terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Indiano exibe unhas enormes durante festival hindu


Sem cortar há vários anos, um devoto hindu exibiu unhas enormes durante um festival em Allahabad, na Índia. A cena foi registrada na quinta-feira (3) durante uma procissão em direção ao Sangam, na confluência dos rios Ganges, Yamuna e Saraswati. (Foto: Rajesh Kumar Singh/AP)Sem cortar há vários anos, um devoto hindu exibiu unhas enormes durante um festival em Allahabad, na Índia. A cena foi registrada na quinta-feira (3) durante uma procissão em direção ao Sangam, na confluência dos rios Ganges e Yamuna e do mítico Saraswati. (Foto: Rajesh Kumar Singh/AP)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Guru indiano culpa estudante vítima de estupro coletivo


Um popular líder espiritual indiano chamou a atenção nesta terça-feira (8) ao afirmar que o violento estupro coletivo de uma estudante de 23 anos poderia ter sido evitado e rogou que os agressores sejam perdoados.
"Esta tragédia não teria acontecido se ela tivesse evocado o nome de Deus e caído sobre os pés de seus agressores. O erro não foi cometido apenas de um lado", declarou o líder espiritual em vídeo publicado na internet.O guru Asharam, conhecido por seus seguidores como "Bapu" ou pai, disse a seus devotos que não culpem apenas os agressores pelo crime ocorrido em um ônibus em Nova Delhi, no dia 16 de dezembro.
As declarações do guru de 71 anos foram alvo de duras condenações públicas. Seu depoimento foi o mais recente após uma série de gafes de figuras públicas na Índia culpando as mulheres pela epidemia de estupro no país.
Guru Asharam disse que vítima de estupro coletivo também teve culpa por ataque (Foto: Reprodução)Guru Asharam disse que vítima de estupro coletivo também teve culpa por ataque (Foto: Reprodução)
O porta-voz do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata(BJP), Ravi Shankar Prasad, definiu a declaração como "profundamente dolorosa e inoportuna".
"Fazer esta declaração relacionada a um crime que chocou a consciência do país não é apenas infeliz, como também profundamente lamentável", comentou Prasad à imprensa.
O jornal Hindu lamentou que um homem religioso se "rebaixasse tanto".
O editorial do jornal criticou ainda políticos que integram a maioria do Congresso assim como o BJP por seus comentários sexistas sobre o estupro em Delhi e a necessidade de as mulheres viverem de uma forma tradicional em casa.
"Asharam merece ser condenado com duras repreensões. Esta noção de uma sociedade ideal tem sua raiz em preconceitos que engendraram numa cultura de violência contra as mulheres. O incidente em Delhi é a sua pior e mais recente manifestação", noticiou o jornal indiano.
Cinco homens foram acusados de estupro e assassinato no ataque do dia 16 de dezembro à jovem estudante. Um sexto acusado de apenas 17 anos será julgado numa corte especial para menores de idade.
Para ler mais notícias de Mundo, clique em g1.globo.com/mundo. Siga também a editoria de Mundo no Twitter e por RSS.
G1

'Eu vi o velho dando uma furada nele', diz funcionário de churrascaria


Homicídio aconteceu em restaurante em Guarujá, SP (Foto: Alan Ferreira/TV Tribuna)Homicídio aconteceu em restaurante em Guarujá
(Foto: Alan Ferreira/TV Tribuna)
A polícia ouviu novas testemunhas do caso do turista de Campinas que foi esfaqueado e morto pelo dono de um restaurante por causa do valor da conta em Guarujá, no litoral de São Paulo, no último dia 31. Uma manifestação será realizada na cidade por parentes e amigos para pedir Justiça.

Cinco funcionários prestaram depoimento no final da tarde desta segunda-feira (7) na delegacia sede de Guarujá. Um deles disse que apenas o dono da churrascaria e o filho dele se envolveram na briga. "Quando eu olhei para trás estava a vítima e o Diego no chão. O senhor foi até a cozinha, pegou uma faca e voltou, bateu nas costas do rapaz para ele largar. Ele não largou e eu vi o velho dando uma furada nele", diz o funcionário que não quis se identificar.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Luiz Ricardo Lara, além de prestar depoimento, as testemunhas foram catalogadas para o inquérito. "Todas as testemunhas aqui ouvidas foram fotografadas, já que existe a notícia de que outras pessoas participaram do crime. Essa será uma prova suficiente e cabal para que nós possamos ter a convicção se outras pessoas efetivamente participaram do crime ou não", explica o delegado.
 

