguém foi preso. Os criminosos fugiram para a cidade de Montanhas, no vizinho estado do Rio Grande do Norte, onde aconteceu uma ação semelhante. Por isso, a polícia acredita que os criminosos que violaram o caixa eletrônico do Banco do Brasil de Jacaraú são os mesmo do Rio Grande do Norte.De acordo com  o capitão Antônio, a ação dos criminosos é silenciosa, o que dificulta a atuação da polícia. Os aparelhos que foram usados pelos criminosos não despertam suspeitas e podem ser comprados em qualquer loja de informática.
G1 entrou em contato com a superintendência do Banco do Brasil na Paraíba. O  superintendente Elinaldo Leal disse que os equipamentos da agência têm tecnologia sofisticada contra fraudes como essas. "Uma prova disso é que não foi levado nada, os criminosos não tiveram êxito. A população pode ficar tranquila, pois nos empenhamos para cada vez mais modernizar a tecnologia usada no Banco do Brasil", afirmou.
Elinaldo Leal disse que essa foi a primeira vez que tomou conhecimento desse tipo de fraude na Paraíba.
De acordo com o Sindicato dos Bancários na Paraíba, Marcos Henriques, com essa ocorrência, sobe para 63 o número de crimes cometidos contra as agências bancárias do estado.
“Os bancos investem apenas 5% de tudo o que lucram em segurança, o que é muito pouco, deixando os profissionais e a população vulneráveis à ação de criminosos.  Com relação a essa nova modalidade de violação a caixas eletrônicos, só há uma conclusão: enquanto a segurança dos bancos estagnou, os bandidos avançam em seus crimes”, disse.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Praia do Jacaré está imprópria para banho na PB, aponta Sudema


Apenas a Praia do Jacaré, em Cabedelo, está imprópria para banho na Paraíba. É o que aponta o relatório de balneabilidade divulgado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), na quinta-feira (27). As outras 55 praias analisadas foram classificadas como próprias para banho.
Conforme o relatório, as praias consideradas adequadas para o banho estão classificadas nas categorias excelente, muito boa e satisfatória. Mesmo assim, a Sudema recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.
A Sudema realiza monitoramento semanal nas praias localizadas na região metropolitana deJoão Pessoa e nos municípios de Lucena e Pitimbu, tendo em vista que estas se encontram nos centros urbanos com maior fluxo de banhistas. O monitoramento dos demais municípios do litoral paraibano é realizado mensalmente. A classificação desta semana é válida até emissão do próximo relatório, no dia 4 de janeiro de 2013.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Criança morre enforcada com corda de varal dentro de casa na Paraíba


Uma criança de oito anos morreu na tarde de quinta-feira (27) enforcada em uma corda de varal, dentro de sua casa, em Campina Grande. Segundo a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), o garoto teria sido encontrado pela babá, morto com uma corda em volta do pescoço, dentro de um quarto.
O menino ficou sob os cuidados da empregada doméstica e teria subido ao primeiro andar da casa para brincar. Conforme a Polícia Militar, a empregada notou o silêncio e teria ido verificar o quarto onde a criança estava, precisando usar um cabo de vassoura para conseguir arrombar a porta e perceber o garoto caído no chão.O caso foi registrado às 17h (horário local) de ontem. De acordo com o relato da família à polícia, a mãe da vítima, de 31 anos, é operadora de telemarketing e estava no trabalho, deixando o filho em sua casa na rua Conde D'eu, próximo ao cemitério no bairro do Monte Santo.
Segundo a polícia, a vítima estaria com uma corda de varal enrolada no pescoço e já morto. O corpo do menino foi recolhido para perícia no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Comvest divulga lista de aprovados do Vestibular 2013 da UEPB


A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou na manhã desta sexta-feira (28) o resultado do Vestibular 2013 da instituição, com provas realizadas nos dias 2 e 3 de dezembro. A lista de aprovados pode ser consultada no site da Comissão Permanente do Vestibular(Comvest) da UEPB.
FaltososSegundo a Comvest, as matrículas dos aprovados para a primeira entrada serão realizadas no dia 14 de janeiro e a matrícula prévia dos classificados para a segunda entrada será no dia 15 de janeiro.

A UEPB ofereceu 5.712 vagas para o vestibular 2013, sendo 50% destinadas para os candidatos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram inscritos, segundo a Comvest, 32.025 candidatos, sendo 20.846 de candidatos isentos da taxa de inscrição e 11.179 candidatos pagantes.

