quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Aniversariante do dia


PRF registra acidente com ônibus intermunicipal na BR-101, na PB


Ônibus tombou na BR-101, próximo à entrada de Lucena (Foto: Walter Paparazzo/G1)Ônibus tombou na BR-101, próximo à entrada de Lucena (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um acidente envolvendo um ônibus intermunicipal foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal na tarde desta quarta-feira (2) no km 77 da BR-101, próximo à entrada de Lucena, cidade do Litoral Norte paraibano. De acordo o boletim do Hospital de Trauma de João Pessoa, 12 pessoas foram atendidas na unidade hositalar. Todas, até as 17h45, seguiam internadas em estado regular. Duas crianças,  de 9 e  11 anos, estão entre as vítimas que foram levadas para o hospital.
De acordo com Poddis, o ônibus saiu da pista devido ao asfalto molhado e acabou tombando. A PRF enviou três equipes, sendo uma de Resgate, e ainda teve apoio de mais três ambulâncias do Samu. Os Bombeiros também confirmaram que ambulâncias do Resgate foram enviadas ao local.

A PRF constatou que os pneus gastos do ônibus podem ter causado o acidente. OG1 entrou em contato com a empresa Viação Rio Tinto, porém foi informado que o gerente se deslocou para o local do acidente e mais ninguém poderia dar uma posição oficial. A atendente apenas informou que o ônibus saiu de João Pessoa com destino a Guarabira, via Araçagi.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.

G1

Homem toca fogo em sofá e quase incendeia casa em João Pessoa


Por pouco um homem não tocou fogo na própria casa no bairro Jaguaribe em João Pessoa. De acordo com o subtenente Lopes, do Corpo de Bombeiros, o caso foi registrado na noite da quarta-feira (2) quando o filho do dono da residência resolveu atear fogo no sofá. Os moradores da região conseguiram impedir o incêndio. Ainda se acordo com o subtenente, o homem suspeito de ter provocado o fogo estava sob o efeito de entorpecentes e após a tentativa de incêndio fugiu.  (Foto: Walter Paparazzo/G1)Por pouco um homem não tocou fogo na própria casa no bairro Jaguaribe em João Pessoa. De acordo com o subtenente Lopes, do Corpo de Bombeiros, o caso foi registrado na noite da quarta-feira (2) quando o filho do dono da residência resolveu atear fogo no sofá. Antes que o fogo se alastrasse pela casa, os moradores da região conseguiram impedir o incêndio. Ainda se acordo com o subtenente, o homem suspeito de ter provocado o fogo estava sob o efeito de entorpecentes e após a tentativa de incêndio fugiu (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Três adolescentes são detidos por suspeita de matar professora na PB


Três adolescentes foram detidos nesta quarta-feira (2) suspeitos de matar a professora da rede estadual de ensino Maria José Pereira de Lucena, de 43 anos. De acordo com a polícia, os três confessaram o crime com riqueza de detalhes e informaram que se tratou de um latrocínio, que é o roubo seguido de morte. O crime aconteceu na noite de terça-feira (1), no sítio Capim Grande, localizado na zona rural de São José da Mata, distrito de Campina Grande.

Após quase 20 horas de busca, foram detidos dois adolescentes de 17 anos. Policiais do 2º Batalhão de Polícia Militar e do Bope encontraram a dupla escondida numa residência, portando duas espingardas calibre 28. Em seguida, no mesmo local, também foi detido um terceiro suspeito, de 16 anos. Ele já era foragido da polícia, suspeito de homicídio.

O tenente-coronel Souza Neto e o comandante do Bope, tenente Feitosa, informaram que os dois rapazes de 17 anos abordaram a professora quando ela seguia em direção à sua casa no sítio Capim Grande. Na ocasião a professora, que pilotava uma motocicleta Honda Biz, foi abordada pelos adolescentes, que estavam em uma outra moto. Ao perceber que seria assaltada, ela reagiu e conseguiu escapar. Na fuga, Maria José foi alcançada novamente e teve a moto roubada, mas na ação se desequilibrou e caiu em um barranco onde morreu.

O terceiro detido também é suspeito de assassinar, há 15 dias, o vigilante de uma escola José da Silva, de 40 anos, no Distrito São José. Os três foram levados para a Central de Polícia, em Campina Grande, onde vão seu autuados por porte ilegal de armas, latrocínio e homicídio e, em seguida, serão encaminhados ao Lar do Garoto.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Cartaxo anuncia mutirão de cirurgias no início da gestão em João Pessoa


