sábado, 12 de janeiro de 2013

Lista reúne casos polêmicos envolvendo o uso do Photoshop


Na semana passada, a líder da minoria democrata na Câmara, Nancy Pelosi, criou polêmica ao usar o Photoshop para aparecer em uma foto. A imagem modificada mostra ao fundo Pelosi e outras três deputadas que chegaram atrasadas para a sessão de fotos em frente ao Capitólio, em Washington. Abaixo, o G1 reúne casos polêmicos envolvendo o Photoshop.
Democrata Nancy Pelosi divulgou imagem alterada no Flickr. (Foto: AP)Democrata Nancy Pelosi divulgou imagem alterada (à direita) no Flickr. (Foto: AP)
Em 2011, a parlamentar canadense Rathika Sitsabaiesan usou o Photoshop para esconder o decote e publicar a foto em seu site oficial (Foto: Reprodução)Em 2011, a parlamentar canadense Rathika Sitsabaiesan usou o Photoshop para esconder o decote e publicar a foto em seu site oficial (Foto: Reprodução)
Em 2010, um calendário erótico que 12 estudantes de jornalismo de uma faculdade de Moscou, na Rússia, fizeram em homenagem a Vladimir Putin, foi alvo de críticas, pois os organizadores teriam exagerado no Photoshop, já que algumas das jovens ficaram quase irreconhecíveis (Foto: Pavel Golovkin/AP)Em 2010, um calendário erótico que 12 estudantes de jornalismo de uma faculdade de Moscou, na Rússia, fizeram em homenagem a Vladimir Putin, foi alvo de críticas, pois os organizadores teriam exagerado no Photoshop, já que algumas das jovens ficaram quase irreconhecíveis (Foto: Pavel Golovkin/AP)
No ano passado, o fotógrafo britânico David Byrne foi eliminado do concurso 'Fotógrafo de Paisagem do Ano' por ter usado muito Photoshop em sua foto, batizada 'Barcos de Lindisfarne'. (Foto: Reprodução)No ano passado, o fotógrafo britânico David Byrne foi eliminado do concurso 'Fotógrafo de Paisagem do Ano' por ter usado muito Photoshop em sua foto, batizada 'Barcos de Lindisfarne'. (Foto: Reprodução)
Em 2007, a revista francesa ‘Paris Match’ criou polêmica ao retocar através do Photoshop uma foto do então presidente francês, Nicolas Sarkozy, durante férias nos Estados Unidos para livrá-lo de uns 'pneuzinhos' inconvenientes (Foto: Reprodução)Em 2007, a revista francesa ‘Paris Match’ criou polêmica ao retocar através do Photoshop uma foto do então presidente francês, Nicolas Sarkozy, durante férias nos Estados Unidos para livrá-lo de uns 'pneuzinhos' inconvenientes (Foto: Reprodução)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Pequim tem alto nível de poluição e moradores devem ficar em casa


Uma densa fumaça tomou conta do céu de Pequim neste sábado (12), com a poluição atingindo níveis perigosos pelo segundo dia e os moradores sendo alertados para ficarem em casa, indicou a imprensa estatal.
Homem solta pipa em Pequim, onde poluição em nível alarmante encobriu o céu nste sábado (12) (Foto: Alexander F. Yuan/AP Photo)Homem solta pipa em Pequim, onde poluição em nível alarmante encobriu o céu nste sábado (12) (Foto: Alexander F. Yuan/AP Photo)
O centro municipal de alertas ambientais fez um alerta a idosos, crianças e para aqueles que sofrem de doenças respiratórias ou cardiovasculares para que evitem sair de casa ou realizar atividade física intensa, destacou a agência de notícias "Nova China" (Xinhua).
Aqueles que se arriscaram a sair usavam máscaras de proteção, enfrentando a baixa visibilidade, o céu encoberto e o sol encoberto pela poluição.
Homem usa máscara para ir à rua em Pequim por conta do alto nível de poluição. (Foto: Alexander F. Yuan/AP Photo)Homem usa máscara para ir à rua em Pequim por conta do alto nível de poluição. (Foto: Alexander F. Yuan/AP Photo)
A qualidade do ar em Pequim mostrou partículas com um diâmetro reduzido o suficiente para penetrar nos pulmões em uma amostra de 456 microgramas por metro cúbico, informou o centro. A qualidade é considerada boa quando a taxa fica abaixo de 100.
No entanto, uma amostra apresentada pelo site da embaixada dos Estados Unidos em Pequim mostrava uma taxa acima de 800. Pequim apresenta amostras com um valor máximo de 500, com a embaixada americana publicando no Tweeter que suas próprias leituras estavam "além do índice".
No ano passado, Pequim considerou ilegal que embaixadas estrangeiras fizessem suas próprias análises da qualidade do ar, mas os Estados Unidos afirmaram que sua missão diplomática na China não iria parar de tuitar os níveis de qualidade do ar, pois a análise seria útil para os cidadãos americanos que vivem no país.
É esperado que a forte poluição dure mais três dias, enquanto as condições climáticas impedem que os poluentes sejam dispersos, disse o centro de alertas, segundo a Nova China.
A fumaça também encobriu vastas áreas do leste e centro da China além de ter fechado diversas estradas e atrasado voos em várias províncias, acrescentou a agência.
A qualidade do ar na China está entre as piores no mundo, alertam organizações internacionais, mencionando o massivo consumo de carvão e as cidades lotadas de carros no maior mercado automobilístico do mundo.
Para ler mais notícias do Globo Natureza, clique em g1.globo.com/natureza. Siga também o Globo Natureza no Twitter.
G1

