segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

MEC disponibiliza no site do Sisu a lista de aprovados na 1ª chamada


O Ministério da Educação disponibilizou por volta de 8h15 desta segunda-feira (14) no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a relação dos aprovados no processo seletivo. É possível fazer o fitro por instituição, curso e turno das listas de aprovados. Quase dois milhões de candidatos se inscreveram para disputar 129.319 vagas em 3.752 cursos de ensino superior. Esta é a primeira edição do Sisu a incorportar o sistema de cotas sociais e raciais estabelecido por lei sancionada em agosto de 2012.
As matrículas dos candidatos aprovados devem ser feitas entre os dias 18 e 22 de janeiro. Os convocados devem se informar junto às instituições de ensino em que foram aprovados sobre os documentos necessários, locais e horários para efetivar as matrículas. Quem não foi aprovado deve esperar a segunda chamada do Sisu, que será no dia 28.
Site do Sisu permite fazer busca dos aprovados por instituição, curso e turno (Foto: Reprodução)Site do Sisu permite fazer busca dos aprovados por instituição, curso e turno (Foto: Reprodução)
Desde a madrugada os candidatos já podem consultar o resultado do processo seletivo pelo telefone 0800 61 61 61, número da Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC). É preciso ouvir a gravação telefônica e depois selecionar as opções "3", depois novamente "3" e, em seguida, a opção "1". O sistema só aceita ligações feitas de telefones fixos.
A gravação eletrônica vai pedir ao candidato para digitar o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seguir, a gravação diz se o candidato foi selecionado na primeira ou segunda opção de curso que fez no Sisu, ou se não foi classificado nesta primeira chamada.
Nesta edição, o Sisu reuniu 129.319 vagas em 3.752 cursos de ensino superior de 101 instituições públicas (federais ou estaduais). A seleção é feita entre os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012. No total, 1.949.958 candidatos se inscreveram no Sisu.
De acordo com o edital, em caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos levou em conta os seguintes critérios:
- Maior nota obtida na redação;
- Maior nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
- Maior nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
- Maior nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
- Maior nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Veja a seguir as instruções dos próximos passos do processo seletivo deste semestre:
VEJA O CALENDÁRIO DO SISU 2013
7 a 11 de janeiro
Período de inscrições do Sisu
14 de janeiro
Primeira chamada do Sisu
18 a 22 de janeiro
Matrícula da primeira chamada do Sisu
28 de janeiro
Segunda chamada do Sisu
1º a 5 de fevereiro
Matrícula da segunda chamada do Sisu
28 de janeiro a 8 de fevereiro
Prazo para participar da lista de espera
a partir de 18 de fevereiro
Convocação dos candidatos da lista de espera
Como funciona a seleção?
Após o período de inscrição, o sistema selecionará automaticamente os candidatos com maior pontuação, na quantidade referente ao número de vagas em cada curso. O resultado desta seleção foi divulgado na primeira chamada nesta segunda-feira.

Os candidatos selecionados em sua primeira opção de curso devem fazer a matrícula entre os dias 18 e 22 de janeiro. Eles não poderão participar das chamadas seguintes.
Quem for selecionado na segunda opção continuará participando da seleção, inclusive quem fizer a matrícula no mesmo período, e poderá ser convocado na segunda chamada para sua primeira opção de curso. A segunda chamada está prevista para o dia 28.
A matrícula dos convocados na segunda chamada acontece entre 1º e 5 de fevereiro.
Como funciona a lista de espera?
No dia 28 o Sisu abre as inscrições para a lista de espera, que podem ser feitas até 8 de fevereiro. Para se inscrever, é preciso acessar o sistema durante esse período especificado, no boletim de acompanhamento, clicar no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Dessa lista podem participar tanto quem não foi convocado em nenhuma chamada quanto quem foi selecionado em sua segunda opção - mesmo tendo feito matrícula. Porém, cada candidato só poderá disputar as vagas remanescentes relativas à sua primeira opção.
A lista será divulgada em 18 de fevereiro. A partir daí, a seleção será feita gradativamente pelas instituições.
Como a lei de cotas será aplicada no Sisu?
No ato da inscrição, o candidato também deverá especificar a modalidade de concorrência da qual quer participar. Ele poderá concorrer às vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012.

A lei determina que, até 2016, 50% das vagas das instituições federais sejam para alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública. Além disso, metade deste índice será para alunos com renda familiar até 1,5 salário mínimo. Há ainda um percentual para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas de acordo com a proporção desta população no estado da instituição, segundo o IBGE.
Em 2013, pelo menos 30% do total de vagas ofertadas pelas universidades serão preenchidas nestes critérios.
O candidato inscrito no Sisu pode se inscrever no Prouni?
Sim, mas só podem participar do Prouni quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em uma particular. A seleção do Prouni também será feita usando a nota do Enem 2012.