De acordo com a Comvest, 8.669 candidatos faltaram ao Vestibular 2013 da UEPB. O número representa 27,16% de abstenção. Segundo Ana Alice Sobreira, presidente da Comvest, o índice é considerado normal.

Concorrência
A maior concorrência, pela cota universal, ficou com o curso de Direito diurno em Campina Grande, com 41,80 candidatos por vaga, seguido por Odontologia (Campina Grande), com 41 candidatos disputando uma vaga. A terceira maior concorrência na cota universal foi do curso de Engenharia Civil (Araruna), com 34,96 alunos por vaga.

Pela cota de inclusão, o curso de Fisioterapia (Campina Grande), liderou a lista com 45,15 inscritos para cada vaga ofertada, seguido por Psicologia (Campina Grande), com índice de 44,25 de concorrência. Educação Física (Campina Grande) teve a terceira maior concorrência nas cotas, com 42,20 candidatos por vaga.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Governo notifica Gol para que remarque voos da Webjet sem cobrar


A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, notificou nesta quinta-feira (27) a empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes para que garanta aos passageiros da Webjet a remarcação e o cancelamento dos bilhetes sem a cobrança de taxa adicional, multa ou diferença nas tarifas.
O governo federal afirma que a Gol deve cumprir a regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Procurada pelo G1, a Gol informou que foi notificada e que "fornecerá todos os dados solicitados".A Secretaria deu prazo de dez dias para que a Gol informe como foram reacomodados os passageiros que tinham passagens compradas da Webjet e, no mesmo prazo, apresentar um plano de reacomodação para os voos ainda não realizados.
A Gol concluiu a compra da Webjet em outubro de 2011 por R$ 70 milhões, além de ter assumido dívidas de cerca de R$ 200 milhões. Segundo a Anac, a Gol pode ser multada em R$ 10 mil por passageiro se fizer cobranças irregulares.
Passageiros que se sentirem prejudicados ou tenham  direitos desrespeitados, devem procurar a Webjet ou a Gol, orienta a Anac, para reivindicar seus direitos como consumidor. Poderá, também, encaminhar manifestação à Anac para atuação administrativa contra a empresa, aos órgãos de defesa do consumidor ou à Justiça.

Para falar com a Anac, os canais são a página na internet, no campo "Fale com a Anac" ou pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, com atendimento em inglês e espanhol).

Para ler mais notícias do G1 Economia, clique em g1.globo.com/economia. Siga também o G1 Economia no Twitter e por RSS.
G1

Coletor de lixo morto por policial militar é enterrado em Avaré, SP


Bóblia que a vítima leva no bolso foi confundida com arma. (Foto: Reprodução TV Tem)Bóblia que a vítima leva no bolso foi confundida
com arma. (Foto: Reprodução TV Tem)
Foi enterrado na manhã desta sexta-feira (28), no cemitério municipal de Avaré, o corpo do coletor de lixo Antônio Marcos dos Santos, de 42 anos. Ele foi morto na noite de quarta-feira (26) por um policial militar que confundiu a Bíblia que ele levava no bolso com uma arma.
O enterro ocorreu perto das 9h30 da manhã. O corpo de Santos foi velado durante a noite em espaço anexo ao cemitério.

De acordo com a Polícia Civil, a vítima estava a pouco mais de dez metros da casa, no bairro Bonsucesso, e seguia para uma igreja levando uma Bíblia. Ele foi abordado por policiais militares e recebeu ordens para levantar os braços por diversas vezes. Quando obedeceu, o policial notou o volume no bolso da vítima e achou que se tratava de um revólver. O cabo da PM atirou contra a vítima que foi atingida no pescoço. O homem foi socorrido pelos próprios policiais ao pronto-socorro da cidade, mas não resistiu ao ferimento.
 

O policial foi preso e encaminhado ao presídio militar Romão Gomes, na capital paulista, local onde ficam detidos policiais militares investigados.No velório da vítima, o irmão do funcionário público, José Valdecir Côrrea, conta que Santos nunca teve problemas com a polícia e era uma pessoa dedicada ao trabalho. Com a morte trágica, a família pede providência das autoridades policias.

O comando da Polícia Militar de Avaré (SP) informou que irá apurar o assassinato do coletor de lixo. De acordo com o major Maurício José Raimundo, o caso foi uma tragédia. "O policial envolvido é considerado um bom profissional. Não tem histórico de violência. Infelizmente foi uma fatalidade", comenta.