Jovem abandona medicina no 3º ano, presta vestibular e é aprovado no ITA


Alexandre Mazzocato, de 21 anos, trancou o curso de medicina na UFRGS, fez cursinho e passou no ITA (Foto: Arquivo Pessoal)Alexandre Mazzocato, de 21 anos, trancou o curso de medicina na UFRGS, fez cursinho e passou no ITA
(Foto: Arquivo Pessoal)
Um estudante de medicina do Rio Grande do Sul decidiu trancar a faculdade no terceiro ano para perseguir um sonho antigo: estudar engenharia em uma das instituições de maior prestígio do país, o concorrido Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São Paulo. Aos 21 anos, Alexandre Mazzocato se deu o prazo de um ano para colocar em pausa o curso de medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e voltar às disciplinas do ensino médio para prestar novamente o vestibular. "Resolvi investir um ano da minha vida para tentar isso. E deu certo", afirmou ele ao G1.
Alexandre conta que, apesar de ter a opção de trancar a faculdade de medicina e voltar a ela caso não fosse aprovado no ITA, a decisão de fazer um novo vestibular não aconteceu de uma hora para outra.
"Não foi uma decisão fácil, foram os últimos meses de 2011 e os primeiros meses de 2012 pensando. Inclusive eu já estava em aula no começo do ano [de 2012] quando decidi", disse o jovem de Porto Alegre, que no dia 20 se mudará para São José dos Campos, cidade a cerca de 100 quilômetros da capital paulista.
Mesmo assim, ele não só conseguiu ser aprovado na primeira tentativa para o curso da UFRGS como também garante que gostou das aulas e acha a medicina "uma profissão fantástica". Por isso, Alexandre se deu o prazo de um ano para perseguir o sonho do ITA e, caso ele não desse certo, o estudante voltaria a buscar o diploma de médico.Formado no ensino médio pelo Colégio Militar de Porto Alegre, Alexandre conta que sempre teve vontade de estudar no ITA, mas, na hora de escolher o que prestar no vestibular, ele acabou optando por outra carreira. "Apesar de eu ter o sonho de fazer ITA, quando foi chegando no final do ensino médio, esse sonho tinha diminuído e eu já estava decidido pela medicina", afirmou.
Estudos das 7h às 20h
Para fazer o ano de estudos valer a pena, o jovem se matriculou no curso pré-vestibular Elite, onde recebeu bolsa integral graças a uma prova que fez em 2008, no terceiro ano do ensino médio, quando tirou a nota mais alta entre seus colegas.

As aulas no cursinho iam das 14h às 20h. "Mas eu tentava acordar às 7h todos os dias, não conseguia em todos, mas tentava. Levantava, tomava café e já começava a estudar, ficava até o almoço", contou Alexandre. Depois de comer, o estudante ia para o cursinho e dividia as noites entre as apostilas e a namorada.
"Sabendo administrar dá [para fazer as duas coisas]. A maioria do tempo que eu não passava estudando eu passava com a minha namorada", disse.
Alexandre credita seu êxito à carga horária dedicada aos estudos e recomenda aos estudantes que pretendem passar em vestibulares concorridos que não desanimem. "Tem que manter a cabeça erguida, se é isso mesmo que a pessoa quer, fazer um curso superior." Para o jovem, mesmo sozinho é possível estudar muito. "É a coisa mais importante, a carga horária e o esforço são fundamentais."

