domingo, 6 de janeiro de 2013

Homem é assassinado em praça do bairro da Torre, em João Pessoa


Polícia acredita que vítima estava consumindo drogas com amigos quando foi assassinado (Foto: Walter Paparazzo/G1)Polícia acredita que vítima estava consumindo
drogas com amigos quando foi assassinado
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um homem  foi assassinado na noite do sábado (5) no bairro da Torre, onde morava, em João Pessoa. De acordo com a Polícia Militar, a vítima, de 24 anos, estava com um grupo de amigos  em uma praça, provavelmente consumindo drogas, quando um homem veio ao encontro do grupo.
A vítima, ainda de acordo com a polícia, tinha envolvimento com o tráfico de drogas: usava e também traficava. Até as 8h30, a polícia não tinha pistas do autor do homicídio.“Os amigos dele correram e, como não teve a mesma sorte, ele ficou e foi assassinado”, contou o tenente Moura, da PM.
Em Campina Grande
Um homem foi atingido com vários disparos em um assentamento, no bairro de Itararé.

De acordo com informações da Central de Operação Policiais (Copom), o crime aconteceu por volta das 2h deste domingo (6).
A polícia informou ainda que o Serviço Atendimento Médico de Urgência constatou que a vítima foi atingida com disparos na mão esquerda, coxa direita, dois tiros no tórax, um na virilha e um na cabeça. Ninguém, ainda de acordo com a polícia, apareceu para dar informações.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Homem é assassinado a tiros e mãe é baleada, em João Pessoa, diz PM


Vítima não teria envolvimento com o tráfico de drogas, segundo a polícia.  (Foto: Walter Paparazzo/G1)Pelo menos oito pessoas chegaram armadas de
revólveres e espingardas e assassinaram o jovem
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um jovem de 22 anos foi assassinado na manhã deste domingo (6) no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa. De acordo com a Polícia Militar, pelo menos oito pessoas chegaram armadas de revólveres e espingardas à casa da vítima e cometeram o homicídio.
“Pelas informações que recebemos, o que temos sobre a vítima é que era um trabalhador – trabalhava na construção de um shopping, em Mangabeira – e que, aparentemente, não tem ligação com o mundo do crime”, afirmou o cabo Alcebir Pereira, da 1ª Companhia de Polícia Militar.
Mãe da vítima foi atingida com um tiro na perna direita (Foto: Walter Paparazzo/G1)
O policial informou ainda que os suspeitos pelo homicídio são da Comunidade Mônica, que tem uma rivalidade com algumas pessoas da Beira da Linha, onde a vítima morava. “Chama muito a nossa atenção o fato de ele [a vítima] não ter passagem pela polícia e ser morto dessa forma. No entanto, só as investigações feitas sob a responsabilidade da Polícia Civil é que irão apontar a real motivação desse crime”, pontuou o cabo Alcebir Pereira.
Na hora do homicídio, a mãe do jovem também foi ferida na perna direita e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). “Cremos que, provavelmente, os elementos não tinham a intenção de baleá-la”, finalizou o cabo.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Criminosos invadem agências bancárias na Paraíba


Na madrugada deste sábado (5), a polícia registrou dois ataques contra agências bancárias na Paraíba. Os crimes ocorreram no municípios de Olivedos, no Agreste paraibano, e em Pilar, na Zona da Mata. Os suspeitos dos crimes seguem foragidos.
De acordo com a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), o crime em Olivedos aconteceu às 3h20 quando três homens armados invadiram uma agência da cidade. Até as 7h (horário local) a polícia ainda não tinha informações se os criminosos conseguiram levar alguma quantia em dinheiro da agência. Os três suspeitos fugiram em duas motocicletas em direção ao município de Barra de Santa Rosa.
Ainda segundo a polícia, um terceiro suspeito ficou do lado de fora da agência, dentro de um carro, dando cobertura para os criminosos.Mais um caso
Já em Pilar, na Zona da Mata, pelas informações da polícia, dois homens entraram em uma agência bancária da cidade e tentaram arrombar os caixas eletrônicos. Como não conseguiram ter acesso ao dinheiro que estava na máquina, os suspeitos fugiram.

