sábado, 9 de fevereiro de 2013

Polícia registra 2 homicídios e uma tentativa, em João Pessoa


A Delegacia de Homicídios de João Pessoa registrou dois assassinatos e uma tentativa na madrugada deste sábado (9) em dois diferentes bairros da capital. Uma mulher de 24 anos e um homem, de 34, foram baleados e não resistiram aos ferimentos. Em outro caso, um idoso de 77 anos foi baleado e socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.
Já na comunidade Baleado, no bairro de Cruz das Armas, uma mulher foi baleada e também não resistiu, morrendo na hora. Uma tentativa de homicídio também aconteceu em Cruz das Armas, quando um idoso de 77 anos, acompanhado de uma criança, foi alvo de disparos de dois suspeitos.No bairro do Rangel, um homem foi vítima de dois disparos de arma de fogo, sendo atingido no ombro e na nuca. De acordo com as informações do investigador Woodro Pessoa, da Delegacia de Homicídios, a vítima tinha envolvimento com o tráfico de drogas e morreu ainda no local. A polícia obteve informações de que dois homens fizeram os disparos e fugiram em uma moto.
Woodro Pessoa disse que foram sete disparos, mas que apenas um atingiu a vítima, que foi socorrida pelo Samu até o Trauma da capital.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Polícia registra homicídios em Campina Grande na madrugada


Duas pessoas foram assassinadas na madrugada deste sábado (9) em Campina Grande, Agreste paraibano. Uma homem de 21 anos foi baleado dentro de casa e não resistiu. Uma mulher que estava no local também foi ferida e se encontra em estado grave, segundo a Central de Operações da Polícia Militar (Copom). Em outro caso, um mototaxista sofreu oito tiros e morreu ainda no local.
Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande e permanece em estado grave. A Polícia Militar disse que os suspeitos estão foragidos. A polícia não tem informações que possam levar aos suspeitos.A Copom informou que no Bairro do Tambor, um jovem foi baleado três vezes no tórax e uma na cabeça. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu, segundo a políci a. A mulher que estava com ele foi ferida quatro vezes, no tórax e no braço.
No bairro da Liberdade a vítima foi um mototaxista de 33 anos. A Copom recebeu uma ligação de uma mulher informando que havia ouvido tiros e encontrado o corpo da vítima.
De acordo com as informações da Copom, a vítima foi atingida por oito tiros, sendo quatro nas costas e quatro no rosto. A Copom informou  ainda que a irmã da vítima disse que ele tinha inimigos e que já havia cumprido pena. No entanto, no boletim de ocorrência da Copom não especifica que tipo de pena.
Em João Pessoa
A Delegacia de Homicídios de João Pessoa registrou dois assassinatos e uma tentativa na madrugada deste sábado (9) em dois diferentes bairros da capital. Uma mulher de 24 anos e um homem, de 34, foram baleados e não resistiram aos ferimentos. Em outro caso, um idoso de 77 anos foi baleado e socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Laboratório do MPPB contra lavagem de dinheiro funcionará a partir de maio


Procurador-geral e coordenador do Gaeco recebem material para laboratório (Foto: Divulgação/MPPB)Procurador-geral e coordenador do Gaeco recebem
material para laboratório (Foto: Divulgação/MPPB)
O primeiro Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) da Paraíba estará em funcionamento a partir do mês de maio, em João Pessoa. A previsão é do promotor Octávio Paulo Neto, coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado na Paraíba (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Na tarde da segunda-feira (4), o Núcleo Criminal do MPPB recebeu a primeira parte dos equipamentos para a montagem do laboratório. O restante do material chegará até o final do mês de abril.
O LAB-LD será formado com softwares de última geração, que permitirão aos operadores promover leitura rápida de eventos de desvio nas esferas financeiras e demais gêneros criminais. “Com o equipamento, vamos otimizar o trabalho de combate ao crime organizado”, prevê o promotor.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o procurador-geral de Justiça do MPPB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, assinaram um acordo de cooperação federativaO estado da Paraíba passou a fortalecer e fazer parte da ‘Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro’ no dia 29 de novembro do ano passado, quando em solenidade realizada no município do Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa.
que garantiu ao estado o o laboratório que é o segundo no Nordeste. Atualmente, existe na região apenas no estado da Bahia.