Os candidatos ao ITA fazem prova em 22 bancas examinadoras em 17 estados do Brasil. Pelas estatísticas do vestibular do ITA, Alexandre foi o único candidato aprovado em 2013 pela banca de Porto Alegre, entre 155 inscritos.
Tempo 'perdido'
Já se passaram quatro anos entre a formatura do ensino médio e a aprovação no curso de engenharia aeronáutica. "Eu perdi quatro anos entre aspas, porque não considero esses anos perdidos da minha vida, são quatro anos acadêmicos não aproveitáveis." Ele afirma, porém, que não considera perdido o período entre 2009 e 2012 e que está feliz com a mudança de rumo que sua vida vai tomar aos 21 anos.

Suas aulas começam em 25 de fevereiro, mas os aprovados devem fazer a matrícula presencialmente às 10h do dia 20 de janeiro. No dia 21, segundo o calendário da instituição, terão início as atividades do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos, obrigatórias a todos os estudantes do instituto, mesmo os que não optem pela carreira militar.
Alexandre afirma que ainda não sabe onde pretende atuar depois da graduação. "Quando eu decidi [mudar de carreira], o meu sonho era ir para o ITA, e os fatores que me fizeram tomar essa decisão foram principalmente pelo ensino superior. Mas existem várias áreas, o ITA abre muitas portas", disse o calouro gaúcho.
Para ler mais notícias do G1 Educação, clique em g1.globo.com/educacao. Siga também o G1 Educação no Twitter e por RSS.
G1

Cruzes relembram mortos da tragédia na Região Serrana do RJ


A praça do Suspiro, no Centro de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, recebeu 274 cruzes em memória as vítimas da tragédia do dia 12 de janeiro de 2011, neste sábado (12), quando se completam dois anos da maior catástrofe natural do Brasil.
cruzes são colocadas em praça de nova friburgo para relembrar mortos da tragedia (Foto: Heitor Moreira/G1)Junto com cada cruz, rosas foram colocadas na praça do Suspiro, em Friburgo. (Heitor Moreira/G1)
Segundo a Secretaria Estadual da Defesa Civil do Rio de Janeiro, 429 pessoas morreram em Friburgo. Em toda Região Serrana foram 918. Dentre os mortos estavam amigos de Cassilda Silva, de 67 anos. Ela mora em Nova Friburgo há 60 anos e neste sábado (12) foi até a praça do Suspiro, lembrar e rezar pelos amigos que a enxurrada levou.
Cassilda relmbra mortes de amigos que foram levados pela enxurrada (Foto: Heitor Moreira/G1)
'' Podem passar anos e anos que nunca vou esquecer daquele dia. Aos poucos ia recebendo notícia da morte de cada amigo de trabalho meu. Tenho muita fé em Deus e estou aqui pra rezar por eles. Alguns amigos até hoje não foram achados.'' - disse a aposentada. 
A ideia da homenagem é do Grupo de Arte, Movimento e Ação de Nova Friburgo (GAMA). Segundo Julio Cezar Seabra Cavalcanti, fundador do grupo, a explicação da quantidade de 274 cruzes é a soma dos três algarismos: 2, 7 e 4, que tem como resultado o número 13. Para o GAMA, o número representa sorte. Desejo que eles fazem para toda Região Serrana. Segundo o grupo, as cruzes serão retiradas da praça do Suspiro na próxima segunda-feira (14).
Valdelir Correa no bairro Campo Grande em Teresopolis (Foto: Heitor Moreira/G1)
Perder 24 pessoas da família de uma vez, em uma só madrugada. Essa foi a realidade de Valdelir Corrêa de Oliveira,  46 anos, morador do bairro Campo Grande, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.
A enxurrada do dia 12 de janeiro de 2011 levou a mãe, irmãos, primos, tios, e cunhadas de Valdelir. Dois anos depois, o jardineiro passa todos os dias pelo local onde a família morava pra ir trabalhar. O conjunto de quatro casas desapareceu. No lugar, muitas pedras, areia e um rio que a enxurrada da tragédia 'criou'.
'' Todos os dias preciso passar por aqui pra chegar no trabalho. No início pensei que não ia conseguir continuar a viver. Mas consegui um emprego e to vivendo a minha vida. Mesmo me sentindo muito sozinho nesse mundo, tenho certeza que eles estão olhando pra mim lá do céu '' - disse o jardineiro. 
De acordo com dados do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), disponível no site do Ministério Público Estadual, em Teresópolis  119 pessoas estão desaparecidas.
cruzes são colocadas em praça de nova friburgo para relembrar mortos da tragedia (Foto: Heitor Moreira/G1)Na homenagem, rosa representa a vida, renascer e recomeçar.  (Foto: Heitor Moreira/G1)
Para ler mais notícias do G1 Serra, Lagos e Norte, clique em g1.globo.com/intertvrj. Siga também o G1 Serra, Lagos e Norte no Twitter e por RSS.
G1

