quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

OAB reprova 77% na Paraíba


Dos 2.334 inscritos que participaram da avaliação, apenas 524 foram aprovados na Paraíba; primeira fase foi realizada em dezembro.


O Exame de Ordem Unificado teve 83,33% dos candidatos reprovados na primeira fase em todo o país, conforme informações da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na última edição da seleção, dos 118.217 inscritos no país, 114.763 fizeram a prova. Destes, foram reprovados 95.629 candidatos. Na Paraíba, o índice de reprovação foi 77,54%, ou seja, dos 2.334 que participaram da avaliação, apenas 524 foram aprovados. No Estado, estavam inscritos 2.405 candidatos, mas 71 faltaram à prova.


A primeira fase do Exame da Ordem foi realizada no dia 16 de dezembro do ano passado e foi composta por 80 questões com quatro alternativas cada; a prova teve cinco horas de duração. Foram aprovados aqueles que acertaram ao menos 50% das questões.

Mais de 80% das questões das provas foram referentes às disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo do curso de Direito. Outras 15% das questões foram sobre o estatuto da advocacia e da OAB, regulamento geral da OAB, Código de Ética e Disciplina, além de Direitos Humanos.

A prova prático-profissional ou etapa subjetiva, para a qual só se submeterá o candidato que tiver sido aprovado na primeira fase, está marcada para 24 de fevereiro. Nesta segunda e última etapa, conforme prevê o edital, os candidatos terão que redigir uma peça profissional valendo cinco pontos e responder a quatro questões (valendo 1,25 pontos cada) sob a forma de situações-problema, nas seguintes áreas de opção do examinando: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e seu correspondente, Direito Processual.

O Exame da Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente a colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada, além de estudantes de Direito do último ano do curso de graduação ou do nono e décimo semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece a Lei 8.906/1994.
Fonte: http://www.catingueiraonline.com

Brasileiros afetados pelo autismo ganham lei de proteção



Brasileiros afetados pelo autismo ganham lei de proteção thumbnailUma lei instituindo a política nacional para proteção aos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista acabou de ser promulgada.
Da Redação 
redacao@novohamburgo.org
 (
Siga no Twitter
)

A data, 27/12, espremida no meio do feriadão entre Natal e Ano-Novo, passou despercebida, assim como o problema, que atinge estimados dois milhões de brasileiros, uma população três vezes maior do que a portadora de síndrome de Down.
“Os autistas no Brasil são invisíveis. A população não sabe o que é, a maioria dos profissionais não sabe do que se trata”, diz o psiquiatra Estevão Vadasz, coordenador do programa de transtornos do espectro autista do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.
É quase um quebra-cabeça compreender e reconhecer o autismo, que pode se apresentar tanto numa pessoa com alguma habilidade extraordinária e boa cognição quanto em alguém com séria deficiência intelectual e que não consegue se comunicar verbalmente.
Por isso, hoje, é chamado de espectro autista, um guarda-chuva que abriga os diversos graus de severidade do distúrbio. Os diferentes tipos têm três características em comum: comprometimento na área de comunicação e linguagem; transtornos de socialização; interesses restritos e comportamentos repetitivos.
São alterações que podem ser chamadas de comportamentais, mas a teoria mais aceita atualmente é a de que as causas são genéticas.
Os neurônios dos autistas são mais curtos e com menos ramificações, o que dificulta a condução, a transmissão e o processamento de informações. As alterações vão se manifestar até por volta de um ano e meio de vida.
Invisibilidade
Isso aumenta a invisibilidade dessas pessoas. “Não dá para reconhecer pela aparência, é igual a de um bebê típico. E há casos em que o desenvolvimento no primeiro ano é normal e, depois, a criança deixa de falar e interagir. Imagine a angústia dos pais”, diz Joana Portolese, neuropsicóloga e coordenadora da ONG Autismo e Realidade, de São Paulo.
Os casos em que o bebê começa a se desenvolver normalmente e depois volta para trás, chamados de autismo regressivo, correspondem a 10% dos autistas. Os outros 90% manifestam sintomas a partir do oitavo ou nono mês de vida, mas, na maioria das vezes, os sinais não são compreendidos pelos pais.
Embora não exista cura para o autismo, essas pessoas terão um prognóstico melhor se receberem tratamento, preferencialmente, o mais cedo possível. As terapias incluem técnicas para desenvolver a comunicação por meio de cartões com figuras, criação de rotinas rígidas e sensibilização e orientação das pessoas que convivem com o autista.
“É lugar-comum dizer que o autista não faz contato, mas não é bem assim. Eles entendem o que se passa ao redor. A questão é como as informações são colocadas por nós para eles”, diz Portolese.
Informações de Folha de São Paulo
Fonte: http://novohamburgo.org