Em 2012, o Sindicato dos Bancários registrou 63 ocorrências em agências bancárias da Paraíba. Foram explosões, assaltos, arrombamentos e tentativas de assalto. Já em 2011, o Sindicato dos Bancários contabilizou 72 ataques contra as agências no estado.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Homem é preso após atirar em policiais da Rotam na PB, diz polícia


Um homem foi preso na noite do sábado (5) após atirar contra uma viatura da Rotam (Ronda Tática Motorizada), da Polícia Militar. De acordo com a polícia, a tentativa de homicídio aconteceu por volta das 22h30 próximo à Comunidade Nova República, no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa.
A polícia não sabe ainda o que motivou o suspeito a atirar contra a guarnição. O homem foi preso em flagrante e levado para a Delegacia de Homicídios, localizada na Central de Polícia, em João Pessoa.
De acordo com o delegado Marcos Paulo, o suspeito responderá por tentativa de homicídio.
G1

'Não há indícios' de que morto em SP tenha denunciado PM, diz governo


A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou nota na tarde deste sábado (5) informando que "não há indícios" de que uma das vítimas da chacina que deixou sete mortos na noite de sexta (4) tenha sido o autor das imagens que denunciaram o assassinatodo servente de pedreiro Paulo Batista do Nascimento, em novembro do ano passado, por policiais militares.
A chacina que deixou sete mortos ocorreu em um bar no Jardim Rosana, na região do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo.
Mais cedo, o delegado-geral da Polícia Civil, Maurício Blazeck, disse ao SPTV que uma das vítimas da chacina era o autor das imagens gravadas que denunciaram os PMs. Com base nessa informação, o G1 publicou a notícia "Morto em chacina na Zona Sul de SP gravou morte de servente há 2 meses" às 12h27 e noticiou o caso na manchete do portal por cerca de quatro horas durante esta tarde. Na nota divulgada posteriormente, a Secretaria de Segurança Pública diz que a hipótese sobre a vítima da chacina ter denunciado policiais militares "havia sido aventada por moradores do bairro" (leia a íntegra da nota no final da reportagem).
Laércio de Souza Grimas era conhecido como "DJ Lah" e atuava no grupo Conexão do Morro. Segundo a nota da SSP, outras duas pessoas ficaram feridas.O governo também confirmou os nomes das sete vítimas: Brunno de Cássio Cassiano Souza, 17 anos, Laércio de Souza Grimas, 33 anos, Carlos Alexandre Claudino da Silva, 27 anos, Ricardo Genuíno da Silva, 39 anos, João Batista Pereira de Almeida, 34 anos, Edilson Lima Pereira Santos, 27 anos e Almando Salgado dos Santos Júnior, 41 anos.


Investigação
Blazeck disse na tarde deste sábado que durante as investigações e levantamento dos vestígios, "comentava-se na localidade, por terceiros que são moradores de lá, que poderia uma das vítimas estar relacionada à pessoa que tivesse feito as filmagens." No entanto, segundo o delegado, "as investigações avançaram neste sentido, na oitiva de pessoas ligadas às vítimas e ficou afastada essa hipótese."

Questionado se alguma das vítimas dizia no bairro ser autora das filmagens, o delegado respondeu. "Foi examente por isso que chegaram à conclusão de que uma das vítimas poderia estar relacionada com aquelas filmagens, porque de alguma forma ela tinha notoriedade dentro do Facebook e que poderia até alegar que seria um dos responsáveis por aquilo (filmagens)."

Sobre a  possível conexão entre o crime e a morte do servente, o delegado afirmou que "a única (conexão) que existe é que o bar é exatamente defronte aonde teriam ocorrido as filmagens."