Após dar posse aos secretários de sua gestão, nesta quarta-feira (2), o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), apresentou as ações que serão prioritárias nos primeiros 100 cem dias de governo. Entre as metas anunciadas pelo gestor, durante entrevista coletiva, está a realização de mutirão de cirurgias para diminuir a fila de espera que existe na saúde municipal. O prefeito também garantiu a entrega de casas e ações de melhoria na mobilidade urbana da capital já nos primeiros meses de mandato.
Alguns dos anúncios feitos por Cartaxo são promessas feitas durante a campanha eleitoral e outras ele destacou que são demandas que foram constatadas durante o trabalho de transição de governo, entre estas a  modernização dos sistema municipal de saúde. Nesse ponto é onde se encaixa realização do mutirão de cirurgias. “Vamos formar já a partir de agora uma equipe de médicos e colocá-los em regime de trabalho de mutirão para fazer com que a gente possa principalmente nos finais de semana e no período da noite atender as pessoas que estão na fila de espera para os procedimentos cirúrgicos”, explicou o prefeito.
Ainda no campo da saúde, o prefeito disse que vai contratar nesse início de governo 26 médicos. Essas contratações servirão para ocupar as vagas abertas que existem em unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). “Nós temos hoje em João Pessoa essa média de PSFs sem médico e nós vamos buscar resolver essa questão”, declarou. Cartaxo ressaltou também que nos primeiros 100 de governo vai iniciar a construção de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).De acordo com Cartaxo, no mutirão serão levados em conta principalmente as cirurgias ortopédicas e gerais. “Existe uma lista de aproximadamente 1.500 cirurgias, a gente precisa acelerar esse processo e ao mesmo tempo equipar a rede hospitalar para que isso não volte a acontecer”, afirmou  o prefeito.
Mais corredores (Foto: Arte/G1)
Alterações e melhorias no trânsito
No campo da Mobilidade Urbana, Luciano Cartaxo afirmou que no início do seu governo vai investir em modificações nas principais vias da capital, para melhorar o tráfego. Essas alterações haviam sido prometidas durante a campanha eleitoral. “Vamos fazer a duplicação da Avenida Altiplano, a duplicação da Avenida Beira Rio e uma alteração no trânsito dos Bancários”, enfatizou.
 

Favelas urbanizadas (Foto: Arte/G1)
1000 casas nos primeiros 100 dias
Durante a campanha eleitoral Luciano Cartaxo garantiu que vai construir 13 mil casas em João Pessoa durante os seus quatro anos de mandato. Na coletiva desta quarta-feira, o prefeito disse que vai integrar 1000 unidades habitacionais. “Nós vamos concluir, elas começaram a ser construídas no governo do prefeito Luciano Agra e temos a perspectiva de fazer a entrega nos 100 primeiros dias de governo”, destacou.

Segundo Cartaxo, será implantado na cidade um programa habitacional de casas para a população e também nestes primeiros meses de governo vai ser dado início a construção de mais 2.400 casas.

  •  
Creches SP (Foto: Arte/G1)
Reparo nas escolas e abertura de concurso público
O prefeito disse nesta quarta que pretende já nos primeiros meses de governo abrir um concurso público para 1.000 vagas de professores, para escolas e creches, e também 300 servidores na secretaria de Educação. Na área de Educação, o prefeito garantiu construir mais 15 creches na capital durante sua gestão.

Ele explicou que durante o trabalho de transição de governo, foi verificado que algumas unidades educacionais do município precisam passar por reformas urgentes. “São 50 escolas que precisam de reparos. Vamos fazer isso para já no início das aulas possamos garantir um bom funcionamento desses locais”.
Outro anúncio de Cartaxo no campo da educação, foi a criação de um Centro de Línguas do município. De acordo com o prefeito, ele vai funcionar em três turnos e com o ensino de três idiomas: inglês, francês e espanhol.
Bilhete Único Mensal (Foto: Arte/G1)
Passe livre para os estudantes
Outra promessa de campanha que Cartaxo garantiu que começará a ser viabilizada já nesses primeiros dias de governo é o passe livre para os estudantes no transporte coletivo municipal. "Proposta de campanha nossa e nós estamos reafirmando, vamos ter o passe livre para todos os estudantes de João Pessoa. Já agora nos 100 dias de governo vamos ver a viabilidade".

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Janeiro começa com liquidação em João Pessoa


Depois do fim de ano, quem pensou que o vai e vem de consumidores nas lojas de João Pessoa acabou se engana. Shoppings, hipermercados e lojas lançaram liquidações nesta primeira semana do ano que prometem atrair a atenção dos consumidores que ainda reservaram parte do décimo terceiro salário para a temporada de queda de preços. As lojas prometem desconto de até 70% nos preços dos itens.
Nesta quinta-feira (3), por exemplo, começa a campanha promocional “Liquidação de Balanço” do Tambiá Shopping. Segundo a assistente de marketing Ane Lucena, o objetivo é promover a saída dos inúmeros produtos que não foram vendidos no fim de ano. “A promoção começa nesta quinta-feira e vai até o dia 6 de janeiro. Os descontos vão de 20% a 70% e atingem produtos desde eletroeletrônicos, vestuário, importados e eletrodomésticos”, explicou Ane. A assistente de Marketing ainda lembrou que a “Liquidação de Balanço” ocorre desde a inauguração do Tambiá Shopping, há cerca de 10 anos.
“O período de alta no comércio varejista é tradicionalmente durante os meses de novembro e dezembro com as compras natalinas, mas o início do ano também registra um bom movimento em relação aos demais meses. Estimamos que haja algo em torno de 5% a 7% de aumento nas vendas”, disse Eronaldo.O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Eronaldo Maia, afirmou que a entidade não vai promover campanhas para o comércio. "Isso fica a critério de cada loja". Segundo ele, muitos comerciantes fazem liquidações de forma independente e incrementam as vendas.
Mais liquidação
Já o supermercado Extra promove neste final de semana (4 a 6 de janeiro) o “Feliz Saldão Novo”, com descontos e condições de pagamento especiais para a área de eletro em todas as lojas do país e no site. O hiper traz ofertas em todas as categorias do segmento eletroeletrônico (telefonia, áudio, vídeo, informática, eletroportáteis). O Hiper ainda garante parcelar em até 18 vezes sem juros no cartão Hipercard. Entre os itens promocionais do Extra estão TV LED, tablet e smartphones. A rede começou na quarta-feira (2) ainda descontos nos itens sazonais. Os panetones estarão com 50% de desconto e todos os itens de bazar e têxtil estão com 20% de desconto no cartão Extra.