Especialista diz que Paraíba ainda terá oito anos de estiagem

Especialista diz que Paraíba ainda terá oito anos de estiagem
 O professor Luiz Carlos Baldicero Molion, PHD em Meteorologia e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas, alertou ontem, em João Pessoa, que a Paraíba deve se preparar para mais um longo período de poucas chuvas nos próximos oito anos.

O alerta do pesquisador, que é representante dos países da América do Sul na Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial, foi feito durante o lançamento da campanha "SOS Seca Paraíba". A campanha foi lançada pela Assembleia Legislativa, durante solenidade bastante concorrida, no Hotel Tambaú, em João Pessoa.

"Nos próximos oito anos, vamos ter chuvas abaixo do normal, em relação ao período entre 1977 e 1998", disse. De acordo com Molion, 2012 possibilitou aos nordestinos- aos paraibanos de modo particular- uma das secas mais severas dos últimos 60 anos.

Segundo ele, o epicentro da seca foi o Sertão, onde, nos meses de fevereiro, março e abril do ano passado, choveu entre 300 mm e 400 mm a menos do que no ano de 2011. "Foi uma seca bastante severa", reforçou Molion.

Segundo ele, as secas constantes e severas no semiárido nordestino têm relações diretas com fenômenos que ocorrem no Oceano Pacífico. Quando as águas do Pacífico estão frias, as chuvas na Paraíba e nos demais Estados nordestinos são reduzidas. Quando as águas esquentam no Pacífico, as chuvas aumentam por aqui.

Estudos citados por Molion apontam que, na Paraíba, entre 1947 e 1976, na fase fria do Pacífico, choveu em média 650 mm por ano. No período de 1977 a 1998, as chuvas aumentaram para 760 mm, quando o Pacífico teve um período quente.

Em dezembro de 2012, Molion fez previsões para o período de fevereiro, março e abril deste ano de 2013 no interior da Paraíba e de outros Estados do Nordeste. A conclusão é que o modelo climático mostra uma redução de 50 mm a 150 mm por ano.

As chuvas estarão abaixo do normal em todo o Nordeste. O ano de 1951 foi igual a 2012. A Paraíba mergulhou numa seca em 1951 e o mesmo aconteceu entre 1962 e 1972. Só que, em 1972, não foi tão severa.

Molion utilizou dados de 1952 para planejar a previsão para 2013. Disse que o período de fevereiro a maio de 1951 foi similar ao que aconteceu em 2012. A tendência é de chuvas abaixo do normal.

Redução de 20% a 50%

Segundo o professor Molion, a Paraíba terá reduções de 20% a 50% na oferta de chuvas este ano. O ano de 1951 foi similar ao de 2012 em termos de chuva e seca. Em dezembro do ano passado, Molion usou dados do ano de 1952 para prever o que pode acontecer neste ano de 2013, em termos climáticos no semiárido.

"A situação permanecerá. Não vejo boas perspectivas para 2013", reforçou, acrescentando que devem ocorrer trovoadas a partir de 20 de janeiro. "Se ocorrerem boas trovoadas com chuvas, açudes e barragens podem encher, mas entre abril e maio, as chuvas serão reduzidas", disse Molion.

Segundo ele, o Oceano Pacífico controla os fenômenos El Niño e La Niña. Quando ocorre o El Niño, há seca no Norte e Nordeste e chuva no Sul, Centro Oeste e Sudeste. Quando ocorre o La Niña, chove no Norte e no Nordeste e faz seca no Sul, Sudeste e Centro Oeste.