Segundo o procurador-geral Oswaldo Trigueiro, a vinda do laboratório se deu em razão de a Paraíba ter se destacado no combate ao crime organizado. “É prazeroso ver o reconhecimento de nosso Ministério Público, ainda mais em uma vertente em que é nítida a nossa vocação institucional. Isso só reflete a importância da parceria, ainda mais que a grande beneficiária será a sociedade paraibana", disse o procurador.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Paranaense preso pela polícia do RN é suspeito de mais de 50 assaltos


Operação Serpentina (Foto: Rafael Barbosa/G1)Polícia Civil apresentou à imprensa material apreendido com quadrilha. (Foto: Rafael Barbosa/G1)
Um dos homens presos pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte em uma ação que desarticulou uma quadrilha suspeita de arrombamentos de caixas eletrônicos e assaltos a carros-fortes é apontado como participante em mais de 50 crimes desse tipo, segundo a delegada Sheila Freitas, da Divisão Especializada no Combate ao Crime Organizado (Deicor). O paranaense Paulo Donizete Siqueira de Souza, conhecido como Vírus, foi detido junto com o matogrossense José Carlos dos Santos Bezerra e o potiguar João Maria dos Santos, conhecido por Gugu.
O trio é apontado pela polícia como responsável por boa parte dos assaltos a bancos e carros-fortes ocorridos no estado. “Eles são muito organizados e estavam fortemente armados”, atentou a delegada.A ação, denominada 'Operação Serpentina', ocorreu nesta quinta-feira (7), quando a polícia também  apreendeu armas, equipamentos utilizados em roubos, explosivos e mais de R$ 61 mil em dinheiro.

De acordo com a delegada Sheila Freitas, os suspeitos conseguiram fugir na primeira abordagem, ocorrida em um shopping da zona Sul, ocasião em que José Carlos foi baleado. “Mas iniciamos a perseguição e conseguimos deter os três”, detalhou a titular da Deicor.

Os criminosos também são suspeitos de, na madrugada da segunda-feira (4), em João Pessoa (PB), terem feito refém a família do motorista de uma empresa de transporte de valores, que foi obrigado a mudar o roteiro do carro-forte e entregá-lo ao grupo. O veículo foi  explodido e o dinheiro levado. Para fugir, os ladrões deixaram preso ao corpo do motorista um artefato explosivo, assim como explosivos presos a um botijão de gás, na casa da família. De acordo com a polícia, junto com os explosivos haviam componentes eletrônicos para uma possível explosão remota.
Os policiais da Deicor apreenderam com os suspeitos dinheiro, granadas, uma espingarda calibre 12, rifles, grampos utilizados para furar pneus de carro, rádios comunicadores, munições, coletes balísticos, um giroflex, explosivos, alicates e chaves de fenda, além de uma planta baixa do que a polícia acredita ser uma empresa de segurança de valores. “O local provavelmente seria o próximo alvo deles”, afirmou Sheila Freitas.
A delegada confirmou ainda que eles mantinham o material em três apartamentos alugados, sendo dois em Ponta Negra, na zona Sul de Natal, e um em Cajupiranga, na cidade deParnamirim, região metropolitana da capital.
Para Sheila Freitas, o trio iria aproveitar as comemorações de carnaval para praticar o próximo crime. “Eles sabem que os caixas eletrônicos ficam cheios nesta época, porque as agências fecham”, explicou.
Os suspeitos
A delegada da Deicor afirmou que Paulo Donizete é um assaltante conhecido em todo a a região Nordeste, e tem vários mandados de prisão em aberto expedidos pela Justiça da Bahia. “Contamos, inclusive, com o apoio da polícia baiana para realizar a ação”, revelou.
O potiguar João Maria dos Santos, também de acordo com a delegada, é suspeito de vários crimes praticados no Rio Grande do Norte e cumpria pena em regime semi-aberto por tráfico de drogas. “Ele possui um estabelecimento em Parnamirim que serve de fachada”, disse.
As investigações da polícia prosseguem. A Deicor ainda vai interrogar os três suspeitos, pois há a possibilidade de outras pessoas participarem dos arrombamentos e assaltos.

Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Norte, clique em g1.globo.com/rn. Siga também o G1 RN no Twitter e por RSS.