Para ler mais notícias do G1 Itapetininga e Região, clique em g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao. Siga também o G1 Itapetininga e Região no Twitter e por RSS.
G1

Morre comandante da Guerra do Golfo, general Norman Schwarzkopf


O general americano Norman Schwarzkopf, que comandou a coalizão internacional durante a primeira Guerra do Golfo, em 1991, morreu em Tampa, na Flórida, aos 78 anos, informou nesta quinta-feira (27) um oficial americano.
Schwarzkopf ficou conhecido mundialmente em 1990, quando o líder iraquiano Saddam Hussein invadiu o Kuwait e ameaçava a Arábia Saudita, colocando em risco mais de 40% das reservas mundiais de petróleo.
O então presidente americano, George W. Bush, formou uma coalizão de 32 países para expulsar as forças iraquianas e Schwarzkopf assumiu o comando de 425 mil soldados americanos e de outros 118 mil militares aliados, para dizimar a máquina de guerra de Saddam, mas sem derrubá-lo do poder no Iraque.
O general americano Norman Schwarzkopf, em foto tirada em 2000 (Foto: Sam Mircovich/Reuters/Arquivo)
George H.W. Bush - hoje hospitalizado no Texas - lamentou a morte de Schwarzkopf, "um dos maiores chefes militares de sua geração". "Barbara e eu choramos a perda de um verdadeiro patriota americano e de um dos maiores chefes militares de sua geração".
"Um distinto membro desta longa linhagem proveniente de West Point, o general Norm Schwarzkopf resume a crença no dever, no serviço ao país, na liberdade, nesta grande Nação que defendeu durante as mais exigentes crises internacionais", destacou Bush, 88 anos.
Schwarzkopf, conhecido como "Stormin Norman", morreu justamente na cidade na qual ocupou sua última chefia militar, como titutar do Comando Central dos Estados Unidos
O general Schwarzkopf nasceu em Trenton, Nova Jersey, em 1934, em uma família de militares. Estudou em Teerã, Genebra e Frankfurt, acompanhando as missões do pai, até regressar aos Estados Unidos para seguir carreira militar como oficial de engenharia mecânica formado em West Point.
Com fama de destemido e audacioso, Schwarzkopf ficou conhecido na Guerra do Vietnã por resgatar pessoalmente homens de seu batalhão presos em um campo minado na península de Batangan.
Após a Guerra do Golfo, o general Schwarzkopf rejeitou o posto de chefe de pessoal do Exército e se retirou da ativa em agosto de 1991.
G1

