sábado, 2 de fevereiro de 2013

MPF abre inquérito para investigar pagamento de diárias do TRE da PB


O Ministério Público Federal abriu um inquérito civil público para investigar supostas irregularidades no pagamento de diárias por parte do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. O caso está sendo apurado pelo procurador-chefe da Procuradoria da República no estado, Victor Carvalho Veggi. A direção do TRE nega que tenha cometido qualquer tipo de irregularidade.
De acordo com procurador Victor Veggi, ainda não é possível afirmar se as diárias foram ou não abusivas. Somente após as análises de informações que foram solicitadas ao TRE é que o MPF poderá ter uma maior noção da situação. O órgão pediu à corte eleitoral que encaminhasse detalhes sobre o pagamento das diárias e também sobre como ocorreu o recadastramento biométrico.A abertura do inquérito foi determinada por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União da quinta-feira (31). Segundo o MPF, o caso começou a ser apurado em julho de 2012, com a abertura de um procedimento administrativo, em função de uma denúncia anônima. Conforme, o documento assinado por Victor Veggi existem indícios de que houve pagamentos de diárias em excesso nos meses de abril e maio do ano passado. Também está sendo investigado a cessão de funcionários por parte do TRE. As supostas irregularidades teriam ocorrido durante o recadastramento biométrico dos eleitores de Piancó, no Sertão da Paraíba.
Diretor-geral disse que medidas do TRE vão agilizar o processo eleitoral (Foto: Krystine Carneiro/G1)
Diretor-geral do TRE da Paraíba, Leonardo Lívio disse que não recebeu nenhuma comunicação oficial do Ministério Público Federal sobre a abertura do inquérito civil público. Segundo ele, a direção do tribunal encaminhou ainda durante o período de procedimento administrativo as explicações para o MPF. Lívio garante que não houve irregularidade alguma nos pagamentos.
Lívio afirmou que a denúncia anônima contra o TRE não tem fundamento, mas defendeu a apuração que está sendo feita pelo MPF. “É interesse nosso que se apure. A transparência do processo vai mostrar que estamos trabalhando certo”, disse o diretor. Leonardo Lívio afirmou que de acordo com as normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os TREs têm duas opções para a realização do recadastramento biométrico: pode contratar uma empresa e terceirizar o serviço ou executá-lo com os próprios funcionários da Justiça Eleitoral. O TRE da Paraíba preferiu a segunda forma.
“A gente não tinha tempo hábil para contratar. Contratação no serviço público é demorada, passa por licitação e nós tínhamos uma meta estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral”, justificou a secretária de  Tecnologia da Informação do TRE, Luciana Norat.
Segundo Leonardo Lívio, houve uma economia para os cofres do TRE durante a realização do recadastramento em Piancó e no que foi realizado em Santana dos Garrotes, também em 2012. “Nós optamos por essa alternativa de realizar o trabalho com funcionários da Justiça Eleitoral e foi mais econômico do que se tivéssemos terceirizado”, completou.
Apesar da afirmar que houve economia, o diretor-geral do tribunal não soube dizer quanto foi gasto no recadastramento com as diárias dos funcionários. Segundo Leonardo Lívio, a secretaria de Gestão de Pessoas teria a informação. O G1 entrou em contato com o setor que ficou de repassar os detalhes por e-mail. Até o final da tarde desta sexta isso não ocorreu.
De acordo com o MPF, a abertura do inquérito foi necessário porque dentro do prazo previsto para finalização do procedimento administrativo (90 dias, prorrogáveis) não foi possível concluir a instrução do caso. O inquérito tem uma previsão de término de até um ano.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Conselhos Tutelares de João Pessoa terão funcionamento especial