Outra rede que está derrubando os preços é o Walmart que controla o Hiper e os supermercados Bompreço na Paraíba. O tradicional saldão começou ontem. Segundo informações da assessoria de imprensa, estão sendo ofertados centenas de produtos, de várias marcas, nas áreas de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, informática, moda, alimentos e itens para casa. Os descontos chegam a 70%. A expectativa é aumentar em 20% as vendas em relação ao mesmo evento do ano passado.
Até o dia 6 de janeiro, todas as seções das lojas estarão com produtos dentro da campanha e com condições especiais de pagamento em até 12 vezes sem juros no cartão Hipercard.
Segurar impulso
Mas os consumidores menos atentos com as finanças precisam de atenção com as tentações do comércio. O economista Cláudio Rocha frisou que a hora é de priorizar as necessidades e segurar o impulso.

“Quem já gastou muito no fim de ano, a hora é de segurar a vontade de comprar porque o início de ano é o período de muitos gastos. Aconselhamos que a pessoa guarde uma parcela do 13º salário para estes gastos de janeiro. Para quem reservou dinheiro para as promoções deste mês, também é importante saber o que é necessidade e apenas impulso para não se endividar", comentou.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Dr. Chagas toma posse para o quinto mandato de prefeito em São Mamede


Já era 2013, uma hora da manhã e 30 minutos, quando a Câmara Municipal de São Mamede deu posse ao prefeito reeleito no último sete de outubro, Francisco das Chagas Lopes de Sousa (Democratas) e a sua vice, Eva Lucena, (Democratas).
Francisco das Chagas Lopes de Sousa (Democratas), está no 5º mandato como gestor do município de São Mamede pelo período de 2013 a 2016.
Francisco das Chagas foi eleito com 52,57% dos votos, 2.818 votos.
Eva Lucena foi vereadora por três vezes e segue para o  mandato de vice-prefeita de São Mamede.
Eleição da Câmara
O vereador Francisco Junho de Andrade Alves (PSDB), eleito vereador com 516 votos no último dia 07 de outubro, foi eleito neste dia 1º de Janeiro de 2013, presidente da Câmara de Vereadores de São Mamede para o Biênio 2013-2014.
O vereador Francisco Junho - PSDB registrou sua chapa composta da seguinte forma:
Presidente – Francisco Junho de Andrade - PSDB
Vice -Presidente – Luiz Carlos - DEM
1º Secretário – Lindival Medeiros - DEM
2º Secretário Neoclécio Batista – DEM
Francisco Junho foi candidato único a presidência do legislativo municipal, após o resultado 5x3 e 1 voto em branco, consagrou-se o mais novo presidente da Casa Manoel Etelvino de Medeiros.
Patosonline com Ascom 
Fonte: http://www.patosonline.com

1º de Janeiro de 2013, a maior festa de democracia da historia de Ouro Branco


Image24
Nesta Terça-Feira (01), aconteceu a maior festa democrática de Ouro Branco, logo cedo à população foi acordada com salvas de tiros, em toda a cidade escutava os estouros de bombas nos quatro cantos, ao meio dia a filarmônica Manoel Filipe Nery fez uma exibição tocando dobrados em frente à sede da Prefeitura Municipal e em frente à Matriz do Divino Espírito Santos e em seguida saiu pelas principais ruas de nossa cidade acompanhada de eleitores da Dr.Fátima e Dr. Araújo esboçando a felicidade da quebra do poder de mais de 20 anos.
As 16h30m era esperado por todos a Missa de posse da Dr. Fátima e Dr. Araújo e os nove Vereadores eleitos, o acontecimento vai ficar nas paginas da História de Ouro Branco, o povo lotou a Matriz do Divino Espírito Santo para ver de perto a chegada da Doutora e do Doutor, Foi uma cerimônia que emocionou a todos.
Depois de vinte anos de poder, a primeira Mulher eleita prefeita Dr. Fátima da o grito de liberdade para o povo Ourobranquese, derrotando os poderosos que tinha como certo a vitoria no pleito de outubro de 2012.
A noite foi empossada a Prefeita Eleita de Ouro Branco em Uma sessão na câmera Municipal de Vereadores, presidida pelo Vereador mais velho, o excelentíssimo  edil Rogério Azevedo, foi realizado a escolha da mesa diretora que ficou sendo Presidida pelo Vereador  Genildo Medeiros, Vice-Presidente Fabio Severiano, 1º Secretario Paulo Dantas, logo após deram posse a Prefeita Dra. Fátima e o Vice-Prefeito Dr. Araújo.
Image136  O povo Presente fora e dentro da Camera Municipal,  ao final se dirigiu para frente da sede da Prefeitura Para receber Já empossada a 1ª Prefeita Eleita na Historia de Ouro Branco, a onde simbolicamente ela recebeu a chave da cidade e na sacada do prédio mostrou ao público presente, o povo foi ao delírio e teve uma explosão de fogos de artifício.
Image177
Image149
Image120
Image184
Ao final das comemorações o Medico e agora vice-prefeito Dr. Araújo se dirigiu para o Hospital e Maternidade Mãe Paulo, que foi construído na sua Gestão como Prefeito de Ouro Branco, com muita emoção e em lagrimas após 20 anos sem colocar os pés neste Hospital ele adentra as dependências do mesmo, mostra ao povo as placas que foram arrancadas e jogadas no lixo, placas essas que homenageavam as pessoas que trabalharam na construção do mesmo, ele prometeu ao povo que elas voltaram para o mural daquela casa de saúde.
Image2
 Veja as fotos as da entrada triunfante da Prefeita Dra. Fátima e seu vice, Dr. Araújo.
Fonte:http://baladeouro.wordpress.com