Governo adia início do Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa


A obrigatoriedade do uso do Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa, assinado em 2008 e previsto para entrar em vigor no próximo dia 31, foi adiada por mais três anos. O novo prazo para entrada em vigor do acordo é 1º de janeiro de 2016. A presidente Dilma Rousseff assinou um decreto redigido pelo Ministério de Relações Exteriores e publicado na edição desta sexta-feira (28) do "Diário Oficial da União".
O novo prazo foi definido durante reunião de um grupo interministerial composto, além de membros do MRE, por técnicos do Ministério da Educação e da Casa Civil.
Segundo o Ministério da Educação, o Brasil é o que mais avançou na implantação do acordo entre os oito países que assinaram o documento. Mesmo já tendo feito "a lição de casa", o secretário de Educação Básica, César Callegari, explicou ao G1 que o MEC é favorável a alinhar o cronograma brasileiro "com o cronograma de outros países, entre eles Portugal".De acordo com a assessoria de imprensa da Casa Civil, a ministra-chefe Gleisi Hoffmann recebeu em novembro um grupo de senadores que defenderam o adiamento do prazo, e convocou uma reunião com os ministérios envolvidos no tema. Uma reunião com representantes dos ministérios das Relações Exteriores, Cultura e da Casa Civil, definiu que o acordo vai começar a valer daqui a três anos. A nova data escolhida pelo grupo, que reúne técnicos e subchefes dos três ministérios tem como objetivo ajustar o prazo brasileiro com o de Portugal, que tem mais três anos até que o acordo seja totalmente aplicado no país. Até 31 de dezembro de 2015, coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida.
Mudanças do novo acordo ortográfico (Foto: Reprodução)
Callegari afirmou que, pouco depois da ratificação do acordo pelo Brasil, o ministério, que é o maior provedor de livros didáticos do país, começou a incluir, em seus editais de compra de livros e dicionários para escolas, a exigência de que os materiais já estejam adaptados às novas regras da ortografia. Porém, para ele, a preparação dos professores para ensinar as novas regras cabe às universidades.
"Boa parte da tarefa que cabe ao ministério está realizada. O trabalho de formação de professores e atualização cabe fundamentalmente ao sistema de ensino, das instituições públicas e privadas de educação superior. Mas as diretrizes estão dadas, e os materiais já estão com as novas características dessa nova ortografia", disse.  
O MRE afirmou, por meio de sua assessoria, que seus técnicos ficaram responsáveis por minutar o decreto até o fim do mês, para que ele possa ser submetido à Presidência da República. Mas, segundo o ministério, novo prazo será definido pela própria presidente. A ideia, de acordo com o MRE, é prorrogar a entrada em vigor do acordo para dar mais tempo de adaptação das pessoas à nova ortografia.
ENTENDA O ACORDO ORTOGRÁFICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
O que é?
Um documento assinado em 1990 que tem o apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e tem como objetivo unificar as regras do português escrito em todos os países que têm a língua portuguesa como idioma oficial.
O que mudou desde 1990?
Apenas as regras de implantação, porém, as regras ortográficas continuam as mesmas. Em 1990, quando foi assinado, a previsão era de que o acordo entraria em vigor em 1994, mas dependia da ratificação de todos os países. Como isso não aconteceu, a regra foi alterada em 2004 para que o documento entrasse em vigor com a ratificação de três dos oitos países lusófonos. O Brasil foi o primeiro a ratificar o protocolo que alterou a regra. 
Quando entra em vigor?
O governo de cada país deve ratificar o acordo assinado e definir seus prazos para que ele entre em vigor internamente. Segundo a CPLP, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe já ratificaram o acordo. Timor Leste, que em 1990 ainda não era uma nação independente, também já aderiu. Angola é o único país-membro da CPLP que ainda não ratificou o acordo.
Fonte: CPLP
Pedagogia defasada
Mas a data de implantação do acordo não é a única preocupação de alguns políticos e membros da sociedade civil. Senadores que integram a Comissão de Educação, Cultura e Esporte acreditam que parte da dificuldade de adesão dos brasileiros às novas regras é culpa da falta de debate em torno do tema.

De acordo com a assessoria de imprensa do presidente da comissão, Roberto Requião (PMDB-PR), o senador "vê com reservas" o conteúdo do acordo porque ele foi articulado pelos governos, mas não ganhou espaço de discussão na socidade. Os senadores tinham o objetivo de elaborar um projeto de lei para adiar a implantação do documento, mas, em conversas com os ministérios, decidiu-se que a melhor abordagem seria por meio de um decreto.
Em entrevista à Rádio ONU, a senadora Ana Amélia (PP-RS), que também integra a comissão e, segundo sua assessoria, é autora do projeto, afirmou que a proposta de adiar o prazo é um "gesto de solidariedade" e de "boa vontade política".
Já a ideia de substituir o projeto de lei por um decreto presidencial serve para "facilitar do ponto de vista legislativo. Um projeto de resolução criaria alguns problemas de ordem legal em função de ser um acordo internacional". 

Um dos maiores críticos do acordo no país quer aproveitar o possível adiamento para mudar o conteúdo da nova ortografia. Segundo o professor Ernani Pimentel, presidente da Editora Vestcom e do Movimento Acordar Melhor, é preciso simplificar as novas regras e "ajustar problemas que não foram percebidos" pelas pessoas responsáveis pela elaboração e assinatura do documento.
Para ele, como a implantação do acordo avançou menos nos demais países e tem recebido críticas por lá, e como o Brasil deve adiar a entrada em vigor das nossas regras por mais três anos, o momento é oportuno para corrigir as principais questões.
O mais sério dos problemas, segundo ele, é o fato de o acordo ter sido pensado na década de 1970, quando o sistema educacional era muito diferente do atual. "Naquela época a educação se baseada na didática da memorização, na chamada 'decoreba'. Em história, o que se estudava história eram nomes e datas, e em português eram só as regras e as exceções. Mas a pedagogia foi evoluindo, e hoje o aluno está acostumado a racionar, ele quer pensar e entender, e não ficar decorando, e essas regras são baseadas ainda na pedagogia antiga", afirmou Pimentel ao G1.
Segundo Callegari, do MEC, as propostas de simplificação não estão contempladas na discussão do grupo interministerial. "O que poderia ser considerado e sempre pode ser considerado são propostas que visam simplificar, mas não seria adiar, seria outro acordo".
Muitas regras
O especialista explica que, com tantas regras no idioma atual, e a falta de conhecimento a respeito das mudanças acordadas, é impossível falar português fluentemente. Desde 2008, ele já colheu mais de 20 mil assinaturas de brasileiros contra a implantação da nova ortografia.