"Hoje, estamos retornando ao período de 1947-1976, quando as águas do Pacífico esfriaram", disse Molion. Naquele período de esfriamento, a Paraíba registrou menos chuvas do que no período posterior de aquecimento do pacífico, quando as chuvas aumentaram.

Atlântico também contribui

Mas a temperatura no Oceano Atlântico, segundo Molion, também contribuem para as secas e os períodos chuvosos no Nordeste. Entre 1948 e 1976, as águas do Oceano Atlântico ficaram mais frias, proporcionando menos evaporação e menos chuvas no Nordeste. Entre 1977 e 1998, as águas do Atlântico ficaram mais aquecidas, o que proporcionou mais evaporação e umidade com chuvas abundantes.

"Se o clima que se estabelecer agora, com o Pacífico frio, for igual ao do período de 1947-1976, haverá redução das chuvas no Cetro Oeste e provocará excesso de chuvas no Rio de Janeiro", disse Molion, com base em estudos de 27 anos de dados climáticos. E o excesso de chuvas no Rio já está sendo verificado. Há dois anos, o Estado é atingido por tragédias provocada pelo excesso de chuvas.

Ainda em relação ao Nordeste, Molion disse: "Podemos estar voltando ao período com menos chuva". Ele lembrou que até 1975, em média, as chuvas foram todas mais baixas do que no período a partir de 1975. No período até 1975, chovia 465 mm por ano, contra 561 mm entre 1977-98.
Fonte: http://www.pbagora.com.br

Projeto proíbe venda de sprays de espuma usados no carnaval


Júlio Campos
Campos: o rosto é o alvo principal de quem utiliza a espuma, sendo comum haver irritação nos olhos.


A produção e a comercialização dos sprays de espuma artificial utilizados em festividades, como o carnaval, poderão ser proibidos em todo País. É o que determina o Projeto de Lei 4476/12, do deputado Júlio Campos (DEM-MT).


Para o autor, as espumas expansíveis por aerossol não trazem qualquer benefício à população; pelo contrário, põem em risco a saúde humana. “Esses produtos podem causar irritação na pele, nas mucosas, nos olhos, dificuldades na respiração, além do risco de explosão dos frascos recipientes”, argumenta Campos, destacando que os danos causados aos olhos são os mais complicados.


“Como o rosto das pessoas é o alvo principal de quem utiliza a espuma, é muito comum haver irritação no globo ocular”, explica. “Em alguns casos, essa irritação pode progredir para uma conjuntivite alérgica, com possibilidade de gerar até uma lesão na córnea”, completa Campos.


O autor afirma que a proibição já foi adotada preventivamente por diversos municípios brasileiros para proteger a saúde dos respectivos cidadãos. Entretanto, Campos ressalta que a medida não abrange determinadas espumas, como as de poliuretano, com ampla aplicação na indústria e na construção civil.


Punição
O texto determina ainda que o descumprimento da nova norma constitui infração de natureza sanitária, sujeita às sanções previstas na legislação respectiva, sem prejuízo da responsabilização penal e civil.


Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: http://www.cenariomt.com.br

Aniversariante do dia


Demitida por ter feito filmes pornôs, professora perde ação após recorrer


A professora de ciência Stacie Halas, de 32 anos, que foi demitida da escola Richard B. Haydock, em Oxnard, no estado da Califórnia (EUA), porque havia trabalhado como atriz pornô, perdeu a ação em que tentava reverter a decisão, segundo a emissora "CBS News".
Um painel de três juízes decidiu por unanimidade que Stacie Halas era imprópria para dar aula. A professora foi demitida em abril do ano passado depois que um filme pornográfico passou a circular entre os estudantes.
Stacie Halas foi demitida por ter trabalhado como atriz pornô. (Foto: Reprodução)Stacie Halas foi demitida por ter trabalhado como atriz pornô. (Foto: Reprodução)
O vídeo que teria circulado entre os alunos é um que mostrava a professora atuando no filme "Big Sausage Pizza".
Em sua defesa, a professora alegava que não tinha feito nenhum filme pornô enquanto estava lecionando. Ela afirmou que trabalhou como atriz pornô durante um período de oito meses, entre 2005 e 2006, por causa de problemas financeiros.
G1
Vídeo que teria circulado entre os alunos é o que mostra a professora atuando no filme 'Big Sausage Pizza'. (Foto: Reprodução)Vídeo que teria circulado entre os alunos é o que mostra a professora atuando no filme 'Big Sausage Pizza'. (Foto: Reprodução)