Porém, apenas um dos resultados será considerado. Caso o candidato seja aprovado pelo Sisu para uma vaga em universidade pública, mas também receba uma bolsa de estudos do Prouni para uma instituição privada, ele terá que optar por apenas uma delas, já que não é permitido acumular as duas vagas.
Para ler mais notícias do G1 Educação, clique em g1.globo.com/educacao. Siga também oG1 Educação no Twitter e por RSS.
G1

UEPB realiza matrícula de candidatos aprovados no Vestibular 2013


Os candidatos mais de cinco mil aprovados no Vestibular 2013 da Universidade Estadual daParaíba (UEPB) devem realizar suas matrículas nos cursos de gradução nesta segunda-feira (14) e terça-feira (15), respectivamente para os classificados na primeira e segunda entrada. Os procedimentos devem ser efetivados nas Coordenações dos respectivos cursos, em todos os campus da instituição, no horário das 7h às 13h (horário local). Já as matrículas dos veteranos acontecem no período de 28 a 30 deste mês.
A UEPB ofereceu 5.712 vagas para o vestibular 2013, sendo 50% destinadas para os candidatos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram inscritos, segundo a Comvest, 32.025 candidatos, sendo 20.846 de candidatos isentos da taxa de inscrição e 11.179 candidatos pagantes.Os estudantes aprovados no Vestibular 2013, para 1ª e 2ª entradas, devem acessar o site da Comissão Permanente de Vestibular (Comvest), onde estão disponíveis os formulários de cadastramento que serão entregues, preenchidos e impressos, às coordenações dos referidos cursos no ato da matrícula. O procedimento visa agilizar a matrícula de cada estudante.
De acordo com a Comvest, 8.669 candidatos faltaram ao Vestibular 2013 da UEPB. O número representa 27,16% de abstenção. Segundo Ana Alice Sobreira, presidente da Comvest, o índice é considerado normal.
Com relação ao horário em que os estudantes deverão se matricular, a Pro-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg) esclarece que conforme o edital a matrícula será efetuada no horário de funcionamento do curso. O expediente durante o mês de janeiro de 2013 será das 7h às 13h
No ato da matrícula, os candidatos classificados para primeira entrada deverão apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio e do histórico escolar; documento de identidade; prova de quitação com o serviço militar, no caso de candidatos do sexo masculino; registro de nascimento ou certidão de casamento; prova de quitação com o TRE para maiores de 18 anos; e CPF, além de duas fotos 3×4 recentes.
A mesma documentação deverá ser apresentada pelos candidatos classificados para segunda entrada, os quais, em momento oportuno, deverão fazer cadastro de reserva de vagas e apresentar o formulário de cadastro devidamente preenchido. A matrícula e o cadastro de reserva de vagas serão realizados nas coordenações dos cursos para os quais foram classificados e de acordo com o expediente de funcionamento de cada curso.
Os candidatos classificados e matriculados não poderão solicitar mudança de Campus antes de concluírem o primeiro semestre (no caso de cursos semestrais) ou primeiro ano (em cursos anuais), bem como perderá a classificação e o direito à matrícula o candidato que não realizar a matrícula no prazo fixado. Fica vedada, também, a transferência de turno aos recém classificados no Vestibular.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Aesa registra chuvas no Sertão, Litoral e Agreste da Paraíba


O dia amanheceu chuvoso nesta segunda-feira (14) em João Pessoa. De acordo com meteorologistas da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), as chuvas atingiram ainda áreas do Sertão, Agreste e do Litoral da Paraíba. “Já é um bom indício de que as chuvas estão chegando de forma isolada”, disse a meteorologista Carmem Becker. Em 2012, a Paraíba sofreu com os efeitos da estiagem que atingiu quase todo o estado.
Mesmo com as chuvas registradas nos últimos dias na Paraíba, a Aesa acredita que ela ainda não supriu as necessidades dos agricultores. "Por conta da estiagem, é necessário chuvas mais persistentes e fortes", explicou Carmem. De acordo com a meteorologista, a temperatura também caiu cerca de 2º C nas regiões onde foram registradas chuvas e foi registrado um aumento na umidade. No Litoral, por exemplo, a temperatura passou de 30ºC para 29ºC. Já no Agreste, passou de 31ºC para 29º C. A previsão da Aesa é de mais chuvas pontuais e sol entre nuvens.

Segundo Noé Estrela, o trabalho preventivo consiste na limpeza das encostas e das galerias. “Iremos fazer o trabalho de corte de árvores, e principalmente de limpeza das galerias e rios, pois é nesta época que as chuvas atingem a cidade com mais intensidade. Na semana passada retiramos um poste porque a inclinação dele oferecia risco as pessoas que moravam na área. Temos a ajuda da Energisa nesses trabalhos de prevenção”, comentou. O calendário de trabalhos de prevenção devem acontecer ao longo do mês de janeiro e se estender por fevereiro. 
Segundo a Defesa Civil de João Pessoa, mesmo com as chuvas que caíram ao longo da madrugada desta segunda-feira, não houve nenhum desabamento em áreas de risco na capital. Ainda conforme o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Francisco Noé Estrela, será iniciado nesta manhã um cronograma de trabalhos preventivos nas 31 áreas de risco da cidade, começando pela comunidade Saturnino de Brito, em Cruz das Armas.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Desaparecimento de estudante na Paraíba completa uma semana