Os Conselhos Tutelares de João Pessoa vão funcionar em esquema especial durante o mês de fevereiro. Isso foi necessário porque o mandato dos conselheiros das regiões Norte, Sul e Sudeste termina neste sábado (2), mas as eleições para os novos conselheiros serão realizadas apenas no dia 3 de março. O motivo do atraso foi um erro no edital de convocação da eleição, segundo o conselheiro da região Norte, Sérgio Lucena.
O conselheiro disse que o edital apontava duas regiões que não existiam. Com a retificação não foi feita em tempo hábil, a publicação do novo edital atrasou. Mas para garantir que o atendimento não seja interrompido neste período de início de ano letivo e carnaval, os dez conselheiros das regiões Praia e Mangabeira serão distribuídos nos outros três conselhos, apoiados com quatro conselheiros suplentes que estão sendo convocados.
“Como é uma situação excepcional, os conselheiros vão trabalhar em horários diferenciados, garantindo que as demandas recebam o encaminhamento adequado”, garantiu Michel de Araújo Pinheiro, conselheiro. Ainda nesta sexta-feira, os conselheiros que vão compor esta equipe especial participaram de uma reunião no CMDCA para os últimos acertos.A decisão foi tomada na sexta-feira (1º) em reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão responsável pela política de defesa de crianças e adolescentes na cidade, em acordo com a prefeitura de João Pessoa e o Ministério Público. Normalmente, cada conselho funciona com cinco conselheiros tutelares, somando 25 pessoas atendendo toda a cidade. Com este esquema especial, serão 14 pessoas.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, os conselheiros tutelares têm como atribuição atender crianças e adolescentes em situações em que seus direitos são ameaçados ou violados “por ação ou omissão do Estado; falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável; em razão de sua conduta”. Eles atuam junto com a rede de proteção, formada por órgãos e entidades que trabalham na defesa de crianças e adolescentes.

Enquanto estão sendo dadas as providências para que os conselhos tutelares funcionem ao longo deste mês de fevereiro, o calendário para a eleição segue normalmente. No próximo dia 6 será publicado o resultado final das provas, já com as respostas aos recursos, e a partir do dia 8 os candidatos aprovados já podem iniciar suas campanhas nas regiões específicas para onde se inscreveram.

Ao todo, 30 inscritos seguem no processo, que se conclui com a eleição, no dia 3 de março, cujos detalhes operacionais ainda estão sendo fechados pelo CMDCA. Os candidatos eleitos serão empossados no dia 4 de março.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Projeto da UEPB prevê criação de 4 novos polos de ensino no interior


O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Antonio Guedes Rangel Junior, anunciou nesta nesta sexta-feira (1) que a instituição já tem projetos aprovados que propõem a criação de novos polos no Vale do Piancó, no Vale do Paraíba, além da região do Alto Sertão e do Curimataú.
“Atualmente, o que nós estamos discutindo é a possibilidade de criar polos da universidade no Valo do Piancó e no Vale do Paraíba”, disse. O projeto inicialmente visa criar uma faculdade, um centro de formação de professores e cursos que atendam não somente à vocação econômica das regiões, mas também as carências em relação à capacitação de mão de obra e projetos que envolvam desenvolvimento social.Segundo o gestor da UEPB, a intenção é baseada em uma leitura geopolítica do estado e visa garantir que a instituição contribua com o processo de desenvolvimento da Paraíba. Um projeto ao Governo do Estado será apresentado propondo a expansão.
“Diante dessa realidade, o objetivo central do nosso trabalho é buscar consolidar tudo que foi feito na gestão anterior, aprimorando políticas e ações, garantindo que a Universidade cumpra com o seu objetivo essencial que é formar profissionais de boa qualidade e, ao mesmo tempo, contribuir para a produção do conhecimento e da ciência, bem como com o aspecto social, através da transferência de tecnologia”, concluiu Rangel Junior.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Carro capota depois de batida em João Pessoa, diz polícia


Acidente foi na manhã deste sábado (2) no bairro do Miramar, próximo à avenida Epitácio Pessoa, na capital. Segundo informações do sargento Edmilson, da polícia militar, casal seguia em alta velocidade no carro, que capotou depois de bater em outro veículo. (Foto: Walter Paparazzo/G1)Um acidente aconteceu na manhã deste sábado (2) no bairro do Miramar, próximo à avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa. Segundo informações do sargento Edmilson, da Polícia Militar, casal seguia em alta velocidade no carro, que capotou depois de bater em outro veículo. (Foto: Walter Paparazzo/G1)
  •  
Ainda de acordo com os policiais, a mulher foi atendida no local do acidente, por uma equipe do Samu. (Foto: Walter Paparazzo/G1)Ainda de acordo com os policiais, a mulher foi atendida no local do acidente, por uma equipe do Samu. (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Presos brigam em cela do Roger e dois são espancados, na Paraíba


Tropa do Batalhão de Choque se prepara para entrar no presídio do Roger em João Pessoa durante rebelião (Foto: Walter Paparazzo/G1)Detentos do Presídio do Roger se rebelaram na
segunda-feira e Batalhão de Choque foi chamado
para conter o tumulto (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Sete presos espancaram outros dois na noite desta sexta-feira (1º), por volta das 23h30, no Presídio do Roger, em João Pessoa. Segundo o gerente executivo do Sistema Penitenciário, o tenente coronel Arnaldo Sobrinho, os detentos estavam na cela de isolamento quando os agente penitenciários perceberam a movimentação.