Turista do RS baleada em assalto na Ponte da Amizade morre em hospital


Gaúcha tinha 27 anos e morreu na tarde deste sábado (12) (Foto: Reprodução / RPC TV)Gaúcha tinha 27 anos e morreu na tarde deste sábado (12)
(Foto: Reprodução / RPC TV)
A turista de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Noiara Bonatto de Souza, que foi baleada durante uma tentativa de assalto na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na manhã deste sábado (12), morreu por volta das 16h. A informação foi confirmada pelo Hospital Municipal.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), três rapazes armados se aproximaram e anunciaram o assalto. Os turistas estavam indo fazer compras em Cidade do Leste, no Paraguai. A gaúcha estava logo a frente com o marido, se assustou e foi atingida com um tiro no abdômen.
Noiara tinha 27 anos, passou por uma cirurgia, foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu aos ferimentos.
Os assaltantes fugiram levando dinheiro e documentos dos turistas. A Polícia Civil da cidade está investigando o caso. Até a publicação da reportagem, ninguém havia sido preso.
Para ler mais notícias do G1 Paraná, clique em g1.globo.com/parana. Siga também o G1 Paraná no  Twitter e no RSS.
G1

Cadeia escocesa descobre que detento escondia iPhone no reto


Christopher Hughes admitiu ter escondido iPhone no reto (Foto: Reprodução)Christopher Hughes admitiu ter escondido
iPhone no reto (Foto: Reprodução)
As autoridades da cadeia de Castle Huntly, perto da cidade escocesa de Dundee, descobriram que o detento Christopher Hughes, de 25 anos, escondia um iPhone no reto, segundo reportagem da emissora "STV News".
O preso de 25 anos, que tem um longo histórico de delitos, admitiu que introduziu o aparelho e o carregador no ânus.
Hughes cumpre uma pena de nove anos por esfaquear quatro homens em uma fila de táxi em Motherwell, em agosto de 2008.
As autoridades descobriram o iPhone durante uma revista realizada na cadeia em novembro do ano passado.
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

CPI do Cachoeira custou R$ 167 mil aos cofres do Congresso


Criada para apurar o elo de políticos e empresários com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, a comissão parlamentar mista de inquérito conhecida como CPI do Cachoeira custou aos cofres públicos R$ 167.101,16, segundo dados oficiais obtidos pelo G1 na Diretoria Geral do Senado.
A comissão durou oito meses, mas os trabalhos se concentraram no primeiro semestre do ano passado. Depois do recesso de julho, as eleições levaram à suspensão dos trabalhos até o fim de outubro. Em novembro e dezembro, as atenções se concentraram para votar o relatório final com as conclusões.
Parlamentares durante sessão de votação do relatório final da CPI do Cachoeira (Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado)Parlamentares durante sessão de votação do relatório final da CPI do Cachoeira; conclusão com mais de 4 mil páginas foi rejeitado para aprovação de parecer com duas páginas (Foto:Marcos Oliveira/Agência Senado)
Ao final dos trabalhos, a CPI consumiu menos recursos do que inicialmente previsto. O requerimento de criação da comissão fixava em R$ 200 mil o limite das despesas a serem realizadas no trabalho de investigação.
Dos 167 mil dispendidos, a maior parte, R$ 130.642,06, foi usada para pagamento de diárias.
Para pagamento de passagens áreas domésticas, o Congresso desembolsou no período de funcionamento da comissão outros R$ 33.619,20. O restante, R$ 2.839,9, foi usado para pagamento de hospedagem em Brasília, que cobrem custos especialmente de pessoas chamadas a depor.
Das 35 pessoas convocadas ou convidadas para falar à CPI, somente 16 aceitaram dar informações; as outras 19 permaneceram caladas.

O líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR), que integrou a CPI, disse acreditar que a comissão não "cumpriu o seu papel", pois deixou de apurar desvios de dinheiro público em licitações e a suposta relação da construtora Delta com empresas fantasma.
Relatório
A CPI do Cachoeira teve fim no dia 18 de dezembro com a rejeição do relatório final elaborado pelo deputado Odair Cunha (PT-MG), escalado para conduzir a investigação. Sem consenso, o texto do relator, com mais de 4 mil páginas, deu lugar a um "parecer alternativo" de duas páginas que encaminhava ao Ministério Público todo o material recolhido na apuração.

Este documento, redigido pelo deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF) e que acabou aprovado como relatório final, não sugere o indiciamento de nenhum dos suspeitos de envolvimento com o esquema de Cachoeira.

"A CPI deixou a desejar, não cumpriu o seu papel. Ela escondeu mais do que revelou, ficou adstrita ao que a Polícia Federal tinha revelado. A CPI tinha que chegar ao desvio de dinheiro público através de licitações fraudadas, esquema de empresas laranjas com a participação da Delta e remessas ao exterior", afirmou o tucano.
Ele explicou que a maioria comissão rejeitou o relatório de Odair Cunha por considerar que houve "blindagem" à construtora Delta. "O relatório foi dirigido, por isso o rejeitamos. Na verdade isso que deveríamos ter investigado a Polícia Federal não investigou nem o Ministério Público".
Já para o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), vice-presidente da CPI, os mais de R$ 167 mil gastos "valeram a pena". Ele destacou que o relatório de Odair Cunha, apesar de não ter sido aprovado pela maioria, foi entregue ao Ministério Público Federal, a quem caberá iniciar novas investigações ou anexar os dados aos inquéritos já abertos.
Para o petista, o parecer do relator trouxe elementos novos que devem auxiliar as apurações do MPF e da Polícia Federal. "Acho que o gasto se justificou. Todo o relatório do deputado Odair Cunha vai ao Ministério Público Federal e é um documento muito importante, completo. Os dados constantes do relatório falam por si, então o gasto valeu a pena", disse.
Para ler mais notícias do G1 Política, clique em g1.globo.com/politica. Siga também o G1 Política no Twitter e por RSS.
G1

Com PIB mais baixo, trabalhador que ganha mínimo receberá menos


Com um crescimento menor do PIB previsto para os próximos anos, a estimativa é que o salário mínimo, que serve de referência para cerca de de 45 milhões de trabalhadores, também tenha reajustes mais baixos nos próximos anos. Entre 2013 e 2015, o trabalhador deixará de receber cerca de R$ 245, em comparação com o que era previsto no final de 2011, de acordo com cálculos feitos pelo G1.
Isso acontece porque, pelo formato escolhido pelo governo, o salário mínimo é reajustado com base na inflação (calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC) e no crescimento da economia (o PIB) de dois anos antes. Como o crescimento do PIB de 2012 deve ficar bem abaixo do previsto daquele ano, o salário mínimo de 2014 será influenciado negativamente. Para 2013, o salário mínimo foi fixado em R$ 678.
A perda entre 2013 e 2015 pode chegar a R$ 245,31 para o trabalhador.
Veja, a seguir, os cálculos feitos com base nas previsões do mercado (as melhores disponíveis) para o PIB e INPC de um ano atrás, em dezembro de 2011, e as expectativas para os mesmos indicadores feitas em igual mês de 2012.
Correção do salário mínimo ano a ano
No fim de dezembro de 2011, o mercado financeiro, por exemplo, previa uma taxa de crescimento de 2,87% para o PIB daquele ano (utilizado na correção do salário mínimo de 2013), além de um INPC de 5,39% para 2012. Somando os dois, a correção do mínimo, em 2013, seria de 8,26%, o que levaria o valor dos R$ 622 de 2012 para R$ 673,37 em 2013. 