Perguntado se a pessoa que fez as filmagens está sob proteção policial, o delegado respondeu: "Não, porque não sabemos quem fez as filmagens."
Homens encapuzados
De acordo com o boletim de ocorrência, policiais militares foram chamados para atender a uma ocorrência de disparos de arma de fogo com vítimas dentro do bar e ao chegarem ao local encontraram cinco vítimas mortas, duas na entrada do estabelecimento e três atrás do balcão. O  adolescente de 17 anos foi socorrido ao Hospital do Campo Limpo, onde morreu. Os três feridos, entre os quais dois homens de 20 anos e de 23 anos foram levados ao Pronto Socorro do Hospital do Campo Limpo. O terceiro ferido, levado ao Hospital M' Boi Mirim, morreu.

Ainda segundo a versão oficial, o proprietário do bar, de 49 anos, disse que um veículo Corsa que estava em frente ao estabelecimento, pertencia a uma das vítimas.

Segundo a polícia, 14 homens encapuzados chegaram em três carros, entraram no bar e realizaram mais de 50 disparos.

De acordo com testemunhas, os criminosos gritaram "polícia". Em seguida, carros da Polícia Militar chegaram. As cápsulas que estavam pelo chão foram recolhidas e ninguém pôde entrar no bar, ainda segundo as testemunhas.
Veja a nota da Secretaria de Segurança Pública
"Esclarecimento sobre mortes ocorridas na Zona Sul

Diferentemente do que foi noticiado durante o dia de hoje, a Policia Civil de São Paulo esclarece que não há indícios de que uma das vitimas da chacina ocorrida sexta-feira à noite em Campo Limpo, na Zona Sul da Capital, tenha participado de uma gravação de vídeo que mostra PMs atirando contra um servente de pedreiro do mesmo bairro, em novembro. A hipótese havia sido aventada por moradores do bairro. As investigações prosseguem com intensidade com vistas ao esclarecimento do crime.
Das nove vítimas, sete foram fatais. São elas: Brunno de Cássio Cassiano Souza, 17 anos, Laércio de Souza Grimas, 33 anos, Carlos Alexandre Claudino da Silva, 27 anos, Ricardo Genuíno da Silva, 39 anos, João Batista Pereira de Almeida, 34 anos, Edilson Lima Pereira Santos, 27 anos e Almando Salgado dos Santos Júnior, 41 anos." (Colaborou Tadeu Meniconi, do G1 em São Paulo.)
Para ler mais notícias do G1 São Paulo, clique em g1.globo.com/sp. Siga também o G1 São Paulo no Twitter e por RSS.
G1

Veado invade rua e causa pânico em cidade da Inglaterra


Um veado causou pânico ao invadir uma zona urbana em Chelmsford, no Reino Unido, e atingir alguns pedestres durante a corrida. O animal acabou ferindo sem gravidade uma mulher quando tentou pular sobre ela e não conseguiu.
De acordo com o site “Digital Spy”, o animal cruzou as ruas da cidade e depois desapareceu, sem ser capturado pela polícia. Um vídeo que mostra uma das arrancadas do animal foi visto mais de 6 mil vezes (assista).
Animal saiu em disparada pela via e atingiu mulher, que teve ferimentos no rosto (Foto: Reprodução)Animal saiu em disparada pela via e atingiu mulher, que teve ferimentos no rosto (Foto: Reprodução)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Cientistas identificam três novas espécies de aranhas que se camuflam