Os dois detentos foram espancados com murros, socos e pontapés. Um deles teve a orelha lesionada. Ambos foram levados ao Hospital de Trauma de João Pessoa, medicados e retornaram ao presídio, de acordo com o tenente coronel. Ele ainda afirmou que não acredita que os presos sejam de facções rivais, mas que tenham desavenças.

Os presos responsáveis pela violência foram levados à delegacia para serem autuados. Segundo Arnaldo Sobrinho, o secretário Wallber Virgulino determinou uma "rigorosa apuração" e uma sindicância deve tentar identificar o que causou a briga.
Rebelião no Roger

O Presídio do Roger passou por uma rebelião na segunda-feira (28), quando detentos dos pavilhões 5 e 6 tentaram atear fogo em colchões do pavilhão 4. A confusão foi contida ainda pela manhã, com a entrada do Batalhão de Choque no presídio. No entanto, o tumulto ainda deixou um detento morto e 17 feridos.

Arnaldo Sobrinho disse que assim que perceberam a movimentação dos detentos, os agentes penitenciários realizaram a primeira operação de contenção com disparos de armas não letais. “A ação foi providencial para evitar um problema de maior proporção. Em seguida, a situação foi controlada com a chegada de unidades especiais da Polícia Militar”.

Por volta das 11h30 o tumulto foi controlado, e segundo o tenente-coronel, logo em seguida, as tropas da PM, junto aos agentes do Sistema Penitenciário iniciaram uma operação pente-fino. Foram apreendidas 71 facas peixeiras, 145 espetos artesanais, 78 celulares, 100 carregadores de celular, 48 chips de celular, 58 DVDs, um rádio portátil, 40 trouxinhas de rupinol e maconha, e um videogame Playstation.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.

G1pb

Veja lista com pessoas com gostos alimentares bizarros


Uma mulher de Detroit, no estado de Michigan (EUA),  desenvolveu uma mania extremamente peculiar, e que pode deixar a maioria das pessoas um tanto quanto enjoada: Lisa, de 43 anos, gosta de comer os pelos de seu gato como uma espécie de “petisco”. Abaixo, o G1 reúne esse e outros casos de pessoas com gostos alimentares bizarros.
Lisa come os pelos de seu animal como uma espécie de petisco (Foto: Reprodução)Lisa come os pelos de seu animal como uma espécie de petisco (Foto: Reprodução)
A americana Teresa Widener diz que come cerca de 1,3 quilo de pedra todas as semanas. Ela alega que as pedras têm efeito de ‘comfort food’, servindo para acalmá-la como chocolate costuma funcionar com outras mulheres (Foto: Reprodução)A americana Teresa Widener revelou no ano passado que come cerca de 1,3 quilo de pedra todas as semanas. Ela alega que as pedras têm efeito de ‘comfort food’, servindo para acalmá-la como chocolate costuma funcionar com outras mulheres (Foto: Reprodução)
Na hora de petiscar, Wang Xianjun não pensa duas vezes: saca uma lâmpada do bolso e a mastiga, como se fosse o salgadinho mais gostoso do mundo. E para o chinês da província de Sichuan, o pedaço de vidro é ‘crocante e delicioso’ (Foto: Reprodução)Na hora de petiscar, Wang Xianjun não pensa duas vezes: saca uma lâmpada do bolso e a mastiga, como se fosse o salgadinho mais gostoso do mundo. E para o chinês da província de Sichuan, o pedaço de vidro é ‘crocante e delicioso’ (Foto: Reprodução)
A britânica Kerry Trebilcock diz ter compulsão por comer esponjas de lavar louça. Ela diz ter devorado cerca de 4 mil esponjas por conta do vício (Foto: Reprodução)A britânica Kerry Trebilcock diz ter compulsão por comer esponjas de lavar louça. Ela diz ter devorado cerca de 4 mil esponjas por conta do vício (Foto: Reprodução)
A americana identificada como Kesha afirmou em 2011, em entrevista à emissora de TV 'TLC', que tem uma compulsão por comer papel higiênico. Ela chega a devorar a metade de um rolo em um único dia (Foto: Reprodução)A americana identificada como Kesha afirmou em 2011, em entrevista à emissora de TV 'TLC', que tem uma compulsão por comer papel higiênico. Ela chega a devorar a metade de um rolo em um único dia (Foto: Reprodução)
A norte-americana Adele Edwards, que mora em Bradenton, no estado da Flórida (EUA), sofre de um vício estranho há mais de 20 anos. A mulher não consegue parar de comer espuma de sofá (Foto: Reprodução)A norte-americana Adele Edwards, que mora em Bradenton, no estado da Flórida (EUA), sofre de um vício estranho há mais de 20 anos. A mulher não consegue parar de comer espuma de sofá (Foto: Reprodução)
Ovo cozido em urina de crianças é um petisco popular na cidade de Dongyang, no leste da China. Vendedores alegam que ovos têm propriedades notáveis para a saúde (Foto: Aly Song/Reuters)Ovo cozido em urina de crianças é um petisco popular na cidade de Dongyang, no leste da China. Vendedores alegam que ovos têm propriedades notáveis para a saúde (Foto: Aly Song/Reuters)
Chinesa come espetinho de escorpião em rua de Pequim, na China, em julho de 2008 (Foto: Mark Ralston/AFP)Chinesa come espetinho de escorpião em rua de Pequim, na China, em julho de 2008 (Foto: Mark Ralston/AFP)
Argelino Salim Haini consegue pode comer lâmpadas, velas, serragem e unhas (Foto: Louafi Larbi/Reuters)Argelino Salim Haini consegue pode comer lâmpadas, velas, serragem e unhas (Foto: Louafi Larbi/Reuters)
Moradora de uma vila russa tem uma alimentação até certo ponto exótica: ela come areia. Seu estranho cardápio chama atenção dos moradores (Foto: Reprodução)Moradora de uma vila russa tem uma alimentação até certo ponto exótica: ela come areia. Seu estranho cardápio chama atenção dos moradores (Foto: Reprodução)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Laor fala com Lula e pede 'ajuda' do governo para ter Neymar até 2016