  •  
Estudante de Campinas Mario dos Santos Sampaio, morto a facadas dentro de restaurante no Guarujá (Foto: Reprodução EPTV)
Os turistas que estavam na churrascaria no último dia do ano e viram a confusão já estão procurando as delegacias das cidades onde moram. "Nós aguardamos agora o comparecimento dessas pessoas nas respectivas delegacias das suas cidades, para que assim nós possamos trazer ao inquérito depoimentos de pessoas imparciais que tenham testemunhado o crime", conta Luiz Ricardo.
O pai do jovem assassinado também esteve na delegacia. Ele veio de Campinas, no interior do Estado, acompanhado de um advogado para ver como está o andamento das investigações. A família do estudante assassinado a facadas quer fazer uma manifestação no Guarujá, que deve acontecer no próximo domingo (13). "Eu convido todas as pessoas que estiverem na cidade para a manifestação. A gente vai sair da frente do restaurante do assassino Adão e vamos dar uma volta até o palácio da Justiça onde será feito uma missa para o meu filho", convida Renato Camargo Sampaio.

O caso
O estudante de campinas Mário dos Santos Sampaio, de 22 anos, foi esfaqueado pelo dono de uma churrascaria em Guarujá. A confusão começou porque a vítima reclamou da cobrança de R$ 7 a mais na conta. José Adão Pereira e o filho dele, Diego Souza Passos se apresentaram à polícia mais de 24 horas depois do crime e evitaram a prisão em flagrante.

Para ler mais notícias do G1 Santos e Região, clique em g1.globo.com/santos. Siga também o G1 Santos e Região no Twitter e por RSS.
G1

Onça que invadiu hospital em Mogi Guaçu, SP, é capturada em árvore


Onça capturada em Mogi Guaçu (SP) pelo Corpo de Bombeiros (Foto: Robert Douglas)Onça capturada em Mogi Guaçu (SP)
pelo Corpo de Bombeiros (Foto: Robert Douglas)
A onça que invadiu um hospital em Mogi Guaçu (SP) na madrugada desta terça-feira (8) foi capturada quando estava em cima de uma árvore nos arredores da unidade médica. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a corporação, a Polícia Militar e três funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) fizeram o cerco do animal, que é um macho.
De acordo com os bombeiros, a onça foi levada para o Zoológico de Paulínia (SP), onde receberá cuidados, já que machucou uma das patas durante a fuga. A analista ambiental do ICMBio, Márcia Rodrigues, estava presente na captura e contou detalhes ao G1. “Quando ela subiu na árvore, o veterinário que esta junto com a nossa equipe lançou um dardo tranquilizante. Logo depois ela ficou desacordada e nos fizemos a captura”, contou.
Márcia também explicou que a onça não oferecia risco nenhum para a população e que eles não têm informações de que esse tipo de animal seja violento. “Onça é um animal tímido, mas não ataca ninguém, só se ficar muito acuada”. Além disso, ela afirmou que por conta dessa mata de eucaliptos muitos animais estão invadindo áreas urbanas.Segundo Márcia, o animal pode ter escapado de uma mata de eucaliptos que pertence a uma indústria de papel. A analista ambiental também explicou que a onça capturada tinha dois anos e meio e que nessa idade elas ficam sem a mãe e procuram território. “Esse foi o motivo da fuga dela, ela ficou sem a mãe e estava sem um local para viver, por isso invadiu o hospital”, afirmou.
A onça vai ficar dois dias no zoológico de Paulínia para se recuperar e depois os funcionários do ICMBio vão estudar uma reserva ambiental para enviar o animal.
O caso
Uma onça surpreendeu os funcionários do Hospital São Francisco na madrugada desta terça-feira , em Mogi Guaçu. Segundo o Corpo de Bombeiros, ela invadiu o local por volta das 3h e ficou deitada em um gramado na parte de dentro da unidade, próximo ao laboratório. O corpo de bombeiros e a Polícia Militar foram acionados, isolaram a área e ficaram observando a movimentação do animal.