Foto da estudante Fernanda Elle, desaparecida na Paraíba, está sendo divulgada pelas redes sociais  (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Foto da estudante Fernanda Elle, desaparecida na
Paraíba, está sendo divulgada pelas redes sociais
(Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
O desaparecimento da estudante Fernanda Ellen completa nesta segunda-feira (14) uma semana. Segundo o sargento Aurélio de Souza, da Unidade de Polícia Solidária do Alto do Mateus (UPS), há muitas informações desencontradas. “Mesmo assim, todas as polícias estão confiantes de que esta semana apareça alguma informação concreta. Eu acredito que as investigações da Polícia Civil tragam alguma novidade ”, disse.
Aurélio de Souza acredita que Fernanda Ellen está por perto. “Não apenas eu, particularmente, mas toda a polícia. O lugar de onde a estudante desapareceu não passam carros, pessoas que não sejam da comunidade. Por isso, todas as buscas se concentram no Alto do Mateus, Ilha do Bispo e esta semana também será incluído o bairro dos Novais”, explicou.
O pai de Fernanda Ellen, Fábio Júnior Oliveira, disse que ainda tem esperança de encontrar a filha viva. “Mesmo com esse momento doloroso, ainda temos esperança de encontrar a nossa filha com vida”, afirmou.
Ele disse ainda que depois dos apelos feitos pela família, o número de trotes diminuiu. "As pessoas se conscientizaram. Vivemos um momento muito doloroso", disse.

Ele foi encaminhado para a sede da Secretaria de Segurança Pública da
 Paraíba, ouvido e depois liberado por falta de provas.Sem pistas
No fim da tarde da quinta-feira (10), um homem foi detido suspeito de envolvimento com o sumiço da garota.

Fernanda desapareceu na segunda-feira (7) quando voltava da escola e seguia para casa, no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa. Desde então, a polícia já recebeu diversas informações sobre o possível paradeiro da garota.
Família e amigos protestam
Familiares, amigos e vizinhos de Fernanda realizaram na tarde desta quinta-feira uma carreata em protesto aos trotes passados seguidamente dando falsas informações sobre o paradeiro da estudante desaparecida.

De acordo com a tia da garota desaparecida, Maria da Penha Cabral, a família decidiu realizar a manifestação para cobrar uma ajuda verdadeira da população e pedir que os trotes cessem.
Entenda o caso
A estudante Fernanda Ellen, de 11 anos, desapareceu na tarde da segunda-feira (7) quando voltava da escola, aonde tinha ido buscar o boletim escolar. O desaparecimento aconteceu no Alto do Mateus, bairro onde mora a estudante, em João Pessoa.

Desde então, buscas têm sido feitas, mas, segundo a polícia, ainda não há uma informação concreta do paradeiro da estudante.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Apresentador irlandês vira piada na web após sucessivas 'mancadas'


O âncora Aengus Mac Grianna, da emissora de TV irlandesa “RTE”, se tornou famoso na web após uma sequência de mancadas que o apresentador cometeu ao vivo, durante um telejornal exibido no país.
Âncora foi visto se maquiando durante programa ao vivo (Foto: Reprodução)Âncora foi visto se maquiando durante programa ao vivo (Foto: Reprodução)
Entre as falhas, Aengus se enrola para falar uma notícia, aparece no fundo do estúdio em pé, durante a fala de um convidado e cai no riso quando não consegue pronunciar o nome de uma atriz americana vencedora do Oscar. Esses momentos foram reunidos em um único vídeo (assista).
Aengus Mac Grianna apareceu atrás de um convidado durante a transmissão (Foto: Reprodução)Aengus Mac Grianna apareceu atrás de um convidado durante a transmissão (Foto: Reprodução)
A “mancada” mais recente do apresentador foi aparecer se maquiando quando a transmissão já tinha começado. Quando um dos produtores avisa que Aengus está no ar, o jornalista apenas responde “o que?”, antes do programa ser interrompido (veja).
Sucessão de mancadas fizeram com que jornalista virasse piada na web (Foto: Reprodução)Sucessão de mancadas fizeram com que jornalista virasse piada na web (Foto: Reprodução)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Nova testemunha afirma que dono de restaurante ocultou várias provas