Neymar Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)Neymar até 2016 no Santos? É o sonho do clube...
(Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)
O sonho é alto, a ideia existe e as conversas estão em andamento para o Santos manter Neymar depois da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. A meta: Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Desde que o craque esteja feliz, o desejo do presidente do Peixe, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, é segurá-lo por mais tempo. E ele está disposto a acionar quem quer que seja para isso.
Na vitória alvinegra sobre o São Bernardo, por 3 a 1, na estreia do time no Paulistão, Laor conversou com ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, no estádio Primeiro de Maio. No bate-papo, o ambicioso desejo do dirigente foi assunto. Luis Alvaro quer a ajuda do governo, mas inicialmente não com um patrocínio estatal.
– O Estado pode apoiar de outras maneiras: estimulando calendários racionais para que o Neymar possa brilhar no Santos e na Seleção, sem que uma coisa atrapalhe a outra. O governo pode ajudar nesse sentido – diz o dirigente.
– (Manter Neymar até 2016) é um desafio que envolve o governo e principalmente a população brasileira. Se fizerem uma enquete, tenho a impressão de que 99% das pessoas o querem por mais tempo, até os adversários. A ideia existe e temos conversado – emenda Laor.

– Claro que ajuda, o ambiente fica ainda mais favorável.  E se perder isso não pesaria, pois a felicidade dele está no que ele faz pelo Santos. A Seleção é importante, sim, e o Neymar tem o foco na Copa de 2014, mas a alegria dele está no Santos. Isso é o que contará para a renovação. O Santos deve ter um planejamento para depois de 2014 e vamos sentar. O desejo do Neymar é claro: continuar no Santos. A alegria dele é aqui – afirma o pai do craque.
Neymar da Silva Santos, pai do craque e responsável por gerenciar a sua carreira, não vê o sonho alvinegro como algo impossível. Assim como Laor, ele diz colocar a felicidade do jogador como algo fundamental nessa decisão. Outro fator citado é o resultado da Copa do Mundo no Brasil. Para os santistas, se o Brasil for hexa, a possibilidade de Neymar ficar no País cresce.
O contrato acaba logo após o Mundial. Ou seja: em fevereiro de 2014, Neymar já poderia assinar com outro clube, sem que o Santos fosse ressarcido. O jogador garante, porém, que não há a possibilidade de o Peixe não levar um tostão com sua saída.
Para viabilizar a permanência de Neymar, o Santos conta com a ajuda de 11 patrocinadores que exploram a imagem do atleta e bancam boa parte de seus vencimentos, que já se aproximam dos R$ 4 milhões mensais. Desde a última renovação, em novembro de 2011, o clube recebe 10% dos contratos de publicidade acertados com os patrocinadores, enquanto os 90% restantes ficam com o próprio Neymar. Ou seja, entre o que desembolsa com salários e recebe com esta receita, o Santos tem custo zero segurando o atleta. Sua multa rescisória está avaliada em 65 milhões de euros (R$ 176,3 milhões).
G1