A recepcionista do hospital Valéria Magioli afirmou que é a primeira vez que aparece um animal deste porte no local. “Nós chegamos aqui e nos assustamos muito, vimos polícia, bombeiros, achamos que era um acidente em alguma das áreas do hospital”, contou.
Onça é capturada depoois de invadir hospital em Mogi Guqaçu (Foto: Robert Douglas/PM Mogi Guaçu)Onça ficou acuada em árvore antes de ser capturada. (Foto: Robert Douglas/PM Mogi Guaçu 
Para ler mais notícias do G1 Campinas e Região, clique em g1.globo.com/campinas. Siga também o G1 Campinas e Região no Twitter e por RSS.
G1

'A gente tocava nela e levava choque', diz amiga de eletrocutada no RS



Argentina morre após levar choque em Porto ALegre (Foto: Félix Zucco/Agência RBS)

A Polícia Civil investiga a morte de uma mulher de 47 anos na noite de segunda-feira (7), em Porto Alegre. A pecuarista argentina Norma Adriana Gonzales chegava ao prédio onde mora a amiga Anelise Carvalho Figueiredo, acompanhada dela, e morreu após receber uma descarga elétrica ao pisar em uma poça de água. A amiga e outros populares tentaram socorrer a vítima, mas ela não resistiu. "A gente tocava nela e recebia choques", lembrou a psiquiatra Anelise.
A amiga de Norma contou como ocorreu o acidente. Segundo ela, as duas desceram de um táxi nas proximidades do prédio e, ao chegarem até o portão de entrada, a argentina foi eletrocutada. "Não vi (se ela tocou no portão). Como ela estava de tênis e eu de salto alto, ela estava caminhando mais rápido, na minha frente. Só vi quando ela gritou, foi arremessada pelo choque e caiu na água", contou, em entrevista à Rádio Gaúcha.O acidente ocorreu por volta das 21h, na Avenida Andaraí, próximo à Avenida Plínio Brasil Milano, na Zona Norte. A rua estava alagada devido à forte chuva que atingiu a capital gaúcha.
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil isolaram o local. Uma equipe de perícia foi acionada e a polícia aguarda, ainda nesta terça, as imagens das câmeras de segurança do prédio para auxiliar na investigação, além do depoimento de testemunhas. A ocorrência foi registrada na 3ª Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), e o caso será acompanhado pela 9ª Delegacia de Polícia.
De acordo com Anelise, o corpo de Norma foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), e seria liberado por volta das 10h. Os familiares da argentina foram informados e o corpo deve ser levado para seu país de origem, onde será sepultado.
"Ela tomou um choque muito forte e caiu. Pode inclusive ter se afogado em função da água estar muito alta. Mas inicialmente foi pelo choque", disse o inspetor de polícia André Rodrigues da Silva. O laudo do IML deve ficar pronto em aproximadamente um mês.
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs. Siga também o G1 RS no Twitter e por RSS.
G1

Receita libera consultas a lotes da malha fina do IR de 2008 a 2012


Receita Federal liberou nesta terça-feira (8), a partir das 9h, as consultas ao lote multiexercício do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (exercícios 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008). O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina do Leão, mas que regularizaram sua situação fiscal.
As consultas podem ser feitas pelo site da Receita Federal, ou pelo telefone 146. O órgão lembrou que o contribuinte também pode fazer a consulta por meio de aplicativo para tablets e smarthphones - que facilita consulta a declarações de IR e situação cadastral no CPF.
De acordo com o Fisco, as restituições deste lote serão pagas no dia 15 de janeiro de 2013 para um total de 107.094 contribuintes, totalizando R$ 198 milhões. Para o exercício de 2012, serão creditadas restituições para um total de 79.484 contribuintes, totalizando R$ 144,4 milhões, já acrescidos da taxa selic de 6%.
Autorregularização
A Receita Federal confirmou recentemente que o processo de autorregularização, pelo qual os contribuintes podem saber se há inconsistências em seu Imposto de Renda nos últimos anos, ainda segue valendo. Em posse das informações, os contribuintes podem fazer as correções necessárias em seu IR, por meio de uma declaração retificadora, e sair da malha fina.