G1pb

Justiça chilena ordena exumação de restos do poeta Pablo Neruda


O poeta chileno Pablo Neruda (Foto: Divulgação/"Siete Días Ilustrados"/Wikicommons)O poeta chileno Pablo Neruda (Foto: Divulgação/
"Siete Días Ilustrados"/Wikicommons)
Os restos do poeta chileno e prêmio Nobel de Literatura Pablo Neruda, morto em 1973, vão ser exumados, determinou um juiz que investiga sua morte no Chile. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (8) pela fundação que administra a obra do artista.
"Há alguns dias, a Fundação Pablo Neruda foi informada da resolução do juiz Mario Carroza, que determina a exumação do corpo de Pablo Neruda, sepultado junto a Matilde Urrutia [sua mulher] em Isla Negra", afirma um comunicado da Fundação Pablo Neruda.
Os restos do poeta estão enterrados em sua casa em Isla Negra, no litoral chileno, a 120 km a oeste de Santiago, ao lado de Matilde. Ser enterrado junto com ela era um desejo de Neruda, cuja morte foi atribuída a um câncer.
O comunicado informa que, após uma reunião com o diretor do Serviço Médico Legal chileno, Patricio Bustos, foi definido o procedimento que seria realizado durante a exumação "em uma data que ainda será definida".
A investigação sobre a morte de Neruda foi aberta em 2012, após uma denúncia de que o poeta teria sido assassinado, enviada pelo Partido Comunista do Chile. Neruda integrava o partido.A fundação espera que a exumação dos restos do artista seja realizada "com o maior respeito e cuidado possíveis" e que "contribua para esclarecer as dúvidas que possam existir a respeito da morte do poeta".
A denúncia foi registrada após o motorista de Neruda, Manuel Araya, declarar publicamente que o escritor havia sido envenenado por agentes da ditadura de Pinochet quando estava internado em uma clínica de Santiago para se tratar de um câncer.
Neruda, ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1971, morreu no dia 23 de setembro de 1973. Oficialmente, o seu falecimento foi divulgado como tendo sido causado pelo agravamento de um câncer de próstata.
A fundação que leva seu nome negou as acusações de homicídio e defende a tese de que Neruda teria morrido devido à doença.
G1

Publicitária muda estilo de vida após anos de sedentarismo e perde 38 kg


Após 20 anos de sedentarismo, Roberta começou a se exercitar e conseguiu perder peso e ganhar saúde (Foto: Arquivo pessoal)Após 20 anos de sedentarismo, Roberta começou
a se exercitar e conseguiu perder peso e
ganhar saúde (Foto: Arquivo pessoal)
Foram necessários 20 anos de sedentarismo para a publicitária Roberta Carusi, hoje com 42 anos, perceber que precisava mudar o estilo de vida.
Natural da cidade de São Paulo, ela sempre teve problemas com o peso e lembra que não conseguia perceber que o excesso estava começando a prejudicar sua saúde. “Quando a pessoa é gorda a vida inteira, ela se acostuma e chega uma hora que aquilo não choca mais”, avalia.
O alerta veio em uma consulta ao médico, quando ela descobriu que estava com esteatose hepática - doença em que a gordura se acumula no fígado. “Fui fazer exames de rotina e o médico disse que a esteatose poderia evoluir para uma cirrose, então eu tinha que emagrecer, não tinha outro jeito”, lembra a paulistana, que na época estava com 123 kg.
Depois de anos acostumada com maus hábitos alimentares, Roberta decidiu procurar uma nutricionista para ajudá-la na reeducação da dieta. “Antes, eu não comia nada que brotava do chão, achava tudo ruim. Só comia fritura, salgadinhos, doces e industrializados”, conta.
A mudança, portanto, foi grande. Ela teve que trocar todos esses alimentos por opções mais saudáveis. “Não achava que era possível fazer 5 ou 6 refeições por dia, mas hoje eu não passo mais de 4 horas sem comer e meu paladar mudou, já gosto de frutas e verduras”, diz.
A publicitária teve dificuldades para se acostumar com o novo corpo e com a imagem que via no espelho; fotos mostram Roberta antes e depois de emagrecer (Foto: Arquivo pessoal)A publicitária teve dificuldades para se acostumar com o novo corpo e com a imagem que via no espelho; fotos mostram Roberta antes e depois de emagrecer (Foto: Arquivo pessoal)
Com o tempo, ela foi emagrecendo e ganhando cada vez mais condicionamento físico, o que a fez aumentar a intensidade da caminhada até perceber que já podia entrar na academia. “Faço uma atividade todo dia, inclusive sábado e domingo. Além de caminhar e correr, faço musculação e ando de bicicleta”, conta.Junto com a nova dieta, ela resolveu começar a se movimentar. A primeira opção foi a caminhada na rua. “Andava só 20 minutos em uma velocidade baixa e já voltava acabada”, lembra.
Toda essa mudança valeu a pena e, dois anos depois, ela chegou aos 85 kg. Com 38 kg a menos na balança, ela diz que passou a se sentir melhor fisicamente e psicologicamente. “Nunca tinha percebido o quanto eu cansava subindo uma escada e, com o tempo, fui vendo que estava mais disposta e mais leve”, avalia. “A minha atitude também mudou. Antes, eu me escondia nas fotos, e hoje já sou exibida, me sinto mais à vontade e perdi aquela necessidade de me esconder”, afirma.