Mais da metade, segundo Pimentel, é formada por professores, muitos deles ainda sem familiaridade com a nova ortografia e contrários à forma como o acordo foi feito, sem o devido debate nas escolas, universidades e na sociedade em geral.
"Você não pode fazer um acordo de ortografia sem ver o que os professores acham. Se os professores não aprenderem [as novas regras], eles não podem ensinar", afirmou o especialista. Ele afirma que os professores calculam gastar 400 horas de aula ao ensino da ortografia no ciclo básico e, mesmo assim, os brasileiros saem da escola sem dominar as regras. A simplificação, nesse caso, auxiliaria a melhorar a qualidade da educação. "Essas regras são ilógicas, não pode impor na sociedade."
Para ler mais notícias do G1 Educação, clique em g1.globo.com/educacao. Siga também o G1 Educação no Twitter e por RSS.
G1

'Retomada' do IPI pode não resultar em alta no preço final, diz especialista


IPI reduzido é prorrogado até junho (Foto: Editoria de Arte/G1)
A redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para a compra de carros, produtos da linha branca e móveis e luminárias tal qual está atualmente, chega ao fim no próximo dia 31. A partir de janeiro, começam as mudanças. O governo federal anunciou no dia 19 que manterá o IPI para estes setores em um patamar menor que a alíquota “normal”, mas avisou que haverá recomposição gradual da alíquota no primeiro semestre, retomando o IPI "cheio" no segundo semestre de 2013.
Os incentivos adotados para estimular o consumo e o crescimento econômico do país deram resultados, segundo os setores envolvidos. E a razão não se deve somente à queda nos preços. “Existe o efeito de oportunidade, de ancoragem, desperta no consumidor a antecipação de despesa para aproveitar o momento, ante aquela ideia de que aquilo é limitado”, argumenta Nuno Fouto, coordenador de pesquisa do Programa de Administração de Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA).
De acordo com o especialista, houve aumento de venda para os setores beneficiados pelas reduções de IPI, mas o fim do benefício, não necessariamente resultaria em aumento de preço.
“Depende muito da situação do mercado. Um mercado onde vende razoavelmente bem, vai significar aumento de preço, aumento da arrecadação e recomposição da receita por parte do governo, e, sem dúvida, redução de venda. Mas se o mercado ficar com uma demanda esfriada, menor do que estava, isso vai forçar uma redução de preço, então, pode anular um eventual aumento”, explica Fouto. “Eu diria que o preço de lista – que é o preço básico que vai para a rua – deve aumentar, mas o preço de transação, o preço final, vai depender do mercado.”
Linha branca
No primeiro semestre deste ano, a indústria vendeu para o varejo 15% mais refrigeradores, na comparação com igual período do ano passado – quando não havia redução de IPI para a linha branca. A venda de fogões cresceu 20% no período e a de lavadoras, 17%, de acordo com números da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).

Segundo Lourival Kiçula, presidente da Eletros, o setor contratou 4 mil funcionários diretos e outros 15 mil indiretos neste período.
Para ele, o ideal não seria o governo prorrogar a redução do IPI, mas rever a incidência do imposto levando em consideração o conceito de “essencialidade”. “Esses produtos da montagem do lar são essenciais. Acho que o Ministério da Fazenda, em determinado momento, vai fazer essa revisão definitiva”, diz.“Na cadeia de impostos, quando permeia toda a cadeia, o setor de linha branca é o mais penalizado, pagamos mais impostos que qualquer outro. O único que nos vence em impostos é o fumo”, lamenta Kiçula.
O setor de linha branca se beneficiou da redução de IPI, pela primeira vez, no período de abril de 2009 a janeiro de 2010. A redução atual começou em dezembro do ano passado e, em março, foi prorrogada por mais três meses; depois mais dois meses e, mais uma até 31 de dezembro e agora até junho de 2013
Automóveis
A queda de IPI para automóveis entrou em vigor no dia 22 de maio e também foi prorrogada em agosto, outubro e dezembro. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), de janeiro a maio deste ano, o mercado interno de automóveis recuava 4,8%. Já no acumulado de janeiro a novembro, último dado consolidado da entidade e abrangendo os meses com redução do imposto, o mercado passou a crescer 4,8% na comparação com igual período de 2011.