Para saber se há problemas em suas declarações do IR dos últimos anos, o contribuinte pode entrar no "extrato" da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2012, disponível no portal e-CAC da Receita Federal. Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. Veja o passo a passo do extrato do IR
O contribuinte que caiu na malha fina, e que prefere mesmo assim não fazer o processo de autorregularização, considerando que não está com a declaração errada, pode aguardar ser chamado pelo Fisco para apresentar "documentação comprobatória". Entretanto, caso a Receita julgue que o contribuinte não está com a razão, cobrará o imposto devido com uma multa de 75%, além dos juros (taxa Selic).
Para ler mais notícias do G1 Economia, clique em g1.globo.com/economia. Siga também o G1 Economia no Twitter e por RSS.
G1

Fuvest aplica nesta terça última prova da segunda fase do vestibular 2013


A Fuvest 2013 aplica nesta terça-feira (7) a terceira e última prova da segunda fase do vestibular. A partir das 13h, os candidatos terão que responder a 12 questões dissertativas de duas ou três disciplinas, que variam de acordo com a carreira escolhida no ato de inscrição. Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. Os locais podem ser consultados nosite da Fuvest. A prova dura quatro horas e o candidato só poderá deixar o local de exame a partir de 15h.
G1 trará após a prova a correção das questões feita por professores de cursinhos pré-vestibulares Etapa e Oficina do Estudante
O vestibular ocorre em 43 locais, sendo 21 na região metropolitana de São Paulo e 22 no interior do Estado. São oferecidas 10.982 vagas em cursos da Universidade de São Paulo (USP) e 100 vagas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Candidatos fazem a prova da segunda fase da Fuvest (Foto: Gabriela Gasparin/G1)
As provas da segunda fase começaram no domingo (6) com 10 questões de português e redação. Na segunda, a Fuvest aplicou uma prova com 16 questões relativas às disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês).
As provas de habilidades específicas foram elaboradas pelas próprias escolas e serão aplicadas entre 9 e 11 de janeiro para as seguintes carreiras: artes cênicas (bacharelado e licenciatura), música (Ribeirão Preto), curso superior do audiovisual, design e arquitetura (São Paulo e São Carlos). A primeira chamada será divulgada no dia 2 de fevereiro de 2013.
Abstenção
O primeiro dia da segunda fase registrou um índice de abstenção de 8,5% dos candidatos classificados. De acordo com ao fundação que organiza o vestibular para vagas na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, dos 31.182 estudantes inscritos na segunda fase, 28.531 fizeram a prova do domingo. Outros 2.651 candidatos não compareceram aos locais de prova. Já na segunda-feira, o índice de abstenção subiu para 8,96%.

Para fazer os exames, a Fuvest recomenda que o candidato leve caneta esferográfica (de tinta azul ou preta), lápis nº 2, borracha, régua graduada, água e alimentos. Para as provas que tenham questões de matemática poderão ser usados, também, esquadros, transferidor e compasso.
Segundo a Fuvest, os vestibulandos não poderão usar no local de prova nenhum tipo de equipamento de telecomunicação, bem como computadores, livros, cadernos, gorros, bonés, marca-textos e outras anotações.
Para ler mais notícias do G1 Educação, clique em g1.globo.com/educacao. Siga também oG1 Educação no Twitter e por RSS.
G1

Diretora de centro de tratamento de álcool se demite após dirigir bêbada


A americana Juli Arnold, de 49 anos, pediu de demissão do cargo de diretora de um centro da mulher para o tratamento de drogas e álcool em Fort Pierce, no estado da Flórida (EUA), após ter sido presa pela quarta vez acusada de dirigir alcoolizada e drogada.
Juli Arnold foi presa por dirigir bêbada e drogada (Foto: Reprodução)Juli Arnold foi presa por dirigir bêbada e drogada (Foto: Reprodução)