Passeata lembra caso de jovem esfaqueado por R$ 7 no Guarujá, SP (Foto: Solange Freitas/TV Tribuna)Passeata lembra caso de jovem esfaqueado por R$ 7 no Guarujá, SP (Foto: Solange Freitas/TV Tribuna)
Uma pessoa que estava no restaurante em Guarujá, no litoral de São Paulo, onde o turista Mário Sampaio, de Campinas, foi morto a facadas pelo dono do estabelecimento no dia 31 de dezembro de 2012, falou pela primeira vez sobre o que viu no dia do crime. Mário foi morto após uma briga que começou por causa de uma diferença de R$ 7 na conta da churrascaria.
A testemunha, que não quis se identificar, estava dentro da churrascaria na noite em que o turista foi morto. Ela diz que o dono do restaurante ocultou algumas provas. “Ele falou para algumas pessoas pegarem o monitor e as filmagens e sumirem com as imagens. Em seguida, ele pediu para um funcionário fechar a churrascaria, pegar uma televisão e levar embora", conta a testemunha. José Adão de Passos foi preso na semana passada justamente por causa da suspeita de ocultar as provas.
Passeata
Amigos e parentes do rapaz realizaram uma passeata neste domingo (13) em Guarujá. Eles pediam Justiça e paz. “Agora a gente está nessa briga por paz e Justiça para que outras pessoas não sofram o que eu estou sentindo e o que eu senti”, disse Patricia Bonani, namorada da vítima.

O ponto de encontro foi em frente ao restaurante onde o turista foi morto a facadas pelo dono do estabelecimento por uma diferença na conta e seguiu por várias ruas do bairro da Enseada. A caminhada foi até o Fórum de Guarujá, onde foi realizada uma missa. “Pedi a Deus que conforte a gente e dê esperança para a gente esperar até o dia que a gente se encontrar de novo”, disse o pai da vítima, Renato Sampaio.

Estudante de Campinas Mario dos Santos Sampaio, morto a facadas dentro de restaurante no Guarujá (Foto: Reprodução EPTV)
Caso
Mário Sampaio estava em uma churrascaria acompanhado de três amigos e da namorada quando a confusão começou. Segundo a polícia, o jovem se recusou a pagar o valor de R$ 19,99, alegando que o valor divulgado era de R$ 12,99. Após uma grande discussão, envolvendo o dono da churrascaria, José Adão Pereira de Passos, e o filho dele, Diego Souza Passos, Sampaio foi esfaqueado e acabou morrendo no local. Testemunhas disseram para a polícia que em momento algum o estudante agrediu os funcionários do restaurante.

Por outro lado, José Adão, responsável pelas facadas que mataram Mário, alega que atacou o turista para defender o filho, que estaria sendo espancado. Durante o depoimento, José Adão, que está preso, disse que a confusão começou quando um dos clientes deu vários chutes nele após o bate-boca por causa da conta.
Para ler mais notícias do G1 Santos e Região, clique em g1.globo.com/santos. Siga também o G1 Santos e Região no Twitter e por RSS.
G1

Adolescente desaparece após entrar no carro do namorado, diz polícia


A estudante Priscila Brenda Martins da Silva, de 14 anos, desapareceu há um mês, em Pires Belo, distrito de Catalão, na região sul de Goiás. De acordo com a polícia, ela foi vista pela última vez, no dia 11 de dezembro, entrando no carro do namorado.
O pai de Priscila, Luciano Martins da Silva, acredita que a menina esteja viva: "Coração de pai está saindo pela boca de preocupação. Eu espero que ela esteja viva, tenho convicção disso, mas sei que não está bem". Ele lamenta não ter estado ao lado da filha no último dia 11, quando ela comemoraria 15 anos.
A delegada que cuida do caso, Juliana Moriwaki, acredita que a estudante foi assassinada. De acordo com a Polícia Civil, o principal suspeito do crime é o atual namorado da adolescente, Paulo Vítor Azevedo, de 19 anos. Inclusive, foi expedido uma mandado de prisão temporária contra o rapaz, mas ele está foragido, afirma a delegada.Na semana em que desapareceu, a menina participaria da festa de formatura do ensino fundamental. A mãe, Caroline Ferreira Simões, lembra o quanto Priscila estava empolgada com o vestido novo e os preparativos para o evento.
G1 tenta contato com o advogado e a família do suspeito.
Priscila Brenda comemoraria 15 anos no último dia 11. (Foto: Arquivo Pessoal)Priscila Brenda comemoraria 15 anos no último dia 11 (Foto: Reprodução/Facebook)
Segundo testemunhas, Priscila Brenda foi vista pela última vez entrando no carro do namorado. Momentos antes, os dois jovens tinham brigado porque Paulo flagrou a garota conversando com um ex-namorado. Os dois veículos usados pelo rapaz no dia do desaparecimento da menina foram periciados. Conforme a delegada, nada foi encontrado porque foi feita uma limpeza prévia nos carros, com a passagem de muitos produtos.
Buscas 
A morte da adolescente não pode ser comprovada porque o cadáver da menina não foi encontrado, mas a polícia afirma que as buscas continuam. Caso não encontre o corpo, a delegada adianta que vai indiciar Paulo Vítor por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Se condenado, ele pode pegar até 33 anos de prisão.