Um ano depois, no fim de 2012, porém, as contas mudaram. O PIB, antes estimado em 2,87% pelo mercado, acabou ficando em 2,73% em 2011 (de acordo com números oficiais do IBGE). E o INPC deste ano, antes previsto em 5,41%, passou para 6,1%. Com isso, o salário mínimo de 2013 ficou um pouco maior: de R$ 678. Um ganho anual de R$ 60,19 (considerando o décimo terceiro salário). O valor será mais alto, porém, para compensar um crescimento maior da inflação. O aumento real (acima do crescimento dos preços), portanto, será menor.
Para 2014, entretanto, o cenário muda. Há um ano, o mercado finaneiro previa que o salário mínimo avançaria 8,1% em 2014, para R$ 727,91. Em dezembro deste ano, por conta do PIB mais baixo de 2012, já se prevê uma correção menor: de 6,31%, para R$ 718,90. Uma "perda" mensal de R$ 9,01. Considerando novamente o décimo terceiro salário, o trabalhador deixaria de receber, em 2014, R$ 117,13.
Em 2015, o mesmo acontece. Em dezembro de 2011 (levando em conta o cenário previsto para o PIB e INPC), a estimativa do mercado era de uma correção de 8,95% para o mínimo em 2015, para R$ 793,05. Com as novas previsões de crescimento e inflação, feitas em dezembro último, a correção deverá ser de 8,3%, para R$ 778,56. Uma perda mensal de R$ 14,49 em 2015, ou de R$ 188,37 em todo ano, considerando o décimo terceiro salário.
Ao todo, considerando o período de 2013 a 2015, o trabalhador deixará de receber R$ 245,31. Esses valores, porém, são apenas estimativas. Dependem da confirmação das previsões, que mudam semanalmente. A tendência atual das estimativas do mercado financeiro é de recuo do PIB nos próximos anos, por conta da crise, mas de crescimento maior do INPC. Assim, o salário mínimo ainda continuaria crescendo, mas de forma menos intensa e para compensar, principalmente, o crescimento da inflação – implicando uma menor alta real.
Estimativas do governo
O governo, geralmente, tem previsões maiores para o PIB que o mercado financeiro – que nos últimos anos acabaram não se concretizando. No fim de 2011, por exemplo, o Ministério da Fazenda apostava em uma alta do PIB acima de 4,5% em 2012. Atualmente, não divulga previsões oficiais, mas já admite internamente que não deverá ficar muito acima de 1%.

Em setembro de 2011, na proposta de orçamento federal de 2012, o governo previa um reajuste do salário mínimo para R$ 676,18 em 2013. Em 2014 e 2015, respectivamente, o salário mínimo subiria para R$ 741,94 e R$ 817,97, respectivamente, de acordo com a estimativa feita há pouco mais de um ano pelo governo federal. A expectativa do Ministério da Fazenda, responsável pelas previsões sobre o PIB que constam no orçamento, era de que o PIB avançasse 5% em 2012, e 5,5% ao ano entre 2013 e 2015.
A última estimativa oficial do governo para o crescimento do salário mínimo ano a ano, até 2015, foi divulgada em abril deste ano, na proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2013. Naquele momento, o governo previa um mínimo de R$ 667,75 para este ano. Para 2014 e 2015, respectivamente, a estimativa do governo para o salário mínimo é de R$ 729,20 e de R$ 803,93. Uma nova estimativa do governo para o salário mínimo nos próximos anos deverá ser divulgada somente em abril de 2013, na proposta de LDO de 2014.
Impacto da crise financeira
A explicação para a correção menor do salário mínimo é que a crise, que foi "inaugurada" com o anúncio de concordata do banco norte-americano Lehman Brothers, em setembro de 2008, tem derrubado para baixo as previsões de crescimento da economia brasileira.

Em 2010, houve uma melhora, quando o Brasil chegou a apresentar uma forte taxa de expansão do PIB, da ordem de 7,5%. Em 2011, porém, a crise voltou a atingir os mercados, com dificuldades nas dívidas da Grécia, Itália, Espanha, e em bancos da região. Em agosto do ano retrasado, os Estados Unidos perderam a classificação "AAA" pela Standard & Poors, aumentando mais a tensão nos mercados. Desde então, o cenário de baixo crescimento ainda permanece.
"Essa desaceleração do PIB vai afetar um pouco o salário minimo. O crescimento do salário mínimo foi bom, mas hoje tem uma regra hoje que foi aprovada de comum acordo com as centrais sindicais (PIB mais INPC). O salário mínimo vai continuar com crescimento real, mas o crescimento vai ser muito menor do que se esperava. O PIB de 2012 foi pequeno. O reajuste do mínimo em 2014 [que usa o PIB de 2012 como parâmetro] vai ser realmente baixo", confirmou o economista do IPEA, Mansueto Almeida.
Para ele, porém, o salário minimo ter uma correção menor "não vai ser muito problemático". "A preocupação maior é com o mercado de trabalho. Se o PIB não começar a reagir mais forte, as empresas podem começar a despedir trabalhadores e os salários podem ter perdas reais [crescimento abaixo da inflação]", declarou Almeida.
Para ler mais notícias do G1 Economia, clique em g1.globo.com/economia. Siga também o G1 Economia no Twitter e por RSS.
G1

