segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

'Eles estavam construindo uma casa', diz amigo de turistas mortos por raio


Casal morre após ser atingido por raio em Bertioga, SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Casal morreu após ser atingido por raio em
Bertioga (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
O casal de turistas que morreu após ser atingido por um raio em Bertioga, no litoral de São Paulo, tinha um terreno comprado e iria começar a construção de uma casa nos próximos dias. A portuguesa Inês Cruz, de 29 anos, e Thiago Ribeiro da Costa, de 31, foram atingidos por uma descarga elétrica no fim da tarde deste domingo (6) enquanto caminhavam na praia.
Segundo um amigo da família que veio até o litoral para reconhecer e liberar os corpos, o sonho do casal em construir uma casa em Itupeva, local onde moravam. "Eles tinham comprado um terreno e iriam construir em um condomínio. Já tinham até discutido a planta. A gente está bem por dentro disso, porque eles já tinham discutido algumas ideias de casa", diz o amigo do casal José Fernando Ferreira.
José Fernando disse ainda que Inês, nascida e criada em Portugal, adotou o Brasil como país do coração. "A Inês era uma portuguesa brasileira. Ela não queria ir embora, apesar de ser filha única e os pais insistirem para o casal morar em Portuigal. Ela amava o Brasil", conta o amigo. Durante a entrevista, ele disse ainda que o que ela mais gostava era de ir para a praia. "Ela amava a praia. O que ela mais gostava como lazer era praia", completa.
O casal se conheceu nos Estados Unidos e estavam casados há 4 anos. "Parece que a gente está tendo um pesadelo e que vai acordar e ficar tudo bem, mas não é assim. Foi uma fatalidade, não teve nada que pudesse ser feito para salvar eles", conta a irmã de Thiago, Edilene Cristina da Costa.

Uma testemunha que estava no local no momento do acidente conta como tudo aconteceu. "Eu estava recolhendo as mesas, e daqui a pouco só escuto o estrondo do raio caindo e os dois caídos de costas no chão, com as mãos dadas. Rapidamente nós corremos, chamamos o resgate e rapidinho eles vieram e já colocaram na viatura", diz o garçom Leandro Prince.

O corpo de Thiago será levado para Guaratinguetá e será velado e sepultado no cemitério Pedregulho. Inês deverá ser levada para Portugal.

Acidente
O casal de turistas morreu após ser atingido por uma descarga elétrica provocada por um raio, por volta das 16h30, em Bertioga. As vítimas estavam caminhando na beira do mar na Praia do Centro quando foram surpreendidos por uma tempestade e acabaram sendo atingidos pelo raio. De acordo com informações do Salvamento Aquático de Bertioga, os bombeiros estavam orientando as pessoas a procurarem abrigo quando a tempestade começou. O casal, porém, estava longe dos outros banhistas, caminhando na parte rasa, já dentro da água.

Para ler mais notícias do G1 Santos e Região, clique em g1.globo.com/santos. Siga também o G1 Santos e Região no Twitter e por RSS.
G1

Chávez manda mensagem para crianças no início das aulas, diz vice


O presidente da VenezuelaHugo Chávez, mandou nesta segunda-feira (7) uma mensagem para o início do ano letivo no país, segundo o vice-presidenteNicolás Maduro, citado pela Agência Boliviana de Informação.
"Ele nos disse que comecemos com força e alegria o ano escolar, e que este ano deve ser o melhor de todos que tivemos, disse Maduro.
Sua posse para um novo mandato, marcada para a próxima quinta-feira (10), segue envolta em incerteza.O estado de saúde de Chávez, internado em Havana, Cuba, continua causando preocupação no país.
G1