Luciano Cartaxo toma posse na PMJP e anuncia concurso para 1,3 mil vagas na Educação


Cartaxo discursa
Tomaram posse, nesta terça-feira (1º), o prefeito eleito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) e o seu vice Nonato Bandeira (PPS). A solenidade aconteceu no final da tarde, na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano. Já a transmissão, quando o ex-prefeito Luciano Agra passou oficialmente o comando da Prefeitura de João Pessoa para o novo prefeito aconteceu às 19h.
A programação da posse do novo prefeito contou ainda com um culto ecumênico celebrado pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagotto, e o presidente da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, pastor Estavam Fernandes. Apresentações artísticas e de cultura popular também marcaram a cerimônia.
O prefeito citou as bases de sua gestão, destacando a adequação da mobilidade urbana, a adequação da infraestrutura da cidade, educação e saúde de qualidades.  Ele revelou que o ministro da Saúde, Eliseu Padilha, lhe prometeu pelo menos mais duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em João Pessoa. 

O auditório da Estação Ciências ficou lotado. A militância do Partido dos Trabalhadores (PT) marcou presença, para saudar o primeiro prefeito da legenda a ser eleito prefeito do maior município da Paraíba. Luciano Cartaxo disse que pretende construir ainda pelo menos 15 novas creches municipais e se comprometeu em realizar concurso público para Educação, ainda no primeiro semestre deste ano, para 1,3 mil vagas. 

No seu discurso de posse, Cartaxo começou elogiando o consenso alcançado por Durval na recondução à presidência da Câmara de Vereadores, pela quarta vez consecutiva. Ele também agradeceu o apoio dos familiares e lembrou, mais uma vez, os ensinamentos do seu pai, Célio Pires, já falecido.  

Ele destacou a gestão de Luciano Agra e enfatizou a coragem do ex-prefeito em apoia-lo e "apostou na aliança, limpa, transparente e que mostrou seu objetivo central que era fazer com que João Pessoa avançasse e inovasse cada vez mais". 

Cartaxo agradeceu a miliância do PPS, partido do vice Nonato Bandeira, "pelo empenho e pela dedicação à campanha". Ainda se referiu ao PP, como primeira legenda a confirmar a alainça com o PT nas eleições municipais de João Pessoa no ano passado. 

Antes de ser empossado como prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou durante entrevista a imprensa, que tem recursos na ordem de R$ 30 milhões para recuperação completa do Parque Solon de Lucena (Lagoa). Os recursos são provenientes do Ministério das Cidades e de acordo com o prefeito foram conseguidos graças as várias viagens e audiências em Brasília durante o período de transição.

Cartaxo disse ainda que a recuperação da Lagoa está dentro de um projeto maior que restabelecer o reconhecimento de João Pessoa como cidade verde. "Temos um projeto interessantíssimo que é o Cidade Jardim, onde vamos colocar muito verde nas principais avenidas e praças da cidade".

O Coral Vozes da Infância entoou a Ave Maria, antes do início da solenidade, que estava marcada para as 17h e só começou por volta das 17h40. Depois cantou um clássio de Jackson do Pandeiro: 'Chiclete com Banana'. O coral é uma ação da Escola Municipal de Artes e tem como maestro João Linhares. O coral ainda acompanhou a execução do Hino Nacional Brasileiro.