Aline é eliminada do BBB 13 com 77% dos votos


A recepcionista de eventos Aline, de 31 anos, foi eliminada do "Big Brother Brasil 13", na noite desta terça-feira (15), com 77% dos votos do público. Ela enfrentou o paredão ao lado do professor de inglês Ivan, de 26.
Aline BBB 13 (Foto: Divulgação/TV Globo)
Quando entrou na casa, Aline disse que estava determinada a ganhar o prêmio e que tentaria ser mais paciente e emitir menos opiniões para evitar atritos. Não foi o que aconteceu. Na sexta-feira (11), um dia após a prova do líder, Aline foi incisiva ao criticar a comemoração de Kléber Bambam ao vencer a competição. "Foi ridículo", disse, ao vivo, para o apresentador Pedro Bial.
Sua postura foi criticada por membros da casa e a indicação ao paredão era tida como certa. Com a saída de Bambam do BBB 13no  sábado (12), Fani se tornou a nova líder da semana e manteve a indicação de Aline ao paredão.
A saída de Bambam abriu uma nova vaga na casa e o ex-participante Yuri foi escolhido como o novo integrante da atual edição do reality show. Bambam permaneceu, ao todo, cinco dias na casa.
Já Marcello e Kamilla foram os escolhidos da Casa de Vidro para entrar na 13ª edição do Big Brother Brasil. Eles estavam confinados desde o último dia 5 com outros quatro concorrentes no Santana Parque Shopping, na Zona Norte de São Paulo.
Para ler mais notícias de Pop & Arte, clique em g1.globo.com/pop-arte.  Siga também Pop & Arte no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

'O sonho dela era a lipo', diz amiga de manicure que teve morte cerebral


Débora com a amiga Nayara (à direita) em Descalvado (Foto: Arquivo Pessoal)Débora com a amiga Nayara (à direita) em
Descalvado (Foto: Arquivo Pessoal)
“O sonho dela era fazer a lipoaspiração. Ela estava com a autoestima baixa porque tinha engordado após ter o segundo filho", afirma a amiga da manicure de 24 anos que tevemorte cerebral constatada nesta segunda-feira (14), em São Carlos (SP), após uma parada cardíaca durante a cirurgia. O procedimento foi realizado em Descalvado no dia 7 de janeiro e, com as complicações, Nayara Cristina Patracão foi transferida para a Casa de Saúde de São Carlos, onde permanece internada e respira com a ajuda de aparelhos. O Conselho Regional de Medicina (CRM) abriu nesta terça-feira (15) um processo administrativo para investigar o caso.
Em entrevista por telefone ao G1, a enfermeira Débora Pivesso disse que Nayara começou a pensar na cirurgia devido à sua insatisfação com o excesso de gordura no corpo. "Ela queria comprar roupas, mas nada ficava muito bom e isso a deixava um pouco triste. Como eu já tinha feito [a cirurgia] no ano retrasado, ela perguntava se tinha sido tudo bem. Ela viu que eu tive uma recuperação rápida, então decidiu fazer”, afirma Débora, que  recomendou o procedimento no abdômen com o cirurgião plástico Vicente de Paula Ciarrochi Júnior.
Débora, que é amiga de Nayara há seis anos, diz que a cidade ainda está chocada com o que aconteceu, já que a manicure era bem conhecida. “Extrovertida, animada, amiga. Muito boa, sempre dava muita força para a gente”, destaca.
Medo
Dois dias antes da cirurgia, Débora diz que falou com a amiga e percebeu que ela estava empolgada. “Estava com um pouquinho de medo, mas estava querendo muito. Ela não tinha medo da cirurgia, mas de ser entubada e de receber a anestesia geral. Já tinha combinado que eu ia ficar no hospital, depois ajudá-la em casa no banho e atividades do dia a dia”, conta.