Médicos faltam e pacientes não são atendidos na rede pública do DF


Comunicados enviados por cinco unidades públicas de saúde do Distritito Federal à Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros indicam que houve problemas no atendimento a pacientes neste domingo (6) por causa da falta de médicos. 
Segundo reportagem do Bom Dia DF, a Ciade recebeu relato de falta de médicos em Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Santa Maria e Brazlândia. Em alguns casos, as unidades de saúde pediram que a central não enviasse pacientes por causa da ausência de profissionais para realizar atendimento.
O secretário-adjunto de Saúde, Elias Miziara, afirma que um médico plantonista faltou em Samambaia e dois médicos faltaram em Ceilândia. As faltas serão alvo de uma sindicância que deve ser concluída em 15 dias. As punições podem variar de uma advertência a exoneração do cargo. Ainda conforme o secretário-adjunto, havia médicos nas unidades em Santa Maria e Recanto das Emas.
O que provocou o acúmulo de pacientes e atrasou o atendimento foi a grande procura pelo serviço durante o domingo, informou Miziara.Ele disse ainda que uma sindicância será aberta para apurar essas ausências. 
“Médicos de plantão não são residentes. Não há problema na marcação da prova de residente porque um residente não dá plantão e nem é responsável pelo plantão”, afirma Miziara.Uma chefe de equipe que preferiu não ser identificada disse que parte das faltas ocorreu por causa de uma prova aplicada a residentes. Segundo a secretaria, não existe relação entre as faltas e a marcação das provas porque médicos responsáveis pelo plantão não são residentes.
Sem atendimento
A dona de casa Ana Célia Oliveira levou o filho, com febre, ao hospital de Ceilândia. Ela voltou pra casa sem que o menino fosse atendido. "A enfermeira aparece lá e diz que a gente tá perdendo tempo. Se a gente tivesse condições iria para um hospital particular não tava aqui."

Outra mãe que levou o filho com febre ao hospital de Ceilândia foi a dona de casa Ana Paula Martins. "olha aqui, 39 e meio, quase 40 graus. Agora vou pra casa dar um banho e pedir a Deus pra ele ficar bom."
Em Santa Maria o pediatra de plantão só atendeu as crianças que já estavam internadas, segundo apurou a reportagem do Bom Dia DF. No hospital de Samambaia, nenhum radiologista trabalhou durante todo o dia. A falha no atendimento também afetou os pacientes que chegavam nas ambulâncias dos bombeiros e do Samu.

Para ler mais notícias do Distrito Federal, clique em g1.globo.com/df. Siga também o G1 DFno Twitter e por RSS.

G1

Vídeo mostra confusão na Praça Roosevelt em ação da GCM


Cena de vídeo colocado na internet (Foto: Reprodução/Youtube)Cena de vídeo colocado na internet
(Foto: Reprodução/Youtube)
Um vídeo postado na internet mostra uma confusão entre skatistas e guardas civis metropolitanos na Praça Roosevelt, na região central de São Paulo, ocorrida na sexta-feira (4). Nas imagens publicadas no Youtube, um guarda à paisana realiza um estrangulamento em um dos jovens que estão na praça e também usa spray de pimenta contra os outros skatistas, juntamente com outros guardas.
A Secretaria de Segurança Urbana, responsável pela Guarda Civil Metropolitana, divulgou nota nesta segunda-feira (7) informando que afastou os profissionais envolvidos e que eles serão ouvidos pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana. Serão adotadas as providências cabíveis, segundo a secretaria, sem especificar quais seriam. Dois guardas-civis foram afastados, entre eles o que aparece à paisana nas imagens.
A Praça Roosevelt passou por uma reforma de cerca de dois anos e foi reaberta em setembro do ano passado. O skatista Eduardo Régis afirma que os materiais usados são de má qualidade e os bancos quebram não necessariamente por causa da prática do skate, mas, sim, pelo uso dos demais frequentadores.O vídeo foi feito pelo skatista Eduardo Régis, de 22 anos, que também frequenta o local. Ele explica que as abordagens dos guardas aos skatistas tem sido frequentes pelo fato de eles usarem os bancos para a prática do esporte. Foi o que aconteceu na sexta-feira, segundo Régis, quando duas GCMs pediram que jovens que andavam de skates parassem com a atividade sobre os bancos. Elas foram atrás dos skatistas e um outro jovem chegou para conversar, segundo Régis. Elas, então, teriam pedido reforço, e esse jovem que argumentou recebeu o estrangulamento do GCM que aparece no vídeo sem uniforme, à paisana. No vídeo, Eduardo aparece sofrendo insultos deste guarda à paisana.
Regras
Uma comissão formada por integrantes skatistas e os dois grupos entregou um documento com uma série de reivindicações para a praça à Subprefeitura da Sé em novembro. Entre elas, estão a definição do horário para a prática de esportes e a construção de uma pista de skate.