Após o juramento conjunto ao cumpimento das Constituições do Estado e Federal, o prefeito Luciano Cartaxo e o vice-prefeito Nonato Bandeira assinaram o termo de posse.
O novo prefeito revelou ainda que já na próxima semana tem uma audiência agendada como o ministro dos Esportes, Aldo Rabelo. "Enfim tem um calendário de ações já pronta para os cem dias de governo, inclusive com inaugurações de algumas casas e outras obras que nós vamos dar continuidade".
Luciano Cartaxo
Foto: Luciano Cartaxo 
Luciano Cartaxo já havia sido diplomado prefeito da capital paraibana no último dia 10 de dezembro, juntamente dos 27 vereadores eleitos no pleito de 2012. Na ocasião, o petista prometeu fazer de 2013 o “ano da educação infantil em João Pessoa”.
Nas eleições municipais do ano passado, Luciano Cartaxo obteve 246.581 dos votos, o correspondente a 68,13% dos votos válidos. O novo prefeito começou sua carreira política em 1996, quando foi eleito vereador da cidade de João Pessoa. Cartaxo repetiu o mandato outras três vezes, o que lhe possibilitou uma permanência de doze anos como parlamentar.
Com a cassação do mandato do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB), Luciano Cartaxo tomou posse como vice-governador do Estado, ocupando o cargo por quase dois anos. Foi eleito em 2010 para deputado estadual com 24.296 votos.
Em sua candidatura a prefeitura de João Pessoa, Luciano Cartaxo apresentou como principais propostas a ampliação do número de escolas em tempo integral, a construção de 13 mil casas populares, a reforma na estruturação dos mercados públicos, a criação de quatro terminais de integração e de 80 quilômetros de ciclovias, além da valorização do professor da rede municipal.
Vereadores na posse
Foto: Vereadores na posse
Fonte:http://portalcorreio.uol.com.br

Dupla é presa ao roubar gordura armazenada em restaurante nos EUA


Dois homens foram presos em um restaurante da rede McDonald’s na cidade de Hemet, naCalifórnia (EUA), acusados de roubar a banha armazenada dentro do estabelecimento.
O chefe do restaurante avisou a polícia de que havia ladrões que estavam tendo como alvo diversos estabelecimentos da região, e roubando milhares de dólares em gordura. O material geralmente é revendido para empresas de reciclagem especializadas, que transformam a banha em biodiesel.
Noel Portillo, de 22 anos e Ricardo Robles, de 24 anos, foram presos ao roubar a gordura do restaurante (Foto: Divulgação)Noel Portillo, de 22 anos e Ricardo Robles, de 24 anos, foram presos ao roubar a gordura do restaurante (Foto: Divulgação)
O dono da franquia esperou que Noel Portillo, de 22 anos e Ricardo Robles, de 24 anos, entrassem na loja, e chamou a polícia assim que ouviu o barulho da invasão. Os oficiais prenderam os homens em flagrante, e encontraram um van com um tanque de metal grande, no qual armazenavam o material.
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Americano pede jogadora de basquete em casamento na quadra


Durante um jogo de basquete do time estadual de Iowa, o técnico da equipe Bill Fennelly foi ao meio da quadra durante o intervalo e afirmou que tinha uma surpresa para uma das jogadoras. Após o discurso, o namorado de Anna Prins, Ryan De Hamer, surge à frente de uma plateia de 7 mil pessoas e pede a mulher em casamento (veja o vídeo).
Felizmente, Anna aceitou o pedido e, de acordo com informações do vídeo, a dupla deve se casar em breve.
Jogadora aceitou o pedido de casamento, feito no meio da quadra (Foto: Reprodução)Jogadora aceitou o pedido de casamento, feito no meio da quadra (Foto: Reprodução)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Polícia amplia área de buscas a bando que assaltou e fez reféns no RS


cotiporã assalto fábrica de joias polícia buscas (Foto: Fábio Almeida/RBSTV)Buscas seguem na Serra e em outras regiões
do estado (Foto: Fábio Almeida/RBSTV)