“Antes, eu comprava o que cabia, não o que eu gostava. Depois que emagreci, vi que tinha muito mais opções”, lembra.
Depois de perder peso, Roberta teve também que mudar todo o guarda-roupa. Com quatro números a menos no manequim, ela resolveu procurar novas peças para valorizar o corpo.
A publicitária diz que levou um tempo para se acostumar com a nova imagem que via no espelho. “Mesmo magra, eu ainda me via gorda. Fui processando a ideia até me convencer de que eu tinha mudado fisicamente”, conta.
Além da mudança física, ela teve também mudanças na saúde e conseguiu reverter o quadro da esteatose hepática. “Além da gordura no fígado, na época eu estava pré-diabética e com a pressão alta. Depois, todos meus exames se normalizaram”, conta. Dois anos depois, a luta continua e ela ainda pretende perder mais 2 kg. “Consegui mudar só depois que admiti que sou a única responsável pelas minhas escolhas. Aprendi que escolher o que me faz bem é o único jeito de ser feliz e, por mais difícil que seja, vale muito a pena”, conclui.
Para ler mais notícias do Bem Estar, clique em g1.globo.com/bemestar/. Siga também o programa no Twitter e curta a nossa página no Facebook.
G1

Armandinho vai estrear guitarra baiana dourada no carnaval


Guitarra baiana (Foto: Elifas Santana/ Arquivo Pessoal)Guitarra baiana recebeu pós de ouro(Foto: Elifas Santana/ Arquivo Pessoal)
Armandinho Macedo vai desfilar no Campo Grande neste sábado (9) de carnaval com uma guitarra baiana dourada. O instrumento foi produzido especialmente para a folia deste ano, em homenagem às comemorações de 70 anos da guitarra baiana, tema do carnaval de Salvador. Aroldo Macedo, irmão e parceiro do musical de Armadinho, vai desfilar com uma guitarra prateada.
 

guitarra prateada (Foto: Ida Sandes / G1)"Elas são as grandes aniversariantes da festa", conta o luthier Elifas Santana, responsável pela fabricação dos instrumentos a pedido dos músicos. De acordo com o luthier, os instrumentos levaram 25 dias para ficar prontos. O processo foi marcado entre montagem das peças, pintura e laqueamento. Ao G1, Santana controu que para a finalização, foi utilizado pó de ouro e purpurina dourada até chegar até a cor final.
Luthier de guitarra baiana há 17 anos, o sergipano Elifas Santana afirma que a habilidade com desenho, pintura e matemática ajudaram na escolha do ofício de fabricar instrumentos musicais. “A primeira guitarra baiana que construí foi em 1990, mas não conhecia muito bem o mecanismo desse instrumento e essa minha primeira 'guitarrinha' não funcionou a contento”, diz. “Em 1996, a pedido de Armandinho, construí minha segunda guitarrinha. Já conhecia bastante do assunto, procurei referências nas guitarras tradicionais, aumentei o volume de madeiras e utilizei captadores potentes”, descreve o luthier.
Betinho, Armandinho e Aroldo, na década de 1970. (Foto: Família Macedo / Arquivo Pessoal)Betinho, Armandinho e Aroldo, na década de 1970. (Foto: Família Macedo / Arquivo Pessoal)
Armandinho usará uma roupa dourada para combinar com a nova guitarra. A saída do trio Armandinho, Dodô e Osmar está marcada para às 18h no circuito Osmar, no Campo Grande.
 

O guitarrista Morotó Slim defende a ideia de que é importante valorizar a questão cultural do instrumento por ele ter sido criado na Bahia. "Pode ser ainda muito mais difundida, acho que poderia estar em todo trio elétrico. O futuro dela depende muito da gente, depende dos meus alunos também, depende de quem vai enxergar, quem vai ver os shows dessa nova geração e da velha geração também”, diz Morotó. “Na verdade, não é nada novo, é tudo velho, já está tudo aí. Acho que é mais reposicionar, trazer outras referências”, completa Roberto Barreto.Futuro da guitarra baiana
É possível arriscar, nos dias de hoje, alguns palpites para os rumos do instrumento.

“Vamos tocar mais e falar mais para que isso seja realmente colocado para essa geração, sem esse sentido de resgate. Acho que a partir do momento que a gente parar de ficar colocando 'ah, temos que prestar atenção nela', e isso se tornar uma coisa normal, vai ser mais uma possibilidade como outras”, avalia Roberto Macedo, um dos guitarristas da "nova geração" do instrumento.

Ao olhar para trás e refletir sobre o legado que deixou, Armandinho diz que tudo foi consequência da sua busca sonora. “Quando você faz essas coisas, no caso quando eu fiz, você não toma pé de que você está aperfeiçoando, que você está modernizando. Hoje, a gente vê os meninos em Salvador tocando, cada um dando o seu estilo, o seu formato, a gente vai vendo a importância de todo esse trabalho que a gente fez”.