O presidente da Ação Local da Praça Roosevelt, Jader Nicolau Júnior, afirmou na ocasião que o uso do espaço pelos skatistas era a principal questão a ser discutida. Segundo o documento, os skatistas se comprometeriam a usar apenas o entorno da escadaria que liga a praça à Rua da Consolação entre as 8h e as 23h.
Para ler mais notícias do G1 São Paulo, clique em g1.globo.com/sp. Siga também o G1 São Paulo no Twitter e por RSS.
G1

Casal acha cartas de soldado 'garanhão' quase 70 anos depois


Um casal de Detroit, no Michigan (EUA), estava fazendo uma reforma na residência quando encontrou uma sacola escondida em um duto de ventilação. Esperando que fosse dinheiro, os americanos abriram e encontraram outro tipo de tesouro: cartas de amor e fotos enviadas por um soldado da II Guerra Mundial.
Hubert Sawyers III e Eliza Sonrise-Sawyers contaram à emissora “WDIV” que as correspondências pertenciam a Stanley Gargas, piloto de ambulância entre 1944 e 1945, que trocava textos apaixonados com duas mulheres, identificadas apenas como Violet e Pat. Também foram encontradas fotos do homem na praia, ao lado de várias mulheres.
Casal encontrou registros da vida de Stanley Gargas enquanto era solteiro (Foto: Reprodução)Casal encontrou registros da vida de Stanley Gargas enquanto era solteiro (Foto: Reprodução)
Hubert e Eliza procuraram parentes do soldado, e acabaram encontrando um sobrinho de Stanley, que confirmou a identidade do homem. A partir disso, o casal descobriu também que o galanteador se casou com uma terceira mulher (ao que tudo indica, posteriormente a essas experiências amorosas), e que o homem faleceu em 2004. Já a esposa, Sadie Gargas, vive em uma casa de repouso aos 83 anos, já que ela e o marido não tiveram filhos.
Eliza disse à emissora que, no lugar do sobrinho do soldado, “ficaria feliz se alguém encontrasse um pacote que pertencesse a algum antepassado e a procurasse para devolvê-lo”, e que um museu em Eastpointe adicionou algumas das fotos ao arquivo da instituição.
Soldado 'galanteador' é visto em fotos com mulheres e se correspondendo com outras duas por cartas (Foto: Reprodução)Soldado 'galanteador' é visto em fotos com mulheres e se correspondendo com outras duas por cartas (Foto: Reprodução)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Estudantes mostram confiança antes de prova 'mais temida' da Fuvest


Candidata foi acompanhada do pai para a segunda prova da fase final da Fuvest (Foto: Vanessa Fajardo/G1)A estudante Leticia Spezia foi acompanhada do pai
para a segunda prova da fase final da Fuvest
(Foto: Vanessa Fajardo/G1)
Candidatos da Fuvest entraram confiantes para a prova do segundo dia da fase final do vestibular. Considerada a "mais temida" da segunda fase, por abordar as três grandes áreas do conhecimento (exatas, humanas e biológicas), a prova do segundo dia terá 16 questões reunindo história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Os portões foram fechados às 13h. No campus Barra Funda da Uninove, em São Paulo, ninguém chegou atrasado.
G1 trará após a prova a correção das questões feita por professores de cursinhos pré-vestibulares Etapa e Oficina do Estudante
Acompanhada pelo pai, Letícia Spezia, de 19 anos, estava tranquila. Ela disputa vaga em fisioterapia e também vai concorrer pelo Sisu. Para ela, a prova de domingo estava complicada e nesta segunda-feira espera um exame meio termo. "O bom e que meu pai ou minha mãe estão sempre junto comigo, aí dá mais confiança", diz.
Candidatas de humanas da Fuvest (Foto: Vanessa Fajardo/G1)
Julia Sconzo, de 18 anos, quer estudar filosofia, e Maria Clara Soares, de 19 anos, quer história. Ambas não vão concorrer pelo Sisu, querem mesmo estudar na USP. Na entrada para a segunda prova elas estavam tranquilas e confiantes. "Me garanto na parte de humanas, em exatas a gente dá um jeito", brinca Maria Clara. Para ela, o dia mais fácil será terça com as provas  especificas para a área de cada candidato.
Lucas Agulha, de 18 anos, e Liana Motta, de 17, são de Salvador e estão na disputa por vagas em cursos de engenharia da USP. Agulha quer engenharia mecânica, e Liana presta para engenharia química. Ambos também disputam a segunda fase da Universidade Federal da Bahia e vão tentar entrar na UFSCar pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Candidatos vieram de Salvador para a prova da Fuvest (Foto: Vanessa Fajardo/G1)
O pai de Agulha mora em São Paulo. Já Liana quer seguir o exemplo do irmão, que deixou a Bahia para estudar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e atualmente faz intercâmbio na França. “Estudei tudo o que pude, vamos ver no que vai dar.”
As provas começaram no domingo (6) com português e redação. O processo seletivo termina na terça-feira (8) com 12 questões de duas ou três disciplinas, que variam de acordo com a carreira escolhida pelo candidato.
Abstenção foi de 8,5%
O primeiro dia da segunda fase registrou um índice de abstenção de 8,5% dos candidatos classificados. De acordo com ao fundação que organiza o vestibular para vagas na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, dos 31.182 estudantes inscritos na segunda fase, 28.531 fizeram a prova do domingo. Outros 2.651 candidatos não compareceram aos locais de prova.