A manicure Nayara Patracão teve parada cardíaca durante lipoaspiração em Descalvado (Foto: Arquivo Pessoal)
Débora ainda disse que não imagina o que pode ter acontecido durante a lipoaspiração, já que o médico é experiente e ela não teve nenhum problema quando passou pelo mesmo procedimento. “Todo mundo está com essa dúvida. Ela era muito saudável, nunca teve problema de saúde”, destaca.
Abalada com a notícia da morte cerebral, a amiga afirma que, assim como a família, ainda tem esperanças de que algo possa acontecer. “Eu falei com a mãe dela. Ninguém espera que vai acontecer isso com o filho. Eles ainda têm esperança , assim como eu. Tenho rezado por ela”. Procurada pelo G1, a família da jovem não quis falar sobre o assunto.
Investigação
O Conselho Regional de Medicina (CRM) abriu um processo administrativo para apurar o caso da manicure. Segundo a assessoria de imprensa, o objetivo é averiguar possíveis infrações éticas.

Caso seja considerado culpado, o médico, que tem situação regular há 20 anos, pode receber desde uma advertência até a cassação do registro no CRM. A sindicância pode levar de seis meses até dois anos para ser concluída.

A cirurgiaO cirurgião Vicente de Paula Ciarrochi Júnior não quis dar entrevista, mas disse não ter sido informado sobre o processo e que acredita em uma fatalidade, já que a cirurgia ocorreu normalmente e não tem um diagnóstico que justifique a parada cardíaca.
Segundo Ciarrochi, Nayara teve um mal súbito no final do procedimento no dia 7 de janeiro, na Santa Casa de Descalvado. Ele disse que a equipe médica chegou a reverter a parada cardíaca e encaminhá-la para a Casa de Saúde de São Carlos, para que ela pudesse ter uma melhor assistência.

A princípio, o médico desconfiou de uma embolia pulmonar, o que não foi identificado pelos exames no hospital. Ele afirma que vai aguardar o laudo sobre o caso.
Segundo a família, antes da cirurgia, Nayara fez todos os exames e foi informada que não tinha restrições para a lipoaspiração. Ela já tinha feito duas cesáreas para dar à luz dois filhos, um de quatro anos e outro de oito meses.
Para ler mais notícias do G1 São Carlos e Araraquara, clique em g1.globo.com/sao-carlos-regiao. Siga também o G1 São Carlos e Araraquara no Twitter e por RSS.
G1

Grã-Bretanha e Irlanda investigam cavalo em hambúrgueres


Imagem mostra hambúrgueres similares aos investigados (Foto: BBC/PA)Imagem mostra hambúrgueres similares aos que
são alvo de investigação (Foto: BBC/PA)
Autoridades da Grã-Bretanha e da Irlanda estão investigando como hambúrgueres de carne bovina vendidos em grandes cadeias de supermercados dos dois países foram contaminados com carne de cavalo.
A contaminação foi descoberta pelas autoridades de saúde da Irlanda, que examinaram 27 produtos diferentes e constataram que 10 deles tinham traços de DNA de cavalos e 23 continham DNA de porcos.
Os hambúrgueres com DNA de cavalo haviam sido produzidos em dois frigoríficos irlandeses e em um de Yorkshire, na Inglaterra.
Segundo as autoridades dos dois países, o consumo dos hambúrgueres não trazia riscos à saúde, mas os produtos já foram retirados das prateleiras dos supermercados.
Além dos hambúrgueres, também foram testados 31 outros produtos com carne bovina, como tortas, um curry e uma lasanha, dos quais 21 apresentaram traços de DNA de porcos.Atitude responsável
Em uma das amostras pesquisadas, a carne de cavalo representava 29% do conteúdo total de carne de um hambúrguer congelado.