Mapeamento aponta áreas de risco e alagamento em Campina Grande


Secretário Geraldo Nobre apontou 18 áreas de risco e alagamento em Campina Grande (Foto: Taiguara Rangel/G1)Secretário Geraldo Nobre apontou 18 áreas de risco
e alagamento em Campina Grande
(Foto: Taiguara Rangel/G1)
A prefeitura mapeou 18 áreas de risco e alagamento que terão atenção especial com a chegada do período de chuvas emCampina Grande. Na manhã desta sexta-feira (11), aconteceu uma reunião para promover uma força-tarefa na Secretaria de Serviços Urbanos com Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Exército e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Parcela desta ação vem sendo o mutirão de limpeza promovido desde o dia 2 de janeiro. Segundo o gerente da pasta, 150 galerias de esgoto já foram desobstruídas, liberando a passagem das águas. “Vamos traçar um plano piloto para atender as demandas do que cada órgão vai fazer dentro de suas atribuições, funcionando como um conselho de atuação no combate às enchentes e alagamentos”, afirmou Geraldo Nobre.Segundo o secretário Geraldo Nobre, o objetivo é trabalhar desde o período de seca para preparar o combate preventivo contra a ação das chuvas. Foram mapeadas sete áreas de risco e 11 pontos de alagamento.
A reunião teve como prioridade tentar evitar situações como a enchente que aconteceu na Vila dos Teimosos, no último dia 5. "Casas foram construídas a 3m de um bueiro e uma pequena enchente inundou casas. As pessoas precisam de assistência completa e coesa dos órgãos públicos para quando ocorrer algo deste tipo", disse o secretário.
Áreas de Risco
1- Parte do bairro Três Irmãs
2- Rua Fortaleza – bairro Santa Cruz (Ponte do Cruzeiro)
3- Canal das Piabas – Rosa Mística
4- Comunidade São Januário
5- Vila da Fap – bairro do Araxá
6- Canal do Pedregal – rua São Gonçalo
7- Mutirão do Serrotão

Pontos de Alagamento
1- Rua Tianguá – bairro das Cidades
2- Rua Aratuba - bairro das Cidades
3- Comunidade Zé Batista – bairro da Catingueira
4- Vila dos Teimosos – bairro Bodocongó
5- Grotão do Catolé
6- Travessa Santa Luzia – bairro Estação Velha
7- Canal das Piabas – Rosa Mística
8- Comunidade São Januário
9- Invasão no Distrito dos Mecânicos
10- Invasão da 'Dayse' – bairro da Catingueira
11- Canal do Pedregal – Rua São Gonçalo

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Começa primeiro período de andada do caranguejo-uçá em 2013 na PB


Período de defeso do caranguejo-uçá vai de janeiro a março, segundo o governo do Amapá (Foto: Divulgação/Governo do Amapá)Defeso do caranguejo-uçá terá seis períodos em
2013 (Foto: Divulgação)
Tem início neste sábado (12) o primeiro período de proteção à andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus)  nos estados do nordeste e no Pará em 2013. De acordo com o Ministério da Aquicultura e Pesca e do Ministério do Meio Ambiente ficam proibidos a captura, a comercialização, o transporte, o armazenamento, a industrialização e o beneficiamento do crustáceo.
Este ano este defeso acontece em seis períodos,  de 12 a 17 de janeiro; de 28 de janeiro a 2 de fevereiro; de 11 a 16 de fevereiro; de 26 de fevereiro a 3 de março; de 12 a 17 de março; e de 28 de março a 2 de abril. A cada ano, o período reprodutivo da espécie acontece em datas diferentes, uma vez que a andada depende de marés e fases da lua.
A andada é a época na qual os caranguejos ficam mais vulneráveis, pois saem de suas tocas para acasalar e liberar as suas larvas.  A proteção a este período é fundamental para a manutenção das populações da espécie, que tem papel fundamental no equilíbrio ecológico dos manguezais, ecossistemas que são verdadeiros berçários da vida marinha e costeira.Quem tiver estoques do crustáceo, capturados fora dos períodos da andada, deve procurar o Ibama nas vésperas dos períodos de proteção para declarar quantos caranguejos tem em depósito.
Segundo o Ibama, a divulgação das datas busca conscientizar a população sobre a necessidade de respeitar os períodos da andada para garantir a conservação da espécie, que tem grande importância econômica.
A fiscalização vai atuar nos dias da proibição e as pessoas que forem flagradas capturando, transportando ou comercializando irregularmente o caranguejo-uçá neste período serão autuadas com multa que varia de R$ 700 a R$ 100 mil, com acréscimo de R$ 20 por quilo de pescado, além de responder por crime ambiental na justiça. Os estoques declarados também serão fiscalizados.
Limitações
Além da andada, há outras medidas de proteção ao caranguejo-uçá que devem ser observadas, é proibida durante todo o ano a captura do caranguejo-uçá cuja largura da carapaça seja inferior a seis centímetros, e anualmente, de 1º de dezembro a 31 de maio, é proibida a captura de fêmeas da espécie.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