Portões da Uninove Barra Funda foram fechados às 13h e nenhum candidato se atrasou (Foto: Vanessa Fajardo/G1)Portões da Uninove Barra Funda foram fechados às 13h e nenhum candidato se atrasou (Foto: Vanessa Fajardo/G1)
O vestibular ocorre em 43 locais, sendo 21 na região metropolitana de São Paulo e 22 no interior do Estado. São oferecidas 10.982 vagas em cursos da Universidade de São Paulo (USP) e 100 vagas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
As provas de habilidades específicas foram elaboradas pelas próprias escolas e serão aplicadas entre 9 e 11 de janeiro para as seguintes carreiras: artes cênicas (bacharelado e licenciatura), música (Ribeirão Preto), curso superior do audiovisual, design e arquitetura (São Paulo e São Carlos).
A primeira chamada será divulgada no dia 2 de fevereiro de 2013.
Para ler mais notícias do G1 Educação, clique em g1.globo.com/educacao. Siga também oG1 Educação no Twitter e por RSS.
G1

Aposentada morre atropelada por caminhão coletor de lixo na Paraíba


Uma aposentada de 62 anos morreu após ser atropelada por um caminhão coletor de lixo, no sítio Jenipapo, entre Campina Grande e Puxinanã, no Agreste paraibano. Testemunhas disseram que veículo retornava após despejar lixo no aterro sanitário, no último sábado (5). O motorista fugiu do local do acidente e não prestou socorro à vítima.
Há um mês, moradores realizaram um protesto, queimando pneus e interrompendo a passagem dos caminhões de lixo, reivindicando providências quanto ao transito em alta velocidade. A empresa terceirizada responsável pela coleta informou que “não há garantia de que o acidente tenha acontecido com o caminhão que faz o serviço”.Segundo os moradores da região, caminhar pelo local se tornou perigoso após o sítio Jenipapo se tornar rota dos veículo que fazem a coleta de lixo. “Os motoristas passam em alta velocidade”, disse a aposentada Maria de Lourdes Santana.
O suposto veículo envolvido no acidente foi submetido a perícia pelo Instituto de Polícia Científica (IPC), na garagem da empresa. O laudo deve ser concluído em até 15 dias. O caso será apurado em inquérito na Polícia Civil de Puxinanã.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Chuva forte em intervalo de 1 hora causa estragos em Campina Grande