Três novas espécies de aranha que conseguem se camuflar na areia da caatinga brasileira foram descobertas por pesquisadores e aparecem descritas na edição desta sexta-feira (4) da revista científica “Zootaxa”.
Os aracnídeos do gênero Sicarius, que tem espécies por toda a América do Sul, foram encontrados por biólogos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto Butantan, de São Paulo, em meados de 2011.
As aranhas recém-descobertas têm pelos especiais espalhados pelo corpo que conseguem prender grãos de areia ou terra. Com isso, ficam com a coloração do solo onde estão.
Os trabalhos foram liderados por Ivan de Magalhães, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, que descreveu as aranhas como parte de sua dissertação de mestrado. Segundo Magalhães, o interesse por uma espécie descrita em 1936 ajudou na descoberta das espéciesSicarius caririSicarius diadorim e Sicarius ornatos.
Diadorim é uma homenagem ao personagem do livro "Grande sertão: veredas", de João Guimarães Rosa.
cariri (Foto: Divulgação)Exemplar da aranha da espécie Sicarius cariri (Foto: Divulgação)
diadorim (Foto: Divulgação)Espécime da aranha de areia Sicarius diadorim (Foto: Divulgação)
“Esses aracnídeos ocorrem praticamente em toda a caatinga, bioma que ainda é pouco estudado. Eles têm o hábito interessante de ficarem cobertos de areia, camuflando seus corpos como forma de proteção contra ataques ou ainda como preparação para encontrar sua refeição”, explica o pesquisador.
A caatinga é a principal formação vegetal do semiárido nordestino e ocupa 10% do território brasileiro. São mais de mais de 840 mil km² , espalhados por dez estados. Nessa região, a estação das águas é concentrada em apenas três ou quatro meses.
Outra característica marcante das espécies é que as fêmeas produzem casulos para depositar seus ovos, enquanto que os machos fazem teias onde depositam esperma para a reprodução.  "As teias só são utilizadas para reprodução", diz Magalhães.
ornatus (Foto: Divulgação)Exemplar da aranha Sicarius ornatus (Foto: Divulgação)
Veneno
De acordo com o pesquisador, as aranhas do gênero Sicarius são parentes das aranhas-marrons, aracnídeos venenosos conhecidos por sua picada necrosante.

“O veneno das aranhas-marrons é de interesse médico, já que há uma proteína que causa danos à circulação sanguínea e provoca uma espécie de gangrena. Essa mesma proteína também pode ser encontrada no veneno do gênero Sicarius, mas não há casos registrados de picadas dessas aranhas”, explica.

Para ler mais notícias do Globo Natureza, clique em g1.globo.com/natureza. Siga também oGlobo Natureza no Twitter.

G1

Pai de vitima de estupro quer nome da filha revelado


Manifestantes protestam em frente à corte onde cinco dos acusados de estupro foram ouvidos (Foto: BBC)Manifestantes protestam em frente à corte onde
cinco dos acusados de estupro foram ouvidos
(Foto: BBC)
O pai da mulher indiana que foi estuprada em Delhi e morreu em seguida diz que seu nome da vítima deve ser tornado público para que ela possa servir de inspiração a outras vítimas de crimes sexuais.
O pai disse ao jornal britânico Sunday People: 'Nós queremos que o mundo saiba o seu nome real'.
A lei indiana protege as vítimas de crimes sexuais, proibindo a identificação.
Um ministro, Shashi Tharoor, pediu às autoridades a revelar o nome para que possa ser usado em uma lei anti-estupro.
A mulher, de 23 anos, morreu na semana passada em um hospital em Singapura, de ferimentos sofridos durante o ataque do mês passado.
'Encontrar força'
O pai disse ao jornal: 'Minha filha não fez nada de errado, ela morreu ao proteger a si mesma. Estou orgulhoso dela. Revelar seu nome vai dar coragem a outras mulheres que sobreviveram a esses ataques. Eles vão encontrar a força da minha filha'.