AACD em Campina Grande seleciona para preenchimento de 52 vagas


A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de Campina Grande está selecionando 52 profissionais para a sua equipe inicial na cidade. Médicos (fisiatra, ortopedista, urologista, neuropediatra, neurocirurgião, oftalmologista e pediatra, necessário título de especialista), fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, gerente administrativo e técnico ortopédico estão entre os profissionais buscados.
O processo de seleção corresponderá a análise curricular, entrevista e prova de conhecimentos. Os interessados devem enviar e-mail para RHPE@AACD.ORG.BR até dia 22 de janeiro de 2013. Todos os postos de trabalho são remunerados.Segundo a Secretária municipal de Saúde de Campina Grande, Lúcia Derks, uma reunião com representantes da AACD e Secretaria de Estado da Saúde (SES) está marcada para a próxima quinta-feira (17), na sede da SES em João Pessoa. O encontro deve definir o início do funcionamento da nova sede.
O município sediará a segunda unidade da AACD a ser instalada no Nordeste. O local terá capacidade para realizar até 145 atendimentos por dia. Os investimentos superiores aos R$ 4 milhões irão evitar que pelo menos 450 crianças paraibanas busquem assistência fora do estado.
O órgão deverá atender toda a demanda do estado. "Atualmente todos os pacientes das regiões Norte e Nordeste são atendidos em Pernambuco. A implantação dessa instituição vai atender à demanda de toda Paraíba e cidades circunvizinhas", disse o gestor administrativo da AACD-Pernambuco, José Nunes.
G1pb

Motorista toma 'fechada' e capota carro na BR-230, em João Pessoa


Um carro capotou no km 27 da BR-230, no trecho urbano que corta João Pessoa na tarde deste sábado, após o condutor do veículo tentar evitar uma colisão com uma bicicleta. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do carro modelo Fiat Uno não conseguiu para e perdeu o controle do carro. Testemunhas afirmam que um ciclista que atravessava a rodovia teria causado a capotagem (Foto: Walter Paparazzo/G1)Um carro capotou no km 27 da BR-230, no trecho urbano que corta João Pessoa na tarde deste sábado, após um outro carro dar uma “fechada” quando ambos seguiam no sentido João Pessoa-Bayeux. O carro Fiat Palio que tomou a “fechada” capotou e caiu no sentido contrário da via em que seguia, atingindo ainda uma bicicleta. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ciclista ao ver o carro desgovernado abandonou a bicicleta antes de ser atingido. O trânsito ficou lento no local. (Foto: Walter Paparazzo/G1)
  •  
O trânsito em um das faixas da rodovia ficou lento. Apenas o condutor do veículo ficou ferido e foi atendido pelo Samu ainda no local do acidente. Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros também estiveram no local e colaboraram com a remoção do ferido para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. O ciclista não ficou ferido, pois segundo testemunhas, pulou da bicicleta antes que ela fosse atingida pelo carro desgovernado (Foto: Walter Paparazzo/G1)Apenas o condutor do veículo ficou ferido e foi atendido pelo Samu ainda no local do acidente, de acordo com a PRF. Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros também estiveram no local e colaboraram com a remoção do ferido para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. O condutor do Palio teve ferimentos graves, segundo o inspetor da PRF, Anderson Poddis (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Coronel da PM morre em acidente com kitesurf em praia da Paraíba


Um homem morreu quando praticava kitesurf na praia de Ponta de Campina, emCabedelo, na Grande João Pessoa, na manhã deste sábado (12). Ele era coronel da Polícia Militar e praticava o esporte quando um vento forte o arrastou do mar até a areia.
A vítima era Felix Belmont, tinha 55 anos e, além de coronel da PM, era médico anestesista do Hospital Militar Edson Ramalho, na capital.Ele foi atendido ainda na praia pelo Samu e levado em estado grave para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. De acordo com um dos médicos que fez o atendimento no Trauma, o militar não resistiu aos ferimentos e morreu.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Aniversariante do dia





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...