A Polícia Civil e a Brigada Militar (BM) trabalham em conjunto em busca de indícios que levem à prisão do grupo que explodiu uma fábrica de joias em Cotiporã, na Serra doRio Grande do Sul, no último domingo (30). Uma das atribuições da Polícia Civil é identificar quem era o quinto integrante da quadrilha. O homem trocou tiros com a polícia ainda na madrugada do crime e conseguiu escapar para o mato, se separando do restante do grupo. Ele é o único suspeito que ainda não foi identificado.
"Estamos fazendo a investigação, formação dos reconhecimentos, vendo se localizamos os homens. A prioridade é formação da prova e a identificação o quinto individuo", disse ao G1 o delegado Juliano Ferreira.
Já a Brigada Militar concentra os esforços no policiamento ostensivo, tanto na Região da Serra, para dar maior sensação de segurança aos moradores, quanto na Região Metropolitana, para onde teriam fugido os quatro assaltantes que fizeram reféns em Cotiporã e Bento Gonçalves antes de serem resgatados por uma outra pessoa em um Nissan Tiida de Sapucaia do Sulcom placas DDU-8446.
"Estamos fazendo vários movimentos, com patrulhas do BOE atuando em Cotiporã, com policiamento comunitário dando assistência principalmente para as famílias que foram feitas reféns e intensificando as buscas nos locais em que o quarteto possa se encontrar", disse aoG1 o coronel Sérgio de Abreu, comandante da Brigada Militar.
A linha de investigação do possível paradeiro do grupo é mantida sob sigilo pelas policias. O homem separado do bando ainda poderia estar na região da Serra. A polícia praticamente descarta a hipótese de que ele tenha sido baleado e de que poderia estar morto na mata de Cotiporã, o que chegou a ser levantado.
"Nossa rede de policiamento está em alerta. Temos centenas de blitze que são feitas. Temos que analisar todas as hipóteses, não podemos divulgar todas as possibilidades. O quinto elemento estava com aqueles três mortos, ele conseguiu fugir daquele confronto. Se estiver ali na região da Serra, vamos localizá-lo", explicou Abreu.
Suspeitos de participação em ação criminosa em Cotiporã, RS (Foto: Montagem sobre fotos de Divulgação/Brigada Militar)Suspeitos de participação em ação criminosa em Cotiporã, RS (Foto: Montagem sobre fotos de Divulgação/Brigada Militar)
A polícia sabe que o grupo não se resume aos cinco foragidos. Os homens foram ajudados, por exemplo, pelo motorista do Tiida, que fez o resgate do grupo em São Vendelino. Segundo as investigações, o veículo está regularizado e não consta como roubado. Porém, ele poderia estar com placas clonadas.
"Certamente tem uma rede, eles se associam com outros grupos. Foram resgatados, têm parceiros, mas pode ser até um parente, um amigo, mas já se aliou ao grupo e passa a ser uma pessoa procurada, mas os grupos sempre têm ramificações”, comentou Abreu.
A ação em Cotiporã ajudou a polícia a avançar nas investigações. A quadrilha comandada por Elisandro Rodrigo Falcão, 31 anos, um dos três mortos na troca de tiros de domingo, tem histórico de ataques a bancos, carros-fortes e praças de pedágio na região com uso de explosivos, mas não havia sido interceptada em outras oportunidades pela polícia.
"Estamos fazendo um trabalho intenso com a Polícia Civil, com inquérito instaurado para investigações, houve o crime, os autores estão identificados, já há uma elucidação e há provas, é um avanço importante, pois ainda não haviam sido pegos em flagrante. Mais cedo ou mais tarde serão presos", projetou o coronel.
Assaltantes chegam com um refém em frente à fábrica de joias (Foto: Reprodução)
O crime
O drama na cidade de Cotiporã começou às 2h de domingo, quando os assaltantes explodiram uma fábrica de joias. As imagens das câmeras de segurança mostram o momento das detonações e depois os homens recolhendo pacotes espalhados pelo chão. Na fuga, o grupo rendeu cerca de 30 pessoas que estavam num bar, em frente à fábrica, e fugiu levando reféns.