Marmota de Punxsutawney prevê fim precoce para o inverno nos EUA


A marmota Phil de Punxsutawney não viu sua sombra, sinalizando um fim precoce para o inverno (Foto: Jason Cohn/Reuters)A marmota Phil de Punxsutawney não viu sua sombra, sinalizando um fim precoce para o inverno (Foto: Jason Cohn/Reuters)
Mais um "Dia da Marmota" chega e Phil, a marmota do distrito de Punxsutawney, na Pensilvânia, deixou sua toca neste sábado (2) para "observar" sua própria sombra e prever o tempo para o ano. Segundo os organizadores do Dia da Marmota, Phil não viu sua sombra, sinalizando um fim precoce para o inverno. Este é o 127º Dia da Marmota, de acordo com a tradição.
O animal é observado por membros do Clube da Marmota de Punxsutawney vestidos de fraque e cartola, que como todos os anos celebram este ritual no dia 2 de fevereiro para tentar adivinhar o que o roedor vai “prever”: se a primavera já está chegando ou se o inverno ainda deve demorar.
Tradição vem das colônias alemãs nos Estados Unidos (Foto: Keith Srakocic/AP)Tradição vem das colônias alemãs nos Estados Unidos (Foto: Keith Srakocic/AP)
A tradição de observar o comportamento do roedor remonta aos imigrantes alemães que se estabeleceram no país. A superstição diz que se o animal que está hibernando sair da toca e sua sombra aparecer no dia 2 de fevereiro, o inverno deve durar mais seis semanas. Se nenhuma sombra for vista, a primavera virá mais cedo.

Os fazendeiros da área utilizavam o método para tomar decisões sobre a semeadura dos campos.

No cinema
Os encarregados de realizar o ritual em Punxsutawney, no estado da Pensilvânia, acreditam que o animal acertou 100% em suas previsões. Já a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) não considera uma "ideia brilhante" confiar numa marmota metereológica.

A marmota foi levada para as telas do cinema em 1993, quando o filme "Feitiço do Tempo", com Bill Murray, relatou a curiosa tradição de Punxsutawney.
Centenas de pessoas acompanham a previsão da marmota no local (Foto: Keith Srakocic/AP)Centenas de pessoas acompanham a previsão da marmota no local (Foto: Keith Srakocic/AP)
Para ler mais notícias de Mundo, clique em g1.globo.com/mundo. Siga também a editoria de Mundo no Twitter e por RSS.
G1

Campeão de informática, filho de doméstica vai estudar na Poli-USP


Ramon Silva de Lima, 17 anos aprovado no curso de Engenharia (Foto: Flavio Moraes/G1)Ramon vai estudar na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Foto: Flavio Moraes/G1)












A família de Ramon Silva de Lima, que vive na Avenida São João, no Centro de São Paulo, só deve comemorar a aprovação do filho mais velho na Universidade de São Paulo neste domingo (3). Aos 17 anos, ele passou em engenharia na Fuvest 2013, e será o primeiro da casa a alcançar o ensino superior. "Eu e o pai dele trabalhamos aos sábados, por isso penso em proporcionar para ele um almoço no domingo". contou ao G1 Iolanda Antônia da Silva, que trabalha como porteira e arrumadeira em uma casa de família em Higienópolis. O marido cuida da limpeza de um prédio no mesmo bairro. A lista foi divulgada na sexta-feira (1º).
Passar na Escola Politécnica da USP, considerada a melhor universidade da América Latina, se soma a feitos que o jovem coleciona há vários anos: até agora, são mais de 10 medalhas em competições de matemática, física, robótica, informática e ciências. A que ele guarda com mais orgulho é a da Olimpíada Internacional Júnior de Ciências, na Nigéria, em 2010. "Eram provas de física química e biologia para jovens de até 15 anos", explicou.
O ciclo de bons resultados acadêmicos começou nos primeiros anos de Ramon no ensino básico. Depois de um breve período em uma pré-escola particular, o garoto foi matriculado aos seis anos na rede estadual por questões econômicas.
Escola melhor
Mas, ao observar seu desempenho, os professores sugeriram à mãe que o colocasse em uma escola mais desafiadora para estimular o potencial de Ramon. "Vendo que ele foi sempre esforçado, nas reuniões de pais me pediam para oferecer para ele uma escola melhor."

