sábado, 19 de janeiro de 2013

Cuidado: energéticos em excesso fazem mal ao coração


Energéticos: a bebida em excesso é um perigo para a saúde
Vendidos para aumentar o vigor e a disposição, os energéticos fazem sucesso entre jovens, mas andam com a popularidade em baixa entre autoridades de saúde dos Estados Unidos. Um relatório da Administração de Serviços de Abuso de Substâncias e Saúde Mental revelou que o número de atendimentos em emergências por consumo abusivo dessas bebidas dobrou entre 2007 e 2011. Por terem uma dose muito grande de cafeína, os energéticos, em excesso, podem causar problemas (veja o quadro).
O coração é o mais afetado pelo efeito estimulante da cafeína. A substância acelera o órgão, causando uma sobrecarga de trabalho. Fígado e sistema nervoso central são outros que sofrem quando há consumo exagerado.
— A repercussão momentânea do abuso de energéticos é no coração. Em longo prazo, são provocadas alterações neurológicas, sendo a insônia a mais comum — explica o o cirurgião Antonio Henrique Gomes, chefe da emergência do Hospital São Francisco.
No Brasil, segundo o médico, também é comum jovens precisarem de atendimento de urgência devido ao abuso de energéticos. O problema se agrava porque essas bebidas geralmente são misturadas com álcool.
— O álcool, assim como a cafeína, irrita o coração. Misturados, o risco é duplo — diz o cardiologista Rogerio Sarmento Leite, diretor científico da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. — O risco de morte é baixo, mas os sintomas (de quem passa mal com a mistura) são tão desagradáveis que a pessoa tem sensação de que vai morrer.
Leite ressalta que, embora não viciem, energéticos dão falsa sensação de força e poder, o que faz com que as pessoas tenham tendência maior a assumir comportamentos de risco, como usar drogas e dirigir embriagado.


Fonte: http://extra.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...