Segundo o jornal "Sun-Sentinel", Juli foi detida no dia 28 de dezembro. Além de alcoolizada, a polícia encontrou no veículo maconha e pílulas com venda controlada. Ela deixou a cadeia após pagar uma fiança de US$ 17 mil.
Ela também foi presa por dirigir bêbada em 1994, 1996 e 2004.
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

MEC divulga nova lista de cursos superiores com avaliação ruim


A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação publicou na edição desta terça-feira (8) do “Diário Oficial da União” uma nova relação de cursos de graduação obtiveram resultados insatisfatórios no Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2011.
A lista (veja aqui) tem 38 cursos de 20 instituições de ensino superior, sendo quatro universidades federais, cinco universidades particulares, quatro institutos federais e sete centros universitários.
Os vestibulares para estes cursos não serão suspensos. No entanto, as instituições que organizam os cursos terão de cumprir medidas cautelares preventivas de ajustes para melhoria da avaliação destes cursos. Todas as instituições que tiraram igual ou menor que 2 no CPC serão convocadas a estabelecer um protocolo de compromisso junto ao MEC e terão de gerar relatórios a cada dois meses sobre o andamento das mudanças. Elas terão 60 dias para cumprir as exigências relacionadas ao corpo docente, como contratar novos mestres ou doutores, por exemplo; e 180 dias para se adequar na questão da infraestrutura, como criação ou reforma de laboratórios ou bibliotecas.
O CPC avalia o rendimento dos alunos, a infraestrutura e o corpo docente. Na nota do CPC, o desempenho dos estudantes conta 55% do total, enquanto a infraestrutura representa 15% e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de mestres pesa em 15% do total; a dedicação integral, 7,5% e o número de doutores, também 7,5%.
Em 2011, foram avaliados 8.665 cursos, sendo 6.083 do sistema federal de ensino, das áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins, bem como cursos dos eixos tecnológicos de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.
Do total, 4.458 tiveram CPC satisfatório, sendo 1.272 federais e 3.186 particulares. Dos cursos avaliados, 672 tiveram CPC insatisfatório, sendo 124 federais e 548 particulares. Outros 1.114 cursos ficaram sem conceito.
Suspensão
Em dezembro, o MEC divulgou a lista de 207 cursos superiores que tiveram seus vestibulares suspensos por terem obtido índice insatisfatório (nota menor de 3) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) nas últimas medições realizadas, em 2008 e 2011. Ao todo, o ingresso para 38.794 vagas estará suspenso.

Para ler mais notícias do G1 Educação, clique em g1.globo.com/educacao. Siga também oG1 Educação no Twitter e por RSS.
G1

Concessionária de energia localiza 'gatos' em bairro de João Pessoa


Energisa faz operação para identificar ligações clandestinas em João Pessoa (Foto: Divulgação/Assessoria)Energisa faz operação para identificar ligações
clandestinas em João Pessoa (Foto: Divulgação)
No primeiro dia de operação deflagrada pela Concessionária de Energia Elétrica na Paraíba (Energisa), nesta segunda-feira (7), para combater o furto de energia elétrica no bairro do Bessa, orla marítima de João Pessoa, foram constatadas dez unidades consumidoras que, segundo a assessoria da empresa, estavam furtando energia. Das dez, quatro foram periciadas e, neste caso, os responsáveis pelo furto, além de responderem criminalmente, poderão pagar por toda a energia desviada durante o período em que durou a fraude, ainda segundo a Energisa.
Os proprietários dos seis imóveis que não foram periciados devem responder apenas administrativamente, pagando toda a energia que foi desviada. As estimativas de quanto as pessoas que fizeram ligações clandestinas vão pagar são feitas com base no tipo de fraude e também em estudos que revelem há quanto tempo o popular 'gato' existia.
PrejuízosSegundo a Energisa, as equipes devem verificar a suspeita de fraudes em 780 unidades consumidoras no bairro. A operação de fiscalização, feita pelo Departamento de Medição e Combate a Perdas da concessionária, ocorre até a sexta-feira (11).
Nos últimos 12 meses, a Energisa calcula que foram desviados em todo o Estado 131 GWh de energia, o que significa uma perda de arrecadação de R$ 12,5 milhões aos cofres públicos.
A operação terá a participação de 26 equipes da Energisa e acompanhamento da polícia. O Bessa foi escolhido com base em dados técnicos apurados pelo Centro de Inteligência de Combate a Perdas da concessionária que apontam elevado índice de desvio de energia no bairro.