Um amigo de Paulo que estava com ele no dia do desaparecimento de Priscila Brenda cumpre prisão temporária por suposto envolvimento no caso. Ele deve ser solto até a próxima semana. O jovem nega qualquer participação no crime.
Para ler mais notícias de Goiás, clique em g1.com.br/goias. Siga também o G1 Goiás noTwitter e por RSS.
G1

Bebê de Kate Middleton deve nascer em julho, diz palácio


O bebê de Kate Middleton e do príncipe William deve nascer no mês de julho, anunciou nesta segunda-feira (14) o Palácio de St. James, porta-voz do casal.
O comunicado da secretaria dos duques de Cambridge diz também que o estado de Kate, que teve de ser hospitalizada em dezembro por náuseas ligadas à gravidez, "continua melhorando".
William, filho mais velho do herdeiro do trono britânico, príncipe Charles, se casou com Kate Middleton em abril de 2011 e ambos receberam os títulos de duque e duquesa de Cambridge."Suas altezas reais o duque e a duquesa de Cambridge estão encantados por confirmar que estão esperando um bebê para julho", informou em comunicado o gabinete, que também negou especulações que a gravidez de Kate, de 31 anos, seria de gêmeos.
G1
O príncipe britânico William e Kate Middleton deixam o hospital King Edward VII em 6 de dezembro (Foto: AFP)O príncipe britânico William e Kate Middleton deixam o hospital King Edward VII em 6 de dezembro (Foto: AFP)

Mexicana dá à luz sêxtuplos após ter quádruplos


Uma mexicana de 31 anos deu à luz sêxtuplos na semana passada na cidade de Morelia, após passar por uma cesariana. A mulher já havia passado por uma gestação múltipla há 12 anos, quando teve quádruplos, segundo o jornal britânico “Daily Mail”.
Enfermeira cuida de um dos sêxtuplos nascidos no México   (Foto: Enrique Castro/AFP)Enfermeira cuida de um dos sêxtuplos nascidos no México (Foto: Enrique Castro/AFP)
Salud Romero teve quatro meninas e dois meninos. Os bebês estão sendo mantidos em incubadoras, e seu estado de saúde é delicado. Eles pesam entre 566 g e 910 g, e medem apenas cerca de 30 cm.
O pai das crianças, Joshua Salinas, de 21 anos, afirmou que o casal ainda não escolheu os nomes das crianças. “Estou muito feliz, mas também preocupado com a saúde deles e como iremos nos virar financeiramente”, afirmou.
Os médicos resolveram fazer uma cesariana quando Salud estava grávida de 27 semanas devido a uma anemia e um sangramento interno.
A mãe das crianças, Salud Romero, é vista no hospital onde deu à luz no México  (Foto: Enrique Castro/AFP)A mãe das crianças, Salud Romero, é vista no hospital onde deu à luz no México (Foto: Enrique Castro/AFP)
Quando teve quádruplos, há 12 anos, apenas dois dos bebês sobreviveram.  Ela teve uma outra gravidez, totalizando agora nove filhos.
Para ler mais notícias de Mundo, clique em g1.globo.com/mundo. Siga também a editoria de Mundo no Twitter e por RSS.
G1

Chávez está 'lutando por sua vida', diz ex-vice-presidente da Venezuela


O presidente venezuelano Hugo Chávezestá lutando por sua vida em Cuba, afirmou neste domingo (13) o ex-vice-presidente do país Elías Jaua.
“Assim como em geral a situação é complexa e delicada, também é verdade que Hugo Chávez lutou e continua lutando por sua vida”, afirmou Jaua durante uma reunião em Caracas do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, no poder), difundida pelo canal estatal VTV.
Venezuelanos rezam por Chávez em Cuba neste sábado (12) (Foto: Reuters)Venezuelanos rezam por Chávez em Cuba neste sábado (12) (Foto: Reuters)
Jaua, que foi vice-presidente de janeiro de 2010 a outubro passado, reiterou mais cedo que Chávez “está vivo e batalhando pela recuperação plena de sua saúde”, durante uma assembleia em solidariedade com o presidente venezuelano na capital do país.
Também neste domingo, o ministro de Comunicações venezuelano, Ernesto Villegas, informou que Chávez necessita de “medidas específicas” em função da insuficiência respiratória de que padece, mas sua saúde evoluiu de maneira favorável nos últimos dias, depois de ter sido submetido a uma quarta cirurgia contra um câncer em Cuba.
Segundo ele, a condição médica de Chávez, de 58 anos, teve uma evolução favorável nos últimos dias e o presidente “se mantém cumprindo rigidamente com o tratamento medico”, afirmou, sem dar maiores detalhes.“A infecção respiratória está controlada, apesar de o comandante presidente ainda requer medidas específicas para a solução da insuficiência respiratória”, leu Villegas em um comunicado que foi transmitido por todos os meios de comunicação locais.
O ministro acrescentou que Chávez, de 58 anos, está consciente e em contato com sua família e a equipe política que o acompanha em Havana.
Para ler mais notícias de Mundo, clique em g1.globo.com/mundo. Siga também a editoria de Mundo no Twitter e por RSS.
G1