O diretor de proteção ao consumidor da Autoridade de Segurança dos Alimentos da Irlanda (FSAI, na sigla em inglês), Raymond Ellard, afirmou que várias investigações estão em curso para determinar o que ocorreu.
"As empresas tiveram uma atitude muito responsável. Elas voluntariamente retiraram os produtos da venda, assim como os supermercados", disse.
"Uma longa cadeia de investigações está em curso agora para verificar todos os ingredientes usados nesses produtos, de onde eles vieram e como a contaminação cruzada pode ter ocorrido", disse.
Explicação plausível
Para o diretor-executivo da FSAI, Alan Reilly, há uma explicação mais plausível sobre a presença de DNA de porcos nos produtos, já que carnes de diferentes animais são processadas nos mesmos locais, mas ainda não existe uma explicação para a presença de carne de cavalo, que não é processada nos frigoríficos em questão.

"Na Irlanda, não faz parte de nossa cultura comer carne de cavalo e, portanto, não esperamos encontrá-la em um hambúrguer", disse. "Da mesma forma, para alguns grupos religiosos, ou pessoas que se abstêm de comer carne de porco, a presença de traços de DNA de porcos é inaceitável", afirma.
O ministro da Agricultura da Irlanda, Simon Coveney, disse que o consumo dos hambúrgueres não traz riscos à saúde dos consumidores e afirmou que o país tem "provavelmente o melhor controle e os melhores padrões de higiene alimentar do mundo".
Os frigoríficos investigados afirmam que nunca compraram ou processaram carnes de cavalo e estabeleceram uma investigação própria sobre dois fornecedores europeus.
Para ler mais notícias do G1 Ciência e Saúde, clique em g1.globo.com/ciencia-e-saude. Siga também o G1 Ciência e Saúde no Twitter e por RSS.
G1

Homem atira no próprio filho para defender a família em Santos


Sangue do rapaz ficou nas escadas do prédio (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Rapaz foi baleado em uma das escadarias do prédio onde o pai mora (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
Um homem de 32 anos, dependente químico, foi baleado pelo próprio pai depois que ameaçou toda a família para conseguir dinheiro. O episódio aconteceu na noite desta terça-feira (15) emSantos, no litoral de São Paulo.
O filho tentou entrar no apartamento do pai e, como não conseguiu, começou a quebrar a janela da cozinha, que fica no corredor do prédio. Para se defender, o pai atirou duas vezes e, no terceiro disparo, atingiu a perna do filho, que caiu no chão do corredor do quinto andar do prédio. A Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) foram acionados. O filho foi encaminhado para o Pronto Socorro Central de Santos e o pai foi levado para a delegacia.
Sidney Stella, síndico do prédio, disse que essa não foi a primeira vez que o rapaz tentou invadir a casa da família e trouxe prejuízo para o condomínio. “Ele sempre nos trouxe problemas. Já separei várias vezes brigas aqui na porta. Ele já invadiu o prédio drogado, alcoolizado, ameaçou os funcionários. Realmente ele é um elemento que está dando muita dor de cabeça”, afirma.
Durante o depoimento, o pai disse que o filho estava internado em uma clínica de reabilitação porque é dependente químico. O homem teria fugido nesta terça-feira (15) e começou a ameaçar a família. Segundo o pai, ele pedia R$ 3 mil e, caso não dessem o dinheiro, ele mataria a irmã.
O filho foi preso pelo crime de extorsão e o pai foi liberado depois de pagar uma fiança de R$ 340. Ele deve responder pelo crime de posse irregular de arma de fogo.
Para ler mais notícias do G1 Santos e Região, clique em g1.globo.com/santos. Siga também o G1 Santos e Região no Twitter e por RSS.
G1