Campina Grande registrou uma chuva de 23,2 milímetros em intervalo de apenas uma hora, no último sábado (5), de acordo com os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) da Paraíba. A precipitação intensa acabou deixando prejuízos e estragos em várias casas e estabelecimentos nos bairros da cidade.
A chuva também arrastou o lixo nas ruas e deixou bueiros abertos. Os ventos fortes ainda derrubaram a cobertura de um posto de combustíveis, no bairro de Bodocongó. Ninguém ficou ferido e de acordo com moradores não havia clientes no local no momento do acidente. Desde sábado o estabelecimento está fechado.Na Vila dos Teimosos, no bairro de Bodocongó, o nível da água subiu e invadiu as residências. Os moradores da região perderam móveis e eletrônicos, além de utensílios domésticos. Segundo as vítimas, o mesmo problema já havia sido enfrentado pelas famílias no local no ano passado.
No município de Areia, no Brejo paraibano, segundo a Aesa houve no mesmo intervalo de tempo uma precipitação pluviométrica de apenas 1,6 milímetros de água. De acordo com a previsão do órgão que monitora o clima na Paraíba, as chuvas irregulares devem continuar até o mês de fevereiro em todo o estado.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Após paralisações, escolas de Santa Rita, PB, retomam calendário de 2012


As aulas nas escolas da rede municipal de Santa Rita, na Grande João Pessoa, começaram na manhã desta segunda-feira (7). A Secretaria de Educação do município precisou antecipar a volta às aulas para fechar o ano letivo de 2012 que ficou em aberto devido a greve dos professores, que deixou os alunos sem aulas por cerca de quatro meses em 2012.
A expectativa do secretário de Educação de Santa Rita, Neroaldo Pontes, é concluir o calendário do ano anterior até fevereiro. Segundo ele, poucas escolas ficaram fechadas durante os três turnos durante a greve. “Vamos começar as aulas agora para que não atrase o ano letivo de 2013. Falta pouco tempo, poucas escolas fizeram uma greve nos três turnos. É possível recuperar isso ainda no mês de janeiro”, comentou Pontes.
Ainda de acordo com Neroaldo Pontes, os salários dos professores referentes ao 13° e ao mês de dezembro ainda não foram pagos. Segundo ele, a verba que seria destinada ao pagamento dos docentes foi relocada para a Previdência Social do município. “Os salários estão aberto  devido a um dinheiro do Fundeb que foi retirado e levado para a Previdência (Social). O dinheiro está voltando para que nós possamos pagar os professores. Pedimos a compreensão dos professores para fazermos uma educação de qualidade e resolver todos os problemas o mais rápido possível”, afirmou.As matrículas para os novos alunos da rede de ensino de Santa Rita começam também nesta segunda-feira. As matrículas podem ser feitas em qualquer escola municipal da cidade. As matrículas do alunos veteranos são renovadas automaticamente.
Entenda o caso
Após uma greve de quatro meses que durou até julho e que acabou por decisão judicial, os professores da rede municipal de Santa Rita, fizeram seguidas paralisações durante o início de setembro devido a um corte de 11 dias de salário no contracheque do mês de agosto, referentes às faltas nas salas de aula. Os professores decidiram encerrar as paralisações em novembro, após o pagamento dos débitos pela prefeitura.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Governador assina ordem de serviço de R$ 24 milhões para arte na PB


Governador Ricardo Coutinho assina ordens de serviço para reforma de teatros na Paraíba (Foto: Inaê Teles/G1)Ricardo Coutinho assina ordens de serviço para
reforma de teatros (Foto: Inaê Teles/G1)
Nesta segunda-feira (7) foi assinada uma ordem de serviço de mais de R$ 24 milhões para reforma de equipamentos culturais na Paraíba. A ordem foi assinada pelo governador Ricardo Coutinho durante uma solenidade no Palácio da Redenção em João Pessoa
As ordens de serviço são para reforma em João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras. Na capital, os beneficiados são a Fundação Espaço Cultural (Funesc), onde será investido mais de R$ 19 milhões; e do Teatro Santa Roza, investimento R$ 800 mil. De acordo com o governador, o Espaço Cultural existe há 30 anos. “Está há 30 anos sem manutenção. O Espaço Cultural nunca teve uma grande reforma”, disse Ricardo Coutinho.
Márcio Tadeu, ator paraibano, durante solenidade (Foto: Inaê Teles/G1)
Márcio Tadeu durante solenidade
(Foto: Inaê Teles/G1)
Em Campina Grande, o Cine São José vai receber recurso de mais de R$ 2,5 milhões. Já em Cajazeiras, o Teatro Íracles Pires será beneficiado com R$ 2,3 milhões. O artista Márcio Tadeu foi escolhido para falar em nome da classe artística. Em seu discurso, o ator dastacou a impostância da arte e lembrou alguns artistas paraibano. "Sou da Paraíba de Assis Chateaubriand, Jackson do Pandeiro, Ariano Suassuna, Augusto dos Anjos e Ednaldo do Egypto", disse. 