De acordo com estimativa da Receita Federal, o governo vai deixar de arrecadar em 2012 R$ 8,7 bilhões por causa das desonerações de IPI até o final deste ano.

Alíquotas
Para a linha branca, houve redução da alíquota de IPI para máquinas de lavar (de 20% pra 10%), geladeiras (15% para 5%), tanquinhos (10% para 0) e fogões (4% para 0). No caso dos automóveis, o corte foi definido de acordo com a potência do motor e local de fabricação (se nacional ou importado). No caso de carros nacionais de até mil cilindradas (mais vendidos), a alíquota caiu de 7% para zero.

Em agosto, o governo publicou decreto reduzindo para zero a alíquota do IPI incidente sobre painéis de madeira, laminados de alta resistência e de PVC. Alguns produtos tinham alíquota de 15% e outros de 5%.
As desonerações de IPI sobre bens de capital, materiais de construção civil e para pisos laminados, madeira e vinílico, placa de gesso (drywall) vigoram, em princípio, até dezembro de 2013.
Crise
Por trás da redução das cobranças está a intenção do governo de combater os efeitos da crise financeira internacional na economia brasileira e estimular o Produto Interno Bruto (PIB), que sente o impacto da crise financeira internacional.

Para ler mais notícias do G1 Economia, clique em g1.globo.com/economia. Siga também o G1 Economia no Twitter e por RSS
G1

Previsão é de calor e pancadas de chuva do Norte ao Sul do país


Imagem de satélite de quinta-feira (27) do país (Foto: Reprodução/Cptec/Inpe)Imagem de satélite de quinta (27) mostra nuvens no
Sul do país (Foto: Reprodução/Cptec/Inpe)
Nesta sexta-feira (28), os estados do Sul do país devem ter chuva intensa, raios e ventanias, segundo a previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe). Em algumas áreas do norte e do nordeste do Rio Grande do Sul e centro-leste de Santa Catarina a previsão é de que haverá condição de acumulados significativos de chuva, informou o meteorologista Olívio Bahia do Sacramento Neto.
"Vai ocorrer uma forte instabilidade do Norte ao Sul do país. A frente fria que atuou no país nesta quinta-feira (27) está se dissipando, mas uma massa quente e úmida que está cobrindo boa parte do país, principalmente na Região Sul, deve aumentar a possibilidade de chuva no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná", disse Sacramento.
Entre os estados do Sudeste, Centro-Oeste e do Norte do país o calor e a alta umidade do ar deverão provocar pancadas de chuvas. Em algumas cidades deve chover de forma intensa com raios, rajadas de vento e ocasional queda de granizo.
A previsão é de tempo seco no Espírito Santo, litoral e Região Serrana do Rio de Janeiro, leste e nordeste de Minas Gerais.
Especificamente no Centro-Oeste e Norte do país, a tendência é de tempo seco com pancadas de chuva. No oeste da Bahia e em pontos de Piauí e no Maranhão podem ocorrer chuvas isoladas.
G1

Jogador deixa webcam ligada e sexo com namorada é visto por 200 mil


Um jogador de “World of Warcraft” apelidado “Murdaralph” transmitiu ao vivo uma partida de “Mists of Pandaria” para diversos de seus seguidores ao redor do mundo. Ao final do jogo, o homem esqueceu de desligar sua webcam, que continuou gravando e transmitindo ao vivo imagens de seu quarto, flagrando o momento em que o jogador fez sexo com sua namorada.
A câmera gravou toda a relação do casal, e o link começou a ser compartilhado por centenas de milhares de pessoas. Murdaralph não percebeu o deslize até a manhã seguinte, quando foi até seu computador e viu que ele ainda fazia a transmissão, de acordo com o jornal dinamarquês “Ekstra Bladet.”.
Jogador esqueceu câmera ligada, que filmou toda a noite do casal (Foto: Reprodução)Jogador esqueceu câmera ligada, que filmou toda a noite do casal (Foto: Reprodução)
Em um post na rede social “Reddit”, Murdaralph afirmou que o ato não foi proposital, e que ele não tinha ideia que a câmera ainda estava ligada. O homem teria enviado uma mensagem à namorada explicando o episódio, e ela teria respondido que "queria matá-lo”. Ao saber que a transmissão tinha sido assistida por mais de 200 mil pessoas, ela teria parado de se corresponder com ele.
O vídeo da transmissão havia sido hospedado em um site de streaming, e já foi removido. Todavia, algumas pessoas conseguiram gravar a transmissão, e a postaram em sites de vídeos pornográficos.
Relação sexual acabou sendo transmitida para mais de 200 mil pessoas (Foto: Reprodução)Relação sexual acabou sendo transmitida para mais de 200 mil pessoas (Foto: Reprodução)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