Grávida de nove meses é feita refém durante assalto em Rio Preto, SP


Um assalto em São José do Rio Preto(SP) quase terminou em tragédia na segunda-feira (14). Uma mulher, grávida de nove meses, foi feita refém em uma padaria no bairro Jardim Estrela. As câmeras de segurança registraram a ação dos criminosos.
Os três homens entram no local e caminham em direção ao caixa. A refém comprava pão quando foi surpreendida e levou um golpe conhecido como gravata.
Nas imagens, divulgadas nesta quarta-feira (16), é possível ver quando um dos criminosos rouba o caixa enquanto o homem que segurava a mulher rouba a bolsa com celular e documentos pessoais. Eles fugiram.
O Samu foi chamado e a vítima recebeu atendimento no local. Por sorte, ela passa bem. O parto está marcado para a segunda-feira. As imagens das câmeras de segurança vão ajudar a polícia a identificar os ladrões. Até agora ninguém foi preso.
Medidas discutidas em reuião
O assalto foi um dos assuntos de uma reunião que acontece em São José do Rio Preto (SP), com autoridades da segurança pública do Estado. O secretário de segurança pública, Fernando Grella Vieira, falou sobre o aumento da violência no interior do estado. O secretário disse ainda que houve redução em alguns crimes, mas concorda que os bandidos estão mais violentos. Por isso, será definida uma estratégia de ação para combater esse problema.

Entre as medidas que devem ser tomadas estão: aumentar o número de policiais, intensificar o serviço de inteligência e valorizar o trabalho das equipes. O delegado geral da Polícia Civil, Luiz Maurício Blazeck, e o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Benedito Roberto Meira, também participam da reunião.

Segundo o secretário de segurança pública, a conduta deste assalto exige indignação da sociedade. “Eu acho que é um mal dos nossos tempos. A violência das grandes cidades está migrando para o interior e a sociedade tem que se mostrar indignada e colaborar conosco”, comentou Vieira.
Momento em que grávida é rendida, ao fundo, por assaltante (Foto: Reprodução / TV Tem)Momento em que grávida é rendida, ao fundo, por assaltante (Foto: Reprodução / TV Tem)
Para ler mais notícias do G1 Rio Preto e Araçatuba, clique em g1.com.br/tvtemriopreto. Siga também o G1 Rio Preto e Araçatuba no Twitter e por RSS.
G1

Casal é flagrado fazendo sexo em universidade britânica


Dois estudantes foram flagrados pelas câmeras de segurança fazendo sexo na Universidade de Exeter, no Reino Unido. O vídeo explícito de quatro minutos mostra o casal mantendo relações sexuais ao lado do uma mesa de bilhar, segundo o jornal on-line "Huffington Post".
Dois estudantes foram flagrados pelas câmeras de segurança fazendo sexo na Universidade de Exeter (Foto: Reprodução)Dois estudantes foram flagrados pelas câmeras de segurança fazendo sexo na Universidade de Exeter (Foto: Reprodução)
O caso ocorreu em dezembro durante um baile que tinha por objetivo promover o sexo seguro. O vídeo tem circulado entre estudantes da instituição depois que alguém gravou com o celular as imagens do circuito de segurança e repassou para outros alunos.
Cerca de 2.200 estudantes participaram do baile em 12 de dezembro, que contou com dançarinas burlescas e arrecadou 140 mil libras (R4 457 mil) para várias instituições de caridade.
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Detento é flagrado com arma fingindo ser agente penitenciário, na Paraíba


Preso em regime aberto fingiu ser agente penitenciário (Foto: Walter Paparazzo/G1)Preso em regime aberto fingiu ser agente
penitenciário (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um detento, que cumpria pena no regima aberto, voltou para prisão após fingir ser um agente penitenciário na Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, conhecido como Presídio do Roger. O suspeito de 40 anos, que cumpria pena por estelionato, foi flagrado tentando entrar com uma arma no presídio.
A prisão foi feita pelo secretário de Administração, Walber Virgolino, que teve apoio do Grupo de Operações Especiais (Goe). O suspeito portava ainda um revólver com seis munições.
O suspeito foi encaminhado para a 2ª Delegacia Distrital, no Centro de João Pessoa, para o delegado Valdélio Lobo, encarregado de investigar o caso. De acordo com Walber Virgolino, ele vai responder por porte ilegal de arma de fogo e usurpação de função pública. Além disso, Sérgio vai ter regressão de regime.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Polícia desarticula ponto de venda de drogas em João Pessoa