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Sisu registra 471 mil candidatos inscritos nas primeiras 13 horas


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou 471 mil candidatos inscritos até as 13h desta segunda-feira (7), de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação . A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera o número de inscrições, seguida pela  Universidade Federal do Ceará (UFC).
As inscrições para o Sisu, que seleciona os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas em instituições federais de ensino superior, podem ser feitas até as 23h59 de sexta-feira (11) no site sisualuno.mec.gov.br. São oferecidas 129.279 vagas no ensino superior em 3.751 cursos de 101 instituições.
Uma falha no sistema permitiu por alguns instantes que candidatos tivessem a acesso a dados de outras pessoas. Segundo o MEC, o problema foi rapidamente resolvido.
O número de vagas cresceu 16% entre a edição de 2012 e a deste ano. No ano passado, mais de um milhão de candidatos concorreram às 108.552 vagas oferecidas por 95 instituições de ensino superior.
Mapa do G1 mostra onde estão as mais de 129 mil vagas do Sisu 2013 (Foto: G1)Mapa do G1 mostra onde estão as mais de 129 mil vagas do Sisu 2013 (Foto: G1)
Veja a seguir as instruções para participar do processo seletivo deste semestre:
Quem pode participar do Sisu 2013?
Apenas quem fez o Enem 2012 e tirou nota maior do que zero na prova de redação. O resultado no exame é a pontuação utilizada para selecionar os candidatos nas vagas escolhidas. Para se inscrever, basta usar o CPF ou o número de inscrição no Enem, além da senha cadastrada no sistema do Enem, que será a mesma utilizada pelo Sisu. Quem perdeu a senha do Enem deverá recuperá-la no site do exame.


Como cada instituição pode definir seus critérios de seleção, é dever do candidato ficar atento para as notas mínimas exigidas em cada curso, além da documentação necessária para a matrícula. A inscrição poderá ser alterada quantas vezes o candidato quiser até as 23h59 do dia 11, mas somente a última inscrição confirmada será considerada pelo sistema.
Como funcionam as inscrições?
As inscrições, abertas nesta segunda-feira (7), vão até as 23h59 da sexta-feira (11) no site do Sisu. Durante esse período, os participantes poderão se inscrever em até duas opções de opções de vaga, especificando suas opções em ordem de preferência e incluindo a instituição, o local de oferta, o curso e o turno pretendidos.

Diariamente, o sistema emitirá um boletim informando a nota de corte de cada curso, para que o candidato saiba se sua nota do Enem é suficiente para concorrer à vaga, e a classificação parcial do candidato, em seu boletim individual. Porém, a nota de corte não é calculada em tempo real, e sim uma vez ao dia. Por isso, ela não é uma garantir de que o candidato será selecionado para a vaga disputada.
VEJA O CALENDÁRIO DO SISU 2013
7 a 11 de janeiro
Período de inscrições do Sisu
14 de janeiro
Primeira chamada do Sisu
18 a 22 de janeiro
Matrícula da primeira chamada do Sisu
28 de janeiro
Segunda chamada do Sisu
1º a 5 de fevereiro
Matrícula da segunda chamada do Sisu
28 de janeiro a 8 de fevereiro
Prazo para participar da lista de espera
a partir de 18 de fevereiro
Convocação dos candidatos da lista de espera
Como funciona a seleção?
Após o período de inscrição, o sistema selecionará automaticamente os candidatos com maior pontuação, na quantidade referente ao número de vagas em cada curso. O resultado desta seleção será divulgado na primeira chamada, no dia 14.