No caminho, eles foram surpreendidos pela Brigada Militar. Na troca de tiros, dois policiais ficaram feridos e três criminosos morreram. Entre eles, o homem mais procurado pela polícia do estado: Elisandro Rodrigo Falcão. A suspeita é  que ele tenha comandado diversos ataques a bancos com explosivos no estado este ano.
Os assaltantes, que conseguiram fugir com duas reféns, invadiram uma casa e levaram mais sete pessoas. O grupo se escondeu na mata. Os reféns só foram encontrados na noite de segunda-feira (31), mais de 20 horas após serem capturados.
Na madrugada de quarta-feira (2) eles voltaram a agir na cidade vizinha de Bento Gonçalves. Em fuga, quatro homens invadiram a casa de duas famílias. Eles pegaram alguns alimentos, bebida e fugiram em dois carros da família levando um refém. Após problemas nos dois carros, o grupo liberou o refém e foi resgatado por um Nissan Tiida, em São Vendelino, seguindo na direção da Região Metropolitana de Porto Alegre. Desde então, a polícia trabalha na busca dos criminosos.
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs. Siga também o G1 RS no Twitter e por RSS.
G1

Corpo de modelo brasileira não tem data para ser liberado na China


Camila Bezerra trabalhava desde os 12 anos como modelo. Ela tinha retorno agendado para agosto de 2013. (Foto: Família/Arquivo Pessoal)Camila Bezerra trabalhava desde os 12 anos como modelo. Ela tinha retorno agendado para agosto de 2013. (Foto: Família/Arquivo Pessoal)
O corpo da modelo cearense Camila Bezerra, encontrada morta na China em 1º de janeiro, ainda não tem data para ser liberado para o traslado ao Brasil, de acordo com o Itamaraty. Ainda de acordo com o Itamaraty, diplomatas brasileiros na cidade de Guangchou, na China, estão mobilizados para reunir informações sobre o caso, mas a causa da morte deve apontada pela perícia forense da polícia chinesa. A liberação do corpo da adolescente também depende de órgãos chineses, de acordo com o Itamaraty.
Camila Bezerra, de 22 anos, morava e trabalhava na China há quatro meses, foi encontrada morta na manhã do dia 1º de janeiro. Segundo a família, devido à data se tratar de um feriado, há dificuldades para obter informações sobre a morte e transportar o corpo. “Lá [na China] falam que ela se jogou [do 14º andar]. Mas não acreditamos nisso. Camila não tinha problemas, era muito religiosa e apegada à família”, destacou a amiga de infância, Bruna Albuquerque.
Segundo o Governo do Estado, o custo do translado deve ser em torno US$ 15 mil. A data de liberação do corpo não foi definida porque no país asiático ainda é feriado. Familiares e amigos da modelo Camila Bezerra se mobilizaram em redes sociais em busca de ajuda para trazer o corpo da jovem para o Brasil. “Me ajudem, me ajudem a trazer o corpo da minha família, eu quero enterrar ela dignamente”, disse a mãe da jovem, Goreth Bezerra. A mãe afirma não ter recursos para o traslado.O Governo do Estado do Ceará afirmou na quarta-feira (2), por meio da Casa Civil, que vai assumir os custos do traslado do corpo da modelo cearense Camila Bezerra. O chefe de gabinete do governador, Danilo Serpa, informou ter encaminhado no início da tarde desta quarta-feira (2) um ofício para a embaixada do Brasil na China assumindo o compromisso de custear as despesas.
A mãe da modelo de 22 anos afirmou ter sido informada da morte da filha há dois dias. “Uma mulher me ligou e perguntou 'você sabe o que houve com a sua filha? Ela morreu, o corpo dela está no IML'. Eu enlouqueci”, contou a mãe que, imediatamente, procurou notícias da filha pela internet conversando com vários colegas de trabalho.
Os colegas de trabalho contaram para a mãe da jovem que Camila tinha trabalho cedo, por este motivo, foi até o banheiro tomar banho. Logo depois foi encontrada morta por uma amiga que também deveria sair para trabalhar. “Até agora eu não consigo entender o que aconteceu. Chegar no banheiro e cair pela janela. Ela ainda estava de pijama”, conta a mãe.
“Nunca pensei que o sonho da minha filha fosse terminar nessa tragédia. Eu quero esperar ela chegar fazendo surpresa, como ela sempre fazia. Não quero ela em um caixão”, disse Goreth. Ela conta que chegou a pedir a filha para não ir a esta última viagem, “eu disse que ela conseguiria aqui [em Fortaleza]. No aeroporto eu senti, eu falei pro meu filho 'acho que ela não vai voltar'”.
Relatos
Segundo a modelo Shirley Paulino, colega de trabalho de Camila e que está em Fortaleza, os primeiros relatos seriam de que Camila Bezerra saiu com as amigas com quem dividia apartamento para comemorar o réveillon. Durante a festa, a cearense teria ingerido bebida alcoólica e discutido com o namorado, que foi embora. Em seguida, ainda cedo, ela e as amigas foram para casa, pois algumas delas teriam trabalho logo pela manhã.

Ainda segundo Shirley, uma das meninas acordou por volta de 9h. Como estão no inverno, estranhou a porta e a janela do banheiro estarem abertas e, ao olhar pela janela, viu o corpo de Camila fora do prédio. Elas moravam no 14º andar.
Mas Bruna Albuquerque, amiga de infância de Camila, afirma que outras versões já chegaram até a família. “Disseram que as amigas foram dormir enquanto ela foi ao banheiro. E como ela demorou resolveram arrombar a porta. Como duas meninas arrombariam uma porta?”, questiona a universitária. Camila Bezerra deveria ficar na China até agosto, quando completaria um ano de trabalho.
Para ler mais notícias do Ceará clique em g1.globo.com/ce. Siga também o G1 Ceará noTwitter e por RSS.
G1