Polícia apreendeu drogas, um revólver e dinheiro na ação realizada no bairro São José, em João Pessoa (Foto: Divulgação/Polícia Militar da Paraíba)Polícia apreendeu drogas, um revólver e dinheiro na
ação realizada no bairro São José, em João Pessoa
(Foto: Divulgação/Polícia Militar da Paraíba)
A Polícia Militar desarticulou um ponto de venda de drogas no final da noite de terça-feira (15), no bairro São José, em João Pessoa. A ação realizada por equipes da Unidade de Polícia Solidária (UPS) resultou na prisão de um homem de 28 anos e na apreensão de um revólver calibre 38, 12 munições, 72 pedras de crack, 1 kg de maconha, uma balança de precisão e uma quantia em dinheiro não informada.
Segundo o comandante da UPS do Bairro São José, Tenente Márcio Alcântara, a unidade de polícia do bairro já vinha monitorando o local. “A guarnição já tinha a informação de que o acusado gerenciava a venda de drogas ao lado de um mercadinho e por iniciativa própria resolveu fazer rondas no local. Lá, o acusado foi flagrado com a arma e as drogas”, detalhou.
Na segunda-feira (14), os policiais da UPS São José apreenderam no bairro dois revólveres calibre 38 e drogas que estavam com três homem de 23, 27, e de 24 anos. Eles estavam escondidos em um local conhecido como ‘Laje’, na entrada do São José, quando os policiais surpreenderam os suspeitos.O homem preso em flagrante foi levado para o 1º Distrito Integrado de Segurança Pública, em Manaíra. Ele foi atuado por tráfico de entorpecente e porte ilegal de arma. O suspeito havia cumprido pena por roubo no presídio Flósculo da Nóbrega, o Roger.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Dnocs determina suspensão de áreas irrigadas nos açudes da PB


O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) determinou a suspensão das áreas irrigadas para evitar o colapso de cinco açudes na Paraíba. Segundo o órgão, apenas o reservatório hídrico de Epitácio Pessoa, em Boqueirão, mantém a irrigação. Conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), 25 mananciais do estado estão emsituação considerada crítica.
“A produtividade caiu 90%, só produz onde tem lençol freático e cacimbão, mas o resto está praticamente perdido”, disse o agricultor Girleno Gonçalves. Segundo o produtor Joaquim Mendes Filho, a baixa produção elevou o preço do coco da região. “A situação está crítica, precisamos de água. O coco agora é R$ 1, antes era R$ 0,30 ou R$ 0,40”, afirmou.Para o Dnocs, a medida visa preservar o nível de água dos açudes e barragens da Paraíba. No açude de São Gonçalo, emSousa, no Sertão paraibano, de acordo com os agricultores a produção sofreu forte queda.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Governo da Paraíba divulga nomes de 3.180 aprovados em concurso


O Governo da Paraíba divulgou nesta quarta-feira (16) a lista de aprovados no concurso para técnico-administrativo de nível médio. Os nomes dos 3.180 candidatos aprovados foram publicados no Diário Oficial do Estado, na versão impressa. Às 10h, a Secretaria de Comunicação do estado (Secom-PB) informou que a previsão é de que até as 10h30 (horário local) esteja no ar a versão on line com a relação dos aprovados no site do governo do estado.
 

A divulgação do resultado estava programada para 18 de janeiro, mas, por decisão do governador Ricardo Coutinho, foi antecipada.

Os aprovados serão convocados para submeterem-se à perícia médica na quinta-feira (17). Para a posse, a convocação será até, no máximo, o dia 31 de janeiro. A perícia será realizada na Gerência de Perícia Técnica em João Pessoa, na PBPrev, situada em frente ao Hospital Edson Ramalho, e nas 14 Gerências Regionais espalhadas pelo Estado.

As provas do concurso foram aplicadas no dia 6 de janeiro. A aplicação, que aconteceria no de 16 de dezembro, foi suspensa após a constatação da violação de lacres do malote com as provas.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.

G1pb
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...