Para ler mais notícias do G1 Bahia, clique em g1.globo.com/bahia. Siga também o G1 Bahia no Twitter e por RSS.

G1

Turistas de SP compensam distância do litoral com 'praia' perto de canavial


Prainha de Sertãozinho faz sucesso entre os moradores da região (Foto: Eduardo Guidini/ G1)Prainha de Sertãozinho faz sucesso entre os moradores da região (Foto: Eduardo Guidini/ G1)
Entre os canaviais de Sertãozinho (SP), uma praia artificial atrai milhares de visitantes que moram longe do litoral paulista, mas não abrem mão do descanso. No lugar do mar, uma represa. O 'piscinão de Ramos' da cidade, como definem alguns, faz sucesso há quatro anos e se tornou uma opção para moradores da região que encontram nos mais de 400 quilômetros de praias naturais como as de Santos (SP) e Guarujá (SP) uma dificuldade para curtir feriados como o carnaval com o pé na areia.
O jovem diz que frequenta a praia várias vezes por mês na companhia de amigos. Para eles, é mais fácil se deslocar de bicicleta do Jardim Alvorada, onde moram, até a praia artificial. "A gente não tem carro. Imagina se a gente tivesse que ir de bicicleta para a praia de Santos. Ia demorar uns quatro dias", avalia o amigo, Cláudio Pereira Costa, de 13 anos.A 'prainha de Sertãozinho', como é conhecida, faz parte do Parque Ecológico Gustavo Simioni, que aos finais de semana recebe cerca de 3,5 mil visitantes por dia. Os jovens gostam de ir ao local para paquerar e namorar. "A gente já 'pegou' um monte de menina aqui. A gente chega nelas, dá uns beijinhos e depois diz que tem que ir embora", conta o estudante Jackson da Silva, de 19 anos.
Em um dos 30 quiosques que se estendem por 160 metros na areia, um grupo curte a paisagem comendo farofa, linguiça, carne de panela, omelete de forno e arroz. Os 'farofeiros' são frequentadores assíduos e adoram a prainha. "Aqui é muito agradável, o ambiente é bom, tem segurança e é limpo. Já viemos umas oito vezes", diz o motorista Aguinaldo dos Santos Silva, acompanhado de sua família de Ribeirão Preto.
Farofeiros trouxeram comida de Ribeirão passar o dia no parque da cidade vizinha (Foto: Eduardo Guidini/ G1)Farofeiros levam comida para passar o dia no parque (Foto: Eduardo Guidini/ G1)
Turismo em alta
Os turistas, inclusive, são maioria na praia artificial. De acordo com o diretor do Parque Ecológico, Renato Aparecido Schiavinato, 60 % dos visitantes da prainha não são de Sertãozinho. "O pessoal adora. Tem gente de Ribeirão Preto, Taquaritinga, Pontal, Jaboticabal, Barrinha, Serrana", comenta. O local fica aberto ao público de quarta a domingo, das 9h às 18h, mas muitas pessoas chegam cedo para garantir um bom lugar.

"Em dia de sol, o pessoal chega por volta das 6h30 e fica no portão esperando o parque abrir para pegar um bom lugar", conta a cabeleireira Zélia Ribeiro Soares, de 31 anos.

Ela, o marido, a filha e duas sobrinhas curtiam uma tarde de domingo em meio ao pagode do grupo Exaltasamba, que ecoava alto em um dos rádios levados pelos visitantes. "Aqui é assim, o pessoal sempre curte um som, é gostoso", afirmou o motorista Paulo César da Silva, de 29 anos, marido de Zélia.

Família se diverte todas as vezes que vai até a prainha de Sertãozinho (Foto: Eduardo Guidin/ G1)Família de Ribeirão compensa distância do litoral com prainha de Sertãozinho (Foto: Eduardo Guidini/ G1)
Piscinas e lazer
Além da prainha, principal atração do Parque Ecológico Gustavo Simioni, outras opções fazem a alegria dos visitantes. Nos 822 mil metros quadrados cedidos por uma usina, há também uma área de piscinas, três playgrounds, quadras poliesportivas e de tênis. Os 16 pedalinhos disponíveis na represa também divertem as crianças.

Para todas as atividades, é necessário seguir uma série de regras. Na prainha, por exemplo, não é permitido cozinhar ou fazer churrasco. Para isso, existem os 12 quiosques com churrasqueira a poucos metros do local. Também é proibido levar garrafas de vidro para a areia e apenas latas são permitidas.
"Acho que as regras são boas e necessárias. A gente não encontra uma sujeira na areia e nem na água", elogia o operador de empilhadeira Edelson Conrado, de 32 anos, que estava pela primeira vez na famosa prainha. "Gostei muito. Já estou combinando com a minha esposa o dia que a gente vai voltar", concluiu.