As leis sobre a identificação foram introduzidas para proteger as vítimas do estigma social associado ao estupro.
Manifestantes se reuniram em frente ao tribunal de Saket, Delhi, no sábado, onde uma audiência para cinco dos acusados foi realizada.
A polícia abriu um processo contra a emissora de notícias Zee emissora, depois que esta realizou uma entrevista com o amigo que estava com a vítima durante o ataque.
Amigo da vítima não foi nomeado, mas seu rosto foi mostrado e a polícia está investigando se a Zee News quebrou leis de radiodifusão relacionadas à divulgação da identidade da vítima.
No entanto, ainda não está claro o que poderia ser feito se o pai escolher nomear publicamente sua filha.
Na semana passada, o Sr. Tharoor, o ministro junior da Educação, apelou às autoridades para que revelem o nome da vítima, para que a nova lei anti-estupro leve o nome da vítima.
'Morte para todos os seis'
Ele escreveu: 'A menos que os pais se oponham, ela deve ser homenageada e dar nome à nova lei anti-estupro. Ela era um ser humano com um nome, não apenas um símbolo.'.

O Sunday People disse que o pai havia dado permissão ao jornal para que fossem citados o nome dele e da filha.
O jornal trazia uma foto do pai, mas disse que a família havia solicitado que nenhuma fotografia da vítima fosse usada.
Na entrevista, o pai também renovou seus apelos para os homens que levaram a cabo o ataque sejam enforcados.
'Morte para todos os seis deles. Estes homens são bestas. Eles devem ser um exemplo de que a sociedade e não vai permitir que tais coisas aconteçam', disse ele.
Cinco homens foram acusados de estupro, rapto e assassinato. Um sexto suspeito deverá ser julgado como menor infrator.
A pré-audiência na corte dos cinco acusados foi realizada na área Saket, no sábado, e os homens foram convocados para comparecer em tribunal na segunda-feira.
G1

Moradores desabrigados vão receber kits com água e cestas básicas, no RJ


A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro vai entregar, neste domingo (6), 4 mil litros de água em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Em Mangaratiba, na Costa Verde, serão entregues 300 colchonetes, 300 kits de cama e 200 cestas básicas. Em Angra dos Reis, também na Costa Verde  os moradores vão receber 300 colchonetes, 300 kits cama e 200 cestas básicas. Já em Petrópolis, na Região Serrana, serão distribuídas 100 cestas básicas.
Moradores da rua da Palha, em Mangaratiba, usam barco para circular pelo bairro (Foto: Carolina Lauriano/G1)
As quantidades, segundo a secretaria, foram definidas conforme as necessidades dos moradores desses locais. Os dados foram passados pelas secretarias de Defesa Civil de cada município atingido pelas chuvas.
De acordo a secretaria de Defesa Civil, para Xerém, já foram levados 1,1 mil colchonetes com os kits de roupa de cama e 6 mil litros de água. As localidades mais atingidas pelas chuvas receberam, ainda, 600 cestas básicas.
G1

PMDB se articula para presidir Câmara e Senado em 2013


Com a maior bancada do Senado e a segunda maior na Câmara, o PMDB se prepara para controlar as duas Casas do Congresso em 2013. Se hoje detém o comando do Senado, comJosé Sarney (AP), o partido confia no cumprimento de um acordo com o PT para presidir também a Câmara nos dois últimos anos do mandato da presidente Dilma Rousseff. A eleição deve ocorrer no início de fevereiro, na volta do recesso legislativo.
No Senado, o nome mais cotado para a presidência é o do atual líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), que renunciou ao cargo em novembro de 2007, acuado por denúncias de que teria a pensão de uma filha paga por uma grande construtora. Nas negociações para voltar ao comando da Casa, ele tenta obter apoio das bancadas aliadas ao governo, que costuram há meses acordos em troca dos votos.
Na Câmara, o PMDB espera contar com apoio integral do PT, por ter abdicado, em favor do aliado, da disputa pela presidência no início de 2011. O nome apresentado pela direção do partido é o do líder Henrique Eduardo Alves (RN), veterano na Casa, com dez mandatos consecutivos no currículo.
Com apoio de governistas, o peemedebista Renan Calheiros (à dir.) costura a candidatura; Randolfe Rodrigues (à esq.) pretende se lançar como alternativa (Foto: José Cruz/Agência Senado)Com apoio de governistas, o peemedebista Renan Calheiros (à dir.) costura a candidatura; Randolfe Rodrigues (à esq.) pretende se lançar como alternativa (Foto: José Cruz/Agência Senado)
Senado
O senador Gim Argelo (PTB-DF), um dos coordenadores da campanha de Renan Calheiros, calcula que o peemedebista já tenha apoio de cerca de 60 dos 81 senadores. "Somos muitos ajudando na campanha do Renan. Para presidir o Legislativo brasileiro, é o nome ideal, mas quem quiser pode colocar o nome na disputa", afirma o petebista.