Iolanda, então, buscou escolas particulares com oferta de desconto na mensalidade do filho, que acabou em um dos colégios da rede salesiana. "Mesmo assim, no decorrer das reuniões, as coordenadoras pediam para ele passar para outro colégio melhor que o salesiano, que era fraco ainda", disse.
Foi assim que Ramon, então no início do ensino fundamental II, chegou ao Colégio Objetivo com uma bolsa que cobria 80% da mensalidade. Dois anos depois, ele se tornou um dos jovens auxiliados pelo programa Ismart, que cobre gastos de alimentação e transporte a adolescentes com bons resultados acadêmicos.
"Foi quando o Ramon se realizou mais ainda. Como doméstica é muito difícil conciliar escola particular com outros custos", explicou a mãe.
Olimpíadas
No colégio, Ramon aderiu ao grupo de alunos participantes de olimpíadas científicas, um dos fatores aos quais ele atribui a aprovação na Fuvest, e que ele recomenda a outros estudantes. "Achei que as olimpíadas ajudariam no vestibular, porque você cria interesse e gosto por estudar", contou. A prova de física da segunda fase da Fuvest, por exemplo, ele disse que achou "tranquila".

Além da Nigéria, o jovem já viajou para a Alemanha e para Cingapura, onde participou de competições de robótica.
Para a mãe, a atividade extracurricular serve para, além de estimular o lado acadêmico, diminuir a timidez do adolescente. Ela conta que, como seus parentes vivem em Belo Horizonte (MG), Ramon não teve a convivência com primos e tios quando criança, e por isso adquiriu um lado tímido.

"Ele sempre foi tímido, desde quando era pequeno, ele não tem parente em São Paulo, isso aí ajudou um pouquinho para a timidez. Mas na escola ele realmente se encontrou, os professores e diretores tratam bem, os colegas também, são todos educados, todos amigos."
Na festa de comemoração dos colegas aprovados no cursinho, na sexta-feira, Ramon era um dos mais calados, e a conquista de uma vaga na USP era percebida mais pelo anúncio escrito a tinta pelos colegas em sua testa e camiseta do que pela animação.
Primeiro a USP, depois a Alemanha
Na USP, Ramon já sabe em qual engenharia pretende se formar, a de computação. "Quero trabalhar criando software para computação, mas ainda não sei se na parte de mecânica ou de pesquisa", contou o bolsista e medalhista.

Iolanda conta que um dos desejos do filho mais velho é ter um computador portátil para se comunicar, estudar e programar. Atualmente, o computador da casa é compartilhado com a irmãzinha de seis anos. "Ainda não tive condições de comprar", explica.
O equipamento é usado para receber informações e provas, inclusive as de seu professor de alemão. "Inglês já sabe, mas ele escolheu estudar alemão por causa da engenharia", contou Iolanda sobre a intenção do estudante de fazer parte da graduação no exterior.
Para ler mais notícias do G1 Educação, clique em g1.globo.com/educacao. Siga também oG1 Educação no Twitter e por RSS.
G1

Veja 10 carros e 10 motos mais vendidos em janeiro de 2013


Mais vendidos em janeiro de 2013 (Foto: Editoria de Arte/G1)

Para ler mais notícias do AutoEsporte, clique em g1.globo.com/carros. Siga também o AutoEsporte no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Mega-Sena sorteia R$ 25 milhões neste sábado


O concurso 1.465 da Mega-Sena sorteia prêmio estimado de R$ 25 milhões para quem acertar as seis dezenas neste sábado (2), na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE),
às 20h.