Para ler mais notícias do G1 Ribeirão e Franca, clique em g1.globo.com/ribeirao. Siga também o G1 Ribeirão e Franca no Twitter e por RSS.

G1

Paranaense eleita Miss Surda Brasil é formada em duas faculdades


Thaisy Payo é a nova Miss Surda Brasil (Foto: Miss Surda Brasil/Divulgação)Thaisy Payo é a nova Miss Surda Brasil
(Foto: Miss Surda Brasil/Divulgação)
A paranaense Thaisy Paio, eleita como Miss Surda Brasil, surpreende não só pela beleza, como também pela formação acadêmica. Aos 25 anos, a modelo já é graduada em Farmácia Generalista, pela Universidade Paranaense de Umuarama e em Letras - Libras (Língua Brasileira de Sinais) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Segundo ela, o próximo passo será uma pós-graduação na área de educação para surdos.
Thaisy venceu outras 18 candidatas, em um concurso realizado em Fortaleza, no Ceará. Para ela, essas competições dão a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre outras culturas. "O concurso me dá oportunidade de conhecer  novos lugares, culturas diferentes fazer mais
amizades e mostrar que nos pessoas surdas somos capazes também. Me abre novos horizontes", respondeu ao G1, em entrevista por e-mail.

A modelo conta que participa de concursos de beleza desde 2009, quando tentou o posto de Rainha da ExpoUmuarama, evento que ocorre anualmente, na cidade de Umuarama, no noroeste do Paraná. Naquele ano, ela não venceu, mas no ano seguinte ficou com o título. Desde então, já concorreu outras vezes e chegou a ser eleita como Rainha Surda Brasileira, em 2010, em um concurso realizado pela Associação dos Surdos de Florianópolis.
Antes disso, porém, ela se prepara para disputar os títulos de Miss Deaf e Miss Surda Internacional, que serão disputados na República Tcheca e nos Estados Unidos, respectivamente. "Estou muito feliz vou correr atrás de tudo o que precisa me preparar e trazer este título, se Deus me permitir", conta a modelo, que busca patrocinadores para poder viajar e disputar os concursos.Além dos trabalhos como modelo, dos quais ela participa desde que tinha 11 anos de idade, Thaisy também trabalha como professora. "Moro com minha família, tenho amigos surdos e amigos ouvintes, namoro, trabalho como professora de Libras e vou fazer a Pós-Graduação de Educação de Surdos", afirma a garota que ainda quer desenvolver trabalhos entre as comunidades de deficientes auditivos e ouvintes, com a repercussão do concurso de Miss Surda.
A paranaense Thaisy Payo foi eleita Miss Surda brasil em segunda edição do evento. (Foto: Miss Surda Brasil/Divulgação)Thaisy diz que pretende cursar pós-graduação (Foto: Miss Surda Brasil/Divulgação)
Para ler mais notícias do G1 Paraná, clique em g1.globo.com/parana. Siga também o G1 Paraná no Twitter e no RSS.
G1

Após nove dias de ataques, feriado de carnaval decreta 'trégua' em SC


Depois de nove dias de atentados, Santa Catarina registrou a primeira noite sem ataques a prédios públicos, ônibus e forças policiais. O feriado de carnaval parece ter "decretado uma trégua" no estado em meio à segunda onda criminosa que envolve veículos incendiados, tiros e coquetéis molotov em 26 diferentes cidades. Entre a tarde de sexta-feira (8) e a madrugada de sábado (9), o clima de insegurança deu lugar à alegria dos foliões, que, espalhados por blocos de rua e festas fechadas, aproveitaram sem incidentes.
Mapa ataques SC 22H20 (Foto: Editoria de arte)
Após 83 ataques em diferentes pontos do estado, não foi contabilizada pela Polícia Militar nenhuma ocorrência relacionada a atentados até as 7h deste sábado.
A última ocorrência foi em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, quando um ônibus foi incendiado. Segundo a Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 12h50 desta sexta, no bairro Progresso. De acordo com os policiais, o ônibus estava parado no ponto final. O motorista e o cobrador estavam descansando, quando foram rendidos por seis homens, que os mandaram descer. Em seguida, os criminosos atearam fogo no veículo, que foi destruído pelas chamas.
Ainda nesta sexta, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, anunciou a transferência de 20 detentos de unidades prisionais catarinenses para presídios federais. Por questões de segurança, o governo não divulgou nomes de presos e a data de quando a atividade será realizada. A decisão foi tomada em conjunto com o governo federal ao longo da semana. A medida objetiva combater a segunda onda de atentados que ocorre no estado.
Entenda o caso
A segunda onda de atentados em Santa Catarina teve início na noite de quarta-feira (30), no Vale do Itajaí. Até agora, foram confirmados pela Polícia Militar 83 ataques. Veículos foram incendiados e foram disparados tiros e jogados coquetéis molotovs contra prédios públicos. As ocorrências foram registradas em 26 municípios: Navegantes, São José, Florianópolis, Criciúma, Itajaí, Palhoça, Camboriú, São Francisco do Sul, Laguna, Araquari, Gaspar, Joinville, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, Maracajá, Ilhota, Tubarão, Chapecó, Indaial, Brusque, Blumenau, Garuva, Bom Retiro, São Bento do Sul, Rio do Sul e São João Batista.