Polícia da Índia apresenta acusados de novo estupro coletivo


A polícia da Índia divulgou imagens dos seis acusados do novo estupro coletivo que voltou a chocar o país. As autoridades ainda procuram um sétimo envolvido.
O novo ataque aconteceu no Estado do Punjab, no norte da Índia. Uma mulher de 29 anos foi atacada quando viajava em um ônibus na noite da última sexta-feira (11). Assista (se necessário, desabilite o bloqueador de pop-up)
O motorista e o cobrador teriam se recusado a parar no vilarejo onde ela ia descer e levaram a jovem para um local isolado.
Polícia apresentou envolvidos em novo estupro coletivo com os rostos cobertos (Foto: BBC)Polícia apresentou envolvidos em novo estupro coletivo com os rostos cobertos (Foto: BBC)
Outros cinco homens entraram no ônibus e, junto com o motorista e o cobrador, estupraram a mulher durante toda a noite.
O ataque foi parecido com o ocorrido em dezembro, quando uma estudante de 23 anos morreu depois de ser estuprada por seis homens em um ônibus em Nova Déli.A vítima foi deixada depois em seu vilarejo, onde contou aos familiares sobre o estupro.
O crime desencadeou uma série de protestos na Índia.
Para ler mais notícias de Mundo, clique em g1.globo.com/mundo. Siga também a editoria de Mundo no Twitter e por RSS.
G1

Vestibular da Unicamp tem humanas, artes e inglês nesta segunda-feira


Depois das provas de língua portuguesa e matemática no domingo (13), os  convocados para a segunda fase do vestibular da Unicamp fazem nesta segunda-feira (14) as provas de ciências humanas e artes e língua inglesa. As provas começam logo depois do fechamento dos portões, às 13h. O tempo de duração dos testes é de 4 horas.
No primeiro dia de provas a abstenção foi de 12,2%. Dos 15.352 candidatos convocados 1.874 não compareceram, de acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). Em 2012, a abstenção foi de 10,7%. Em Campinas a abstenção foi de 9,1% e em São Paulo, 13,1%.Os candidatos concorrem a 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade Pública de Medicina de São José do Rio Preto (SP).O resultado do vestibular será divulgado no dia 4 de fevereiro.

Na área de exatas, os estudantes foram cobrados por conhecimento sobre geometria, progressão aritmética e geométrica , e algumas questões abordaram matrizes. Em língua portuguesa, a universidade apostou em muitas questões com poesia, de acordo com os estudantes.
Vilã
Os primeiros estudantes a deixar a prova da segunda fase da Unicamp neste domingo tiveram consenso sobre a impressão do exame. Para os candidatos, a prova de matemática foi a grande vilã do primeiro dia de avaliação. Alguns dos estudantes acharam, em contrapartida, português fácil. O exame do primeiro dia terminou às 17h.

O primeiro grupo a deixar a prova no principal local de prova de Campinas, a Unip no bairro Swift, saiu da sala por volta das 15h30. A maioria deixou pelo menos uma questão sem resposta. O treineiro  Lucas Toledo, de 16 anos, é um dos que deixou questões em branco. “Deixei um monte de coisas sem responder. Mas português a prova estava muito lírica, e foi mais fácil”, disse.
O treineiro Guilherme Henrique Duarte é mais um a confessar dificuldades em matemática.Ele deixou várias questões em branco e espera mais sorte no ano que vem. "Só teve uma que eu fiz bem. Bateu uma luz divina", comemora.
Estudantes comentam a prova da 2ª fase da Unicamp na Unip em Campinas (Foto: Luciano Calafiori/G1 )
Gabriel Vivaldini, de 16 anos, Bárbara Luana Tagliari, 16 anos, Katylyn Lousie, 17 anos, e Elisa Del Alamo, 17 anos, classificaram a exigência de muitas fórmulas como obstáculo maior da prova de matemática."Era muito decoreba", explica o estudante que vai prestar vestibular para valer no ano que vem
Também na prova de matemática, os alunos se queixaram do excesso de contas necessárias para responder as questões . “O enunciado estava muito complexo e tinha necessidade de fazer muitas operações”, disse o jovem Matheus Tribst Rico, de 17 anos.
A estudante Isabelly Francini, de 17 anos, lembra que a prova de português citou os poetas Carlos Drummond de Andrade e Mario de Andrade. O candidato Gabriel Vivaldini, de 16 anos, disse que a prova foi fácil, mas precisava ter lido as obras literárias obrigatórias. “O enunciado citava trechos dos livros e você tinha que fazer a associação”, conta.
O coordenador do vestibular da Unicamp, Maurício Kleinke, disse que já esperava que os candidatos elegessem matemática a parte mais difícil do primeiro dia. Segundo ele, muitos professores solicitaram que os alunos tivessem um conhecimento mais fundamentado na matéria. "Mas nada que eles não tenham visto no ensino médio", afirmou Kleinke.
Estudantes durante primeiro dia de prova da segunda fase da Unicamp (Foto: Luciano Calafiori / G1)Estudantes durante primeiro dia de prova da segunda fase da Unicamp (Foto: Luciano Calafiori / G1)
Para ler mais notícias do G1 Campinas e Região, clique em g1.globo.com/campinas. Siga também o G1 Campinas e Região no Twitter e por RSS.
G1