O episódio que levou à renúncia de Calheiros em 2011 promete ser um dos alvos das candidaturas de oposição que já começam a ser construídas na Casa. Mas Argelo argumenta que o caso se restringiu à esfera pessoal. "O caso do Renan foi pessoal. Não teve nenhuma relação com o Senado e é isso que vamos mostrar, caso seja preciso", afirmou.
Adotando tom de cautela, Calheiros prefere ainda não falar como candidato, mas admite que as negociações que estão sendo feitas pelos que defendem sua candidatura.
"As pessoas falam que eu sou candidato, mas qualquer passo é precipitado. Como líder, eu tenho de ajudar na unidade do partido, mas não falar como candidato. E não tenho participado da campanha, deflagrado a campanha. Eu não posso inverter os papéis", disse. Sobre o passado, Renan evita falar. "Prefiro não comentar esse assunto", afirmou, ao ser indagado sobre a renúncia.
Enquanto a base governista estrutura a composição do Senado para os próximos dois anos, um grupo de senadores articula de forma paralela uma candidatura alternativa. Largaram na frente os senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que se notabilizaram pelo discurso anticorrupção.

Mesmo prevendo dificuldades para obter maioria, Randolfe defende uma alternativa. "Não há chance de não termos uma candidatura paralela. Nem que eu coloque meu nome sozinho [...] Calculo que possamos ter entre 10 e 12 votos", diz o senador.

O PMDB pretende se manter na presidência da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante. O nome indicado deve ser o do senador Vital do Rêgo (PB), que este ano presidiu a CPI do Cachoeira, que investigou as relações do contraventor com políticos e empresários, mas terminou os trabalhos sem sugerir o indiciamento de nenhum dos suspeitos.Os acordos para a sucessão no Senado envolvem também o comando de comissões temáticas (colegiados onde os projetos de lei são formulados, alterados e negociados), além de postos na Mesa Diretora, que toma as principais decisões com o presidente.
A primeira vice-presidência do Senado, caso prevaleça o acordo em torno do nome de Calheiros, pode ficar com o senador Jorge Viana (PT-AC), que em 2012 foi um dos relatores do projeto do novo Código Florestal. O posto também é almejado por José Pimentel (PT-CE), líder do governo no Congresso.
O PT quer ainda se manter na presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), com a indicação de Lindbergh Farias (PT-RJ). A primeira-secretaria, responsável pela administração, tende a ficar com o PSDB, passando de Cícero Lucena (PB) para Flexa Ribeiro (PA).

Câmara
Na Câmara, embora a direção do PMDB pretenda emplacar na presidência o deputado Henrique Eduardo Alves, líder da bancada do partido, atual vice-presidente da Casa, Rose de Freitas (PMDB-ES), lançou a candidatura em novembro, mesmo sem o aval da cúpula peemedebista. Na ocasião, ela pregou mudança. "Não pode continuar como está" disse.

A vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas, que lançou candidatura avulsa pelo PMDB, contra o líder Henrique Alves (Foto: Luis Macedo/Agência Câmara)A vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas, que lançou candidatura avulsa pelo PMDB, contra o líder Henrique Alves (Foto: Luis Macedo/Agência Câmara)
"É um direito da deputada Rose de colocar seu nome na disputa. Acho legítimo, mas fico honrado com todos os apoios que tenho recebido para a minha candidatura", afirmou Henrique Alves.
Mesmo diante da estrutura em torno do nome de Alves, Rose de Freitas afirma que não vai desistir de concorrer. Sem citar parttidos, ela afirma que cerca de 80 deputados já manifestaram apoio à sua candidatura.
"Eu pensei muito. Não é uma coisa fácil para mim. O acordo entre PT e PMDB é de partido, não de nome. Eu estou nesta briga pela Casa. Estamos muito desgastados e não vou abrir mão de concorrer", diz a deputada.
Quem também já anunciou que participará da disputa é o deputado Júlio Delgado (PSB-MG). Sob receio de perder votos, ele prefere não falar sobre parlamentares que estão apoiando sua candidatura.
"Minha candidatura está confirmada e garantida [...] Eu prefiro evitar falar os nomes das pessoas que me apoiam para evitar que outros busquem o apoio deles. Mas posso dizer que estamos trabalhando para levar esta eleição para o segundo turno", afirmou o deputado.
Na Câmara, os nomes dos demais membros da Mesa ainda estão em negociação.
Para ler mais notícias do G1 Política, clique em g1.globo.com/politica. Siga também o G1 Política no Twitter e por RSS.
G1

Tratamento de Chávez exige calma, diz vice-presidente da Venezuela


O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou neste sábado (5) que o tratamento pelo qual está passando o presidente Hugo Chávez demanda calma, tranquilidade e serenidade.
As declarações foram feitas em um ato com seguidores chavistas do lado de fora da Assembleia Nacional Venezuelana, após a reeleição do presidente do órgão legislativo, Diosdado Cabello, aliado de Chávez e atual número dois do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), ao qual pertence o presidente.
O vice-presidente Nicolas Maduro lê informe sobre saúde de Chávez em Guarico nesta quinta-feira (20) (Foto: Reuters)O vice-presidente Nicolas Maduro, em aparição realizada no mês de dezembro de 2012 (Foto: Reuters)
"Nos próximos dias continuaremos informando as condições e a evolução da recuperação do quadro respiratório de nosso comandante. Vocês sabem que estes tratamentos demandam tranquilidade e nós estamos tranquilos. Pedimos ao povo que tenha calma, confiança, segurança e serenidade", disse Maduro.
Segundo o último boletim de saúde de Chávez, ele apresenta quadro de insuficiência respiratória como consequência de uma severa infecção pulmonar.
Apoiadores do presidente Hugo Chávez se concentraram neste sábado (5) em frente à Assembleia Nacional em Caracas para manifestar apoio à melhora na saúde do mandatário, que segue em Cuba para tratamento. Muitas pessoas se emocionaram. (Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters)
Força extraordinária
Mais cedo, o ministro venezuelano das Comunicações, Ernesto Villegas, afirmou que o presidente do país enfrenta o tratamento médico com "força extraordinária, tanto espiritual quanto física". As declarações foram dadas para a agência oficial de notícias da Venezuela, a AVN, ligada ao governo.

"O presidente Chávez está enfrentando a situação com uma força extraordinária, física e espiritual", disse Villegas. "Estamos seguros de que o presidente venceu muitas batalhas e que ressurgiu quando ninguém apostava em seu futuro, o mesmo Chávez que ressurgirá desta nova circunstância da vida que está atravessando", afirmou.
Reeleição
Cabello, de 49 anos, presidente da Assembleia Nacional Venezuelana, foi reeleito para o cargo neste sábado à tarde. A sessão ocorreu em meio a yn debate agitado entre o governo e a oposição sobre a posse de Chávez, prevista para quinta-feira (10). Ele está hospitalizado em Cuba, em estado grave.