Risco de morte
Além dos prejuízos financeiros, a utilização de 'gatos' pode causar graves acidentes. O furto de energia elétrica representa risco de morte, tanto para os que interferem no sistema elétrico sem o conhecimento da distribuidora de energia, quanto para os usuários das unidades nas quais se identifica o furto.

Punição
Os consumidores que forem flagrados furtando energia responderão a processo por crime contra o patrimônio, podendo pegar até 8 anos de prisão, e ainda terá que pagar  em dinheiro o valor de toda a energia desviada. As ligações irregulares também provocam queda na qualidade do fornecimento de energia elétrica, já que sobrecarregam o sistema elétrico.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1PB

Salão de Artesanato da Paraíba fica aberto à visitação até 20 de janeiro


Gilson Galdêncio faz esculturas com cabaça, arame, saco plástico e resina plástica (Foto: Krystine Carneiro/G1)Artesão faz esculturas com cabaça, arame, saco
plástico e resina (Foto: Krystine Carneiro/G1)
O Salão de Artesanato da Paraíba segue aberto até o dia 20 de janeiro no Jangada Cube, no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa. O local foi reaberto à visitação no sábado (5) após ser fechado temporariamente devido às chuvas dos dias 1º e 2 de janeiro, que danificaram a estrutura da tenda montada.
Sob o tema “O Imaginário Infantil”, o Salão de Artesanato é realizado em uma área de 3.200 m², no Jangada Clube. Essa edição do evento reúne mais de 700 artesãos representando 4.750 associações, cooperativas, grupos de produção, indústrias e iniciativas individuais de 126 municípios da Paraíba.

Entre os produtos que são comercializados no local estão brinquedos populares, trabalhos em cerâmica, madeira, tecelagens, fios e fibras.

O salão funciona de segunda a sexta das 15h às 22h e nos sábados e domingos das 15h às 23h. Além do artesanato comercializado, também há uma praça de alimentação com comidas típicas e uma área para crianças brincarem.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Pequenas empresas criam 90% dos novos empregos na PB, diz Sebrae


As micro e pequenas empresas (MPE) criaram em novembro de 2012 1.727 novos empregos na Paraíba. Os dados são de um estudo feito pelo Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados nesta segunda-feira (7).
Já o setor de serviços, ficou em segundo lugar no ranking, com 41,86% do total, com 798 novos postos de trabalho.De acordo com o estudo, os novos postos de trabalho gerados pelas pequenas empresas representam 90,5% do total de empregos criados no estado. Entre os pequenos negócios, o setor que mais criou empregos foi o comércio, que gerou 845 novas vagas, representando 44,5% do total.
Segundo o Sebrae, em nível nacional, os pequenos negócios geraram mais de 90 mil novos empregos e foram os grandes responsáveis pelo saldo positivo na geração de empregos em novembro do ano passado.
Na contramão
Ao contrário das MPEs, as médias e grandes empresas do país cortaram 44.855 vagas, segundo o Sebrae, que aponta ainda que crescimento do poder de consumo da classe média é um dos fatores que tem gerado uma maior demanda junto às micro e pequenas empresas .