As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em qualquer uma das 11,9 mil lotéricas. A aposta mínima custa R$ 2.Se um apostador levar o prêmio sozinho, poderá se aposentar com uma renda superior a R$ 103 mil por mês, apenas investindo o prêmio na poupança. Se preferir, poderá comprar 50 imóveis de R$ 500 mil cada.
G1

Moradores de Porto Alegre oferecem casa a parentes de feridos em boate


Cases familiares em Porto Alegre (Foto: Estela Facchin/RBS TV)Joana Fávero foi a Porto Alegre para visitar a irmã de Guilherme, ferida em incêndio (Estela Facchin/RBS TV)
A espera angustiante no saguão dos hospitais por uma notícia de melhora dos feridos que ainda permanecem internados em Porto Alegre tem sido confortada pela solidariedade de familiares, amigos e até desconhecidos. Sem nenhum vínculo com as vítimas do incêndio na boate Kiss, que matou 236 pessoas, moradores da capital do Rio Grande do Sul cedem suas residências para acolher pessoas de outras cidades.
"Teve gente que nem conhecemos que ofereceu a casa. Todos estão sendo muito solidários, isso nos conforta muito", disse o estudante Guilherme Peiter, irmão de Cristina Peiter, de 23 anos, que continua em estado grave no CTI do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com 22% do corpo queimado e uma infecção pulmonar. No anfiteatro do hospital foi organizada uma sala de convivência com alimentação e apoio psicológico
Anfiteatro Carlos César de Albuquerque, em Porto Alegre (Foto: Estela Facchin/RBS TV)Anfiteatro no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre,
é ponto de encontro das famílias das vítimas
(Foto: Estela Facchin/RBS TV)
Desde domingo (27), a família Peiter, do município de Casca, no Norte do estado, se distribui em dois apartamentos. Os pais de Cristina, Astor e Nilva Peiter, estão hospedados na casa de amigos que moram na capital. Guilherme, junto com o irmão Mateus e a namorada, contam com a ajuda de uma madrinha.
De malas prontas para retornar para Torres, no Litoral Norte, Joana Fávero, de 23 anos, veio a Porto Alegre dar apoio e fazer companhia aos familiares de Cristina, sua amiga de infância, que deve permanecer por pelo menos 30 dias hospitalizada.
"Fiquei na casa de um primo, onde devo me hospedar novamente, já que pretendo voltar para cá até o próximo domingo", relatou a jovem.
A técnica de enfermagem Luciana Tavares lamentou não poder ir a Santa Maria para atuar como voluntária. Na tentativa de ajudar, também disponibilizou a residência nas proximidades do Hospital Cristo Redentor para receber familiares dos feridos. A divulgação foi feita, inclusive, nas redes sociais:
"Nossa casa é simples, mas cheia de boa vontade de ajudar", enfatiza Luciana, à espera de contatos.
Quartos em Porto Alegre (Foto: Estela Facchin/RBS TV)
Hotéis sem custo
Os familiares dos feridos que buscam maior privacidade também podem buscar hospedagem de graça em hotéis de Porto Alegre, que estão em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. O Plaza São Rafael foi o primeiro a disponibilizar leitos, já na segunda-feira (28), para famílias de Pelotas, Santa Maria, São Borja e São Pedro do Sul.

"Chegamos a lotar oito apartamentos, hoje temos cinco ocupados", disse o gerente do hotel, Dário Zuffo.
As pessoas interessadas devem procurar o Centro de Hospitalidade, montado pela Secretaria na sede da Fundação São João (Rua Lima e Silva, 925). Além de encaminhar a hospedagem nos hotéis voluntários, o Centro ainda oferece atendimento psicológico e psiquiátrico, serviço de assistentes sociais e transporte. O telefone é (51) 3224-2020.
Além do Plaza São Rafael, outros sete estabelecimentos participam do projeto: City Hotel, Hotel Continental, Coral Tower, Hotel do Sesc, Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana, Pousada da GBOEX e Hotel de Trânsito do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores do Rio Grande do Sul (Ugeirm).
Entenda
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, deixou 236 mortos na madrugada do último domingo (27). O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco. De acordo com relatos de sobreviventes e testemunhas, e das informações divulgadas até o momento por investigadores:

- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso.
- Era comum a utilização de fogos pelo grupo.
- A banda comprou um sinalizador proibido.
- O extintor de incêndio não funcionou.
- Havia mais público do que a capacidade.
- A boate tinha apenas um acesso para a rua.
- O alvará fornecido pelos Bombeiros estava vencido.
- Mais de 180 corpos foram retirados dos banheiros.
- 90% das vítimas fatais tiveram asfixia mecânica.
- Equipamentos de gravação estavam no conserto.