O presidente Diosdado Cabello durante a sessão da Assembleia Nacional Venezuelana neste sábado (5) em Caracas (Foto: Juan Barreto/AFP)Diosdado Cabello em sessão da Assembleia Nacional Venezuelana, neste sábado (Foto: Juan Barreto/AFP)
Com as mãos levantadas, os membros da assembleia confirmaram Cabello no cargo, em uma demonstração de união do chavismo em meio a boatos de uma disputa interna de poder.
"Maioria evidente, aprovado", disse o próprio Cabello após submeter sua candidatura à votação na Assembleia Nacional (unicameral), na qual o governista PSUV detém a maioria.
"Jamais enganaremos o povo e lutaremos unidos para defender a proposta feita pelo comandante Chávez, eu juro", declarou, minutos depois, o presidente do Parlamento reeleito em seu juramento.
Além de Cabello, foi eleito o conjunto da mesa diretora da Assembleia Nacional, integrada por dois vice-presidentes e outros dois secretários, todos membros do PSUV.A votação ocorreu na presença do vice-presidente, Maduro, do ministro de Energia e Petróleo, Rafael Ramírez, e da Economia, Jorge Giordani, entre outros membros do governo.
A oposição criticou a falta de "pluralidade" no momento de incerteza política que o país atravessa. Neste sábado, o governo convocou  partidários a protestarem em frente à sede do Parlamento (unicameral) para evitar, segundo Cabello, que a oposição utilize a sessão para "conspirar contra o povo".
Chávez, de 58 anos, sofre uma insuficiência respiratória causada por uma severa infecção pulmonar, mais de três semanas depois de ter sido operado para a retirada de um câncer.
O governo sustenta que o juramento de Chávez, previsto pela Constituição para o dia 10 de janeiro perante a Assembleia Nacional, é uma mera formalidade, e que o próprio texto prevê que, em caso de impossibilidade, o presidente pode fazê-lo perante o Supremo Tribunal de Justiça, sem fixar uma data.
A oposição insiste que, se o chefe de Estado não puder tomar posse, o presidente da Assembleia Nacional deverá fazê-lo de forma temporária.
Em foto de 9 de outubro de 2012, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fala em uma conferência segurando a ministura da constituição do país. (Foto: AP/ ASSOCIATED PRESS)
Segundo a oposição, no dia 10 de janeiro termina o mandato de Chávez e de todo o seu gabinete. Assim, se não assumir a presidência para o seu terceiro mandato, deverá ser declarada a "falta temporária" do chefe de Estado.
O debate constitucional ocorre no âmbito de uma forte comoção dos seguidores de Chávez por seu grave estado de saúde, e de acusações, por parte do governo, de que a oposição estaria tramando um "golpe de Estado" para tirar o presidente do poder.
Centenas de pessoas vestidas com as tradicionais camisas vermelhas estavam concentradas na manhã deste sábado em frente à Assembleia Nacional, no centro histórico de Caracas, para apoiar o presidente.
"E voltará, e voltará, o comandante voltará. Chávez, te amamos e aqui te esperamos", gritavam os simpatizantes do presidente.
Os deputados da oposição, 40% do total, sofrem a acusação, lançada na sexta-feira à noite pelo vice-presidente, Nicolás Maduro, de que tentam um golpe contra o presidente, e de estarem na origem de rumores sobre sua saúde.
Chávez, hospitalizado desde 11 de dezembro em Cuba, depois de passar pela quarta cirurgia contra um câncer, estabeleceu que, caso fique incapacitado de exercer a presidência, quem deve assumir interinamente é Maduro - de 50 anos, e também chanceler - apontando-o como candidato do PSUV à presidência caso seja preciso convocar eleições.
Para ler mais notícias de Mundo, clique em g1.globo.com/mundo. Siga também a editoria de Mundo no Twitter e por RSS.
G1

Aniversariante do dia





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...