O policiamento foi reforçado em todas as regiões. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a suspeita é que as ordens sejam comandadas por uma facção criminosa e partam de dentro dos presídios. As autoridades investigam a relação dos ataques com denúncias de maus-tratos no Presídio de Joinville e com transferências de detentos no sistema prisional do estado. Em Joinville e Florianópolis, são feitas escalas especiais de escolta para os ônibus do transporte coletivo.
Em novembro de 2012, quando aconteceu a primeira onda de atentados, durante sete dias foram confirmados 58 atentados em 16 municípios catarinenses. Os ataques cessaram depois do anúncio da saída do diretor da Penitenciária de São Pedro de Alcântara.
Para ler mais notícias do G1 Santa Catarina, clique em www.g1.globo.com/sc/santa-catarina. Siga também o G1 Santa Catarina no Twitter e por RSS.
G1

Apresentadora Graciella Carvalho desmaia durante desfile da X-9


Graciella Carvalho, musa da X-9 Paulistana, desmaia durante desfile da escola (Foto: Leandro Martins/Futura Press)Graciella Carvalho, da X-9 Paulistana, desmaia durante desfile da escola (Foto: Leandro Martins/Futura Press)
Graciella Carvalho foi amparada ao passar mal (Foto: Leandro Martins/Futura Press)Graciella Carvalho foi amparada ao passar mal
(Foto: Leandro Martins/Futura Press)
A apresentadora Graciella Carvalho desmaiou durante a apresentação da escola de sambaX-9 Paulistana no desfile do Grupo Especial de São Paulo, na madrugada deste sábado (9). Graciella foi amparada por integrantes da agremiação.
Pela manhã, após o susto, ela escreveu no seu perfil no microblog Twitter; "É gente a dieta só de proteína não deu muito certo :( Fiz o q pude até o fim, o desfile da @escoladesambaX9 foi lindo. Pena q me senti mal e desmaiei :( Mas já esta tudo bem, pronta para outro desfile :)".
Antes de começar o desfile, Graciella já dava sinais de que não estava se sentindo bem. Na concentração, a apresentadora do programa Malícia, do canal Multishow, e vice-miss Bumbum 2011 afirmou que estava há semanas sem comer carboidratos.
No Twitter, a apresentadora Graciella Carvalho relatou o desmaio (Foto: Reprodução/Twitter)"Estou até tremendo. Só comi frango e peixe. Acabando o desfile vou comer um prato de arroz com feijão. Também sou filha de Deus!".
No Twitter, a apresentadora Graciella Carvalho relatou o desmaio (Foto: Reprodução/Twitter)
Graciella desfilou com uma fantasia que representava a cidade de São Paulo. Segundo ela, a fantasia custou "o preço de um carro popular" (veja vídeo ao lado).

Para ler mais notícias do Carnaval 2013 em São Paulo, clique emhttp://g1.globo.com/sao-paulo/carnaval/2013. Siga também o Carnaval Globeleza no Twitter e por RSS.