Os candidatos selecionados em sua primeira opção de curso devem fazer a matrícula entre os dias 18 e 22 de janeiro. Eles não poderão participar das chamadas seguintes.
Quem for selecionado na segunda opção continuará participando da seleção, inclusive quem fizer a matrícula no mesmo período, e poderá ser convocado na segunda chamada para sua primeira opção de curso. A segunda chamada está prevista para o dia 28.
A matrícula dos convocados na segunda chamada acontece entre 1º e 5 de fevereiro.
Como funciona a lista de espera?
No dia 28 o Sisu abre as inscrições para a lista de espera, que podem ser feitas até 8 de fevereiro. Para se inscrever, é preciso acessar o sistema durante esse período especificado, no boletim de acompanhamento, clicar no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Dessa lista podem participar tanto quem não foi convocado em nenhuma chamada quanto quem foi selecionado em sua segunda opção - mesmo tendo feito matrícula. Porém, cada candidato só poderá disputar as vagas remanescentes relativas à sua primeira opção.
A lista será divulgada em 18 de fevereiro. A partir daí, a seleção será feita gradativamente pelas instituições.
Como a lei de cotas será aplicada no Sisu?
No ato da inscrição, o candidato também deverá especificar a modalidade de concorrência da qual quer participar. Ele poderá concorrer às vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012.

A lei determina que, até 2016, 50% das vagas das instituições federais sejam para alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública. Além disso, metade deste índice será para alunos com renda familiar até 1,5 salário mínimo. Há ainda um percentual para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas de acordo com a proporção desta população no estado da instituição, segundo o IBGE.
Em 2013, pelo menos 30% do total de vagas ofertadas pelas universidades serão preenchidas nestes critérios.
O candidato inscrito no Sisu pode se inscrever no Prouni?
Sim, mas só podem participar do Prouni quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em uma particular. A seleção do Prouni também será feita usando a nota do Enem 2012.

Porém, apenas um dos resultados será considerado. Caso o candidato seja aprovado pelo Sisu para uma vaga em universidade pública, mas também receba uma bolsa de estudos do Prouni para uma instituição privada, ele terá que optar por apenas uma delas, já que não é permitido acumular as duas vagas.
O edital com as datas do Prouni em 2013 será divulgado em janeiro, segundo o MEC.
Para ler mais notícias do G1 Educação, clique em g1.globo.com/educacao. Siga também oG1 Educação no Twitter e por RSS.
G1

Ministro das Cidades anuncia pacote de R$ 3,5 bilhões para a Paraíba


 O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, anunciou na manhã desta segunda-feira (7) um pacote de investimentos para a Paraíba. Em entrevista coletiva, ele disse que o Governo Federal vai investir R$ 3,5 bilhões no estado entre 2013 e 2014 em áreas como habitação, mobilidade urbana  e saneamento básico. Segundo Aguinaldo, esses recursos virão por meio de parcerias com o Governo do Estado e com as prefeituras municipais.
A maior fatia dos recursos anunciado por Aguinaldo Ribeiro é para o campo da habitação. Nestes dois anos, a Paraíba vai receber R$ 2,3 bilhões, que serão investidos no programa Minha Casa, Minha Vida. Para obras de mobilidade urbana, o estado vai receber cerca de um R$ 1 bilhão e para saneamento vão ser R$ 144 milhões.
O anúncio do ministro foi feito na sede da Caixa Econômica Federal em João Pessoax. De acordo com Aguinaldo Ribeiro, a orientação da presidente Dilma Rousseff (PT) é para que o Ministério das Cidades ajude estados e municípios, independente dos partidos dos seus governantes. “O importante é avançar nessas ações. Continuaremos trabalhando com todos aqueles que desejam trabalhar e fazer parcerias com o Governo Federal”, ressaltou o ministro das Cidades durante a entrevista coletiva.Aguinaldo afirmou que o Orçamento Geral da União, que será votado no início de fevereiro, disponibiliza para a Paraíba um total de R$ 117 milhões. Deste total, R$ 18 milhões serão para a construção de um viaduto no bairro do Geisel, em João Pessoa, obra que deve ser feita com o Governo do Estado. Outros R$ 40 milhões serão para a revitalização do Parque Solon de Lucena, em parceria com a prefeitura da capital.

Os recursos do OGU também vão beneficiar também Campina Grande, que vai receber R$ 20 milhões para drenagem e urbanização do Açude de Bodocongó; Bayeux, que vai ter R$ 5 milhões; Cabedelo, R$ 7 milhões; e Santa Rita, R$ 5milhões.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Aniversariante do dia



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...