Homem vence concurso de pescaria usando peixe roubado de aquário


Um britânico venceu um torneio de pesca em Guernsey, uma das ilhas do Canal da Mancha, depois de roubar um peixe que vivia em um aquário, e apresentá-lo como troféu após uma suposta pescaria.
Matthew Clark, de 29 anos, ganhou o primeiro lugar com um robalo de quase 6 Kg, além de um prêmio de R$ 2.600. Entretanto, um dos competidores reconheceu o peixe, pois havia visitado um aquário da região no dia anterior com a família, e avisou a polícia, de acordo com o jornal "Mirror".
Clark posa para fotos segurando o peixe roubado, usado para ganhar o concurso (Foto: Reprodução)Clark posa para fotos segurando o peixe roubado, usado para ganhar o concurso (Foto: Reprodução)
Os oficiais, juntamente com os organizadores da competição, descobriram que Clark devia cerca de R$ 5 mil para o dono do aquário, e que homem pensou que seria uma boa ideia roubar o peixe e ganhar o prêmio, para que pudesse usar o dinheiro para amortizar parte da dívida e devolver o peixe.
O falso vencedor ficou com medo de ser preso, e acabou dando animal para um peixeiro. A polícia precisou pegar a carcaça cortada do peixe e levar para o dono do aquário reconhecesse o animal. Clark foi preso, mas terá que cumprir apenas 100 horas e serviço comunitário após confessar os crimes de roubo e fraude. O homem ficará em estado probatório por dois anos, e não poderá cometer nenhum crime.
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Aniversariante do dia


ASSISTA NA ÍNTEGRA A REPORTAGEM DO FANTÁSTICO EM JUAZEIRINHO NA PARAÍBA!



Em alguns municípios, faltam móveis, computadores e até luz na prefeitura.
Três cidades visitadas pelo Fantástico tiveram que pedir ajuda à polícia.