1,8 milhão de veículos devem deixar SP para o réveillon, diz CET


Imigrantes tem trânsito congestionado no sentido litoral (Foto: Nelson Antoine/Fotoarena/Folhapress)Imigrantes teve trânsito congestionado nesta quinta
(Foto: Nelson Antoine/Fotoarena/Folhapress)
Cerca de 1,8 milhão de veículos devem deixar São Paulo para o réveillon, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A companhia implanta entre 28 de dezembro e 2 de janeiro a Operação Ano Novo.
Durante a ação, os agentes e técnicos da CET também estarão monitorando o trânsito no entorno dos terminais rodoviários do Tietê, da Barra Funda e do Jabaquara.

A Companhia ainda recomenda aos motoristas com destino às rodovias que evitem utilizar o sistema viário principal no horário das 14h às 22h nesta sexta-feira (28), preferencialmente programando sua viagem para o período das 22h às 6h. Para o sábado (29), o período a ser evitado deverá ser entre 7h e 11h.

Os veículos de passeio que deixarão o interior do estado com destino ao litoral pelo Sistema Anchieta/Imigrantes devem optar pelo Rodoanel e evitar a malha viária da cidade, especialmente a Marginal Pinheiros e a Avenida dos Bandeirantes. A orientação aos motoristas vindos da região Norte do país e que acessam as rodovias Presidente Dutra, Fernão Dias e Ayrton Senna com destino ao Sul é para que utilizem a Rodovia Dom Pedro I e o Rodoanel Governador Mário Covas. Aos motoristas oriundos da região Sul que acessam as rodovias Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco e o sistema Anhaguera-Bandeirantes, a recomendação é utilizar o Rodoanel Governador Mario Covas e a Rodovia Dom Pedro I.

Restrições e ciclofaixas
O rodízio municipal de veículos está suspenso e volta a vigorar no dia 14 de janeiro. Já a Zona de Máxima Restrição à Circulação  de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF) continuam valendo no período. As ciclofaixas de lazer serão ativadas no domingo (30) e no feriado (1º).

Transporte público
O Metrô também terá operação especial para o ano novo. Nesse período, a Companhia do Metropolitano de São Paulo aumentará a oferta de viagens, especialmente nas linhas que dão acesso aos terminais rodoviários Barra Funda e Tietê.

Para ler mais notícias do G1 São Paulo, clique em g1.globo.com/sp. Siga também o G1 São Paulo no Twitter e por RSS.
G1

Ratos 'jogam' basquete, andam de skate e fazem truques em vídeo


O canal no YouTube “MouseAgility” postou um vídeo no qual reúne diversos truques feitos por ratos, criados e domesticados pelo dono do endereço. Na gravação, os roedores pulam barreiras, jogam basquete e até usam moedas para “comprar” um petisco com o dono (veja o vídeo).
Roedor 'enterra' bola em cesta de basquete em miniatura (Foto: Reprodução)Roedor 'enterra' bola em cesta de basquete em miniatura (Foto: Reprodução)
Em sua página no Facebook, o dono do canal explica que os animais são criados com todos os cuidados necessários e vivem em gaiolas separadas. No endereço, há fotos de todos os roedores, além de outros vídeos com dicas de como ensinar truques aos bichos.
Animais fazem acrobacias como pular barreiras e andar de skate em troca de petiscos (Foto: Reprodução)Animais fazem acrobacias como pular barreiras e andar de skate em troca de petiscos (Foto: Reprodução)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Aniversariante do dia

Adicionar legenda
Adicionar legenda
Adicionar legenda
Adicionar legenda

Adicionar legenda
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...