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Ônibus escolar é destruído por incêndio no Agreste paraibano


Um ônibus escolar ficou completamente destruído após pegar fogo, na tarde de segunda-feira (7) em Esperança, no Agreste paraibano. De acordo com com o 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado antes da chegada dos oficiais. O veículo estava sem funcionar e ninguém ficou ferido.
O ônibus estava estacionado na garagem do Matadouro Público Municipal. Segundo o subsecretário municipal de Comunicação, Luciano André, o veículo seria levado para a oficina e ainda não é possível afirmar se o incêndio foi intencional ou acidental.Segundo a Polícia Militar da cidade, o ônibus pertence à Prefeitura Municipal de Esperança. O fogo durou pouco mais de duas horas e as chamas destruíram o teto, a lataria, as cadeiras e os vidros do automóvel. Apenas os pneus não foram atingidos.
O prejuízo aos cofres públicos é estimado em R$ 80 mil. O carro era utilizado para transportar estudantes da zona rural para a urbana de Esperança. O laudo pericial do Corpo de Bombeiros deve ser concluído em até 30 dias.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Aniversariante do dia





Família busca estudante de 11 anos desaparecida em João Pessoa


Foto da estudante Fernanda Elle, desaparecida na Paraíba, está sendo divulgada pelas redes sociais  (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Foto da estudante Fernanda Elle, desaparecida na
Paraíba, está sendo divulgada pelas redes sociais
(Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Uma criança de 11 anos desapareceu na tarde de segunda-feira (7) enquanto voltava da escola para sua casa, no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa. Segundo o sargento Aurélio da Polícia Militar, Fernanda Ellen Miranda Cabral de Oliveira foi para escola, que fica a poucos metros de sua casa, buscar o boletim por volta das 15h da segunda. De acordo com a Polícia Militar, Fernanda Ellen foi vista pela última vez saindo do local de blusa rosa e short azul, comemorando a aprovação.
A família da estudante, preocupada com a demora do retorno da criança, decidiu ir até a escola e saber se ela ainda estava por lá conversando com algum colega, mas foi informada pela diretora que a menina havia saído das dependências do colégio havia alguns minutos. Após conversar com os funcionários da escola e conhecendo os hábitos da criança, a família começou a busca por Fernanda, como conta a tia da estudante, Maria da Penha Cabral.
“Conhecemos Fernanda. Ela é uma menina muito caseira, não tem costume de sair de casa sem avisar. A escola em que ela estuda é bem perto da casa dela, a menos de dois quarteirões. Conversamos com o pessoal da escola, o vigia falou que viu ela comemorando a aprovação e saindo do colégio, ele disse ainda que avisou para que ela tivesse cuidado no retorno”, relatou Maria da Penha.
“Fomos até Jacumã conversar com o garoto, e o último contato dele com ela foi no final de semana. A família não sabia da existência do namorado. Pelo que contam outros policiais, que moram próximo a estudante desaparecida, ela é bastante comportada. Estamos mobilizando todo o Ciop (Centro Integrado de Operações Policiais) na busca”, comentou.O sargento Aurélio afirmou que após conversar com amigas de Fernanda, descobriu que a estudante tinha um namorado de 13 anos, que mora em Jacumã, no município de Conde, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa. Segundo ele, o adolescente afirmou ter falado com Fernanda pela última vez no sábado, por telefone.
A família também está mobilizando as buscas pelas redes sociais, divulgando uma foto de Fernanda Ellen Cabral e contatos para que alguém que a tenha visto informe alguma pista. “Muitas pessoas já ligaram, uma dizendo que estava com ela, outra que tinham visto na calçadinha de Tambaú, outro que a tinha visto numa pousada. Muita gente se aproveita da situação, e passa trote. Pedimos que essas pessoas se ponham no nosso lugar e colaborem conosco”, pediu. A família disponibilizou os números (83) 8870-1778 e 8752-7652, do avô e da própria Maria da Penha, para quem tiver alguma pista do paradeiro da estudante.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.

G1

Bebê morre na PB e suspeita é que ele tenha sufocado com leite materno


Bebê morreu em casa e suspeita é que ele sufocou com leite materno em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Quando o Samu chegou ao local, bebê já estava
morto (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um bebê de dois meses morreu na manhã desta terça-feira (8) no bairro Valentina emJoão Pessoa. O médico Temístocles, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atendeu o bebê, disse que a suspeita é que o menino tenha morrido sufocado com o leite materno, mas apenas a perícia é que vai apontar a causa da morte.
G1 esteve no local para tentar falar com os familiares, mas eles estavam abalados com a notícia e preferiram não dar detalhes sobre o caso.
De acordo com testemunhas, a mãe da criança é uma adolescente de 16 anos. "Segundo familiares, a criança estava sem respirar desde às 6h30. Quando nós chegamos constatamos a morte", disse o médico do Samu.