Imagine chegar ao trabalho e dar de cara com um buraco de 12 metros no seu escritório. Ou então você não pode acender a luz, porque a conta não foi paga. E nem ir ao banheiro, porque falta o vaso... Essa é a realidade de muitos prefeituras pelo brasil.
“Quando nós assumimos, em 2009, tivemos o compromisso maior de sanear o município, de preparar o município para a frente”. A frase foi dita por Bevilácquia Matias em discurso quando era prefeito da cidade de Juazeirinho, no interior da Paraíba. “Hoje nós temos todas as finanças do município saneadas”.
Mas a sucessora dele, que foi eleita no ano passado, diz que encontrou a prefeitura com a energia elétrica cortada por falta de pagamento. “Nós assumimos a prefeitura do município literalmente às escuras”, diz a prefeita Carleusa Marques.
Ano novo, vida nova. Hora de botar os planos em ação. Mas os novos prefeitos de 12 cidades visitadas pelo Fantástico essa semana estão tendo péssimas surpresas.
Também por falta de pagamento, prédios das administrações de Miguel Alves entraram em 2013 sem energia. “O computador que continua as informações de transferências de aluno desapareceu”, diz José Pereira, secretário de Educação e Miguel Alves (PI).
“Nesse momento, estamos sem dado algum, fazendo um trabalho de detetives aqui para ver o que podemos descobrir”, afirma Pedro da Silva, prefeito de São Domingos (SE).
Onde falta informação tem muita coisa importante que também faz falta.
“Até o momento, a gente não tem dinheiro para comprar água dentro da prefeitura, porque a gente não teve acesso a nenhuma conta ainda. Não pude fazer senha, nada”, revela Carleusa.
“Viver é ruim sem água”, diz Adílson Henrique da Silva, de 13 anos. Ele é sensível, um amigo dos livros, mas não tem tempo para ler como queria. Na beira de uma estrada movimentada, Adílson transporta vizinhos e amigos em uma charrete e busca água para as necessidades básicas da família. “Tomar banho a gente busca ali na rua”, diz o jovem, que pega água todos os dias desde os 10 anos.
“Desde janeiro do ano passado não tem chuva aqui em Juazeirinho para arrumar água nem nada”, diz o biscateiro José Adenildo, que sai com um tambor para tentar conseguir água.
A cidade depende de caminhões-pipa porque o açude secou. Enquanto o caminhão não chega, os trabalhadores rurais tentam salvar os animais com água enlameada. “É muito ruim assim. Só se bebe porque é o jeito mesmo. Está muito ruim, salgada”, diz um criador. A água, conta, só serve para os animais: “Só para bicho. Para humano não presta”.
Para enfrentar os problemas da cidade, Juazeirinho precisa de dinheiro, claro.
Fantástico: Quanto a senhora encontrou no caixa da prefeitura?
Prefeita de Juazeirinho: No caixa da prefeitura, R$ 2,10.
“Encontramos uma prefeitura no escuro e totalmente sucateada, faltando computadores. Levaram as CPUs”, diz a prefeita.
“Não existem arquivos, que é a principal prova de documentação de uma administração”, revela Pedro Alves da Nóbrega, promotor de Justiça da Paraíba.
Quando assumiram, os novos prefeitos de Holambra, Tufilândia, Ipojuca, Alcobaça, Alhandra e Porto Acre também deram por falta de computadores. Dizem que os discos rígidos sumiram ou foram zerados.
“Estamos trabalhando no escuro, completamente no escuro. Pedimos informações a alguns funcionários. Ninguém sabe, ninguém viu”, conta Mariluce Almeida, secretária de Finanças de Alhandra (PB).
Assim fica difícil saber em que pé está a cidade. Os ex-prefeitos desses municípios afirmam ter deixado tudo direitinho pra gestão seguinte.
“A única coisa que foi tirada de lá foram os processos de pagamentos e entregue ao tribunal de contas”, afirma Leo Brito, ex-prefeito de Alcobaça (BA).
E a ex-prefeita de Holambra, no interior de São Paulo, diz que o computador era dela e que, mesmo assim, não tinha informações importantes. “O computador da prefeita, que informação que tem?”, diz Margareth Groth.
A sede da prefeitura de Holambra também não tem móveis. A ex-prefeita diz que levou embora porque também eram dela. “Quantos prefeitos num compra os móveis do próprio gabinete dele? Isso é normal”, aponta Margareth.
Um vídeo gravado em São Mateus mostra um grupo de homens levando embora o que seria o aparelho de raio-X do hospital local, que não estava em boas condições. O ex-prefeito da cidade afirma que deixou dinheiro em caixa e que a máquina de raio-X foi levada mesmo.
“A máquina de raio X do hospital do município era alocada de uma firma sediada em São Luís. O dono, no término do mandato, mandou buscar, porque expirou o contrato”, explica o ex-prefeito Francisco Rovélio.
Nessas condições, quem paga a conta - e sofre - é a população. No hospital de Juazeirinho, o lençol é da família da paciente! “É assim mesmo a gente chegava aqui, não tinha lençol”, diz Claudenice Santos Silva, mãe de paciente. O lençol que a filha usada foi levado pela tia.
O Fantástico encontrou carros quebrados, sem condição de rodar, em várias cidades. Nenhuma ambulância funciona em Juazeirinho. “Não tem o motor, né? O motor dela não se encontra”, diz José Oliveira, chefe de transporte do município paraibano.
O motor é que está doente! Foi encontrado, segundo a prefeitura, dentro da ambulância. Em nota, o ex-prefeito de Juazeirinho Bevilácqua Matias afirma que, na gestão dele, foram adquiridos veículos novos. Ele diz também que toda a documentação da cidade está no município, assim como os computadores e que Juazeirinho tinha, para a área de saúde, mais de R$ 300 mil em conta quando ele deixou o cargo.
Pedro Serafim, ex-prefeito de Ipojuca, no Piauí, afirma que tanto os veículos da cidade quantos os computadores funcionam. Segundo o ex-prefeito, imagens feitas pela equipe dele comprovam isso.
João Teles, ex-prefeito de Bujari, no Acre, afirma que deixou a cidade em condições de ser administrada por qualquer prefeito. Mas a atual administração diz que está passando necessidades. O banheiro da sede da prefeitura não tem privada.
José Robson Mecenas, ex-prefeito de São Domingos, Sergipe, não quis gravar entrevista. Ainda em São Domingos, quando os funcionários chegaram para o primeiro dia de trabalho, encontraram um buraco de 12 metros de profundidade dentro da prefeitura. No fundo do buraco, restos do que parece ser uma papelada. Até hoje, o novo prefeito não sabe para que serve o buraco.
Já em Canavieiras, a surpresa veio de cima. A prefeitura diz que mandou instalar uma antena de TV. Aí o técnico teve uma surpresa: “Quando eu fui ver o sistema de calhas, de calhamento, para seguir o fio de áudio e vídeo, foram encontradas uma microcâmera e uma pré-escuta direcionado para a mesa do prefeito”. O caso foi parar na polícia. O ex-prefeito Zairo Loureiro nega envolvimento.
Até agora, pelo menos três das 12 cidades citadas nesta reportagem pediram ajuda à polícia. Em Juazeirinho, o Ministério Público também investiga a situação da prefeitura.
“Não vemos a saúde, não vemos a segurança, a educação; não vemos funcionar da maneira que é pra funcionar. O município de Juazerinho está entre aqueles que hoje estão sofrendo com esse problema da seca, e não há a assistência necessária pra suprir essa falta. Não é suprido. Por quê? Por causa de desmandos com dinheiro público”, afirma o promotor Pedro Alves da Nóbrega.
Fonte: http://conexaojmjua.blogspot.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...