Prisões
Quatro pessoas foram presas na segunda por conta do incêndio: o dono da boate, Elissandro Calegaro Spohr; o sócio, Mauro Hofffmann; o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo Santos; e um funcionário do grupo, Luciano Augusto Bonilha Leão, responsável pela segurança e outros serviços.
Investigação
O delegado Marcos Vianna, responsável pelo inquérito do incêndio na boate Kiss, disse ao G1 na terça-feira (29) que uma soma de quatro fatores contribuiu para a tragédia ter acabado com tantos mortos: 1) o fato de a boate ter só uma saída e a porta ser de tamanho reduzido; 2) o uso de um artefato sinalizador em um local fechado; 3) o excesso de pessoas no local; e 4) a espuma usada no revestimento, que pode não ter sido a mais indicada e ter influenciado na formação de gás tóxico.

O delegado regional de Santa Maria, Marcelo Arigony, afirmou também na terça que a Polícia Civil tem "diversos indicativos" de que a boate estava irregular e não podia estar funcionando. "Se a boate estivesse regular, não teria havido quase 240 mortes", disse em entrevista. "Mas isso ainda é preliminar e precisa ser corroborado pelos depoimentos das testemunhas e os laudos periciais", completou.
Arigony disse ainda que a banda Gurizada Fandangueira utilizou um sinalizador mais barato, próprio para ambientes abertos e que não deveria ser usado durante show em local fechado. "O sinalizador para ambiente aberto custava R$ 2,50 a unidade e, para ambiente fechado, R$ 70. Eles sabiam disso, usaram este modelo para economizar. Usaram o equipamento para ambiente aberto porque era mais barato”, disse o delegado.
O vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo Santos, admitiu em seu depoimento à Polícia Civil que segurou um sinalizador aceso durante o show, de acordo com o promotor criminal Joel Oliveira Dutra. O músico disse, no entanto, que não acredita que as faíscas do artefato tenham provocado o incêndio. Ele afirmou que já havia manipulado esse tipo de artefato por diversas vezes em outras apresentações.
A boate Kiss desrespeitou pelo menos dois artigos de leis estadual e municipal no que diz respeito ao plano de prevenção contra incêndio. Tanto a legislação do Rio Grande do Sul quanto a de Santa Maria listam exigências não cumpridas pela casa noturna, como a instalação de uma segunda porta, de emergência. A boate situada na Rua dos Andradas tinha apenas uma, por onde o público entrava e saía. Outra medida que não foi cumprida na estrutura da boate diz respeito ao tipo de revestimento utilizado como isolamento acústico.
A Brigada Militar informou nesta quarta que a boate não estava em desacordo com normas de prevenção contra incêndios em relação ao número de saídas. Segundo interpretação da lei, o local atendia as normas ao possuir duas saídas no salão principal. Mas as portas, no entanto, não davam para a rua, e sim para um hall. Este sim dava para a rua através de uma só porta. "Foi um ato possível que o engenheiro conseguiu colocar", disse o tenente coronel Adriano Krukoski, comandante do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre.
Jader Marques, advogado de Elissandro Spohr, um dos sócios da boate, disse que a casa noturna estava em "plenas condições" de receber a festa. Ele falou sobre documentação da casa, segurança, lotação, e disse que a banda Gurizada Fandangueira não avisou que usaria sinalizadores naquela noite. O advogado ainda afirmou que o Ministério Público vistoriou o local "diversas vezes".
A Prefeitura de Santa Maria se eximiu de responsabilidade pelo incêndio e entregou alvará para a polícia que mostra data de validade de inspeção para prevenção de incêndio, feita pelo Corpo de Bombeiros. A prefeitura afirma que a sua responsabilidade era apenas sobre o alvará de localização, que é válido com a vistoria do ano corrente. O documento informa que a vistoria foi feita em 19 de abril de 2012.
O chefe do Estado Maior do 4º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, major Gerson Pereira, disse na quarta que a casa noturna tinha todas as exigências estabelecidas pela lei vigente no Brasil. "Quem falhou, que assuma a sua responsabilidade. Nós fizemos tudo o que estava ao nosso alcance e não vou entrar em jogo de empurra-empurra", afirmou.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul abriu um inquérito civil na terça para investigar a possibilidade de improbidade administrativa por parte de integrantes da Prefeitura de Santa Maria, do Corpo de Bombeiros e de outros órgãos públicos por terem permitido que a boate Kiss continuasse funcionando mesmo com as licenças de operação e sanitária vencidas.
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs. Siga também o G1 RS no Twitter e por RSS.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...