G1

Cientistas encontram vida pela 1ª vez sob camada de gelo da Antártica


Cientistas dizem haver encontrado, pela primeira vez, evidências de bactérias vivas abaixo de uma grossa camada de gelo da Antártica, com aproximadamente 1 km de espessura.
A descoberta, anunciada nesta semana, foi feita por pesquisadores de um projeto da Fundação Nacional para a Ciência dos EUA (NSF, na sigla em inglês) que conta com a participação de várias universidades. O achado ocorreu em um lago gelado, situado abaixo de uma camada de neve do continente - o chamado Lago Whillans.
Fundo do lago subglacial Whillans, na Antártica, onde sedimentos recolhidos apontam para existência de bactérias (Foto: Divulgação/Whissard/NSF)Fundo do lago subglacial Whillans, na Antártica, onde sedimentos recolhidos apontam para existência de bactérias (Foto: Divulgação/Whissard/NSF)
Em entrevista ao jornal "New York Times", pesquisadores atestaram a importância da pesquisa, que pode ter encontrado a "primeira imagem de um vasto ecossistema de vida microscópica em lagos subterrâneos na Antártica", segundo o periódico.
Após coletar água e sedimento, os cientistas analisaram as amostras e encontraram micro-organismos vivos e ativos. Mais testes, incluindo análises de DNA, são necessários para saber que tipo de bactérias foram encontradas e como elas vivem. Não há luz, então provavelmente os seres unicelulares dependem de matéria orgânica trazida ao lago por outras fontes."A descoberta transforma a forma como vemos o continente antártico", disse o pesquisador John Priscu, da Universidade Estadual de Montana, ao jornal. Para atingir o fundo lago, os cientistas usaram um sistema de perfuração com água quente, tecnologia desenvolvida para prevenir contaminações.
Vida em outros planetas
Os pesquisadores acreditam que a descoberta pode ajudar a entender e levantar hipóteses sobre a existência de vida ou não nas luas geladas de planetas como Júpiter e Saturno. "Se os micro-organismos estiverem usando uma fonte de energia local, pode ser interessante" como um possível paralelo para a vida extraterrena, disse o pesquisador Chris McKay ao "New York Times".

O projeto, chamado Whissard, levou anos para ser planejado e executado e custou US$ 10 milhões da NSF. Trata-se de um dos três programas internacionais para estudar lagos sob o gelo na Antártica, diz o jornal. Outros dois projetos são mantidos pela Rússia e pela Grã-Bretanha.
Os pesquisadores acreditam que o lago Whillans é diferente de outros estudados por estar em uma região mais superficial - a 1 km abaixo do gelo - e porque sua água é "renovada" a cada década com outras fontes, como o gelo que derrete da camada acima do lago.
Para ler mais notícias do Globo Natureza, clique em g1.globo.com/natureza. Siga também o Globo Natureza no Twitter.
G1

Tribunal do Egito ordena bloquear acesso ao YouTube por filme anti-Islã


Um tribunal do Egito ordenou neste sábado (9) a proibição de acesso ao site de compartilhamento de vídeos YouTube durante um mês por causa do filme islamofóbico que desatou uma onda de protestos em vários países muçulmanos.
O tribunal administrativo pediu ao governo que tome as medidas necessárias para bloquear o acesso ao YouTube durante um mês, depois da denúncia de um egípcio que acusou o site de estar na origem de uma "ameaça à paz social" por postar o vídeo em questão.
O filme "A inocência dos muçulmanos", de péssima qualidade e mal dublado, ridiculariza o profeta Maomé e apresenta os muçulmanos como imorais e violentos.O porta-voz do governo não pôde ser contato no momento para comentar a decisão.
Cena de 'A inocência dos muçulmanos' (Foto: Reprodução/Youtube)Cena de 'A inocência dos muçulmanos' (Foto: Reprodução/Youtube)
O filme desencadeou em setembro uma onda de protestos contra os Estados Unidos no Oriente, que deixou mais de 30 mortos.
G1

Aniversariante do dia




Polícia Militar da PB pode prender quem desperdiçar água durante carnaval


A Polícia Militar vai coibir o desperdício de água durante os festejos de carnaval na Paraíba, o alerta foi dado pelo comandante do Comando do Policiamento Regional 1 (CPR1), coronel Wolgran Pinto, durante uma reunião com o vice-governador, Rômulo Gouveia, nesta quinta-feira (7). A ação da PM atendendo uma solicitação da Agencia Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) devido ao estado de emergência em mais de 80% das cidades paraibanas.
O vice-governador Rômulo Gouveia participou da reunião de monitoramento do Comando de Policiamento Regional da Polícia Militar (CPR1), que abrange Campina Grande, Itabaiana, Guarabira, Cuité e Monteiro, para discutir o esquema de segurança para o Carnaval e eventos religiosos e filosóficos em 112 municípios. O encontro aconteceu 2º Batalhão da Polícia Militar em Campina.
O comandante do CPR1, coronel Wolgran Pinto, informou que mais de dois mil policiais militares vão garantir a tranquilidade dos festejos de Momo. Ele adiantou que a policia vai coibir ainda o carnaval molhado, uma vez que a maioria dos municípios está em situação de emergência por conta da estiagem. “Espero que as autoridades municipais e os foliões sejam conscientes e não utilizem água nas festas de carnavalescas”, ressaltou o coronel.
O tenente coronel Souza Neto, comandante do segundo batalhão, disse que a PM vai abordar as pessoas que estiverem desperdiçando água, por exemplo: uma mangueira jorrando água na rua. Ele disse que os policiais vão determinar a interrupção no desperdício e, caso não seja atendido, o responsável pelo desperdício pode ser preso por desobediência.
Fonte: http://www.paraibaurgente.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...