O caso é tratado como acidente e será investigado. De acordo com o major Marcelo Lins, do Corpo de Bombeiros, o engasgamento acontece quando algo que deve de ir para o estômago, por um algum motivo, acaba desviando e seguindo para o pulmão.


“A manobra feita para solucionar o engasgamento é conhecida como manobra de Heimlich, existe o tipo para adultos e também para crianças”, disse o major. É necessário colocar a criança com a barriga para baixo na mão ou antebraço da pessoa que for fazer o salvamento. É importante que cabeça do bebê fique bem apoiada.
Orientação dos bombeiros
O major Marcelo Lins disse que caso de engasgamento de lactantes não é comum, mas acontece e as pessoas devem agir rapidamente para desobstruir as vias respiratórias dos bebês.

Em seguida, com a mão em forma de concha a pessoa deve bater entre os ombros da criança. “A técnica diz que é para bater por três vezes e ver se saiu o excesso de leite pela boca ou nariz da criança”, explicou. A técnica força uma tosse para que a criança consiga expelir o leite.
Em casos desse tipo, as pessoas podem ligar para o Samu (192) e Corpo de Bombeiros (193).
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Em Ouro Branco/RN já é Carnaval



É tradição. Um mês antes do início oficial do carnaval, no domingo, os papangus saem às ruas de Ouro Branco-RN, embalados pela orquestra de frevo.

Pessoas de todas as idades acompanham a folia, culminando com concentração na Praça Aluísio Alves, que fica bastante movimentada.

A frase que se ouve é: já é carnaval em Ouro Branco!

Fonte: Ouro Branco Notícias

Ministro Aguinaldo Ribeiro anuncia 'pacote' de investimentos para a Paraíba


Ministro Aguinaldo Ribeiro
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), vai anunciar, nesta segunda-feira (7), um pacote de investimentos para a Paraíba. O valor dos recursos será revelado durante a coletiva de imprensa que acontecerá às 9h, na sede da Caixa Econômica Federal, na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa.
Segundo Aguinaldo, os recursos serão destinados para obras de infraestrutura, mobilidade urbana, transportes, saneamento e habitação. E, embora não tenha adiantando as informações sobre as cifras do pacote, o ministro assegurou que uma obra de grande impacto está prevista para a capital paraibana – com os recursos já assegurados em caixa.
Além disso, o ministro apresentará um balanço dos investimentos do Ministério das Cidades na Paraíba ao longo de 2012. Outro assunto que entrará na pauta da coletiva, conforme revelou o próprio ministro, será a verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Mobilidade Urbana para João Pessoa.
Estão previstos recursos da ordem de R$ 188 milhões para a capital através do PAC da Mobilidade – sendo R$ 95 milhões do Orçamento Geral da União e R$ 59 milhões de financiamentos, além de contrapartidas. O anúncio foi feito pelo ex-prefeito Luciano Agra (sem partido), em abril do ano passado, mas o dinheiro não veio e ficou para Luciano Cartaxo (PT) aguardar por sua chegada em 2013.
PAC 2
Na última semana, o Ministério das Cidades divulgou o investimento de R$ 1,9 milhão em sete projetos selecionados para obras de acessibilidade do PAC 2 – Mobilidade Grandes Cidades. A seleção fez parte da Chamada Pública nº 01/2012 e visa contemplar as cidades de Maceió (AL), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Teresina (PI).
No caso da capital, foram selecionados projetos de arquitetura e engenharia para construção de corredores de ônibus, com investimento de R$ 300 mil. A verba paraibana está apenas um pouco acima daquela destinada à Maceió (R$ 298,4 mil), mas está abaixo dos recursos autorizados para obras em Recife (R$ 809,3 mil). Natal e Teresina também receberão R$ 300 mil para os projetos de mobilidade.
O PAC 2 Mobilidade Grandes Cidades tem como objetivo requalificar e implantar sistemas estruturantes de transporte público coletivo.
Fonte: http://portalcorreio.uol.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...