Genoino e outros 13 devem tomar posse na Câmara nesta quinta


A Câmara dos Deputados dará posse na tarde desta quinta-feira (3), aos suplentes de parlamentares que renunciaram ao cargo ou estão afastados ocupando cargos na administração pública. Ao todo, há previsão de que 11 suplentes assumam como titulares e outros três como suplentes, entre eles o ex-deputado José Genoino, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 6 anos e 11 meses de prisão no processo do mensalão.
Genoino assumirá, segundo a Secretaria Geral da Mesa, o cargo de suplente deixado por Vanderlei Siraque, que vai ocupar a vaga titular no lugar de Carlinhos Almeida (PT-SP), que renunciou por ter tomado posse como prefeito de São José dos Campos (SP). Como Siraque estava ocupando a suplência no lugar do deputado Aldo Rebelo, que é o atual ministro dos Esportes, Genoino, segundo suplente, ficará com a vaga.
Durante o julgamento do mensalão, o Supremo decidiu que os deputados condenados perderão o mandato após o trânsito em julgado do processo (quando não houver mais recursos), o que deve afetar Genoino e mais três deputados: João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT).
O STF decidiu que após notificará a Câmara para que ela declare os cargos vagos, mas o atual presidente da Câmara, Marco Maia, disse que a decisão pode não ser cumprida.
Nesta quarta, após entregar documentação necessária para assumir, o ex-presidente do PT Questionado por repórteres sobre os impactos da condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão, no qual pegou seis anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto, o ex-deputado reagiu irritado.
"Eu falo amanhã depois da posse. E você [repórter] está me provocando, seu torturador moderno [...] Você não é repórter, você é um provocador”, disse o deputado.
Mais cedo, o advogado de Genoino no processo do mensalão, Luiz Fernando Pacheco, disse seu cliente vê como "dever" assumir a vaga de deputado.
"Ele assume amanhã (quinta) às 15h, em respeito aos eleitores. É um dever assumir, teve mais de 90 mil votos. Ele está tranquilo, é um deputado experiente desde 1982. Vai assumir a função e nós continuaremos brigando contra aquilo que a gente considera uma grande injustiça, que foi a condenação pelo STF. E, enquanto isso, ele vai atender a população que depositou nele sua confiança", disse.
O ex-presidente do PT José Genoino foi à Câmara dos Deputados, em Brasília, para entregar os documentos necessários para assumir o cargo de deputado federal. (Foto: Beto Barata/Estadão Conteúdo)O ex-presidente do PT José Genoino foi à Câmara dos Deputados, em Brasília, para entregar os documentos necessários para assumir o cargo de deputado federal. (Foto: Beto Barata/Estadão Conteúdo)
Quando um parlamentar é eleito para outro cargo e assume a vaga, necessariamente deve renunciar ao cargo. Para ser secretário ou ministro, por exemplo, pode se licenciar apenas. Os 14 que tomarão posse nesta quinta se beneficiarão das renúncias. É possível que outros suplentes entrem na Câmara para a vaga dos que se licenciarem.
Além dos 11 titulares e 3 suplentes que tomarão posse, outros dez parlamentares voltam à Câmara como efetivados a partir desta quinta. Neste caso, eles não são contabilizados pela Mesa da Casa como novos deputados empossados, uma vez que já assumiram os mandatos em outras ocasiões, e já fizeram os juramentos. O processo de posse, no caso deles, é apenas registrado.
Confira abaixo os 11 titulares, três suplentes e outros 10 que serão efetivados como deputados. Segundo a Mesa da Câmara, as informações são preliminares e ainda podem ser alteradas.
MUDANÇAS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
ASSUMIRÃO COMO DEPUTADOS TITULARES
Estado
Quem sai e por qual motivo
Quem entra
Alagoas
Celia Rocha (PTB), que tomou posse como prefeita de Arapiraca
José Francisco Cerqueira Tenório (PMN)
Alagoas
Joaquim Beltrão (PMDB), que tomou posse como prefeito de Coruripe
Paulo Fernando dos Santos (PT)
Bahia
ACM Neto (DEM), que tomou posse como prefeito de Salvador
Luiz Barbosa de Deus (DEM)
Minas Gerais
Paulo Piau (PMDB), que tomou posse como prefeito de Uberaba
Nilmário Miranda (PT)
Minas Gerais
Gilmar Machado (PT), que tomou posse como prefeito de Uberlândia
Maria Margarida Martins Salomão (PT)
Rio de Janeiro
Dr Aluízio (PV), que tomou posse como prefeito de Macaé
Eurico Pinheiro Bernardes Junior (PV)
Rio de Janeiro
Neilton Mulim (PR), que tomou posse como prefeito de São Gonçalo
Manuel Rosa da Silva (PR)
Rondônia
Mauro Nazif (PSB), que tomou posse como prefeito de Porto Velho
Anselmo de Jesus Abreu (PT)
Roraima
Teresa Surita (PMDB), que tomou posse como prefeita de Boa Vista
Urzeni da Rocha Freitas Filho (PSDB)
Sergipe
Heleno Silva (PRB), que tomou posse como prefeito de Canindé do São Francisco
Fábio de Almeida Reis (PRB)
Tocantins
Laurez Moreira (PSB), que tomou posse como prefeito de Gurupi
Osvaldo de Souza Reis (PMDB)
ASSUMIRÃO COMO SUPLENTES
Estado
Quem sai e por qual motivo
Quem entra
Minas Gerais
Márcio Reinaldo Moreira (PP), que tomou posse como prefeito de Sete Lagoas
Renato Barbosa de Andrade (PP)
Paraná
Luiz Carlos Setim (DEM), que tomou posse como prefeito de São José dos Pinhais
Bernardino Barreto de Oliveira (PRB)
São Paulo
Vanderlei Siraque (PT), que assumirá como titular na vaga aberta por Carlinhos Almeida (PT), que tomou posse como prefeito de São José dos Campos
José Genoino (PT)
SERÃO EFETIVADOS COMO TITULARES
Estado
Quem sai e por qual motivo
Quem entra
Alagoas
Rui Palmeira (PSDB), que tomou posse como prefeito de Maceió
Alexandre de Melo Toledo (PSDB)
Ceará
Raimundão (PMDB), que tomou posse como prefeito de Juazeiro
Mario Feitoza de Carvalho Freitas (PMDB)
Espírito Santo
Audifax (PSB), que tomou posse como prefeito de Serra
Camilo Cola (PMDB)
Maranhão
Edivaldo Holanda (PTC), que tomou posse como prefeito de São Luís
Weverton Rocha Marques de Souza (PTC)
Maranhão
Ribamar Alves (PSB), que tomou posse como prefeito de Santa Inês
José Simplicio Alves de Araujo (PPS)
Minas Gerais
Márcio Reinaldo Moreira (PP), que tomou posse como prefeito de Sete Lagoas
Bonifácio José Tamm de Andrada
 (PSDB)
Pará
Zenaldo Coutinho (PSDB), que tomou posse como prefeito de Belém
João Dudimar de Azevedo Paxiúba (PSDB)
Paraíba
Romero Rodrigues (PSDB), que tomou posse como prefeito de Campina Grande
Fábio Rodrigues de Oliveira, Major Fábio (DEM)
Rio de Janeiro
Alexandre Cardoso (PSB), que tomou posse como prefeito de Duque de Caxias
Carlos Alberto Lopes (PMN)
São Paulo
Carlinhos Almeida (PT), que tomou posse como prefeito de São José dos Campos
Vanderlei Siraque (PT)
Para ler mais notícias do G1 Política, clique em g1.globo.com/politica. Siga também o G1 Política no Twitter e por RSS.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...